Page 1

Publicação bimestral /NOVEMBRO—DEZEMBRO

Número 6

news

letter


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

2

3

Editorial

4

Atividades do Europe Direct Madeira

8

Imagens que marcaram 2013...

11

O CIED Madeira em nĂşmeros...

13

Aos parceiros do CIED Madeira...

14

NotĂ­cias


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

3

EDITORIAL O primeiro ano de atividade do CIED Madeira chega hoje ao fim com a publicação desta newsletter. O ano de 2013 ficará seguramente presente na nossa memória por muito tempo. Foi um ano difícil, pois tivemos que iniciar de raíz um projeto audacioso e de grande responsabilidade. O facto de sermos o único centro da rede Europe Direct existente no arquipélago da Madeira, constitui uma responsabilidade que não ignoramos e que, indiretamente, acaba simultaneamente por constituir um estímulo ao nosso trabalho diário junto da população. Nem tudo correu a 100% (como se previa…), mas chegamos ao final deste ano 2013 com a convicção que, dentro das nossas possibilidades e com as limitações que nos cercam, fizemos um bom trabalho em prol dos cidadãos, divulgando o projeto europeu ao maior número possível de pessoas. Para tal, o recurso às diversas redes sociais foi fundamental: facebook, twitter, youtube e flickr passaram a fazer parte do nosso léxico diário e com retorno bastante positivo, razão pela qual, pretendemos reforçar (ainda mais) a nossa presença nestes meios. Por outro lado, procuramos (e conseguimos) responder a todas as solicitações que nos chegaram, para apoio a atividades ou para a realização de palestras e ações de sensibilização sobre variadíssimas temáticas, sendo certo que o tema da cidadania e dos direitos foi de facto, o mais requisitado nos eventos em que participamos, ou não fosse 2013 o Ano Europeu dos Cidadãos. E foram muitos os que tiveram a oportunidade de assistir às nossas palestras: a começar nas crianças dos seis anos, passando pelos adolescentes do terceiro ciclo e pelos jovens do ensino secundário, tivemos sempre a grata satisfação de trabalhar com públicos interessados e participativos. Mas também estivemos com a população sénior e com reclusos, sempre com a consciência que falar da Europa, é falar de um projeto ambicioso, sobre o qual ainda persistem muitas dúvidas e algum desconhecimento que urge esbater. Tudo isto deixa-nos com a sensação de “dever cumprido”. Mas acima de tudo, estamos motivados para fazer face aos desafios que se colocam em 2014, a começar pelo facto de se realizarem em maio as eleições para o Parlamento Europeu. E por isso mesmo, despeço-me com um desafio: no próximo dia 14 de fevereiro do novo ano de 2014 “(Re) Enamore-se pela Europa”. Curioso(a)?? Saiba mais no dia 06 de janeiro através do nosso site ou via facebook. Votos de um Bom Ano Novo.

A Coordenação do CIED Madeira, Marco Teles


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

4

ATIVIDADES DO EUROPE DIRECT MADEIRA Palestra “À Descoberta da Europa!” No dia 01 de novembro, o CIED Madeira foi ao Colégio Salesianos para realizar a palestra “À Descoberta da Europa”. O Centro foi recebido por cerca de 75 crianças do 4º ano de escolaridade, que mostraram grande interesse pelas temáticas apresentadas. Durante esta viagem de 1h30 pela União Europeia, falou-se sobre a lenda da Europa que deu origem ao nome do continente europeu, o que é afinal a UE, como surgiu, os estados membros, os principais símbolos e algumas curiosidades sobre a moeda europeia, que suscitaram inúmeras intervenções por parte deste público mais novo. Houve ainda tempo para falar sobre o “Espaço dos mais novos”, o sítio web da UE com jogos e passatempos para aprenderem mais sobre a União Europeia. No final da sessão todas as crianças levaram para casa a publicação “Países sem fronteiras”, um livro didático que apresenta-nos informações sobre cada estado membro e um pequeno historial sobre como se formou a União Europeia.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

5

CIED Madeira promove a “Volta do Ano Europeu dos Cidadãos” No âmbito da iniciativa “Volta do Ano Europeu dos Cidadãos”, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a rede de Centros de Informação Europe Direct, foi transmitido no dia 20 de novembro, na RTP Madeira o programa “Interesse Público” dedicado ao tema da Cidadania Europeia. Este programa foi uma iniciativa do Centro Europe Direct Madeira em parceria com a Associação Insular de Geografia onde também estiveram presentes outras instituições/ individualidades que tornaram possível a emissão do programa nomeadamente: o Eurodeputado Nuno Teixeira, Eng.º José Manuel Baptista da Universidade da Madeira, a Drª Inês Mendonça da rede EURES Madeira, o Engº. Freitas Branco da Associação da Madeira de Todo-o-Terreno Turístico, o Dr. Ricardo Sousa do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Dr. Filipe Rebelo da Delegação Regional da Associação Portuguesa de Deficientes e a profª Sandra Santos do Clube Europeu da Escola Básica e Secundária do Carmo. Se entretanto não teve a oportunidade, assista ao programa seguindo o link abaixo. http://www.rtp.pt/play/p197/e135303/interesse-publico


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

6

CIED Madeira visita o Estabelecimento Prisional do Funchal

No âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, o Centro de Informação Europe Direct Madeira acompanhou o eurodeputado Nuno Teixeira, no passado dia 22 de novembro no Estabelecimento Prisional do Funchal para uma sessão informativa subordinada ao tema da “Cidadania Europeia”. Durante 2 horas e perante uma plateia muito atenta e participativa foi possível explicar quais os objetivos do Ano Europeu dos Cidadãos, o que significa ser Cidadão Europeu e quais os direitos que estão associados à cidadania europeia.

O Europe Direct Madeira em destaque na Newsletter “Yours Directly”

O Europe Direct Madeira é um dos centros em destaque da edição de dezembro da Newsletter “Yours Directly” da Comissão Europeia. No artigo publicado faz-se referência ao trabalho desenvolvido pelo Centro desde o início da sua atividade em janeiro de 2013 destacando algumas das atividades do CIED Madeira como por exemplo a participação na semana BioMadeira e a iniciativa “Pedalada pela Europa”. Aceda aqui ao conteúdo na Newsletter “Yours Directly”!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

7

Ciclo de Conferências “Pensar Segurança – Evitar o desastre”

A União Europeia é um dos principais doadores de ajuda humanitária a nível internacional e um interveniente essencial na prestação de ajuda de emergência às vítimas de catástrofes naturais e de origem humana. Na União Europeia, a Direção-Geral da Ajuda Humanitária e Proteção Civil (ECHO) é a entidade responsável pela ajuda prestada às vítimas de crises ou de catástrofes de origem natural ou humana, incluindo eventos ocorridos fora da União Europeia. Este e outros temas estiveram em debate no Ciclo de Conferências “Pensar Segurança – Evitar o Desastre”.


http://europedirect.aigmadeira.com

Imagens que marcaram 2013...

newsletter

8


http://europedirect.aigmadeira.com

Imagens que marcaram 2013...

newsletter

9


http://europedirect.aigmadeira.com

Imagens que marcaram 2013...

newsletter

10


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

11

Foi em janeiro de 2013 que o CIED Madeira abriu a sua conta no Facebook. Desde então, o número de seguidores não tem parado de crescer. Já alcançamos os 592 seguidores/amigos, mas não queremos ficar por aqui. O Facebook tornou-se para nós uma das ferramentas de comunicação prioritárias no trabalho informativo que diariamente procuramos realizar. As estatísticas revelam isso mesmo: ao longo de 2013 foram publicados aproximadamente 500 post’s, ao que correspondeu cerca de 70.000 visualizações! Continuamos a fazer o apelo para que junto da vossa rede de amigos divulguem o Centro de Informação Europe Direct Madeira, convidando-os a fazer um “gosto” na nossa página. Outras redes sociais não foram descuradas, pelo que, tentamos fortalecer a nossa presença no mundo digital, com abertura de conta na rede Flickr, a presença no Issuu com a publicação da newsletter em formato ebook e ainda, com a criação do canal Europe Direct Madeira no Youtube. Na nossa página de Internet, ao longo deste ano tivemos a oportunidade de lançar 125 publicações, garantindo a actualidade exigida pelos nossos seguidores. Feitas as contas, foram quase 5000 visualizações que registamos no nosso site, o que nos deixa motivados para o ano que se segue.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12

Clique sobre cada uma das imagens e descubra as contas digitais do Centro de Informação Europe Direct Madeira. Aguardamos a sua visita.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

13

Aos parceiros do CIED Madeira... Foram muitas as entidades (do setor público ao privado) que ao longo deste ano 2013 deram a sua colaboração em diferentes parcerias que nos permitiram ir um pouco mais longe na nossa missão de informar os cidadãos e promover iniciativas capazes de suscitar o debate em torno do projeto de construção da UE e das suas políticas. A todos os que colaboraram no desenvolvimento e consolidação do Centro de Informação Europe Direct Madeira, o nosso MUITO OBRIGADO!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

14

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Guia Erasmus+ publicado, 1 800 milhões de fundos disponíveis em 2014

Foi publicado o novo guia do programa Erasmus+, as organizações que desejam candidatarse a financiamento em 2014, através do novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, podem assim começar a preparar as suas candidaturas. O programa está aberto à participação de organizações nos domínios da educação, da formação, da juventude ou do desporto. As pessoas singulares não podem candidatar-se diretamente a uma subvenção; devem antes contactar o seu estabelecimento de ensino superior ou organização, que apresenta a candidatura.

Horizonte 2020 lançado com 15 mil milhões de euros para os primeiros dois anos

A Comissão Europeia lançou o primeiro conjunto de convites à apresentação de projetos no âmbito do Horizonte 2020, o programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, cujo orçamento se eleva a 80 mil milhões de euros. Contando com mais de 15 mil milhões de euros para os dois primeiros anos, o financiamento destina-se a contribuir para estimular uma economia europeia baseada no conhecimento e abordar questões que vão fazer a diferença na vida das pessoas. Este montante destina-se a doze áreas que serão objeto de medidas específicas em 2014-2015, incluindo temas como os cuidados de saúde personalizados, a segurança digital e as cidades inteligentes .

Publicado o Guia de financiamento do programa Europa Criativa

As organizações culturais e criativas que desejem concorrer para financiamento em 2014 graças ao programa Europa Criativa, o novo programa da União Europeia para os setores culturais e criativos, podem começar a preparar os seus pedidos de subvenção. A fim de ajudar a preparar as candidaturas, o novo Guia do programa Europa Criativa contém uma grande variedade de informações sobre o processo de financiamento. São disponibilizados quase 170 milhões de euros de financiamento no quadro dos primeiros convites à apresentação de propostas do programa para 2014.


news letter

FICHA TÉCNICA

Autoria: Ana Nunes Ilídio Sousa Marco Teles

Edição: Centro de Informação Europe Direct Madeira Associação Insular de Geografia

30 Dezembro de 2013

CIED Madeira Newsletter nº 6  

Atividades do CIED Madeira nos meses de novembro e dezembro de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you