Page 1

Rezamos por voc锚, Papa Francisco! Comunidade Cat贸lica Shalom


O rosto de um jovem “Um dia, voltando de carro da faculdade, um jovem atravessou a rua diante de mim e atraiu minha atenção. Logo pensei: ‘Eu nunca vi este jovem antes e talvez jamais torne a vê-lo. Entretanto ele é um jovem que, como eu, traz no coração toda uma aspiração à felicidade. A diferença talvez seja que, sem nenhum mérito da minha parte, eu tenha conhecido Jesus Cristo, o verdadeiro caminho da vida e da felicidade e aquele jovem talvez O desconheça.’ Naquele momento, a humanidade adquiriu um rosto. A partir daquele instante, pude compreender que o mandato missionário não podia ser algo abstrato ou subjetivo, mas tinha um destino e um rosto concreto: o rosto de todos os jovens, homens e mulheres a quem o amor de Cristo me impulsionava a encontrar.” Moysés Louro de Azevedo Filho, Escritos Históricos Shalom


Um presente ao Papa 09 de Julho de 1980 Em sua primeira visita ao Brasil, o Papa João Paulo II inaugurou em Fortaleza o X Congresso Eucarístico Nacional. Na Celebração Eucarística, dois jovens foram escolhidos para apresentar um presente ao Papa em nome de todos os jovens da cidade. Moysés foi um destes jovens. O presente escolhido: uma carta oferecendo sua vida e juventude pela evangelização dos jovens e de todos os que se encontrassem longe de Deus.

“Recebi uma graça que não podia prever, e ainda hoje nos supera, uma graça que em 09 de julho de 1982 faria nascer a Comunidade Católica Shalom.” (Moysés, 2012)


A inspiração Lanchonete “Com o desenvolver da caminhada, o Senhor Jesus delineava em nosso coração uma forma de evangelização tão ousada e original quanto frutuosa: levar a Palavra de Deus aos jovens através de uma lanchonete e uma livraria. Evangelizar aquele que não vai à missa, grupo de oração ou retiro, mas que com certeza aceitaria um convite para lanchar um sanduíche e um refrigerante.” (Escritos Históricos Shalom)

Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, com a presença e a bênção de D. Aloísio Lorscheider, era inaugurado o Centro Católico de Evangelização Shalom: uma lanchonete e uma livraria para evangelizar os jovens que para ali se dirigissem para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.


A Obra crescia! “A Obra crescia de forma impressionante. No início eram os jovens, mas começaram a aparecer também seus pais, adultos, crianças, enfim, todos os tipos de pessoas. Ficávamos admirados com o que Deus fazia diante dos nossos olhos. Sem dúvida, apesar de todos os nossos pecados e fraquezas, Deus estava realizando algo especial e éramos os maiores beneficiados com tudo aquilo.” (Escritos Históricos Shalom)


A Comunidade Não havia pretensão de se fundar algo, mas no acolhimento da vontade de Deus em oração, começaram as primeiras experiências de vida comunitária. Em 1983, Moysés e outros dois jovens haviam passado as férias na lanchonete. Ao final, planejando voltar para casa, o Senhor pediu que permanecessem ali. Foi o primeiro passo para o surgimento da Comunidade de Vida.


Somos uma família A Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom. Os membros são chamados a investir tudo – vida, capacidades, tempo, bens, potencialidade e futuro – em um seguimento total e incondicional ao Senhor Jesus, no espirito da pobreza, obediência e castidade. A Comunidade de Aliança é chamada a seguir Jesus Cristo em meio à vivência familiar e às atividades profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo a vocação Shalom. Seus membros são chamados a ser “luz do mundo e sal da terra” nos meios seculares. A Comunidade Shalom é composta por fieis das mais diversas formas de vida: celibatários pelo Reino do Céus; casados e solteiros; sacerdotes, diáconos e seminaristas. Todos vivendo uma vida em comum.


Espiritualidade A Espiritualidade Shalom está embasada no amor incondicional, “esponsal”, a Jesus Cristo e na vivência radical do Evangelho. A oração é guia eficaz na experiência de Contemplação, Unidade e Evangelização. São mestres da vida espiritual Santa Teresa de Jesus, que trilhou caminho de união íntima com o Senhor através da oração pessoal, diária e contemplativa, e São Francisco de Assis, modelo de despojamento e total oferta de vida. Conhecimento da Palavra, zelo pelos sacramentos, amor à Eucaristia e à Virgem Maria, louvor, penitência e vivência dos tempos litúrgicos são elementos essenciais à intimidade com Deus no Carisma Shalom. Também constituem a Espiritualidade a vida fraterna; o apostolado exercido no serviço a Deus e aos irmãos; a forma de vida acolhida como dom divino; a vivência do espírito dos conselhos evangélicos “pobreza, obediência e castidade”.


Rezamos por vocĂŞ, Papa Francisco!


Um mistério de cada rosário, todos os dias, é rezado por você por cada missionário da Comunidade.


Nas nossas orações comunitárias e pessoais, também rezamos por você.


Nas nossas capelas de adoração permanente, sempre rezamos por você.


Com as milhares de pessoas da Obra Shalom no mundo inteiro, a cada celebração eucarística, a oração dos fieis sempre recorda você.


Nos acampamentos de jovens, entre as barracas e o lazer, rezamos por vocĂŞ!


Com os milhares de jovens que participam anualmente do Festival Halleluya, numa só voz, rezamos por você e por suas intenções.


Rezamos por você cuidando daqueles que perderam tudo e com os jovens, vítimas do flagelo das drogas, que buscam libertação.


Acolhendo e amando aquelas crianças que foram abandonadas, vítimas da falta de amor, com elas rezamos pelo papa.


Com os que padecem da enfermidade do corpo, mas também da alma, rezamos por você. Suas palavras nos enchem de esperança!


Nas nossas rádios, com os milhares de ouvintes que diariamente nos acompanham, rezamos por você e por suas intenções.


AtravĂŠs das redes sociais e do nosso portal, compartilhamos seus ensinamentos e seu pedido constante: “Rezem por mim!â€?


No Colégio Shalom, as crianças aprendem também a rezar. É belo encontrar o Papa Francisco na oração simples dos mais pequeninos!


Na arte litĂşrgica e diante dela, rezamos por vocĂŞ.


Na música, na dança, no teatro, nos espetáculos, trazemos você no coração.


Entre os cristãos perseguidos na Tunísia e na Argélia, rezamos por você.


Lá onde faltam muitas coisas, não falta a caridade. Também ali, as intenções do Papa estão presentes.


Na Amazônia, onde só se chega de barco, onde não chega o desenvolvimento e a infraestrutura, chegam nossos missionários. E com eles, também o coração do Santo Padre!


Em nossas casas, da Amテゥrica Latina atテゥ a テ《ia, rezamos por vocテェ.


No coração da Igreja e onde o Senhor nos enviar, rezaremos sempre por você.


E com todos aqueles que, alcançados pelo Carisma Shalom, respondem ao seu apelo de oração, REZAMOS POR VOCÊ!


O rosto da humanidade “Enquanto o rosto daquele jovem se distanciava do alcance da minha visão, dentro de mim se consolidava a urgência de ir ao encontro dos rostos e dos corações dos jovens, dos homens e das mulheres do nosso tempo, sedentos da paz que só Jesus Cristo pode dar. Eu não poderia ficar esperando que estas pessoas viessem ao meu encontro. Não poderia esperar a ocasião melhor ou mais oportuna. Era urgente evangelizar oportuna e inoportunamente. Era urgente ir ao encontro deles onde quer que estivessem e ali, com criatividade e ousadia, com a palavra e com o testemunho, com alegria e misericórdia, anunciar Aquele que, sem que o saibam, seus corações já esperam: Jesus Cristo nossa Paz.” (Moysés, Escritos Históricos Shalom)


www.comshalom.org

Rezamos por você, Papa Francisco!  

O álbum mostra a história da Comunidade Shalom e o compromisso de oração com o Pontífice.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you