Issuu on Google+

DIRETORIA EXECUTIVA A Federação SC é presidida pela Diretoria Executiva, constituída atualmente pelo Dr. Edevard José de Araújo (Presidente), Dr. Altair Carlos Pereira (Vice-Presidente), Dr. Jauro Soares (Superintendente) e Dr. Alberto Gugelmin Neto (Diretor de Gestão Operacional e Serviços), na oitava gestão, período 2011-2015. A Diretoria Executiva tem como prioridade fazer com que os princípios cooperativistas sejam cumpridos na sua totalidade, agregando sua missão e valores às práticas e decisões do dia a dia da cooperativa. Para tanto é imprescindível estabelecer um foco estratégico, definindo rumos que englobem todas as Singulares do estado, fortalecendo a marca Unimed, além de manter o canal de comunicação de acordo com as diretrizes da Unimed do Brasil.

Altair Carlos Pereira

Diretor Vice-Presidente

09.10.2013

Edevard J. de Araujo Diretor Presidente

Alberto Gugelmin Neto

Diretor de Gestão Operacional e de Serviços

Jauro Soares

Diretor Superintendente


GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE A Equipe de Sustentabilidade tem como objetivo trabalhar com as lideranças para o entendimento da gestão ligada à sustentabilidade no Sistema Unimed em Santa Catarina, além de buscar a melhoria contínua para que a Sustentabilidade esteja inserida na Gestão da Cooperativa por meio da aplicação de indicadores, sendo uma referência para todas as Singulares e prestando serviço de assessoria. Dentre as atividades da área está a função de desenvolver e executar projetos alinhados com a Política de Sustentabilidade do Sistema Unimed em SC e a Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed. Outra responsabilidade do setor é a gestão do Instituto Unimed SC, que tem como objetivo ampliar as atividades sociais, educacionais e ambientais junto à comunidade, no intuito de fortalecer a marca Unimed como uma empresa socialmente responsável através da realização de seus projetos estaduais e locais.

09.10.2013


CONTACT CENTER O Contact Center é uma estrutura preparada para oferecer atendimento aos clientes por diversos canais de interação, como telefone (0800), web e email, ou seja, um canal de relacionamento ao alcance dos seus clientes 24 horas por dia e 7 dias por semana. O número 0800 é exclusivo e escolhido pela Operadora, com atendimento personalizado. Nesse processo, todas as ligações são gravadas e protocoladas, permitindo conhecer as necessidades e demandas dos clientes, posteriormente consolidadas em relatórios gerenciais. O Contact Center permite aos seus clientes obter informações e registrar demandas, as quais destacamse: • Informações sobre coberturas contratuais • Solicitações de 2ª via de cartão • Status das autorizações • Reclamações e sugestões • Agendamento de consultas, exames e procedimentos (RN 259/268) Atualmente, o setor conta com uma equipe de 70 colaboradores qualificados que possuem amplo conhecimento em plano de saúde, bem como, estrutura física e tecnológica que possibilitam atendimento de qualidade. Atualmente o Contact Center possui 20 clientes, totalizando aproximadamente 666 mil beneficiários.

09.10.2013


GERÊNCIA ATUARIAL E DE RISCO A equipe da Gerência Atuarial e de Risco da Federação SC é composta por 5 membros, um Gerente e quatro Analistas (três analistas atuariais e um analista de estatística). Essa equipe realiza todas as avaliações atuariais necessárias para atendimento às demandas da ANS e do risco de operação dos planos de saúde das Singulares. Entre os serviços prestados destacamos: - Avaliações Atuariais: a formação das tabelas de vendas dos planos de saúde, as suas atualizações anuais, os registros de novos produtos na ANS, a avaliação dos preços para propostas comerciais coletivas (novos clientes PJ), a aprovação de Notas Técnicas de Provisões (valores que as Operadoras devem ter reservado para garantir os seus riscos de operação), os cálculos de impacto da CBHPM, entre outros. - Avaliações de Risco: cálculo do reajuste mensal dos contratos Federativos e das Prestadoras, análise detalhada da carteira de planos, projeção dos planos de saúde da Federação (receitas e despesas dos planos), acompanhamento da sinistralidade dos contratos, apoio na metodologia de reajuste nas demais Operadoras de SC, etc. Além dessas atividades, a Gerência Atuarial e de Risco realizada, em conjunto com o Núcleo de Regulação ANS, a Auditoria Preventiva nas Unimeds de Santa Catarina.Um trabalho que iniciou apenas em 2012 e tem sido avaliado pelas Singulares como um dos mais importantes já prestados pela Federação às suas filiadas.

09.10.2013


CADASTRO DE PLANOS DE SAÚDE O Setor de Cadastro de Planos de Saúde é composto por uma equipe de 28 colaboradores. E tem como função a materialização e manutenção dos planos de saúde comercializados pela Federação e Prestadoras, por meio do registro e atualização das informações cadastrais dos planos de saúde, contratos, empresas e beneficiários no sistema de gestão. Dentre as atividades do cadastro destacamos: • Auditoria dos processos cadastrais com as normas vigentes; • Repasse de beneficiários para atendimento; • Administração cadastral dos fundos estaduais do FEA, BF, FAC e FMP, bem como análise, concessão e controle dos processos de remissão; • Controle e gestão da renovação dos cartões; • GED - Gerenciamento eletrônico de documentos de processos cadastrais; • Gestão e controle do arquivo físico dos contratos de planos de saúde; A gerente Margit Rúbia Schulze Santiago da Silva, destaca que as atividades realizadas pelo setor de Cadastro de Planos de Saúde são meticulosas e requerem atenção, pois um erro cadastral poderá ter graves consequências. A equipe de Cadastro, além de efetivar o plano do cliente, precisa assegurar que ele receba o que de fato contratou, verificar a conformidade das vendas com as normas vigentes e disponibilizar às demais áreas da organização as informações cadastrais para fins de atendimento, faturamento, cobrança, processamento de contas e outros.

09.10.2013


COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DE AUDITORIA A Coordenação Administrativa de Auditoria é composta por uma equipe multidisciplinar, que contém 15 profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêutica) e 3 profissionais da área Administrativa. O objetivo principal da área é a prestação dos serviços de Auditoria Médica de Autorização; Auditoria Médica e Enfermagem Retrospectiva e Auditoria Médica e Farmacêutica em Oncologia. Além disso, também é responsável pela Câmara Estadual de Arbitragem e pelas consultorias especializadas no processo de autorização de procedimentos médicos. Atualmente a equipe possui 2 coordenações (médica e administrativa), sendo a Dra. Raquel Wanzuita a coordenadora médica, e o Sr. Rodrigo Rubik, o coordenador administrativo. Para Rodrigo Rubik “a Coordenação Administrativa de Auditoria tem um papel fundamental nas 3 esferas organizacionais da Federação (Institucional, Prestadora de Serviços e Operadora de Planos de Saúde), sendo diretamente responsável pelo controle e acompanhamento dos custos assistenciais e pela padronização de condutas a nível Estadual, atuando com representatividade e eficácia em prol de todo o sistema Unimed SC.”

09.10.2013


MARKETING E COMUNICAÇÃO A Área de Marketing e Comunicação tem como principais objetivos ser uma referência para todas Singulares assessorando-as na correta utilização da Marca Unimed, oferecer às cooperativas informações e projetos estratégicos que possibilitem estar constantemente na mídia, que fortaleçam o posicionamento da Marca e aumente sua participação de mercado, e também padronizar as ações de marketing institucional e promocional nas Unimeds SC. Compete ao Departamento de Marketing e Comunicação desenvolver e executar projetos alinhados com o posicionamento da Central da Marca. Tendo como base três pilares essenciais: • Coordenar e executar as ações da Comissão Estadual de Mercado e Marketing (CEMM); • Assessoria em Marketing, Comunicação as Unimeds Prestadoras; • Atendimento e suporte aos Departamentos internos da Federação e Operadoras;

09.10.2013


COORDENAÇÃO FINANCEIRA A área de Coordenação Financeira é distribuída em 4 células de trabalho: Contas a Pagar: responsável pelo processamento das informações, organização e preparo para o envio dos pagamentos aos Bancos; Contas a Receber: responsável pela baixa dos recebimentos dos valores faturados (plano de saúde, venda de serviços) e também pela cobrança via encontro de contas com as Unimed´s; Tesouraria: responsável pelo envio dos pagamentos aos bancos e controle das contas bancárias; Cobrança: responsável pelo processo de cobrança dos inadimplentes com o plano de saúde conforme as regras da ANS, inadimplentes dos cursos de pós-graduação, Unimed´s e atendimento aos beneficiários. A equipe financeira conta com 14 colaboradores, sob a supervisão da Coordenadora Juliana Almeida de Mello Catarina.

09.10.2013


SERVIÇOS OPERACIONAIS A Coordenação de Serviços Operacionais conta com uma equipe de 30 colaboradores, dentre as atividades destacamos: auditoria administrativa, pagamento médico, análise de contestações, relacionamento com Unimeds Contratantes, auditoria interna de qualidade e consultoria de sistemas e processos. A equipe tem como principal atividade o processamento de contas médicas e pagamento à rede cooperada e prestadora de serviços das oito Singulares Prestadoras e duas Operadoras: Unimed Joaçaba e Unimed Extremo Oeste. Para Marcos Paulo Hiebl, coordenador da área, mensalmente concluímos e iniciamos um novo ciclo, sempre com novos desafios internos e externos a serem superados, a melhoria continua é aplicada continuamente no processo, para manter a confiança e credibilidade dos nossos clientes, em um processo onde tudo tem grande proporção: a quantidade de guias, quantidade de pessoas envolvidas e valores. Os desafios são constantes, a cada dia temos uma situação diferente a ser resolvida, mas com o envolvimento e trabalho do nosso grande TIME, superamos todos os desafios.

09.10.2013


UNIMED BRASIL LANÇA PRÊMIO DE TI PARA O SISTEMA UNIMED Aconteceu pela primeira vez, na 43ª Convenção Nacional Unimed, a entrega do Prêmio Nacional de Tecnologia de Informação, no dia 20 de setembro. As Unimeds em âmbito nacional inscreveram seus projetos no intuito de concorrerem ao prêmio. Na categoria Unimed Médio Porte, a Singular Planalto Norte ficou em 1º lugar e a Singular Alto Vale em 3ª lugar. O setor de Tecnologia da Informação da Unimed Planalto Norte desenvolveu a ferramenta SIC – Sistema Integrado de Cadastro, a fim de aperfeiçoar os processos internos, com a recepção de informações de cadastros. Na Unimed Alto Vale, o setor de vendas solicitou à área de TI uma ferramenta para melhorar as rotinas e controle de suas atividades, com isso foi implantado um sistema de CRM - Gerenciamento de Clientes. O Gerente da TI da Federação SC Ricardo Ozaki, ressalta que o resultado da classificação no 1º Prêmio de TI foi ótimo, visto que duas singulares do Sistema Unimed Catarinense ficaram entre as três primeiras posições da categoria Unimed Médio Porte. A expectativa é que no próximo ano mais Singulares participem do Prêmio de TI.

09.10.2013


NOUV - NÚCLEO DE OUVIDORIA A área de Ouvidoria tem como objetivo atender a Resolução Normativa 323, a qual determina que as operadoras de planos privados de saúde devem criar uma unidade de ouvidoria, a fim de acolher as manifestações dos beneficiários, assegurando seus direitos, de modo a tentar resolver eventuais conflitos que surjam no atendimento habitual. É um canal de atendimento de segunda instância onde só deve ser acionado pelos consumidores que já registraram as suas manifestações junto aos demais canais disponíveis pela Unimed. O atendimento da Ouvidoria Unimed SC abrangerá a Federação e também as Singulares Prestadoras e as Singulares Operadoras com até 20.000 beneficiários. Disponibilizando aos beneficiários os seguintes canais de acesso: Linha exclusiva 0800.643.3060, e-mail ouvidoria@unimedsc.com.br e link no portal www.unimed.coop.br/ouvidoriasc. Segundo Geraldo Trindade – gestor da área de Gestão do Conhecimento e Processos, que engloba a Ouvidoria Unimed SC, “a expectativa é que teremos uma Ouvidoria eficiente e eficaz, que certamente atenderá a RN 323, em sua plenitude, bem como prestará um serviço de excelência às Singulares participantes. Fizemos um processo seletivo interno demorado e progressivo, de maneira que fossem selecionadas as pessoas que realmente apontassem os diferenciais necessários para assumirem a função, estas passaram por treinamentos e iniciaram suas atividades com antecedência de um mês, estruturando a Ouvidoria Unimed SC e seus processos. Agora é trabalhar para atender as demandas dos beneficiários, em harmonia com as possibilidades da empresa.”

09.10.2013


Jornal Mural - 09.10.2013