Issuu on Google+

2009

UM ANO A PROMOVER A INOVAÇÃO E DO DESIGN DA FILEIRA CASA PORTUGUESA EM TODO O MUNDO


Milão, Londres, Nova Iorque, Marrocos, Luanda e Maputo foram apenas algumas das capitais onde a aimmp e a sua marca Associative Design se fizeram representar desde o seu lançamento, no início de 2009. Criada num contexto de crise, a nível mundial, a ASSOCIATIVE DESIGN nasceu tendo como objectivo primário o apoio às empresas nos seus processos de internacionalização, nunca esquecendo que a cooperação entre as mesmas é fundamental para o sucesso de todas. Contribuir para um novo posicionamento dos produtos portugueses, colocando-os lado a lado com os melhores do mundo, tem sido a nossa missão. E a este nível, não restam dúvidas: o êxito daquilo a que nos propusemos é já um dado adquirido. Porque levamos o nome de Portugal mais longe a cada dia e também porque as nossas acções são marcadas pela informalidade, a Associative Design tem vindo, desta forma, a diferenciar-se de outros projectos que não chegaram a bom fim. Não podemos, no entanto, confundir informalidade com menor responsabilidade. Quer isto dizer que neste primeiro estágio da vida da Associative Design, estiveram com a marca e com os seus eventos, os empresários que se sentiram confortáveis e que sentiram que isso poderia, de facto, gerar valor para os seus negócios. Agora que comemoramos o primeiro aniversário deste projecto, é tempo de fazer um balanço e projectar o futuro. E, em 2010, queremos fazer mais e melhor. Por isso, muitas e audazes iniciativas estão previstas. Assim, numa segunda fase da sua vida, a Associative Design será aquilo que os industriais entenderem que deve ser, trabalhando em melhoradas formas de promoção e comercialização. Estamos abertos às opiniões de toda a Fileira Casa e Decoração: façam-nos chegar as vossas ideias; nós não deixaremos de as ouvir e processar.

Os desafios que as empresas Portuguesas enfrentam actualmente são reais. São sérios e são numerosos. Os nossos concorrentes internacionais estão noutro patamar. O mundo mudou e também as empresas Portuguesas devem mudar com ele. Madeira maciça, mdf, lacado ou pintado… O material já não é o factor essencial que o consumidor considera na sua decisão para a compra. Hoje, o consumidor compra orientado pelo status que as peças representam, pelo design, pela marca, pela emoção. Observando esta realidade, a aimmp criou o ano passado a marca Associative Design. Uma marca cuja missão é posicionar os produtos Portugueses ao mais alto nível e apoiar as empresas a adaptarem-se a esta realidade de modo a tornarem-se “players” activos no “jogo” da internacionalização. Os nossos desafios foram novos e os instrumentos com que os enfrentámos também. Mas os valores de que dependeu o nosso sucesso - trabalho árduo e honestidade, coragem, tolerância e lealdade - são valores antigos e verdadeiros e têm sido a força do progresso e consistência das empresas Portuguesas. Por isso, e apesar de todas as adversidades, temos motivos para celebrar. Após um ano de projecto Associative Design, apresentamos em Portugal, na Export Home, a todos os Portugueses e compradores internacionais, o resultado das acções de internacionalização que levámos a cabo no passado e apresentamos propostas para 2010. Porque é possível vencer, a aimmp com a sua marca Associative Design continuarão a dar o seu melhor para exportar de uma forma integrada todos os elementos da Fileira Casa e Decoração. Junte-se a nós nesta partilha de um projecto que vibra no coração de toda a equipa aimmp. Vamos apostar na diferença na nossa abordagem aos mercados e trabalhar em conjunto. Os resultados vão ser surpreendentes!

Bom aniversário!

Fernando Rolin Presidente da direcção da AIMMP

Maria Fernanda Secretária Geral da AIMMP


“Associative Design - The Best of Portugal”

2009 - Um ano a promover a inovação e o design da Fileira Casa Portuguesa em todo o mundo O ano de 2009 será registado como um marco assinalável na história da AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal e das empresas de design para a Fileira Casa orientadas para a exportação. As acções da marca Associative Design – The Best of Portugal”, contaram com um investimento de quatro milhões de euros para a promoção da inovação, qualidade e design dos produtos portugueses ao mais alto nível, apoiado pelo QREN (SIAC – Sistema de Incentivo a Acções Colectivas). A marca revelou-se o ponto de partida para uma eficiente cooperação entre as empresas nacionais, que através desta plataforma têm contribuído para a construção de uma nova imagem do sector, identificando novas oportunidades de negócio e efectivando uma internacionalização bem-sucedida. Em apenas um ano, a Associative Design deu a conhecer aos mercados inglês (Birmingham e Londres), italiano (Milão), e africano (Luanda, Maputo, Casablanca) uma nova estratégia de marketing e internacionalização assente no conceito de ambientes funcionais, que propõem aos clientes uma proposta integrada chave na mão abrangendo mobiliário e decoração, têxteis-lar, iluminação, materiais de construção e arquitectura paisagista, entre outros sectores. Sugerindo uma experiência realista e inspiradora, a fórmula compreende uma unidade de habitação central abraçada por diversos expositores satélite. O interesse demonstrado pelos expositores e a atenção dada à Associative Design pelos media são possivelmente a prova mais flagrante do seu êxito e reconhecimento enquanto entidade comum e unificadora, retrato de um feito sem precedentes.

Associative Design – A génese de uma Ideia O mercado global onde a oferta é vasta e diversificada exige um esforço colectivo que una as empresas nacionais, organizando-se para darem a conhecer as carac-

terísticas que as tornam competitivas e para gerarem sinergias em torno de uma imagem fortemente positiva para o “Made in Portugal” enquanto produtor da Fileira Casa. No entanto, são muito escassos os exemplos de cooperação inter-empresarial e, normalmente, com um drive externo algo forçado. Como o nome indica, a Marca “Associative Design” pretende promover o design, em cooperação. O “Associative Design - The Best of Portugal” surgiu da necessidade e vontade de um conjunto de empresas, que pretendiam expor, em associação, o melhor do Design nacional para decoração de interiores, de forma a despertar o interesse dos consumidores e media internacionais para a inovação, qualidade e modernidade do “Made in Portugal”. Tem por objectivo colocar os produtos portugueses no centro das atenções dos circuitos da decoração de interiores e materiais de construção do mundo da decoração nalguns dos mais exigentes e prestigiados mercados internacionais. Esta iniciativa iniciou-se em Janeiro de 2009 na “Interiors Birmingham”que já permitiu desbravar o caminho na preparação para a cooperação sustentada entre empresas portuguesas. A AIMMP tem vindo a potenciar esta vontade, e a conseguir espaços nos mais importantes certames mundiais, dedicados ao mobiliário e decoração de interiores, de alta gama, como Milão, Birmingham e Nova Iorque e em mercados em expansão, como Angola, Marrocos e Moçambique.

Descrição O conceito e as acções inseridas no “Associative Design – The Best of Portugal” apresentam um carácter marcadamente transversal e de índole nacional sectorial, consubstanciando-se numa campanha de promoção e comunicação do design português para a Fileira Casa nas vertentes decoração e materiais / produtos para a construção, em que o mobiliário é apenas uma peça (ainda que central) num ambiente integrado, concebido por um designer ou decorador que escolhe e mistura peças das diversas empresas participantes. O “Associative Design - The Best of Portugal” é, assim, marca expositiva, que pretende promover a inovação, a qualidade e o design dos produtos portugueses ao mais alto nível e tem o seu ponto alto na organização


de espaços e ambientes de alta decoração, por designers de interiores especializados, com aquilo que de melhor se faz em Portugal. Traduz-se na realização de exposições colectivas, de forma a contrariar a prática corrente de exportar móveis de forma isolada, passando antes a promover todos os elementos que compõem uma casa, realizadas em países como: Reino Unido, Itália, Angola, Moçambique, Casablanca,.

Angola. As expectativas dos empresários foram atingidas na sua maioria. A afluência de visitantes foi grande e o espaço Associative Design recebeu a visita de membros do Governo e de todos os meios de comunicação social locais que fizeram eco da qualidade e do design dos produtos portugueses. Face aos bons resultados alcançados, ficou confirmada a participação da Associative Design na edição de 2010.

Interiors Birmingham Durante os quatro dias de duração da feira de decoração de Birmingham – de 18 a 21 de Janeiro -, a aimmp apresentou ao mercado a marca Associative Design, cuja missão é fomentar uma rede de cooperação entre as empresas da Fileira Casa portuguesa, promovendo a qualidade e o design dos seus produtos, daí apresentarse com a assinatura The Best of Portugal. A marca focaliza-se na organização de stands colectivos que primam pela decoração nas principais feiras internacionais do sector, contando sempre com a parceria de empresas portuguesas do mobiliário, materiais de construção, iluminação, design de interiores e estofos. O balanço da participação da Associative Design na feira de interiores de Birmingham não podia ser melhor. Os produtos apresentados foram equiparados aos melhores da Europa, em termos de qualidade e design.

Export Home Angola Na estreia da Associative Design em território Angolano, de 30 de Julho a 2 de Agosto, a marca contou com um stand de 600 m2 onde recriou o ambiente de uma casa e mostrou soluções integradas de decoração, com o objectivo de conquistar, de forma sustentável, maiores e melhores índices de exportação com destino a

Constrói Angola A 7.ª edição da mostra Constrói Angola, teve lugar na Feira Internacional de Luanda (FILDA). Este certame é considerado um barómetro da oferta no mercado angolano, no ramo da construção civil. Das propostas apresentadas, mereceu especial destaque a Casa de Sonho Angolana, um projecto da aimmp – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal e da sua marca ASSOCIATIVE DESIGN®. Com uma área total de 800 metros quadrados e totalmente equipada e decorada com a melhor produção portuguesa da Fileira Casa e Decoração e da Fileira dos Materiais de Construção, a Casa de Sonho Angolana fez as delícias dos milhares de visitantes que, durante os quatro dias de exposição, por lá passaram. Numa mostra da indiscutível qualidade e design dos


produtos portugueses pode considerar-se que esta foi, claramente, a maior aventura que uma Associação, com uma rede de empresas em cooperação, alguma vez fez num mercado internacional.

Zona Tortona

O sucesso da iniciativa garantiu-lhe a nomeação para Melhor Presença na Feira e o 1.º prémio na categoria de Melhor Participação Internacional, atribuídos pela organização da Constrói.

privilegiado para a troca de ideias no universo do design.

A Associative Design, marca portuguesa da Fileira Casa, esteve presente na Zona Tortona – Sign of Design, que decorreu de 22 a 27 de Abril, em Milão, em simultâneo com o Salão Internacional do Móvel. Fundado em 2001, o evento tem vindo a afirmarse como um local

O balanço desta participação foi muito positivo e foi com verdadeiro agrado que a Associative Design recebeu a visita de Castro Guerra, Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, no dia 25 de Abril.


Tent London

Portugal Expo Casablanca

A Tent London, um dos maiores eventos de Design no mundo, decorreu de 24 a 27 de Setembro de 2009. Inserida no London Design Festival, que durante vários dias deu origem a 200 exposições ao longo de toda a cidade, a mostra foi o palco escolhido para mais uma acção conjunta entre a ASSOCIATIVE DESIGN® e a Portugal Brands, num espaço de exposição de 300 m2.

Realizou-se, de 19 a 22 de Novembro, a edição inaugural da Portugal Expo – Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços de Portugal, em Casablanca. Na mostra organizada pela Exposalão e que reuniu cerca de uma centena de empresas lusas, a Casa Ideal Marroquina, projecto da aimmp e da sua marca ASSOCIATIVE DESIGN®, foi a “grande atracção” Ao longo dos quatro dias da mostra, foram muitas as manifestações da abertura do mercado marroquino à oferta portuguesa. Dos muitos visitantes, destaca-se a presença, entre outros, de Elid Mahssousi - Secretáriogeral do Ministério do Comércio Externo, Benayad Mohamed – Secretário-geral do Conselho Nacional do Comércio Externo e do Dr. João Rosa Lã – Embaixador de Portugal em Marrocos.

Na hora do balanço as opiniões foram unânimes: o mercado britânico está rendido à indiscutível qualidade dos produtos portugueses.


aimmp

Rua Ă lvares Cabral, 281 4050-041 Porto Tel. 00351 223 394 200 Fax. 00351 223 394 210 Email. aimmp@aimmp.pt Web. www.aimmp.pt

www.associativedesign.com/


Brochura Associative Design