Issuu on Google+


Folder para captação de recursos Lei Estadual de Incentivo a Cultura.


Eu Curto Minas O presente projeto visa a manutenção do portal “Eu Curto Minas - Guia Cultural De Minas Gerais”. Esse espaço aborda os aspectos culturais de Minas Gerais, apresentando ao leitor textos e imagens das cidades históricas e turísticas, passeios, aspectos da cultura local, opções de hospedagem, gastronomia e um blog, com as principais notícias e curiosidades do estado de Minas Gerais. O projeto Eu Curto Minas possui como principal objetivo, através de um portal de divulgação dinâmico, atraente e de qualidade, a divulgação da cultura nas cidades históricas e turísticas de Minas Gerais, potencializando a economia criativa dos municípios mineiros.


www.eucurtominas.com.br O projeto possui plataforma online através do endereço www.eucurtominas.com.br que está disponível para acesso há seis meses. Seu desenvolvimento foi baseado em estudos para que o usuário tenha facilidade de navegar por um site de forma intuitiva e visualmente atrativa. Durante o projeto, foram realizados estudos de usabilidade, os quais conferiram ao site, agilidade no encontro das informações e objetividades sobre sua proposta.

Cidades já contempladas no Portal Atualmente, o Guia apresenta a cultura de cidades históricas como: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Paracatu, Piranga, Sabará, Santa Luzia, São João Del Rei e Tiradentes; de cidades Turísticas como: Alto Caparaó, Belo Horizonte, Grão Magol, Juiz De Fora, Lagoa Santa, Monte Verde, Pirapora, Poços De Caldas, São Tome Das Letras e Sete Lagoas; da região do Circuito das águas tais como Araxá, Baependí, Campanha, Lambari, São Lourenço; além de distritos e vilas como Conselheiro Mata, Lapinha Da Serra, Lavras Novas, Santo Antonio Do Leite, São Sebastião Das Águas Claras, Vila De Biribiri.


Rotas Turísticas O site também aborda principais rotas turísticas como o guia de passeios na Estrada real (Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho Sabarabuçu), Museus (Inhotim, Museu De Minas E do Metal, Museu de Artes e Ofícios), Parques (Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Nacional da Serra Do Canastra, Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Estadual do Itacolimi), entre outros. A aba “Sou mineiro “ traz detalhamentos manifestações culturais de Minas Gerais. O site ainda conta com um guia de noticias e eventos que aborda os principais eventos e Festivais em Minas tais como o Festival de Inverno 2013 de São Lourenço, o XVIII festival de inverno de Congonhas, o 7° Festival de Inverno de Ouro Branco, entre outros.

Eu Curto Minas no Facebook Com o objetivo de aproximar os usuários que estão hoje no facebook, maior mídia social, o Eu Curto Minas também publica diariamente assuntos relacionados ao turismo e a cultura mineira. A interação é constante e intensa, através de curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, esse projeto propõe a continuidade das ações do “Eu Curto Minas – Guia Cultural de Minas Gerais”, de modo a fomentar a rica cultura do Estado em todas as suas expressões artísticas.


Objetivos

Quantitativos • Promover a manutenção do portal “Eu Curto Minas”, por um período de doze meses, por meio de pesquisas documentais e visitas às cidades. • Percorrer 66 cidades, em um período de 11 meses, de forma a aprimorar e atualizar as informações do site. • Atualizar diariamente a página do Facebook e o Twitter, com conteúdos culturais sobre o Estado.

Qualitativos • Descentralizar a produção cultural junto a população por meio do incentivo e da divulgação das manifestações culturais dos municípios mineiros • Contribuir para a formação de público e a troca de experiências da população com outras localidades. • Divulgar as manifestações culturais de Minas Gerais em todo o país, por meio da campanha em facebook. • Criar no público de Minas e do país interesse por conhecer novas cidades mineiras.


Público Alvo

Visibilidade do site

Turistas que buscam informações sobre as cidades de Minas com dicas sobre Belo Horizonte e mais 66 municípios a serem selecionados, atrativos, meios de hospedagem e gastronomia.

Atualmente, o site possui 150 acessos diários, com expectativa de 5.000 visualizações diárias a partir do incremento de suas ações. Pretende-se atingir pessoas letradas, de todas as idades, etnias e faixas etárias. Ao final de um ano, a previsão é de 1.650.000 visualizações.

O facebook recebe 300 novos fãs diários, com possibilidade de 1.500 novos fãs diários.


Cronograma

Entre os meses de fevereiro a dezembro serão visitadas, em média, 6 cidades mineiras por mês para atualização e captação de informações para o site.


Estratégias de retorno Ao investir no portal Eu Curto Minas, a empresa terá sua marca associada ao portal e todas as peças de divulgação, possibilitando a visibilidade da marca e estreitando o relacionamento com a sociedade consumidora.

AÇÃO

COTA OURO

COTA PRATA

Portal Eu Curto Minas durante 11 meses

APRESENTAÇÃO

PATROCÍNIO

Facebook – durante 11 meses

APRESENTAÇÃO

PATROCÍNIO

2 LATERAIS DE PORTA

TRASEIRA

Spots em rádios – 200 inserções

APRESENTAÇÃO

-

Back Bus – 10 unidades

APRESENTAÇÃO

PATROCÍNIO

Encarte na revista VEJA 40.000 exemplares

APRESENTAÇÃO

PATROCÍNIO

Folder A4 – 10.000 unidades

APRESENTAÇÃO

PATROCÍNIO

Adesivo da marca em veículo com circulação pelo Estado - 66 localidades – 22 mil km percorridos em um ano

Estratégias de Merchandising O investimento no portal trará excelentes resultados com a promoção institucional. A empresa patrocinadora poderá desenvolver as seguintes estratégias de merchandising: - Banner da empresa no portal Eu Curto Minas durante 11 meses - Relacionamento amplo com público.


Cotas Serão disponibilizadas uma Cota Ouro de patrocínio no valor de R$ 200.000,00 e duas Cotas Prata no valor de R$ 100.000,00 cada, com possibilidade de dedução do valor investido no Imposto de Renda pela Lei de Incentivo à Cultura e pelo ICMS Cultural.

Como funciona a Lei A Lei Federal 8.313/91 permite que a empresa converta 4% da contribuição do Imposto de Renda/Lucro Real para um projeto cultural. Ao fazer este patrocínio a empresa tem o direito de abater integralmente o valor investido. As empresas podem apresentar recolhimento do imposto mensal, trimestral ou anual, e o cronograma de desembolso do projeto pode se adequar a esse repasse. Há também a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A empresa patrocinadora pode deduzir na forma de desconto do imposto devido de ICMS, mês a mês. Para fins de cálculo do valor a ser utilizado como incentivo cultural, a empresa patrocinadora deve consultar a sua DAPI, Declaração de Apuração e Informações do ICMS. Esse documento é preenchido mensalmente para empresas enquadradas no regime de Débito e Crédito.


FOTOS: CIRCUITO SERRAS DE MINAS


Equipe

Bruna Lopes Designer Graduada em Produção Multimídia pelo Uni-Bh. Pós-graduada em Marketing digital, pela Universidade Gama Filho. Pós-graduanda em Artes Visuais: Cultura e Criação, pelo Senac Minas. Curso de desenho artístico completo Escola de artes Visuais “Casa dos Quadrinhos”. Atua há 5 anos como designer, sendo que desses, 4 anos em seu próprio escritório como designer independente. Há dois anos idealizou o projeto Eu Curto Minas, que há seis meses está no ar, com atuação extensa na internet, através do facebook e website. Para isso, desenvolveu uma série de pesquisas na área cultural dos municípios mineiros.

Felipe Monteiro de Barros Lins Coordenador do Projeto Graduado em Engenharia Civil pela UFMG. Pós-graduado em Engenharia de Estradas com Ênfase em Hidrologia e Drenagem pela FEAMIG. Pós-graduado em Gestão de Projetos de Engenharia pelo IEC - PUC Minas. Atua há 3 anos como Engenheiro Civil como funcionário de empresas de engenharia. Atualmente coordena uma equipe de projetistas para o desenvolvimentos de projetos. Experiência na elaboração de projetos de engenharia.

Espaço Ampliar – Assessoria Projetos e Eventos Coordenação Administrativa A Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos é uma empresa estruturada para atender a organização de eventos em geral e a elaboração de projetos sócio-culturais, desenvolvidos para instituições públicas e privadas. A Espaço Ampliar possui como diretrizes a excelência e a ética na prestação de serviços. Fundada em 2003, a empresa atuou no desenvolvimento e execução dos seguintes projetos: Festival do Japão em Minas (2012-2013), Livro “Banda de Cá, banda de lá” de Mariana Ramos (2012), Prêmio da Música das Minas Gerais (2012), Brumadinho Gourmet (2010 – 2012), Festival de Inverno de Itapecerica (2005 a 2013), Festival de Inverno de Vespasiano (2009 a 2013), Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro (2010 - 2011), Exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino (2010), Livro “Nas teias do Sagrado” de Mariana Ramos (2010), Festival da Primavera de Oliveira (2010), Mostra Cultural Fica Vivo! (2010), V Seminário da Diversidade Cultural (2010), Mesa de Bar de Pará de Minas (2010/2009), 50 anos da PUC Minas (2008),produção do projeto Juventude é Viver (2009), Coordenação do Festival Cultural de Virginópolis (2007), produção do show de lançamento do Cd “Em Nome do Amor” de Tadeu Franco (2006), Coordenação do projeto “Cantigas de Umbanda” gravação de CD (2006). Elaboração e Produção do “Resgate Histórico da Corporação Musical Nossa Senhora das Dores” (2006) - levantamento do acervo histórico, digitalização, turnê em 10 cidades, gravação CD e livro, elaboração dos projetos de manutenção anual do Museu do Clube da Esquina (2005 a 2008), construção do Itinerário Formativo da Área de Lazer e Desenvolvimento Social para o SENAC-MG (2006), Natal do Big Shopping e Projeto Aplauso para o Big shopping (2005, 2006), organização do Encontro Estadual de PICs do Estado de Minas Gerais, para a UNESCO, tendo como palestrantes MV Bill, Leci Brandão (2005), entre outros projetos.  


Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos Flávia Botelho de Carvalho flavia@espacoampliar.com.br (31) 3224-4949 | (31) 8451-2660 Bruna Lopes - Designer bruna@agenciavetta.com.br (31) 3041-0529 | (31) 9344-4768


Book de Captação