Page 1

BOMBETEC Publicação do Grêmio Estudantil “Força Jovem” da Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel - Cachoeira Paulista/SP Volume 01 - Edição 01 - Maio/2015

Sobre o jornal Nesta edição: Bullying A água no planeta

2 3

Escassez de água

3

Ações e finanças

4

Quem Somos ?

4

Cultura juvenil

4

Capoeira Semearte

4

O Jornal Bombetec foi uma inicialização proposta pelo Grêmio Estudantil com a supervisão da Instituição ETEC Professor Marcos Uchôas dos Santos Penchel. Nosso principal objetivo é envolver os setores da escola num processo de interação, buscando sempre facilitar a comunicação e informação dos alunos. MISSÃO: Aprofundar conhecimentos sobre temas diversos, incentivar o hábito de leitura, propor novas idéias que auxiliarão o desenvolvimento interdisciplinar da comunidade escolar VISÃO: Fazer com que por meio do jornal, os alunos possam adquirir conhecimento de diversos temas relacionados à escola e à comunidade em geral. VALORES: Inovação, temas atuais, valorização da cultura, responsabilidade social e respeito ao Meio Ambiente

Bullying

A água no planeta

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz.

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

Expediente: Publicação do Grêmio Estudantil “Força Jovem” da Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Rua Afonso Pereira da Silva, 96, Vila Carmem, Cachoeira Paulista/SP, CEP 12630-000 Contato: Prof.ª Simone Azevedo - simone.azevedo2@etc.sp.gov.br - (12) 98216-6097 www.etecmarcosuchoas.com.br/gremio


Página 2

BOMBETEC

Você pratica o bullying ? As piadas são ofensivas Aqui estão cinco sinais de quem pratica bullying, teste- – Suas piadas tem muitos palavrões, falam sobre a se: família de alguém ou de Ele (a) não é seu amigo (a) algum tipo de problema – Você vive fazendo piadas físico ou mental de certa com aquela pessoa, porém, pessoa, cuidado. vocês não tem nenhum tipo O alvo das suas piadas de intimidade, muito menos não gosta de você amizade. – Por você fazer tantas piadas com certa pessoa – Na brincadeira , só você faz ela (o) começa a se afastar as piadas e só você ri, a pes- de você e evitar o máximo soa “alvo” ao contrario do de contato. esperado não se diverte nem um pouco com a situação. Só você acha graça

Reflita

“Um em cada cinco adolescentes praticam bullying no Brasil”, diz estudo.

Caso você percebeu que pratica algumas dessas coisas , não precisa se desesperar. Pare, pense e reflita: “No que isso contribui pra sua vida?”. Com certeza ira perceber que essas atitudes não levam a nada e reverá seus conceitos rapidamente. “não faça pra os outros o que não gostaria que fizessem com você”, parece clichê da tia da quarta série, mas não é. Bullying é coisa séria e mata milhares de jovens todo ano com suicídio e depressão, não contribua com isso. Lembre-se, não é feio admitir que pratica bullying,

feio é continuar fazendo mesmo sabendo que é errado e acaba com vidas e destrói sonhos.

Por hoje não ! Caso você tenha percebido, já sofreu ou sofre com algum item dessa lista, não tenha vergonha, avise seus pais, alguém da escola, ou até mesmo a um integrante do Grêmio Estudantil, afinal, estamos aqui para defesa do aluno e somos totalmente discretos. Só você é capaz de acabar com seu sofrimento, só é preciso um ato de coragem. O medo pode ser sua fonte de mudança, use-o para o seu bem-estar.


Volume 1, edição 1

Página 3

Água, fonte de vida ! Um dos fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água. Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta. Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas),

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das diversas doenças.

A água é o principal alimento da natureza.

Escassez da água no Brasil O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o território, proporcionam elevados índices pluviométricos.

O primeiro sinal veio em 2004. Foi nesse ano que a Sabesp, empresa de abastecimento de São Paulo, renovou a autorização para administrar a água na cidade. Mas tinha alguma coisa errada: a estrutura dos reservatórios parecia insuficiente para dar conta de tanta demanda e seria preciso realizar obras para aumentar a capacidade

de armazenamento de água. De acordo com os planos da Sabesp, a cidade de São Paulo ficaria bastante dependente do Sistema Cantareira, o que era preocupante. Se a água dos tanques do sistema acabasse, seria o caos. E foi. Em julho de 2014, o volume útil da Cantareira, que atende 8,8 milhões de pessoas na Grande SP, esgotou. Com o esvaziamento do reservatório e as previsões pessimistas de falta de chuva, São Paulo se afogou na maior crise hídrica dos últimos 80 anos.

“Economizar água é uma medida inteligente, econômica e vital para nossa espécie e para o planeta em geral.”

E se acabar ? Você já parou para pensar como a água é importante? Você já se imaginou vivendo sem água? Isto seria realmente impossível! A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.

Com o aumento da população mundial, dos avanços industriais e tecnológicos, a demanda por água só tenderá a aumentar e, se não a consumirmos de forma consciente, ela será um recurso cada vez mais escasso, o que aumentará os conflitos pelo seu acesso.

O mundo está em suas mãos, e agora ?


Página 4

BOMBETEC

Cultura Juvenil

Quem Somos :

A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral mas a juventude atual se expressa cada vez mais sua cultura por suas vivencias cotidianas como por exemplos a capoeira, os grupos de hiphop, rock, rodas de samba e entre outros. E também por meio da internet, como facebook, blogs e etc. O principal que se deve saber sobre a expressão da cultura é o respeito ao próximo e aos seus gostos, única coisa que devemos ter em comum é o respeito.

O Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses dos alunos. Ele permite que os estudantes criem, discutem e segurem inúmeras possibilidades de ações na escola, tanto no ambiente escolar como na comunidade. Além de tudo isso já citado, o Grêmio é um importante espaço de aprendizagem ,conhecimento, convivência e responsabilidade social. O nome da organização é “Positividade Jovem” pois um dos valores do grêmio são as idéias inovadoras, idéias “jovens”, planejadas para o desenvolvimento de programas e projetos para a comunidade escolar.

Ações e finanças

O Grêmio estudantil vem junto com a direção planejando investimentos que possam realizar as propostas idealizadas pelos componentes do Grêmio. A busca por patrocínio já esta acontecendo, com eles e mais a ajuda da direção escolar podemos concluir nossas idéias que beneficiaram os alunos e a escola

Agradecimentos O Jornal Bombetec primeiramente agradece aos alunos Rodrigo César Guerra Camargo e João Paulo Miranda Villela pela edição e adaptação das matérias presentes. Agradecemos também aos demais integrantes do Grêmio por colaborarem na redação e a escola Professor Marcos Uchôas dos Santos Penchel que sempre nos incentivaram.

Organização: Positividade Jovem “ Quem abre uma escola fecha uma prisão” Victor Hugo

CAPOEIRA Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos .Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo.

SEMEARTE CAPOEIRA O Grupo Semearte Capoeira é um grupo fundado à mais de 15 anos com muita dedicação, força e persistência por Ronaldo Torres (Mestre Kaveirinha), hoje em dia o grupo é espalhado por muitas escolas e algumas cidades do Vale do Paraíba. Aconteceu no dia 19/02/2015, o 1° campeonato de graduados do grupo de capoeira. Com um banquete de cultura e muita luta para todos os convidados. No Fim, com o Campeão geral , Diego Arroz), todos ganharam um jantar especial para Confraternizar. "Foi um ótimo campeonato, e de coração, vocês todos estão de parabéns" diz Mestre Kaveirinha, supervisor do campeonato.

Profile for Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel

BOMBETEC - Volume 01 - Edição 01 - Maio/2015  

Publicação do Grêmio Estudantil “Força Jovem” da Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel - Cachoeira Paulista/SP

BOMBETEC - Volume 01 - Edição 01 - Maio/2015  

Publicação do Grêmio Estudantil “Força Jovem” da Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel - Cachoeira Paulista/SP

Profile for etecmusp
Advertisement