Page 1

01 materiais e técnicas construtivas

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

e Superadobe

Superadobe é essencialmente uma técnica de empilhar sacos preenchidos com terra, para formar paredes, e posicionar arame farpado entre eles para reforçar. É barato ambientalmente amigável e notavelmente forte.


02 Pisos

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

pisos drenantes Os pisos drenantes são peças que garantem a permeabilidade total ou parcial do solo. Podem formar desenhos e texturas diferenciadas na paisagem.

Modelo encaixe Placas de Concreto pré-moldadas

recuperação áreas degradadas A implantação de pisos também pode ajudar na recuperação de áreas degradas e captação de água, como na proposta para a região da Cratera da Colônia, Zona Sul de São Paulo.

Placas pré-moldadas Facilidade na fabricação e execução.

pintura e cores A pintura dos pisos em espaços públicos produz um efeito estético e lúdico.


03 Equipamentos

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

bancos Banco Canteiro madeira e tijolo

Banco Cobra Terra crua (COB) e tinta natural

Banco Orgânico Terra Crua (COB) e Mosaico

Banco Brinquedo Pneus Pneu enterrado

brinquedos Trepa-Trepa Canos Metálicos e Cordas

equipamentos especiais PlayPump - um brinquedo do tipo gira-gira que, ao ser acionado pelas crianças, faz funcionar uma bomba capaz de tirar do subsolo 1.400 litros de água por hora. A inovadora tecnologia, uma iniciativa da ONG Water for People, já está instalada em vários pontos da África.

Cobertura Geodésica Bambu e Tecido

Estação de Brinquedos Madeira e Pneus

Escorregador Tobogã Concreto e chapa metalica


04 Tratamento do Terreno

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

arrimos Os muros de arrimo são a solução mais simples para segurar porções de terra, e sua função é a de substituir a terra que foi removida para modelagem de platôs (áreas planas).

Arrimo - Canteiro

Arrimo - Madeira e Britas

Arrimo - Gabião (pedras)

canteiros Os canteiros são modelados a partir da intenção estética e necessidade do terreno. Podem ser de tijolo, terra (como exemplo acima), pedra ou até mesmo com estruturas metálicas (como exemplo ao meio-direita).

bancos Os bancos também são elementos de tratamento do terreno, ajudando na contenção da terra.


05 Design Permacultural e Paisagismo

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

Design Permacultural O design permacultural envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Ele resulta da integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentação, energia e habitação de forma sustentável. Trata de elementos como plantas, animais, edificações e infra estruturas e das conexões que podemos criar entre eles.

Arrimo - Canteiro

forrações As forrações de vegetação podem ser gramíneas, de fácil propagação e manutenção e de grande efeito estético, como o capim barba-debode, o capim dos pampas, o capim limão, entre outros.

Texturas Diferentes tipos de piso e de porte de vegetação compõe uma paisagem de efeito sinestésico e sensorial.


06 Parque para brincar e pensar - SP

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

o projeto O Parque para brincar e pensar é um projeto de pesquisa e intervenção urbana que tem como foco trazer à luz a necessidade de relação entre diferentes gerações e classes sociais na forma de habitar e pensar os espaços comuns da cidade. Desde fevereiro de 2011, o Parque para brincar e pensar tem se constituído como um acontecimento produzido pelo coletivo Contrafilé, o Ponto de Cultura Arte Clube (JAMAC), uma comunidade do Jardim Miriam e diversos parceiros. Neste tempo-espaço, uma área abandonada no meio de uma favela (na qual a Eletropaulo colocou abaixo diversas casas para passar fios de alta tensão) está sendo reapropriada pelas pessoas da comunidade, no interior de um processo criativo que, em si, tem sido um verdadeiro território de invenções no qual o maior conteúdo é a brincadeira.

1 equipamentos desenvolvidos

Bicicleta - armazena energia para iluminação de poste.

5 Berçário de lona e bambu

Trepa-Trepa com bambu e pneus

3

Slackline

Arrimo de pneus

1

4 Brinquedo musical com latões pintadados

2

4 5

2

3


07 Estudo de implantação

esverdejar@gmail.com - (11) 9625 3050 esverdejar - projeto de ação em espaços ociosos

O diagrama a seguir exemplifica aplicações de técnicas permaculturais e tradicionais para a ocupação de um terreno, com o fim de geração de energia elétrica, captação e armazenamento de águas pluvias, modelagem da terra e tratamento da vegetação para recomposição da paisagem.

armazenamento da água A caixa d’água armazena a água que vem da cisterna, e logo em seguida será distribuida para uso na praça.

brinquedo e iluminação A bicicleta produz a energia que abastece uma bateria ligada ao sistema elétrico do poste.

modelagem da terra

brinquedo O Gira-gira produz energia mecânica e conduz a água da cisterna até a caixa d’água.

Através da utilização de pneus pintados e preenchidos com terra e cimento, pode-se produzir pequenas escadas, muros de arrimo, assentos e canteiros.

vegetação Vegetações aplicadas em superfícies inclinadas ajudam na contenção da terra e também comportam plantações e hortas.

modelagem da terra Através da técnica de construção com terra crua chamada Superadobe, pode-se desenvolver arrimos, assentos e canteiros.

armazenamento da água A cisterna armazena a água da chuva, canalizada através de equipamentos que conduzem a trajetória das águas; pode ser construída, a partir da técnica de ferrocimento, ou comprada pronta.

tecnologia a energia mecânica produzida pela ação do gira-gira impulsiona a água da cisterna para a caixa dágua.

distribuição de água A água poderá ser utilizada na manutenção da praça, através de torneiras públicas.

Esverdejar - Projeto de ação em espaços ociosos  

Este álbum contém referências de projetos, materiais e técnicas de intervenção espacial que serão usadas para conduzir o desenvolvimento do...