Issuu on Google+

Dezembro de 2009

Bokeh


C

om o calor do verão, o verde toma conta da paisagem. A natureza chega ao clímax com as brisas frescas e as chuvas efêmeras que amenizam o sol intenso. O Editorial de dezembro é a essência alva e amena do verão. A locação natural exibe ricos tons de verde, onde a modelo Julia Brenda Paczkowski passeia à sombra das árvores (o vestido rosa foi gentilmente cedido pelo Atelier Belíssima). Em Destaque, as águas límpidas de uma pequena cachoeira. Na sessão Autorais você encontrará algumas fotos de pássaros. Essa estação é a oportunidade para que os nascidos na primavera cresçam e se fortaleçam para os meses frios que sucedem. Muitas fotos acabam sendo estragadas por sombras indesejáveis. Aprenda em Dicas, como contornar o excesso de luz para melhorar suas fotografias. Algumas das fotos do editorial desse mês foram obtidas com uma técnica clássica, chamada “ tilt-shift ”. De fato, não se trata propriamente de uma nova possibilidade, mas seu uso é algo que vem ganhando força nos tempos. Entenda as novas aplicações dessa ferramenta criativa em Novidades.

Diretor e Editor Romulo Lubachesky Redação e Diagramação Bruna Marchioro Fotografia Romulo Lubachesky e Bruna Marchioro

A redação da Revista Bokeh cometeu um erro de grafia na edição anterior, pedimos desculpas por esse fato e voltamos a agradecer o apoio e a parceria da Bielle Club. Aproveite a leitura e a inspiração que esta estação nos trás. Romulo Lubachesky

Índice Editorial

03

Destaque

08

Autorais

10

Dica

13

Novidades

14

Produção de Moda Andresa Vargas Maquiagem e cabelo Studio Z Cabeleireiros

Bokeh ateliê

fotográfico


Editorial | Bokeh

Este editorial de tons suaves mostra a jovem modelo Julia Brenda Paczkowski em uma das ilhas verdes da cidade.

Bokeh 03


Bokeh

| Editorial


Bokeh 05


A amena brisa de verão sopra neste Bosque Verdejante. Não há melhor lugar para se abrigar do Sol Intenso desta estação.

06 Bokeh


Editorial | Bokeh

Bokeh 07


Bokeh

| Destaque

Os dias mais quentes clamam por uma pequena Cachoeira de รกgua Cristalina.


Bokeh 09


Bokeh

| Autorais

Dois Guachos travam uma Luta AĂŠrea no cĂŠu azul.

10 Bokeh


O Tucano-deBico-Verde observa Atento todos os movimentos ao seu redor. Essa Ave de Cores Fortes se destaca na mata.


Bokeh

| Autorais

Ninhal de Garรงas Brancas em Infravermelho. 12 Bokeh


Dica |

Bokeh

F

otografar pessoas no sol forte pode ser um grande desafio e deve ser evitado, a menos que essa seja a ideia. O excesso de luz pode criar sombras indesejáveis ou áreas muito claras que apagam os detalhes da imagem. É possível evitar essa luz inconveniente de várias maneiras, as mais eficientes e aplicáveis são: Fotografar em dias nublados é a melhor maneira de obter as imagens mais tênues. Procurar uma sombra homogênea que cubra totalmente a pessoa fotografada é uma alternativa para dias de céus limpo. Também tente fotografar em horários onde o sol não está alto no céu, assim você se esquiva do ápice da sua iluminação. A luz demasiada perturba a visão, as pessoas retratadas reagem contraindo o rosto e cerrando os olhos, isso causa uma expressão facial estranha. Para fugir dessa situação você pode colocar a pessoa em contra luz ou pedir que ela feche os olhos um momento, abrindo somente no instante antes de tirar a foto. Mesmo sem intenções profissionais sempre vale a pena se dedicar ao fotografar uma cena. Alguns segundos de reflexão sobre o ambiente e suas condições podem ser decisivos no registro de imagens encantadoras.

O Contra Luz evita sombras indesejádas e pode criar um Contorno brilhante muito bonito.

Fotografar na Sombra ou em Dias Nublados garante Suavidade às imagens. Bokeh 13


Bokeh

| Novidades

Tilt-Shift

Ruínas da Igreja de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul. Acima, Fotografia convencional. E abaixo, Perspectiva Exagerada pelo Efeito Shift.

14 Bokeh

é o nome

da técnica fotográfica que inclina (tilt) ou desloca lateralmente (shift) a objetiva em relação ao plano de captura da imagem na câmera. Essa possibilidade está presente desde os primórdios da fotografia, principalmente em câmeras de grande formato. Sua aplicação tradicional era corrigir perspectivas ou ampliar a profundidade de foco. Estas funções são bastante interessantes em fotografias de paisagem e arquitetura. A novidade é que recentemente tem se tornado moda exagerar os movimentos da objetiva buscando justamente o efeito contrario do habitual. No caso do shift, isso cria perspectivas desproporcionais vertiginosas. Já para o movimento tilt, o efeito é um encurtamento anormal da profundidade de foco, criando a sensação de miniatura em paisagens vistas do alto. O editorial desse mês usou o efeito do tilt para ressaltar áreas específicas das fotografias e desfocar outras. Objetivas capazes de tais movimentos com precisão são bastante caras. Mas existe uma alternativa barata que ajudou a popularizar a técnica, as chamadas lensbaby possuem a capacidade do movimento tilt. Essas lentes são muito divertidas de usar, apesar de não possuírem qualidade ótica comparável as lentes profissionais próprias.


Fotografia de um trecho do Clipe Sujeito Boa Praรงa da banda Cartolas. Este clipe foi feito a partir de milhares de fotografias com o Efeito Tilt montadas em forma de stop motion criando o efeito de Miniatura.

Bokeh 15


Bokeh ateliê

fotográfico

www.bokeh.com.br bokeh@bokeh.com.br 45 3038 4553 - 45 9137 2759 R. Mato Grosso, nº 2432 - Loja 9 Galeria Piazza Rinaldi - Centro - Cascavel - Paraná


Bokeh04