Revista de atividades para famílias com crianças - Janeiro | Fevereiro 2022

Page 1

EDIÇÃO ESPECIAL 150 365 DIAS PARA CELEBRAR • AS MELHORES ESCAPADINHAS PARA 2023 ANO NOVO, VIDA NOVA! Revista bimestral de distribuição gratuita ESTRELASEOURICOS.SAPO.PT JANEIRO | FEVEREIRO 2023 • Nº150
SITE: estrelaseouricos.sapo.pt ASSINATURAS: assinaturas@estrelaseouricos.pt ONDE É QUE VAMOS? 14 JANEIRO | FEVEREIRO 2023 • Nº 150 08 Escapadinhas 2023 Tome nota das pontes e dos feriados deste ano e parta à descoberta do melhor que o País tem para oferecer, em família! 22 Desenho para mentes curiosas As obras do museu ensinam a miúdos e graúdos que todos podem desenhar! Múmias Um filme muito divertido, passado numa cidade de múmias com três mil anos. 20 O Cavaleiro em terras de Oriana Neste espetáculo, ficamos a conhecer um cavaleiro que leva em si todas as histórias do mundo. 1 A não perder • 06 Os destaques que tem de apontar na agenda, para os meses de janeiro e fevereiro, estão aqui! 2 Passear Escapadinhas 2023 • 08 Mobilidade em família • 13 3 Ver Cinema • 14 Teatro e espetáculos • 16 Exposições e museus • 20 4 Fazer Oficinas e cursos • 22 Contos e bibliotecas • 24 Desporto e bem-estar • 27 5 Mercadinho • 28 6 Agenda de Pais • 30 Qualquer cuidador tem dúvidas! Está na hora de esclarecer as suas entre especialistas, workshops e conversas. 7 Consultório • 32 Pode ser fácil passar ao lado de queixas de ansiedade nas crianças. Descubra os sinais e fique atento. JANEIRO | FEVEREIRO 2023 •• 3 ••

“Juntos, chegamos ao n.º150!”

A Estrelas & Ouriços chegou à sua 150.ª edição! Para festejar este marco com as famílias e com as escolas, preparamos uma edição com muitas partilhas, sugestões e descontos especiais.

Estrelas & Ouriços (E&O) - Como surgiu a ideia de fundar a Estrelas & Ouriços?

Madalena Nunes Diogo (MND) - A Estrelas & Ouriços surgiu de uma necessidade muito concreta de duas mães e amigas, eu e a Rita Pereira, com filhos pequenos: o que fazer para ocupar, de forma construtiva e criativa, os tempos livres em família? Da ideia, da vontade e da persistência nasceu, há 15 anos, uma empresa que tem como objetivo principal juntar as famílias e a comunidade escolar em torno de bons momentos.

E&O - Que balanço faz destas 150 edições?

MND - É um orgulho ver que o projeto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, de forma sólida e consistente. O Prémio 5 Estrelas, que voltamos a receber este ano, dá-nos essa segurança. Temos parceiros que estão connosco desde o início e essa confiança só pode demonstrar que estamos no caminho certo. O feedback das famílias e dos professores é muito gratificante e move-nos a fazer mais e melhor.

E&O - Que papel assumem os parceiros na curadoria das sugestões a divulgar?

MND - Como referi, temos uma relação muito forte com os nossos parceiros, porque estamos muito alinhados nas metas e nos objetivos – facilitar a vida às famílias e à comunidade escolar, selecionando uma ampla oferta de sugestões interessantes para o seu desenvolvimento e entretenimento, junto dos seus pares, amigos e

familiares. O facto de divulgarmos os conteúdos, gratuitamente, em várias plataformas – site, revista, app, newsletters e redes sociais – permite-nos chegar mais longe, levando também os parceiros connosco, numa viagem rumo aos melhores momentos!

E&O - Quais os benefícios que a agenda para pais e filhos traz às dinâmicas familiares e escolares?

MND - Acreditamos que educar (a brincar) pela cultura, pela arte e pelo desporto é benéfico para os educadores e uma grande mais-valia para as crianças. Conhecer diferentes realidades, seja num museu, num parque, numa sala de cinema ou de espetáculos oferece aos miúdos uma bagagem que levarão consigo ao longo do seu crescimento. São estas memórias que funcionam como um balão de oxigénio para ultrapassar as dificuldades.

E&O - Além da revista e do site, a Estrelas & Ouriços expande-se por outros meios. Como tem sido este crescimento?

MND - A qualidade do nosso trabalho tem vindo a ser reconhecida ao longo dos anos, o que nos tem trazido a oportunidade e o prazer de desenvolver e de partilhar o nosso know how com outras entidades de referência. Para dar apenas um exemplo, produzir o Expressinho tem sido um desafio muito enriquecedor. Este suplemento da Revista do Jornal Expresso é o primeiro jornal para crianças do mercado português. É uma aventura muito feliz trabalhar conteúdos para crianças, dando-lhes “liberdade

•• 4 •• ESTRELAS & OURIÇOS

E&O - A Estrelas & Ouriços comunica com uma grande diversidade de famílias e escolas. A inclusão é uma prioridade no vosso trabalho?

MND - Queremos chegar a todos e o mais longe possível. É um caminho longo e difícil, mas nunca dizemos que não a um bom desafio. Este ano, a nossa agenda terá um símbolo específico a indicar atividades inclusivas, acessíveis a crianças com Necessidades Educativas Especiais. É apenas mais um passo.

E&O - A Estrelas & Ouriços tem vindo a marcar presença em vários eventos e conferências. Qual a importância deste contacto mais pessoal com os leitores?

MND - Para nós, é fundamental estar no terreno e contactar com o público para o qual trabalhamos, sentindo as suas dúvidas e dores, para podermos ir ao encontro do que precisam. As nossas conferências têm-se revelado de extrema importância. O valor que acrescentam aos temas que preocupam pais, cuidadores e professores é enorme. Tem sido uma partilha de conhecimentos incrível.

E&O - Quais os planos da Estrelas & Ouriços para o futuro?

MND - No futuro, queremos manter a qualidade do presente e trazer para o projeto maior riqueza na divulgação de sugestões, no tratamento de temas da atualidade e na inovação, tão necessária nos dias que correm, crescendo a par e passo com as exigências e as necessidades das famílias. Agradeço a todos os que têm estado na nossa companhia: juntos, chegamos ao n.º 150!

NÓS HOJE A Estrelas & Ouriços faz a diferença na vida das famílias e das escolas. São cada vez mais as pessoas que nos seguem, através das nossas várias plataformas. Obrigada a todos! 270 aproximadamente parceiros CHEGAMOS A MAIS DE 100 MIL FAMÍLIAS TODOS OS MESES 5000 Mais de conteúdos publicados 124K nas redes sociais 250 Mais de sugestões mensais na revista Procure este símbolo ao longo da revista e usufrua de descontos exclusivos desta edição comemorativa Há 15 anos em mais de 250 escolas JANEIRO | FEVEREIRO 2023 •• 5 ••

A não perder

150 anos de “O Desterrado”

às voltas pela cidade 150 ANOS

Em 2022, a Carris comemorou 150 anos de existência. Desde 1872, a originalmente intitulada Companhia Carris de Ferro de Lisboa faz parte da história dos transportes da capital portuguesa, transportando fregueses pelos quatro cantos da área metropolitana. O mote “há 150 anos nas voltas que a cidade dá” conduziu as celebra-

ções de uma marca reconhecida em todo o mundo.

Para levar este marco até ao novo ano, sugerimos uma visita ao recém remodelado Museu da Carris. Fotografias, uniformes e antigos títulos de transporte protagonizam uma viagem única. Miúdos e graúdos vão adorar conhecer autocarros e elétricos míticos.

150 habitantes e muito para ver

Vilarinho de Negrões é um dos segredos mais bem guardados do Norte de Portugal. Esta bela aldeia do concelho de Montalegre é apenas povoada por 150 habitantes. Mas não se deixe enganar pelos números! Situada na margem sul do Alto Rabagão, Vilarinho de Negrões parece flutuar nas águas circundantes, compondo um espetáculo de cortar a respiração. Eis um belo passeio para 2023!

O Museu Nacional Soares dos Reis assinala os 150 anos da obra-prima “O Desterrado”, com um programa muito especial. A exposição “Azul no Azul - 150 anos de O Desterrado” homenageia esta importante escultura, juntando aguarelas do artista Nelson Ferreira a um filme do cineasta Gianmarco Donaggio. Reforça-se, assim, no Porto, a influência de Soares dos Reis em artistas contemporâneos.

Regresso à Monstra

A 22.ª edição da Monstra – Festival de Animação de Lisboa aproxima-se a passos largos, ocorrendo de 15 a 26 de março. Este ano, o festival homenageia o Japão, com vários filmes ligados à animação deste país.

A Monstra assinala ainda o centenário da animação em Portugal, com atividades e um núcleo expositivo. O Museu da Marioneta, a Cinemateca Portuguesa, a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Museu do Oriente juntam-se à iniciativa.

1
•• 6 •• ESTRELAS & OURIÇOS

aniversário, com um concerto no Teatro Tivoli BBVA no dia 5 de março.

Música para todos

Em 2023, a Casa da Música convida-o a aderir ao Cartão Amigo, um apoio ao projeto solidário “A Casa Vai a Casa”. O objetivo está em trabalhar a expressão musical, junto de comunidades institucionalizadas. Quem aderir, usufrui de benefícios exclusivos, incluindo 25% de desconto em todos os concertos e isenção de taxas de reservas. Juntos construímos um mundo com mais música.

O QUE É ISTO?

Saiba o que querem dizer os nossos símbolos e ícones.

Condições especiais com apresentação desta revista (não acumuláveis)

Cultura, desporto e lazer sem custos associados

CAVALOS REAIS

A Parques de Sintra convida as famílias a assistirem às próximas Galas da Escola Portuguesa de Arte Equestre. Este espetáculo recria um momento vivido na corte portuguesa do século XVIII. Não perca as próximas sessões, a 27 de janeiro e 24 de fevereiro, às 21h30, na Calçada da Ajuda.

SHREK – O MUSICAL

19 de março

A história do ogre Shrek pisa o palco do Coliseu do Porto Ageas. O sossego desta criatura está prestes a ser perturbado pelo governante Lord Farquaad, que despeja na sua propriedade todas as criaturas mágicas do reino.

AS CANÇÕES QUE NINGUÉM QUIS

23 de março

Bárbara Tinoco chega ao Theatro Circo, em Braga, para apresentar um espetáculo sobre escrever canções, processos criativos e ser rejeitado na indústria musical. Um evento imperdível, baseado na comunicação e partilha.

FESTIVAL DO VIOLONCELO

28 a 30 de abril

A Orquestra Metropolitana de Lisboa organiza, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa,, o “Festival do Violoncelo – Prémio Paulo Gaio Lima”, com três dias de música. Partituras, escritas para violoncelo, estão prestes a brilhar em palco.

Atividades e condições especiais para escolas

Sugestões adaptadas para bebés

Programas adequados a pessoas com necessidades especiais

NA REVISTA:

Idade recomendada >2 Idade adequada para participar nas atividades CP Classificação
A aguardar classificação
filme pelo IGAC Sem
Não
MP
Requer
Boa
Instalações
Área
€ Preço Preço
MB Multibanco disponível ESCOLAS PARA BEBÉS
disco-livro da Mão Verde, da cantora Capicua, celebra o seu
pendente
etária de
pais
requer a presença de adultos
Marcação prévia
marcação prévia
acessibilidade
com acesso fácil a pessoas com mobilidade reduzida ou carrinhos de bebé Restauração
para refeições disponível
criança/preço adulto
O
SAVE THE DATE!
> > >
•• 7 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023

Escapadinhas 2023

Mais um ano, mais 365 dias, cheios de aventuras. Já tomou nota de todas as pontes e feriados deste ano? Em família, é possível transformar 2023 numa oportunidade para partir à descoberta do nosso país.

Havemos de ir a Viana!

Viana do Castelo

7 e 9 abr. (6.ª e dom.)

Se sempre se interessou pela região Norte, conheça Viana do Castelo. As alturas da Basílica de Santa Luzia e o Navio Hospital Gil Eanes são pontos imperdíveis! Onde ficar - Como o fim de

semana de Páscoa é, por excelência, a época dos doces, experimente uma estadia no Hotel Fábrica de Chocolate.

Vila morena

Grândola | 25 abr. (3.ª)

Há melhor forma de celebrar o Dia da Liberdade do que a

explorar a famosa “Grândola, Vila Morena”, cantada por Zeca Afonso? Do património mineiro às belas praias, eis um destino alentejano com muito para descobrir.

Onde ficar – A unidade de enoturismo A Serenada é ideal para conhecer a tradição vinícola de Grândola, no meio de vastos campos.

À descoberta do Douro

Douro | 1 mai. (2.ª)

As paisagens do Douro estão à sua espera! Subir o rio no comboio histórico da CP, no meio de bons sítios para comer e horizontes verdejantes, é o plano perfeito.

Onde ficar – No sul do vale do Douro, as famílias podem conhecer a Quinta da Barroca, focada no agroturismo.

Passear ESCAPADINHAS 2023 2
Douro
•• 8 •• ESTRELAS & OURIÇOS

Cheirinho a verão

Carvoeiro | 8 e 10 jun. (5.ª e sáb.)

Com o verão já à porta, há que partir à descoberta do barlavento algarvio, em direção ao Carvoeiro. Marque na agenda uma visita às Grutas do Algar Seco, ao Farol de Alfanzima e ao parque Slide & Splash. Onde ficar - A Casa Tuia Resort dispõe de cinco tendas suspensas, onde a madeira ganha vida, numa experiência de glamping inesquecível.

Na crista da onda Nazaré | 13 jun. (3.ª)

Além de ser popular entre os surfistas, a Nazaré é um ótimo destino para miúdos e graúdos desfrutarem. Descubra os segredos desta região piscatória. Onde ficar - O Glamping Luxury Family do Ohai Nazaré está preparado para receber crianças de todas as idades.

Relaxar em Tavira

Tavira | 29 jun. (5.ª)

Qualquer oportunidade é boa para visitar Tavira. O Centro de Ciência Viva e as muitas idas à praia vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.

Onde ficar - O hotel Vila Galé Tavira distingue-se pela decoração que recria o ambiente árabe que marcou o sul de Portugal.

Um saltinho à ilha lilás

Terceira | 15 de ago. (3.ª)

A ilha Terceira é a segunda ilha mais habitada dos Açores. O Centro de Interpretação da Gruta do Natal e o Algar do Carvão são apenas algumas das paragens à sua espera.

Onde ficar – O Caparica Azores Ecolodge proporciona uma experiência de alojamento único, numa modalidade de turismo ecológico.

Nazaré Viana do Castelo
•• 11 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023
Ilha Terceira

Aprender sobre os valores naturais

A Tapada Nacional de Mafra promove diferentes formas de visitação para dar a conhecer a sua floresta única, a história e a importância de preservar a biodiversidade. A observação dos animais, no seu habitat natural e em liberdade, oferece uma visitação baseada no respeito pelo meio ambiente. Uma visita especial para partilha de momentos entre professores e alunos, num processo de aprendizagem dinâmico.

TAPADA NACIONAL DE MAFRA Mafra • 261 817 050 https://tapadademafra.pt

Paraíso de xisto

Castelo Branco, Coimbra 5 out. (5.ª)

No centro de Portugal, há uma rede de 27 Aldeias do Xisto. Entre Castelo Branco e Coimbra, a gastronomia típica, os velhos ofícios e as tradições encontram-se bem vivas, tendo sido premiadas com vários galardões de turismo.

Onde ficar - O INATEL Piódão Hotel surge como uma unidade hoteleira moderna, em harmonia com a arquitetura de xisto.

Por detrás das suas paredes, escondem-se 27 quartos, totalmente equipados.

Passear no topo de Portugal

Gerês | 1 dez. (6.ª)

O Gerês é uma das zonas mais bonitas do país. Entre cascatas, vales e montanhas, ergue-se o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a única área protegida portuguesa distinguida como Parque Nacional.

Onde ficar - No Lima Escape Camping e Glamping, os espaços de campismo tradicional

convivem com glamorosas tendas e bungalows de madeira.

Vila do Natal

Óbidos | 8 dez. (6.ª)

A vila medieval de Óbidos está à espera de uma visita da sua família. As muralhas e o curioso empedrado são invadidos pelo espírito natalício, graças ao Óbidos Vila Natal.

Onde ficar – O Hotel Vila D’Óbidos é um hotel de referência na região oeste, fundindo a cultura, a gastronomia e o descanso .

Entrar num postal de Natal

Serra da Estrela | 25 dez. (2.ª)

A Serra da Estrela é uma escapadinha perfeita para passar o Natal. A montanha mais emblemática do nosso país leva as crianças a descobrir a neve. Onde ficar - Tendo como paisagem o vale do rio Zêzere, surgem as mil e uma comodidades do INATEL Manteigas Hotel.

Passear ESCAPADINHAS 2023 2
•• 12 •• ESTRELAS & OURIÇOS
Serra da Estrela

Proteja quem é mais importante

Tomar a decisão de escolher um carro nem sempre é fácil. Existem vários fatores a considerar, especialmente quando há crianças a bordo. Pensar na segurança é o primeiro passo.

Família segura em viagem

A Volvo foi criada há mais de 95 anos a pensar nas pessoas e na sua segurança. Estima-se que, até hoje, mais de um milhão de vidas tenham sido salvas pela partilha “pro bono” do cinto de segurança de 3 pontos com toda a indústria. Através da iniciativa E.V.A. (Equal Vehicles fo All), a marca disponibiliza disponibiliza à concorrência a sua investigação de largos anos em segurança, abrindo as suas patentes ao mundo.

Na vanguarda da inovação

Sabia que mais de 900 bebés e crianças perderam a vida nos Estados Unidos trancados no interior de automóveis? Porque pode acontecer a qualquer um, a Volvo desenvolveu um radar capaz de detetar ocupantes e intervir no sentido de alertar para a situação e minorar os efeitos de hipotermia ou golpe de calor. Além disso, a Volvo apresentou recentemente um sistema inteligente de câmaras a bordo, que interpreta o comportamento do condutor e o alerta em caso de cansaço ou sonolência.

Versatilidade em toda a linha

Quando a família aumenta ou quando os amigos começam a fazer parte dos programas de fim de semana e férias, espaço e uma boa bagageira são fundamentais. O novo SUV Volvo EX90 acomoda, confortavelmente, até sete pessoas.

100% elétrico: ao ritmo do futuro

Além de ajudar a reduzir a pegada carbónica, os automóveis elétricos são mais económicos e silenciosos na sua utilização e não têm restrições na circulação em ambiente urbano. O EX90 carrega rapidamente (30 minutos) e tem uma autonomia estimada de 600 Kms, dando liberdade para viajar de forma fácil, sustentável e segura.

Passear MOBILIDADE EM FAMÍLIA 2
Conteúdo
•• 13 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023
patrocinado

O INCRÍVEL MAURICE Emexibição

Em “O Incrível Maurice”, os ratos estão por todo o lado! Na caixa do pão, a dançar em cima das mesas, a roubar tartes, debaixo do nariz da cozinheira. Do que é que esta cidade precisa? Um

bom flautista para os levar dali para fora. Eis o papel de Maurice, um gato cheio de lábia, com o esquema perfeito para fazer dinheiro.

CP Em exibição

MÚMIAS

SEAL TEAM - BRIGADA ESPECIAL

Quinn, uma foca adorável, reúne um grupo de recrutas desajeitados para fazer frente a um gangue de tubarões que domina a vizinhança. As alegres focas não estão de todo treinadas para a missão. Por isso, procuram a ajuda do experiente Claggart. Eis o começo da equipa “Seal Team - Brigada Especial”. CP

No Egipto, nas profundezas da Terra, existe uma cidade de múmias com três mil anos. Por ordens imperiais, a Princesa Néfer terá de casar com Thut, mas nenhum deles está preparado: Néfer anseia pela liberdade e Thut tem aversão a compromissos. Será que os desejos dos deuses são incontornáveis? A resposta está no filme “Múmias”.

CP Estreia 23/02

HOMEM-FORMIGA E A VESPA: QUANTUMANIA

“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” marca o regresso de um dos mais acarinhados super-heróis da Marvel. Nesta nova aventura, Scott Lang e Hope Van Dyne continuam a sua jornada de feitos heroicos. Quando Scott e a sua família são arrastados para o Reino Quântico, um novo vilão emerge.

CP Estreia 16/02

DETETIVE ARANHA

Em “Detetive Aranha”, viajamos até à China, em 1934. Num mundo de insetos paralelo ao dos humanos, o veterano Inspetor Sun, uma aranha solitária, lidera a sua última missão contra o arqui-inimigo, o Gafanhoto Ruivo, antes de partir para um merecido retiro. Mil e uma aventuras espreitam ao virar da esquina.

CP Estreia 09/02

Nota: Este calendário de estreias pode ser alterado em qualquer altura pelas respetivas distribuidoras.

Ver CINEMA • TEATRO E ESPETÁCULOS • EXPOSIÇÕES E
3
MUSEUS
Estreia 26/01
•• 14 •• ESTRELAS & OURIÇOS

CINEMA

Região Lisboa

CINEMATECA JÚNIOR ASTÉRIX E OS VIKINGS

Os irredutíveis gauleses regressam à Cinemateca com uma aventura que nos levará ao frio da Escandinávia. Quem será o tão procurado Campeão do Medo?

21 jan.: 15h

>6 MB 1,10€/3,20€

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN STAR WARS: O REGRESSO DE JEDI

A Orquestra Gulbenkian dá vida à banda sonora do terceiro capítulo da saga Star Wars, num cineconcerto. Prepare-se para ouvir a Marcha Imperial, que acompanha Darth Vader.

12 a 14 jan.: 20h >12 MB 40€ a 65€

ZERO EM COMPORTAMENTO FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Os Filminhos Infantis espalhamse pelos quatro cantos do país,

durante os meses de janeiro e fevereiro. Estas histórias em miniatura podem ser vistas em vários equipamentos culturais ou online, através do videoclube da Zero em Comportamento. Natureza, infância e histórias (ainda) com cheirinho natalício estão à sua espera para começar bem o ano.

Biblioteca Orlando Ribeiro 14 jan., 4 fev.: 11.30h Auditório Municipal Ruy de Carvalho 15 jan.: 15.30h, 12 fev.: 11h Biblioteca de Marvila 21 jan.: 15h, 18 fev.: 11h Universidade Nova SBE 22 jan.: 11h

Biblioteca de Alcântara 28 jan., 25 fev.: 15h 25% DESCONTO

Porto INDIE JÚNIOR

FILMES DE PALMO E MEIO

7.ª edição do Indie Júnior - Festival de Cinema Infantil e Juvenil está de volta ao Porto, com uma vasta seleção de longas e curtas-metragens. 23 a 29 jan.

(CÓD.:
ESCOLAS >4 MP MB 0€ a 3,5€
ESCOLAS >3 Sob
C M Y CM MY CY CMY K ai167179967514_AF_PA anuncio estrelas e ouricos128X44V2.pdf
12:47
CITY
Lisboa • Oferta
um jogo de bowling de criança na compra
1
adulto, válida durante o mês de janeiro e fevereiro, exceto férias escolares, fins de semana e feriados. •• 15 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023
NO VIDEOCLUBE
EO0123)
Região
A
Consulta
1 23/12/2022
BOWLING
de
de
de

CASA DAS ARTES DE VILA NOVA DE FAMALICÃO OS MAUZÕES

O Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão convida as famílias a assistirem à longa-metragem “Os Mauzões”. Preparados para conhecer estes malfeitores? 25 jan.: 10h >6 MB 2€

TEATRO E ESPETÁCULOS

Região Lisboa

LU.CA – TEATRO LUÍS DE CAMÕES UMA OUTRA BELA ADORMECIDA >8

“Uma outra Bela Adormecida” revisita a história da princesa que caiu em sono profundo. Reflete-se sobre como, no palco do teatro ou enquanto dormimos, habitamos um mundo onírico, onde experimentamos ser quem quisermos. Obs.: Sessão descontraída a 21 jan.: 16.30h. Sessão com audiodescrição a 22 jan.: 16.30h. 14, 21 jan.: 16.30h, 15, 22 jan.: 11.30h, 16.30h ESCOLAS

DIA-A-DIA >4

O espetáculo de dança “Dia-a-Dia”, dirigido e protagonizado por Ana Jezabel, convida miúdos e graúdos a parar e a olhar em volta. Olhar para as árvores, a lua ou um bando de pássaros, escutando não só o mundo que os rodeia, mas também o silêncio.

Obs.: Sessão descontraída com audiodescrição a 18 fev.: 16.30h. 11 fev.: 16.30h, 12 fev.: 11.30h, 16.30h, 18 fev.: 11.30h

ESCOLAS

>4 MB 3€ / 7€

TEATRO ARMANDO CORTEZ O FEITICEIRO DE OZ

O TIL - Teatro Infantil de Lisboa apresenta o espetáculo “O Feiticeiro de Oz”. As crianças entram no mundo de Dorothy, uma menina de uma zona rural e inóspita dos Estados Unidos, que é levada por um tornado até uma terra, cheia de cor, música e magia. Sáb., dom.: 15h

ESCOLAS

>3 MB 8,80€ / 11,30€

TEATRO BOCAGE A QUINTA DOS ANIMAIS

Uma revolução dos animais e uma quinta sem donos? Se, no início, tudo parecia correr muito bem, com patos, vacas, burros, porcos

Ver
3 •• 16 •• ESTRELAS & OURIÇOS
CINEMA • TEATRO E ESPETÁCULOS • EXPOSIÇÕES E MUSEUS

e cães a trabalhar em conjunto, depressa acontecem reviravoltas inesperadas. Todos diferentes, mas todos iguais.

14, 21 jan.: 16h >6 7,5€

TEATRO POLITEAMA

CINDERELA – O MUSICAL DOS SEUS SONHOS

O famoso conto da Cinderela encanta o Politeama, numa adaptação de Filipe La Féria. O musical articula todas as artes de palco, com muitos sapatinhos de cristal perdidos e romance à mistura. Entre atores, cantores e acrobatas, a fantasia está em força nesta proposta. Sáb., dom.: 11h, 15h, fer.: 16h >3 MB 10€ a 20€

AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO A PEQUENA SEREIA

A companhia Palco de Chocolate apresenta um espetáculo para toda a família. A cantar e a brincar com os seus amigos, entre algas, medusas e ondas do mar, a Pequena Sereia vai encontrar o seu caminho.

12 fev.: 10.30h 1<6 7€

TEATRO INDEPENDENTE DE OEIRAS BÁ BUM >0 PARA BEBÉSPARA BEBÉS

Uma viagem pelo universo que começa numa história de adormecer. Dentro de uma tenda sob o céu estrelado, o sono traz um sonho espacial, numa corrida pela via láctea que termina no planeta Terra. Dom.: 11h

OS MIAUS >6

Corria o ano de 1875. Os homens usavam cartolas, as senhoras corpetes, e os gatos… bem, os gatos também usavam tudo isto! Bemvindos ao universo dos “Os Miaus”, uma versão infantil do clássico

•• 17 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023
PENGUIN RANDOM HOUSE • Grupo Editorial • 30% de desconto em todos os livros com mais de 24 meses (ou seja, fora da lei do preço fixo). Válido para janeiro e fevereiro de 2023.

satírico “Os Maias” de Eça de Queirós. Preço: 10€

Até 26 fev.: sáb., dom.: 15.30h >0 7,50€ / 10€

Região Porto

CASA DA MÚSICA

MUSEU FC PORTO PEDRO E O LOBO

PINÓQUIO

PARA BEBÉSPARA BEBÉS Carlo Collodi escreveu uma das mais fascinantes histórias infantis de sempre, “Pinóquio”. Após 140 anos, as famílias revêm a história do boneco de madeira e a sua mensagem, num espetáculo em formato musical. Obs.: Preço inclui criança e adulto. 26 fev.: 10h, 11.30h, 16h ESCOLAS 3m<6 MB 12€

No Museu FC Porto, o Carnaval celebra-se com o musical “Pedro e o Lobo”. O Indy, a Terra do Dragão e os ritmos carnavalescos juntam-se a um conto conhecido por todos. Uma experiência de partilha de emoções e saberes para participar em família. Obs.: Preço inclui uma criança e dois adultos.

5 fev.: 11h 0<4 MB 15€

TEATRO MUNICIPAL DO PORTO – CAMPO ALEGRE COMO UM CARROSSEL

O que é a vida? É andar à volta do sol, como um carrossel. O Teatro de Marionetas do Porto apresenta “Como um Carrossel”, a história de uma menina que vai crescendo em viagem. Obs.: Sessões com interpretação em língua gestual portuguesa. 21 jan.: 16h, 22 jan.: 15h

ESCOLAS

>0 MB 0€

Ver
3
CINEMA • TEATRO E ESPETÁCULOS • EXPOSIÇÕES E MUSEUS
•• 18 •• ESTRELAS & OURIÇOS

Porque deve ser associado INATEL? As famílias respondem!

Quem entra na família INATEL, já não sai. A satisfação, a confiança, o conforto, as vantagens, nomeadamente a relação qualidade/preço, levam os associados a estender estes benefícios a toda a família. Saiba porquê, na primeira pessoa!

Hotéis INATEL: escapadinhas em família

Somos uma família de quatro, que adora passear e viajar. Nos hotéis INATEL, conseguimos fazê-lo por preços bastante em conta. Recentemente, ficámos alojados no INATEL Manteigas Hotel para irmos, pela primeira vez, com as nossas filhas à Serra da Estrela. A histeria que se instalou dentro do carro quando viram neve foi algo incrível. Num instante, chegámos à torre e foi um momento único. A nossa experiência foi cinco estrelas: desde o quarto, que era bem grande, à alimentação, com um bom pequeno-almoço e jantar buffet, passando pelo parque infantil, mesmo à porta do hotel. E, claro, a piscina interior, para uns banhos quentes depois da neve!

Maria Francisco, 35 anos, e Tiago Marques, 27 anos

Trilhos INATEL: experiências no meio da natureza

Os Trilhos INATEL fomentam o convívio, a partilha de experiências e novas amizades, além de permitirem o relaxamento e a contemplação da natureza envolvente. A participação de todos os membros da família, independentemente da idade, permite usufruir de momentos inesquecíveis, recordados para sempre. Ao nível do bem-estar, a experiência é fantástica, pois a equipa dos Trilhos INATEL proporciona e planifica todos os momentos, acompanhando as necessidades dos participantes. Vive-se aqui um espírito de equipa e um ambiente muito “familiar”, de partilha e entreajuda. Uma experiência a repetir em família!

Academia de Formação INATEL: crescer com arte

Sempre gostei que os meus filhos frequentassem um ensino artístico além do que a escola oferece. A Academia INATEL tem uma oferta muito interessante e com boas condições (salas, acesso, ambiente). A Marie adora dançar, por isso pensámos inscrevê-la na dança criativa, que tem uma componente mais lúdica e criativa. Entusiasmou-se logo! Gosta muito da formadora Bárbara e do grupo, que é bastante diversificado (8 aos 12 anos). Já fez muitos amigos e, como já frequenta a Academia pelo terceiro ano, sente-se em casa. Além disso, a sala de formação tem luzes néon ultravioleta e no final da aula há sempre highlights!

Junte-se à Família INATEL Saiba mais aqui:

PUBLIREPORTAGEM
Paula Cristina Pereira Alves, 48 anos

TEATRO SÁ DA BANDEIRA O CAVALEIRO EM TERRAS DE ORIANA

Num castelo distante, vive um jovem cavaleiro. Nele habitam histórias que foi escutando desde criança. O caminho para a autodescoberta é encontrado em “O Cavaleiro em Terras de Oriana”. 29 jan.: 16h >3 7€

EXPOSIÇÕES E MUSEUS Região Lisboa

CASA FERNANDO PESSOA SESSÃO DESCONTRAÍDA

Nesta Sessão Descontraída, visita-se a exposição de longa duração da Casa Fernando Pessoa numa atmosfera acolhedora, com tolerância no que diz respeito ao movimento e barulho. Todos são convidados a conhecer o legado do escritor Fernando Pessoa.

21 jan.: 10h-13h

MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA ATLAS DO EU

No âmbito do “Museum for All – Programa Necessidades Educativas Especiais”, a visita “Atlas do Eu” desafia os participantes a conhecer os espaços do MAAT. Várias formas de arte integram o programa. 2.ª a dom.: 10-19h >0 MP MB Sob consulta

MUSEU BENFICA – COSME DAMIÃO VISITAS ADAPTADAS

O Museu Benfica promove visitas guiadas ao seu espólio, adaptadas a invisuais. Proporciona-se, assim, uma experiência sensorial acessível. A história do Sport Lisboa e Benfica está à sua espera.

2.ª a dom.: 10h-18h >0 MP MB 10€

Região Porto PAVILHÃO DA ÁGUA MERGULHO NO CONHECIMENTO

A exposição permanente do Pavilhão da Água desperta a curiosidade através de brincadeiras envolventes e tácteis, em três áreas distintas: a nascente, o leito e a foz.

Obs.: Grátis até aos 4 anos.

2.ª a sáb.: 9.30h-12.30h, 13.30h-17.30h >0 5€ / 8€

SEA LIFE PORTO PREDADORES MEMORÁVEIS

No Sea Life Porto, espaço dedicado à conservação da vida marinha, as surpresas multiplicam-se. Até março, as famílias podem visitar a exposição “Sharklife”, sobre os mitos e as verdades, associados ao mundo fantástico dos tubarões.

Até 19 mar.: 2.ª a 6.ª: 10h-18h, sáb., dom.: 10h-19h >0 MP 11,50€ / 16,50€

>0 MB 5€ Ver CINEMA • TEATRO E ESPETÁCULOS • EXPOSIÇÕES E
3
MUSEUS
Encontre aqui mais sugestões para celebrar com os miúdos
•• 20 •• ESTRELAS & OURIÇOS

A Segurança Rodoviária tem muito que se lhe diga e é importante aprender com quem sabe! O piloto de rali Renato Pita tem um livro com muitas dicas para seres um expert nesta matéria. Anda daí!

Jogo

O livro “De mãos dadas com a segurança” está repleto de conselhos do piloto Renato Pita sobre como vencer os perigos da estrada. Completa as frases.

1. Para as luzes dos carros refletirem e os condutores te verem com maior facilidade, deves pedir aos teus pais que coloquem na mochila um___________

2. Deves andar sempre do lado de ___________ do passeio.

3. Se não houver passeio, deves andar sempre pelo lado de ___________ da estrada, de frente para os veículos.

4. Mesmo onde existirem sinais de trânsito, se houver um___________ é ele quem dá a orientação. Por isso, fica atento e obedece aos seus sinais.

Sabias que… quando andas na rua, deves atravessar sempre na passadeira ou em locais onde os condutores te vejam bem? Não te coloques entre os carros, atrás de caixotes do lixo ou outros objetos que te escondam.

Mas não deves:

. Brincar com os fechos das portas.

. Distrair o condutor.

. Atirar coisas pela janela.

. Pôr os braços e a cabeça fora do carro.

1. colete refletor; 2. dentro; 3. esquerdo; 4. polícia de trânsito

Soluções:

OFICINAS E CURSOS Região

Lisboa

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN CARRINHO DAS ARTES >6

Em 2023, o Carrinho das Artes vai aparecer ainda com mais frequência nas galerias do Museu Gulbenkian! Este carrinho convida as famílias a descobrirem as obras do Museu e a realizarem atividades plásticas em conjunto. Todas as sessões são diferentes!

Preço: 10€-14€

21 jan., 4, 25 fev.: 15h-17h

DESENHO PARA MENTES

CURIOSAS 7<13

Toda a gente desenha ou já desenhou. Mais tarde, para algumas pessoas, o desenho torna-se escrita, para outras, é uma prática para toda a vida. Cada um usa o desenho para comunicar à sua maneira e, nesta sessão, parte-se das obras do Museu para despertar um novo olhar através do desenho. Preço: 10€ 11, 25 fev.: 10.30-12h >6 MP MB 10€ a 14€

ACADEMIA INATEL MÚSICA NA

1.ª INFÂNCIA 1<5

Como que num “banho musical”, as crianças colecionam vocabulário auditivo rico e diversificado, através de um ambiente sonoro envolvente, repleto de canções e padrões rítmicos ou melódicos, enquanto reforçam o vínculo emocional com os pais ou avós. Obs.: Custo de 10€ para associados INATEL.

14 jan.: 10h-11h (1-3 anos), 11.30h-12.30h (3-5 anos) BZZZZ 5<10

A música, a dança e as artes visuais vão servir de mote para sensibilizar o corpo e ativá-lo no meio de muitos jogos, criatividade e interação entre o grupo. Este workshop para famílias mostra como o universo das abelhas pode inspirar.

Obs.: Custo de 10€ para associados INATEL.

21 jan.: 11h-12h

1<10 MP MB 12€

MAC/CCB MAGIA NO MUSEU

Nesta atividade, exploram-se as cores e as formas das obras da exposição “Dos pés à cabeça”, com pistas e muitos momentos mágicos.

29 jan.: 11h 4<5 MP MB 3€/5€

Fazer
4
OFICINAS E CURSOS • CONTOS E BIBLIOTECAS • DESPORTO E BEM-ESTAR
150 EDIÇÕ ES 150 FILMES MEO VI D EOCLUBE ENVIA SMS PARA: 40409 COM TEXTO: MEO KIDS ESTRELAS E OURIÇOS Oferta de um voucher por cliente para aluguer de um filme infantil do MEO VideoClube, válida para os primeiros 150 clientes MEO com pacotes Fibra ou ADSL. Envia um SMS para o número 40409 com o texto MEO ESTRELAS E OURIÇOS. Os vouchers são enviados após o fim do passatempo. Todo o regulamento disponível em mymeo.pt •• 22 •• ESTRELAS & OURIÇOS

MUSEU DE LISBOA – SANTO ANTÓNIO HÁ FESTA EM LISBOA!

As famílias estão convidadas a celebrar o Santo António mais cedo! A proposta passa por construir um arco enfeitado, um manjerico ou um trono de Santo António. Qual vão escolher?

12 fev.: 10.30h

>8 MP MB 3€

MUSEU DE LISBOA – TEATRO ROMANO ARQUEOLOGIA DAS COISAS

Seja uma cidade abandonada ou um teatro antigo, a arqueologia revela muitos segredos do passado. Os visitantes vão ser arqueólogos por umas horas e explorar diferentes aspetos do trabalho.

5 fev.: 10.30h

>6 MP MB 3€

Região Porto

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALMEIDA GARRETT LIBERDADE DE IMPRESSÃO

Uma oficina de desenhos e técnicas de impressão para despertar o lado mais artístico

dos miúdos. Serão abordadas diferentes técnicas: gelatina, serigrafia, estampagem, carimbos, encadernação, entre outras. 28 jan., 25 fev.: 11h, 15h 6<12 MP 0€

CASA DA MÚSICA CANTO MEDO ESPANTO

Canções e medos juntos? A tempestade torna-se sinfonia e o amor a coisa mais natural do mundo. Ou seja, quem canta seus medos espanta. 15, 22 jan.: 10h, 11.30h 3m<6 MP MB 12€

MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO NUVENS CABELUDAS

As nuvens cabeludas do espetáculo “Pelos Cabelos”

•• 23 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023
QUANTUM PARKS • Lisboa e Almada • Trampolins, Parkour, Ninja, Piscinas de Esponjas num parque de diversões indoor, que combina o desporto e a adrenalina! – pague 1 e saltam 2.

situado num lugar onde todos têm cabelos exuberantes. Nesta oficina, descobre-se esse lugar a desenhar, dançar e mais! 25, 26 fev.: 10.30h >3 MB 10€

MUSEU DE LAMAS FOGAÇA OU FOGACEIRA?!

Elaboração de Fogaças ou compor “Meninas Fogaceiras” em forma de marcador de livro ou magnético? Uma sugestão para acabar uma visita temática em grande! Até 31 jan., 2.ª a 6.ª: 10h-12h, 14.30h-16.30h

ESPECIAL DIA DOS AFETOS

Este mês, o programa “A minha família vai ao Museu! E a tua?!” é dedicado ao “Dia dos Afetos”. Desafio: criar um Lenço dos Namorados, personalizado. 12 fev.: 15.30h >0 MP 4€

CONTOS E BIBLIOTECAS Região Lisboa

BIBLIOTECA MARIA KEIL MONSTRO DAS CORES

Uma visita-jogo que pretende ajudar a identificar as emoções associando-as às cores. Será que todos têm a mesma cor para a alegria, para o medo e para a raiva? Nesta atividade, cada um

vai escolher e registar as cores das suas emoções.

2.ª a 6.ª: 10.30h ESCOLAS >4 MP 0€

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO LENGALENGAR

Quem não se recorda das boas lengalengas que ouvia durante a infância? Miúdos e graúdos são desafiados a partilhar as que conhecem e a aprender novas cantilenas.

14 jan.: 14h 6<10 MP 0€

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO O MACACO DO RABO CORTADO

Um macaco mariola tinha vergonha do seu rabo. Foi ao barbeiro e, zut!, rabo para um lado, macaco para o outro. Depois, ficou maluco e fez macacadas - acabou em telhados de casas a tocar guitarra elétrica. 28 jan.: 11h >0 MP 0€

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE S. DOMINGOS DE RANA CONTOS À SOLTA >3

Libertar mimos e envolver as famílias em momentos únicos de fantasia. Os contos andam à solta para fortalecer os hábitos de leitura e encantar o público. Obs.: Sessão com interpretação em língua gestual portuguesa a 14 jan. 11 fev.: 15.30h-16.15h

CÃES & LIVROS >7

Atividades lúdico-educativas nas quais cada criança lê para um cão treinado para o efeito. O objetivo é promover o gosto pelos livros nas crianças, através do vínculo emocional que se estabelece entre a criança e o cão. Obs.: Para crianças com NEE. 4 fev.: 10.30h-12.30h >3 MP MB 0€

Fazer
4
OFICINAS E CURSOS • CONTOS E BIBLIOTECAS
DESPORTO E BEM-ESTAR
•• 24 •• ESTRELAS & OURIÇOS

Shhh… temos os segredos para lavar a roupa de toda a família!

Lavar a roupa de todos os membros da família nem sempre é uma tarefa fácil. Várias texturas, sensibilidades e cores tornam esta tarefa num ritual complexo, com cuidados especiais dedicados à roupa dos mais novos. Conheça os melhores produtos e as dicas, que tornam a rotina de lavagem mais cheirosa e eficaz.

Atenção ao tipo de pele

As peles mais sensíveis, à semelhança dos bebés e das crianças pequenas, merecem detergentes adequados. É importante selecionar produtos sem corantes, sem enzimas ou MIT (grupo de inibidores de bactérias, propenso a alergias). Da próxima vez que for às compras, escolha a gama de detergentes e produtos de limpeza para peles sensíveis da L’Arbre Vert!

Grandes e pequenas nódoas

Numa casa com crianças, as nódoas são inevitáveis. Brincar, correr e saltar implicam também sujar. Porém, o combate às nódoas não tem de ser um bicho de sete cabeças. Apostar em bons detergentes e tira-nódoas de confiança é essencial. Se precisar de deixar alguma peça de molho, não deve ultrapassar as duas horas, de modo a preservar os tecidos.

Respeito pelo meio ambiente

Atualmente, garantir um futuro mais sustentável para o planeta é uma das prioridades ao adquirir qualquer produto. A lavagem de

roupa não é exceção! Os detergentes e amaciadores devem ser, preferencialmente, de origem vegetal, com certificados ecológicos como o Ecolabel. Poupar os recursos do planeta é uma das grandes prioridades da marca L’Arbre Vert.

Combinar os produtos certos

A roupa mais bem perfumada e macia requer uma combinação simples de produtos. Além do detergente, é essencial apostar num bom amaciador, ainda para mais se a água usada na lavagem for bastante calcária. Este pequeno passo ajuda a preservar as roupas durante mais tempo, garantindo o máximo conforto em cada utilização.

Top secret: escolha a L’Arbre Vert

Desde 2003, a L’Arbre Vert oferece uma gama variada de produtos, focada no respeito pelo meio ambiente e pela saúde. Para a roupa, lavagem de loiça ou limpeza da casa, cada artigo responde às necessidades específicas do consumidor, numa abordagem ecológica e hipoalergénica. Com uma mãozinha da L’Abre Vert, o dia a dia em família nunca foi tão fácil!

CASA DA HORTA DA QUINTA DE SANTA CLARA CONTOS NA HORTA

MUSEU FUTEBOL CLUBE DO PORTO O MAIOR MÁGICO DO MUNDO!

No seu papel de criar e fortalecer o gosto pela leitura desde a infância, as bibliotecas oferecem, através das Horas do Conto, a narrativa da história oral e das histórias dos livros. Obs.: sessões com tradução para LGP 28 jan., 25 fev.: 15.30h-16.15h >4 MP MB 0€

BIBLIOTECA DE ALVERCA HISTÓRIAS “COMVIDA”

Os pequenitos são convidados a ver um pequeno vídeo com base nas ilustrações de um livro, acrescentando movimentos à história. No final, realizam uma atividade lúdica alusiva à história. 21 jan.: 15h 5<12 MP MB 0€ Região Porto

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALMEIDA GARRETT LER ANTES DE LER

A regra número um em magia é: os mágicos não se medem aos palmos! Quer isto dizer, que se podem medir às palmas? Conheça um universo de encantar com diversão sem idade. Esta é a primeira História com Magia para Dragõezinhos de 2023.

Obs.: 10% de desconto para sócios do FCP.

21 jan.: 11h 3<10 MB A partir de 5€

BIBLIOTECA ANEXA DE SÃO MAMEDE INFESTA MÃOS-À-OBRA!

Nesta oficina, as crianças desenvolvem as suas habilidades manuais e psicomotoras específicas, através do contacto com diversos materiais.

3.ª, 5.ª: 11h, 15h 6<12 MP 0€

BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA CONTAMOS CONTIGO!

Sessão de contos com elementos visuais e sonoros, músicas, canções e cantos de embalar. Um momento de estimulação sensorial para promover o desenvolvimento emocional e cognitivo.

1<3 MP 0€

Nestes serões, escolhe-se um livro e é então que os mais pequenos entram na história. Estas histórias, quase sempre simples e pequenos contos, são contadas de forma a despertar a imaginação e incentiva as crianças a entrar no mundo mágico dos livros.

3.ª a 6.ª, sáb.: 11h, 15h >4 MP 0€

BIBLIOTECA MUNICIPAL FERREIRA DE CASTRO AS VIAGENS DO ANIS

De forma lúdica e pedagógica, as famílias podem conhecer a biblioteca, através de uma visita guiada informal, bem como usufruir de momentos de pura diversão e aprendizagem. 4.ª a 6.ª: 10.30h-12h >3 MP 0€

DESPORTO Região Lisboa

JAYA AERIAL LAB UMA ESCOLA PARA VOAR

Uma escola singular que tem como objetivo principal desenvolver as artes aéreas em Portugal. Na aula Jaya Kids é feita uma introdução à acrobacia aérea: Tecido Vertical,

PARA BEBÉSPARA BEBÉS
Fazer
4
OFICINAS E CURSOS • CONTOS E BIBLIOTECAS • DESPORTO E BEM-ESTAR
•• 26 •• ESTRELAS & OURIÇOS

Trapézio, Lira e Corda, bem como às acrobacias de solo.

Sáb.: 11.15h-12.30h 6<13 MP 10€ a 40€

URBAN PARK AOS SALTOS NO URBAN PARK!

Saltos, piruetas e outros elementos gímnicos são realizados numa cama elástica com uma técnica precisa e um controlo perfeito do corpo. Preparados para viver uma experiência inesquecível?

2.ª a 6.ª: 18h-19.50h, sáb.: 9h-10.50h 6<16 25€ a 70€

COMPLEXO DESPORTIVO DE ALCABIDECHE KARATÉ PARA KIDS E NÃO SÓ

Sabia que o Karaté é para todas as idades? Das 18.15h às 18.55h há aulas “Pré-infantil”, das 19h às 19.40h “Infantil” e para os mais crescidos, a aula “Adultos”, das 10.45h às 21.15h. Preparados para obter o cinturão negro nesta modalidade?

Obs.: Adequado a pessoas com dificuldades cognitivas e motoras. 2.ª a 4.ª: 18.15h-18.55h, 19h-19.40h, 19.45h-21.15h

Região Porto

NORTE PADEL DE RAQUETE NA MÃO

Composto por quatro modernos campos de Padel e Estúdio de fitness, o Norte Padel é um espaço ideal para praticar a modalidade com todas as comodidades.

2.ª a 6.ª: 9.30h-21h, sáb., dom.: 9h-13h >6 A partir de 30€

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE CORRIDA PARA 2023

Resolução de Ano Novo: terminar uma corrida! A 5.ª Corrida de Ano Novo chegou e o programa inclui uma Kids Run, uma caminhada e uma corrida. As provas terão início na Avenida Eng.º Eduardo Arantes e Oliveira, terminando no mesmo local.

14 jan.: 15.45h-20.30h >0 MP 0€ a 10€

DIRETORA-GERAL

Madalena Nunes Diogo madalena.lampreia@estrelaseouricos.pt

DIRETORA EXECUTIVA Sofia Carvalho sofia.carvalho@estrelaseouricos.pt

DIRETORA-ADJUNTA Joana Leitão joana.leitao@estrelaseouricos.pt COORDENADORA

>3 20€
Explore outras atividades para brincar em família!
COMERCIAL E PROJETOS Elisabete Cortegano
TÉCNICA DESIGNER Sara Rosa MARKETING DIGITAL Joana Moura ASSISTENTE DE DIREÇÃO Conceição Fernandes REDAÇÃO Jéssica Fernandes, Matilde Dias ESTATUTO EDITORIAL http://estrelaseouricos.sapo.pt/
Nota: A revista Estrelas & Ouriços não se responsabiliza pela alteração de datas ou pelo cancelamento de atividades após o fecho desta edição. TOUR HIPPOTRIP • Lisboa • Diversão, riso e aventura, numa experiência turística pela capital, a bordo de um veículo anfíbio - 20% de desconto em viagens de 90 minutos. •• 27 •• JANEIRO | FEVEREIRO 2023
elisabete.cortegano@estrelaseouricos.pt FICHA
estrelas-e-ouricos/roteiro/roteiros-12523html IMPRESSÃO Jorge Fernandes Lda. R. Qta. Conde Mascarenhas N9 Vale Fetal, 2825-259 Charneca da Caparica TIRAGEM 30.000 | Depósito Legal 282257/08 ADMINISTRAÇÃO E DETENTORES DO CAPITAL SOCIAL Madalena Nunes Diogo (50%) Rita Gonçalves Pereira (50%) PROPRIEDADE, EDITORA E REDAÇÃO Estrelas e Ouriços, Lda. Edifício Impresa R. Calvet de Magalhães, 242 2770-022 Paço de Arcos tel.: 210 996 382/83 NIPC: 508 194 520 Empresa Jornalística nº 223 768 | Registo de Título nº 125 356

A pensar na falta de tempo dos pais, selecionamos um conjunto de artigos que vão do brincar à alimentação, passando pela leitura.

1

TRONCOS DE EMPILHAR Ludicenter

As 36 peças de madeira deste brinquedo de construção permitem construir padrões de jogo naturais e improvisados. Perfeito para trabalhar a exploração sensorial. 50,90 € 2

HIDRATAR COM ESTILO Volvo

Esta Garrafa Eco, com tampa em cortiça, tem pegada carbónica zero! É feita na Suécia, utilizando energias renováveis, e mantém a temperatura pretendida. 19,85 €

3

KIT INICIAÇÃO SMILEAT Smileat

A Smileat criou um Kit de iniciação para que os mais pequenos possam experimentar os mais variados preparados e sabores, sempre bio, sem aditivos, sal e açúcar. 13,90€ 4

NO MOMENTO PERFEITO Penguin

Parar para dedicar um momento a quem precisa não é perder tempo. É chegar no momento perfeito. Um álbum deslumbrante em torno da generosidade e da gratidão. 12,56€

5

SMALL FOOT - FOGUETÃO EM CARTÃO

O Sotão da Rita Este super foguetão personalizável promete uma viagem à lua, ou pelo menos uma viagem pelo mundo da fantasia! 44,99 €

Mercadinho SUGESTÕES ESTRELAS & OURIÇOS 5
1
•• 28 •• ESTRELAS & OURIÇOS
5 2 3 4
PACK KIDS € 5 /MÊS APENAS PRIME

GANHAR SUPERPODERES

Não há dúvida de que os pais são os heróis dos filhos. Para as crianças, poucas são as coisas que os superpais e as supermães não conseguem fazer. Ainda assim, é importante reconhecer que todos temos dúvidas e medos, que podemos esclarecer com a ajuda certa.

UTERUS

Porto • 934 338 827 • www.uterus.pt PARTILHAR

EXPERIÊNCIAS

Workshop presencial 16 jan.: 18h-20h

CINTRAMÉDICA

Sintra • 219 100 080 • www.cintramedica.pt PRÉ-PARTO E PARENTALIDADE

Curso presencial • 18 fev. a 25 mar.: sáb.: 9h-11h A Cintramédica apresenta um Curso de Pré-Parto e Parentalidade para preparar futuros pais e mães para os desafios desta etapa. A chegada de um membro à família é motivo de grande alegria, mas também de muitas dúvidas, nomeadamente quando se trata do primeiro filho. De forma simples, todas as questões terão resposta.

MP 200€

Os círculos de partilha de experiências de parto são encontros entre mulheres grávidas, mães, casais e profissionais de saúde, com o objetivo de falar sobre experiências de parto num ambiente de grupo.

A Uterus dinamiza o “Círculo de Partilha: Experiências de Parto” para conversar num espaço, despido de preconceitos.

MP 0€

ACADEMIA 108

Online • www.academia108.com

EDUCAR PARA AS TECNOLOGIAS

Workshop online • 21 jan.: 10h-13h

A Academia 108 dinamiza a 2.ª edição do workshop online “Crianças e Ecrãs – Educar para a Tecnologia”. As crianças de hoje nascem e crescem num mundo pautado pela tecnologia - os chamados “nativos digitais”. Nesta aula, percorrem-se as principais problemáticas e desafios associados à exposição tecnológica na infância.

MP 25€

Agenda
PROPOSTAS DE APOIO E ESCLARECIMENTO 6
de Pais
•• 30 •• ESTRELAS & OURIÇOS

Com o apoio:

SERÁ O SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS MUITO DISTINTO DO DOS ADULTOS?

Como as crianças não têm a mesma experiência e o mesmo vocabulário ou expressão emocional que os adultos, pode ser fácil passar ao lado de queixas de ansiedade. Para que tal não aconteça, é essencial que os cuidadores estejam disponíveis para acolher os sinais que as crianças lhes trazem, com empatia e sem julgamento.

RITA SANTOS

Psicóloga Clínica

Consulta da Ansiedade PIN Porto

Se olharmos para os comportamentos da criança de uma forma curiosa, talvez consigamos redirecionar o nosso próprio comportamento de forma aceitante e compreensiva destas emoções, de forma a ajudá-las e orientá-las. Desde cedo, as crianças são sensíveis à forma como os outros as percecionam e o cérebro humano foi desenhado para ser altamente sensível a sinais sociais como o tom de voz, o toque, as expressões faciais sendo altamente reguladores das suas emoções.

1. O primeiro passo é simples: ouvi-las! O simples ato de escuta pode prevenir que a ansiedade se instale. As crianças devem sentir-se compreendidas e é importante aceitarmos que, muitas vezes, não precisam de uma conclusão, de um conselho ou uma resolução - ser ouvido é suficiente. As crianças modelam o seu comportamento observando os seus adultos de referência, pelo que mantendo a calma e validando o que sentem, as crianças aprenderão que os pensamentos ansiosos ou as emoções mais desafiantes podem ser apenas ouvidas, compreendidas e acarinhadas, sem que tenham de ser afastadas.

INÊS LOIO

Psicóloga Clínica

Consulta da Ansiedade PIN Porto

2. Validar o que pensam e sentem e elogiar os esforços que têm feito ao tentar lidar com a sua ansiedade.

3. Estar atento às suas expectativas enquanto adultos - os medos e inseguranças das crianças não são os mesmos que os nossos, pelo que é necessário conhecer o desenvolvimento da criança.

4. Ajudar as crianças a reconhecerem e monitorizarem padrões de pensamentos ou de emoções que possam surgir quando se sentem ansiosas.

5. Aceitar o que as crianças estão a sentir num momento de ansiedade. É importante identificar as suas emoções e os pensamentos numa situação de stress, compreendendo que também a criança está em sofrimento e que, por vezes, nem tudo está ao alcance de ser resolvido.

Em casa, podemos utilizar diversos materiais e recursos que ajudarão a criança a sentir-se em controlo destes momentos mais difíceis ou desagradáveis. Contudo, a ansiedade poderá tornar-se desafiante nos diferentes contextos de vida da criança e, nesta situação, pedir ajuda a um técnico especializado, deverá ser uma opção a ter em conta para quebrar o ciclo.

CONSULTÓRIO DESENVOLVIMENTO EM FOCO 7
De que forma podemos ajudar as crianças com ansiedade?
•• 32 •• ESTRELAS & OURIÇOS