Page 1

Bibliografia-Manuais 7º/8º ano

Escola João Afonso de Aveiro Nome da empresa

Estrutura básica de um computador

Escola João Afonso de Aveiro

Rua das Pombas 3810-150 Aveiro Telefone: 234379920 Email: diretor@aeaveiro.pt.


Dispositivos de entrada Teclado– Permite ao utilizador introduzir dados utilizando teclas de várias tipologias (alfanuméricas, numéricas, de controlo e de função).

Rato– Permite controlar o movimento do cursor, o que torna importante para usar juntamente com software de ambiente gráfico. Com esta mesma função existem outros dispositivos, como os trackball e trackpad , muito utilizados em computadores portáteis.

Scanner– Usa a luz reflectida para ler os dados de uma folha de papel convertendo-os para o formato digital. Quanto maior a resolução, maior a qualidade da imagem obtida. Com um funcionamento semelhante ao do scanner existem os leitores de códigos de barras, muito utilizados em contextos industrial e comercial.

Microfone– Dispositivo que permite a introdução do som proveniente de uma fonte externa .

Página 2

Dispositivos de armazenamento (secundária) Disco externo: Uma unidade portátil ou disco rígido externo é uma parte muito útil do equipamento. Permite ao utilizador fazer backup ou armazenar informações importantes, isso, separado do disco interno. Documentos, músicas, filmes, imagens de disco, e até mesmo um backup do conteúdo de seu disco rígido interno principal, podem ser mantidos em segurança num disco externo. Outra vantagem de um disco externo, é que ele é portátil.

Discos Sólidos (pen drives) - Têm uma capacidade de armazenamento muito significativa, assim como uma rápida velocidade de acesso e gravação. Para além disso, a sua dimensão permite uma grande facilidade

Discos Óticos– CD, DVD e discos Blu-Ray são dispositivos digitais ópticos de armazenamento de informação. Neles podemos guardar filmes, música ou outros dados em formato digital.

Discos Rígidos – Consistem num conjunto de discos empilhados que possuem uma cabeça de leitura e escrita de cada lado. Permitem o armazenamento de uma grande quantidade de informação de rápido acesso. Página 7


Dispositivos de armazenamento (Principal) RAM (Random Access Memory) - É uma memória em que os seus conteúdos podem ser escritos ou lidos. No entanto, é volátil, ou seja, quando o computador é desligado, os conteúdos são perdidos.

Dispositivos de saída Monitor– Dispositivos que permite a visualização dos dados processados pelos dispositivos electrónicos. De acordo com as necessidades do utilizador, existem monitores com diferentes características (tamanho, resolução, entre outras).

Pr

ROM (Read Only Memory) - É uma memória apenas de leitura e de conteúdo permanente, ou seja, quando o computador é desligado, a informação é mantida.

Projetor multimédia– Dispositivo que, tal como o monitor, permite a apresentação de dados com grande ampliação.

Nome do

Pr

Cache – É um tipo de memória RAM mais rápida e mais cara, usada para o armazenamento dos dados mais utilizados pelo sistema informático, possibilitando assim o aumento de velocidade do equipamento.

Nome do produto ou Página 6

Impressora– Permite a apresentação dos dados em suportes físicos, como, por exemplo, o papel. Existem várias tipologias de impressoras, desde jato de tinta, matriciais e laser, com velocidades, resoluções e custo de impressão diferentes.

Colunas– Permitem a audição de sons gerados num dispositivo multimédia.

Página 3


Unidades de Sistema Motherboard- é uma placa de circulo que serve como base de instalação para os componentes de um computador. Na verdade, é o elemento mais importante de um computador; pois tem como função permitir que o processador comunique com todos os periféricos instalados com maior velocidade e fiabilidade.

Processador, ou CPU ( central processing unit)- é um circuito integrado constituído por milhares de componentes electrónicos que controlam e coordenam a actividade de outros dispositivos e componentes. De facto, é o principal responsável pelo funcionamento e desempenho do computador. A sua velocidade, medida em GHz, determina a quantidade de dados que é processada.

Chipset- é um componente constituído por circuitos integrados e tem como função controlar e gerir as ligações entre o processador, a memória e os demais componentes, recolhendo informações e enviando ordens de execução, de forma a que as tarefas sejam executadas adequadamente.

Página 4

Dispositivos de entrada e saída Modem- É um dispositivo electrónico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.

Placa de rede- Uma placa de rede é um dispositivo de Hardware responsável pela comunicação entre os computadores numa rede. A sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através de rede. As placas de rede à venda no mercado diferenciam-se pela arquitectura usada, taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou externa via USB). As placas de rede para Note-books podem ser on-board ou por uma placa PCMCIA.

Drives- Drivers são softwares ou conjunto de arquivos que contêm instruções para o sistema operacional detalhando a melhor forma de funcionamento de um determinado dispositivo de hardware. Cada dispositivo de hardware em seu sistema tem seu driver específico. Seu dispositivo de vídeo, de rede e de áudio, são alguns dos componentes que requerem drivers próprios.

Página 5

Estrutura básica de um computador  

Estrutura básica de um computador

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you