Issuu on Google+

Fevereiro de 2012 - INFORMATIVO - Nº 157

Débitos com o condomínio serão ajuizados neste início de ano; seu imóvel pode ir a leilão A Administração do condomínio informa aos senhores condôminos em débito que ainda resta uma oportunidade para negociar o parcelamento, mas que o prazo para tal se esvai rapidamente. A assessoria jurídica está sendo orientada a preparar as petições o mais rápido possível para ajuizar os débitos de condôminos em atraso com suas obrigações junto ao Condomínio. Seu imóvel corre o sério risco de vir a ser penhorado e levado à hasta pública. A experiência é pródiga em demonstrar que as avaliações sempre se realizam com base no valor venal e não no valor de mercado e quando leiloado o bem pode ser comprado por até menos da metade do preço, se vendido em segunda praça. Evite esse risco. A partir da distribuição da petição os devedores são penalizados com outros acréscimos que elevam substancialmente os valores das despesas tais como: depósito prévio, taxas judiciárias – distribuição, custos de diligência de oficial de justiça, custos cartoriais e honorários advocatícios, avaliação e publicação de editais de Praça, dentre outros Evite isso, mas não deixe para outra hora pois poderá ser tarde. Ainda há tempo para você evitar que seu imóvel seja gravado com mais ônus e até vendido por preço em muito inferior ao valor de mercado. Ligue no Condomínio, JÁ e se informe. Preserve o que é seu e de sua família.

Foto: Leandro Teles Um exemplar de Tamanduá Mirim, mostra a riqueza da fáuna do nosso Condomínio.

Galerias avançam

Celebração da Santa Missa será dia 10 de fevereiro. Pág. 05 IPTU com desconto de 20% pague em dia e concorra prêmios vencimento 10/02. Pág. 02

Aniversários Págs. 07 e 08 Pág. 03

Defensivo caseiro. Pág. 06


Página 02

Fevereiro de 2012 INFORMATIVO

Palavra do Síndico AOS CONDÔMINOS O início do ano, como já era de se esperar, veio com muita chuva, o que está causando transtornos aos condôminos que possuem lotes onde estão as obras de galerias. Peço a todos paciência neste período, estamos, na medida do possível, tentando amenizar os problemas causados pelas escavações. O objetivo é o beneficio de todos, por isso contamos com sua compreensão. Alerto aos senhores condôminos inadimplentes com a taxa de condomínio e chamada de capital, que a partir deste mês de fevereiro serão ajuizadas todas as taxas em atraso. Evite maiores despesas e problemas judiciais, procure a administração para quitar seus débitos.

Neste começo de ano serão 6 lotes que irão a leilão por falta de pagamento de taxas, não permita que o seu seja o próximo. Essa administração vem investindo todos os recursos arrecadados de forma transparente, com o objetivo único de transformar nosso condomínio em um lugar melhor para se viver. Estamos cumprindo nosso compromisso e esperamos que você cumpra o seu. Estamos esperando o fim da temporada de chuvas para início das obras da portaria, para amenizar os transtornos já causados pela outra obra (galerias). Esperamos neste ano de 2012 maior participação dos condôminos, participe, opine, critique... Leandro Teles – Síndico.

Pagando seu IPTU em dia você ganha desconto de até 20% e concorre a prêmios O vencimento para pagamento à vista ou em 5 parcelas, é 10/02 O Administração do Condomínio leva ao conhecimento de todos da existência da Campanha “Imposto Pago – Cidadão Premiado”, do Município de Sarandi. Para aquele que efetuar o pagamento de seu IPTU à vista ou parcelar em até 5 vezes, o prazo é 10 de fevereiro, o que dará direito a concorrer a valiosos prêmios mas é necessário que o contribuinte atente para alguns detalhes. Para o pagamento à vista o desconto é de 20% e para quem parcelar, de 10%. É obrigatório que no mês da data de cada sorteio, o cupom relativo ao sorteio seja destacado do carnê, quitado ou parcelado, após preenchido, seja depositado na urna própria instalada no Paço Municipal. Para ter validade o cupom não poderá apresentar rasuras.

Sorteios O 1º sorteio será dia 29 de fevereiro próximo, para o contribuinte que pagou à vista ou a primeira parcela. O 2º será dia 30 de abril; o 3º será dia 29 de junho; o 4º, dia 28 de agosto e o 5º, dia 21 de dezembro. Os sorteios serão realizados sempre no Paço Municipal às 17:00 horas. Na ilustração os prêmios que serão sorteados. No ano passado o condômino Carlos Rodrigues foi sorteado com uma câmera digital por duas vezes, fato noticiado por este Informativo.

EXPEDIENTE

TELEFONES ÚTEIS e E-MAIL

Informativo mensal do Condomínio Estância Zaúna. Jornalista responsável: Francisco Timbó de Souza. Fones: (44)3029-6389; celular (44)8402-6981e-mail: luciene_timbo@uol.com.br Impressão: Gráfica Famma Tiragem: 1000 exemplares

Síndico - 9973-1332 sindico@zauna.com.br Portaria fone/fax: 3268-2037 Jurídico: Dr. Wilson (44) 3026-6606 Jornalista: Timbó (44) 3029-6389 e 8402-6981


Fevereiro de 2012 INFORMATIVO

Página 03

Coluna Culinária Olá queridos condôminos Fevereiro é mês de festas, carnaval e até mesmo férias. Neste clima animado e festeiro, quero sugerir a receita de uma bebida refrescante, originária da Espanha e adaptada ao nosso paladar, espero que gostem! Ericka Lopes

Sangria 500 ml de Suco de Laranja 700 ml de Vinho Tinto Suave 2 Laranjas descascadas (sem a parte branca e sem sementes) e picadas 1 Maçã picada 1 xícara de Abacaxi em calda picado 1 xícara de Morangos frescos picados 1 xícara da Calda do Abacaxi 50 ml de Licor de Laranja Gelo à gosto.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma jarra de vidro grande e mexa bem, se quiser

BATATA GOURMET Shopping Mandacarú

acrescente folhinhas de hortelã e rodelas de laranja para decorar. Para preparar uma sangria sem álcool, substitua o vinho por suco de uva concentrado e tire o licor de laranja.

Execução da rede de galerias de águas pluviais avança dentro dos prazos Apesar das chuvas constantes em quase todo o mês de janeiro, a execução da rede de galerias de águas pluviais vem avançando dentro dos prazos contratados com o mínimo de transtornos para os senhores condôminos, no que diz respeito ao tráfego de veículos. A escavadeira vai abrindo as valetas e em seguida os tubos são colocados e cimentados. Após a colocação dos tubos e caixas, as valetas são aterradas e o tráfego no trecho liberado. Até a data do fechamento desta edição, 27 de janeiro, o avanço da rede no mês somou aproximados 880 metros lineares. Trechos executados O avanço da implantação da rede se deu nos seguintes trechos: Rua Sabiá: + 180 metros lineares; Rua João de Barro: + 200 metros; Rua Beija-Flor: 2 trechos, um de 120 metros e outro de 100 metros; Rua João de Barro (outro lado da Praça): + 140 metros; e Rua Rouxinol: 140 metros.


Página 04

Fevereiro de 2012 INFORMATIVO

Dicas Veterinárias Camila Pastório - CRMV/PR

10.128

Transporte de Animais No Brasil o transporte de animais está regulamentado pela lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que estabelece o novo código de trânsito brasileiro. Este código tem algumas especificações, ele proíbe o transporte de animais em caçambas abertas, com a cabeça para fora da janela ou no colo do motorista. Estas atividades são consideradas infrações e podem por em risco a vida e o bem estar de seu animal de estimação. Para transportar seu animal com mais segurança e dentro da lei, já existe no mercado pet caixas de transporte de vários tamanhos, grades protetoras ou cintos de segurança feitos especialmente para seu bichinho. No caso do transporte aéreo ou rodoviário de cães e gatos dentro do território nacional, também deve ser providenciada com antecedência a emissão de um atestado de saúde, por um Médico Veterinário devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Outras espécies de animais como aves, répteis e mamíferos exóticos,devem portar a Guia de Transito Animal (GTA), que certifica que o animal tem condições sanitárias para fazer a viagem, apresenta o destino do animal e a finalidade do transporte. Para obter a GTA, o animal deve passar por um exame feito por um Médico Veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), que emitirá o documento. Para transportes internacionais, é

necessário o Certificado Zoo-Sanitário Internacional (CZI), obtido por meio do Ministério da Agricultura, neste caso o médico veterinário poderá apenas fazer o atestado de saúde, que deverá ser entregue pelo proprietário do animal em uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para emissão do CZI. Tanto nas viagens nacionais quanto nas internacionais, cães e gatos com mais de quatro meses de idade também devemcomprovar a imunização contra a Raiva. Os animais devem ter sido vacinados pelo menos 30 dias antes da viagem ouno máximo há um ano. Assinado por um médico veterinário, o atestado ou carteira de vacinação deverá conter os seguintes dados: nome do laboratório produtor da vacina, tipo de vacina utilizada e lote da vacina. Em casos de viagens longas, leve sempre uma garrafa com água, faça várias paradas para que o animal possa andar e fazer suas necessidades e nunca deixe o animal preso dentro do carro em dias muito quentes. Jejum antes da viagem pode evitar que seu animal tenha náuseas ou vômito devido à movimentação do veículo. O uso de medicamentos deve ser reservado somente para casos especiais, por isso entre em contato com o médico veterinário de sua confiança e solicite uma avaliação. * A veterinária Camila Pastório atende na Clínica Propatas. Av. Alexandre Rasgulaefi, 4002 - Jardim Imperial - Fone: (44) 3263-6813 - Maringá-Pr.

Neste período chuvoso o mosquito transmissor da Dengue encontra na água parada o ambiente propício para sua propagação. Evite isso. A Dengue pode ser fatal. Todo cuidado é pouco.


Fevereiro de 2012 INFORMATIVO

Página 05

Reunião do Conselho debateu aceleração das obras de galerias, calçamento e portaria, inadimplência e aprovou contas do Condomínio A reunião dos Senhores Conselheiros realizada dia 16 de janeiro foi bastante produtiva e contou com as presenças do presidente do órgão, José Carlos Constantino, do secretário designado, Afonso A. Bandeira e dos demais conselheiros Marcos Costa Curta, João Dorival Martin e Tito Lívio bem como do Síndico, Leandro Teles. Pauta dos trabalhos Após conferência das atas anteriores, verificou-se as renúncias dos membros conselheiros Carlos Adélcio Cássia e Sebastião Ramos, por motivos particulares. Discutiu-se em seguida a questão das faltas de vários conselheiros, sem justificativas. Na forma estatutária (convenção do condomínio) as reuniões dependem da presença de no mínimo 4 membros para ser validada, constatando-se que a composição de titulares do Conselho deve ser de 7 membros, embora na Assembléia das eleições a lista tanto de titulares e suplentes tenha sido bem superior. O assunto seguinte tratou das obras em andamento e as já aprovadas em Assembléia: galerias, calçamento, nova portaria. O presidente do Conselho José Carlos Constantino indagou ao Síndico Leandro Teles sobre a previsão do início das obras do calçamento e o local onde será iniciada a colocação dos paver. O tema

foi bastante discutido com manifestações de todos os Senhores Conselheiros. Também a obra da nova portaria foi debatida quanto ao seu início, já que ela dispõe de recursos já providos por autorização de Assembléia. O Síndico Leandro esclareceu aos conselheiros sobre as medidas necessárias e que estão sendo tomadas para o início das obras. Outro ponto analisado foi o da inadimplência tendo o Síndico informado da possibilidade de ajuizamento de execuções já em março próximo. Contas aprovadas O último item da pauta foram as contas da Administração do Condomínio relativas ao mês de novembro/11. O conselheiro Tito Lívio foi indicado para analisar e dar parecer. Constatada a regularidade da documentação ele sugeriu a aprovação, o que ocorreu por unanimidade.

Transtornos de hoje assegura a tranqüilidade e segurança do amanhã A Administração do Condomínio vem de público pedir a compreensão dos Senhores Condôminos pelos transtornos, desconforto e alguns incômodos que as obras das galerias de águas pluviais estão ocasionando. Além disso, as constantes chuvas ocorridas contribuem para a formação de áreas com muito barro o que dificulta o trânsito. Em face das obras, não há como sequer serem procedidos reparos tipo operação tapa-buraco nas vias internas. A contrapartida aos transtornos de agora, é a segurança e tranqüilidade do amanhã, com as galerias e o calçamento, como também da nova portaria, isto sem falar na grande valorização e nos investimentos que haverão de nos transformar em Condomínio ímpar, em todo o Paraná.

Santa Missa dia 10 de fevereiro - chácara Beviláqua Em razão das férias do Padre Adacílio, no mês de janeiro não foi celebrada a Santa Missa, como em anos anteriores. A celebração será dia 10, na chácara Beviláqua. Convite O casal de condôminos Profa.Débora/Luiz Beviláqua convida a todos os fiéis católicos e condôminos, para que venham, participar da celebração da Santa Missa no dia 10 de fevereiro, às 20:30 horas, na chácara Beviláqua, sita na Rua Garça, nº.4446, Lote 04, Quadra nº.04, no alto do Condomínio, proximidades da caixa d´água. O casal agradece desde já a todos que venham participar do ato de fé cristã.


Página 06

Fevereiro de 2012 INFORMATIVO

Defensivo caseiro (Parte II) Dando continuidade ao artigo passado continuamos com outras receitas, lembrando que apesar de serem produtos caseiros deve se manter cautela na aplicação destes, como das aplicações de produtos comerciais, mantendo longe de animais de estimação e crianças.

Baratas 2 partes de ácido bórico 1 parte de açúcar 1 parte de cebola amassada 1 parte de farinha de trigo 1 parte de farinha de mandioca Modo de fazer: misturar os ingredientes e colocar em latinhas. Lagartas, pulgões e cochonilhas 20cm de fumo de rolo 1 litro de água Modo de fazer: picar o fumo e deixar curtir na água por 48 horas; depois coar, diluir em 10 litros de água e pulverizar. Lesmas e caracóis Armadilha A Fazer armadilhas com latas de azeite abertas de um lado, aproveitando o final do azeite; adicionar sal e um pouco de cerveja na lata e espalhar pela horta. As lesmas serão atraídas para dentro das latas. Depois, é só eliminá-las. Armadilha B Colocar sacos de aninhagem molhados no leite entre os canteiros atacados, por dois dias. Após este período, retirar as armadilhas e eliminar as lesmas. Formigas saúvas Plantar gergelim no terreno. Pulgões 30g de pimenta malagueta 1 litro de água Modo de fazer: triturar no liquidificador com um pouco da água, coar e completar para 1

litro. Receita B 4 dentes de alho 1 litro de água Modo de fazer: esmagar os 4 dentes de alho e deixar curtir na água por 12 dias. Após este período, diluir em 10 litros d’água e pulverizar. Calda viçosa É uma calda para controle de doenças de plantas que age também como adubo foliar. A base é a calda bordalesa, acrescida de sais de cobre, zinco, magnésio e boro. Para o preparo de 10 litros, deve-se usar: ñ 50 g de sulfato de cobre ñ 10 a 20 gramas de sulfato de zinco ñ 80 gramas de sulfato de magnésio ñ 10 a 20 gramas de ácido bórico ñ 50 a 75 gramas de cal hidratada Misturar a cal na metade do volume de água. Na outra porção de água, dissolver os sais minerais. Ir misturando aos poucos a solução de sais, jogando-a sobre a água de cal sob agitação constante. A cal é a mesma que se utiliza para pintura de paredes e os sais minerais não podem estar úmidos. A calda tem um pH final entre 7,5 e 8,5 (usar papel tornassol ou peagâmetro para verificar o pH da mistura) e apresenta uma cor azul. Os vasilhames devem ser de plástico pois os metais são atacados pelos sais. As sobras não devem ser guardadas, desse modo, deve-se calcular com cuidado a quantidade a ser utilizada. Coar antes da pulverização.

Biografia : site Embrapa - informe técnico n° 30 PESAGRO-RIO * Escrito por: Carlos Eduardo - Biólogo - Técnico do Lab. de Mata Ciliar do NUPELIA/UEM

Classificados Vendas: *Chácara 4.000m2 com muitas benfeitorias, pomar, etc., alto do condomínio (44) 3228.8063 e 3041.4555 *vendo ou troco por Apartamento em Maringá – 4.000m2, (44) 9931.3860 e 3663.2376 * Lote 17 da Quadra 05, 4.937m2, plana, sem benfeitorias. (44) 9125.5064 * Chácara 8.640m2 com benfeitorias ou apenas 4320m2, sem benfeitorias (44) 3222.1200 – Creci J2854 * Chácara 3.356m2, sem benfeitorias. (44)

3033.3333 - Creci 3634 * Chácara 4.500m2 – Benfeitorias – estrutura lazer (44) 3222.8930 - Creci 1180-J * Chácara 4.182m2 – aceito proposta (44) 3225.5858 – Creci 2564-J * Chácara 3.000m2 (44) 3032.3232, Creci 4108-J * Chácara com benfeitorias, ótima localização. (44) 3032.3100, Creci, 3051-J * Chácara sem benfeitorias, 4.753,91, (44) 4009.1999, Creci, 3950-J * Chácara com benfeitorias, 3.565,74m2, (44) 4009.2000, Creci 3614-J

* Chácara com benfeitorias, 4.000m2, (44) 4009.2000, Creci 3614-J * * Excelente chácara: área de 8.900m2 com mata ao fundo, sem benfeitorias. Lote 7, Quadra 2. Interessados ligar para Valdemir (44) 3263-9527/ 9929-1813 *Chácara com benfeitorias, excelente localização. Tratar pelos fones: 32257566 ou 3028-4799 *Chácara - 6.300 m² com benfeitorias - fone: (44) 3269-7585 - CRECI-J-3707 * Para comprar ou vender chacaras na zauna com ou

sem construção ligue Pedro fones: 3268-1809 Creci 15,267 * Chácara com benfeitorias 9.000m2 de área, pomar, mina, etc., fone: (44) 30414649 - CRECI. 18158-F * Chácara sem benfeitorias em área de 3.193,68m2, próxima a belas residências, fone: 30289500 - CRECI J-1061 Locação *Excelente moradia, entrada condomínio (44) 9116.3355 *Ótima localização, aluguel+ tx. cond. e IPTU (44) 3228.6997


Fevereiro de 2012 - INFORMATIVO

Página 07

Condômino Alcides Romano reúne amigos e ex-futebolistas para comemorar aniversário A chácara Camisa 10 foi palco de festiva dia 29/janeiro, para comemorar o aniversário de seu proprietário, empresário Alcides Romano, com presença de seus funcionários, amigos e ex-futebolistas (dos anos 60), ao som de música ao vivo a cargo da dupla Darlei e Sabrina com canja do Marcão. A esposa do aniversariante, dona Maria Inêz comandou os preparativos com a equipe (pessoal da cozinha, dona Lúcia e Vera e os churrasqueiros –Carlinhos e Irmi Romano) e depois, agradeceu a todos os presentes, amigos e parentes. Após uma oração a cargo de Bianca Arrabal, foi servido o almoço. Ex-futebolistas O condômino Alcides Romano mandou instalar no amplo salão de festas da chácara, fotografias dos times e faixas por campeonatos conquistados, onde jogou como amador (Castelo Branco - goleiro e depois

centro-avante, que na época se chamava Iroi), Sociedade Esportiva Umuarama, e em Maringá, Telefônica Esporte Clube e Operário Esporte Clube e na Seleção Amadora de Maringá dos anos 70. Presentes os ex-futebolistas da época, Jair C. Coelho, Zé Maria e Tonico, que com o aniversariante compu-

seram a seleção amadora dos anos 70, de Maringá.

S O C I A L - Aniversários

Luciana Lopes M. Guelles, na foto com o esposo Robson e as filhas Mariana e recebe os parabéns neste 18/02.

Leonardo Sona da Silva, (Chácara Sonho Meu) comemora idade nova dia 28/02 quando recebe os parabéns.

Benevides Rocco comemora idade nova neste 13/02 quando recebe os cumprimentos dos familiares e amigos. Parabéns

Registros

Rafael H. Mateus Alves filho dos condôminos Terezinha/ Osnil Alves comemora idade nova dia 1º de fevereiro.

Dona Ercília Fonseca dos Santos recebe os parabéns do marido João Bernardo, familiares e amigos neste 10/02.

Gabriel Madeira, 01/02 - * Gracilene C. Dalla Costa, 09/02 - * Bruna Victor, 14/ 02 - * Antonio J. Almeida, 21/02 - * Camila P. Veltrini e - Flaviano Belinatti G. Perez, 28/02; - Lourdes Lopes,sogra do Síndico Leandro Teles, aniversaria neste 14/02.


Página 08

Fevereiro de 2012 INFORMATIVO

S O C I A L - Aniversários

Flávia A. D. Costacurta recebe parabéns dia 05/02.

Ana Paula Garcia Vitoriano, filha dos condôminos Odair/ Ivonete e aluna do último ano do curso de Farmácia da UEM, cumpre estágio curricular na cidade de São Jerônimo RS, no Laboratório Multilab, recebe cumprimentos neste 15 de fevereiro, pelo aniversários.

O casal de condôminos Ivonete/Odair Vitoriano comemora 26 anos de feliz união conjugal neste dia 01 de fevereiro reunindo os amigos na magnifica chácara na Estância Zaúna para os cumprimentos.

A advogada Juliana Schiavon, filha do casal de condôminos Marlene/Laurindo Schiavon, recebe os parabéns dia 1º de fevereiro. Na foto com a filha Isadora.

Carlos Roberto Veltrini recebe os cumprimentos, neste dia 19 de fevereiro, pela passagem de sua data natalícia.

Flávia Cordovil na foto com o filho Arthur comemora idade nova neste 24 de fevereiro. Ela é filha do casal de condôminos Fábio/Dona Dorise.

Dona Maria Lúcia G. de Souza recebe os parabéns pelo aniversario neste 25/02.

Sueli Aparecida da Silva Martin recebe os cumprimentos dos amigos e familiares dia 17 de fevereiro, pela passagem de sua data magna. Seu esposo João Dorival promete uma festa.

Koiti Hiradai comemora idade nova dia 28 de fevereiro r e c e b e parabéns da esposa, filhos e amigos.

- Construímos piscinas em Fibra, Vinil ou Alvenaria; - Produtos químicos e equipamento para piscinas; - Aquecedor Solar.

- Disk entrega: 3034-1112 Av. Colombo, 7.130 - Maringá - PR.


Informativo Fevereiro de 2012 - Estância Zaúna