Page 1

Julho de 2011 Ano XII - Ed. 139 R$ 6,00

TCE-PB suspende licitação da comunicação

João Pessoa comemora 426 anos


2  | Julho 2011


ÍNDICE Fundador Bosco Gaspar Diretor Presidente Manoel Raposo Diretor Administrativo Viviane Raposo Diretor Financeiro Marcelo Raposo Diretor de Circulação Alcides Santos Contato Sales Ferreira Editor Responsável Manoel Raposo Redação e Colaboradores Ampliar PB Bosco Gaspar Sebastião Barbosa Thereza Madalena Cleane Costa Sandro Galvão Josinato Gomes Fernando Caldeira Des. Serpa Assis Camelo Júnior

Foto: Augusto Pessoa

CAPA

Programação do Caminhos de Frio atrai turistas à PB

14

Projeto Gráfico e Diagramação Ampliar PB contatoampliar@hotmail.com Foto de Capa: Augusto Pessoa (Bananeiras: Cachoeira do Roncador) Impressão Gráfica A União Tiragem 5.000 (cinco mil) exemplares Esta revista circula em todo Estado da Paraíba. É um produto de publicação jornalística de responsabilidade MR Comunicações Ltda. CNPJ: 07.175.974/0001-55 mrcomunicacaoltda@yahoo.com.br Rua João Vieira Carneiro, 516 Bairro Pedro Gondim João Pessoa - PB Fones: (83) 3243-7150 / 9981-4673

ESPECIAL

Um passeio pelos engenhos da Paraíba Bastidores - Manoel Raposo - Pág. 04 Municípios - Conceição, João Pessoa, Mataraca, Baraúna, Cubati, Sossego, Bananeiras, Sapé, Juazeirinho Ibiara e Livramento - Pág. 21 Social - Thereza Madalena - Pág. 34 Turismo - Sebastião Barbosa - Pág. 36

06


Bastidores

Manoel Raposo - Jornalista| mrcomunicacaltda@yahoo.com.br

A VEZ DE REGINALDO

BIRA

Enquanto o procurador do Estado, Reginaldo Pereira, obtém a primeira colocação em pesquisa para prefeito de Santa Rita, realizada por uma revista da Capital, o seu mais ferrenho adversário, atual prefeito Marcus Odilon, é condenado pelo Tribunal de Contas a devolver aos cofres do município mais de 500 mil reais. Esse fato pode ajudar muito o candidato Reginaldo Pereira, que já tem a garantia de não enfrentar Marcus Odilon no próximo ano por absoluta falta de condições legais.

Enquanto o governador Ricardo Coutinho antecipadamente sugere um nome do PSDB para compor a chapa do prefeito Luciano Agra, o vereador Bira Pereira, do mesmo esquema do prefeito e do governador RC, defende um nome do PT para vice de Luciano. O fato tem maior importância porque retira dos demais aliados DEM, PSD, PP, PTB, PDT e outros a possibilidade de fazerem parte da chapa de Luciano Agra no próximo ano.

CONFIANÇA

O deputado Lindolfo Pires (DEM) agora na chefia da Casa Civil do Governador, tem todas as condições de realizar um bom trabalho naquela pasta, tendo em vista a grande vivencia que ele tem no trato com a classe política. Lindolfo já pegou o “estilo” de governar de Ricardo Coutinho e agora tudo ficará mais fácil. Não se sabe como ele vai se comportar quando tiver que resolver um problema do interesse do deputado Zé Aldemir, do mesmo partido e da mesma região política.

Reina grande expectativa e confiança na população do Vale do Piancó, em relação ao governo de Ricardo Coutinho. A assinatura de ordem de serviços para a implantação de asfalto em várias rodovias da região deixou a população em “estado de graça”, porque outros governadores também prometeram e chegaram até a assinar ordem de serviços que nunca foram concretizados. Pelos menos agora as máquinas já estão trabalhando.

ADEMIR MORAIS Mesmo sem contar com a parceria do governo, o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, conseguiu realizar uma das maiores festas juninas do Estado, justamente no ano em que o evento atingiu aos 69 anos de existência. A prefeitura manteve a tradição e o povo compareceu em massa durante os 4 dias de festejos juninos, onde diversos grupos musicais desfilaram pelo palanque armado pela prefeitura. O prefeito Ademir Morais bancou o São João de Santa Luzia sem comprometer os compromissos com a manutenção da máquina administrativa e os serviços essenciais do município.

ITAPORANGA Outro prefeito que também realizou uma grande festa junina foi o de Itaporanga, Deijaci Brasileiro. Sem contar com ajuda do governo estadual, a Prefeitura realizou três dias de festas a população lotou a avenida Getúlio Vargas. O que chamou a atenção foi o fato do prefeito haver usado o palanque onde as bandas se apresentaram para fazer um discurso de mais de 10 minutos sem ser vaiado. 4  | Julho 2011

LINDOLFO PIRES

RÔMULO A tranquilidade com que o vice-governador Rômulo Gouveia trata os problemas políticos que lhe são afetos revela que seu novo partido, o PSD, está consolidado. Com seu sorriso largo e gestos afetuosos, Romulo recebe a todos que o procuram e ainda lhe resta tempo para uma vez ou outra dar uma cutucada no seu mais novo adversário, senador Cícero Lucena.

JOÃO HENRIQUE O deputado João Henrique (DEM) aproveitou todo o período de recesso da Assembleia para visitar amigos e correligionários nos mais diversos municípios do Estado, especialmente no Cariri paraibano. Não se descuidou, porém, de juntamente com a prefeita Edna Henrique, participar de todas as inaugurações de obras construídas pela Prefeitura de Monteiro. Dizem que Monteiro está transformada num verdadeiro canteiro de obras.


ACONTECEU NO LEGISLATIVO... Presidente fala de agenda positiva, CCJ e votações No retorno das atividades da Assembleia Legislativa da Paraíba, o presidente Ricardo Marcelo (PSDB) concedeu entrevista e falou sobre diversos temas, entre os quais a Agenda Positiva para o segundo semestre, apuração do grampo telefônico e tramitação do projeto do Poder Executivo que trata da permuta do terreno da Acadepol.

pela sociedade e pelos interessados. E a Assembleia, como a Casa do Povo, não vai se omitir dessa discussão”, disse o presidente Ricardo Marcelo. Segundo ele, o projeto tramitará na Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da ALPB e depois de concluídas todas as instâncias, a matéria será colocada em plenário para a devida votação.

Agenda Positiva

Presidência da CCJ

O deputado estadual Ricardo Marcelo afirmou na ocasião que convocaria reunião do Colegiado de Líderes com o objetivo de pautar as ações da “agenda positiva” para o segundo semestre. “Além também de tomar algumas decisões que são de extrema importância para o bom andamento da Casa”, destacou ele. Desde o início da atual legislatura a ALPB tem debatido através da Agenda Positiva temas de interesse da sociedade paraibana e que segundo o presidente continuarão a pautar a atuação dos deputados.

Permuta do terreno

“Esse é um tema que vem sendo amplamente discutido

Ricardo Marcelo disse que espera que a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) seja concedida ao deputado que tenha condições reais de não só tomar as decisões pertinentes da CCJ, mas também de fazer da melhor forma as avaliações dos projetos que tramitam na comissão. “Acredito que a CCJ tem 7 membros que são plenamente capazes de escolher seu presidente”, declarou o presidente.

Grampo telefônico

Sobre a apuração dos responsáveis pelas escutas telefônica e ambiental descobertas no último mês de maio no gabinete da Presidência da Casa, o presidente afirmou que o caso foi entregue ao Ministério Público Estadual. “Temos a consci-

ência plena da responsabilidade do Ministério Público que tem capacidade para tal. Estamos aguardando a conclusão e creio que eles estão à altura de resolver o problema”, enfatizou.

Comissão para visitar regiões afetadas pelas chuvas

O presidente falou ainda sobre a formação de uma comissão para que sejam realizadas visitas e verificadas in loco a situação dos municípios afetados pelas chuvas. “Queremos verificar os danos causados e dar nossa contribuição para a população desabrigada e carente no Estado”, revelou. Fonte: Carolina Pacheco

Julho 2011 |  5


Caldeirão político

Fernando Caldeira

Ricardo:

o passado recomenda Sempre ouvi os mais experientes afirmarem que para se conhecer um político era preciso olhar o seu passado. Nele, argumentam, vamos encontrar marcas de ações, atitudes, gestos, propostas e comportamentos que identificam a sua personalidade de homem público. Olhando por esse prisma, dá para seguramente se confiar na honestidade e seriedade públicas do governador Ricardo Coutinho. Alguns mandatos como vereador de João Pessoa, alguns como deputado estadual da Paraíba, duas vezes prefeito da capital e nada, absolutamente nada existe no seu passado que o comprometa ética e moralmente na administração publica. Nada de contas reprovadas, de processos administrativos, de certidão positiva em Ministério Público ou Tribunal de Justiça, CGU, Tribunal de Contas da União, nada que manche seu passado de homem público. Com esse currículo, sinceramente, não acredito nem me parece que agora como Governador o sr. Ricardo Coutinho decida desmerecer e enodoar passado tão pouco costumeiro na vida pública nacional, que nos orgulha enquanto paraibanos. Assim, não consigo identificar algo que venha comprometer a idoneidade do governo nessa permuta de terrenos entre Estado e iniciativa privada. Além de não ser algo novo no dia6  | Julho 2011

a-dia administrativo, tal troca, de um lado, proporcionará ao Estado a construção de uma nova Academia de Polícia (Acadepol) e, de outro, a construção de um shopping center em Mangabeira, o bairro mais populoso de João Pessoa, com a geração direta de 2.500 novos postos de trabalho na cidade, num investimento de aproximadamente 200 milhões de reais. Segundo o próprio Governador, qualquer diferença de avaliação de um terreno para o outro (avaliação esta que será feita pela Caixa Econômica Federal) a iniciativa privada se obriga a pagar 100% desse valor. Ademais, pela troca, obrigase a iniciativa privada a construir uma nova Acadepol, Academia de Polícia, uma nova Central de Polícia e um novo Instituto Médico Legal (IML), entregando-os prontos ao Estado. Não vejo, assim, como possa ser contestada tal transação, a não ser pelo viés político-partidário que estimula a oposição e que, infelizmente, se sobrepõe aos interesses econômicos de João Pessoa e da Paraíba. A oposição cabe a função fiscalizatória, sem dúvida e, em caso de confirmação de algum ilícito, a função denunciatória, para que dela o Ministério Público possa iniciar as devidas investigações e consequentes arguições judiciais. Contudo, cabe seriedade nessa função.

Parque Parahyba O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), voltou a falar sobre a desapropriação do Aeroclube, no Bessa, e surpreendeu a todos informando que dentro de dois meses, aproximadamente, tudo deverá estar resolvido amigavelmente. Bom pra todos, principalmente para os moradores daquela área, que se livram de um perigo e, em contrapartida, ganham um parque!

Uma resposta brilhante Millôr Fernandes lançou um desafio através de uma pergunta: - Qual a diferença entre “político e ladrão?” E chamou muita atenção a resposta enviada por um leitor: - Caro Millôr, após longa pesquisa cheguei a esta conclusão: “a diferença entre o político e o ladrão é que UM eu escolho e o OUTRO me escolhe. Estou certo?” Fábio Viltrakis, Santos-SP. Eis a réplica do Millôr: - Puxa, Viltrakis, você é um gênio... Foi o único que conseguiu achar UMA diferença!!! Kkkkkkkkkkkkkkk...

Só mídia O tal Pacto pela Paraíba, que seria a união da bancada federal paraibana para fortalecer os pleitos do Estado em Brasília, até agora não rendeu fruto algum. Só mesmo muitas fotos para encher páginas de sites e jornais. Foi só blá, blá, blá.


Vital senador

Mil e uma voltas Wilson Braga e Tarcísio Burity aliados. Mariz e Marcondes Gadelha aliados. Hervázio Bezerra e Ricardo Coutinho aliados. Definitivamente, nunca é palavra que não existe em política!

Radiozona Faça-se justiça: o senador Vital do Rêgo Filho (Vitalzinho – PMDB) tem sido um operante carreador de benefícios para inúmeros municípios da Paraíba. Além disso, tem participado com altivez de importantes discussões no Congresso Nacional que dizem respeito ao país, principalmente como Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Senado Federal. Vai longe!

À boca miúda Um jornalista que usou um veículo de comunicação desbragadamente contra a candidatura Ricardo Coutinho ao Governo do Estado, depois da eleição, encontrou-se com o governador eleito num conhecido restaurante de Brasília e, querendo agradar a quem tanto combateu, estendeu-lhe a mão dizendo: “Parabéns Ricardo, você ganhou!” E ouviu, ato contínuo, do governador: “E você perdeu!” E foram jantar em mesas separadas.

Ameaça ou promessa? O vereador pessoense Geraldo Amorim (PDT) tem uma forma diferente de demonstrar suas prioridades na vida pública: “não me elejam prefeito porque vou gastar metade com saúde e outra metade com educação,” costuma dizer. Que bom seria, né?

A diferença do rádio paraibano, atualmente, é sem dúvida o programa Radiozona, da Miramar FM – 107.7 Khz / João Pessoa, com Marcelo Piancó e Cristovam Tadeu. É riso garantido!

Rômulo, o interessado O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Paraíba, Rômulo Soares de Lima, tem demonstrado demasiado interesse na permuta de terrenos entre Estado e iniciativa privada nos bairros do Geisel e Mangabeira, questionando-a como ilegal. O que não se sabe é se Rômulo está ou não em campanha política visando o pleito de 2012 ou a serviço da política oposicionista paraibana, recém filiado que é do Partido Social Cristão (PSC), do ex-deputado Marcondes Gadelha, que no dia de sua filiação, em maio último, declarou: “o perfil do nosso novo presidente municipal de João Pessoa se encaixa nos propósitos de crescimento e fortalecimento do partido que estamos implementando,” revelou ele em relação ao presidente do Creci.

Julho 2011 |  7


ESPECIAL

Os engenhos e as A rapadura extraída da cana-de-açúcar também é feita nos engenhos onde são produzidas as cachaças

8  | Julho 2011


cachaças do Brejo Por Hilton Gouvêa hiltongouvea@bol.com.br

Os Engenhos do Brasil eram proibidos de produzir cachaça sob pena de confisco e prisão. A carta régia de 1639 previa isso. Ao ter liberada a sua fabricação anos depois, a cachaça saiu das senzalas – inicialmente carregando o estigma de bebida de escravos – para as festas reservadas da casa grande, passando a regalo dos senhores de engenho e seus seletos convidados. Em 1756, já figurando entre as mercadorias que contribuíam para a reconstrução de Lisboa (destruída em 1755 por um terremoto), por causa da sua alta taxação, a cachaça conquistou importância e até chegou a competir, na preferência dos consumidores, com os vinhos de Porto. No Século 19 o consumo da cachaça já era tão popular no Nordeste, que José Félix de Azevedo e Sá, vice-presidente da Província do Ceará, fazia seus brindes ao Movimento Republicano com cachaça. A cachaça do Brasil nasceu de um acaso. Ao fabricar o açúcar, os escravos cozinhavam o caldo dos caules esmagados, até transformálo em melaço. Daí surgia um caldo mais grosso, chamado de cagaça, rotineiramente servido aos animais juntamente com outros resíduos da cana. Acredita-se que um escravo experimentou o líquido fermentado, gostou e a distribuiu com os companheiros. Propositalmente alguns tachos com esse líquido eram guardados dentro dos engenhos, mas o calor fazia o fermento produzir evaporação, da qual caíam pingos que os escravos aparavam na boca. As-

sim teria surgido o nome de “pinga”. E a denominação de aguardente teria o mesmo histórico procedimento, só que os pingos da evaporação caíam sobre as cicatrizes dos escravos, provocando um sublimado ardor. No Século XVI, alguns escritos já descreviam a pinga como “vinho de cana”, somente consumido por escravos e nativos. Algumas cachaças da Paraíba, apesar de famosas, não têm ainda denominação comercial e são conhecidas pelos nomes dos engenhos onde são produzidas: é o caso das cachaças Avenca, Coitezeiro e Baixa Verde, em Serraria, todas de fabrica-

ção inteiramente artesanal. Nesta região alguns engenhos sequer mudaram de donos, nos últimos 100 anos. É o caso dos Engenhos Avenca e Coitezeiro, em Serraria. O Coitezeiro funciona desde 1904. Era seu dono Francisco Duarte dos Santos, bisavô do ex-deputado Valdir dos Santos Lima. Além do Coitezeiro, Francisco possuía mais nove engenhos, depois herdados por seu filho, Elvídio Duarte dos Santos Lima. Hoje é administrado por herdeiros. Elvídio adquiriu o Engenho Avenca e deixou-o para os filhos. Atualmente, pertence ao empresário Luciano dos Santos Lima, um de seus netos.

Julho 2011 |  9


ESPECIAL

MELHOR CACHAÇA DO BRASIL, SEGUNDO ESPECIALISTA A produção de cachaça na Paraíba – a maior parte em alambiques –obteve crescimento razoável nos últimos cinco anos. É que esta bebida, agora, é consumida pelas classes A e B, quando antes era exclusiva das classes C, D e E. Outra, que os produtores, agora, contam com parceiros estratégicos – Sebrae, Governo Estadual, Senar, Senai e UFPB, além de Prefeituras, daí a melhoria de qualidade do produto, que atualmente é consumido em todo o mundo. “A Paraíba não fica devendo nada a ninguém quando o assunto é cachaça, pois é o estado que exibe uma das maiores qualidades do destilado no Brasil”, diz um dos maiores especialistas em produção de cachaça no País, o professor da UFPB Carlos

Barreto, proprietário do Restaurante Cachaçaria Brasil, em Areia, a 142 Km da Capital. Segundo ele, no mercado paraibano existem mais de 200 marcas de cachaça em comercialização. A história da Paraíba e do Brasil se confunde com a dos engenhos. Dessas pequenas fábricas de açúcar, cachaça e rapadura instaladas no ermo, nasceram os pioneiros núcleos residenciais, que deram origem às grandes cidades brasileiras. Na Paraíba, o primeiro engenho fundado foi o de El-Rei, em Tibiri de Cima, pelo nobre português João Tavares, que trouxe de Itamaracá-PE, a semente da cana-de-açúcar paraibana. No ano de 1610 a Paraíba já contava com 12 engenhos, cuja produção era capaz de suprir 22 barcos

de açúcar (120 toneladas) ao ano. Convém citar, com orgulho, que o açúcar então produzido por aqui, era o de melhor qualidade no Brasil, pois como a Paraíba era uma capitania criada com o dinheiro da Coroa Portuguesa, as exigências eram grandes para a montagem de um engenho. De acordo com Horácio Tavares, só montava engenho quem era bem apatacado, possuía o mínimo de 50 escravos, 30 juntas de boi, 80 homens de luta, muita terra e condições de importar maquinários e outros adereços industriais. Os donos de Engenhos paraibanos abusavam no uso do veludo carmesim, ao custo de 300 cruzados o vestido, e possuíam muito de ouro e prata em uso caseiro, tal era a riqueza em que viviam.

AÇÚCAR DE PRIMEIRA QUALIDADE DESDE O DOMÍNIO HOLANDÊS Como o açúcar se tornou iguaria cara e rara na Europa, os engenhos evoluíram tanto na terrinha que, em 1635, Servais Carpentier, primeiro governador holandês da Paraíba, contabilizou 18, sendo seis movidos a água e 12 por juntas de boi. Em 1640 o número de engenhos aumentou para 120, todos moentes, inclusive o Morgado Salvador do Mundo, fundado em Araçagi, no Brejo, por Duarte Gomes da Silveira (em 1639).

10  | Julho 2011

Os engenhos começaram a se espalhar mesmo pelo Brejo após 1755, com a chegada a Guarabira do português Antonio da Costa Beiriz. Ele tornou-se próspero e foi imitado por outros, sendo um deles Francisco de Miranda Henriques, que ao deixar o governo da Capitania, se instalou em Areia, com o engenho Bolandeira, em 1765. Diante de informações incontestáveis como essas, pode-se calcular que o primeiro engenho fundado na região do Brejo foi em 1761. Os engenhos implantados no Brejo, a partir da segunda metade de Século XVIII, seguiram os moldes operacionais e de arquitetura dos similares litorâneos, mas em pequena escala, pois não exibiam suntuosidades. Mas o engenho brejeiro fez nascer uma peque-

na burguesia – denominada aristocracia rural – e alcançou certa importância econômica, nas áureas épocas do açúcar, como os engenhos Vaca Brava (Areia), Goiamunduba (Bananeiras), Olho D’água e Bujari (Alagoa Nova), Avenca, Baixa Verde e Coitezeiro (Serraria). O historiador Antonio Augusto de Almeida garante que existiam 294 engenhos catalogados no Brejo Paraibano (1994). Passados 251 anos, o respeitável IBGE afirma que na mesma região ainda existem 60 engenhos ativos, sendo 28 em Areia, sete em Alagoa Grande, oito em Alagoa Nova, um em Bananeiras, dois em Borborema, oito em Pilões e seis em Serraria. De um total de 60 engenhos, 28 produzem exclusivamente cachaça, oito apenas rapadura e 24 fazem produção mista de aguardente e rapadura.


PONTO DE VISTA |

Guardamos sempre na memória fatos inesquecíveis, principalmente da infância e da juventude, perdurando até a data de hoje. Não se esquece a primeira bola, mesmo tendo sido uma bola de meia; e relembramos também o primeiro equilíbrio numa bicicleta, o primeiro gol feito ou sofrido como goleiro e, no primeiro caso, recebemos aplausos e no segundo, a vaia de uma torcida que não perdoa. Recordo a primeira queda de um pé de caju e do primeiro carro de latas, com o qual desfilava pela calçada sob os olhares da meninada circunvizinha. A primeira pancada da porta inesquecível para mim, batida pela força do vento, onde fui obrigado a empanar dois dedos durante uma semana e, por serem da mão direita, sem fazer o dever de casa por igual tempo. Aquela porta que estava entreaberta ficou na minha memória. Hoje, vejo a porta com duplo significado. De um lado, a porta propriamente dita, quer de madeira, de bronze ou de ferro, que nos transmite a segurança de nossa moradia, segurança esta de que tanto precisamos. Nesta reflexão, encontramos pequenas, grandes ou médias portas e, por que não dizer, portinholas por onde passamos ou nos impedem de passar. Algumas porteiras ou cancelas nos levam à casagrande e outras às senzalas de um viver escravocrata. Ela, a porta, nos garante a entrada da casa, onde seremos bem ou mal recebidos e, neste caso, não há de que se preocupar porque outra se abrirá, com certeza. É bíblico que o mau atendimento implica no tirar as sandálias, bater uma contra a outra, tirando a poeira e abençoando os que ficam egoisticamente no seu viver. Claro, portanto, que em ambos os significados, quer no sentido material ou simbólico, tem a porta sua importância para cada um de nós, lamentando que alguns desavisados adentrem a porta que leva à perdição das drogas e não encontrem a saída. Na Idade Média, as cidades, sendo fortificadas contra os invasores, tinham imensas portas, sendo elas o primeiro alvo a ser atingido pelo inimigo. Desnecessário dizer que o concurso público se nos apresenta como uma porta estreita para a entrada do funcionalismo e existe também uma porta igualmente estreita para entrada final no Paraíso. Tanto é assim que na minha infância Vicente Celestino cantava para as multidões: “Porta aberta, Esta porta não se fecha São os braços de Jesus.”

José Di Lorenzo Serpa - Desembargador | gdl@tjpb.jus.br

A PANCADA

DA PORTA

Julho 2011 |  11


Política Política

Equipe Tribuna

Sucessão municipal agita o

Vale do Piancó

Embora falte mais de um ano para as eleições municipais, em muitos municípios do Vale do Piancó já existem especulações as mais diversas sobre os possíveis candidatos a prefeito. Mais da metade dos 20 gestores da região podem disputar a reeleição, enquanto outros já disputaram a reeleição e serão obrigados a deixar o cargo ou indicar candidatos para o primeiro mandato. Dentre os municípios nos quais os atuais prefeitos podem disputar a reeleição no Vale do Piancó destacam-se Ibiara, Conceição, Itaporanga, Nova Olinda, Aguiar, Pedra Branca e Santana de Mangueira.

IBIARA

Em Ibiara, o prefeito Pedro Feitosa (PT) já revelou que pretende disputar a reeleição, tendo como possíveis concorrentes o ex-prefeito Nailson Ramalho (PSDB) e o promotor de Justiça Sebastião Ramalho (PDT). Pedro Feitosa, que foi eleito com expressiva maioria de votos, demonstrou sua liderança na última eleição para governador, quando Zé Maranhão (PMDB) venceu nos dois turnos naquele município, com expressiva maioria (mais de mil votos no primeiro turno e 500 votos no 2º turno). Nailson e Tião Ramalho são fortes postulantes, mas precisam

12  | Julho 2011

mostrar musculatura eleitoral no decorrer da campanha para derrotar o atual prefeito, já testado em duas eleições.

CONCEIÇÃO

A prefeita Vani Braga terá que lutar muito para garantir sua reeleição, face à animosidade que hoje existe entre ela e o seu sobrinho, Alexandre Braga, ex-prefeito do município. A família Braga, no comando político de Conceição há mais de 40 anos, ainda poderá repetir mais uma vitória, desde que consiga unir toda a família em torno dessa causa. A família Soares Lacerda, representada pelo agente fiscal Nilson Soares Lacerda, ainda vai enfrentar um verdadeiro embate político para tomar o poder dos Braga em Conceição, mesmo porque Vani vem realizando uma administração séria, competente e austera.

ITAPORANGA

Em Itaporanga, o atual prefeito Deijaci Brasileiro tende a enfrentar o ex-prefeito Antonio Porcino (PMDB). O páreo poderá ser um dos mais equilibrados da região, em face do poderio político dos dois candidatos. Não se sabe se o exe-

cutivo Expedito Leite (PMDB), que foi o candidato a deputado estadual mais bem votado no município, pretende participar do processo eleitoral no próximo ano, fato que, se vier a acontecer, pode mudar o quadro político local. O ex-vereador Berguinho (PTB) poderá ser o divisor de águas, tendo em vista a sua indiscutível liderança demonstrada no último pleito municipal, quando perdeu por apenas 500 votos para o atual prefeito Deijaci Brasileiro. Até o momento, Berguinho não disse se será candidato ou quem vai apoiar no próximo ano.

PEDRA BRANCA

No município de Pedra Branca pode acontecer a eleição mais equilibrada da região. É que o exprefeito Antonio Bastos Sobrinho já decidiu disputar as eleições e, assim, torna-se páreo duro para o atual prefeito Anchieta Noia, que, segundo se informa, vem realizando uma péssima administração. O ex-prefeito Antonio Bastos foi um bom gestor, realizou obras direcionadas para todos os recantos do município e, por conta disto, o seu nome sempre é lembrado pela população para retornar ao comando do município.


Vital anuncia verbas para construção de creches

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu recentemente um telefonema do Ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmando atendimento a sua solicitação de incluir dez cidades paraibanas no Programa Proinfância, do Governo Federal. Os municípios contemplados são: Campina Grande, Alagoa Nova, Ingá, Cabaceiras, Boqueirão, Guarabira, Juarez Távora, Cacimba de Dentro, Natuba e Pombal. Segundo Vital, as creches, tipo padrão, tem capacidade para atender 500 crianças, de 0 a 3 anos. “Estas creches fazem parte da proposta da presidente Dilma

de construir seis mil creches em todo o país”. Estes municípios, segundo informou o Ministro, serão contemplados, cada um, com a construção de uma creche e a aquisição de equipamentos para seu funcionamento. O programa presta assistência financeira, em caráter suplementar, aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas, visando a reestrutu-

ração e aquisição de equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil. Vital disse que a inclusão das cidades contribuirá para a melhoria da qualidade da educação paraibana. “A construção de creches e escolas de educação infantil, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação”. Vital lembrou que o governo federal criou o ProInfância por considerar que as ações são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. “Para acessar os recursos os municípios devem estar com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Ministério da Educação e ter título de dominialidade do terreno onde haverá a edificação, em consonância com a Portaria Interministerial nº 127 de 29 de maio de 2008”. O Senador lembrou ainda que as escolas deverão priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.).

Julho 2011 |  13


Capa

Bananeiras: Trilha de Goiamunduba - Foto Augusto Pessoa

CAMINHOS DO FRIO

incrementa o turismo na PB O clima no Brejo paraibano nesta época do ano chega a atingir 12 graus. Este é um dos caprichos da natureza que ainda brindou a região com vales, serras, cachoeiras, matas, rios... Aliado a isso, o Brejo é a principal região do Ciclo do Açúcar, sendo, assim, importante produtora da rapadura artesanal e da cachaça de alambique. Aproveitando essas potencialidades, seis municípios – Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, Pilões e Serraria – se uniram e há seis anos integram a Rota 14  | Julho 2011

Cultural Caminhos do Frio, uma realização do Fórum de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Brejo paraibano em parceria com o Sebrae Paraíba, Governo do Estado, prefeituras municipais, ONGs e instituições públicas e privadas. A rota passa a cada semana pelos seis municípios, levando uma vasta programação com shows musicais, oficinas de arte, apresentações de dança e teatro. Ao turista ainda são oferecidos passeios ecológicos e históricos. Desenvolvido sempre a par-

tir de meados do mês de julho até o início do mês de agosto, o Caminhos do Frio 2011 foi obrigado a alterar a programação divulgada previamente devido às fortes chuvas caídas na região, que deixaram algumas cidades do roteiro – Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova – em situação de emergência. Assim, a 6ª edição da Rota Cultural, que deveria ter sido aberta no dia 18 de julho no município de Areia, começou no dia 25 na cidade de Bananeiras e será concluída em Areia, que sedia o circuito entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro.


Para o secretário de Estado da Cultura, o cantor e compositor Chico César, a Rota Cultural Caminhos do Frio “é um momento de celebração da cultura em seu conceito amplo, onde os paraibanos se reconhecem em suas artes e nos costumes típicos do Brejo, reafirmando o espírito de paraibanidade”.

BANANEIRAS O município de Bananeiras abriu a Rota Cultural Caminhos do Frio com espetáculos para todos os gostos. A programação, intitulada Aventura e Arte na Serra, ofereceu apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Camerata Arte Mulher, além de shows de Diana Miranda, Paraíba Dixieland, Orquestra Paraíba Pop Jazz, Paraíba Jazz, Erick Von Shosten, Cida Lobo, entre outros. Também foram apresentados espetáculos de teatro, de dança e cultura popular, festival gastronômico, exposição fotográfica, mostra de cinema, várias oficinas culturais, lançamento de livros, cavalgada e trilhas ecológicas.

SERRARIA O município de Serraria é o segundo município a sediar a Rota Cultural Caminhos do Frio, entre os dias 01 e 07 de agosto. Com o tema Natureza, Seresta e Engenhos, a programação contemplou oficinas culturais, apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, de teatro e de danças, exposição, lançamento de livros, além de shows com Clã Brasil, Os Três do Xamego e Grupo Chorinho, além da tradicional seresta.

Os turistas que prestigiarem o evento ainda poderão participar da Cavalgada da Fé, com visita aos engenhos Baixa Verde e Martinia. A programação será encerrada com um forró pé de serra, na Praça Antônio Bento, onde acontecerão as demais apresentações culturais.

PILÕES Entre os dias 08 e 14 de agosto, o Caminhos do Frio estará no município de Pilões, com a sua tradicional Festa das Flores, Banana e Artes. Na programação oficinas sobre arte com palha de bananeira, bonecas, velas artesanais, música e canto e patrimônio histórico. A dança, a música, o teatro, o circo e a cultura popular também farão parte da programação, com apresentações de grupos locais e shows de Assisão, Aleijadinho de Pombal e Três do Xamego. Haverá ainda exposições, palestras e festivais gastronômicos, além de cavalgadas, passeios ciclísticos, visita a floricultura e a Mostra do Clube Guarafusca.

ALAGOA NOVA O município de Alagoa Nova vai sediar a Rota Cultural Caminhos do Frio entre os dias 15 e 21 de agosto, com o seu Festival de Gastronomia de Boteco. A programação prevê a realização de cursos de Criação de Abelhas e Produção de Mel, de Artesanato e de Gastronomia – Comida de Boteco, além de salão de artesanato, cinema na rua, Festivais de Gastronomia de Boteco e da Tilápia e shows com Caras do Forró, Forró da Mãe Joana, Forró Quentão, Banda Forró Chiqui, Sussa de Monteiro, Os Três do Nordeste, As Bastianas e J. Gomes, entre outros. O hip hop também estará presente com Art’Boys. Os visitantes poderão ainda participar de atividades de esporte de aventura, com trilha e rapel, na

Barragem de Camará e caminhada na Cachoeira de Boa Vista.

ALAGOA GRANDE O município de Alagoa Grande realizará mais uma vez o seu Festival de Artes Jackson do Pandeiro durante a Rota Cultural Caminhos do Frio, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de agosto, quando serão promovidas oficinas de pandeiro, grafitagem, violino, tambores, dança e canto. A programação ainda constará de exibição de filmes de curta metragem, apresentação de grupos de dança de rua, teatro, bandas regionais, orquestras, além de shows com Cabruêra, bandas Evoé, Jackson Envenenado e Brasis, e com o cantor pernambucano Arlindo Mota e a dupla Os Nonatos. Também serão realizadas a Cavalgada de Alagoa Grande, o Passeio Ecológico de Jegues, Encontro de Dança de Rua e lançamento de livros, entre outras atrações artísticoculturais.

AREIA O município de Areia fechará a grade de atrações da Rota Cultural Caminhos do Frio entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro. A programação inclui passeios, oficinas e shows. Uma das atrações é a cantora e compositora Renata Arruda. Está prevista a realização do ‘Festival Gastronômico’, que explora o uso da rapadura e da cachaça nas iguarias culinárias e o ‘Roteiro Civilização do Açúcar – Caminhos dos Engenhos’ com direito a degustação das cachaças do Brejo. Também haverá uma exposição do artesanato local, oficinas de dança de rua, percussão, escrita poética, educação musical e ainda mostra de flores, apresentação de capoeira, hip hop, dança contemporânea e tradições folclóricas, espetáculos teatrais para adultos e peças infantis. Julho 2011 |  15


JURÍDICO

Francisco de Assis Camelo Júnior - assiscjr@yahoo.com.br

Direito Penal

O conferencista argentino, Zaffaroni, refletiu certa vez que o Direito Penal apresenta-se como um contrassenso, tutelando a liberdade ao tempo que priva alguém também da liberdade. Além disso, garante bens jurídicos, privando igualmente as pessoas de outros bens jurídicos. Dentro desse contexto, encontra-se a pena como algo retributivo, mas indispensável para a conservação de uma sociedade política e juridicamente organizada, ainda que almejando melhores soluções futuras. Antes, Durkheim havia ob-

16  | Julho 2011

servado que o delito é um fenômeno social normal, mantendo aberto o canal de transformações que a sociedade precisa. Esse é um olhar sociológico, apontando para a necessidade de normas que regulem as relações humanas contaminadas pela violência. É necessária a busca pela melhoria do caráter do indivíduo, numa incessante jornada que resultaria na tranquilidade das sociedades mundo afora. Todavia, a mente humana é muito mais que consciência. E aí pode estar a explicação do crime. O estudo do inconsciente dinâmico revolucionou a ciência. Freud comparou a mente a um iceberg, do qual a consciência é apenas a pequena parte visível, sendo a porção submersa imensamente maior, onde residem forças pulsionais e emoções profundas que influenciam sobre a conduta consciente. Mesmo assim, é possível a reconstrução de uma alma limpa pelos princípios da palavra de Deus! Historicamente, quando o assunto é Direito Penal, não se pode deixar de mencionar Cesare de Beccaria (1738-1794) que conseguiu, através de sua eloquência, estimular os práticos de Direito, em sua época

e até hoje, a uma significativa reforma e menos desumana quanto a penalidade e demais garantias. A evolução, trouxe a figura prestigiada do advogado criminalista que pode defender empresas, quando acusadas de crimes ambientais, tributários e econômicos. Desde o 11 de setembro de 2001, ouve-se sobre o Direito Penal do Inimigo com uma frequência maior. Essa teoria rivaliza com o Direito Penal do Fato. Pois, autoriza o poder público a fazer intervenções, visando investigação e prevenção contra o terrorismo, em detrimento das garantias constitucionais e princípios internacionais que regem o Estado de Direito. Para muitos, isso é um retrocesso. Pois, na medida em que o poder punitivo cresce, o Direito Penal diminui e o arbítrio é fortalecido, também numa verticalização da sociedade. Alguns pensadores do tema acreditam haver leis suficientes para combater o terrorismo sem a necessidade da criação de um Estado de Polícia, considerando o surgimento das garantias, no Direito, somente quando alguém teve voz e vez em expor a injustiça para o convencimento geral. Contudo, o Direito Penal jamais poderá ajudar políticas públicas ineficientes. Pois a pena exacerbada nada resolve. Antes, deseduca e degenera a pessoa ainda mais. A ação social e integral eficaz, a serviço da reintegração do ser humano na sociedade, sempre será a via correta, podendo ser o processo penal ainda melhor instrumentalizado para o bem.


Fique por dentro

Paraíba perde cerca de 30% dos recursos para a corrupção A origem dos recursos utilizados nas festas juninas e sua aplicação pelas respectivas administrações municipais, bem como a responsabilidade de licitações e contratos com bandas de show e atrações musicais estão sendo analisados pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE-PB. O objetivo é inibir a prática de favorecimento de grupos partidários, especialmente com a verba liberada pelo Ministério do Turismo. Com a análise, o TCE-PB pretende identificar na fonte a responsabilidade de cada gestor sobre os contratos assinados e sua regularidade. Para isso, espera contar com o apoio da população desses municípios, no sentido de denunciar qualquer irregularidade ocorrida durante os festejos com o uso indevido dos recursos públicos.

DESVIO DE RECURSOS A preocupação do TCE-PB faz sentido levando-se em consideração que, segundo a Controladoria Geral da União, parte do dinheiro enviado pelo Governo Federal para a Paraíba acaba sendo desviada para fins políticos e deixam de se transformar em benefícios para a população. De acordo com o chefe da CGU, Alberto Oliveira, cerca de 30% dos recursos oriundos de Brasília alimentam a corrupção de alguns gestores. “A corrupção infelizmente ainda é um grave problema na política. Por conta disso, o crescimento do estado é atrapalhado e o PIB deixa de crescer, pelo menos, 4%. Cerca de 30%, entre 25% e 30%, dos recursos vindos de Brasília se perdem para a corrupção”, comentou durante entrevista à imprensa local. O chefe da CGU também disse que aproximadamente 75% das prefeituras paraibanas apresentam irregularidades, mas não considera que tudo seja corrupção. “Não podemos confundir corrupção com irregularidades. Alguns gestores cometem corrupção, infelizmente, mas outros são honestos e fazem bem o seu trabalho, porém a falta de conhecimento às vezes os faz apresentarem irregularidades na prestação de contas de sua gestão”, explicou.

Julho 2011 |  17


Justiça

TJPB reage sobre veto do Governador ao seu duodécimo Fonte: Assessoria TJPB

A Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu com surpresa o veto do Governador do Estado a emenda aprovada pela Assembleia Legislativa, que modificou o Artigo 34 do projeto de Lei referente a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012, que reconduzia os critérios de participação dos Poderes no orçamento do Estado, construído consensualmente entre os Poderes desde 2007. Segundo o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o Poder Judiciário corre o risco de ter seu orçamento previsto para o próximo ano menor do que 2011, comprometendo toda a gestão, em especial as metas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a prestação jurisdicional e a programação de modernização e melhorias na Justiça Estadual. A Mesa decidiu que vai fazer gestões junto ao Poder Legislativo estadual para restabelecer a regra que vinha sendo aplicada ao longo dos últimos anos e que fixava a participação do Judiciário com um percentual de 6.95% na receita corrente líquida do Estado. O Poder Judiciário, numa prova de responsabilidade fiscal, mesmo com o orçamento inferior às suas necessidades e, face ao crescimento da demanda jurisdicional, tem se pautado por uma gestão fiscal responsável, sempre observando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 18  | Julho 2011

Foto: Ednaldo Araújo

O desembargador Abraham Lincoln espera a sensibilidade do governador Ricardo Coutinho para que reveja a posição, pois, da forma como foi proposta originalmente pelo Executivo, ficam comprometidas as ações atuais do Poder Judiciário, como também a implantação da Lei de Organização Judiciária – LOJE, refletindo em prejuízos na instalação de novas unidades judiciárias, realização de concursos, nomeação de servidores, implantação do PCCR, além de outras as ações administrativas, com prejuízos diretos para a sociedade. O desembargador explicou que, desde janeiro do corrente ano o Poder Judiciário vem sofrendo perdas significativas em seu orçamento. O propósito inicial foi de contribuir com o equilíbrio financeiro do Estado, atendendo às ponderações do Executivo, por ocasião das reuniões realizadas na Comissão Interpoderes. A contrapartida foi a promessa de que haveria recomposição a partir de abril. A verdade é que mês a mês o Judiciário vem

recebendo o duodécimo inferior ao previsto na Lei aprovada pelo Poder Legislativo. De janeiro até junho do corrente ano, foram repassados pelo Estado R$ 174,6 milhões, perdas de R$ 17,2 milhões em relação aos R$ 194,3 milhões previstos no período e, persistindo esse patamar, a previsão é de que as perdas cheguem a R$ 34,5 milhões no final do exercício. Os magistrados lamentaram o veto ao artigo 34 da LDO, com a redação aprovada pela Assembléia Legislativa. Esse foi o sentimento manifestado, segundo observou o presidente Lincoln, ao lembrar que a expectativa do Poder Judiciário seria a recomposição imediata dos duodécimos de 2011, em virtude do crescimento das receitas do Fundo de Participação dos Estados – FPE e do ICMS, que aumentaram, respectivamente, nos últimos seis meses, 29,11% e 15,09%, em relação ao mesmo período de 2010 e, em relação ao orçamento de 2012, o restabelecimento do percentual de 6.95%.


Destaque

Deputada Nilda Gondim (PMDB) liderou números de projetos apresentados na Câmara Federal

Deputado Romero Rodrigues (PSDB) foi o segundo parlamentar paraibano que mais apresentou projetos na Câmara Federal

Dois deputados são responsáveis por 60% da produção da bancada na Câmara Federal Quase 60% dos projetos apresentados por deputados paraibanos na Câmara Federal, neste primeiro semestre do ano, são de responsabilidade de apenas dois parlamentares. Juntos, Nilda Gondim (PMDB) e Romero Rodrigues (PSDB) foram responsáveis por 37 das 62 matérias apresentadas pela bancada paraibana. Fizeram caminho inverso Ruy Carneiro (PSDB) e Wellington Roberto (PR) que não levaram à Casa nenhuma proposta até o momento, de acordo com dados do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil. A peemedebista Nilda Gondim é a campeã em número de

Juntos, Nilda Gondim (PMDB) e Romero Rodrigues (PSDB) foram responsáveis por 37 das 62 matérias apresentadas pela bancada paraibana propostas. Foram 21 todas consideradas com relevância. Significa que 33,9% das propostas apresentadas por paraibanos na Câmara Federal foram de autoria da parlamentar. Romero Rodrigues ficou em segundo lugar entre os parlamentares da Paraíba com maior índice de produção na Casa. Ao todo, o tucano apresentou 16 matérias, sendo

responsável por 25,8% dos projetos levados ao Congresso por políticos paraibanos neste ano. Todas as propostas de Romero também foram consideradas de relevância. As outras 25 matérias foram apresentadas por: Aguinaldo Ribeiro (05), Benjamim Maranhão (03), Damião Feliciano (01), Efraim Filho (05), Hugo Motta (02), Luiz couto (02) e Manoel Júnior (07). Os deputados Ruy Carneiro e Wellington Roberto não apresentaram nenhum projeto neste primeiro semestre do ano, de acordo com o Excelências. Já os projetos de Wilson Filho (PMDB) não constam no site. Julho 2011 |  19


Informe O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração, divulgou nota confirmando que a licitação para a escolha de agências de publicidade e propaganda que que atenderiam o governo foi adiada. De acordo com a nota, a decisão têm como objetivo balizar os novos procedimentos trazidos pela Lei 12.232/2010, especialmente criada para regulamentar as licitações de publicidade e propaganda, e que vai ser utilizada na Paraíba pela primeira vez.

confira a nota A Secretaria de Estado da Administração, atendendo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, decide adiar a sessão de abertura da licitação para a contratação de agências de publi-

TCE adia processo de licitação de publicidade do Estado Governo atende recomendação do TCE-PB e suspende processo de licitação para escolha de agências de publicidade e propaganda cidade e propaganda que atenderão ao Governo, originalmente marcada para o dia 25/07/2011. As recomendações têm como objetivo balizar os novos procedimentos trazidos pela Lei 12.232/2010, especialmente criada para regulamentar as licitações de publicidade e propaganda, e que vai ser utilizada na Paraíba pela primeira vez. Não obstante à certeza quanto à regularidade do processo licitatório, a Secretaria de Estado da Administração, em respeito à reco-

mendação do ínclito Tribunal, preferiu postergar o certame até que todos os questionamentos elencados pelo conselheiro Nominando Diniz sejam totalmente esclarecidos. Desta forma, após sanar todas as dúvidas referentes ao Instrumento Convocatório e mediante entendimento com o conselheiro daquela Corte, uma nova data da abertura da Concorrência será informada e formalmente publicada no Dário Oficial do Estado da Paraíba.

João Pessoa chega aos 426 anos com 38 mil pessoas em estado de pobreza absoluta Ao comemorar 426 anos de sua fundação, João Pessoa revela um dado profundamente assustador, quando órgãos como o IBGE e Ministério do Desenvolvimento Humano, afirmam que dos mais de 600 mil miseráveis existentes no Estado, mais de 38 mil vivem na Capital. O IBGE e o Ministério do Desenvolvimento Humano, revelaram, recentemente, este dado estarrecedor sobre o estado. Isto significa dizer que essas pessoas sobrevivem com apenas 70 reais por mês. Dessas mais de 600 mil pessoas, mais de 38 mil vivem em João Pessoa, enquanto outras 26 mil vivem em Campina Grande. O Governador Ricardo Coutinho tem revelado grande preocupação com esse quadro estarrecedor de pobreza absoluta quando desen20  | Julho 2011

volve ações que poderão possibilitar uma melhoria nesse quadro, a exemplo do Empreender Paraíba, recentemente lançado. Nesse sentido, o governador paraibano tem assegurado que para que esse projeto de erradicação ou pelo menos da diminuição da pobreza na Paraíba, é necessário que os prefeitos também participem do mesmo. O governador Ricardo Coutinho esteve recentemente com a Presidente Dilma, em Alagoas, juntamente com outros governadores do Nordeste, discutindo, justamente, soluções para esse grave problema. A Presidente Dilma entende que com a adoção de políticas públicas, como a implantação da agricultura familiar em grande escala, poderá melhorar significativamente esse quadro que afronta a todos.

Na Paraíba, o Governador Ricardo Coutinho tem reiteradamente afirmado que para melhorar essa situação, necessário se faz a participação de todos os prefeitos e da sociedade civil, apoiando o Empreender Paraíba e a implantação da agricultura familiar em todo o estado, destacando ainda que o estado já está fazendo a sua parte. Segundo o noticiário da imprensa, a preocupação da Presidente Dilma Russef se dá quando ela propõe a criação do programa de incentivo a agricultura familiar que inclui distribuição de sementes e assistência técnica. De acordo com a assessoria de imprensa do MDS, toda a produção dos pequenos agricultores será comprada pelo governo federal ou por empresas particulares parceiras do referido programa.


Branco e prefeitos do Vale do Piancó estão satisfeitos com ações do Governador Ricardo O deputado Branco Mendes (DEM) esteve recentemente no Vale do Piancó, quando pôde constatar a celeridade com que a empresa responsável pela implantação da rodovia que liga a BR-361 à cidade de Aguiar, através de asfalto, vem sendo desenvolvida. Branco disse que não só a população do Aguiar, mas a de todo o Vale do Piancó vivem em estado de euforia pela garantia da conclusão da obra até o final de 2012. “Na verdade, pela primeira vez eu vi e senti tanta euforia numa gente que sempre foi enganada por governantes do passado com relação a implantação daquela estrada. O governador Ricardo Coutinho vai ficar considerado como o

chefe de governo mais operoso de toda a história política da região, ao inaugurar a obra dentro do prazo estabelecido pelo governo” disse Branco, ao destacar que, um dos proprietários da empresa revelou que tudo leva a crer que a conclusão da obra poderá ser antecipada de 2013 para 2012, caso não haja atropelos de última hora. Comungando com a mesma euforia do deputado Branco Mendes, o prefeito de Aguiar, Tintin, declarou que se o governador Ricardo Coutinho inaugurar a estrada do Aguiar no prazo estabelecido, “ficará registrado na história do município como o governador mais operoso da todos os tempos”.

Da mesma forma se posicionou o prefeito de São José do Caiana, o peemedebista José Walter Marsicano, ao afirmar que ele e o povo do município ficarão eternamente gratos ao governador Ricardo Coutinho, se na verdade, ele inaugurar a estrada que liga Itaporanga a São José de Caiana, ainda no seu período administrativo. O deputado Branco destacou que em todos os municípios por onde passou, no início do mês, pôde sentir o grau de confiança do povo com relação ao governo Ricardo Coutinho, ainda mais por que foi no Vale do Piancó onde ele investiu maior volume de recursos nesse início de governo.

Japiassu pretende realizar uma posse mais solene em outra oportunidade. O ex-presidente Assis Camelo considerou normal o resultado das urnas, ao mesmo tempo em desejou aos eleitos muitas felicidades e votos de profícua administração. A procuradora Sanny Ja-

piassu terá logo de início, a incumbência de conseguir do governador Ricardo Coutinho, o retorno do pagamento do plano de cargos e salário da categoria dos procuradores do estado, que foi concedido pelo ex-governador Cássio Cunha Lima e que vinha sendo pago em parcelas que foram suspensas desde o início da atual gestão. A perspectiva da solução desse problema está no fato de que a maioria dos novos procuradores, inclusive o Sub-Procurador do Estado, fazia parte da chapa de Sanny, o que na certa facilitará o diálogo com o governador Ricardo Coutinho a respeito do problema que já aflige a grande maioria dos procuradores do Estado.

Sanny vai dirigir a Aspas Em pleito realizado no dia 22 deste mês, a procuradora do Estado, Sanny Japiassu, venceu o procurador Assis Camelo, por 65 votos a 41, para presidência da Associação dos Procuradores do Estado. O pleito foi considerado um dos mais acirrados da história da entidade, mas tudo correu dentro dos limites da civilidade. Como determina o estatuto da Aspas, a posse dos eleitos ocorreu imediatamente ao resultado do pleito. Há informação de que a presidente Sanny

Julho 2011 |  21


Orçamento

Cidades da Paraíba que receberam verbas para festejos juninos 22  | Julho 2011

Os R$ 22 milhões prometidos (empenhados) pelo Ministério do Turismo para a organização de festas juninas e julinas no país têm como destino mais de 130 cidades espalhadas por 16 estados. Esses recursos foram direcionados do orçamento federal por iniciativa de 66 congressistas e ex-congressistas, por meio das chamadas emendas parlamentares. Na Paraíba, alguns municípios foram atendidos por parte destes recursos, totalizando R$ 6.670.000,00. Em todos os convênios, além da verba federal, as prefeituras e os governos estaduais entraram com diferentes valores de contrapartida. Em alguns casos, o valor aceito é inferior ao reivindicado por deputados e senadores, mas há casos também em que o Ministério do Turismo complementou os recursos por iniciativa própria. O pagamento deve sair ao longo do ano, com a aprovação das prestações de contas.


Aroeiras

São Pedro - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB): R$ 100.000

Assunção

Maior São Pedro da Região - Valor empenhado: R$ 80.000 -Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PB): R$ 80.000

Belém

Festa de São Pedro - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PB): R$ 100.000

Bonito de Santa Fé

Festa Junina de Bonito de Santa Fé - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB): R$ 100.000

Cajazeirinhas

Veja a relação dos municípios paraibanos contemplados: Cuité

Festa de São João e São Pedro no Arraial da Serra - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB): R$ 100.000

Esperança

VI São João Antecipado - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PB): R$ 80.000

Festividades Juninas - São João de Todos Valor empenhado: R$ 150.000 Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB): R$ 150.000

Campina Grande

Igaracy

O Maior São João do Mundo - Valor empenhado: R$ 1.800.000 - Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB): R$ 1.000.000 - Emenda do senador Cícero Lucena (PSDB-PB): R$ 300.000 Emenda do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB): R$ 150.000 - Emenda do deputado Wellington Roberto (PR-PB): R$ 150.000

Caraúbas

João Pedro 2011 - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB): R$ 100.000

Carrapateira

Festa junina - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Wellington Roberto (PR-PB): R$ 100.000

Ingá

Festejos juninos - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB: R$ 100.000

Itaporanga

São Pedro - Valor empenhado: R$ 150.000 - Emenda do senador Wellington Roberto (PR-PB): R$ 150.000

Joca Claudino | ex-Santarém

Forrocar - Valor empenhado: R$ 100.000 Emenda do deputado Wellington Roberto (PR-PB): R$ 100.000

Arrastapé do Antônio João (10 de junho) Valor empenhado: R$ 80.000 Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PB): R$ 80.000

Caturité

Lagoa de Dentro

São João Filé em Caturité - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Wellington Roberto (PR-PB): R$ 100.000

Congo

Festividades juninas - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Damião Feliciano (PDT-PB): R$ 100.000

Cruz do Espírito Santo

7ª Edição da Festa de São João - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PB): R$ 100.000

Festa junina - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB): R$ 100.000

Livramento

VII Forrobodó - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB): R$ 100.000

Mari

8ª edição do João Pedro - Valor empenhado: R$ 150.000 - Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PE): R$ 150.000

Monteiro

Festa de São Pedro - Valor empenhado: R$ 150.000 - Emenda do senador Cícero Lucena (PSDB-PB): R$ 150.000 Festa de São João - Valor empenhado: R$ 150.000 - Emenda do senador Cícero Lucena (PSDB-PB): R$ 150.000

Patos

Festival Folclórico Junino de Patos - Valor empenhado: R$ 900.000 Emenda do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB): R$ 200.000 Emenda do ex-deputado Wilson Braga (PMDB-PB) direcionada pelo deputado Hugo Motta (PMDB-PB): R$ 900.000

Pedras de Fogo

14° Forró Fogo - Valor empenhado: R$ 150.000 - Emenda do deputado Manoel Junior (PMDB-PE): R$ 150.000

Poço Dantas

Tradicional São Pedro (28 e 29 de junho) Valor empenhado: R$ 80.000 Emenda do senador Wilson Santiago (PMDB-PB): R$ 80.000

Riachão do Bacamarte

Riachão Fest - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Wellington Roberto (PR-PB): R$ 100.000

Santa Terezinha

João Pedro Fora de Época - Valor empenhado: R$ 100.000 Emenda do ex-senador Efraim Filho (DEMPB) assumida pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB): R$ 100.000

São José do Sabugy

São Pedro - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Efraim Filho (DEM-PB)

São Mamede

São Pedro em São Mamede - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do ex-senador Efraim Filho (DEM-PB) assumida pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB): R$ 100.000

São Sebastião de Lagoa de Roça

Forroça - Valor empenhado: R$ 100.000 Emenda do senador Cícero Lucena (PSDBPB): R$ 100.000

São Sebastião do Umbuzeiro

São João Antecipado de São Sebastião do Umbuzeiro - Valor empenhado: R$ 100.000 - Emenda do deputado Efraim Filho (DEMPB): R$ 100.000 Julho 2011 |  23


Governo

Um novo reforço na

Segurança Pública

Governador durante a solenidade.Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

A segurança pública na Paraíba vai ganhar um reforço em breve. O Governo do Estado anunciou que está criando a Guarda Militar de Reserva, uma unidade formada por militares que hoje estão na reserva e que, em muitos casos, vêm sendo obrigados a colocar suas vidas em risco em atividades não regulamentadas com o objetivo de reforçar seus orçamentos familiares. O governador Ricardo Coutinho explicou que a Guarda Militar de Reserva entrará em campo não somente para realizar um trabalho complementar, mas também para contribuir com o processo de retomada de espírito público da segurança na Paraíba. “Nós criamos a Guarda Militar de Reserva, que fará um trabalho não somente complementar, mas um trabalho militar, trazendo oficiais e praças que hoje estão na reserva e que muitas vezes têm que fazer um determinado ‘bico’, colocando até a própria vida em risco, havendo oportunidades em que até se perde a vida em trabalhos não regulamentados”, comentou. 24  | Julho 2011

Coutinho tem enfatizado que a determinação do Governo do Estado é de reforçar a presença da Polícia Militar nas ruas, mas constata que para isso será necessário suprir os espaços que estão hoje sendo ocupados por policiais militares, quando estes poderiam estar nas ruas, cumprindo outras tarefas e se aproximando cada vez mais da população, no seu local de moradia ou no seu local de trabalho.

OUTRAS AÇÕES

A contratação de 250 novos policiais é outra ação executada pelo Governo do Estado para cumprir a meta de oferecer mais segurança e tranquilidade ao paraibano. Segundo o governador Ricardo Coutinho, será aberta uma outra turma de formação de soldados ainda este ano, “para que possamos formar mais 350 novos soldados, além dos Cursos de Formação de Sargentos e de Oficiais”. O treinamento de policiais é mais uma ação de destaque na busca de oferecer mais segurança à população. Somente nos quatro pri-

meiros meses deste ano, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) realizou 20 cursos na Academia de Ensino de Polícia (AEP) e no Centro de Educação da Polícia Militar destinado a policiais. Em várias cidades do Estado, entre elas João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Itaporanga, a AEP ofereceu treinamento nas áreas de defesa social e imobilização tática, preservação e isolamento de local de crime, tática e abordagem policial, gerenciamento de crise, investigação policial, planejamento operacional, técnicas cartorárias e tiro defensivo. O investimento do Governo do Estado também garantiu a aquisição de equipamentos como armas, coletes e uniformes, ações realizadas com recursos próprios e por convênios com o Ministério da Justiça. Entre o material adquirido com recursos próprios durante o primeiro quadrimestre do ano estão 1.678 pistolas calibre .40, 3.500 coletes balísticos, seis viaturas de Auto-resgate e duas viaturas de Auto-busca e Salvamento para o Corpo de Bombeiros. Para a Polícia Militar, foram adquiridos 10 mil uniformes e cinco mil pares de coturnos. Através de convênios, a Seds comprou 257 computadores e 20 notebooks, 75 motocicletas de 250 cc, 175 tasers (armamento nãoletal), quatro viaturas 4×4 e ainda 100 coletes balísticos para a PM, um microcomputador balístico e 20 maletas para coleta de evidências de local de crime. A Seds também entregou, no dia 5 de junho, 40 viaturas para a Polícia Civil. Os veículos foram locados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Outras 210 viaturas deverão ser entregues para uso dos policiais civis e militares em todo o Estado.


Município

João

Pessoa

João Pessoa

426 anos

João Pessoa completa neste 5 de agosto 426 anos de fundação. A data coincide com o dia da padroeira da cidade – Nossa Senhora das Neves – e para comemorar a data a tradicional Festa das Neves contará com mais de 50 atrações. Nomes como Zélia Duncan, 14 Bis, Vander Lee, Banda Black Rio, Bartô Galeno, Marcio Greyck e Banda Eddie subirão ao palco armado no Ponto de Cem Réis. A programação do evento, que começa sempre a partir das 19h, conta ainda com o ‘Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional’, reunindo grupos de diversas partes do país. A realização é da Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A Festa das Neves terá uma duração de oito dias com uma programação que inclui 16 shows de

artistas e grupos locais e nacionais, sendo dois por noite. A abertura, neste dia 30 de julho, será animada pelo cantor mineiro Vander Lee, por volta das 23h. Antes, às 21h, quem sobe ao palco é a cantora paraibana Mira Maia. Destaque também para a apresentação de Zé Lezin, no dia 3 de agosto, com uma homenagem ao humorista Shaolin, que se recupera de um acidente automobilístico. A novidade da programação para a edição 2011 é o ‘Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional’, que reunirá mais de 34 grupos e duplas, oriundos de diferentes regiões do Brasil, a exemplo do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas. Todos vão se apresentar em palco instalado no Ponto de Cem Réis, a partir das 19h.

Entre os convidados nacionais da cultura popular estão o Maracatu do Camaleão Olinda-PE), Franklin Cascaes (FlorianópolisSC), Coco do Galo Preto (Recife-PE) e Jongo do Pinheiral (RJ). Também haverá apresentações de grupos do interior paraibano como o Babau do Mestre Clóvis (Guarabira-PB), o Congos de Pombal (Pombal-PB), Reisado de Zabelê (Zabelê-PB) e a Ciranda Nova Odete de Pitar (PilarPB), só para citar exemplos. Isso sem falar de expressões bastante conhecidas na cidade, como a Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos (Rangel), Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi (Bairro dos Novais) e Ciranda dos Tupinambás (Mandacaru), entre outros grupos e artistas. Será uma média de sete atrações por noite, incluindo shows e manifestações folclóricas. Julho 2011 |  25


Município

Baraúna

Baraúna faz

Festa do Feijão

e prefeito anuncia obras FESTA DO FEIJÃO A Prefeitura de Baraúna comemorou este ano, nos dias 17, 18 e 19 de junho, a tradicional Festa do Feijão, evento bastante prestigiado pela população local. O prefeito Alyson Azevedo fez questão de contratar grupos musicais do melhor quilate para abrilhantar os referidos festejos, atendendo os desejos da população. Esquerda para direita: Gideval - sec. de Administração; Alyson - prefeito do municipio; Autryanee - esposa do prefeito e sec. de Ação Social; Amazan - artista contratado para as festividades; Adilson Azevedo - pai do prefeito atual e ex- prefeito; Manasés atual vice - prefeito.

Obras: A atual administração está construindo novas moradias para a população e ampliando o setor de Saúde do município com recursos próprios

26  | Julho 2011

Paralelamente à realização de eventos que fazem parte do calendário de festas do município, o prefeito Alyson Azevedo vem dando prosseguimento a diversas obras na cidade, como a ampliação do Posto de Saude da cidade (foto), bem como a construção do conjunto de 30 casas populares na cidade, além de uma escola com 4 salas de aulas, que está sendo construída pelo governo do Estado, em terreno cedido pela Prefeitura A atual gestão vem mantendo a cidade com suas ruas e praças limpas e bem cuidadas, como também vem mantendo em funcionamento todos os serviços essenciais do município, especialmente nos setores de saúde, educação e social.


Município

Cubati

52 anos de Cubati

Prefeito Dimas Pereira

O município de Cubati comemorou, mês passado, 52 anos de sua emancipação política. Foram três dias de festa com uma programação diversificada, abrangendo desde o esporte radical até shows musicais. O prefeito Dimas Pereira aproveitou a ocasião para fazer um breve relato das suas ações administrativas. A exemplo dos anos anteriores, o prefeito Dimas Pereira preservou a tradição de realizar no aniversário do município o campeonato de Moto Cross, evento que já faz parte do calendário esportivo e turísti-

co de Cubati. Este ano, na sua 21ª versão, o evento obteve o mais completo êxito, constatado pelo elevado número de participantes da Paraíba e de outros estados do Nordeste. Paralelamente à realização do Campeonato de Moto Cross, a Prefeitura ofereceu aos participantes shows musicais em praça pública, com as melhores bandas da Paraíba e de outros Estados nordestinos. O prefeito Dimas Pereira recebeu no seu camarote diversas autoridades e amigos convidados, destacandose o ex-prefeito Josinaldo e esposa,

bem como vereadores e lideranças políticas de municípios vizinhos.

AÇÕES DE INFRAESTRUTURA

Para receber os convidados e comemorar a emancipação política do município, o prefeito Dimas Pereira, mesmo com os parcos recursos, recuperou as praças e a iluminação pública, bem como reforçou o serviço de limpeza pública. Além disso, durante todos os dias de festas o setor de saúde esteve de prontidão com médicos e ambulâncias à disposição dos participantes do Campeonato e público presente.

OUTRAS AÇÕES O prefeito Dimas Pereira tem realizado diversas ações administrativas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento do município. No setor educacional – uma prioridade da atual gestão –, uma biblioteca municipal foi colocada em funcionamento, recentemente, e dois novos ônibus foram adquiridos para transportar os estudantes da zona rural para a cidade. A Prefeitura adquiriu ainda mais dois novos automóveis Fiat para o setor de saúde e uma ambulância foi totalmente recuperada para continuar servindo à população. Um moderno Ginásio de Esporte está

sendo construído para que os jovens possam treinar as diversas modalidades esportivas e, assim, possam ficar longe das drogas. Também está em construção um conjunto residencial composto de 30 casas e uma Cozinha Comunitária já em fase de conclusão. Essas obras estão sendo realizadas graças a convênios firmados com o governo federal. “Pretendo inaugurar até o final do ano, todas as obras que estão em andamento no município, a fim de que possamos entrar em 2012 com um acervo de realizações em favor da melhoria da qualidade de vida da população de Cubati”, declarou o prefeito Dimas Pereira. Julho 2011 |  27


Município

Livramento

LIVRAMENTO é contemplado com pavimentação e reforma em escola

Não deixar nenhuma criança ou jovem fora da sala de aula. Esta é a prioridade da administração do prefeito de Livramento, Jarbas Correia Bezerra, que, para isso, tem realizado investimentos no setor educacional. A obra mais recente é a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, localizada na Rua Ministro José Américo, no centro da cidade, que ganhará seis novas salas, para melhor atender o alunado, entre as quais uma multifuncional para atender alunos com necessidades especiais. Para poder realizar a obra, a Prefeitura de Livramento firmou convênio com o Ministério da Educação, por intermédio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, no valor de R$ 50 mil, que vão manter a continuidade da tradição da escola na qualidade de ensino no município. Com as obras que está recebendo, a Escola Alcides Carneiro será ampliada com seis salas, sendo duas para aulas, uma multifuncional para educação especial – que de imediato comportará dez crianças com necessidades especiais –, uma para circulação, uma sala de jogos com totó, dama, mesa de ping-pong 28  | Julho 2011

, xadrez, dominó, gamão e jogo de botão, e uma biblioteca. Com a finalidade de manter a qualidade do ensino, as novas salas receberão em média 30 alunos. A diretora da unidade escolar, Rosinete Aires, explicou que “o trabalho na base educacional tem que ser bem feito, por isso as salas não devem estar lotadas, porque dificulta o ensino/aprendizagem. A nova ampliação contribuirá com a evolução no conhecimento, porque passaremos a contar com uma biblioteca, coisa que a Escola não tinha”, frisou. Ela adiantou que hoje a escola comporta cerca de 550 alunos matriculados.

Histórico

A Escola Ministro Alcides Carneiro pertencia à Campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC, mas foi vendida ao município na gestão do então prefeito Enoch Alves Sobrinho (19972000), passando a fazer parte da rede municipal de ensino. A escola é pioneira em desenvolver o “Projeto Família na Escola Faz Leitura por Prazer”, que tem o objetivo de envolver os pais e responsáveis pelos alunos a despertar para a importância do ato de ler. Ainda faz parte do currículo da Escola a “Mala Volante”, que é uma espécie de baú

cheio de livros que todo dia está em uma sala de aula diferente. Outra novidade é o “Caderno de Leitura”, que foi confeccionado pelos professores e distribuído para os alunos. O projeto de leitura foi criado pelos professores da rede municipal de ensino em novembro de 2010, e atende hoje 230 alunos que compõem o turno da manhã.

Infraestrutura

Para garantir a qualidade de vida e melhorar a saúde pública, a Prefeitura Municipal de Livramento investe na pavimentação de ruas. Desta vez, serão calçadas cinco novas ruas, totalizando mais de 4,5 mil metros quadrados, sendo quatro no bairro Clovis Leite e uma no bairro Santo Antonio. Os recursos, no valor de R$ 240.058,72, estão sendo liberados pelo Ministério do Turismo com a contrapartida da Prefeitura. As ruas beneficiadas no bairro Clovis Leite são Travessa Teodomiro Ferreira Portela com 437,50 m² (vizinha a quadra esportiva), Rua Projetada A - 525 m²,Rua Projetada B – 144,90 m² (concluída) e a Rua Projetada C – 420m². Já no bairro Santo Antonio os serviços contemplam a Rua Severino Pereira Barbosa (Bio das Cordas) com 3.071 m², totalizando 4.598,40m² de calçamento. Segundo o engenheiro civil Flávio Nunes, só no bairro Clovis Leite serão beneficiadas diretamente mais de 60 famílias. “Esse trabalho mostra atenção dada pelo gestor, no quesito qualidade de vida e saúde pública, e as obras não param, pois após a conclusão dessas ruas iremos para os bairros Assis Freire e Santa Terezinha”, destacou.


Política Município

Sossego

Sossego sai do caos administrativo O pequeno município de Sossego, localizado no Agreste do Estado, com seus poucos mais de 2.900 habitantes, é detentor dos mesmos problemas inerentes a todos os municípios do seu porte. Mesmo diante das dificuldades, o prefeito Carlos Antônio Alves, mais conhecido como Carlinhos, tem procurado realizar ações que permitam o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população. Ao assumir a Prefeitura de Sossego, Carlinhos encontrou o município mergulhado num verdadeiro caos administrativo. A cidade é uma das poucas de difícil acesso, no Estado, por falta de estradas asfaltadas. O prefeito anterior não conseguiu aprovar no Tribunal de Contas do Estado nenhuma das contas dos seus oito anos de gestão. Aos poucos, o prefeito Carlos Antônio vem conseguindo empreender um novo ritmo na administração municipal. Quem for a Sossego, hoje, encontrará uma cidade limpa, com suas ruas calçadas e bem iluminadas, as praças arborizadas e limpas e os serviços essenciais do município funcionando dentro da normalidade.

Saúde

Uma Unidade de Saúde, apoiada pela equipe do Programa Saúde da Família – PSF, composta por um médico, um dentista, uma enfermeira, uma enfermeira auxiliar e pessoal de apoio, é a base da assistência médica oferecida à população de Sossego, que conta ainda com um médico plantonista nos finais de semana. As famílias carentes contam ainda com três ambulâncias adquiridas pela atual gestão, que estão à disposição dia e noite para remoção de pacientes que necessitem de maiores cuidados para o hospital de Picuí, dentro do programa de consórcio existente na região.

Educação

O lugar de crianças e adolescentes em idade escolar é dentro da sala de aula. É assim que o prefeito Carlinhos tem direcionado suas ações no setor de educação. Além da escola que serve aos alunos da cidade, outras seis unidades estão localizadas em comunidades na zona rural do município. Mas se a série que o estudante cursa só é disponibilizada na escola da cidade ou em outros municípios,

ele conta com o transporte escolar. A atual gestão mantém três ônibus do município para esta finalidade, além de oito carros de menor porte. A merenda escolar distribuída aos alunos é farta e de boa qualidade e anualmente a Prefeitura procede a reforma e ampliação das escolas municipais. E as crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade também contam com uma creche, onde brincam e dão os primeiros passos nos estudos enquanto as mães trabalham e ajudam na renda familiar. A creche tem capacidade para 100 crianças e funciona no centro da cidade. A administração atual acaba de reformar a biblioteca municipal, dotando-a de condições físicas e instalações modernas. O prefeito Carlinhos aguarda para breve a liberação de dois telecentros, que promoverão a inclusão digital dos jovens e adultos. Os programas do governo federal em convênio com a Prefeitura, como o Centro de Referência de Assistência Social - Cras, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Proteção e Atendimento Integral à Família – Paif, etc, funcionam dentro dos padrões exigidos. O pagamento em dia do salário dos funcionários do município é uma prioridade da atual gestão, que ainda faz questão de manter a tradição dos festejos anuais da cidade. Julho 2011 |  29


Município

Juazeirinho

Bevilacqua reúne a cúpula da Segurança em Juazeirinho

O prefeito Bevilacqua Matias Maracajá, de Juazeirinho, desde que assumiu o comando do município, não tem medido esforços para implantar políticas públicas, direcionadas para a educação e o social, objetivando melhorar a qualidade de vida da população. A segurança também é outro setor que tem merecido atenção especial da Prefeitura, que, recentemente, conseguiu trazer para o município o 2º Encontro de Segurança Pública e Cidadania do Estado da Paraíba. A realização de palestras educativas para idosos, crianças e adolescentes de todos os segmentos sociais do município tem colaborado com a formação moral da juventude. Dentro dessa filosofia administrativa, o prefeito Bevilacqua Matias aderiu ao Programa Educacional de Resistência às Drogas Proerd, determinando estudos para implantá-lo o mais breve possível, na rede escolar do município. Esse programa oferece, em linguagem acessível, uma variedade de atividades interativas com a participação em aprendizado cooperativo. “Segundo o Proerd, que desta30  | Julho 2011

ca a questão psicológica, crianças de até 10 anos de idade tem três heróis: o pai, um policial militar e um bombeiro. Então vamos implantálo em Juazeirinho, atendendo os alunos do ensino fundamental, da 5º a 7º série”, disse Bevilacqua. Paralelamente a tudo isto, a Prefeitura vai implantar uma Secretaria de Segurança Pública, visando dar sustentação ao Proerd e, para isto, o prefeito já enviou projeto ao poder legislativo. “Há recursos no governo federal para esse tipo de atividade, no entanto, somente com uma Secretaria de Segurança o município poderá conseguir financiamentos”, explicou o prefeito. Recentemente, preocupado com a violência e a formação moral da juventude, não só em Juazeirinho, mas em todo o Cariri paraibano, Bevilacqua conseguiu realizar na cidade o 2º Encontro de Segurança Pública e Cidadania do Estado da Paraíba, levando ao município toda a cúpula da Segurança Pública do Estado: o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Coelho Lima; Delegado Regional da Polícia Federal, Marinaldo Barbosa

de Moura; Delegado Geral da Polícia Civil, Severino Pedro do Nascimento; Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Diassis Chaves, e o Major Flávio Craveiro V. de Barros, além de vários outros membros da Segurança Pública.

SOCIAL

A Prefeitura de Juazeirinho implantou, recentemente, com instalações modernas e confortáveis, o novo Centro de Referência de Assistência Social - Cras. Esse programa do governo federal tem recebido atenção especial da atual gestão, especialmente pela sua filosofia de ofertar serviços e ações de proteção básica e funcionar como gestão territorial da rede de assistência social básica.

SAÚDE

A saúde é outro setor prioritário da administração de Bevilacqua Matias, que inaugurou recentemente um moderno matadouro, construído dentro dos padrões normais de higiene. O prefeito entende que, assim, está colaborando para melhorar a qualidade da saúde da população.


Julho 2011 |  31


Município

Mataraca

MATARACA tem Conselho Tutelar e escola climatizada

Oferecer uma educação de boa qualidade é a meta prioritária do prefeito de Mataraca, João Madruga, que está investindo pesado no setor por meio de ações que garantam o acesso e a permanência das crianças e jovens oriundos de famílias carentes às salas de aula e proporcionem a melhoria da qualidade do ensino no município. Entre estas ações destacam-se a aquisição de novos ônibus escolares para o transporte dos estudantes da zona rural para a sede do município, bem como a climatização da Escola José Ribeiro Bessa, a maior unidade de Mataraca, localizada na cidade. E ainda: distribuição de kits escolares, reforma e ampliação das escolas da rede municipal de ensino e melhoria da qualidade da merenda escolar. Paralelo a estas ações, a Prefeitura está construindo em convênio com o Governo federal uma moderna creche com capacidade para receber mais de 100 crianças em idade de 0 a 6 anos. Além de possibilitar que as mães trabalhem e ajudem na renda doméstica, a creche encaminhará as crianças assistidas para a vida de estudante.

TURISMO

Por ser um município localizado no Litoral Norte paraibano, Mataraca tem vocação natural para o turismo, considerada a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil. Por isso, o prefeito João Madruga, com olhos abertos para o futuro, consolidou um grande projeto de infraestrutura em Barra de Camaratuba, distrito de Mataraca, considerada uma das mais belas praias da região. Com as ações de infraestrutura, Madruga procura incrementar o turismo no município, onde todos os anos se pratica campeonatos de surf em nível nacional. 32  | Julho 2011

Assim, realizou a implantação de saneamento básico, como drenagem e esgotamento sanitário; e calçamento das principais ruas da vila, em parceria com o Ministério do Turismo. O prefeito João Madruga declarou que continua aguardando ações mais efetivas do governo estadual, no sentido de que o Litoral Norte receba os mesmos investimentos que foram direcionados para o Litoral Sul, a fim de que seja transformado num verdadeiro pólo turístico do Estado. “Vamos continuar lutando, todos nós prefeitos deste litoral, no sentido de que o atual governo transforme o Litoral Norte na grande rota do desenvolvimento turístico do estado” disse o prefeito Madruga, observando que “dentro das possibilidades do município, estamos fazendo o que podemos, no aguardo das ações do governo estadual no mesmo sentido”.

OUTRAS AÇÕES

Recentemente, quando o município comemorou o 48º aniversário de emancipação política, o prefeito João Madruga fez entrega à população da nova sede do Conselho Tutelar, com modernas instalações, construída com recursos próprios do município. A solenidade de inauguração foi prestigiada por várias autoridades do município, entre as quais a Promotora de Justiça da Comarca de Mamanguape, Ana Maria, os vereadores, outras autoridades de Mataraca e convidados. A sede do Conselho Tutelar, construída em linhas arquitetônicas modernas, vai abrigar um órgão da maior importância para o combate aos crimes contra crianças e adolescentes do município, dentro da política de amparo estabelecida pelo Governo federal e apoiada pelos governos municipais e comunidades.


Município

Sapé

O sucesso das festas juninas em Sapé

Prefeito João Clemente e a primeira dama, Helena Rafaela no camarim com Bruno e Marrone.

A chuva que cai na região do Brejo nessa época do ano não foi suficiente para desanimar os festejos juninos do município de Sapé. Durante seis noites, a Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho serviu de palco para muito forró e alegria garantida pelas atrações musicais, entre as quais Bruno e Marrone, Paulo Sérgio e Daniel, Pinto do Acordeon, Bandas Aveloz, Garota Classe A, Forró das Primas, Aleijadinho de Pombal, Forró da Xêta e Solteirões do Forró. A Prefeitura de Sapé avaliou que os festejos superaram a expectativa, tendo em vista o recorde de público e a geração de renda para o município, com a movimentação do comércio e do setor de serviços impulsionados pelas apresentações dos artistas locais e de outros Estados e, em especial, os de renome nacional. Os camarotes e a Praça de Eventos estiveram lotados durante as seis noites da festa, que teve início no dia 23 de junho e se prolon-

Em seu discurso, o prefeito João Clemente relatou as dificuldades para entregar a praça em tempo para os festejos juninos. A obra tinha uma previsão de seis meses para a conclusão, mas, atendendo aos anseios da população, os trabalhos foram intensificados e sua conclusão aconteceu em menos de 90 dias. O prefeito ainda agradeceu o empenho do senador Cícero Lucena que, além de destinar recursos de emenda parlamentar para a construção da praça, ainda conseguiu empenhar recursos de seu gabinete para o pagamento das atrações juninas. João Clemente também destacou a contribuição do deputado Ruy Carneiro à sua administração e disse que aguarda as emendas parlamentares no próximo ano para outras obras que já estão sendo projetadas, a exemplo da Praça da Juventude, que vai beneficiar vários bairros periféricos do município e será três vezes maior que a recéminaugurada praça de eventos.

gou até a madrugada do dia de São Pedro, 29 de junho. Profissionais da imprensa, políticos, autoridades e visitantes de diversas cidades da Paraíba e até de outros estados prestigiaram os festejos.

INAUGURAÇÃO

Em meio aos festejos juninos, a Prefeitura de Sapé realizou uma grande festa popular para inaugurar a Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho. O ato contou com a presença do senador Cícero Lucena; do deputado federal Ruy Carneiro; de vereadores; do prefeito de Mari, Antônio Gomes; do viceprefeito de Sapé, Melcíades Brito; e do prefeito João Clemente Neto, entre outras autoridades. A programação de inauguração constou de concurso de quadrilhas, apresentação de violeiros, bumba-meu-boi e babau, além do tradicional forró pé de serra e outras manifestações culturais, valorizando o artista local e preservando as tradições folclóricas da região.

Julho 2011 |  33


Município

Ibiara

Prefeito inaugura Samu em

A saúde é um direito de todos e dever do poder público. É seguindo este lema que o prefeito de Ibiara, Pedro Feitosa (PT), tem pautado suas ações no setor de saúde, sempre voltadas para ampliação e melhoria da assistência médica prestada às famílias que não têm condições de pagar planos de saúde. O mais recente investimento foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), considerado um dos maiores empreendimentos do município. O SAMU, conforme destacou a secretária de Saúde do município, Ducineide Freitas, vai dispor de um serviço moderno, rápido e qualificado para o atendimento, resgate e transporte de pessoas vitimas de acidentes ou qualquer enfermidade súbita. Uma ambulância e uma equipe composta por 14 funcionários treinados estão a postos para atender chamados de urgência a qualquer hora do dia ou da noite. 34  | Julho 2011

O SAMU foi implantado em Ibiara graças a um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e os Governos federal e estadual, sendo que até o momento somente o município arcou com o custo da sua instalação, ficando no aguardo da liberação dos recursos dos demais convenentes. O serviço estava pronto para funcionar, com sua estrutura instalada, desde o ano passado. No entanto, somente agora foi permitido o seu funcionamento, apesar do ônus pesado para a Prefeitura, que inicialmente assumirá o serviço com recursos próprios “Considero o custo do funcionamento muito elevado para os cofres da Prefeitura, no en-

tanto, fico satisfeito em proporcionar ao povo de Ibiara este grande serviço de atendimento à saúde da população”, disse o prefeito Pedro Feitosa. A secretária Ducineide Freitas acredita que em breve o município passará a contar com esses recursos, o que irá trazer mais tranquilidade aos cofres da Prefeitura, que desde o ano passado vem investindo na implantação da estrutura do projeto, o qual consistiu na construção de garagem e treinamento da equipe. Além do SAMU que o município passa a contar a partir da sua inauguração, a Saúde do município é apoiada por duas unida-


m IBIARA e anuncia obras

des do PSF, sendo uma na cidade e outra no Distrito de Cachoeirinha. Isso significa que o município conta com três médicos, dois dentistas, duas enfermeiras e pessoal de apoio. Afora o SAMU, o município mamtém uma outra ambulância

que fica à disposição da população durante 24 horas por dia. O prefeito Pedro Feitosa anunciou que dentro em breve estará inaugurando calçamentos em diversas ruas da cidade e reforma e ampliação do açougue público.

SAIBA MAIS Ibiara é um dos primeiros municípios do Vale do Piancó a contar com o SAMU. Tratase de um Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) que tem por objetivo prestar socorro à população em caso de emergência. O socorro pode ser solicitado pelo telefone 192 (ligação gratuita) nos seguintes casos:

À solenidade de inauguração do SAMU estiveram presentes, além do prefeito Pedro Feitosa, todo o secretariado da Prefeitura, vereadores e grande número de pessoas de Ibiara e cidades vizinhas.

Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios Em casos de Intoxicação exógena (superficial) Em caso de queimaduras graves Na ocorrência de maus tratos Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto Em casos de tentativas de suicídio Em crises hipertensivas Quando houver acidentes/trauma com vítimas Em casos de afogamentos Em casos de choque elétrico Em acidentes com produtos perigosos Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte Julho 2011 |  35


Município

Conceição

Conceição adquire novos

ônibus escolares A educação exerce grande influência no desenvolvimento de um país, estado ou município. Sem a educação não existe futuro. É com este pensamento que a administração de Vani Braga à frente da Prefeitura de Conceição vem priorizando ações que visam oferecer ao alunado do município uma educação de qualidade. Para isto, a atual gestão tem realizado reformas e ampliações em todas as escolas do município, tanto as que estão localizadas na cidade como aquelas situadas na zona rural. Vale ressaltar que a prefeita Vani Braga também já construiu novas escolas ao longo do seu mandato, com a finalidade de que nenhuma criança ou jovem em idade escolar fique fora da sala de aula. Outra ação que tem possibilitado o acesso dos estudantes às salas de aula foi a aquisição, recen36  | Julho 2011

temente, de mais quatro ônibus escolares dentro do Programa Caminhos da Escola, do governo federal, sendo três ônibus e um microônibus para o transporte dos alunos da zona rural para a cidade. Ainda dentro do programa de melhoramento das condições da educação, a prefeita Vani Braga assinou convênio com o Governo do Estado que permite o transporte dos estudantes da rede estadual da zona rural para a cidade, a exemplo do que faz o município. “Esse convênio com o Governo do Estado tem um significado muito importante, porque evita discriminação entre estudantes da rede municipal de ensino com a rede estadual, que em outros tempos não utilizavam o mesmo transporte para chegar a escola na cidade”, revelou a prefeita Vani Braga.

O município de Conceição conta, hoje, com 34 veículos destinados ao transporte escolar, sendo 17 do Estado e 17 da prefeitura. Trata-se de uma ação que, além de ser uma obrigação do Estado e dos municípios, garante o acesso e a permanência do aluno no ambiente escolar, em especial os mais carentes, que enfrentam inúmeras dificuldades para se manter estudando. Vani Braga informou que vários convênios foram firmados em Brasília para a área de saúde, saneamento básico, habitação e setor da agricultura. Ela revelou ainda que um ginásio de esporte está sendo construído na cidade para servir aos estudantes do município. Até o final do ano, várias ações administrativas e obras do interesse público estarão sendo inauguradas, disse a prefeita de Conceição.


Social

Thereza Madalena

Ao meu leitor, todo o meu carinho

Pensamento

“Não existe juiz mais justo e severo do que o tempo”

Arraiá da Tetê 2011 Verdadeiro Sucesso

Festa no Araiá da Tetê

Muita gente animada, bonita e vestida à caráter, ambiente climatizado da Vila Cândido, decorado por André Luiz, iluminado por Giuseppe Lombardi, com efeitos especiais de Sérgio Barcellos, comida e bebidas, muitas surpresas, sorteios e alto astral. O Arraiá da Tetê, na sua oitava edição, promovido por esta colunista e apresentadora, com apoio total da TV Master, de Alex Filho, foi um sucesso. Prova desse sucesso foram as colaborações recebidas da News Comunicação; Atacadão Rio do Peixe; DVD Stúdio; Palace Gourmet; Câmera Shop; Stúdio Rocha; Imprensa; Portais, Acrópolis Magazine, Fashion News e Tribuna. O evento, que reuniu Le Grand-Monde paraibano e convidados de outros estados, contou 38  | Julho 2011

com a comodidade do Vips Vallet e foi embalado pela Mistura Fina em ritmo de forró, regida pelo maestro Vianey, que teve ainda a participação dos cantores sertanejos Paulo Sérgio e Daniel, acompanhados do apresentador e cantor Alex Filho, numa das músicas. A perfomance do Palhaço Pipi como Mestre de Cerimônias contagiou a todos pela sua desenvoltura e animação. Esta anfitriã recebeu os convidados numa produção de Ivonete Dias e Mary Vilarim. Na abertura oficial do evento, a estilista Edna Martins assinou o belíssimo look. Os destaques do Arraiá foram: os “noivos” Kadu Martins e Ceres Leão; a Rainha Soraya Escorel; a princesa Raissa Aranha; destaque junino Luíza Colaço Carvalho; as bonecas Sarah e Yasmim Escorel e Ranya Aranha e Destaque Especial Sandra Sobreira. Muitas foram as delícias da noite junina: buffet de Telma Cândido; bolo temático da griffe Maria Helena Moura, lindo criativo e saboroso; doces maravilhosos de Marizélia Miranda; drinks do cocktail Brazillis, cachaça Maribondo, e o tradicional café da São Braz.

Thereza Madalena

Palhaço Pipi e Thereza Madalena


GALÉRIE | ARRAIÁ DA TETÊ 03

06

01 04

02

07

05 09 01 A alegria dos “noivos” Ceres Leão e Kadu Martins 02 Rainha Soraya Escorel 03 Casal melhor caracterizado Rosandro e

Inayara e as filhas Ranya e a princesa Raissa

04 Bonecas: Ranya, Sarah e Yasmim 05 Destaque junino: o charme de Luiza Colaço

08

11

Carvalho

06 Destaque especial: a anfitriã com Sandra

Sobreira

07 Casal romântico: Ezilda e Adalberto Rocha

com a colunista

08 Thereza Madalena e Madalena Tereza 09 Rene e Fernando Figueiredo ladeiam a editora

10

10 Jane Oliveira, Joaquim e Edna Martins 11 Ao lado do filho Wladmyr César e da

neta Luiza

Julho 2011 |  39


Turismo

Sebastião Barbosa - sbnews.contato@gmail.com

Jurandir Vieira Santiago, novo Presidente do BNB, tomou posse no Ministério da Fazenda e recebeu cargo em Fortaleza O novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Vieira Santiago, tomou posse, em cerimônia que contou com as presenças de governadores, prefeitos e outras autoridades federais, estaduais e municipais além de servidores do BNB. Inicialmente, foi realizada no Ministério da Fazenda e, logo em seguida, houve a transmissão do cargo em Fortaleza. Em seu discurso, ele garantiu que o Banco vai se integrar ao projeto do governo federal de acabar com a miséria no Brasil. O diretor/presidetente do Grupo WSCOM Online de Comunicação, Walter Santos, foi o único empresário da Comunicação presente a solenidade e recebeu elogios de Jurandir pela atuação da Revista Nordeste. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o novo presidente do BNB possui pós-graduação em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito Empresarial (Uece). Natural de Russas (CE), ele é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, e estava à frente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Jurandir Vieira, Presidente do BNB, ladeado pelo jornalista paraibano Walter Santos,Diretor da Revista Nordeste e do Portal Wscom, durante a sua posse Santos com Roberto Smith, ex-presidente do BNB (Crédito: WSCOM)

Clóvis Casemiro e Jan Von Bhr têm encontro com jornalistas paraibanos para vender o produto turístico nordestino

40  | Julho 2011

O diretor de operações Jan von Bahr e o Gerente de Vendas Clóvis Casemiro, da Rede Nobile de Hotéis, promoveram almoço com jornalistas de turismo da Paraíba no restaurante Mangai, para a divulgação das novidades da rede, que agora administra o Beach Class Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE). Com 21 hotéis nas regiões Norte, Nordeste e CentroOeste, incluindo o Royal Green, em João Pessoa, a Rede Nobile Hotéis tem faturamento médio anual de R$ 39 milhões, e atua com quatro categorias de hotéis: econômica, super econômica, superior e luxo.


Assembleia Legislativa da Paraíba terá Canal de TV aberta Uma parceria entre o Senado Federal e a Assembleia Legislativa vai permitir que a TV ALPB tenha um canal aberto de televisão, em HD (high definition). Para isso, a diretora de expansão da TV Senado, Virgínia Galvez, esteve em João Pessoa e confirmou ao presidente do Poder Legislativo Estadual, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), que o processo para a concessão do canal aberto está bastante avançado e que o convênio entre as duas Casas deve ser assinado nos próximos dias. Virgínia Galvez esteve na Paraíba a convite do presidente da Assembleia Legislativa. Ao lado do diretor operacional da TV Senado, o engenheiro João Carlos Berizon, ela fez uma inspeção técnica na TV Assembleia. Ambos se disseram impressionados com a qualidade dos equipamentos adquiridos na gestão do atual presidente. Segundo Galvez, o convênio permitirá que a TV ALPB disponha de um canal exclusivo, com transmissões em HD e com uma programação inteiramente local. O presidente da Assembleia reforçou à diretora da TV Senado que é meta de sua gestão implantar o canal aberto. “Foi uma das promessas que assumimos, logo após a posse na presidência. Estamos trabalhando e temos a certeza que estamos bem próximos de concretizar esse sonho de todos os senhores parlamentares”, disse. Ele fez questão de elogiar a postura do primeiro secretário do Senado, senador Cícero Lucena (PSDB), que agilizou os cotatos e assegurou total apoio ao pleito da Assembleia. O coordenador de Comunicação Social da ALPB, jornalista Hermes de Luna, deve ir à Brasília nos próximos dias, onde acertará os detalhes desse convênio na TV Senado. Para ele, a implantação do canal aberto será um feito histórico, não só para a gestão do presidente Ricardo Marcelo, mas do próprio Poder Legislativo.”, disse.(Assessoria de Imprensa ALPB)

Pirâmide Natal Resort programa mudanças O Pirâmide Natal Resort & Convention (RN) vem alcançando, desde o início da temporada , bons níveis de ocupação - o hotel atingiu o índice de 96% em janeiro, crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2010. Segundo o gerente geral do resort, Aleo de Almeida em entrevista exclusiva para a coluna, o hotel natalense colhe os frutos de uma programação especial oferecida aos hóspedes e já anuncia mudanças para a Copa do Mundo. “Faltando quase três anos para o torneio, o Pirâmide Natal Resort & Convention começa a preparar suas acomodações, modernizandoas e atualizando-as. Os funcionários iniciam cursos de capacitação, principalmente dos idiomas inglês e espanhol, e a estrutura de hospedagem também será revitalizada: a instalação de TVs LCD em todos os quartos e a adaptação de quartos aos portadores de necessidades especiais já estão sendo organizadas. Sem contar na reformulação do paisagismo do Parque Aquático”, conta. Almeida reforça que os investimentos em marketing foram os principais responsáveis para a ótima atuação no período.

Avianca vai atender 6 novos Estados e João Pessoa José Efromovich, presidente da Avianca, em entrevista concedida a jornalista Sávia Reis(Panrotas), revelou que dentro do plano de expansão da empresa aérea estão a aquisição de novas aeronaves e a conquista de novos destinos tais como: Paraíba, Bahia,Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Revelou que duas novas aeronaves Airbus A 318 já estão em operação até o final do ano e até 2013 5 novas aeronaves estarão sobrevoando o

espaço aéreo. “Queremos atender melhor quem já é o nosso cliente, mas isso não significa que novos destinos não venham merecer o mesmo tratamento.Em abril a taxa de ocupação da Avianca foi de 82%. (Sávia Reis)

Julho 2011 |  41


Social

Jornalistas, autoridades e muitos convidados especiais participaram da inauguração do Centro de Convenções do Hotel Pipa Atlântico, dirigido pela empresária Luciana Freitas.

be Hélia e Gutem

Luciana rg Botelho, com

Sandro Galvão - sandrogalvaojp@hotmail.com

Um grupo de colunistas e jornalistas paraibano prestigiou o camarote vip da Nova Schin que agitou o São João de Campina Grande. A Nova Schin, patrocinadora oficial dos festejos juninos da cidade, que montou um confortável camarote para recepcionar os convidados. Presença de Augusto Correia Lima, Diretor Comercial do Jornal Correio da Paraíba, este colunista, e Zé Alves (foto acima). Além dos colunistas Abelardo Jurema, Ricardo Castro e Rosa Aguiar. O deputado estadual Branco Mendes, que é atuante no Litoral Sul, em plenário, defende todos os incentivos de melhora para o turismo dos municípios. Na foto com e esposa Gorete (secretária de Ação Social da Prefeitura de Alhandra).

Chico Evangelista, Maria Em Lurdinha e Luciana Fre ília, itas

o tscheck Pinheir Francis e Kubi

CURSO DE PREGOEIRO A servidora Maria Solange dos Santos, do ICMBIO, fundadora da Ordem dos Pregoeiros do Brasil, Seccional Paraíba, avisa que nos dias 17 a 19 de agosto acontecerá novo curso ministrado pelo instrutor Franklin Santiago. Mais informações e inscrições através do e-mail opbspb@ gmail.com ou (83) 8048-1964.

42  | Julho 2011

O vereador da cidade de Cabedelo, Wellington Brito (PSDC), vem se destacando como o melhor parlamentar daquela cidade.

BODAS DE PLATINA Hélio e Aparecida Grandino comemorando 45 anos de casados.


Julho 2011 |  43


Revista Tribuna - 139  

A revista dos municípios

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you