__MAIN_TEXT__

Page 1

N. 6 2005 Novembro | Dezembro | Janeiro

| editorial |

ANO OLÍMPICO 2004 foi um sucesso para a Madeira desportiva. Marítimo e Nacional participaram na Taça UEFA, o hóquei do Portossantense em idêntica competição europeia, Vitor Sá venceu o Rali Vinho da Madeira e quatro atletas madeirenses estiveram nos Jogos Olímpicos de Atenas, todos patrocinados pela Empresa de Cervejas da Madeira, Lda., aos quais ainda se juntaram, neste épico sucesso colectivo regional, Cristiano Ronaldo e Danny. Ainda recentemente, em almoço de Natal com os atletas olímpicos madeirenses de todos os tempos, o Diário de Notícias distinguiu o papel da ECM no apoio ao desporto madeirense. É verdade que temos sido arrojados, como mais ninguém o faz, no patrocínio privado a clubes e atletas da Madeira e do Porto Santo, como

ainda a eventos de especial popularidade. O Rali Vinho da Madeira e o Volei de Praia em Porto Santo são exemplos de referência. Associamos a excelência individual e colectiva dos desportistas madeirenses aos objectivos de qualidade e divulgação das “nossas” marcas Coral, Brisa, Laranjada e BriSol, às quais se juntarão os novos lançamentos previstos para 2005. À semelhança do que aconteceu no desporto regional em 2004, também temos uma equipa ganhadora, que envolve os nossos colaboradores, internos e associados, fornecedores e todos os clientes das cervejas e refrigerantes da Madeira. Todos juntos para satisfazer as naturais exigências de qualidade dos consumidores.

Vamos expandir as nossas operações, gradualmente, a todos os cantos do Mundo onde residem madeirenses e seus descendentes, levando a qualidade regional, reconhecida internacionalmente pelas 66 medalhas da exigente “Monde Selection” já ganhas pelas marcas Coral e Brisa. Somos uma empresa orgulhosa da sua raiz madeirense e que, a partir das suas capacidades próprias, procurará ser aceite, para já, onde se fale português, muito especialmente, com sotaque Madeirense. Se na Madeira e Porto Santo se vende um pouco de tudo o que há no Mundo, porque não levar, por aí fora, um pouco do que aqui tão bem se faz.

| campanhas | página2

| patrocínios | página5

| patrocínios | página5

Campanha Coral Tónica

BRISA COLA apoia Mundial de Voleibol de Praia (Sub-21)

Miguel de Sousa

Coral na Superliga com Marítimo e Nacional


2 página

| Novembro - Dezembro - Janeiro | N.º 6

2005 | estado líquido |

| campanhas |

Campanha de regresso às aulas

Com a

BRISA aprende-se a reciclar

Campanha Coral Tónica

TONIFICA-TE “Tonifica-te” é a nova assinatura da campanha de comunicação da Coral Tónica. A vaga de comunicação, apresentada durante o mês de Novembro, foi composta por dois visuais criativos que exploram com humor os valores associados ao nome da própria cerveja, percepcionada como revigorante e fortificante. A aposta nesta linha de comunicação surge na sequência de um estudo desenvolvido junto de uma amostra de consumidores de cerveja preta, conduzido por uma empresa independente de estudos de mercado, com vista a avaliar a imagem do produto. A Coral Tónica pretende assim reforçar a sua imagem no segmento das cervejas pretas acompanhando a evolução do mercado e diferenciando-se da concorrência pela própria via de comunicação adoptada. No âmbito desta estratégia, a marca desenvolveu alguns materiais de ponto de venda a fim de aumentar a sua visibilidade nos estabelecimentos de consumo e realizou diversas festas para animar a noite madeirense.

Campanha BriSol

O supra-sumo da felicidade!

Para reafirmar a sua presença junto ao público, a recém lançada BriSol, lançou uma campanha de comunicação que esteve no ar no final do mês de Setembro. Depois de se ter assumido como o “supra-sumo da Madeira “, a marca apostou na mesma linha de comunicação apresentando-se como o “supra-sumo da felicidade” pelas suas características – sabor, qualidade, confiança, alegria, frescura, jovialidade e dinamismo.

BriSol é mais do que um sumo, é um supra-sumo!!

No âmbito do regresso às aulas e com vista a promover a política ambiental adoptada pela Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), a marca Brisa preparou uma acção promocional inovadora. Até final do mês de Outubro, a marca disponibilizou, no canal alimentar (hipers, supers e mercearias), estojos Brisa, oferecidos juntamente com as embalagens de 4-pack de Brisa Maracujá e Brisa Cola. A inovação esteve no facto de os estojos serem nada mais, nada menos, do que uma garrafa de plástico Brisa, tal como recebida nas instalações da ECM. Isto é, um pequeno tubo (pré-forma), que posteriormente é “soprado” na linha de enchimento da sua fábrica, e que se converte na garrafa de plástico 1,5 lts Brisa, tal como a conhecemos. Sendo o ambiente uma das principais preocupações da ECM, a Brisa decidiu reutilizar estas pré-formas, as quais seriam inutilizadas, por não terem sido aceites como perfeitas pelo rigoroso controlo de qualidade realizado aos materiais de embalagem. Esta acção promocional foi lançada em simultâneo com uma campanha que a marca divulgou nos mupis e abrigos de autocarro, direccionada aos mais jovens e alusiva ao início do ano escolar.


3 página

| campanhas |

Colaboradores da ECM animaram dia 23 Dezembro

Campanha Coral

Um Natal espectacoral Procurando estar com os seus consumidores em todos os momentos especiais, a cerveja Coral preparou um novo visual particularmente alusivo à época natalícia. Dando seguimento à sua campanha “espectacoral”, a marca apresentou um jovem alegre que se encarregava de contrabalançar várias garrafas de cerveja Coral de modo a compor uma árvore de natal de notável dimensão.

Coral surpreendeu na Noite do Mercado No passado dia 23 de Dezembro – na “noite do mercado”, a Coral voltou a surpreender. Para celebrar este dia festivo de uma forma extra especial, a marca Coral foi promovida por um grupo de profissionais de várias áreas da própria empresa permitindo uma maior aproximação com os consumidores assegurando uma atenção redobrada nesta quadra natalícia. Ao cair da noite, cerca de 20 jovens desempenharam, com muito entusiasmo e dedicação, o papel de “Pai/Mãe Natal” animando as ruas do Funchal ao distribuir diversas prendas, entre as quais, camisolas,

gorros e outros brindes alusivos ao natal, para além de espalhar muita alegria, energia e boa disposição entre miúdos e graúdos. Tratou-se de uma forma original de promover o convívio e prolongar a acção que decorreu ao longo do dia desenvolvido por diversas promotoras, que circularam pelas principais artérias da cidade encantando os mais pequenos com a oferta de balões BriSol. Também no Domingo que antecedeu o natal, a marca Brisol encarregou-se de alegrar as crianças dando diversos brindes a todos aqueles que passeavam pelo Madeira Shopping.

Campanha Coral

Um fim-de-ano espectacoral Findo o ano de 2004, a cerveja Coral lançou mais uma campanha espectacoral para assinalar a passagem de ano, um dos momentos altos do ano e da Região em particular.

Para além desta campanha divulgada através de anúncios de imprensa e nos abrigos de autocarro, a marca desenvolveu um leque de postais electrónicos de boas festas que foram disponibilizados em www.cervejacoral.com As marcas Brisa e BriSol, refrigerantes da Empresa de Cervejas da Madeira também apresentaram postais em www.brisanet.pt.

Na nova campanha da marca, a transição de um ano para outro é representada, com muita originalidade, através de um visual que combina duas imagens que, vistas em conjunto, transmitem um movimento de passagem. Para despertar a curiosidade do público, a primeira imagem mostra um casal a figurar num anúncio de moda sendo que ambos estão em vias de transitar para o segundo anúncio, onde a Cerveja Coral assume o grande destaque na noite de fim-de-ano, remetendo o próprio espectáculo pirotécnico para segundo plano. Desta forma, a Coral pretende, mais uma vez, acompanhar os seus consumidores nos momentos mais especiais tornando este período festivo repleto de muita energia e felicidade. Anúncios de imprensa, mupis e abrigos de autocarro foram os meios escolhidos para divulgar esta campanha.


4 página

| Novembro - Dezembro - Janeiro | N.º 6

2005 | estado líquido |

| patrocínios | Coral Sem Álcool apoia novos pilotos

Apoio Coral Sem Álcool

Prova do Campeonato Nacional de Freestyle na Região

Emoção Yaris 2004 Dando continuidade à sua aposta no desporto automóvel, a marca Coral Sem Álcool patrocinou a Emoção Yaris 2004, uma iniciativa organizada com o objectivo de descobrir novos pilotos de ralis na Madeira. No final das 38 sessões disputadas ao segundo, Manuel Barros foi o vencedor da competição ganhando o direito em participar nos últimos dois ralis do Campeonato da Madeira juntamente com o copiloto Filipe Freitas.

Apoio Coral Sem Alcool

Iª Edição da Rota das Estrelas Subidas inclinadas, descidas vertiginosas, fossas de água e muitos obstáculos caracterizam a pista Coral sem Álcool, principal espaço onde decorreu, a 22 de Setembro, o primeiro passeio de TT nocturno, intitulado a “Rota das Estrelas”. Muitas foram as peripécias e surpresas vividas por participantes ousados e espectadores delirantes que se juntaram nesta aventura levada a cabo pelo Clube Maresia com o apoio da Coral Sem Álcool.

Patrocínio Brisa

1º Meeting da Madeira de Parapente

Realizou-se pela primeira vez na Região uma prova do Campeonato Nacional de Freestyle, que teve lugar na Avenida Sá Carneiro, numa pista preparado para o efeito, no passado dia 8 de Setembro. Este evento de motociclismo contou com o apoio da Coral Sem Álcool que habitualmente se associa aos desportos motorizados. Perante cerca de oito mil espectadores entusiasmados, os 18 pilotos, entre os quais 7 madeirenses, evidenciaram a sua destreza e habilidade ao realizar as três “mangas” da competição, compostas por números de elevado grau de dificuldade. A espectacularidade e a inovação da competição no meio local, a sexta do referido campeonato, proporcionaram uma tarde de domingo bastante animado a todos aqueles que tiveram oportunidade de assistir a este acontecimento.

Durante quatro dias, a Brisa coloriu o céu da Madeira ao apoiar o 1º Meeting da Madeira de Parapente que decorreu no início de Novembro em várias zonas da ilha. Considerado um desporto para o turismo de Inverno, o evento juntou cerca de 50 pilotos, entre madeirenses, continentais e estrangeiros. Para fomentar o interesse por esta modalidade, um piloto experimentado e devidamente credenciado pela Federação Nacional esteve ao dispor da população para fazer alguns “baptismos de voo” aos mais corajosos.

Brisa Agita Liceu A pensar na comunidade escolar e na importância da valorização da prática desportiva, a marca Brisa associou-se à acção “Agita Liceu” que decorreu no passado dia 14 de Dezembro nas instalações da Escola Secundária Jaime Moniz. Mobilizar os alunos, incentivar o espírito de inter ajuda e despertar o interesse para a prática de novas modalidades foram os objectivos desta acção. Aeróbica, body combat, capoeira, slide e rappel foram algumas das actividades escolhidas para o efeito. O evento contou ainda com a simpatia e energia de João Rodrigues, atleta olímpico na modalidade de vela, patrocinado pela Brisa, cuja presença veio agitar ainda mais o liceu.


5 Renovação de contrato de patrocínio

Coral na Superliga com Marítimo e Nacional Em meados de Setembro, a Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) renovou os protocolos de patrocínio com o Clube Desportivo Nacional e Clube Sport Marítimo para os próximos três anos dando continuidade a uma relação de sucesso entre instituições em

franco desenvolvimento. Mais uma vez, a ECM mantém a aposta no desporto-rei procurando ajudar as equipas madeirenses a chegar ao topo nacional e às competições europeias enquanto projecta a imagem das suas marcas além fronteiras através

Porto Santo

BRISA COLA festeja Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia

destas duas instituições de referência. No dia da formalização do contrato com o clube alvinegro, a delegação nacionalista teve oportunidade de conhecer as instalações da empresa através de uma visita guiada pela fábrica após um almoço de convívio.

Coral “no ar”

Entre 14 e 19 de Setembro, o Porto Santo foi palco do Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia na categoria de Sub-21, evento digno de muitos elogios em que a Brisa Cola não poderia deixar de se associar pela sua qualidade. Durante uma semana a ilha dourada acolheu jogadores de vinte e sete países, vindos de todos os continentes para confirmar o seu valor numa das provas mais importantes do calendário mundial da Federação Internacional da modalidade. A acção centrou-se no novo Complexo Desportivo do Penedo do Sono, dotado de condições excelentes para a prática deste jogo, onde o profissionalismo e o talento da jovem elite mundial surpreenderam e maravilharam o público garantindo um espectáculo de nível extraordinário. Para dinamizar o evento e estender a emoção para além das quatro linhas, a Brisa Cola organizou diversas festas nocturnas proporcionando momentos de convívio inesquecíveis contribuindo para o sucesso da competição.

Classificação Femininos: 1- Brasil 2- França Classificação Masculinos: 1 - Espanha 2 - Letónia

Mantendo a sua forte aposta em comunicação, a marca Coral está presente em mais um meio de grande impacto, o balão panorâmico, uma das mais recentes atracções turísticas no centro do Funchal.

página

| patrocínios |


6 página

| Novembro - Dezembro - Janeiro | N.º 6

2005 | estado líquido |

| eventos |

Coral e Brisa Cola refrescam na Pista de Gelo

Jogos de Aventuraa

Uma supra experiência com Brisol Como já vem sendo habitual, a Empresa de Cervejas da Madeira participou mais uma vez nos Jogos de Aventura, uma iniciativa do Diário de Noticias que decorreu nos passados dias 19, 20 e 21 de Novembro na zona oeste da ilha da Madeira. Durante os três dias do evento reinou a boa disposição, o espírito de equipa e o fairplay entre os 80 participantes provindos de 18

WEEKEND DANCE@ AIRGATE

empresas regionais que prestaram diversas provas desportivas de rapidez e destreza, de dia e de noite, na serra e no mar, entre as quais slide, canoagem, rappel, btt e outros. Para a prova artística, a equipa da ECM transformou-se nos “Gypsy Kings” e encantou o grupo de aventureiros com uma música bem alegre e divertida, como a marca BriSol, patrocinador do evento.

Um total de 16 mil pessoas assistiu ao Weekenddance@airgate, uma mega evento de música de dança, que se realizou nas noites de 3 e 4 de Setembro, sob a pista do Aeroporto Internacional da Madeira. A marca Coral apoiou esta iniciativa da discoteca Vespas contribuindo para o sucesso deste grande acontecimento que reuniu alguns dos melhores dj´s no panorama nacional e internacional.

Desde Dezembro o Funchal passou a contar com um novo espaço de diversão inédito na Região, a pista de gelo. A pista tem cerca de 800 metros e capacidade para 400 pessoas sendo uma das pistas mais raras na Europa pelo facto de estar montada numa praia. A Coral e a Brisa Cola asseguraram a sua presença neste novo espaço de entretenimento.

Stand Up Comedy com Coral Hugo Sousa e Aldo Lima foram os protagonistas das sessões de “Stand up comedy”, apoiadas pela marca Coral no âmbito do protocolo de patrocínio com a Associação Académica da Universidade da Madeira. Os espectáculos realizaram-se no Clube Avenida nos passados dias 17 e 21 de Dezembro.


7 Festas

Durante os meses de Agosto e Setembro a cerveja Coral animou a noite madeirense e portosantense com as festas Happy Fish. Em cada encontro a marca sorteou uma viagem para duas pessoas para Palma de Maiorca para além de oferecer outros brindes. Foram festas divertidas, originais e verdadeiramente memoráveis ! Passadas as noites quentes de Verão, foi com muita satisfação que a Coral recebeu um e-mail espectacoral de um dos premiados Maiorca a partilhar a experiência do grupo....

EQUINOX ENCERRA VERÃO 2004 ANTENA 3 ROCK

página

| eventos |

Para assinalar o fim de um verão intenso, a marca Coral juntou-se à discoteca Vespas na realização do Equinox, a mega festa que teve lugar no novo cais de Santa Cruz nos dias 24 e 25 de Setembro. Bailarinos, cuspidores de fogo, um espectáculo multimédia, 3 mega bares e um leque de dj´s de referência na categoria de dance music animaram este evento espectacoral!

Karnaki seti foi o grande vencedor do Antena 3 Rock. O evento, realizado nas instalações do Tecnopolo no passado dia 20 de Novembro, contou com o apoio da marca Coral que assim contribuiu para a promoção de jovens madeirenses com talento musical.

O MOLHE

CAFÉ TEATRO

2º Aniversário do Café do Teatro com apoio Coral

Coral festeja 4º Aniversário do Molhe

O segundo aniversário do Café do Teatro foi celebrado em grande no dia 20 de Dezembro com o apoio da Coral. A animação esteve a cargo dos dj´s residentes e do conjunto musical “Balaio Brasil” que apresentou uma compilação do trabalho realizado ao longo dos últimos quatro meses no referido espaço.

Foi com muita extravagância que O Molhe comemorou o seu quarto aniversário no passado dia 7 de Dezembro. O evento apoiado pela Coral e organizado pela Sportsmoods, (responsável pela Fashion TV Party e encarregue da primeira Fashion Week), foi abrilhantado pelo desfile de moda da estilista madeirense, Patricia Pinto, que reuniu vários modelos consagrados da indústria. Foi também ocasião para o público madeirense conhecer o trabalho de mais um vídeo jockey da ribalta, Herlander Elias, que interpretou o tema fim-de-ano com muitos efeitos especiais ao nível da projecção de vídeo. Mais um aniversário repleto de muita boa música, muita gente gira, muita diversão e muito Coral!


8 página

| Novembro - Dezembro - Janeiro | N.º 6

2005 | estado líquido |

| notícias |

Em S.João, nas Minas Gerais e no Aeroporto

CORAL EM GRANDE Dando seguimento ao conceito espectacoral, a cerveja Coral apresentou no último trimestre do ano mais um visual em S.João que exigiu uma produção fotográfica rigorosa. Novamente, a marca procurou tirar partido das características do espaço envolvente, tendo a criatividade da agência McCann Ericksson respondido ao desafio colocado pela marca, com uma produção de grande qualidade apresentando o tema “tubos”. Por sua vez, o tema “demolição”, o visual anterior, continua a poder ser visto noutro espaço da cidade, nomeadamente nas proximidades das Minas Gerais onde o edifício principal passou a ter uma nova decoração desde o ultimo mês do ano. Estas imagens, com grande impacto, e naqueles espaços em particular, continuam a surpreender e a elevar as expectativas dos consumidores da marca, dando mais um passo no dinamismo a que a Coral já habituou os madeirenses. Outro visual de grande formato da cerveja Coral pode ser encontrado nas chegadas do aeroporto, em que uma tela com cerca de 28 metros de comprimento, dá as boas-vindas aos turistas e madeirenses que chegam de viagem.

ECM reforça frota de distribuição Na sequênca do crescimento das vendas dos refrigerantes da marca Brisa e da grande adesão aos refrigerantes sem gás da marca Brisol, a Empresa de Cervejas da Madeira

adquiriu 3 novas viaturas para responder às necessidades do mercado. A frota da ECM, destinada ao transporte de bebidas, soma um total de quarenta veículos.

A Coral e a Brisa pela primeira vez em Angola

Produtos ECM à conquista do Mundo

ficha técnica

contactos

Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira, Lda

Parque Industrial Zona Oeste, Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos

Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Jacqueline de Gois Concelho Editorial: Arlindo Pereira, Fernando Pereira, Igor Sá Faria, Jacqueline de Gois, João Rodrigues, Miguel Mendes, Susana Sousa. Colaboração nesta Edição: Duarte Afonso, Luís Noronha, Maurílio Ribeiro, Patrícia Martins, Pedro Ghira, Pedro Farto. Projecto Gráfico: ALS Design, Lda Impressão: O Liberal Tiragem: 7000 exemplares Periocidade: Trimestral

Telef.: 291 911 100 LINHA VERDE Telef.: 800 200 757 e-mail: estadoliquido@ecm.pt www.brisanet.pt www.cervejacoral.com www.ecm.pt

Pela primeira vez na história da ECM, os seus principais produtos, Coral e Brisa, chegam ao mercado angolano. Esta operação iniciou-se no passado mês de Setembro com o envio de todos os sabores da Brisa nas embalagens PET de 0,5 lts e 1,5 lts, num total de 30.000 litros. Em Outubro seguiu a primeira encomenda de Coral branca num total de 107.000 litros. Ao final de 6 meses de actividade de Exportação, com a nova orgânica, já foram comercializados mais do que o somatório das vendas dos últimos 2 anos (2002 e 2003).

Durante este período, a ECM tem trabalhado de forma regular com os mercados de Portugal Continental, Inglaterra e Jersey, Austrália e Angola. Negociações com os Estados Unidos, Canadá e Venezuela estão também bastante avançadas sendo que, para 2005 a empresa espera vir a conquistar novos mercados com especial atenção para as comunidades de madeirenses espalhadas pelo Mundo.

Profile for Estado Líquido

Estado Líquido n6  

Estado Líquido

Estado Líquido n6  

Estado Líquido

Advertisement