Issuu on Google+

2009 Maio Junho Julho

Número

24

Campanha

Verão Brisa Maracujá PATROCÍNIOS

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

Apresentações do Nacional e Marítimo 09/10

Lançamento Concurso Siga Siga CORAL

Expo Madeira 2009

Siga Siga com Coral este Verão A Coral, a Brisa e Atlântida, marcaram presença na Expo Madeira 2009, que decorreu entre 10 e 19 de Julho. Como já á habitual, a ECM faz questão de estar presente de forma original e interactiva nas feiras que decorrem na Região Autónoma da Madeira. “É importante para a ECM marcar presença nestes eventos, gostamos de mostrar aos visitantes o que de melhor se faz na Madeira. Mas este ano decidimos apostar também na diversão de quem nos visita. O nosso stand é um mundo de diversões!”, revela João Rodrigues, responsável do Departamento de Marketing. O stand deste ano lembrava uma Feira Popular, com jogos típicos e apelava à participação dos visitantes. A nova versão em lata da Brisa Maracujá foi também apresentada na feira, com um visual mais colorido, jovem e vibrante.

A Coral lançou a 4 de Julho a sua Promoção de Verão “Coral Siga Siga”. O prémio é um automóvel – Smart Fortwo coupe pure – na cor vermelha, 61 CV MHD. Já é costume a Coral fazer um sorteio de Verão com prémios como um carro ou uma mota. Este ano não será diferente. No Verão as pessoas consomem mais Coral e com um prémio desta qualidade, o aumento da procura é ainda maior. A promoção, que pode ser encontrada nas embalagens de Coral Branca sem retorno (pack de seis de 0,33cl ou pack de dez de 0,20cl), consiste no envio de duas provas de compra douradas juntamente com o cupão de participação para a ECM. Também foi possível depositá-los nas tômbolas disponíveis para o efeito nas principais lojas de grande consumo alimentar da Região Autónoma da Madeira. O concurso estende-se a todos os consumidores da Cerveja Coral, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na ilha da Madeira ou Porto Santo, entre os dias 4 de Julho e 4 de Setembro de 2009, data em que será revelado o vencedor.

A campanha está a ser comunicada através da imprensa regional e diverso material promocional. A principal inovação, que pretende dar ainda maior visibilidade à promoção, é a decoração de cinco smarts assemelhando-os a um pack de Coral. Estas viaturas irão circular pelos maiores eventos de Verão da ilha, interagindo com o público madeirense de forma dinâmica, criativa e pró-activa.

Promoções

ECM na Expo Madeira


Filipe Caíres vence Campeonato Regional BRISA da Madeira em Cruzeiro 2009

Apresentação Equipa Marítimo 2009/10 No passado dia 4 de Julho, o Marítimo fez a apresentação oficial do plantel para a temporada 2009/10. No ano em que se comemora o centenário da histórica colectividade do Almirante Reis, a apresentação decorreu onde se concretizará o sonho do novo estádio, “dotando o Marítimo de uma das mais modernas infra-estruturas do género em Portugal”. Das novidades anunciadas, destacam-se Miguel Ângelo, Peçanha, Roberto Sousa e Camilo Farias. Sem lugar para grandes discursos, a apresentação do plantel teve alguma pompa e circunstância. O presidente do Marítimo e o presidente do IDRAM foram os únicos a discursar, poupando bastante nas palavras. As ambições do Marítimo são ponderadas, mas o objectivo é vencer mais que os adversários, ganhar jogo a jogo e assim, atingir uma boa classificação final.

Desportivo do Funchal organiza 1º Circuito Regional de Futebol de Praia CORAL

O presidente do clube salientou ainda o facto de este ser “um campeonato difícil que aí vem”, referindose às dificuldades vividas no futebol em ano de crise. Carlos Pereira alertou também para o facto de o Marítimo ter atingido um determinado estatuto que não pode perder. Será um ano de muito trabalho, em que os esforços não serão poupados.

Brisa ‘All-Star’ 2009

Patrocínios

Foi no dia 26 de Junho, que se realizou a II edição do Brisa ‘All-Star’ no Pavilhão do CAB Madeira. Neste jogo de estrelas, os CAB Red Force que venceram os CAB White Force por 58-55 frente a frente. Francisco Fernandes, capitão da principal equipa e madeirense, conquistou o título de MVP (jogador mais valioso) do encontro. A organização da Associação Regional de Vela da Madeira (ARVM) realizou, entre os dias 1 e 3 de Maio, o Campeonato Regional BRISA da Madeira em Cruzeiro. Filipe Caires, skipper do “Serlima” sagrou-se campeão de 2009 e recebeu um prémio financeiro no valor de 500€. O segundo lugar, com um prémio no valor de 400€, coube ao “Mono Mania”, da skipper Ana Leça Umbelino com uma tripulação unicamente feminina. Como já é habitual, a edição deste ano do Campeonato Regional BRISA da Madeira em Cruzeiro contou com o alto patrocínio da BRISA. Durante 3 dias, a frota regional deslocou-se para a Marina da Quinta do Lorde, na zona leste da Ilha da Madeira, onde foram realizadas cinco regatas do tipo inshore e ou offshore. Este campeonato foi o primeiro da nova Direcção da ARVM para o quadriénio 2009-2012. «A organização esteve muito bem em todos os aspectos e tudo acabou em festa, sem qualquer confusão, o que é sempre de enaltecer.», declarou a organização.

Durante o encontro, assistiu-se também à disputa do “Dunk Contest”, ganho por Eduardo Lucas, que venceu a final disputada com Marcos Gomes e João Pedro Vieira (JA). Nos “3 Point Contest”, o destaque foi para José Correia. Marcos Gomes, no 3º concurso da noite, ganhou o “Horse Contest”. Os minis também fizeram a sua aparição com um circuito que foi completado pelas cinco equipas presentes, com a formação de Eduardo Raposo a ser a mais rápida. Mas a festa não se ficou pelo campo, os familiares presentes nas bancadas foram convidados a participar num concurso, sendo a vencedora a mãe de Nuno Pereira, com três cestos em quatro tentados. O Brisa ‘All-Star’ ficou marcado pela despedida de João Pedro Vieira, júnior ‘A’, emocionando muitos dos presentes. O jovem reformou-se na sua carreira de basquetebolista para se dedicar inteiramente à sua carreira de estudante de medicina.

Apresentação equipa Nacional 2009/10

Alexandre Camacho vence XXVII Rali Município de Santa Cruz

Foi num ambiente de festa que, no dia 11 de Julho, foi apresentado oficialmente o plantel de futebol profissional do Clube Desportivo Nacional para a época desportiva 2009/2010. O evento, que reuniu sócios e adeptos nacionalistas no Estádio da Madeira, ficou marcado pela tomada de posse dos recentemente eleitos órgãos sociais do Clube para os próximos três anos. Durante os discursos, a Direcção homenageou todos os atletas, técnicos e coordenadores dos vários escalões do futebol do clube que, na época passada, venceram várias competições. No evento foram apresentados individualmente os técnicos e os jogadores que constituem o plantel profissional de futebol do C.D.N. para 2009/2010. Os adeptos nacionalistas puderam assim conhecer os novos reforços da equipa que prometem uma boa época desportiva. No final da apresentação, os presentes puderam ainda assistir a um jogo de futebol entre todos os atletas, com a duração de duas partes de 30 minutos, que terminou empatado a um golo. Não havendo festa sem foguetes, no final houve ainda tempo para um espectáculo pirotécnico marcante.

Marítimo, o grande vencedor da Taça Coral da Madeira 2008/09 Foi no dia 19 de Maio, que se realizou a final da Taça Coral da Madeira 2008/09, no Estádio dos Barreiros. Depois de cumpridas todas as fases das eliminatórias, o Marítimo e o Caniçal ficaram definidos como os grandes vencedores da etapa. Foi uma noite de grande animação e de forte espírito

Patrocínios

O Clube Desportivo do Funchal realizou, nos meses de Junho e Julho, o primeiro Circuito Regional de Futebol de Praia CORAL. Em termos globais, o evento foi bastante positivo, tendo uma adesão significativa de 15 equipas em prova. Para Ricardo Ladeira, presidente do clube, “Esta foi uma forma de promover não só a modalidade, mas também algumas marcas e produtos. Alcançámos o nosso objectivo”. Da primeira experiência na matéria, Ricardo Ladeira avaliou os pontos positivos e negativos e prevê o melhoramento de alguns aspectos, quer ao nível da segurança e dos próprios campos, quer ao nível da envolvência. Fica apenas uma certeza, a de quererem voltar a organizar o evento no próximo ano. Em termos de um eventual crescimento da prova, a organização considera que o ideal fosse quatro ou cinco etapas. Conta-se assim com uma ligeira mudança de formato caso se consiga realizar uma próxima edição. Na conclusão da 3ª e última etapa do circuito, o presidente da Direcção, afirmou estar bastante satisfeito com o desenrolar do circuito.

Nos dias 19 e 20 de Junho, decorreu mais uma edição do Rali Município de Santa Cruz. Este ano foi já a 27ª edição daquele que é um dos mais famosos ralis da região da Madeira e que faz parte do Campeonato de Ralis Coral. A organização do Rali esteve mais uma vez a cargo do Sporting Clube Santacruzense.

Líder da primeira à última especial, a dupla Alexandre Camacho e Pedro Calado foi a incontestável vencedora deste ano, chegando ao fim com uma vantagem significativa de 19,2 relativamente à dupla Miguel Nunes e Victor Calado.

Bruno Magalhães vence Rali do Marítimo 2009

desportivo, que teve início com a disputa da Finalíssima das Habilidades Técnicas de Futebol. Este ano, a taça coube ao Marítimo, que assim conseguiu compensar a classificação final na Liga Sagres a meio da tabela. A equipa da noite venceu o adversário Caniçal por 5 bolas a 3.

Bruno Magalhães foi o grande vencedor do Rali do Marítimo, que decorreu nos dias 3 e 4 de Julho e a contar para o Campeonato de Ralis CORAL 2009. O piloto do Peugeot 207 S2000 não deu tréguas aos

adversários e venceu sete das oito especiais que compunham o rali. Alexandre Camacho, também ele condutor de um 207 S2000, fez frente ao vencedor ficando com um segundo lugar merecido.


Atlântida e IDRAM juntos pela saúde

Brisa Maracujá refresca o Verão madeirense A Brisa Maracujá lançou este Verão a campanha “Sabor Refrescante”. O sabor único do refrigerante com gás preferido dos madeirenses compromete-se a baixar a temperatura neste Verão. A Brisa é uma marca jovem, fresca, dinâmica, que a par da Coral promete agitar o Verão Madeirense. A campanha “Sabor Refrescante” retrata uma rapariga na praia, que se refresca com uma garrafa de Brisa Maracujá, como se de um duche se tratasse. Com um conceito irreverente, ousado e sexy, a Brisa Maracujá comprova mais uma vez a originalidade das suas campanhas. Criada pela equipa de marketing da ECM, o “Sabor Refrescante” da Brisa Maracujá foi visto nos mupis e abrigos de autocarros da Região Autónoma da Madeira assim como na imprensa regional. Making Off

A Água Atlântida e o Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira juntaram-se numa iniciativa que promete melhorar a saúde dos madeirenses. No âmbito da 7ª edição do programa “Todos a Andar pela Saúde”, o IDRAM e a Atlântida apresentaram a iniciativa “10.000, os passos para a saúde”. O que as entidades propuseram à população foi a contagem diária dos passos realizados através de um pedómetro, um

pequeno aparelho de utilização muito simples. Foi distribuído um folheto com as melhores dicas para cumprir objectivos, acompanhado de uma tabela onde as pessoas podiam colocar a evolução dos seus resultados. Durante os últimos quatro meses, a actividade tem-se desenvolvido um pouco por toda a ilha. Espera-se que esta iniciativa consiga mobilizar os madeirenses na generalização dos hábitos de prática regular do exercício físico.

Foi divulgada a lista de inscritos na edição de 2009 do Rali Vinho da Madeira, no dia 13 de Julho nas instalações da Empresa de Cervejas da Madeira. A lista esteve disponível no site oficial do Rali para ser livremente consultada por todos os interessados. Ao longo da apresentação, Paulo Fontes referiu que “…o número de equipas inscritas ultrapassou as nossas expectativas… É brilhante esta lista, confesso que nunca esperava, nesta edição de 2009, ter 20 viaturas da classe Super 2000, mas só temos que nos congratular com

Brisas, Batatoon e Picolé festejam Dia Mundial da Criança na Madeira

Campanhas Eventos

Apresentação Lista Concorrentes RVM 09

isso e esperar que tenhamos um grande rali…”. Ao todo foram aceites 70 inscrições, 19 das quais estrangeiras, mantendo-se a supremacia portuguesa em prova.

2ª Eliminatória das Habilidades Técnicas do Futebol Foi no dia 1 de Maio que se realizou a 2ª prova eliminatória das Habilidades Técnicas do Futebol, no Clube da Ribeira Brava. Esta actividade envolveu 9 grupos desportivos da zona leste da Madeira, sendo uma excelente iniciativa para promover o convívio e o espírito desportivo dos jovens da região. Como já vem sendo costume, o Brisas esteve presen-

te no evento, contribuindo para a animação geral da pequenada. De destacar é também a forte presença do Brisa Maracujá que refrescou miúdos e graúdos presentes no Clube. Esta é mais uma das brilhantes acções da Associação de Futebol da Madeira, à qual a ECM tem sempre todo o gosto de se associar.

Finalíssima das Habilidades Técnicas do Futebol O dia 19 de Maio ficou marcado como o dia da grande Finalíssima do 1º Circuito Regional de Habilidades Técnicas do Futebol. Depois de 3 eliminatórias decorridas entre os meses de Abril e Maio, os ‘habilidosos’ apurados nas zonas Este, Oeste e Centro estiveram no Estádio dos Barreiros para disputar o título. A juntar à habilidade dos pequenos talentos, esteve a animação do Brisas, a mascote da ECM. Presença assídua nos eventos desportivos da região, os refrigerantes Brisa, Laranjada e a Água Atlântida refrescaram todos os participantes e assistentes. O evento decorreu poucas horas antes da disputa da Final da Taça Coral, pelo que os jovens aspirantes a futebolistas oriundos das colectividades sedeadas no Funchal tiveram oportunidade de mostrar o que valem com a bola nos pés diante dos grandes nomes do futebol da região. Resta-nos esperar e acompanhar atentamente a evolução das estrelas resultantes do Circuito, quem sabe não sai daqui o próximo Cristiano Ronaldo da região?

3ª Eliminatória das Habilidades Técnicas do Futebol

Para assinalar o Dia Mundial da Criança 2009, no dia 31 de Maio a RTP-Madeira realizou um programa dedicado aos pequenotes. O programa “Criança, Sempre!” teve lugar no parque de Santa Catarina e contou com a presença dos refrigerantes Brisa. Para animar os presentes, estiveram em palco o Palhaço Companhia, famoso pela série Batatoon, e também a Palhaça Picolé, famosa no programa “Praça da Alegria” da RTP. O dia não seria o mesmo sem a presença da mascote Brisas, que tratou da diversão da criançada. Foi um dia bem passado, com muita alegria e com a ajuda dos os refrigerantes Brisa para fugir ao calor.

cote da ECM, o Brisas. Fazendo a alegria dos mais pequenos, o Brisas é um forte elemento dinamizador deste tipo de eventos, onde se promove o convívio e as boas práticas desportivas. A ECM sente-se bastante satisfeita por se associar a causas como estas que, além de se mostrar uma boa maneira de combate ao sedentarismo, pode revelar futuros craques do futebol.

Eventos

A 3ª prova eliminatória das Habilidades Técnicas do Futebol teve lugar no dia 10 de Maio, no Campo Adelino Rodrigues, no Funchal. Nesta eliminatória estiveram presentes nove grupos desportivos da zona do Funchal. As equipas presentes disputaram os lugares para melhor malabarista, goleador, cabeceador, certeiro e driblador. Quem esteve presente e muito animado foi a mas-


CORAL e BRISA presentes no São João em Porto Santo

1º Encontro de Natação da Macaronésia

As festas de São João marcaram o início das festividades de Verão na ilha do Porto Santo. De 19 a 24 de Julho, nas festas que fazem parte destas comemorações, os presentes puderam contar com inúmeras actividades de âmbito sociocultural e com muita animação. A noite de São João, 23 de Junho, foi o auge das festividades com as tradicionais “marchas populares”, em que participaram vários grupos em representação dos diferentes sítios da ilha. O salto à fogueira e o concerto na Praça do Barqueiro, que se seguiram às marchas, foram outros momentos de grande festejo na noite de 23. Por toda a cidade havia barracas de comes e bebes, onde não faltaram as tradicionais CORAL e BRISA,

Decorreu nos dias 21 e 22 de Maio, no Complexo de Piscinas Olímpicas da Penteada no Funchal, a 1ª edição do Encontro de Natação da Macaronésia. Esta competição foi organizada pela Associação de Natação da Madeira (ANM) e contou com o apoio da BRISA e a participação de 79 nadadores em representação de 3 Selecções (Madeira, Açores e Canárias). A Federação Canária de Natação (FCN) foi a grande vencedora, tendo levado para casa um total de 23 medalhas de ouro, 11 de prata e 6 de bronze. Já a Selecção da Associação de Natação da Madeira (SANMAD) arrecadou 19 medalhas de ouro, 27 de prata e 25 de bronze. Por último, a Associação de Natação da Região dos Açores (SANRA) foi o participante com menos vitórias, com apenas 4 medalhas de ouro, 9 de prata e 6 de bronze.

patrocinadores assíduos do evento. Quem passou pela animação do São João nos dias das festividades, pôde levar para casa t-shirts das marcas da ECM.

Brisa festejou Desporto Escolar 2009 Foi entre os dias 5 e 9 de Maio que se realizou a Festa do Desporto Escolar, nos mais diversos recintos desportivos do Funchal, com milhares de jovens em representação dos seus estabelecimentos escolares. Este é o evento que marca o auge do desporto escolar na Madeira, apurando campeões em diversas modalidades todos os anos. Este ano, o tema foi a «A Vida na Terra e no Céu», para comemorar o Ano Internacional da Astronomia. O espectáculo mostrou aspectos que a ciência tem descoberto a nível da nossa relação com o espaço que nos rodeia, as consequências destas relações e

Final Regional de Voleibol ao Ar Livre

Eventos

Realizou-se, no dia 10 de Junho, a Final Regional de Voleibol ao Ar Livre nos Jardins do Lido. Depois das eliminatórias nas zonas Este, Oeste e Funchal, as melhores duplas nos vários escalões disputaram os

títulos masculinos e femininos. No evento estiveram presentes atletas de todas as camadas dos clubes Horácio Bento de Gouveia, Escola Básica do Caniçal, Escola Básica 2/3 do Campanário, Colégio Apresentação Maria, Club Sports da Madeira, Escola Básica e Secundária de Machico, Associação Cultural e Desportiva de São João da Ribeira Brava, Escola Básica do Funchal, Associação Ginástica Jovens Caniçalenses, Escola Gonçalves Zarco, Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos, Club Sport Marítimo, Associação Desportiva de Machico, Clube Escola da Levada e Escola Salesiana de Artes e Ofícios. Nesta final, os melhores classificados conseguiram apurar-se para as fases nacionais dos respectivos escalões.

Equipa Recursos Humanos

Degustações no Pestana Carlton

As pessoas da ECM são a principal ocupação desta equipa. A satisfação e a qualidade dos trabalhadores da ECM são o que os faz mover. O seu papel passa pela contratação, formação e segurança de toda a empresa e até pela gestão da cantina da empresa. Estamos a falar, claro, da Equipa de Recursos Humanos da ECM. Sendo uma equipa bastante reduzida, todos fazem um pouco de tudo, mas nem por isso pecam na coesão. Mais unidos que os trabalhadores dos Recursos Humanos, é difícil. O Departamento de Recursos Humanos é composto pelo Gerente, o Eng.º João Teixeira e por mais três funcionários, duas administrativas e um técnico de Recursos Humanos. Rita Gomes e Ivone Manica, as duas administrativas, têm por funções fazer e gerir os contratos de todos os funcionários, os seus seguros de trabalho, a gestão das contribuições para a Segurança Social e para o Fundo Nacional de Pensões e claro, a grande festa de Natal da ECM. Já o Técnico

Numa iniciativa da área de Mercados Externos, o Pestana Carlton aliou-se à ECM na promoção dos produtos mais queridos de quem nos visita: A CORAL e a BRISA Maracujá.

A Direcção de Produção é o cérebro da ECM. É um dos departamentos fundamentais para tornar a cada dia a ECM numa das maiores empresas madeirenses. Maria da Luz Nunes faz parte do secretariado e partilha connosco o seu dia-a-dia na empresa.

ECM

As degustações tiveram boa aceitação e, além de promover as marcas, pretende-se que venham a incrementar as vendas nos hotéis.

de Recursos Humanos, Fernando Pereira, é o responsável por todos os relatórios técnicos, pela formação (ao nível de planos e também de concretização), da Higiene e Segurança da empresa, de recrutamento de pessoal, interface com a consultoria jurídica (Serviço externo). A negociação com sindicatos é da responsabilidade da Gerência.

Um dia com… Maria da Luz Nunes, Secretariado da Direcção de Produção

Maria da Luz Nunes tem 49 anos, foi mãe um ano antes de integrar a equipa da ECM, há 22 anos. Vive um dia de cada vez, rodeada de amigos, mas procurando sempre tempo só para si. Gosta de conhecer pessoas e lugares novos, de ler e cozinhar e ainda consegue ter tempo para o artesanato. Encara o seu trabalho na ECM como encara o seu diaa-dia e a vida em geral, sempre atenta às oportunidades que aparecem para ajudar o próximo. Pouco depois de terminar o seu curso no Liceu, começou a trabalhar na empresa. A 6 de Janeiro de 1987, uma segunda-feira, começou aquele que seria o trabalho de uma vida no secretariado da empresa. “Entrei

a forma de transferir as grandes lições do Cosmos para as nossas vidas. Os padrinhos do evento foram Fátima Silva (Basquetebol), João Rodrigues (Vela), Laura Luís (Futebol), Nélio Teles (Andebol) e Ricardo Gomes (Karaté), entre outros. Como já vem sendo habitual, a festa foi patrocinada pela Brisa numa manifestação de juventude, alegria, cor e movimento. Todos os participantes nas competições colaboraram nos desfiles que decorreram ao longo dos cinco dias, nos mais diversos recintos desportivos. Para além das tradicionais danças e teatro, o espectáculo incluiu também a actuação da cantora internacional Ana Free.

como administrativa para a Direcção de Produção que na altura englobava as áreas de produção, de qualidade e de manutenção”. Habituada desde sempre a solicitações diversas e simultâneas, Maria da Luz nunca diz não ao trabalho. “Contacto muito com os Recursos Humanos mas também com quase todas as outras áreas da ECM. Até já dei assistência a dois Encontros

Técnicos Cervejeiros! Mas as áreas com que me sinto mais próxima, e  às quais estarei sempre ‘ligada’ são a qualidade e a direcção de Manutenção”. A secretária da Direcção de Produção, trabalha directamente com o Eng.º Teixeira e o Eng.º Nuno Branco e as suas principais tarefas passam por fazer toda a estatística – produção, quebras, rendimentos das linhas, bem como o controlo orçamental da produção. Maria da Luz tem um lema: “se podemos, então devemos colaborar, porque não somos muitos, apenas um”. O que a motiva diariamente é “assistir à capacidade de adaptação da ECM em todas as situações e a forma como consegue ultrapassar as dificuldades serve-me de exemplo e motivação, a nível profissional e pessoal”. De futuro, Maria da Luz espera continuar a crescer com a ECM, colaborando com a empresa o melhor e o mais que puder. “A ECM para mim é uma casa e uma família”.

Ficha técnica Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Márcia Rocha Concelho Editorial: Igor Faria; João Rodrigues, Márcia Rocha Colaboração nesta edição: Liliana Faria, Regina Rodrigues Revisão: YoungNetwork Projecto gráfico: ALS Design, Lda. Impressão: O Liberal Tiragem: 7000 exemplares Periodicidade: Trimestral Contactos: Parque Empresarial da Zona Oeste Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos Telefone: 291 911 100 Fax: 291 911 191 Linha verde ECM 808 204 771 Email: marketing@ecm.pt ; export@ecm.pt www.ecm.pt www.cervejacoral.com www.brisanet.pt


Estado Líquido n24