__MAIN_TEXT__

Page 1

2012

Edição Anual

33

Número

EVENTOS

NOTÍCIAS

PATROCÍNIOS

CORAL BEACH CLUB

NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

BTT

140 Anos com a Madeira

Nuno Freitas, Director Geral da ECM faz uma análise de um dos produtos mais importantes do mercado madeirense e da própria Empresa de Cervejas. A Laranjada nasceu ainda no tempo da monarquia, em 1872. Mais velha do que a Coca-Cola, a Laranjada foi o primeiro refrigerante a ser produzido em Portugal, mantendo até hoje o seu sabor característico. Genuinamente madeirense, a Laranjada esteve desde sempre associada às festas do arquipélago. A tradição continua viva e não há festa tradicional sem Laranjada, pura ou misturada com vinho ou cerveja. Na época da ditadura, a Laranjada passou por tempos difíceis, já que Salazar introduziu uma taxa sobre os refrigerantes. Mas até nessa altura a tradicional bebida madeirense soube adaptar-se às exigências. Continuou a ser feita com a mesma composição, deixando apenas de ter corante e passou a ser conhecida como “Champanhe Laranja”. Passaram-se entretanto 140 anos desde o seu surgimento! A comemoração deste aniversário é para a ECM um marco, não só da sua história, como também da constante preocupação em corresponder às expectativas dos consumidores. É uma prova dada de que a ECM esforça-se por inovar e acompanhar o mercado onde actua. Por criar produtos de excelente qualidade e que visam sempre o bem-estar do seu público. Como exemplo mais recente, temos a água Atlântida, genuinamente madeirense que desde o seu surgimento em 2005 tem vindo a afirmar-se como a água dos madeirenses. No final deste ano, apresentamos ao mercado uma nova capacidade que procura satisfazer as necessidades dos consumidores: “mais por menos”, mantendo os níveis altos de qualidade a que habituamos os nossos consumidores. A promessa que procuramos sempre cumprir! O mercado geográfico onde nos localizamos vive actualmente uma contracção que dificulta sobremaneira o bom desempenho económico e social das empresas que nele operam. Naturalmente a ECM não é insensível a esta realidade. O que sempre pareceu evidente ser um desígnio da ECM, crescer para fora dos limites geográficos da Região Autónoma da Madeira, torna-se agora vital, e neste momento tentamos dar os passos que conduzam à afirmação dos nossos produtos além do nosso território. Iniciamos já uma

operação com uma dimensão sem precedente para a ECM em Angola e estamos a preparar a entrada noutros mercados que permitirão a nossa expansão. No que concerne ao mercado regional queremos manter os níveis de preferência dos madeirenses e porto-santenses. Como tal, comprometemo-nos a assegurar a qualidade dos nossos produtos e a manter a relação de excelência e proximidade com os nossos clientes e com os nossos consumidores! Aos nossos colaboradores pedimos que façam mais e melhor o que têm feito ao longo dos anos da nossa existência, “vestir a camisola” e adoptarem no desempenho diário das suas funções, uma postura de que a ECM também é sua, compreendendo que nesta altura em que tantos sacrifícios nos são pedidos, toda a motivação e dedicação são fulcrais! São estes desafios traçados para os próximos tempos que, não se afigurando fáceis, tornarão com certeza mais fortes os que os conseguirem ultrapassar, é para isso que trabalhamos na ECM!

Nuno Freitas, integrou-se na empresa em 2001 desempenhando as funções de Controlo de Gestão até 2005, altura em que assumiu a direcção de compras, cargo que ocupou até início deste ano, passando a Director Geral da ECM.


PROMOÇÃO VAI NA ONDA, DA CORAL Já não é surpresa para os consumidores da cerveja Coral chegar ao início do verão e ver o pack de 6 e de 10 garrafas nos lineares dos supermercados com outra imagem. Não só alusiva à época como também com uma promoção aliciante. É que ao longo dos anos a cerveja madeirense habituou os seus fiéis consumidores a um sorteio de muitos prémios, este ano, com o tema “Vai na Onda”, a Coral ofereceu seis aceleras Honda Vision. A primeira foi entregue ao consumidor Duarte Figueira, no final do mês de Julho, duas foram entregues no final do mês de Agosto a Frederica Marques e a João Gonçalves e terminámos o mês de Setembro com a entrega de três aceleras, cujos premiados foram: Sónia Andrade, Osvaldo Nóbrega e Adalberto Freitas. E para concorrer bastava apenas juntar duas provas de compra do pack que fazia referência à promoção. Simples! A promoção, idealizada pelo departamento de marketing da ECM contou com o apoio da CIAM. A modelo madeirense, Joana Fernandes, é da agência 4Affection e a sessão foi realizada pelo fotógrafo Roberto Ribeiro.

CORAL BEACH CLUB Verão, férias, noites quentes, amigos e diversão, é isto que caracteriza as noites madeirenses na época em que os estudantes universitários estão de volta e muitas pessoas encontram-se também de férias. Os fins-de-semana são mais descontraídos e propícios à animação. A Coral, todos os anos, prepara um pacote de festas nocturnas nas quais procura aproximar-se dos seus consumidores mais jovens. Este ano o mote foi Coral Beach Club e para fazer parte bastava ser um consumidor fiel da cerveja madeirense. O jogo é sempre simples. Cada imperial vale uma participação. Em cinco saídas, três delas tinham prémio. Os prémios eleitos para o verão 2012 foram toalhas de praia; t’shirts; tops e óculos de sol!

ARRAIAL CORAL NO PROGRAMA DA RECEPÇÃO AO CALOIRO 2012 Todos os anos a Universidade da Madeira recebe novos estudantes e a Associação Académica tem como missão elaborar um plano de integração dos novos alunos ao mundo académico. A Coral, como patrocinadora da Associação Académica e como grande embaixadora das festas está sempre presente nestes momentos de convívio! Este ano, o primeiro dia da recepção ao caloiro iniciou-se a 22 de Setembro num espaço que todos os anos acolhe os caloiros, o Poncha XL Amazónia. De seguida, aconteceu um dos maiores eventos de integração dos recém-chegados à universidade, o já esperado Arraial Coral, no dia 29 de Setembro, no parque de estacionamento da Uma e que contou com a actuação das TUMa e da Tuna D’Elas. A Coral aproveitou a ocasião para distribuir baralhos de cartas, um brinde muito apreciado pelos universitários durante os intervalos das aulas. As festividades continuaram com a eleição de Miss e Mister UMa 2012 a 4 de Outubro no Copacabana, seguindo-se uma festa na discoteca Vespas após o feriado da implantação da República. O já tradicional Cortejo e Baptismo do Caloiro, cujo percurso inicia-se no Campus da Penteada e termina no Cais do Funchal, teve lugar no dia 10. É um dia particularmente especial que reúne caloiros, trajados, professores e familiares. O evento que encerrou o programa de acolhimento dos caloiros decorreu igualmente no Campus Universitário da Penteada, no dia 13 de Outubro no qual foram anunciados o Rei e a Rainha dos Caloiros e Curso do Ano. No dia seguinte, o Jardim Municipal foi palco da actuação dos Fatum – Grupo de Fados da AAUMa, após a Procissão das Velas que saiu do Cais do Funchal. A Coral saúda todos os estudantes universitários e brinda a um excelente ano de estudo, com bons resultados e igualmente feliz!


PATROCINADORA OFICIAL DO MARÍTIMO E DO NACIONAL Na edição do Diário de Notícias do dia 17 de Agosto, a Coral presenteou os leitores com um suplemento de 16 páginas, Guia do Futebol, referente às equipas madeirenses nos campeonatos nacionais de futebol 2012/2013. Como patrocinadora das duas grandes equipas, presente em todos os jogos, os leitores e adeptos da modalidade podem assim coleccionar as fotos do plantel de ambas as equipas, bem como as palavras dos seus presidentes. Golo a Golo…a Coral está sempre presente!

BRINDE À CORAL NO EXPRESSO BPI GOLF CUP A equipa Coral volta a estar de parabéns por ter conquistado, pelo terceiro ano consecutivo, o troféu regional do Torneio Expresso BPI Golf Cup 2012. Este torneio é um dos mais prestigiantes eventos nacionais destinados a empresas que se realiza, sem interrupção, desde 1997. A equipa Coral, representada pelo seu próprio presidente, Dr. Miguel de Sousa, um dos quatro elementos que compõem a equipa, alcançou as meias-finais que garantiram a presença na final Golf Islands disputada a 16 e 17 de Novembro nos Açores. Num total de 21 equipas a disputar o título nacional, a equipa madeirense alcançou um orgulhoso quinto lugar.

ADRENALINA EM DUAS RODAS O percurso definido entre os Arrifes até à Praça Colombo, por meio de ruas, becos, impasses, rampas, escadarias, foi o palco do espectáculo de Down Town que o público assistiu no passado dia 20 de Outubro. Composto por aproximadamente sete dezenas de ciclistas, este evento obrigou o público que saiu às ruas a suster a respiração tal a dimensão dos saltos e velocidade presenciadas, ao logo das Vídeo duas mangas da prova e num percurso que teve um total de 1,8 quilómetros. O internacional madeirense Emanuel Pombo veio a ser o mais rápido da primeira manga, mas foi o campeão nacional de Down Hill urbano de 2012, José Borges que fez uma segunda descida alucinante e acabou por conquistar o troféu com o tempo de 2,43 minutos, seguido do campeão regional de downhill, Rui Sousa que na derradeira manga fez o tempo de 2,45 conquistando assim a medalha de prata. Esta modalidade na região conta com o apoio da marca Brisa que, ao longo do ano acompanha todas as provas realizadas pela Associação de Ciclismo.

FINAL DA TAÇA CORAL DA MADEIRA A final da Taça Coral da Madeira decorreu no dia 2 de Junho no Campo Adelino Rodrigues. O encontro que ditou o vencedor do troféu da época 2011/2012 foi disputado pelas equipas Pontassolense e Caniçal que venceram nas meias-finais as formações da AD Camacha e Marítimo respectivamente. A vitória foi alcançada pela equipa do Pontassolense que levou a Taça Coral para casa!

CONCURSO REGIONAL DE COCKTAILS & FLAIR TENDING MADEIRA 2012 A Associação Barmen da Madeira teve um ano muito preenchido com eventos nos quais os barmen da região puderam demonstrar as suas habilidades técnicas na preparação e composição dos cocktails bem como a sua criatividade e imaginação na apresentação dos mesmos. Em Março decorreu no Largo da Restauração o concurso Regional de Cocktails & Flair Tending no qual Cristina Pimenta da Escola Hoteleira da Madeira foi eleita vencedora e assim apurada para o Concurso Nacional de Cocktails que aconteceu em Maio na Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira. Concurso que efectiva o apuramento para o Concurso Mundial de Cocktails que, este ano, se realizou na China. Relembrar-se que a Madeira já tem quatro campeões mundiais de Barmen e dois vice-campeões nacionais. Em Julho, a Associação levou o nome da Brisa até à Expomadeira numa demonstração de cocktails e em Setembro, decorreu o Festival de Cocktail ginja no Funchal no qual Pedro Azevedo da Quinta Jardins do Lago foi vencedor.


CORAL APELA AO CONSUMO MAIS AMIGO DO AMBIENTE

Uma garrafa pode ser usada em média 30 vezes e é importante dar a conhecer que por cada tonelada de vidro fundido são emitidos mais de 400 kg de CO2 para a atmosfera – ao comprar produtos em garrafa retornável estamos a dar o nosso contributo para a protecção do meio ambiente. Esta mensagem começou por ser veiculada no stand da marca Coral exposto na Expomadeira, nos dias 6 a 15 de Julho, passando a ser transmitido na RTP Madeira, por meio de um spot de 20’ criado por Délio Gonçalves e mais recentemente, em Outubro, em imprensa e abrigos de autocarro. A ECM disponibiliza actualmente pontos de recolha de garrafas nas lojas do canal alimentar e de forma a incentivar o consumo de garrafas reutilizáveis implementou uma promoção que na compra de dois packs de Coral atribuía um saco de compras. O objectivo é contribuir para um melhor ambiente e em simultâneo tornar o produto mais barato para o consumidor final. A acção ganhou asas e os colaboradores da empresa são incentivados a contribuir na recolha das garrafas de Coral, quer sejam de convívios familiares ou entregues por vizinhos. O importante é mesmo diminuir o desperdício causado pela utilização única de uma garrafa, quando a mesma pode ser utilizada até 30 vezes.

CERVEJA CORAL EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA CERVEJA Inserido nas comemorações do Dia de Portugal, foi inaugurado um novo espaço que promete ser uma referência no renovado Terreiro do Paço em Lisboa. O Museu da Cerveja vem contribuir para a dinamização da Baixa Pombalina através de um projecto mais vasto de requalificação da Ala Nascente, celebrado pela Associação Turismo de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa. A inaugurar este espaço esteve o Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Simões Júlio. O núcleo museológico, situado no primeiro piso do Museu da Cerveja, celebra o património da cerveja dos Países de Língua e Expressão Portuguesa, através do seu acervo histórico que promete dar a conhecer as raízes da cultura cervejeira nas suas mais variadas vertentes. Todos os visitantes do museu poderão ver um pouco da evolução da marca Coral, a cerveja madeirense que está muito bem representada com peças históricas, como é o caso da caixa de madeira e do barril de cerveja com bomba manual. Integrado no novo espaço, encontra-se também a Cervejaria, localizada no piso térreo. A Cervejaria reconstitui o ambiente das antigas cervejarias e alia o melhor da cerveja à gastronomia, marcada pelos tradicionais bifes lisboetas, pelo mais fresco marisco do Atlântico e também por típicos petiscos portugueses.

FACEBOOK CORAL Actualmente com mais de 22.000 fãs, a página da Coral no facebook prima pelos post que são feitos em média três vezes por dia. Já é esperado e dado como garantido que sempre que seja anunciada uma festa patrocinada pela cerveja madeirense a marca desafie os seus seguidores com passatempos. Este ano, foram muitos os bilhetes e convites que oferecemos aos jovens que diariamente seguiram as actualizações da marca para os grandes eventos decorridos na região, quer musicais como desportivos. As redes sociais são actualmente o meio por excelência para comunicar directamente com o target da marca. Não só é preciso lá estar como também comunicar com os fãs. Para as nossas marcas, receber feed-back, sejam comentários ou fotografias é delirante, pois mostra o apreço que têm pela marca que diariamente esforça-se por surpreender e satisfazer os seus consumidores!

FÁBRICA DE CERVEJAS DA MADEIRA DE PORTAS ABERTAS PARA A SOCIEDADE Ao longo do ano são inúmeros os pedidos de visitas ao nosso processo fabril, desde a escolas, a lares de terceira idade, estrangeiros de visita à nossa região, associações desportivas bem como campos de férias. Faz parte do nosso dia-a-dia receber grupos que têm por missão conhecer todo o processo de fabrico dos refrigerantes bem como das cervejas, desde a chegada das matérias-primas até ao armazenamento para de seguida ser distribuído por todo o mercado regional. A empresa procura sempre corresponder a todos os pedidos e solicitações. Muitas das vezes para além do trajecto habitual existe o interesse de desvendar uma ou outra profissão, ou departamento. Consideramos que manter as portas abertas é uma forma de expor o rigor e qualidade a que nos exigimos cumprir na produção das nossas bebidas.

Ficha técnica Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Susana Sousa Montagem Gráfica: Pedro Farto Impressão: Grafimadeira Tiragem: 6000 exemplares Edição anual Contactos: Parque Empresarial da Zona Oeste 9304-003 Câmara de Lobos Telefone: 291 911 100 Fax: 291 911 191 Linha verde ECM 808 204 771 Email: marketing@ecm.pt export@ecm.pt www.ecm.pt www.cervejacoral.com www.brisanet.pt

Profile for Estado Líquido

Estado Líquido 33  

Newsletter ECM - Edição Anual 2012 Estado Líquido 33

Estado Líquido 33  

Newsletter ECM - Edição Anual 2012 Estado Líquido 33

Advertisement