Issuu on Google+

MG

Desde 2004, a Essencis MG oferece soluções ambientais para o mercado industrial. A regional Minas Gerais trabalha com o conceito de Valorização Ambiental de Resíduos alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

“Atuar no cenário ambiental de forma inovadora para oferecer as melhores tecnologias e soluções, antecipar as necessidades do mercado e gerar bons negócios da nossa Minas Gerais para o Brasil.” Missão da Regional MG Vista aérea CTVA Betim

A Essencis MG conta com uma política de sustentabilidade que norteia todas as suas ações tanto em relação à responsabilidade ambiental como em relação aos seus colaboradores, comunidades vizinhas e a sociedade como um todo. A Essencis MG garante os mais altos padrões de qualidade por intermédio de uma política de melhoria contínua de seu corpo técnico e colaboradores, a conquista de seguros e certificados de reconhecimento e o respeito das principais instituições do setor ambiental Certificações e Selos de qualidade.

Sede Administrativa


CTVA Betim A Central de Tratamento e Valorização Ambiental – Betim, uma unidade da Regional MG está localizada na Br 381, km 499 no município de BetimMG, região metropolitana de Belo Horizonte, dispõe de uma área de 962 mil m² com capacidade total de 10 milhões de m³ de resíduos. A empresa segue todas as legislações ambientais em vigor, constituindo-se em uma solução de valor sustentável para os clientes.

Soluções Integradas com foco em Sustentabilidade A CTVA – Betim é licenciada para receber resíduos industriais classe I, Classe II A e Classe II B e para co-disposição de resíduos domiciliares, depósito para estocagem temporária e pré-tratamentos de resíduos perigosos. Além das soluções de aterros e pré-tratamento de resíduos, a unidade de Betim oferece inovações em soluções com foco em sustentabilidade e reuso, como por exemplo as soluções de co-processamento e Valorização de Resíduos de Siderurgia. Visando a preservação ambiental a unidade possui um viveiro de plantas e um programa de Sustentabilidade que acompanha o relacionamento com as partes interessadas. A Estrutura comercial da CTVA Betim é constituída por equipes de vendas regional que trabalha de forma integrada garantindo ao cliente o acesso a todos os recursos tecnológicos disponíveis no Grupo Essencis, em qualquer Estado do Brasil.

Serviços oferecidos: • Aterros de resíduos Classe I e II • Pré-tratamentos de resíduos (solidificação e encapsulamento) • Co-processamento e Valorização de Resíduos • Tratamento de Lâmpadas Fluorescentes • Laboratório para caracterização de Resíduos • Unidade de Valorização de Resíduos da Siderurgia • Engenharia e Consultoria Ambiental (Soluções para Solo, Ar e água)


Inovando para a SUSTENTABILIDADE Valorização de Resíduos de Siderurgia Uma inovação da Essencis MG foi a ampliação do portifólio de serviços na direção da recuperação e valorização com a nova unidade de negócios Essencis & HpM. Com a percepção da necessidade da indústria siderúrgica por inovação nos processos de destinação e tratamento dos resíduos, a Essencis buscou processos que pudessem atender à essa demanda de mercado. Com isso, foi identificado o projeto de recuperação e valorização de ferro metálico e óxido de ferro nas lamas grossa e fina de aciaria, patenteado pela empresa HpM, a qual veio a ser sócia da Essencis neste negócio, criando assim a Essencis & HpM.

Unidade de Recuperação de Metais A Recuperação de Metais de Resíduos Industriais trata-se de uma nova tecnologia da Essencis. É um processo físico químico que através do controle de PH recupera por precipitação os metais pesados presentes nos lodos de ETE e nos resíduos industriais de empresas do ramo de galvanoplastia, metalurgia, siderurgia, petroquímicas, entre outras que atualmente se destinam em aterros classe 1.

Levando-se em consideração que 70% dos custos siderúrgicos estão nas matérias primas – carvão, minério e metálicos – a Essencis MG resolveu investir nesta tecnologia para, através de uma parceria ganha – ganha, colaborar para a competitividade do setor siderúrgico brasileiro com o mundial.

Entre os metais recuperados, temos o Cobre, Níquel, Cobalto, Molibdênio, Cromo, Ferro, Zinco e Alumínio, que serão comercializados, retornando assim à cadeia produtiva como matéria-prima para outros processos industriais.

Além da recuperação dos resíduos, a nova unidade produzirá briquetes de aço, matéria prima de grande valor agregado na fabricação da liga. Entre as vantagens do briquete, substituto da sucata de aço e do ferro gusa, destacam-se a elevada resistência mecânica, o baixo tempo de fusão e a inexistência de quaisquer aglomerantes, sejam orgânicos ou inorgânicos.

Este processo diminui expressivamente a contaminação dos resíduos gerados, pois as cinzas do processo são insolúveis caracterizados como classe II (não-perigosos) em função da baixa quantidade ou ausência de concentração de metais pesados. Consequentemente, ocorrerá a diminuição da extração dos metais em minas e da destinação de resíduos nos aterros, contribuindo para a preservação ambiental.


Responsabilidade Socioambiental A CTVA Betim consciente de seu papel nas comunidades do entorno, vem promovendo ações de responsabilidade social contribuindo para desenvolvimento sustentável local.

Ações desenvolvidas pela unidade são: • Inclusão Digital para a Comunidade • Coral Vozes do Futuro • Programa de Educação Ambiental Infantil - PEA Kids • Programa de Voluntariado

Coral vozes do futuro Introdução à música, educação e cidadania são os objetivos do Projeto Coral “Vozes do Futuro”, fruto da parceria entre a Essencis MG Soluções Ambientais S.A, Prefeitura de Betim, por meio do programa Escola da Gente e Fundação Artístico Cultural de Betim (Funarbe), juntamente com o Instituto Casa Santa (INCAS). O coral contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento vocal de jovens carentes de Betim. Crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos têm a oportunidade de aprender técnicas vocais e participar das atividades do coral, despertando o artista que existe em cada um deles. Este projeto é uma iniciativa de Responsabilidade Social da Essencis MG visa a inclusão social de crianças e jovens em situação vulnerável e contribui para o desenvolvimento sustentável da região.

Certificações ISO 9001 / ISO 14001 / OHSAS 18001 Os controles dos efluentes líquidos e das águas subterrâneas são realizados, por meio de poços especialmente instalados com essa finalidade em toda área do empreendimento. CTVA Betim BR 381, km 499 - Caixa Postal 12 Betim - MG Tel. (31) 3532-9339 vendasmg@essencis.com.br


Folder Essencis Regional Minas Gerais