Page 1

ECP • ANO 20 • Nº 230 • JUNHO 2017

Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | ANO 20 • Nº 230 • JUNHO 2017

NOVA ERA NA COMUNICAÇÃO MONITORES MULTIMÍDIA E SINALIZAÇÃO NO SISTEMA WAYFINDING MARCAM A EVOLUÇÃO NO ECP


2

eesporte es s po p o rtt e cl cclube l ub u b e pi ppinheiros pinh i nnhh ei e i ro r oss


14

CONCURSO Em iniciativa inovadora no Clube, foi realizado o processo de seleção de projetos com os principais escritórios de arquitetura de São Paulo.

17

VIDA + SAUDÁVEL Novidades no cardápio, na infraestrutura e no atendimento marcam a reinauguração da Lanchonete The Fitness.

20

ABRE E FECHA Saiba como será o funcionamento do Clube nos dias da Festa Junina.

Alex Ribeiro

ÍNDICE

Elba Ramalho é um dos destaques da Festa Junina

32

22

CAPA A comunicação visual do ECP ganhou reforços de peso. Monitores de TV e nova sinalização de placas, agora, fazem parte da paisagem pinheirense.

32

FESTANÇA O evento mais esperado do ano já tem a programação artística definida. Elba Ramalho, Fernando & Sorocaba, Bruninho & Davi, Renato Viana e Rick & Nogueira são as principais atrações.

50

VITÓRIA NAS ÁGUAS O Pinheiros conquistou o primeiro lugar, pela 16ª vez, no Troféu Maria Lenk, a mais importante competição de Natação do Brasil.

26

ENTREVISTA A dupla Fernando & Sorocaba é uma das atrações mais esperadas da Festa Junina. Antes de subir ao palco, os artistas conversaram com a Revista.

41

É O AMOR O Jantar Dançante de junho vai estar cheio de romantismo: a decoração e o repertório serão temáticos para celebrar o Dia dos Namorados.

54

PINHEIROS EM AÇÃO Polo Aquático, Tênis, CAD e Futebol Menor são algumas das modalidades que estão na Revista, neste mês.

28

DIÁRIO DE VIAGEM As férias em família também podem ser uma aventura. A pinheirense Adriana Toledo reuniu o marido e os filhos para visitar a Patagônia chilena.

45

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA O museu preparou uma exposição com os utensílios utilizados nos restaurantes ao longo do tempo: louças, pratarias, cristais e outros itens contam a história gastronômica pinheirense.

ecp.org.br

3


EXPEDIENTE

Centro Pró-Memória

NESTA EDIÇÃO Os restaurantes pinheirenses serviram de inspiração para a nova exposição na vitrine da Sede Social. Memória à Mesa mostra os utensílios usados entre as décadas de 1950 e 70. Pág. 45

DIRETORIA Presidente: Roberto Cappellano Vice-Presidente: Marciano Araujo Netto Assessor de Planejamento: Andreas de Souza Fein

CONSELHO DELIBERATIVO Presidente: Francisco Carlos Collet e Silva Vice-Presidente: Célio Cássio dos Santos 1º Secretário: Paulo Sergio Uchoa Fagundes Ferraz de Camargo 2º Secretário: Antonio Carlos Marini Teixeira

Diretor de Área Administrativa: Antonio Toloza de Oliveira e Costa Filho

3º Secretário: Maria Emília Alves Rocha dos Santos

Diretor de Área de Comunicação e Marketing: Mario Montenegro Gasparini Diretora de Área Cultural: Maria Luiza Porto Ferreira Braga Diretor de Área de Esportes Associativos Competitivos: Rodolfo José Sanchez Serine Diretor de Área de Esportes Olímpicos e Formação: Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira Diretor de Área Financeira: Fernando Silva Rohrs

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho Rocha Membros Efetivos: José Luís de Oliveira Camargo Junior e Ademir José Scarpin Membros Suplentes: Alencar Severino da Costa, Wilson Roberto Tadeu Bernardelli e José Roberto de Araújo Cunha Junior

Diretor de Área de Patrimônio: Carlos Edmundo Miller Neto Diretor de Área de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi Filho Diretor de Área de Restaurantes: José Marlon Salvador Barroso

CONSELHO EDITORIAL Editor: Mario Montenegro Gasparini

Diretor de Área Social: Francisco Flaquer Filho

Jornalista: Diego Muniz MTB - 46963/SP

Diretor Jurídico: Fernando Amante Chidiquimo

Repórter: Luma Pereira

Diretor de Serviços Gerais: José Roberto Carneiro Novaes Junior Diretor de Suprimentos: Marcelo Favalli Diretor de Veteranos: Afonso Ferreira de Figueiredo Presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling: Dulce Arena Avancini Presidente do Departamento de Assistência Social: Eliana Elizete Reis Assessores Especiais da Presidência: Candido Padin Neto

Projeto Gráfico e Editorial: www.agenciasmart.com.br Capa: Reinaldo Vieira Ortlieb Revisão: Leontina C. Jacubcionis Impressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A. Tiragem: 21.000 exemplares | Periodicidade: mensal CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h15 às 19h

Carlos Roberto Sá de Miranda Bório

Telefone: 3598-9700 | E-mail: cat@ecp.org.br

Eduardo Ribas Oliveira Machado

SAP - Serviço de Atendimento ao Pinheirense

Maria Elisa Cappellano Pedro Paulo de Salles Oliveira Peter Alfredo Burmester

FALE COM A DIRETORIA Este canal de comunicação, entre os associados e a diretoria, serve para responder às principais dúvidas, ouvir críticas e registrar sugestões e elogios. Os encontros deverão ser agendados pelo telefone 3598-9705.

Segunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h30 às 19h Telefones: 3598-9805 / 9989 | E-mail: sap@ecp.org.br

FALE COM A GENTE Site: www.ecp.org.br | E-mail: revista@ecp.org.br Telefone: 11 3598 9700 @clubepinheiros

facebook.com/ecpinheiros

ANÚNCIO E CLASSIFICADO Tel.: 11 3598-9509 | E-mail: mkt@ecp.org.br

Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros. Entrega domiciliar gratuita. Impresso na Log & Print Gráfica e Logística

O Esporte Clube Pinheiros, comprometido com o meio ambiente, imprime as edições mensais da

S.A. Certificada na Cadeia de Custódia FSC pelo Bureau Veritas.

Revista em papéis com certificação FSC (Forest

Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo/ SP - CEP 01455 902

Stewardship Council), que garante que a matériaprima seja oriunda de manejo florestal responsável.

4

esporte clube pinheiros


PALAVRA DO PRESIDENTE

PARA TODOS OS PINHEIRENSES Boa noite meu amigo Marciano, grande companheiro neste trabalho árduo de presidir o Clube, que se colocou à disposição para me acompanhar por mais dois anos.

conquistas, em todas as frentes: esportiva, social, cultural, médica, patrimonial, alimentícia, financeira e administrativa, mas ainda há muito trabalho a desenvolver.

continua e de união para o bem comum. A recepção dos associados nas alamedas pela nossa gestão é extremamente gratificante e nos dá força para continuar nessa batalha.

Boa noite aos Diretores que são um time de pinheirenses incansáveis e, principalmente, a suas famílias que os apoiam na disciplina necessária para ajudar a cuidar do Clube.

Todo o nosso esforço e tempo dedicado foram coroados com a reeleição da Coligação Frente Ampla, grupo este que tenho a honra de representar, com meu companheiro, Marciano Araujo Netto, para a gestão do biênio 2017/2019, vencendo por maioria absoluta em turno único. Ser eleito no primeiro turno, significa uma responsabilidade dobrada. Primeiro, porque a maioria do Conselho aprovou a nossa administração e, segundo, porque o nível de exigência será igual ou maior do que o dos dois primeiros anos de gestão, que, por sinal, não foram fáceis.

Podemos rapidamente destacar a criação do Pinheiros Esclarece, a nossa participação olímpica nos Jogos Rio-2016, a entrada no clube por biometria, a realização de grandes eventos, como, por exemplo, o Brasil Open. Os jardins e as áreas verdes foram revitalizados. A Piscina Infantil também passou por uma reforma que devolveu a segurança ao local. O restaurante Germania foi reformado sem perder sua tradição e a modernização dos pontos de atendimento com a criação de novos serviços. O complexo de areias ganhou novas quadras e instalações. O nosso cinema foi atualizado para o que há de melhor e mais moderno e, ainda, houve a ampliação do monitoramento por câmeras e a nova sinalização e comunicação visual para facilitar o dia a dia do Associado.

Boa noite aos Conselheiros que acreditaram e confiaram em mim em 2015 e reafirmaram seu apoio à nossa gestão no último dia 24 de abril, fazendo com que nós vencêssemos mais esse pleito. Boa noite em especial à minha família, que me acompanha na luta do dia a dia sempre ao meu lado. Boa noite a todos que deixaram o conforto de seus lares e de seus compromissos particulares para prestigiar o Esporte Clube Pinheiros e o início deste novo biênio em que estarei presidente do Clube. Antes de iniciar, preciso agradecer a Deus, por estar aqui, e depois a todos os Associados, Conselheiros, Diretores, Funcionários e Colaboradores que, durante o meu mandato no biênio 2015/2017, apoiaram e entenderam que o Pinheiros necessitava antes de tudo de uma política de austeridade e de correção de alguns rumos. Foram dois anos duros, em que obtivemos apoio incondicional da maioria das pessoas que tem visão de longo prazo e nutre grande amor à nossa casa pinheirense. Enxergamos longe e muitos enxergaram conosco o que era necessário ser feito. Como vocês acompanharam, os últimos dois anos foram de muito trabalho, desafios e muita austeridade, que resultaram em inúmeras

6

esporte clube pinheiros

Tenho certeza que um discurso de posse em um segundo mandato deve ter pouco do que já fizemos, pois para estar aqui é o resultado de um primeiro mandato. Agora, as perspectivas serão do que iremos continuar fazendo, implementando, e as mudanças que novamente iremos realizar. Nesta nossa era de superexposição, nada mais fica oculto ou consegue ser vencido por meias verdades. E foi assim que eu terminei meu primeiro mandato, cumprindo exatamente o que havia prometido, com o orgulho e a consciência tranquila de ter agido sempre única e exclusivamente em prol do Clube Pinheiros. Uma grande preocupação minha sempre foi colocar o associado de volta ao seu lugar de destaque. Sem o associado não há razão para existirmos, sem esquecer que somos todos associados aqui, e que as decisões têm que ser tomadas para o bem da maioria, sabendo ouvir todas as vertentes e correntes de pensamento, gerando uma melhoria

De forma pioneira, implantamos o Programa de Bonificação que, neste ano, disponibilizará, para em torno de 16.000 associados, descontos nas atividades, na forma de resgate em bônus já no próprio Cartão Pinheiros. Outra inovação importante, para a execução de obras de porte, foi a introdução de metodologia que prevê duas etapas de aprovação no Conselho. A primeira, para obter a autorização para a realização dos estudos e projetivos executivos, que permitirão uma estimativa mais assertiva do orçamento e prazo total para a obra, e a segunda, quando é solicitada ao Conselho a aprovação da execução. Na nossa gestão, todas as obras foram entregues dentro dos respectivos orçamentos aprovados,


PALAVRA DO PRESIDENTE

sem nenhum tipo de surpresa. Com certeza, estou me esquecendo de citar outros diversos fatos que realizamos, contudo há ainda muito a ser feito. Entendo ser imprescindível assegurar que os ajustes no modelo de gestão, que estão em curso, sejam aprofundados, visando fortalecer a solidez financeira já atingida, assim como o direcionamento estratégico da nossa Associação e também da nossa governança, com a implantação de uma política de compliance bem definida e ajustada à nossa realidade. O envolvimento e a participação do Corpo Associativo nas atividades do Clube estão se expandindo cada vez mais. Posso citar alguns exemplos, como o processo de elaboração do Orçamento – o Orçamento Participativo –, que ganhou ainda mais força com o Programa de Voluntários e consolidou-se com a elaboração da fase 1 do Plano Diretor de Desenvolvimento, que contou com a participação de diversas linhas de pensamento que o tornaram apartidário e apolítico. Ainda, para assegurar a continuidade deste modelo de Gestão e Governança, é necessário atualizar e evoluir com o que há de mais eficaz numa gestão moderna, transparente e responsável com os recursos dos nossos quase 39 mil associados. É imprescindível dar continuidade à valorização dos funcionários, bem como intensificar a utilização de ferramentas e serviços online através do nosso Portal de Serviços. Pretendo também continuar desonerando o associado por intermédio de patrocínios e uso de recursos vocacionados para o esporte de alto rendimento. Há também uma grande preocupação

da minha gestão que é a de continuar quitando o déficit de capital de giro herdado de gestões anteriores, sem que, para isso, haja necessidade do aumento da mensalidade acima da inflação. Minha gestão foi e continuará pautada no associado em primeiro lugar e na crença de que, juntos, podemos melhorar continuamente até o que já parece estar perfeito, sem esquecer a tradição de nossos quase 118 anos de existência. O Serviço de Atendimento ao Pinheirense (SAP) será tratado como prioridade e será reforçado como ferramenta de comunicação entre o Corpo Associativo e o Clube. Para os nossos jovens associados, incentivaremos o aumento da quantidade de Associados nas atividades esportivas competitivas, com maior integração das ações de desenvolvimento motor, iniciação esportiva, desenvolvimento do atleta e também no alto rendimento, já seguindo as diretrizes do PDD e, ainda, com a criação de novos serviços artísticos, culturais e de lazer para crianças e adolescentes. Outra grande preocupação é com a infraestrutura, pois o patrimônio pinheirense precisa ser constantemente mantido e melhorado. Diversas obras estruturais estão planejadas para este segundo mandato.

Para continuar a cuidar com austeridade do dinheiro do associado, vou manter e ampliar o conceito de alocação correta dos gastos e das receitas. Com o controle ainda maior dos gastos, buscaremos ainda com mais afinco o equilíbrio financeiro em Bares e Restaurantes, maior controle sobre custos e prevenindo perdas e práticas incorretas. Desenvolvimento de mecanismos para compensar a relação entre associados pagantes e não pagantes, visando critérios ainda mais transparentes para o estabelecimento das contribuições sociais, taxas esportivas e de atividades culturais. Enfim, posso dizer que, com a mesma responsabilidade com que assumi em 2015, presidirei o Pinheiros até 2019. Sem esquecer dos valores e compromissos de ética e gestão, para com todos os Associados do Esporte Clube Pinheiros, os quais me trouxeram até aqui. Boa sorte para o Esporte Clube Pinheiros! “TODOS JUNTOS POR UM PINHEIROS AINDA MELHOR” *Discurso de posse (15/5/2017)

Iniciaremos um estudo para a criação de atividades inclusivas para associados portadores de necessidades especiais. Investiremos no desenvolvimento de estruturas e serviços que melhor atendam ao Associado acima dos 65 anos, faixa em contínuo crescimento, baseado na melhoria de qualidade de vida e saúde, via esporte, atividades físicas, lazer, cultura e integração social.

ROBERTO CAPPELLANO PRESIDENTE

ecp.org.br

7


Muito M Mu uit ito ob o obrigado! bri rig ga ad do o!

8

esporte clube pinheiros


PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

SENHORAS E SENHORES, Acabo de dar posse ao Engenheiro

social brasileiro e de sua pujança no

associado Veterano que ingressou

Roberto Cappellano, que vai

cenário político e econômico nacional.

no Clube em janeiro de 1965 e, desde então, exerceu as funções

administrar o Esporte Clube Pinheiros nos próximos dois anos.

O ECP, de centenária e exitosa

de Conselheiro do Esporte Clube

O ECP, ao longo de seus 118 anos

história, não prescinde da

Pinheiros, integrando diversas

de existência, mantém-se fiel à sua

modernidade e de visão para

comissões especiais e a Comissão

vocação esportiva, o que explica

o futuro. Exige administração

Permanente Financeira, para a qual

sua longevidade e pujança. O

competente e dedicada, mesmo com

deu valiosa contribuição.

associado pinheirense é, sobretudo,

sacrifícios pessoais e familiares. Faço votos de sucesso aos Doutores

um apaixonado pelo esporte, competitivo ou recreativo. O

Roberto Cappellano reúne todos os

Roberto Cappellano e Marciano

esporte diz respeito à tradição e à

atributos necessários para exercer

de Araujo Netto, ora empossados,

cultura do ECP.

a presidência do Esporte Clube

respectivamente, nos cargos de

Pinheiros, no biênio 2017/2019,

Presidente e Vice-Presidente da

Assim, não por acaso, o Pinheiros

dando sequência ao trabalho

Diretoria do Esporte Clube Pinheiros.

mantém 2.600 atletas olímpicos, em

realizado no período anterior, cujos

Que conduzam o Clube Pinheiros nos

16 modalidades, dispondo também

resultados, em todos os aspectos,

lindes de sua história e tradição, no

de diferenciado corpo técnico.

inclusive econômicos e financeiros,

sentido de seu fim maior.

foram sobremaneira exitosos.

Felicidade, queridos amigos.

Pinheiros conquistou 10% de todas

Roberto Cappellano é Engenheiro

as medalhas olímpicas da história do

Civil, formado pela Universidade

Brasil e mais de 20% das medalhas

Mackenzie, em 1997, tendo concluído

brasileiras em jogos pan-americanos.

pós-graduação, em dezembro de

*Discurso proferido pelo Presidente do Conselho em sessão solene do Conselho Deliberativo em que deu posse ao Presidente e Vice-presidente da Diretoria eleitos para o biênio 2017/2019, srs. Roberto Cappellano

Diga-se, por relevante, que o

1998, em gestão empresarial, na A vocação e o espírito esportivos do

Escola Trevisan para Dirigentes de

pinheirense dão forma à essência do

Empresa. Foi responsável técnico

ECP. O legado esportivo de nossa

e diretor, por quase 20 anos, da

história persiste atual e respeitado.

renomada Construtora Cappellano e,

e Marciano de Araujo Netto

atualmente, é sócio e diretor técnico Não descura, nada obstante, o ECP

da empresa Verdebianco Engenharia.

do aspecto social, disponibilizando aos seus associados diversas

Roberto Cappellano é esportista

atividades recreativas, em

notável. Integrou a Seleção

instalações adequadas, inclusive

Brasileira de Esgrima nas categorias

quadras esportivas e restaurantes, a

Cadete e Juvenil, participando de

par de cinema, teatro, shows, Festas

campeonatos sul-americanos e

e Confraternizações. Contribui o ECP

mundiais. Foi Campeão Brasileiro

efetivamente para o congraçamento

Cadete Individual e, por Equipe,

e bem-estar dos seus associados.

Campeão Brasileiro nas categorias Cadete, Juvenil e Adulto.

O Pinheiros, que conta com 38.000 associados e com frequência média de

Marciano de Araujo Netto, Vice-

6.500 associados por dia, em horários

Presidente eleito para o biênio

e atividades distintos, gera orçamento

2017/2019, de seu turno, é renomado

anual de aproximadamente

economista, tendo exercido diversos

R$ 250.000.000,00, números

cargos de importância nos setores

estes que dão a dimensão de sua

públicos e privados. Trata-se de

importância no cenário esportivo/

FRANCISCO CARLOS COLLET E SILVA PRESIDENTE

ecp.org.br

9


CLICK

REPRESENTANTES DO CLUBE – BIÊNIO 2017/2019 A solenidade de posse foi realizada no dia 15 de maio, no Salão de Festas do Clube, e marcou a apresentação do Corpo Diretivo. Confira a atual Diretoria Executiva do ECP, nas fotos com o Presidente Roberto Cappellano e o Vice Marciano Araujo Netto FOTOS: RICARDO BUFOLIN

Mário dos Santos Guitti (Diretor de Esportes Coletivos O Presidente da Diretoria, Roberto Cappellano, discursou na cerimônia de posse

e Raquetes), Rodolfo José Sanchez Serine (Diretor de Área de Esportes Associativos Competitivos), Roberto Cappellano (Presidente da Diretoria), Marciano Araujo Netto (Vice-Presidente da Diretoria), Ivan Gilberto Castaldi Filho (Diretor de Área de Relações Esportivas) e Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira (Diretor de Área de Esportes Olímpicos e Formação)

Francisco Carlos Collet e Silva (Presidente do

Mario Montenegro Gasparini (Diretor de Área de

Conselho Deliberativo) e Célio Cássio dos Santos

Comunicação e Marketing)

(Vice-Presidente do Conselho Deliberativo)

Eliana Elizete Reis (Presidente do Departamento

Marcelo Favalli (Diretor de Suprimentos), Carlos

de Assistência Social) e Dulce Arena Avancini

Edmundo Miller Neto (Diretor de Área de

(Presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling)

Patrimônio) e José Roberto Carneiro Novaes Junior (Diretor de Serviços Gerais)

10 esporte clube pinheiros


CLICK

Afonso Ferreira de Figueiredo (Diretor de

Os assessores especiais da Presidência: Peter Alfredo

Veteranos), Maria Luiza Porto Ferreira Braga

Burmester, Maria Elisa Cappellano, Pedro Paulo de

(Diretora de Área Cultural) e Francisco Flaquer Filho

Salles Oliveira, Carlos Roberto Sá de Miranda Bório,

(Diretor de Área Social)

Eduardo Ribas Oliveira Machado e Candido Padin Neto

Fernando Amante Chidiquimo (Diretor Jurídico) e

José Marlon Salvador Barroso (Diretor de Área de

Andreas de Souza Fein (Assessor de Planejamento)

Restaurantes), Fernando Silva Rohrs (Diretor de Área Financeira) e Antonio Toloza de Oliveira e Costa Filho (Diretor de Área Administrativa)

A diretoria do Clube para o biênio 2017/2019 ecp.org.br

11


12 ees 12 esporte s po p o rrtt e cl cclube l ub u be b e ppi pinheiros i nnhh ei e iiro rroo s


Reinaldo Vieira Ortlieb

DE OLHO NO CLUBE

Após passar por uma reforma e ganhar novo conceito de atendimento, a lanchonete do 5º andar do Centro Esportivo agora se chama The Fitness e está cheia de novas opções. Pág.17


EM INICIATIVA INOVADORA NO CLUBE, FOI CRIADO UM CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA

Dreamstime

GESTÃO SELEÇÃO DE PROJETOS

O Pinheiros investiu em mais uma ferramenta para

O Pinheiros auxiliou os arquitetos com informações

tomada de decisões importantes: o processo de seleção

necessárias aos estudos e aguardou o resultado dos

de projetos. A ação tem como objetivo garantir que o

trabalhos, sem interferência direta no processo.

investimento em obras de grande porte seja feito com mais conhecimento e assertividade, além de se alinhar

Cinco dos mais respeitados escritórios de arquitetura de

à diretriz de transparência e a um novo método para a

São Paulo, com qualificação técnica e reconhecimento

construção de grandes obras.

profissional, foram convidados para apresentar estudos preliminares para as edificações. A escolha dos nomes

Após a autorização de contratação dos projetos pelo

levou em conta o portfólio das empresas e o padrão

Conselho Deliberativo, em 31 de outubro de 2016,

estético que se almeja para os projetos.

foram selecionados diversos escritórios de arquitetura e um curador, o arquiteto Fernando Serapião, editor da revista de Arquitetura Monolito, responsável pela montagem do mecanismo do concurso. Juntamente da equipe do Clube, foi criada uma “short list” de escritórios, permitindo que, em março, fosse desenvolvido o processo de seleção.

ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA • Andrade Morettin Arquitetos • Biselli Katchborian Arquitetos Associados

O objetivo foi contratar e selecionar estudos

• MMBB Arquitetura e Urbanismo

arquitetônicos e conceituais para a requalificação do

• Paulo Bruna Arquitetos Associados

Centro Cultural e Recreativo (CCR) e a criação do

• Shundi Iwamizu Arquitetos Associados (SIAA)

Centro de Bem-Estar e Saúde. Duas intervenções que terão impacto direto no dia a dia do associado e que se encontram alinhadas às diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD).

14


COMISSÃO JULGADORA No total, foram avaliados 10 trabalhos, cinco para cada obra, com o objetivo de selecionar os estudos que mais se identificam com a expectativa e as estratégias traçadas no PDD. Os projetos apresentados foram julgados por uma comissão formada por sete membros, quatro indicados pelo ECP e três convidados, especialistas em arquitetura. Os critérios estabelecidos foram em relação aos aspectos arquitetônicos, urbanísticos,

CENTRO DE CULTURA E RECREAÇÃO (CCR) Devido à evolução das tecnologias na área de cinema e teatro, à intensidade do uso das instalações do CCR, à necessidade de organização das atividades culturais e à abrangência das normas de segurança e acessibilidade, faz-se necessária a adequação do prédio, com ampliação, modernização e retrofit geral da edificação.

históricos, econômicos e ambientais. A apresentação aconteceu no dia 3 de maio, das 9 às 19h30, e o resultado foi divulgado um dia após a reunião. “Conseguimos escolher os dois melhores projetos entre os melhores. Tivemos um intenso debate até conseguir definir os dois vencedores, pois os projetos eram todos muito bons”, diz Carlos Miller, Diretor de Patrimônio. Os estudos vencedores foram do escritório MMBB Arquitetura e Urbanismo, para a Revitalização do CCR, e Biselli Katchborian Arquitetos Associados, que ficará responsável pelo projeto do Centro de Bem-Estar e Saúde. CENTRO DE BEM-ESTAR E SAÚDE O Centro de Bem-Estar e Saúde reunirá, em um COMISSÃO

único espaço, os serviços voltados aos cuidados

• Roberto Cappellano, engenheiro civil e Presidente

dos associados, como Sauna, Fisioterapia, SPA,

• Carlos Miller, engenheiro civil e Diretor de

Centro de Estética, entre outros, além de criar

Patrimônio • Heitor Tonissi, arquiteto, Conselheiro e

novas e adequadas instalações de vestiários e um novo local para o Bar e Restaurante.

Coordenador Geral do Plano Diretor 2015 • Luiz Roberto Martinez, engenheiro civil indicado pelo Conselho • Mônica Junqueira de Camargo, arquiteta, professora da FAU/USP • Guilherme Wisnik, arquiteto, professor da FAU/USP • Pedro Taddei, arquiteto, professor da FAU/USP

Essa foi a primeira de oito etapas a ser realizadas até a conclusão das obras. Agora, começa o detalhamento para o desenvolvimento e a adequação dos projetos para as necessidades do Clube e dos associados.

15


ECP INAUGURA NOVA CENTRAL DE RESÍDUOS AGORA, O CLUBE CONTA COM UMA NOVA ÁREA ESPECÍFICA E ADEQUADA PARA O ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS A adequação da Central de Resíduos, concluída em

ETAPAS DA OBRA

9 de maio, é mais um avanço no cuidado que o

• Apresentação do projeto ao Comitê de Meio

Pinheiros tem com o meio ambiente. Localizada atrás

Ambiente

do Campo de Futebol A, o espaço tem como função

• Validação da Comissão de Obras

armazenar os resíduos gerados no Clube.

• Aprovação do Conselho Deliberativo • Início da obra: dezembro de 2016

Em coletores específicos e identificados, os resíduos

• Inauguração: maio de 2017.

são divididos por categorias: pilhas, lâmpadas, baterias, embalagens e outros itens, exceto resíduos orgânicos (alimentos) e recicláveis, que possuem são encaminhados para a Central de Resíduos e lá permanecem até a empresa especializada vir retirá-los para o descarte correto. O armazenamento e o descarte adequados dos resíduos garantem o atendimento às leis e normas ambientais, aplicáveis ao Pinheiros, reforçando o compromisso pinheirense em reduzir o impacto

Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

local de armazenamento específico. Os materiais

ambiental com suas atividades.

LANÇAMENTO DE LIVRO

MEUS AMIGOS NADADORES CASOS E FICÇÕES, A HISTÓRIA DO MASTER

8 de junho, quinta, 10h Centro Pró-Memória | Autor: Paulo Catunda Em Meus Amigos Nadadores – Casos e Ficções, a História do Master, Paulo Catunda, atleta benemérito da Natação, conta sua experiência como nadador, desde a época do Infanto-Juvenil do Clube. Entrevistas com outros atletas da modalidade, além de fotografias e memórias pessoais do associado, fazem parte do livro e da história do Pinheiros. SOBRE O AUTOR Paulo Catunda é formado em Filosofia, com especialização em Psicologia Clínica. Foi nadador, participando de campeonatos Brasileiros, Sul-

Divulgação

Americanos e Pan-Americanos. Atleta benemérito,

16

nadou de 1946 a 1957 e foi aproximadamente 40 vezes campeão Paulista, campeão Brasileiro em 1953 e campeão Sul-Americano em Lima (Peru), em 1952.


LANCHONETE THE FITNESS EM (NOVA) FORMA O ESPAÇO GASTRONÔMICO MAIS SAUDÁVEL E NATURAL DO CLUBE PASSOU POR MELHORIAS. ENTRE AS NOVIDADES, O AUTOATENDIMENTO E UM NOVO CONCEITO

A Lanchonete do Fitness agora se chama The Fitness. Essa não foi a única mudança realizada. Com layout renovado, novo mobiliário e piso diferente, o local ficou mais moderno e prático. Outra novidade é o conceito de atendimento Grab & Go (um minimercado automático). Os pinheirenses contam com sucos, iogurtes, água, sopas, saladas e lanches. É só escolher os produtos e pagar no caixa. Em um bufê, ficam os guardanapos, temperos, canudos e talheres, para que o atendimento seja ainda mais rápido para os associados. O cardápio também foi modificado e agora conta com é a torta de champignon e outras delícias. INFRAESTRUTURA Troca dos equipamentos da cozinha, novas instalações hidráulicas, modernização das instalações elétricas e novos pontos de câmeras de vigilância são outras melhorias. Além disso, um retrofit no balcão e o forro em gesso do hall dos elevadores do 5º andar tornam o ambiente mais convidativo.

Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

mais opções: nos pratos quentes, uma das novidades

O atendimento Grab & Co é uma das novidades da The Fitness

17


PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO PRAZO PARA RESGATE DOS CRÉDITOS VAI ATÉ 30 DE JUNHO A segunda fase do Programa de Bonificação em Atividades, que oferece créditos de até 15% sobre o valor investido em atividades esportivas e culturais do Clube, está disponível para resgate até o dia 30 de junho. Após essa data, os créditos não resgatados expiram. Para validar a sua bonificação e creditá-la em seu Cartão Pinheiros, é necessário solicitá-la por meio do Portal de Serviços ou na Central de Atendimento. CONFIRA O PASSO A PASSO PARA O RESGATE

ACESSE O SITE DO CLUBE www.ecp.org.br e selecione o Portal de Serviços por meio da opção relacionamento.

DIGITE SUA MATRÍCULA E SENHA Caso seja o seu primeiro acesso, escolha mais abaixo a opção efetuar cadastro e siga as orientações.

BONIFICAÇÃO Dentro do Portal de Serviços, selecione na barra superior Cartão Pinheiros e escolha a opção Bonificação.

PESQUISA Digite o nome do associado ou dependente e clique em pesquisar.

CONSULTA E RESGATE Veja o histórico das atividades do semestre passado e o valor do crédito. Valide a transação com a senha do Cartão Pinheiros selecionado.

Em caso de dúvida sobre o valor que será creditado, consulte o Portal ou a Central de Atendimento sobre a forma como foi desenvolvido o valor do crédito ou solicite o extrato dessa operação. Nesta nova etapa do programa, o valor total da bonificação superou os R$ 200 mil, o que representa um crescimento de 11% em comparação com o semestre anterior. Houve, ainda, um aumento de 5% no número de associados contemplados, que ultrapassou os 4.900 inscritos em duas ou mais atividades.

18


GASTRONOMIA Em junho, o Clube oferece duas novidades nos restaurantes do CCR e O Ponto. Confira e venha saborear.

CCR Prato do Chef

GALETO AO MOLHO CÍTRICO

mistura do galeto ao molho cítrico para o mês de inverno. R$ 25

Fotos: Henrique Peron

O chef Edivaldo apostou na

O PONTO Prato do Chef

RAVIÓLI RECHEADO COM RABADA AO MOLHO DE COGUMELOS O restaurante de gastronomia internacional do ECP traz esse prato especial de ravióli. R$ 33

19


DEMAIS DEPENDÊNCIAS

SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇOS DE BELEZA

SERVIÇOS ESPORTIVOS

SERVIÇOS / ALIMENTAÇÃO

ADMINISTRATIVO

FUNCIONAMENTO DOS SETORES DO CLUBE DURANTE A FESTA JUNINA 2017

20

Departamento / Setores

22/Jun - Quinta

23/Jun - Sexta

24/Jun - Sábado

Central de Atendimento, Cobrança e SAP

8h15 às 19h

8h15 às 19h

8h30 às 17h

25/Jun - Domingo Fechada

Central de Atendimento Fitness

7 às 21h

7 às 21h

8h30 às 17h

Fechada

Locações e Eventos

9 às 17h

9 às 17h

Fechado

Fechado

Bar da Sauna

16 às 18h

16 às 18h

10 às 18h

9 às 15h30

Bar da Sede Social

15 às 18

15 às 18

9 às 18h

9 às 18h

Cabana do Pai Thomás

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Food Truck (sorvete)

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Buffet Infantil

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Bombonière

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Churrascaria Recanto da Figueira

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Lanchonete da Piscina

11 às 18h

11 às 18h

10 às 18h

10 às 18h

Met Steak House

Fechado

12 às 16h

12 às 16h

12 às 16h

Suqueria Splash

9h30 às 18h

9h30 às 18h

9h30 às 18h

9h30 às 18h

Boliche Nove Pinos

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Lanchonete do Fitness

7 às 18h

7 às 18h

7 às 18h

7 às 18h

Lanchonete do Futebol

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Tênis Bar e Café

7h30 às 18h

7h30 às 18h

7h30 às 18h

7h30 às 18h

O Ponto (ALMOÇO)

12 às 15h30

12 às 15h30

12 às 16h

12 às 16h

O Ponto (JANTAR)

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Piano's Bar

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Restaurante Germania

12 às 15h30

12 às 15h30

12 às 15h30

12 às 15h30

Restaurante do CCR (ALMOÇO)

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Restaurante do CCR (JANTAR)

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Restaurante do Lago

11h30 às 22h

11h30 às 22h

11h30 às 22h

11h30 às 22h

Ginásio de Fitness

6 às 23h

6 às 23h

7 às 20h

7 às 20h

Piscina Externa

6h30 às 21h

9 às 21h

7 às 20h

7 às 20h

Piscina de Hidroginástica

6 às 21h

6 às 21h

Fechada

Fechada

Piscina Infantil do (C.D.)

7 às 21h

7 às 21h

7 às 17h

7 às 17h

Piscina Olímpica do (C.D.)

6 às 22h30

6 às 22h30

7 ás 18h

7 às 18h

Pista de Skate

7 às 21h30

7 às 21h30

10 às 13h30

Fechada

Campo A

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Campo B

Local da Festa

Local da Festa

Local da Festa

Local da Festa

Quadras Externas

Local da Festa

Local da Festa

Local da Festa

Local da Festa

Salas de Ginásticas 4º e 5º andar do (C.D.)

7 às 21h30

7 às 21h45

Fechado

Fechado

Ginásio do Antigo Fitness

7 às 21h30

7 às 21h45

10 às 12h

Fechado

Ginásio de Yoga

6 às 22h30

6 às 22h30

Fechado

Fechado

Quadras de Tênis

6 às 22h30

6 às 22h30

6 às 20h

6 às 20h

Barbearia Campo e Barbearia da Sede Social

9 às 18h30

9 às 18h30

9 às 18h30

9 às 11h30

Barbearia da Sauna

16 às 21h

16 às 21h

14h30 às 19h30

9 às 14h

Podólogo da Sauna

16 às 20h

16 às 20h

14h30 às 20h30

9 às 15h

Salão de Beleza

8 às 19h

8 às 19h

8 às 19h

Fechado

Emergência Médica

6 às 2h

6 às 2h

6 às 2h

6 às 1h

Emergência Médica - Exame para piscinas

7h30 às 19h

7h30 às 19h

7h30 às 19h

7h30 às 16h

Medicina Esportiva/ Fisioterapia e RPG

8 às 21h

8 às 21h

Fechado

Fechado

Sauna Feminina

10 às 20h

10 às 20h

9 às 20h30

9 às 15h

Sauna Masculina

16 às 20h

16 às 20h

9 às 20h30

9 às 20h

Biblioteca

9 às 19h

9 às 19h

9 ás 18h

9 às 17h

Bilhar (Snooker)

15 às 18h

15 às 18h

9 às 18h

9 às 18h

Boliche

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Brinquedoteca

9 às 19h

9 às 19h

9 às 13h

9 às 13h

Cinema

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Jardim da Infância

8 às 12h

Fechado

Fechado

Fechado

Loja Pinheiros

8 às 20h

8 às 20h

8 às 15h

8 às 15h

Revistaria Pinheiros

8 às 20h

8 às 20h

8 às 15h

8 às 15h

Salão de Festas

6 às 22h

6 às 22h

6 às 22h

6 às 22h

Salão de Jogos (Carteado)

13 às 20h

Fechado

13 às 20h

13 às 20h


Reinaldo Vieira Ortlieb

ESPECIAL

O maior clube Poliesportivo da América Latina conta, agora, com um novo sistema de sinalização, mais funcional, e totens multimídia de divulgação, que facilitam a vida dos mais de nove mil associados que acessam o Clube diariamente. Pág.22 21


ESPECIAL

COMUNICAÇÃO NOVA ERA VISUAL A nova sinalização pinheirense aposta na sobriedade e na simplicidade para criar um sistema que conversa com a arquitetura modernista e com o ambiente verde do ECP. O projeto, desenvolvido pela agência Oz Estratégia + Design, representa um avanço na comunicação visual do Clube. O trabalho teve como conceito o wayfinding:

Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

CAMINHO MARCADO

organizar, informar e equipar o Pinheiros de modo que se possa trafegar de maneira autônoma, sem necessidade de solicitar informação. Um dos principais desafios foi solucionar a questão da poluição visual. “A nova sinalização não se pretendia uma protagonista do espaço. A ideia era que fosse discreta e que a própria paisagem pinheirense se sobressaísse. As placas são coadjuvantes”, afirma André Poppovic, designer e sócio da empresa Oz. Outra ação foi instalar o material em pontos de decisão, onde as informações são realmente procuradas, para evitar excesso de placas. O material de que são feitas as sinalizações também foi pensado de forma que combinasse com o ambiente do Clube. A utilização de madeira foi um atrativo do projeto, já que as placas ficam instaladas em áreas externas, sujeitas a intempéries, e este material é resistente. O suporte onde está a informação é feito de chapa de aço dobrado, com pintura retroativa e adesivações. “A utilização da madeira ajuda a incorporar a sinalização ao patrimônio natural do Pinheiros. E, ao mesmo tempo, o metal traz um estilo mais arrojado. Entendemos que o Clube, além de ter um viés forte na parte esportiva, também tem um lado social e natural. Então, trouxemos essa essência para a sinalização”, comenta Roberta Leal, designer e coordenadora do projeto.

22

A nova sinalização, integrada ao meio ambiente pinheirense


POR DENTRO DO PROJETO Para começar, foi feito um levantamento de dados

SOBRE A OZ ESTRATÉGIA + DESIGN

para conhecer o espaço, a dinâmica de funcionamento

Unindo experiência acumulada e espírito inovador,

e as atividades do Clube. Em seguida, o local foi

a agência é uma das líderes do mercado.

dividido em macro áreas – como o bloco das quadras

Com 36 anos de atuação, possui uma equipe

de Tênis, Piscinas, Parquinho etc. – e desenvolvidas

multidisciplinar de quase 40 profissionais, liderada

nomenclaturas e pictogramas de identificação, para

pelos sócios André Poppovic, Giovanni Vannucchi

facilitar a circulação. Por fim, foi só definir como

e Ronald Kapaz.

seriam as placas – família tipográfica, cores do Clube, grafismos – e realizar a implantação. “O Clube é um local de passeio, então não é preciso instalar sinalização a cada três metros. Não é como um aeroporto ou hospital, em que as pessoas estão em situação de estresse e é necessário sobrecarregar de informações, não só em pontos de decisão, mas também de confirmação, para que se saiba que se está indo pelo caminho certo”, finaliza a coordenadora.

23


ESPECIAL

PROGRAMAÇÃO AGORA É MULTIMÍDIA As mudanças também chegaram à forma de divulgar shows, festivais, palestras, cursos, sessões de cinema e muitos outros eventos culturais, sociais e esportivos que são realizados no Clube. Agora, fazem parte da paisagem do Clube, totens digitais multimídias. Os antigos banners de lona foram substituídos por telas de alta definição, para a divulgação das atividades e informações que auxiliam no dia a dia dos associados. A ferramenta tecnológica tem como objetivo divulgar os eventos de forma dinâmica e atrativa. Os filmes em cartaz no Auditório do CCR, por exemplo, são apresentados com o respectivo trailer, além das informações de data e horário. Em harmonia com a arquitetura e a paisagem pinheirense, os novos totens valorizam a identidade do espaço, aliando tradição e modernidade. O projeto, desenvolvido e gerenciado pela equipe de Comunicação do Clube, contará com 44 aparelhos, com monitores de 48 e 46 polegadas, em pontos estratégicos, mostrando assuntos segmentados conforme o local.

Além das informações de data e horário, os totens do cinema mostram o trailer dos filmes

24


A maneira como a arte da divulgação é feita nas

“O planejamento foi importante para o sucesso do

TVs também foi modificada. Nos banners de lona

projeto e já é possível ver os resultados dessa nova

e quadros de aviso, era necessário colocar uma

ferramenta de comunicação. A divulgação interna

quantidade maior de informação nos layouts. Com a

do Pinheiros entrou em uma nova era e os eventos

chegada dos totens digitais, foi possível repensar a

ganharam mais visibilidade”, comenta o Diretor de

distribuição dos elementos de forma mais harmônica.

Comunicação e Marketing, Mario Gasparini.

A divisão e a possibilidade de ter várias telas e adicionar

O Pinheiros também ganha mais autonomia com

vídeos, por exemplo, contribuem bastante para uma

as instalações. Todo o trabalho de divulgação e

criação de arte mais funcional, de acordo com cada

atualização é realizado internamente, o que garante

evento. Além disso, agora o Clube pode divulgar uma

rapidez na informação. “Conseguimos ampliar a

quantidade maior de atividades e segmenta o público

capacidade de divulgação de eventos. Cada vez mais

de acordo com a localização das TVs.

associados estão inteirados das atividades do ECP”, finaliza Gasparini.

Na Alameda Principal, três monitores informam a programação

25


ESPECIAL - FESTA JUNINA

FERNANDO & SOROCABA Com uma década de carreira, 11 discos lançados e diversos sucessos (também nas vozes de outros artistas), Fernando & Sorocaba é uma das principais duplas do concorrido cenário da música sertaneja. Os cantores, que serão atração do dia 23 de Fotos: Fernando Hiro

junho na Festa Junina do Pinheiros, conversaram com a Revista sobre música, composição e sucesso.

Vocês gostam de Festa Junina? Têm alguma

A dupla foi formada há dez anos. O que motiva subir

lembrança dessa época?

ao palco a cada show?

Fernando: Sim, adoramos. É uma época muito

Sorocaba: O amor que temos pela música e por

animada e os festejos são diferentes em cada região,

nossos fãs. Recebemos tanto carinho ao longo da

mas nunca perdem a essência junina. A lembrança

nossa carreira que não conseguimos descrever e,

é da comida boa, da música animada e, claro,

portanto, buscamos melhorar cada vez mais.

‘da quadrilha’. O gênero sertanejo é o mais popular do Brasil e O que o público pinheirense pode esperar do show

surgem muitas duplas todos os anos. Como vocês

na Festa Junina?

fazem para se manter nesse cenário?

Sorocaba: Iremos levar um show muito animado,

Fernando: Buscamos inovar sempre. Fazer tudo com

com os nossos grandes sucessos, além das canções

amor e dedicação também conta muito. E, claro, uma

românticas que não podem faltar. Nossa Tour 2017

moda boa faz toda diferença. Mas acreditamos que

tem no set list: É Tenso, As Mina Pira, Casa

tem espaço para todo mundo e quem ganha com

Branca, Madri, Notícia Boa, e nossa nova música

essas novidades é o público.

de trabalho Luzes de São Paulo. Vocês se inspiram em novas duplas? O que não pode faltar em um show de vocês?

Fernando: Claro. Sempre temos algo a aprender.

Fernando: Animação e muita energia linda.

É muito bonito ver essa nova geração chegando com

Aproveitamos a oportunidade para convidar

ideias diferentes e que acabam nos inspirando.

todo mundo para curtir conosco essa Festa Junina, num local tão tradicional paulistano como o Clube Pinheiros.

26


Qual a marca de vocês em relação às outras duplas,

Qual a música de que você tem mais orgulho de ter

tanto a mais antiga quanto a mais atual?

composto?

Fernando: Nós sempre buscamos a inovação. Uma

Sorocaba: Muito difícil eleger apenas uma. Todas as

grande marca da dupla Fernando & Sorocaba é aliar

músicas são especiais e marcaram um momento. Mas,

boa música à diversão e a grandes efeitos especiais.

se for para destacar uma, acho que Madri, pois foi um divisor de águas na nossa carreira.

Como vocês trabalham a questão da tecnologia na música?

Existe uma fórmula para fazer hits?

Fernando: Nós gostamos muito de aliar música

Sorocaba: Não, não existe, mas acredito que a música

à tecnologia. Isso é uma marca registrada da dupla.

tem que ter um diferencial, uma boa produção,

Às vezes, é apenas uma sacada que faz toda

bons músicos. Cabe ao compositor estar atento às

diferença.

tendências do mercado, ao que está rolando, para apostar em algo que acredita que pode ser um

Como administram o sucesso?

hit. Mas, você adiantar que uma música vai ser um

Sorocaba: Estamos vivendo tudo que sempre

sucesso antes de chegar ao público, é impossível.

sonhamos para nossa carreira. Temos o pé no chão e a consciência de que temos sempre que melhorar e

É diferente escrever uma música para outro artista?

entregar o melhor para o nosso público.

Sorocaba: Depende. Costumo dizer que tem música que já tem um “endereço certo”, ou seja, assim que

Qual o segredo para trabalhar em dupla?

estou compondo, já sei na voz de quem ficará perfeita.

Fernando: Tivemos uma identificação pessoal na hora

Outras músicas já não, o processo acaba sendo

em que nos conhecemos. Nos damos muito bem,

natural, mas, quando menos esperamos, faz sucesso

somos muito amigos, parceiros, praticamente irmãos.

na voz de algum companheiro.

Sabemos respeitar o espaço um do outro e acho que esse é um dos grandes segredos para um bom relacionamento. Como é compor hoje e como era compor no começo de carreira? Sorocaba: Comecei a compor com 14 anos e, na época, minha inspiração era o campo, a natureza. Hoje, me inspiro em coisas que já vivi ou nas quais meus amigos já viveram. Situações do dia a dia, um livro, um amor, coisas do tipo. Qual é a sensação de ouvir uma música sua na voz de outros artistas? Sorocaba: É maravilhoso ter uma canção que nós escrevemos ganhando nova vida. Escrevemos com muito carinho e, às vezes, até pensando em quem queremos ver cantando a nova música. Quando isso acontece, é uma realização pessoal e profissional.

27


ESPECIAL

AVENTURA EM FAMÍLIA Fotos e legendas: Adriana Toledo Piza

A Patagônia chilena é um dos

Trilha margeando o lago Grey

destinos turísticos mais fascinantes da América do Sul. A união de paisagens e temperaturas opostas (que vão do deserto árido às geleiras do Oceano Pacífico) faz da região um lugar único. Entre as diversas atrações do local, o Parque Nacional Torres del Paine, declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, em 1978, é, sem dúvida, uma das mais belas opções. Esse foi o destino de Adriana

Acampamento Seron. Mochilas prontas para o último dia de caminhada

Toledo Piza, Mauricio Abramento e os filhos Felipe e Alice Abramento. Os pinheirenses fizeram uma trilha de quase 80 km carregando equipamentos e comida suficiente para seis dias. “Fazer esta viagem em família trouxe um significado ainda mais especial: dias em conexão total com a natureza em uma das mais belas regiões do planeta” Confira parte dessa experiência nas fotos. Vista para o imenso Glaciar Grey

28


Acampamento Paine Grande. Entardecer no primeiro dia de acampamento, com vista para as montanhas

Descida do Passo John Gardner rumo ao Glaciar e lago Los Perros. Devido à altitude, esse trecho estava com neve.

Vista do acampamento Dickson, na beira do lago de mesmo nome

Geleira e lago Los Perros

Hotel Las Torres, ponto de chegada

Esta seção esporádica foi criada para os pinheirenses relatarem, com legendas e fotos, as suas viagens. Se você tem uma experiência inesquecível no Brasil ou no exterior e quer compartilhar, mande um e-mail para: revista@ecp.org.br.

29


ESPECIAL

30


Rodrigo Sodré

APLAUSO

Nada melhor do que aproveitar o inverno na tradicional Festa Junina pinheirense. Além de uma programação artística que promete esquentar o frio, o Arraiá da Criança vai garantir a diversão dos pequenos. Pág.34


EM JUNHO • 22, QUINTA, 19 À 1H • 23, SEXTA, 19 ÀS 2H • 24, SÁBADO, 11H30 ÀS 2H • 25, DOMINGO, 11H30 ÀS 20H30 • CAMPO B E QUADRAS EXTERNAS VENHA CURTIR UMA DAS MELHORES FESTAS JUNINAS DE SÃO PAULO. COMIDAS TÍPICAS, QUADRILHAS, FORRÓ E O MELHOR DA MÚSICA SERTANEJA DARÃO O TOM IDEAL AO EVENTO. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA.

22 DE JUNHO, QUINTA • 19H – DJ • 19H30 – LUCYANA VILLAR • 21H – FORRUEIROS • 22H30 – RENATO VIANNA + RICK & NOGUEIRA

Renato Vianna, vencedor do reality The Voice Brasil (Rede Globo), 2015, sobe ao palco do Clube para se apresentar ao lado de Rick & Nogueira. A dupla vai animar a Festa Junina com sucessos de sua carreira, como Bebi de Graça e Restinho de Ano, ambos de 2016. 32


23 DE JUNHO, SEXTA

24 DE JUNHO, SÁBADO

• 19H – DJ • 19H30 – GRUPO BRASSALIS • 21H30 – TRIO VIRGULINO • 23H – FERNANDO & SOROCABA

• 12H – DJ • 13H – ALECRIM DE TABULEIRO • 14H30 – ÍTALO QUEIROZ • 16H – ALBINO SARÉ • 17H – ERICK E LÉO • 19H30 – BRUNO E SANTONE • 21H – BANDO DE SEU PEREIRA • 23H – BRUNINHO & DAVI

Já são 10 anos de carreira e mais de 10 álbuns lançados por Fernando & Sorocaba. Esta que é uma das duplas sertanejas mais famosas do Brasil se apresenta no segundo dia da Festa Junina, dando um show com músicas de autoria, tecnologia e efeitos especiais. Não vão faltar hits novos e antigos, como Madri (2010) e Notícia Boa (2016).

O sertanejo universitário vai animar o sábado dos pinheirenses: a dupla Bruninho & Davi vai tocar sucessos como E Essa Boca Aí?. Na estrada desde 2009, os cantores e compositores têm seis álbuns lançados e são uma das duplas mais queridas dos amantes de sertanejo.

33


24 E 25 DE JUNHO SÁBADO E DOMINGO, 11 ÀS 18H LOCAL: QUADRAS EXTERNAS

25 DE JUNHO, DOMINGO • 12H – DJ • 13H – YASSIR CHEDIAK • 14H30 – TRIO CANJICA • 15H30 – RICO E RUAN • 17H – ELBA RAMALHO • 19H – RICO E RUAN

A estrela da MPB, Elba Ramalho, se apresenta no último dia do evento pinheirense. Conhecida como “Rainha das Festas Juninas”, a cantora e compositora já conta com quase 40 anos de carreira e traz, ao palco do Pinheiros, grandes sucessos.

34

Os pequenos pinheirenses terão um espaço exclusivo na Festa Junina, com brincadeiras, brinquedos e barracas de alimentação. RECREAÇÃO INFANTIL Concentração – Cabana do Pai Thomás Atividades e Brincadeiras - Novo Salão Infantil e Parquinho


SERVIÇO INGRESSO ASSOCIADO: ENTRADA FRANCA CONVIDADO DE ASSOCIADO (A PARTIR DE 5 ANOS): • QUINTA: R$ 80 • SEXTA: R$ 125 • SÁBADO: R$ 125 • DOMINGO: R$ 90 CONVITES LIMITADOS E PERSONALIZADOS PARA CADA DIA DO EVENTO. PONTOS DE VENDA CENTRAL DE ATENDIMENTO E RECEPÇÃO DO FITNESS: ATÉ 21 DE JUNHO. CAIXAS DOS ESTACIONAMENTOS TUCUMÃ E FARIA LIMA: ATÉ 23 DE JUNHO, 6 ÀS 24H, E 24 E 25 DE JUNHO, 6 ÀS 18H30. PAGAMENTO CARTÃO DE DÉBITO, CHEQUE OU DINHEIRO EM TODOS OS PONTOS. CARTÕES DE CRÉDITO VISA, AMEX E MASTERCARD SOMENTE NA CENTRAL DE ATENDIMENTO E NA RECEPÇÃO DO FITNESS.

ACESSO AO CLUBE OS CONVIDADOS DE ASSOCIADOS TERÃO ACESSO AO CLUBE, A PARTIR DAS 18H, DO DIA 22 DE JUNHO, QUINTA, ATÉ 20H30, DO DIA 25 DE JUNHO, DOMINGO, SOMENTE PELA PORTARIA HANS NOBILING, PORTANDO O INGRESSO DO EVENTO. ACOMPANHANTES NOS QUATRO DIAS DE FESTA, O ACOMPANHANTE CADASTRADO SÓ PODERÁ ENTRAR NO CLUBE ACOMPANHANDO O ASSOCIADO. MEIO AMBIENTE MAIS UMA VEZ, A FESTA JUNINA DO ECP TERÁ AÇÕES SUSTENTÁVEIS, MOSTRANDO O COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE. BAZAR DO DAS GINÁSIO DE ESGRIMA 22, QUINTA, 19 ÀS 23H 23, SEXTA, 19 ÀS 23H 24, SÁBADO 11H30 ÀS 23H 25, DOMINGO, 11H30 ÀS 18H

CENTRO MÉDICO ESTARÁ FUNCIONANDO, NO JARDIM DE INFÂNCIA TIA LUCY, UMA INFRAESTRUTURA PARA PRONTO ATENDIMENTO, COM MÉDICO E ENFERMEIRA DE PLANTÃO.

35


NOVIDADE

CARTÃO MOEDA JUNINA CASHLESS A novidade da Festa Junina do Pinheiros será o uso do sistema cashless (cartão pré-pago), que substituirá o Dinheiro Pinheiros em papel, visando comodidade, segurança e rapidez no atendimento, nas barracas de alimentação, de bebidas e de brinquedos. INFORMAÇÕES • Ao adquirir o cartão Junina Cashless, será cobrada uma taxa de ativação no valor de R$ 5, que será reembolsada junto dos valores não utilizados, depois da festa, de 27 de junho a 31 de julho, na Central de Atendimento. • ATENÇÃO: Apenas cartões ativos, vinculados à matrícula ou ao CPF, terão direito a reembolso. • Os associados poderão adquirir o seu cartão Junina Cashless com antecedência e carregá-lo com a quantia que quiser, até 22 de junho, às 15h, nos caixas das lanchonetes do Boliche, Tênis, Piscina e Fitness, mediante o pagamento da taxa de ativação e o número da matrícula ou CPF. • O mesmo cartão é válido para todos os dias da festa.

36

• Se nos dias da festa ainda não possuir o cartão, não tem problema, você poderá adquirilo nos caixas volantes. • A taxa de ativação é cobrada apenas na primeira recarga. • Em caso de perda do cartão, procure imediatamente o ponto de atendimento, informe o número da matrícula ou CPF para bloqueá-lo, e após 1 hora você receberá um novo cartão já com os valores não utilizados. Neste caso, será cobrada nova taxa de ativação no valor de R$ 5,00. ATENÇÃO: apenas cartões ativos vinculados à matrícula ou CPF poderão ser reembolsados. • Esse será o único meio de pagamento nas barracas da Festa Junina. Carregue o cartão e ganhe tempo para curtir o evento mais esperado do ano pelos pinheirenses.


SHOW

NÓS E O TOM Músicas de Antonio Carlos Jobim

O projeto Nós e o Tom nasceu da profunda

5 de junho, segunda, 20h30

admiração da cantora Denise Mello, do violonista

Restaurante O Ponto

Luiz Roberto Oliveira e do pianista Flávio Franco Araújo pelo maestro e compositor Tom Jobim.

Com Flavio Franco Araujo (piano)

CONVITE

Denise Mello (voz)

Associado: R$ 20

Luiz Roberto Oliveira (violão e histórias)

Convidado de associado: R$ 30 Venda na Central de Atendimento.

O show Nós e o Tom transmitirá aos pinheirenses um olhar abrangente sobre a riqueza musical Divulgação

e poética do maestro Antonio Carlos Jobim. Além dos sucessos conhecidos mundialmente, composições raras, garimpadas da extensa obra do músico, serão apresentadas. Na noite, Luiz Roberto, amigo de Tom, contará passagens do seu livro Histórias de Canções – Tom Jobim, escrito em coautoria com Wagner Homem, e relatará conversas com o compositor Chico Buarque.

ORQUESTRA PINHEIROS

CONVITE Associado: R$ 10 Convidado de associado: R$ 20 Venda na Central de Atendimento, a partir de 27 de junho.

SHOW ENTERTAINER 29 de julho, sábado, 21h Auditório do CCR Regência: Murilo Alvarenga A Orquestra Pinheiros apresenta o espetáculo Entertainer, um passeio por vários estilos musicais como ragtime, bolero, samba-canção e jazz standards.

PINHEIROS NIGHT CLUB SAVE THE DATE 4 de agosto, sexta, 21h Restaurante Germania | Atração: Banda Sunday Ingresso na Central de Atendimento, a partir de 7 de julho.

37


TEATROS TEATRO AMADOR E OFICINA DOS MENESTRÉIS

TEATRO JOVEM

FRIKS

EU NUNCA

9, 10 e 11 de junho

23 e 30 de julho, domingo, 16h

Sexta e sábado, 21h

Auditório do CCR | Diretor: Júlio Oliveira

Domingo, 16h30

Elenco: Gabriela Gama, Júlio Oliveira e Nicholas Torres

Auditório do CCR Direção: Candé Brandão | Elenco: associados do ECP

O espetáculo conta a história de três jovens de vidas extremamente opostas, convivendo e dividindo

O palco é o local onde o artista transborda todas

suas intimidades até o limite do suportável. A peça

as suas sensações: medo, alegria, loucura, tristeza,

traz à tona as questões mais urgentes da juventude

solidão. Com banda ao vivo e coreografias originais, a

moderna, desconstruindo “contos de fadas”, de

Oficina dos Menestréis vai guiar a plateia dentro desse

modo que o jovem possa repensar o lugar em que se

universo de sensações e sentimentos no musical Friks.

encontra nos dias de hoje. Classificação etária: a partir de 12 anos.

CONVITE Convidado de associado: R$ 35

Associado: R$ 30 | Convidado de associado: R$ 35

Na Central de Atendimento.

Na Central de Atendimento, a partir de 19 de junho. Divulgação

CONVITE

Dreamstime

Associado: R$ 20

TEATRO AMADOR

A GATA BORRALHEIRA Quinta e sexta, 21h Sábado e domingo, 16h Auditório do CCR

Divulgação

29 de junho a 9 de julho

Entrada franca Direção: Luiz Sorrentino Elenco: associados do ECP O Clube apresenta uma nova versão de A Gata Borralheira, de Maria Clara Machado, com adaptação e criação de Luiz Sorrentino. Um espetáculo musicado e divertido para a família toda.

Convite para convidado de associado na Central de Atendimento. Acesso de convidado: Portaria da Rua Tucumã, 600, ou Estacionamento da Faria Lima, mediante apresentação do convite, uma hora antes do início do espetáculo. Sujeito à lotação.

38


João Caldas

PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO

NUM LAGO DOURADO 2 de julho, domingo, 18h Teatro Renaissance

O casal espera que os idosos cuidem do adolescente enquanto viajam para a Europa. Inicialmente, Norman se incomoda com a presença do jovem, mas, em pouco tempo, o garoto se torna o filho que ele nunca teve.

Com: Ary Fontoura e Ana Lucia Torre Direção: Elias Andreato Clássico do cinema internacional, Num Lago Dourado conta a história de Norman Thayer (Ary Fontoura), um professor aposentado que, prestes a completar 80 anos, vai com sua esposa Ethel Thayer (Ana Lucia Torre) passar as férias em sua casa de verão, às margens do paradisíaco Lago Dourado. Em seguida, chega Chelsea (Tatiana de Marca), a filha do casal, que sempre manteve uma relação muito tensa com o pai, em companhia de seu futuro marido Bill Ray (André Garolli) e de seu enteado Billy Ray Jr. (Lucas Abdo).

INGRESSO Plateia: inteira R$ 80 / meia entrada R$ 40 Na Central de Atendimento, a partir de 10 de junho. Saída do Clube: 15h30, da Portaria da Avenida Faria Lima, 2.484, ao lado do Salão de Festas. Local: Teatro Renaissance, Alameda Santos, 2.233, Jardins, São Paulo. Classificação etária indicativa: 10 anos.

39


MARATONA CULTURAL ACESC 2017 REPRESENTE O PINHEIROS NA MARATONA CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO DE CLUBES ESPORTIVOS E SÓCIO-CULTURAIS DE SÃO PAULO. CONFIRA A AGENDA E FIQUE ATENTO PARA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES. CORAL

FESTIVAL ACESC DE TEATRO

4 de junho, domingo, 17h, Club Homs

1º de outubro a 15 de novembro, diversos locais

LITERATURA

ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRAFIA

19 de junho, segunda, 20h, Club Athletico Paulistano

19 de outubro, quinta, a partir das 20h, Clube Paineiras do Morumby

MASTER CHEF ACESC KIDS 19 de agosto, sábado, 10h, SPAC

ARTES PLÁSTICAS INFANTO-JUVENIL 19 de outubro, quinta, a partir das 20h, Clube Paineiras

DANÇA INFANTO-JUVENIL

do Morumby

27 de agosto, domingo, 15 às 17h, Pinheiros MASTER CHEF ACESC DANÇA

12 de novembro, domingo, 10h, Associação Brasileira

27 de agosto, domingo, 19 às 21h, Pinheiros

A Hebraica de São Paulo

THE VOICE ACESC JÚNIOR 23 de setembro, sábado, a partir das 16h, Esporte

Regulamentos disponíveis no site do Clube ou no

Clube Sírio

Departamento Cultural, segunda a sexta, 10 às 18h.

THE VOICE ACESC 24 de setembro, domingo, a partir das 17h, Esporte Clube Sírio

CONVERSA VAMOS FALAR SOBRE INCLUSÃO? 17 de junho, sábado, 14h Sala da Presidência - Sede Social Seu filho ou filha tem alguma necessidade especial? Vocês conseguem frequentar o Clube e participar das atividades? Que tal nos reunirmos para conversar sobre o assunto e pensarmos juntos em estratégias de inclusão? Um grupo de pais associados voluntários estará reunido no ECP para uma conversa informal sobre as necessidades e interesses dos filhos. Uma sociedade só cresce quando aceita, respeita e acolhe as diferenças. Participe! Mais informação: aminioli@hotmail.com e/ou clarissameyers@yahoo.com.br

40


JANTAR DANÇANTE ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS 10 de junho, sábado, 21h Restaurante Germania Animação: Banda Feelings + dançarinos Para celebrar o Dia dos Namorados, o Jantar Dançante será especial para os casais apaixonados comemorarem a data com muito romantismo.

Frequentador habitual e cadastrado recebe convite para comemorar aniversário. Preencha o ingresso com nome e matrícula,

Associado: R$ 85

para que seja efetuado o cadastro.

Convidado de associado: R$ 120, com acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou Estacionamento Social, portando o convite do evento. Venda na Central de Atendimento. PROGRAME-SE: Rolhas: R$ 20 para uísque e R$ 17 para vinho

O próximo Jantar Dançante será em agosto e temático. Os aniversariantes de julho e agosto

Atenção: convite adquirido não será

receberão as cartas para comemorar neste evento.

reembolsado.

41


Freepik

RECREIO DE FÉRIAS PINHEIROS AVENTURA NA SELVA ENCANTADA 24 a 28 de julho, segunda a sexta, 9 às 17h Idade: 3 a 12 anos O Clube preparou uma programação

Mínimo de 103 vagas, divididas em

especial para as férias de julho da criançada

Crianças de 3 anos: máximo 18 vagas

pinheirense. Com o tema Aventura na Selva

Crianças de 4 anos: máximo 20 vagas

Encantada, os pequenos aventureiros vão

Crianças de 5 anos: máximo 25 vagas

brincar de Expedição Pinheiros, Vale Perdido,

Crianças de 6 a 12 anos: mínimo 40 vagas

Caçadores Malucos e muito mais. Para ter energia para todas essas brincadeiras, as

Inscrição na Central de Atendimento,

crianças terão lanche da manhã, almoço e

até 1º de julho.

lanche da tarde. Valor: R$ 862 Monitoria da Tio Mau & Cia., segurança do Clube e atendimento especial do Departamento Médico.

CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS COM A TIA SONIA

PARQUINHO

Sábado: 10 e 24 de junho | Domingo: 4 e 18 de junho

Em julho, os pequenos associados vão

10 às 13h

aproveitar as férias no Clube, com várias

Próximo à Casa do Tarzan, no Parquinho

oficinas e atividades, criadas para entreter

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

os pequenos pinheirenses com muita Em caso de chuva, a atividade será realizada no Salão de Festas do Parquinho ou na Brinquedoteca.

42

diversão e aprendizado. Aguarde.


MATRÍCULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2017 - MINIMATERNAL CRIANÇAS NASCIDAS EM ABRIL/MAIO E JUNHO DE 2015 1. A inscrição será realizada na Secretaria do Jardim

8. O valor da mensalidade será de R$ 937, criança

de Infância Tia Lucy.

associada, e R$ 1.219, criança filha ou neta de associado.

2. A contemplação de vagas se dará pela ordem de realização da inscrição, seguindo os seguintes

9. No ato da matrícula de aluno não associado

critérios:

(filho ou neto de associado) será emitida guia de

a) irmão de aluno, independentemente de ser

pagamento da taxa de matrícula, equivalente a 50%

associado, filho de associado ou neto de associado;

da mensalidade vigente.

b) criança associada; c) criança filha de associado;

10. O não pagamento da taxa aqui prevista até a data

d) criança neta de associado.

de vencimento acarretará a perda do direito à vaga, que será automaticamente disponibilizada para a lista

3. O período para a realização da inscrição terá início

de espera.

às 9h e se encerra às 16h30, nas datas: 12/6/2017 para irmão de aluno e 13 e 14/6/2017 para

11. As aulas terão início dia 31/7/2017

criança associada, filha ou neta de associado. 4. Os responsáveis deverão trazer cópia da certidão de nascimento da criança e da carteira do associado

Documentos necessários para a matrícula

responsável pela matrícula.

• Carteira de associado (da criança ou do responsável)

5. O associado receberá comunicado via e-mail ou

• Xerox da certidão de nascimento

telefone, informando a data da matrícula, para os que

• 6 fotos 3x4

forem contemplados com vagas.

• Xerox da carteira de vacinação.

6. Para abertura desta nova sala, será preciso um

Esclarecimentos poderão ser obtidos no Jardim

número mínimo de cinco alunos, para que seja

de Infância Tia Lucy, pelo telefone 3598-9852.

possível seu funcionamento. O número máximo de alunos nesta classe será de 12 crianças. 7. Caso a soma do número de inscritos for inferior a 12 alunos, abriremos uma única turma e, nessa situação, a definição do período se dará pela preferência da maioria das inscrições, não sendo possível mudança de opção, que será definida no ato da inscrição.

43


CURSOS DE FÉRIAS PIANO E TECLADO 5 de julho, quarta Piano’s Bar Valor: R$ 280 Jovem e adulto – a partir de 13 anos: 10 às 13h Infantil – 5 a 12 anos: 14 às 17h Inscrição: na Central de Atendimento ou no Portal de Serviços, de 10 a 28 de junho. Mínimo: 8 / Máximo: 30 inscrições, por turma

YOUTUBER COM A HAPPYCODE 8 a 29 de julho, sábado, 15 às 16h30 Sala da Presidência – Sede Social Idade de 8 a 17 anos A maneira como nos comunicamos sempre evolui no mesmo ritmo da tecnologia. Hoje, com um canal de vídeos no YouTube, podemos nos comunicar com milhões de pessoas. Neste curso, os participantes aprenderão como funciona um canal e como podem fazer para alavancá-lo.

MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS Com a professora Vivian Aguiar 4, 6, 11 e 13 de julho, terça e quinta Sala de Conferências

Valor: R$ 260 Inscrição: na Central de Atendimento ou no Portal de Serviços, de 17 de junho a 4 de julho. Mínimo: 8 / Máximo: 12 inscrições

Taxa: R$ 180 Inscrição: na Central de Atendimento ou no Portal do Associado, de 10 a 28 de junho. Mínimo: 8 / Máximo: 15 inscrições, por turma

WORKSHOP – MACRAMÉ Com a professora Camila Bueno 8 de julho, sábado

MINECRAFT MODS COM A MADCODE 3 a 7 de julho, segunda a sexta (duração de 15 horas) Sala da Presidência – Sede Social TURMAS • 9 às 12h, 8 a 12 anos • 14 às 17h, 13 a 15 anos Mais legal do que jogar Minecraft é saber criar Mods para alterá-los. Venha aprender a fazer seus Mods e compartilhar com a comunidade de programadores desse jogo. No curso, são ensinados conceitos de programação que permitirão aos alunos criar outros softwares, games e aplicativos. Valor: R$ 585 (pagamento à vista ou em até três vezes no cartão de crédito) Inscrição: na Central de Atendimento ou no Portal de Serviços, de 10 a 27 de junho. Mínimo: 8 / Máximo: 18 inscrições, por turma

44

14 às 15h30 ou 16 às 17h30 Praça das Artes* Já ouviu falar de hanger? É a versão moderna do cachepô para pendurar plantas, feito em macramé, técnica antiga que tem origem na cultura dos marinheiros e consiste na arte de trançar nós com fios para produzir objetos. Na oficina, os participantes vão aprender a fazer sua hanger com macramê. Inscrição e pagamento do material no local, na data do evento: R$ 20 Todas as idades. Sujeito à lotação. *Em caso de chuva, a atividade será realizada na Sala de Conferências.


CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

EXPOSIÇÃO MEMÓRIA À MESA Aproveitando a inauguração do Restaurante Germania, no prédio da Sede Social, o Centro Acervo do Centro Pró-Memória

Pró-Memória selecionou, em seu acervo, algumas peças utilizadas nos antigos restaurantes do Clube e as colocou em exposição na vitrine da Sede Social.

Jantar da Hora de Arte com algumas das peças da exposição, em 1965

Karine Guerra

Ao lado de fotos dos antigos restaurantes, estão expostas algumas louças, pratarias, cristais, talheres e panelas usadas entre as décadas de 1950 e 70. Destaque, também, para uma carta de vinhos de 1901 e para o cardápio de 1907, de um jantar do Cassino Paulista, no edifício da Rua Dom José de Barros. Esse edifício pertencia na época à Sociedade Germania e foi incorporado ao patrimônio do Pinheiros, no período da Segunda Guerra Mundial. A mostra permanece até o fim de julho. Venha prestigiar.

Exposição Memória à Mesa na vitrine da Sede Social.

45


Divulgação

Dreamstime

Dreamstime

VETERANOS

HAPPY HOUR VETERANOS

CHÁ DA TARDE

Grupo de Amigos Visita

6 de junho, terça, 18 às 22h

12 de junho, segunda, 14 às 16h30

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO

Restaurante O Ponto

Sala de Carteado

JUDAICA

Entrada franca

28 de junho, quarta, 13h Participe de uma tarde muito

Diversão garantida com DJ

agradável na companhia de

O museu conta com objetos,

convidado e personal dancers,

amigos, com várias atividades

documentos e livros, e apresenta

além das diversas opções do

especiais e muita diversão.

espaços interativos em seus quatro

cardápio especial de Happy Hour. Comemore seu aniversário!

andares. Dentre os destaques, Valor para veterano: R$ 12

obras como o livro Diálogos de

Valor para não veterano: R$ 15

Amor, de 1580, escrito por Leon

PROGRAME-SE: O próximo Happy

Convite na Central de

Yuda Abravanel, antepassado

Hour será realizado no dia 11 de

Atendimento.

do apresentador Silvio Santos, e

julho, terça, 18 às 22h

um documento com mais de 250 anos utilizado pelos imigrantes marroquinos como talismã, com

Palestra EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE – PRÓS E CONTRAS 29 de junho, quinta, 16h

frases cabalistas de proteção e saúde em hebraico.

Sala de Conferências

Saída: 13h – Avenida Brigadeiro

O palestrante abordará os seguintes tópicos:

Salão de Festas)

Como o corpo se adapta aos exercícios físicos, vantagens e benefícios da prática, aptidão física, saúde e qualidade

Faria Lima, 2.484 (ao lado do Horário de visitação monitorada: 14 às 15h30

de vida, desvantagens da prática e cuidados.

Horário de retorno: previsto para 17h

Com o Prof. Valdir Barbanti

Atendimento, de 7 a 20 de junho

Professor Emérito da Escola de Educação Física e Esporte da USP. PhD em Educação Física pela University of Iowa, Estados Unidos. Autor de 19 livros. Campeão Paulista, Brasileiro e Sul-Americano de Atletismo e atleta benemérito do Clube.

Inscrição: na Central de Valor de reserva: R$ 5 Mínimo: 10 | Máximo: 20 pessoas É necessário atingir o número mínimo para a realização do passeio. Endereço: Rua da Graça, 160 Bom Retiro – São Paulo

46


PLANTÃO TIRA DÚVIDAS CELULAR (SMARTPHONES) Segunda e sexta, 10 às 12h e 14 às 17h Sala dos Escritores Se você tem dificuldade em mandar mensagens, tirar fotos e usar vários aplicativos, venha tirar suas dúvidas com o professor José Carlos. O atendimento, gratuito, acontecerá mediante retirada de senha, na Dreamstime

Sala dos Veteranos. Tempo máximo de atendimento por senha: 20 minutos.

VIAGENS Divulgação

Divulgação

AGAXTUR

ITÁLIA DO NORTE

URUGUAI – SUPERAMANTES DO VINHO

Até outubro de 2017 / 7 noites

Até dezembro de 2017 / 4 noites

Conheça as mais belas paisagens da Itália, como

Aprecie uma das melhores infraestruturas para o

Milão, Verona, Veneza, Ferrara, Modena, Parma,

turismo em nosso continente, em um roteiro que inclui

Bolonha, Florença e Genova, entre outras cidades,

um dos principais atrativos do país: o vinho.

incluindo passeios de barco e trem, museus e teatros. Visite as mais tradicionais vinícolas e participe da degustação dos grandes vinhos uruguaios.

ATENDIMENTO Quinta, 9 às 12h e 14 às 18h Consultora: Angelica Farias | Telefone: 3067-0900 / 99950-2526 E-mail: angelica.farias@agaxtur.com.br | Endereço: Av. Europa, 884 Jd. Europa www.agaxturviagens.com.br

47


CRÔNICA

ANTES E DEPOIS Pedro Paulo de Salles Oliveira Quando você estiver simplesmente andando pelo

comprar. Hoje, damos vida e o verde espetacular

Clube, ou fazendo algum esporte ao ar livre ou em

para a mesma área, tão valorizada que todo o mundo

local adequado e coberto, não pense somente no

deseja adquirir apartamentos no entorno. Por quê?

momento que você está vivendo. Estamos em 2017,

Porque com o plantio, nunca interrompido, de árvores

cento e dezoito anos após a fundação do Sport

e flores, apresentamos para a cidade, sem dela cobrar

Club Germania e noventa e sete desde que estas

nada, o grande visual e logicamente o maior espaço

terras foram adquiridas, às margens plácidas do Rio

verde deste lado de São Paulo. Nos orgulhamos

Pinheiros, sinuoso, que os indígenas chamaram

dele e trabalharam muito, gerações e gerações de

de Iguatemi.

pinheirenses, para que isso acontecesse.

Algumas quadras de tênis, um campo de futebol e

E nem se fale de esporte. Aqui está localizado o maior

uma piscina foram sendo construídos dentro de um

centro esportivo particular do mundo e a formação

apertado orçamento mensal, ocasião em que muitos

de atletas campeões já está a determinar o aumento

dos fundadores puseram do seu bolso e algumas

do espaço do nosso Centro Pró-Memória para que

empresas colaboraram.

taças, troféus e medalhas estejam em lugar digno, fazendo honra aos nossos grandes campeões nos

Na margem do rio, onde remadores se revezavam,

dezessete esportes olímpicos aqui praticados.

ergueram uma garagem de barcos, de dois andares. Junto à cerca da Rua Tucumã, uma das empresas

Os esportes recreativos, então, demandariam muitas

construiu um barracão de madeira onde se jogava

crônicas, tal é a quantidade de associados neles

boliche e bolão. Um pequeno bar servia o local.

inscritos.

Os ventos do tempo apagaram desse pequeno

Mas não pense você que o Pinheiros já nasceu

povoado essas toscas construções. O rio foi para

grande. Não! Nascemos da vontade de um punhado

outro lugar, retificado, e o Clube mudou de nome.

de alemães que para este País veio em busca de

Sobraram terras onde ele corria e o Clube as adquiriu,

novos horizontes e fundou esta agremiação em 7 de

incorporando-as ao seu patrimônio imobiliário, hoje

setembro de 1899, numa homenagem à terra que os

calculado em mais de 168 mil metros quadrados.

acolheu de braços abertos.

Já éramos o Esporte Clube Pinheiros.

O Pinheiros de hoje é fruto inconteste de uma herança da vontade indômita que sempre prevaleceu

É bom lembrar que essas terras eram, de vez em

durante esses 118 anos de existência, comprovante

quando, alagadas pelas cheias do rio e as construções

sem máscaras de uma história fantástica. Inédita na

ficavam embaixo d’água. Com a retificação fluvial as

história esportiva deste Brasil. Talvez haja incrédulos.

cheias terminaram.

Talvez haja. Mas que existimos, existimos!

A cidade foi crescendo e o entorno do Clube sendo cercado de edifícios, cujos moradores desfrutam um espaço visual sem igual em São Paulo. Como se pode perceber, aqui estamos desde 1920. Somos pioneiros nessa várzea tão desvalorizada e que ninguém queria

48


Ricardo Bufolin

ESPORTE

Com 38 medalhas (12 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze), o Pinheiros conquistou, pela 16ª vez, o Troféu Maria Lenk de Natação. A competição também marcou a volta do associado e campeão olímpico Cesar Cielo para a equipe do Clube. Pág.50

49


16 VEZES CAMPEÃO DO TROFÉU MARIA LENK

A hegemonia nacional da Natação pinheirense aumentou ainda mais em Equipe do Pinheiros comemora o título

2017. Depois de liderar, do primeiro ao último dia, o Troféu Maria Lenk, o Clube conquistou, na cidade do Rio de Janeiro,

O CAMPEÃO VOLTOU...

em maio, o lugar mais alto no pódio.

O Maria Lenk também marcou o retorno às piscinas de um dos grandes ídolos mundiais, o medalhista olímpico e

Foi a terceira vez consecutiva que os

associado Cesar Cielo. Após pensar em aposentadoria, Cielo

pinheirenses garantiram o troféu de

retornou ao ECP e tem tanto incentivado a equipe, quanto se

campeão. O título foi conquistado com

motivado ainda mais em continuar o seu legado.

2.499 pontos, seguido pelo Minas Tênis, com 2.075, e Unisanta, com 1.912 pontos.

O atleta conquistou três medalhas e ficou entre os melhores

Os nadadores do ECP também dominaram

do mundo, com o 5º melhor tempo nos 50 m borboleta

a premiação na divisão por gênero. No

(23s22) e o 6º, nos 50 m livre (21s79). A noite do último dia

masculino, com 1.353 pontos, Minas (1.314)

de competições foi marcada pela superação de uma “meta

e Unisanta (771,50). No feminino, as

pessoal” do nadador, que havia confirmado anteriormente

pinheirenses venceram com 1.146 pontos,

que gostaria de conseguir o tempo de “21s80”.

Unisanta (1.140,50) e Minas (761). “Estou contente, eu não nadava para um tempo desse, O Pinheiros confirmou o 16º troféu e o

desde 2014. Acho que ainda tem algumas coisinhas que posso

título de maior vencedor da competição,

ajustar, mas fiquei satisfeito com o resultado dessa volta.

com 16 pódios. Flamengo tem 13, Minas

O DNA ainda está pulsando. Este “21’79” me anima novamente,

Tênis, 9, e Botafogo e Fluminense,

é um pouco mais de 40 centésimos da minha melhor marca.

5 títulos cada.

Cada vez que eu caio na água, eu vou tirando um pouquinho”.

50


CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS PINHEIRENSE OURO • 100 m peito M: João Gomes Jr. (59.41) • 4x50 m livre M: (1:27.15) • 100 m costas M: Guilherme Guido (53s84) • 100 m livre F: Manuella Lyrio (54s80) • 100 m livre M: Gabriel Silva Santos (48s11) • 50 m peito F: Jhennifer Alves Conceição (30s63) – RS* • 50 m peito M: João Luiz Gomes Jr. (26s83) – RC* • 50 m costas M: Guilherme Guido (24s72) • 200 m livre F: Manuella Lyrio (1m57s34) • 200 m livre M: Luiz Altamir (1m48s16) Cielo na prova dos 50 m livre

• 4x100 m livre M: (3m15s35) • 4x100 m Medley M: (3m34s25)

AGORA, É MUNDIAL O próximo compromisso de seis nadadores pinheirenses é com a seleção brasileira no Mundial de Desportos Aquáticos da FINA, em Budapeste, de 23 a 30 de julho, na Hungria. A convocação foi definida pelo critério dos oito melhores índices técnicos em provas Olímpicas, somados o Torneio Open 2016 e Troféu Maria Lenk 2017.

PRATA • 400 m livre M: Luiz Altamir Lopes Melo (3m50s49) • 100 m costas M: Guilherme Basseto (54s78) • 4x200 m livre F: (8m09s63) • 4x200 m livre M: (7m17s27) • 100 m livre M: Marcelo Chierighini (48s76)

Confira os pinheirenses convocados.

• 200 m borboleta F: Giovanna Tomanik Diamante

Melhores índices técnicos

• 400 m medley F: Florência Perotti (4m50s75)

• Gabriel Santos – 100 livre – 927

• 400 m medley M: Leonardo Santos (4m22s88)

• João Gomes Junior – 100 peito – 926

• 50 m Livre M: Cesar Cielo (21s79)

• Marcelo Chierighini – 100 livre – 907

• 4x100 m Medley F: (4m05s83)

(2m14s13)

• Guilherme Guido – 100 costas – 900 • Manuella Lyrio – 200 livre – 892 • Cesar Cielo – 50 livre – 883 Os técnicos da Comissão técnica brasileira também foram definidos conforme a ordem de índice técnico de seus nadadores. Dois pinheirenses foram convocados: Alberto Silva e Tiago Moreno.

BRONZE • 100 m borboleta F: Giovanna Tomanik Diamante (1m00s48) • 100 m peito F: Jhennifer Alves Conceição (1m08s43) • 100 m peito M: Pedro H. Brasil Cardona (1m00s12) • 4x50 m livre F: (1:42.70) • 100 m costas F: Natalia de Luccas (1m02s46) • 100 m livre M: Cesar Cielo (48s92) • 50 m peito M: Pedro Cardona (27s32) • 50 m costas F: Ana Giulia Zortea (29s54) • 50 m costas M: Guilherme Basseto (25s38) • 200 m borboleta M: Luiz Altamir (1m57s15) • 400 m medley F: Bruna Primati (4m50s85) • 200 m costas M: Fábio Santi (2m01s30) • 50 m borboleta M: Cesar Cielo (23s22) • 4x100 m livre F: (3m46s06) • 200 m Peito F: Pamela Alencar (2m27s04) • 200 m Peito M: Caio Pumputis (2m16s)

Guilherme Guido, Guilherme Rosolen, João Gomes Jr. e Gabriel Santos

*RS: Recorde Sul-americano; RC: Recorde de Campeonato

51


BOLÃO PINHEIRENSE MAIS DE 50 ANOS NAS PISTAS UM DOS ESPORTES MAIS ANTIGOS DO CLUBE, A MODALIDADE COLECIONA PÓDIOS PARA O ECP ESCOLINHA DE BOLÃO PARA TODAS AS IDADES Quem se interessou em praticar a modalidade, é só escolher um dia e horário e se matricular, na Central de Atendimento. Gratuito. Quarta, 15 às 17h Sexta, 16 às 18h Sábado, 10 às 12h Ir ao Clube para jogar uma partida de Bolão já é tradição para os associados amantes da modalidade. Esporte tradicional no Clube, veio na mala dos imigrantes alemães e, desde 15 de agosto de 1964, faz parte das atividades do Pinheiros. As equipes masculinas e femininas do ECP são as mais vitoriosas do Brasil. O time masculino venceu 11 vezes seguidas o Campeonato Estadual, é o atual campeão Brasileiro e tricampeão Sul-Americano. Já o time feminino ganhou 12 vezes seguidas o Campeonato Estadual e é vice Clubes, realizado na Alemanha, disputando contra as melhores equipes do planeta. BOLÃO DA VEZ Um dos jogos mais antigos da história da humanidade, o Bolão é praticado há cerca de 3.500 anos. Escavações em sítios arqueológicos egípcios indicam sinais da prática da modalidade. Há indícios de que povos bárbaros e tribais teriam um jogo ancestral utilizando caveiras e ossos no lugar de bolas e pinos. O objetivo do esporte é arremessar bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, com diversos estilos de jogadas. Na Alemanha, há cerca de 90 mil jogadores cadastrados e, no restante da Europa, cerca de 130 mil adeptos, reunidos em federações. É também praticado na região Sul do Brasil, onde é forte a presença cultural de imigrantes alemães.

52

Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

Brasileiro. Este mês, as equipes estão no Mundial de


53


PINHEIROS EM AÇÃO

Fotos: Depto. de Esportes

POLO AQUÁTICO no Rio de Janeiro COPA BRASIL SUB-17 A equipe Sub-17 masculina do Pinheiros conquistou, de forma invicta, o título da primeira Copa Brasil PAB, realizada na piscina do Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro/RJ, em abril. A equipe pinheirense, formada por 90% de associados, venceu o forte time do SESI em uma final muito disputada, por um placar de 6x5. O ECP chegou à final passando pelos seus adversários com certa facilidade, mostrando técnica, garra e união. Um dos pontos fortes da equipe foi o sistema defensivo, colocando os adversários em grandes dificuldades ofensivas, e, desta forma, fez um grande número de gols no contra-ataque.

Fizeram parte dessa conquista, os atletas: Pedro Padovani, Leonel David, Arthur Lemos, Enzo Spagnuolo, Daniel Mattos, Bruno Chiappini, Thiago Possatto, Thomas Borges, João Bresser, Eduardo Mahfuz, Luca Sasso, Luis Aleluia e João Azevedo. Comissão Técnica: Roberto Chiappini e Iosse Alonso.

João Santos e Pedro Padovani,(MVP)

Carlos Longo e Thomas Borges (artilheiro)

PREMIAÇÃO INDIVIDUAL Os pinheirenses também conquistaram premiações individuais. O goleiro Pedro Padovani foi eleito o MVP (melhor jogador da competição) e Thomas Borges finalizou como artilheiro da Copa, com 21 gols. A seleção da Copa PAB Sub-17, com os sete melhores jogadores, contou com três pinheirenses: Thomas Borges, Bruno Chiappini e Pedro Padovani.

54

A seleção da competição. Da esquerda para à direita, quarto e quinto Thomas Borges e Bruno Chiappini e, o sétimo, Pedro Padovani


ESCOLINHAS DE NATAÇÃO TIA RITA no Clube GINCANA DE PÁSCOA Foi realizada, em abril, a tradicional Gincana de Páscoa das Escolinhas de Natação Tia Rita. As atividades, nas Piscinas Infantil e Olímpica, contaram com a participação de 1.053 alunos. Confira as atividades de cada turma. ESCOLINHA II O Circuito da Páscoa foi dividido em grupos e estações. • 1ª Estação: Ponte de Obstáculos. • 2ª Estação: Manequim. As crianças do grupo entregaram, ao aluno eleito, diversos acessórios para que vestisse. • 3ª Estação: Mosaico de Colchões. Os alunos

Os pinheirenses montando quebra-cabeça no tapete

preencheram os tapetes com bolinhas e os mosaicos foram determinados pelos professores. • 4ª Estação: Bola no Campo Inimigo.

ESCOLINHA KINDER Os alunos das turmas de três e quatro anos foram recebidos pelos professores e ouviram uma história enquanto realizavam as brincadeiras: Estátua, Pegapega Cenoura, Boliche da Galinha Maluca, Coelho passa na toca e volta à calma. Já as Turmas de cinco anos tiveram como atividades: Estátua, Pega-pega Cenoura, Mãe da Rua, Guerra Chinesa e Coelho passa no Tapetão.

Os campeões 4, 3, Mirim e Petiz, na Ponte de Obstáculos

ESCOLINHA I • Tubarão 1: Toca do Coelho, Estafetas com Tapetes e Quebra-Cabeça Super-herói no tapete. • Tubarão 2: Ponte com diversos saltos, Estafetas com bolas e números e Tapetão com obstáculo

Alunos recebendo ovos de chocolate, no fim das atividades

55


TÊNIS em Curitiba, Campinas, São Paulo, Rio Claro, Brasília, Santos e São Bernardo do Campo INFANTO-JUVENIL

TORNEIO ESCOLA MORUMBI 2017/SLICE TENNIS

NACIONAL

• Rafael Telles Pinto, vice, 16M.

TORNEIO NACIONAL 1ª ETAPA – CURITIBA

TORNEIO ABERTO ACADEMIA ALL RACQUETS

• Camilla Bossi, campeã, 14F

• Natalia Mesquita, campeã, 18F

CIRCUITO NACIONAL – 2ª ETAPA – CAMPINAS • André Camargo e Silva, campeão, 16M • Camilla Bossi, campeã, 18F • Francisco D´amorim, campeão, 9M (Tennis Kids)

Natalia Mesquita André Camargo e Silva

TÍTULOS CONQUISTADOS EM TORNEIOS

5º TORNEIO ABERTO AB ACADEMIA DE TÊNIS • Marcelo Mifano, vice de simples, 14MP2

PAULISTAS (F.P.T) 3º SÍRIO OPEN KIDS TÊNIS

CAMPEONATO PAULISTA INTERCLUBES

• Felipe Von Bernuth, vice, 10ME

VICE 14 ANOS MASCULINO ESTREANTES

VIII COPA YACHT CLUB PAULISTA

João Pedro Chede, Otavio Mello, Pedro Henrique

• Francisco D´amorim, campeão 11M

Almeida e Pedro Ferreira

• João D´amorim, vice, 12M ADULTOS COPA PLAY TENNIS DO MORUMBI

INTERNACIONAL

• Gustavo Fioravanti, vice, 11M 8TH ITF SENIORS DE BRASÍLIA 36º TORNEIO ABERTO DO CLUBE DE CAMPO

Mariangela Feliciano, vice de simples e campeã de

DE RIO CLARO

duplas, 65 anos

• Antônio B. de Oliveira, campeão, 14MP2 • Olivia Piacentini Carneiro, campeã, 12F • Otavio Mello, vice, 12ME • Felipe Hurtado Ramos, vice, 12M2

Antônio B. de Oliveira e Olivia Piacentini Carneiro

56

Mariangela Feliciano


ESTADUAL

CIRCUITO DA FPT DE ADULTOS E SENIORES 1ª ETAPA

47º CAMPEONATO ABERTO DO CLUBE ESPERIA

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

• Carolina Leite, vice de simples, 4F2

• André Calil, campeão de simples, 40MB

• Ricardo Wright, vice de simples, 35MC

• Rodrigo Muraro, vice de simples, 40MB • João Roberto Castelhano, campeão de simples, 45MC

XV TORNEIO ABERTO DO JARAGUÁ CLUBE CAMPESTRE • Gilberto Ferreira, campeão de simples na categoria 3M3 • Cecilia Infantozzi, vice-campeã de simples na categoria PF3.

André Cali e Rodrigo Muraro

João Roberto Castelhano

CAMPEONATO PAULISTA INTERCLUBES VICE Gilberto Ferreira

40 ANOS MASCULINO B – 40MB

23º INGLESES OPEN DE TÊNIS – SANTOS/SP

• Andre Calil, André Antunes, Luiz Fernando Butori,

• Henrique Avancine, vice de simples, 1M3

• Paolo Di Sora, Ricardo Ramos e Rodrigo Muraro.

TORNEIO ABERTO MOLEQUE TRAVESSO / C.A.JUVENTUS • Theo de Nigris, vice de simples, 3M1 • Gilberto Ferreira, vice de simples, 3M3 • João Roberto Castelhano, campeão de simples, 5M2 CIRCUITO DA FPT DE ADULTOS E SENIORES 1ª ETAPA – SÃO BERNARDO TÊNIS CLUBE SÃO BERNARDO/SP • Henrique Avancine, campeão de simples, 60MA • Pedro Augusto Avancine, vice de simples, 60MA

Henrique Avancine e Pedro Augusto Avancine

57


BADMINTON no Clube PRATIQUE

RECREATIVO

Venha praticar o esporte de raquetes mais rápido do

Terça: 20 às 22h / Quarta: 10 às 12h / Quinta: 20 às 22h

mundo. Conheça os diversos horários.

Sexta: 10 às 12h e 20 às 22h.

INICIANTES

Competitivo

Terça: 19 às 22h / Quarta: 10 às 12h / Quinta: 19 às 22h

Terça: 19 às 22h / Quinta: 19 às 22h / Sexta: 19 às 22h.

Sexta: 10 às 12h e 19 às 22h. ALTO RENDIMENTO Segunda: 10 às 12h e 18 às 22h / Terça: 18 às 22h /

FORMAÇÃO Terça: 18 às 19h / Quarta: 10 às 12h / Quinta: 18 às 19h

Quarta: 10 às 12h e 18 às 22h / Quinta: 18 às 22h /

Sexta: 10 às 12h e 18 às 20h.

Sexta: 10 às 12h e 18 às 22h.

SALTOS ORNAMENTAIS na Colômbia e em Goiânia SUL-AMERICANO JUVENIL

FESTIVAL MASTER

Em abril, foi realizado o XXVI Campeonato

Os associados da turma adulta aproveitaram o feriado

Sul-Americano Juvenil, em Cali/Colômbia. A seleção

do dia 1° de maio para participar do I Festival Master,

brasileira contou com a participação das pinheirenses

realizado no SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia/GO.

Raiane Carlos Silva (atleta) e Fabiana Izumi Hashimoto

A proposta do evento é estreitar os laços esportivos

(técnica). Raiane venceu a prova de Plataforma e

com os clubes brasileiros.

foi prata na prova de Trampolim de três metros, na categoria Grupo A feminino, e também contribuiu para

Venha fazer parte desse grupo de adultos saltadores.

a seleção vencer, por equipe, na categoria Grupo A

As aulas são realizadas de quarta e sexta, 10 às 11h.

Geral. O Brasil ficou em 2º lugar por equipe, no Geral.

Mais informação com a professora Evelyn Winkler.

Raiane e Izumi no Sul-Americano Juvenil

58

Gisele Elmadijian, Evelyn Winkler (técnica), Verônica Lopes e Nelson Filho


FUTEBOL MENOR na Espanha VIVÊNCIA ESPORTIVA E CULTURAL

quartas, o Blue venceu por 3x1 e o White, apesar do

Em abril, o Pinheiros participou de uma vivência

grande jogo, perdeu de 1x2. A vitória trouxe confiança

esportiva e cultural nas cidades de Madrid e

para a equipe Blue que venceu a semifinal por 5x0.

Barcelona/Espanha, onde disputou a NYSB Internacional Cup Madrid e IX Edição do Barcelona

A final foi emblemática contra o adversário que

Premier Cup, com duas equipes da Seleção Sub-12

venceu o Clube na fase de classificação por 0x6 e

(Blue e White).

eliminou o White nas quartas. Com nova estratégia de jogo e apesar de sair perdendo a partida, o ECP virou

MADRID

o placar ainda no primeiro tempo para 2x1. Nos quatro

Os pinheirenses conseguiram classificação para a Taça

minutos finais, o time do Clube fez três gols, coroando

Ouro. O Blue finalizou a fase classificatória em primeiro

um título. O Pinheiros saiu com o prêmio individual do

lugar do grupo, com duas vitórias e um empate, e o

Torneio: Ian Palma – Melhor Jogador do Torneio.

White em segundo, com uma vitória, um empate e uma derrota. Nas quartas de final, a equipe Blue venceu

Sub-12 Blue: Bruno Mestres, João Hitoshi Castro,

com facilidade e o White encontrou uma excelente

Roberto Crestana, Enrico Di Sora, Eduardo Araujo,

equipe que, apesar do grande jogo realizado, perdeu

Luca Fonseca, Otávio Beccardi, Rafael Gama, Lorenzo

por 4 x 2. Na semifinal, o Blue enfrentou a forte equipe

Miranda e Ian Palma.

da Real Federação Espanhola de Futebol e, após empate no tempo normal, venceu por 3x2 nos pênaltis.

Sub-12 White: Pedro Kauffmann, Rogerio Aguirre,

A final foi contra a forte equipe do CD Illescas, que já

Lucas Contell Silva, Guilherme Moreira, Felipe Frias,

havia eliminado o White nas quartas. A seleção Blue

Marcos Faria, Pedro Almeida, João Parrillo, Eduardo

acabou perdendo por 0x3 e terminou com a medalha

Surányi e Pedro Bahia Kerbauy.

de prata. Comissão Técnica: Carlos Alberto D. Pereira (Carlão), BARCELONA

Caio Toledo Soares (Dinho), Mauricio M. Machado e o

As duas equipes do ECP conseguiram classificação

Diretor-adjunto de Futebol Menor Marco Carraresi.

para a Taça Ouro, mas, desta vez, com dificuldades nas duas últimas vagas para as quartas de final. Nas

Equipe Sub-12 campeã, em Barcelona

59


JUDÔ em São Paulo e no Panamá CAMPEONATO PAULISTA A fase final do Campeonato Paulista das classes Sub-18 e 21 foi realizada em São Bernardo do Campo/ SP, em abril, no ginásio poliesportivo municipal Adib Moisés Dib. O Pinheiros participou com 15 judocas e conquistou 10 medalhas, um quinto lugar e um sétimo. OURO • Willian de Souza Lima (Sub-18) – 60 kg • Kainan Santos Pires (Sub-21) – 60 kg • Henrique Abreu Francini (Sub-21) – 90 kg • Lucas Antonio Martins Lima (Sub-21) – 100 kg • Larissa Cincinato Pimenta (Sub-21) – 48 kg

Henrique Francini, o segundo da esquerda para a direita

PRATA • Joseane Santos Nunes (Sub-21) – 57 kg • Beatriz Rodrigues de Souza (Sub-21) + 78 kg BRONZE • Lincoln José Damasceno Gonçalves (Sub-21) – 60 kg • Tacio Henrique Braulio dos Santos (Sub-21) – 66 kg • Rafael Bondezan de Freitas (Sub-21) – 73 kg As atletas Sub-21 Samara Contarini de Oliveira – 63 kg e Nathalia Eduarda Lemos Silva – 70 kg classificaramse, respectivamente, em 5º e 7º lugares. Lucas Lima, o segundo da esquerda para a direita

Kainan Pires e Lincoln Gonçalves, segundo e terceiro, da esquerda para a direita

60

Larissa Pimenta, a segunda da esquerda para a direita


PAN-AMERICANO SÊNIOR

PRATA

A cidade de Panamá, capital do Panamá, recebeu, em

• Yanka Dalbem Pascoalino – 63 kg

abril, a comunidade judoística das Américas para a realização do Campeonato Pan-Americano Sênior. A

BRONZE

equipe do Brasil contou com sete atletas pinheirenses,

• Stefannie Arissa Koyama – 48 kg

que garantiram 13 medalhas, nas disputas individuais e por equipes e ajudaram o Brasil a sagrar-se Campeão

POR EQUIPE

Geral, Campeão por Equipe no feminino e terceiro

OURO

lugar por Equipe no masculino.

• Stefannie Arissa Koyama • Eleudis de Souza Valentim

INDIVIDUAL

• Yanka Dalbem Pascoalino

OURO

• Samanta Almeida Batista Soares

• Eric Gomes Takabatake – 60 kg

• Beatriz Rodrigues de Souza

• Eduardo Yudi Brito Santos – 81 kg • Samanta Almeida Batista Soares – 78 kg

BRONZE

• Beatriz Rodrigues de Souza + 78 kg

• Eric Gomes Takabatake • Eduardo Yudi Brito Santos

Eric Gomes Takabatake, segundo da esquerda para a direita

YOGA no Clube HATHA YOGA Yoga melhora a saúde daqueles que a praticam com múltiplos benefícios em várias esferas da vida. Nas aulas de Hatha Yoga, tônus e flexibilidade se equilibram com as posturas feitas de forma lenta, para promover um desenvolvimento integral e progressivo. Quando mente e corpo começam a trabalhar juntos, aprendemos a nos relacionar melhor com o corpo e ocorre um estado de bem-estar e tranquilidade. Agende uma aula experimental na Central de Atendimento.

61


CAD no Clube e em São Paulo

O Programa de Férias vem aí e desta vez com

Se seus filhos têm três e quatro anos, não deixe as

temas irresistíveis. Fique de olho e reserve as datas

férias passarem em branco ou na frente da televisão.

na sua agenda.

Venha para o Programinha de Férias, no qual as crianças, além de se divertirem, fazem culinária,

Caça Fantasmas

plantação e muita brincadeira.

De 11 a 15 de julho (crianças de cinco a 10 anos). A semana interna, com pernoite na sexta, quando as

Aladim

crianças dormem na Pista de Atletismo, em barracas.

De 11 a 14 de julho, o Programinha estará pelo Clube,

Venha acabar com os fantasmas que existem por aí.

voando no tapete mágico do Aladim.

Valor R$ 850

R$ 800

D.P.A. - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL

As inscrições podem ser feitas no Portal de Serviços

De 18 a 21 de julho (crianças de cinco a 10 anos).

ou na Central de Atendimento, a partir das 8h15.

A semana interna, com o tema da DPA, em que vários

O pagamento pode ser parcelado em três vezes no

mistérios serão resolvidos.

cartão de crédito.

Valor R$ 800 Caverna do Dragão Rancho Ranieri De 18 a 22 de julho, a tão esperada semana externa, para crianças de seis a 13 anos, lembrará um dos melhores desenhos de todos os tempos. Valor R$ 1.200 As inscrições podem ser feitas no Portal de Serviços

FESTIVAL ALTO DE PINHEIROS As meninas do Gym 2 foram representar o CAD no Festival de Ginástica Artística do Clube Alto dos Pinheiros. As pinheirenses passaram pelo Solo, Salto e Trave mostrando todo o seu talento e dedicação. No fim do evento, receberam medalhas e lanche pela participação.

ou na Central de Atendimento.

Alunas do CAD Gym 2 com a Professora Samara e a Coordenadora Ana Célia.

O pagamento pode ser parcelado em três vezes no cartão de crédito.

Alunas do CAD Gym 2 com a Professora Samara.

62


BOLICHE 9 PINOS no Clube IV TORNEIO DE DUPLAS

procure a Secretaria do Boliche e informe-se como

Torneio com luzes, música e animação, para esquentar

entrar em uma equipe. Confira os resultados e tabelas

os sábados.

no site: www.ecp.org.br/esportes/boliche

Dia 3 de junho, sábado, a partir das 18h Inscreva-se na Secretaria do Boliche Vagas limitadas a 60 duplas. Taxa: R$10, por pessoa

Participantes do Campeonatão

Torneio de duplas Noturno

TORNEIO DE JOVENS 2017 Chame os amigos para jogar, conhecer e se divertir muito no Boliche. O Torneio será realizado no dia 10 de junho, sábado, às 15h, para jovens de oito a 16 anos completos, em várias categorias. Inscrição: R$ 10, por pessoa, com medalhas para os participantes. Mais informação na Secretaria do Boliche, pelo e-mail: boliche@ecp.org.br e telefone 3598-9847. BOLICHE NO CELULAR Agora, você pode acessar os resultados dos jogos, tabelas e as datas dos torneios pelo celular através do aplicativo do Clube.

HORÁRIOS LIVRES GRATUITOS O Clube tem agora, além dos diversos horários livres gratuitos durante a semana, também pistas, aos sábados à noite, até 21h30. Chame os amigos e venha passar momentos de alegria. O ECP tem diversas bolas para empréstimo, mediante apresentação da carteirinha. Idade mínima 10 anos. Segunda: 17h45 às 18h30 e 20h às 23h Terça: 14h30 às 18h30 Quarta: 14h30 às 18h30 e 20h às 23h Quinta: 14h30 às 18h30 Sexta: 14h30 às 18h30 e 20 às 23h Sábado: 10h às 13h30 e 15h às 21h30 Domingo: 10h às 13h30 Feriado: 10h às 13h30 (além dos horários do dia)

CAMPEONATÃO 2017 O maior evento do Boliche pinheirense continua com disputas acirradas. Movimenta 800 associados, em mais de 35 equipes divididas em categorias feminina, masculina e mista. Você, que ainda não faz parte,

63


TRIATLO em Tocantins, em Peruíbe, no Caribe e na África do Sul IRONMAN

PRO SERIES

Em abril, Beatriz Neres fez sua estreia no 70.3 Ironman

A pinheirense Beatriz Neres foi a campeã da

e conseguiu a vitória, em Palmas/Tocantins, e vai se

disputada prova na abertura do Pro Series 2017,

reafirmando como a melhor triatleta do Brasil em 2017.

circuito com três etapas, organizado pela Federação Paulista, em prova realizada em Peruíbe/SP, em abril. Beatriz dominou a prova de ponta. Na elite masculina, a equipe do ECP conseguiu o pódio com Matheus Diniz, em terceiro lugar. Antônio Manssur ficou em 7º lugar. No júnior, Miguel Hidalgo ficou em 6º lugar e Pedro Apud foi 6º lugar no Sub-23. CAMTRI AMERICAN CUP O pinheirense Matheus Diniz conquistou o bronze na Camtri Sprint American. A prova foi realizada em

Beatriz Neres, campeã

Barbados/Caribe e Matheus completou com o tempo de 58:12, a poucos segundos da vitória.

IRONMAN AMADOR Os triatletas amadores do ECP também participaram da prova 70.3 em Palmas/Tocantins. Com a vitória de Marcelo Moreira, o melhor entre os amadores, e Daniel Ruman, o terceiro, os triatletas foram bem nas categorias das idades, com as seguintes colocações. 1º lugar: André Kina (45/49 anos) 1º lugar: Roberto Azevedo (60/64 anos O triatleta pinheirense Matheus Diniz

3º lugar: Arthur Ferraz (35/39 anos) Os associados Alexandre Takenaka, Pedro Cerize,

IRONMAN ÁFRICA DO SUL

Azarias Junior e Victor Gouveia também participaram

Ariane Monticeli foi a 11ª colocada na prova do

da prova.

Ironman África do Sul, em que os triatletas nadam 3,9 km, pedalam 180 km e correm uma maratona de 42 km. A prova foi realizada na cidade de Port Elizabeth, em abril. Ariane competiu com as melhores do mundo e a 11ª colocação foi uma grande vitória. Ela completou o desafio com o tempo de 09:29:27.

Andre Kina, Arthur Ferraz, Daniel Ruman e Marcelo Moreira

64

Ariane Monticeli


NATAÇÃO MASTER em São Paulo e em Florianópolis MARATONAS AQUÁTICAS

BRASILEIRO

Foi realizada, em São Sebastião (SP), em abril, a

O 59º Campeonato Brasileiro aconteceu em Palhoça,

quarta etapa do Circuito Maratona Aquática.

Florianópolis/SC, em abril, em piscina de 50 m. O

Confira a participação dos pinheirenses.

Clube participou com 10 nadadores e conquistou 55 medalhas, o quinto lugar no quadro de medalhas e

Prova longa/4 km: Marta Junqueira: 1º lugar

o terceiro lugar no Troféu Eficiência. Os nadadores

Prova Média/2 km: Alex Rehder (1º lugar), Fabio

participantes foram: Arthur Berni, Detlef Schultz,

Terracini (2º lugar) Carlos S. Viana (3º lugar),

Fernando Etzel, Flavia Prada, LiLy Almeida, Osmar

Carlão (2º lugar) e Renata Ayres (3º lugar).

Baptista, Paulo Rezende, Sandra Figueira, Telma Ansarah e Totumu Uehara.

Equipe ECP

Os pinheirenses em Florianópolis

BOCHA no Clube TORNEIO DE PÁSCOA

Luquinha, Miguel, Diogo e Guilherme com o instrutor Rafael Madjalani.

Em abril, foi realizado o I Torneio de Páscoa. Confira os medalhistas. INFANTIL Campeão: Luquinha Vice: Miguelzinho 3º lugar: Diogo 4º lugar: Guilherme ADULTO MASCULINO Campeões: Ademar Pocaterra e Luiz Troncoso Vices: Antonio Rui Mamede e Dario Reichmann CRIANÇADA Treinamento com instrutor: terça e quinta, 15 às 17h, e, sábado, 10 às 12h.

Ademar Pocaterra, Luiz Troncoso, Antônio Rui Mamede e Dario Reichmann com o Diretoradjunto da Bocha Luciano Migliori

65


BOLICHE DE 10 PINOS no Rio de Janeiro BRASILEIRO DE CLUBES

Felipe Rezende, Celso Azevedo, Stephanie Martins, Roberta Rodrigues, Renan Zoghaib e Igor Pizzoli

Renan Zoghaib, Roberta Rodrigues, Celso Azevedo, Igor Pizzoli, Stephanie Martins e Felipe Rezende

Em abril, foi realizado o XXXII Campeonato Brasileiro de Clubes de Boliche, disputado nas pistas do Boliche Social Clube do Norte Shopping, na capital do Rio de Janeiro. O Pinheiros sagrou-se heptacampeão brasileiro de clubes, já que havia conquistado os títulos de 2016, 2015, 2014, 2013, 2012 e 2010 e vice em 2011. A equipe campeã da 1ª divisão foi formada por Roberta Rodrigues, Stephanie Martins, Igor Pizzoli, Renan Zoghaib, Felipe Rezende e Celso Azevedo. O Fluminense ficou com o vice e, em terceiro lugar, ficou o clube catarinense Dartora Bowlingi. Confira os destaques pinheirenses. Fase individual: Stephanie Martins, campeã, e Roberta Rodrigues, vice

Felipe, Renato, Caio, Eugenio, Silvia Schuster, Antônio Carlos, Fabio Reinbond. Sidney, Roberta, Nilson, Coca, Sergio, Gianfranco, Silvia Reinbond, Leila, Lourdes, Adriana, Celso, Igor, Stephanie, Gabriela, Patricia, Rafael, Ester e Renan

Dupla feminina: Stephanie e Roberta, campeãs Terceto misto

SEGUNDA DIVISÃO

Stephanie Martins, campeã individual feminino

O Pinheiros também foi campeão brasileiro da

Stephanie Martins e Roberta, campeãs, duplas

2ª divisão, com Coca Camargo, Silvia Schuster,

femininas

Nilson Wada, Renato Kim, Sérgio Sá e Caio Pizzoli, seguido pela vice, a terceira equipe do Pinheiros,

O Clube se classificou em 1º lugar e em 4º lugar.

formada por Leila Zuccari, Silvia Reinbold, Fábio

Na fase time, o Clube ficou em 2º lugar somando

Reinbold, Gianfranco Dieguez, Eugenio Carvalho e

450 pontos. Campeão do All Event´s na fase time, se

Antonio Carlos. O terceiro lugar ficou com a segunda

tornou heptacampeão.

equipe do Clube Ribeirão.

66


Duplas Femininas Campeãs: Silvia Schuster e Coca Camargo Pinheiros B 3º lugar: Leila Zuccari e Silvia Reinbond - Pinheiros C Duplas Masculinas Campeões: Gianfranco Dieguez e Fabio Reinbond Pinheiros C. Vices: Nilson Wada e Renato Kim – Pinheiros B Tercetos Mistos Vices: Coca Camargo, Renato Kim e Nilson Wada Trarik, Lourdes, Talita, Silvia S., Sergio, Coca, Eugenio, Gianfranco, Antonio, Marcio, Willian, Renato, Nilson, Caio, Leila, Fabio e Silvia Reinbond

CONFIRA OS MEDALHISTAS PINHEIRENSES. 1ª DIVISÃO FEMININA Individual Campeã: Stephanie Martins

Pinheiros B. Fase times (baker) Campeões: Leila Zuccari, Silvia Reinbond, Fabio Reinbond, Eugenio Carvalho, Gianfranco Dieguez e Antonio Carlos – Pinheiros C 3º lugar: Silvia Schuster, Coca Camargo, Sergio Sá, Caio Pizzoli, Renato Kin e Nilson Wada

Vice: Roberta Rodrigues Duplas Campeãs: Stephanie Martins e Roberta Rodrigues (fizeram também a maior partida) 1ª DIVISÃO MASCULINA Duplas Campeões: Renan Zoghaib e Felipe Rezende 4º lugar: Igor Pizzoli e Celso Azevedo 1ª DIVISÃO TERCETO MISTO Campeões: Roberta Rodrigues, Celso Azevedo e Renan Zoghaib 4º lugar: Stephanie Martins, Felipe Resende e Igor Pizzoli FASE TIMES (BAKER) Vices: Stephanie, Roberta, Igor, Celso, Felipe e Renan 2ª DIVISÃO Individual feminina Vice: Coca Camargo Fase individual masculina 3º lugar: Gianfranco Dieguez

67


ESGRIMA no Clube, em São Paulo e no Canadá FESTIVAL INFANTIL MESTRE BUONAFINA

• Pedro Pochini – Sabre infantil até 11 anos

O Festival Infantil de Esgrima Mestre Buonafina

• Stella Frias - Florete infantil até 13 anos

foi realizado no Ginásio de Handebol, em abril,

• Gabriella Vianna - Florete infantil até 13 anos

em parceria com a Confederação Brasileira da

• Manuela Tapajós - Florete infantil até 9 anos

modalidade. O Homenageado da Competição, Angelo

• Mauricio Pellegrino - Florete Pré-Cadete

Pio Buonafina, é um dos mestres mais premiados do

• Marina Pasqualetti - Espada infantil até 11 anos

Brasil, não somente pela sua técnica, mas também

• Matheus Brandt - Espada infantil até 11 anos

pelo seu caráter e princípios morais, que ajudaram a

• Luc Araújo - Florete infantil até 9 anos

formar atletas e cidadãos corretos e vencedores em diversas atividades. Foi convocado inúmeras vezes para técnico da equipe brasileira de Esgrima, porém nunca aceitou. Preferiu dedicar-se aos seus jovens atletas em formação, para que o Clube pudesse sempre estar muito bem representado em todos os campeonatos, durante várias gerações. A equipe pinheirense, a maior delegação do Torneio, com 62 jovens esgrimistas, conquistou o maior número de medalhas entre todos os clubes, 26 no total, e também levou o troféu de campeão Geral, com o maior número de pontos conquistados. Confira os destaques do Clube. Parte da Equipe do Pinheiros com o Mestre Buonafina, ao centro

OURO • Eric Loffelhardt – Espada infantil até 9 anos • Eric Loffelhardt – Florete infantil até 9 anos PRATA • Marina Pasqualetti - Florete infantil até 11 anos • Lucas Busnardo - Espada infantil até 13 anos • Paulo Morais – Espada Pré-Cadete • Luiz Foschini - Florete infantil até 9 anos • Gabriella Vianna – Florete Pré-Cadete • Paulo Morais – Florete Pré-Cadete • Isabela Chen – Sabre infantil até 13 anos • Matheus Becker - Sabre infantil até 13 anos BRONZE • Vinicius Alonso - Florete infantil até 11 anos • Isabela Chen – Sabre Pré-Cadete • Filipe Lima - Sabre Pré-Cadete • Gabriella Vianna – Espada infantil até 13 anos • Rafael Mangiaterra - Espada infantil até 13 anos • Stella Montagna - Espada infantil até 9 anos • Luiz Foschini - Espada infantil até 9 anos • Gabriella Vianna – Espada Pré-Cadete

68

Atletas com o troféu de Campeão Geral


COPA BRASIL DE ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS Foi realizada, em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição contou com atletas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O Pinheiros foi representado pelos atletas Marcelo Mota, na categoria B, e Alex Souza, na categoria A. Alex foi o grande destaque da competição, conquistando a medalha ouro nas provas de florete e sabre.

Equipe que disputou o Challenge des Nations

Alex Souza no pódio do Sabre Masculino Categoria A

CHALLENGE DES NATIONS Uma equipe de 10 atletas da categoria de base do Clube viajou para Quebec, no Canadá, para disputar o Challenge des Nations. O resultado foi expressivo. Confira os medalhistas. • Gabriella Vianna - Ouro no Florete Infantil até 13 anos • Gabriella Vianna - Ouro na Espada Pré-Cadete • Gabriella Vianna - Prata no Florete Pré-Cadete • Francesca Tozzi - Bronze no Florete Pré-Cadete • André Mura - Bronze na Espada Infantil até 13 anos • Paulo Morais - Ouro no Florete Pré-Cadete • Laura Agresti - Bronze no Sabre Pré-Cadete • Matheus Becker - Bronze no Sabre Infantil até 13 anos O Challenge des Nations também contou com provas na categoria Veteranos. Roberto Lazzarini conquistou o ouro na espada e Emília Alonso ficou com o bronze também na espada.

69


CORRIDA DE RUA nos Estados Unidos, em Paris, em São Paulo e em Florianópolis MARATONA DE BOSTON

MARATONA DE PARIS

Em abril, foi realizada a 121ª Maratona de Boston

Em abril, foi realizada a Maratona de Paris.

(Estados Unidos), uma das provas de rua mais

Os pinheirenses João Aléssio concluiu a prova com

tradicionais do mundo. Criada em 1897, ficando

o tempo de 04:34:53 e Paulo Figueiredo. Em abril,

apenas atrás da Maratona Olímpica (1896) como a

foi realizada a Maratona de Paris. O pinheirense João

prova de rua mais antiga, é uma das World Marathon

Aléssio concluiu a prova com o tempo de 04:34:53.

Majors. Realizada no Dia do Patriota, a Maratona

Paulo Figueiredo participou apenas de partes da

de Boston tem percurso desafiador, com subidas e

prova como forma de homenagear o esporte e a

descidas do início ao fim. Com início em Hopkinton,

celebrar a vida.

no Estado de Massachusetts, percorre seis cidades e passa pelos subúrbios de Boston até alcançar a linha de chegada, na rua Boylston. Participa dessa prova quem alcançou o índice de sua faixa etária em uma maratona anterior e, para conseguir o índice, é necessário estar entre os 5 e 10% mais rápidos da faixa etária. Com excelentes resultados, os associados Bruno Pinna, Vivian Olsen e Patricia Nadais conquistaram em Boston índice para correr novamente em 2018. João Aléssio e Paulo Figueiredo

Confira a participação dos pinheirenses: Bruno Pinna (03:07:04), Vivian Olsen (03:45:37), Patrica Nadais (3:47:05), Maria Luiza Gennri (04:08:54) e Claudia Matsui (04:24:23).

MARATONA SP 2017 A Maratona de SP, compreendendo as distâncias de 42 km, 24 km, 8 km e 4 km, foi realizada em abril e teve largada e término no Ibirapuera (para a Maratona) e término na USP, para os 24 km. Confira a participação dos pinheirenses. 42 km: Fabio Pereira (03:51:41) e Silvia Araujo (03:55:33).

Patricia Nadais, Bruno Pinna, Vivian Olsen, Claudia Matsui e Maria Luiza Gennri

24 km : Ricardo Pini (02:10:10), Marcelo Carraresi (02:15:15), Paulo Oliveira (02:16:37), Patricia Bei (02:17:06), Maria de Lourdes Faure (02:18:03), Mara Pezzotti (02:19:30), Claudia Porro (02:19:30), Anna Luisa Frimm (02:19:58), Igor Kalassa (02:21:38), Adriana Braga (02:26:13), Daniel Mugrabi (02:26:53), Flavia Oliveira (02:27:00) e Maria Celia Figueira (02:51:31). 8 km: Ronaldo Santos (00:50:02), Victor de Oliveira (00:50:09) e Rebeca de Oliveira (00:58:26). 4 km: João Paulo Baleizão 00:28:36

Patricia Nadais, Maria Luiza Gennri, Claudia Matsui, Bruno Pinna e Vivian Olsen

70


12 km: Claudia Mello (01:04:20), Jose Bullara (01:10:06) e Celso Mugnela (01:21:30) VOLTA À ILHA O Pinheiros esteve representado na 22ª edição do Revezamento Volta à Ilha, em Florianópolis/SC, com a equipe Marcha Lenta. A prova reuniu cerca de quatro mil corredores, divididos em quase 400 equipes, em abril. Com início às 4h15min e conclusão por volta das 20h30. São 140 km percorridos por Atletas do ECP antes da largada

XVII MEIA MARATONA DA CIDADE DE SÃO PAULO Em abril, foi realizada a Meia Maratona da Cidade de São Paulo, que contou com a participação de diversos atletas do Pinheiros. A prova teve largada e chegada no Jockey Clube. Confira a participação dos

equipes em revezamento, que podem ser constituídas por duplas ou mais atletas. Equipe Marcha Lenta participou da prova com: Celi Lemmi, Daniela Franco, Flavio Crescenzo, José Hernani, Lucio Valente, Mario Mamprin, Shirley Stamm Fávero, Victor Campos, Walter Lemmi e Wilson Cotrim.

pinheirenses: Gustavo Meirelles (1:34:26), Rodrigo Indiani (01:38:36), Marina Paciullo (01:53:05), Gesner Oliveira (01:57:50), Marcelo Coutinho (01:59:40), Fernanda Meira (02:07:06), Alberto Souza (02:10:12), Cristina Castello Branco (02:11:14), Tais Gasparian (02:20:26) e Marcelo Dadian (02:27:48).

Os pinheirenses na chegada

CIRCUITO ATHENAS Em abril, também foi realizada a já tradicional corrida

Integrantes da equipe Marcha Lenta

do Circuito Athenas, nas distâncias de 6 e 12 km. Veja os tempos dos pinheirenses. 6 km: João Paulo Baleizão (00:33:28), Luiz Figueiredo (00:39:09), Aline Borges (00:39:15), Ana Andrade (00:41:29), Andre Paolillo (00:48:09), Daniel Almeida (00:48:20), Giselle Paollilo (00:52:06), Tatiana Evangelista (00:54:34) e Mariangela Marcondes (00:58:21).

71


XADREZ no Clube e na Argentina TORNEIO RÁPIDO

MEMORIAL JORGE SZMETAN

O enxadrista Constantino Pritsopoulos venceu o 5º

Herman Claudius participou do 1º Torneio Memorial

Torneio Fide ECP de Xadrez rápido, realizado em

Jorge Szmetan. A competição fechada apenas para

abril. Na prova, que valeu para a movimentação da

12 jogadores é a mais forte do gênero foi realizada no

pontuação internacional, Constantino só cedeu um

Centro Cultural Kirchner, em abril, em Buenos Aires,

empate e foi o único a somar 4,5 pontos. Com meio

foi vencido pelo pentacampeão argentino Diego

ponto a menos terminou Ricardo Teshima e a um

Flores, conhecido no Pinheiros porque representou o

ponto João Batista Dias. Os troféus para os melhores

Clube em alguns interclubes. Herman, o jogador com

pinheirenses foram, por ordem de classificação, para

menor pontuação, terminou na décima colocação e foi

Alexandre Letizio Vieira e Jamil Said.

o único brasileiro da competição, mas subiu 14 pontos na lista internacional.

TORNEIO ABERTO Dois pinheirenses participaram, durante a Semana

CIRCUITO INTERNO

Santa, do 48º Torneio Aberto de Mar del Plata, o mais

A segunda etapa do Circuito Interno de Xadrez

tradicional da América do Sul, que teve a participação

Relâmpago foi vencida por Jovane Nikolic, que fez

de 178 jogadores de oito países. O mestre paraguaio

7,5 pontos em oito possíveis. A um ponto e meio,

Axel Bachmann venceu a competição com folga

terminaram Felipe Herman van Riemsdijk e Carlos

e na segunda colocação ficou o mestre uruguaio

Alberto Zeituni, mas o primeiro citado ficou com a

Andrés Rodríguez, que derrotou o professor Herman

segunda colocação pelo critério de desempate, no

Claudius pela última rodada. Essa foi a única derrota

confronto direto. A próxima etapa será realizada no

do pinheirense, que dividiu o 16º lugar com seis pontos.

dia 17 de junho, na seção de Xadrez.

Roberto Vianna Barros fez a sua primeira participação em torneios fora do Brasil e terminou com três pontos,

ATIVIDADES EM JUNHO

meio ponto acima de sua expectativa para esse torneio.

No dia 3 de junho será realizado o 5º Torneio Fide ECP de Xadrez Relâmpago (partidas com três minutos para cada lado e dois segundos de bônus por jogada), que vale para a movimentação do rating internacional da modalidade. Essa prova é aberta a não associados. No dia 17, será realizada a 4ª etapa do Circuito Interno de Xadrez Relâmpago. Os torneios serão disputados na seção de Xadrez. AULAS Com a contratação de mais dois professores, os horários para o aprendizado foram ampliados. Os interessados podem buscar mais informação entre 8 e 12h e 13 e 20h, de terça a sexta, e sábados, das 9 às 13h, na Sala da modalidade. O valor mensal é de 50 reais e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento ou no Portal de Serviços.

Pinheiros esteve presente no Torneio Aberto de Mar del Plata

72


LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO em Belo Horizonte e na Florida CAMPEONATO BRASILEIRO ADULTO

94 KG

Em maio, foi realizado o Campeonato Brasileiro

1º lugar: Marco Tulio Gregório (165 + 195 = 360 kg)*

Adulto de Levantamento de Peso. A equipe do Clube

*Recorde Brasileiro e índice para participação no

começou a temporada batendo recordes nacionais e

Pan-Americano.

conquistando índices para os Jogos Pan-Americanos. Disputado em Belo Horizonte, o ECP contou com

105 KG

a participação de sete atletas. Os melhores da

1º lugar: Rogerio de Souza Silva (150 + 195 = 345 kg)*

competição foram do Pinheiros: Mateus Filipe

*Índice para participação no Pan-Americano.

Gregório e Rosane dos Reis Santos. +105KG O pinheirense sagrou-se campeão da categoria +105

1º lugar: Mateus Filipe Gregório** (182 + 212 = 394 kg)*

kg, estabelecendo o total de 394 kg (levantando no

*Índice para participação nos Jogos Pan-Americanos.

arranco 182 kg e no arremesso 212 kg). Rosane dos

**Melhor atleta masculino geral do campeonato.

Reis Santos, 5ª na Rio-2016, foi a campeã na categoria 53 kg e bateu o recorde brasileiro que já pertencia a ela mesma, com o total de 192 kg (levantando no arranco 87 kg e no arremesso 105 kg). A equipe contou com o suporte e o apoio do Departamento Médico do Clube e com o fisioterapeuta Gustavo Toledo, da Equipe de Fisioterapia dos Esportes de Alto Rendimento, que foi fundamental para o cuidado e rendimento dos atletas.

A equipe pinheirense

Mateus Filipe Gregório e Rosane dos Reis Santos

Confira os resultados individuais PAN-AMERICANO FEMININO

Mais um atleta do Clube obteve o índice para

53 KG

participação no Pan-Americano. O melhor atleta do

1º lugar: Rosane dos Reis Santos** (87 + 105 = 192 kg)*

País e 5º colocado nos Jogos Olímpicos Rio 2016,

*Recorde Brasileiro e índice para participação no

Fernando Saraiva Reis, participou do torneio Doral

Pan-Americano.

Weightlifting Championship, realizado na Florida/ USA.

**Melhor atleta feminina geral do campeonato. Fernando sagrou-se campeão da categoria +105 MASCULINO

kg, estabelecendo o total de 412 kg (levantando no

69 KG

arranco 182 kg e no arremesso 230 kg) e conquistando

3º lugar: Vinicius Dias de Carvalho (110 + 140 = 250 kg)

o índice para participação no Pan-Americano.

85 KG

+105KG

1º lugar: Welisson Rosa da Silva (147 + 177 = 324 kg)*

1º lugar: Fernando Saraiva Reis** (182 + 230 = 412 kg)*

*Índice para participação nos Jogos Pan-Americanos.

*Índice para participação no Pan-Americano.

5º lugar: Rafael de Souza Silva (110 + 140 = 250 kg)

**Melhor atleta masculino geral do campeonato.

73


VÔLEI em São Paulo TORNEIO As equipes de base do Pinheiros, com 43 atletas entre 12 e 18 anos, participaram do 1º Torneio Jaú de Voleibol, na cidade de Jaú/SP, em abril. As pinheirenses enfrentaram as equipes de Jaú, Marília e Araraquara. Foram três dias de competição e integração. Confira as fotos e o resultado das pinheirenses. PRÉ-MIRIM: 3º LUGAR

Ana Luisa Gomes Cepeda, Fernanda Pailoli Pistilli, Isabela Migliore Paolilo, Maria Carolina Goulart Pereira, Maria Gabriella Fernandes Comino, Natália Bicudo Porto, Sofia Marques de Azevedo Pinheiro, Sofia Nishioka Almeida, Sophia Feitosa Pezopoulos, Stella Secches Pestalozzi e Verônica Bacchin Bartholomeu

MIRIM: VICE

Beatriz Wahle, Bruna Freitas Schmitt Corrêa, Camila Bittar de Castro, Carolina Bertoletti Gambôa, Helena De Freitas Czapski, Isabella Macri A. T. Christofaro, Isabella Pacífico Hildebrandi, Isabella Sylos de Mello Pozzi, Isadora Pugliezi de Bessa Elias, Julia de Albuquerque Tuono Ferraro, Lara Dias de Azevedo Sodre, Luna Sanvicente Rocha, Maria Victoria Monteiro Locatelli, Mariana Naves Pozeli e Nicole Rodrigues Anantha Krishnan

74

INFANTIL: VICE

Beatriz Amorim Hassun, Bianca Keese Liberado, Camila Libanori Frederico, Gabryela Castro De Jesus, Giovana Salu Traini da Silva, Manuela Riera Porro, Marcela Bruno Maya Silva, Maria de Souza Amaral das Neves, Marina Araújo Siqueira, Mashara Arambasic Rebelo da Silva e Rafaela Barbuda Gradin

INFANTO-JUVENIL: CAMPEÃ

Camila Libanori Frederico, Daniella Di Tommaso Latorre, Gabryela Castro de Jesus, Isabella Macri A. T. Christofaro, Luisa Monteiro Bragaia, Maria Beatriz P. de Lima Assumpção, Mariana Santos de Araujo Leite, Marina Araújo Siqueira, Mashara Arambasic Rebelo da Silva, Rafaela Barbuda Gradin, Roddy Camila Rocha B. Costa e Sabrina Schrappe Cardoso


75


SERVIÇOS

ALTO DE PINHEIROS VENDO – ALUGO Térrea assobradada – arborizada Living p/ 3 ambientes em parket + lareira natural. 4 dormitórios sendo 1 suíte. Jardim de inverno, copa cozinha, amplo quintal, 12 carros, jardim AT 620 m2 Oportunidade: R$ 2.800.000,00 ou R$ 12.000,00 / mês c/ AGUIAR Cel.: 99962-9401

PINHEIROS AO LADO METRÔ VENDO

ANUNCIE NO GUIA E REVISTA PINHEIROS Telefones: 3598-9801 / 9646 E-mail: comercial@ecp.org.br

76

Apto. 120 m2 todo reformado. 3 Q / 1 Ste. todo piso em madeira, completo de armários, cozinha planejada, living em “L” c/ terraço. Salão + lazer. 1 vaga. Tratar com Aguiar: 99962-9401


CLASSIFICADOS

ITAIM NOBRE – 225 M2 ÚTEIS PTO. P/ MORAR

ESTAMOS COMPRANDO

ELIANE OPEN HOUSE

Joias, prata de lei, antiguidades e obras de arte em geral. Pago em dinheiro. Organizo venda “família vende tudo” e avalio espólios. Sandra (associada) sandrabighetti@gmail.com Cel / WhatsApp: 98743-0001

Desde uma panela velha até um quadro catalogado. Rapidez e segurança na venda de seus pertences. Móveis antigos, quadros, louças, cristais, joias, lustres, toalhas finas, faqueiros de prata e inox. Enfim, tudo da casa. Pagamento à vista. Eliane (associada veterana) Tels.: 3082-4161 / 99109-8903

Rua L. C de Magalhães Júnior habite-se de 9 anos 3 suítes - 4 vgs + 15 vgs visi - terraço Lazer completo, raia, poli etc.Linda fachada Consulte-nos / Fotos Ref.: 72572 www.cheznousimoveis.com.br contato@cheznousimoveis.com.br CRECI 75133 Tony Cel: 98174-5675

MÁRIO FERRAZ – 110 M2– NOVO

COMPRA E VENDA

COMPRO

2 suítes, 2 vgs, sala, com pé direito duplo. Fitness by Márcio Atalla, SPA, raia 25 m. Negociamos direto com a construtora Fotos Ref.: 72693 www.cheznousimoveis.com.br contato@cheznousimoveis.com.br CRECI 75133 – Tony Cel: 98174-5675

Antiguidades, prata de lei, cristais, quadros, porcelanas, móveis antigos e curiosidades em geral. Rosana Reis (associada) rosanareis@rosanareis.com.br Cel/ WhatsApp: 98990-8094

Antiguidades, pratas de lei, relógios de parede, móveis de jacarandá, lustres de cristal, muranos, estátuas de marfim e de bronze, brinquedos antigos, faqueiros e cristais. Nelson Cardoso Tels.: 9666-2483 / 3104-5225

ITAIM BIBI, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO R. PAIS DE ARAÚJO

VENDA, ESPETACULAR APTO. AO LADO DO CLUBE PINHEIROS

CASA À VENDA, JARDIM PAULISTANO EXCELENTE LOCALIZAÇÃO

Belíssima planta, 87 m2 de área privativa, 2 dorms, 1 suíte e 2 vagas. Visite www.m2ci.com.br e busque pelo código AP6683. Mais informação: roberto@m2ci.com.br Tel.: 3758-7000

Diferenciado, 437 m2 de área privativa, 4 suítes e 4 vagas. Visite www.m2ci.com.br e busque pelo código AP6560. Mais informação: roberto@m2ci.com.br Tel.: 3758-7000

Espetacular, nova, 325 m2 de área privativa, 3 suítes e 4 vagas. Visite www.m2ci.com.br e busque pelo código CA0905, mais informação: roberto@m2ci.com.br Tel.: 3758-7000

QUER MORAR PRÓXIMO AO CLUBE?

EXCELENTE OPORTUNIDADE!

• Aptos para locação de diversos tamanhos e preços. • Venda: apto. 4 suítes, 4 vg, linda vista, terraço. • R. F. Chopin / F. Schubert. St. Peter 324 m, St. Patrick 454 m St. Philip 556 m. Consulte-nos www.spinaimoveis.com.br Tel.: 3813-0388

Alto padrão, ao lado do Pq. Ibirapuera, V. Nova Conceição. Espetacular! 245 m2 3 suítes, 4 vagas, amplo living, andar alto. 10 min até a entrada do parque, a pé. Consulte-nos – busque pelo código AP0056 www.hopremium.com.br mmereb@hopremium.com.br Cel.: 97619-5821 / Creci: 29632-J.

ALUGUEL APARTAMENTO RECÉM-REFORMADO, NOS JARDINS Al. Franca, próximo ao Dante, 3 dmts, 1 suíte, 115 m2 área útil, vaga para 1 carro grande + moto. Prédio recuado com academia, churrasqueira e playground. R$ 5.000 pacote (aluguel + cond + IPTU + aquecimento gás) Contato: Eduardo (associado) 99916-7072

VENDE-SE LINDO APTO.

CASA NA DISNEY - LOCAÇÃO

CASA À VENDA - J. GUEDALA

Jd. Europa, jto. ao Clube Pinheiros, 2 suítes, 2 vgs indep, a. alto, de fte, vago, impecável, 98 m2 úteis, liv. 2 amb. com terraço, armár, copa, coz com arm, dep. empr, aq. centr. a gás, entr. soc. e serv indep. Tr. sócio Paulo Negreiros Tels.: 3586.0571 / 99932-3541 Creci 59.162

Casa em Orlando (Kissimmee) próxima às principais atrações (condomínio Compass Bay). Casa com 2 suítes + 2 quartos. Pátio com churrasqueira completa e garagem com sala de jogos (air hockey e pebolim). Casa nova e bem decorada! Rafael: 99611-7722 ou Pedro: 98541-7325

Excelente localização – 275 m2 úteis Rua tranquila, próx. à Praça Vinícius de Morais e Colégio Miguel de Cervantes. 4 quartos / 3 suítes + escritório + sala TV com AC, repleta de armários, 2 vagas R$ 2.100.000 www.fanelimoveis.com.br Fotos Ref.: 6115 nilton@fanelimoveis.com.br Cel.: 99115-8874

77


CONTRATOS

Deise Falci de Castro – ME CNPJ 05.008.042/0001-92 – Fornecimento e entrega de diversos equipamentos esportivos utilizados na modalidade “Esgrima”, considerando 40 (quarenta) Lâminas de Florete para treino; cento e setenta Lâminas de Espadas para competição, 90 (noventa) Uniformes de Proteção, 60 (sessenta) Máscaras para Florete, dentre outros equipamentos – R$ 887.034,00 – 31/01/2017 a 30/06/2017. Bem Estar Total Comércio de Artigos Esportivos Ltda. CNPJ 10.904.254/0001-98 – Fornecimento, entrega e instalação de 48 (quarenta e oito) equipamentos usados denominados Bikes Indoor, modelo AC Performance Carbon Blue, com painel Echelon 2, completo, marca Schwinn e recompra de 40 (quarenta) equipamentos denominados Bikes Indoor modelo AC Performance, marca Schwinn, usados para o Ginásio do Fitness R$ 376.888,00 - 15/1/2017 até 21/1/2017. Valor Serviços de Construção Civil Ltda. CNPJ 07.749.390/0001-46 – Fornecimento de material e mão-de-obra especializada para execução da reforma, sob regime de empreitada global, da Cozinha Central do Centro Administrativo – R$ 258.000,00 – 6/2/2017 até 17/3/2017. Daniel França - ME – CNPJ 10.140.743/0001-10 – Serviços de consultoria, na organização de eventos internos, recepção de comitivas e intercâmbios internacionais, para treinamento de atletas e membros da comissão técnica do ECP – R$ 152.640,00 – 1º/9/2016 a 31/12/2017. Grupo Peraltas Ltda. – CNPJ 04.153.931/0002-61 – Locação do espaço denominado “Fazenda Estância Peraltas” para a realização do evento denominado “Programa de Férias” R$ 80.500,00 - 24/3/2017 até 16/12/2017. Nova Modelagem Análise e Aprendizado Ltda. CNPJ 06.120.403/0001-50 – Ministrar treinamentos e acompanhamentos aos atletas da modalidade Tênis Competitivo, na categoria Infanto-Juvenil – R$ 61.542,57 por mês – 2/1/2017 até 31/12/2018. Nova Modelagem Análise e Aprendizado Ltda. CNPJ 06.120.403/0001-50 – Ministrar e coordenas aulas na Escolinha de Tênis para crianças de 6 a 12 anos, bem como acompanhar alunos em eventos dentro e fora das dependências do ECP – R$ 40.309,48 por mês – 2/1/2017 até 31/12/2018. Jcerri Engenharia Consultoria e Gerenciamento de Obra Eireli – CNPJ 27.080.689/0001-68 – Serviços de gerenciamento e fiscalização da reforma do Restaurante da Sede Social – R$ 39.000,00 – 4/1/2017 até 30/4/2017. Ednaldo Freire Pinto – CNPJ 14.980.217/0001-10 Realização de ensaios, montagem, cenário, figurino, iluminação, sonorização, seleção de casting, bem como direção do espetáculo denominado “A Visita da Velha Senhora”, encenado pelo Grupo de Teatro Amador ECP R$ 31.000,00 – 2/2/2017 até 21/5/2017. Maria Prudente de Toledo Siqueira CNPJ 24.095.389/0001-64 – Realizar ensaio, montagem, cenário, figurino, iluminação, sonorização, seleção de casting, bem como dirigir o espetáculo “A Gata Borralheira” – R$ 30.000,00 – 4/4/2017 até 9/7/2017. Art’ Estrutural Engenharia e Eventos Ltda. CNPJ 08.623.577/0001-61 – Locação de duas tendas medindo 8x8 m e uma tenda medindo 10x10 m para o evento denominado “Semana da Mulher” – R$ 12.190,00 7/3/2017 até 13/3/2017. Marco Aurélio Bercovici ME CNPJ 05.551.314/0001-04 – Fornecimento e instalação de cortinas rolo black out para aplicação na Central de Resíduos – R$ 12.100,00 – 10/4/2017 até 10/5/2017. Z três Locações de Bens Móveis e Equipamentos Ltda. CNPJ 07.425.409/0001-07 – Locação de dois painéis de leds para transmissão simultânea do evento denominado “Rock Dance – Tributo ao Queen” – R$ 9.700,00 7/4/2017 a 8/4/2017. Clever Luz e Som, Comércio, Importação e Exportação Ltda. – CNPJ 02.372.367/0001-61 – Locação de uma pista de dança 6x4 m para ser utilizada no evento denominado “Rock e Dance”, bem como sistema de iluminação e sonorização composto por 10 (dez) lâmpadas par/led, 06 (seis) moving head e mesa de som com operador R$ 7.000,00 – 7/4/2017 até 8/4/2017. Rafael dos Santos Silva – CNPJ 13.453.677/0001-27 Realização e direção do espetáculo infantil “Piratas do Caramba” – R$ 6.035,00 – 9/4/2017.

78

Sparing – Escola de Esportes, Organização e Eventos Esportivos Ltda. – CNPJ 13.198.172/0001-63 – Ministrar aulas, treinamentos e acompanhamentos aos associados, bem como coordenar as atividades da Seção de Squash R$ 6.000,00 por mês – 16/1/2017 até 15/12/2017. Opalco Produções Artísticas e Culturais Ltda. CNPJ 10.546.931/0001-43 – Realizar ensaios, montagem, cenários, figurino, iluminação, sonorização, seleção de casting, bem como dirigir o espetáculo “O Santo e a Porca” – R$ 5.750,00 por mês – 3/7/2017 até 29/10/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da Banda Cowbell, composta por cinco integrantes, no evento denominado “Pinheiros Night Club” R$ 5.500,00 – 26/5/2017. Marco Aurélio Bercovici ME – CNPJ 05.551.314/0001-04 Fornecimento e instalação de cortinas e rolo em tecido screen para aplicação nas salas de aula do Jardim de Infância, Sala Diretoria, dos Professores, Coordenadora, Reunião e Recepção – R$ 5.000,00 – 20/3/2017 até 20/4/2017. Stocktotal Telecomunicações Ltda. CNPJ 00.915.129/0001-20 – Locação de cinco rádios transceptor portátil e um rádio fixo para o Departamento de Patrimônio – R$ 4.980,00 – 1º/3/2017 até 28/2/2017. Multicenários Produções e Eventos Ltda. CNPJ 21.297.530/0001-13 – Serviço de decoração do evento denominado “Rock & Dance – Tributo ao Queen” R$ 4.900,00 – 7/4/2017. Posture Treinamento e Desenvolvimento Eireli CNPJ 17.310.177/0001-97 – Empresa especializada para serviços de Microm Massage, Quick Massage, Reflexologia e Assessoria Esportiva durante o evento “Semana da Mulher” – R$ 4.260,00 – 6/3/2017 até 10/3/2017. Alexandre G. B. Sresnewsky Acústico e Tecnologia CNPJ 09.591.689/0001-40 – Elaboração de Projeto Executivo de Acústica, para adequação de tipologias de silêncio e conforto acústico do Restaurante da Sede Social R$ 4.000,00 - 25/10/2016 a 30/11/2016. JPGM Produções Artísticas Ltda. CNPJ 17.523.916/0001-29 – Apresentação da Banda BPC Poket, composta por cinco integrantes, no evento denominado “Festival de Outono” – R$ 4.000,00 8/4/2017. D.D.Drin Serviços de Desinsetização Domiciliar Ltda. CNPJ 60.500.055/0001-92 – Aditivo nº 2 - Serviços de controle integrado de pragas, incluindo os serviços de controle de insetos voadores, tais como pernilongos e mosquitos, em todas as dependências do Clube R$ 3.938,00 por mês – 1º/1/2016 até 31/12/2017. Morena Produção Criação e Eventos Ltda. CNPJ 02.123.417/0001-77 – Serviços de ensaios da Orquestra Pinheiros e do Coral integrado por associados R$ 3.583,74 por mês – 16/1/2017 até 15/1/2018. Dinâmica Produções Ltda. CNPJ 06.165.547/0001-23 – Apresentação musical do “Quarteto Imperador”, composto por quatro integrantes, no evento denominado “Festival de Outono” R$ 3.400,00 – 2/4/2017. Ricardo Costa Pacheco Couto – CPF 047.741.108-84 Coordenar, acompanhar treinos e jogos, bem como organizar as necessidades das seções de Basquete Master masculino e feminino – R$ 3.317,00 por mês – 1º/3/2017 até 31/12/2017. Nautilus Organização de Eventos SS Ltda. CNPJ 00.494.256/0001-00 – Apresentação do Quarteto de Cordas Vivaldi no evento denominado “Festival de Outono” – R$ 3.000,00 – 9/4/2017. Vira Festa Show e Eventos Ltda. CNPJ 07.411.726/0001-29 – Serviço de quatro personagens para interação com as crianças durante o evento denominado “Dia Legal de Páscoa” – R$ 3.000,00 9/4/2017. Viradalata Espaço Capital Ltda. CNPJ 55.223.994/0001-55 – Realização e apresentação do teatro infantil “Coquetel de Fadas” – R$ 2.866,50 18/3/2017 a 19/3/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação do cantor Gilbert Stein no evento denominado “Jantar Dançante Especial – Noite Francesa” R$ 2.810,00 – 8/4/2017 até 9/4/2017.

JR Souza Intermediação de Negócios Ltda. CNPJ 14.490.962/0001-80 – Apresentação da Banda Pappa Joy no evento denominado “Festival de Outono” R$ 2.800,00 – 9/4/2017. T.A.G. Estúdio Filmagens e Eventos Ltda. CNPJ 13.041.287/0001-40 – Apresentação do Tio Sunday no evento denominado “Festival de Outono” R$ 2.800,00 – 1º/4/2017. Exithus Eventos Ltda. – CNPJ 02.744.085/0001-48 Serviço de decoração do evento denominado “Jantar Dançante Especial – Jovem Guarda” – R$ 2.730,00 18/3/2017 até 19/3/2017. Dorma Sistemas de Controles de Portas Ltda. CNPJ 61.449.281/0001-63 – Fornecimento e instalação de duas portas automáticas deslizantes no prédio da Brinquedoteca – R$ 2.600,00 – 20/3/2017 até 21/3/2017. Daninger Consultoria de Negócios Ltda. CNPJ 05.444.056/0001-59 – Apresentação da Banda “The White Room”, composta por cinco integrantes, no evento denominado “Festival de Outono” – R$ 2.500,00 2/4/2017. Multicenários Produções e Eventos Ltda. CNPJ 21.297.530/0001-13 – Fechamento em tecido preto da parte de baixo do mezanino do Salão de Festas para o evento denominado “Jantar Dançante Especial – Jovem Guarda” – R$ 2.500,00 – 18/3/2017 até 19/3/2017. Rodrigo Mendes de Mattos CNPJ 16.692.748/0001-32 – Apresentação do DJ Rodrigo Mattos no evento denominado “Primeiro Jantar Dançante 2017” – R$ 2.500,00 – 18/3/2017. Stephanie Gloria Ferreira da Silva CNPJ 14.535.224/0001-02 – Apresentação do Grupo Musical Embatucadores, composto por quatro integrantes, na abertura do evento denominado “Palestra com Mulheres de Sucesso – O Empoderamento das Mulheres nas Organizações” – R$ 2.431,00 – 12/4/2017. Loc Festa Locação e Comércio de Materiais para Festas Eireli – CNPJ 00.939.610/0001-55 – Locação de 600 (seiscentas) cadeiras plásticas, goyana branca, e 300 (trezentas) mesas plásticas para o evento denominado “Interclubes de Xadrez 2017” – R$ 2.200,00 – 3/3/2017 até 6/3/2017. Renata Pinto e Silva – CNPJ 23.556.305/0001-80 Apresentação da Banda Renata Rizi, composta por três integrantes, no evento denominado “Festival de Outono” R$ 2.200,00 – 1º/4/2017. Sebastião Bazzotti – CNPJ 19.165.791/0001-38 – Serviços de ensaios e apresentações com a Banda “Jazz Pinheiros” R$ 2.115,75 por mês – 16/1/2017 até 16/1/2018. Art’ Estrutural Engenharia e Eventos Ltda. CNPJ 08.623.577/0001-61 – Locação de seis tendas tensionadas medindo 3x3m para o evento denominado “Dia Legal de Pascoa” – R$ 2.000,00 - 7/4/2017 até 10/4/2017. Franckin Franchini Finamore – CNPJ 23.562.507/0001-89 Apresentação musical do Frã Finamore, composto por quatro integrantes, no evento denominado “Festival de Outono”– R$ 2.000,00 – 8/4/2017. Otto Locadora de Máquinas e Equipamentos Ltda. CNPJ 14.456.753/0001-10 – Locação de uma plataforma para trabalho aéreo para os serviços de adequação das quadras de tênis para o evento denominado “Brasil Open” R$ 2.000,00 – 19/3/2017 até 17/4/2017. Elzira Alves Pereira – ME – CNPJ 04.884.202/0001-02 Serviço de decoração com tecido nas cores branco e lilás, no evento denominado “Semana da Mulher” – R$ 1.970,00 11/3/2017 até 12/3/2017. DDJ Mult- Visão Comunicação Áudio Visual Ltda. CNPJ 49.926.694/0001-81 – Serviços de filmagem e transmissão online das Reuniões Plenárias do Conselho Deliberativo, pelas ferramentas da Google e Hang Out On Air – R$ 1.887,86 por mês – 2/1/2017 até 31/12/2018. Exithus Eventos Ltda. – CNPJ 02.744.085/0001-48 Serviço de decoração do evento denominado “Jantar Dançante Especial – Noite Francesa” – R$ 1.750,00 8/4/2017 até 9/4/2017. Centro de Estética Piola e Coelho Ltda. - ME CNPJ 11.054.985/0001-54 – Serviço de três massagistas para atender as associadas durante o evento denominado “Semana da Mulher” – R$ 1.700,00 – 11/3/2017 até 12/3/2017.


CONTRATOS

Julio Massao Fugimoto CNPJ 14.455.305/0001-00 – Serviço de captação fotográfica, filmagem e edição do conteúdo obtido durante o evento denominado “Palestra com Mulheres de Sucesso – O Empoderamento das Mulheres nas Organizações” – R$ 1.700,00 – 12/4/2017. Felipe Herman Ferreira Van Riemsdijk CPF 355.643.378-83 – Ministrar aulas de xadrez aos associados – R$ 1.500,00 por mês – 1º/3/2017 até 30/6/2017. J.N. Korovichenco Organização de Festas e Eventos Artísticos – ME – CNPJ 09.292.424/0001-41 Apresentação artística de seis bailarinos no evento denominado “Jantar Dançante” – R$ 1.500,00 – 18/3/2017. Marius Rombout Ferreira Van Riemsdijk CPF 259.736.958-75 – Ministrar aulas de Xadrez aos associados – R$ 1.500,00 por mês – 1º/3/2017 até 30/6/2017. Fábio Pereira da Silva – EPP – CNPJ 04.547.627/0001-18 Locação de um exaustor tipo axial para utilização do prédio do Centro Esportivo – R$ 1.490,00 – 10/3/2017. Anselmo Alves Gomes – CNPJ 12.758.867/0001-90 Serviços de Oficina de Ioiô para o evento denominado “Dia Legal de Pascoa” – R$ 1.390,00 - 9/4/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da Banda Fat Cats, composta por três integrantes, no evento denominado “Piano’s Bar” R$ 1.300,00 – 13/5/2017 até 14/5/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação do Quarteto Fanático no evento denominado “Piano’s Bar” – R$ 1.300,00 – 20/5/2017 até 21/5/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação do Quarteto Fanático no evento denominado “Piano’s Bar” – R$ 1.300,00 – 15/4/2017 até 16/4/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da Banda Loupha Soft, composta por três integrantes, no evento denominado “Piano’s Bar” R$ 1.300,00 – 22/4/2017 até 23/4/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da Banda Fat Cats, composta por três integrantes, no evento denominado “Piano’s Bar” R$ 1.300,00 – 1º/4/2017 até 2/4/2017. Politec Comércio Locação e Serviços Ltda. – ME CNPJ 10.322.939/0001-26 – Locação de um gerador de 180 KVA – 220 V para o Jogo ECP x Rexona – SESC R$ 1.280,00 – 17/3/2017. Flávio José de Oliveira – CNPJ 12.319.116/0001-77 Apresentação musical da Dupla Duo Dékada no evento denominado “Piano’s Bar” – R$ 1.200,00 - 11/3/2017. Flávio José de Oliveira – CNPJ 12.319.116/0001-77 Apresentação musical da Dupla Duo Dékada no evento denominado “Piano’s Bar” – R$ 1.200,00 - 8/4/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da Banda Sin City, composta por três integrantes, no evento denominado “Piano’s Bar” R$ 1.200,00 – 18/3/2017 até 19/3/2017. Judith Toyoko Ueno – CNPJ 15.238.273/0001-46 – Ministrar o curso de “Dança Sênior” aos associados – R$ 1.100,00 por mês – 10/1/2017 até 14/12/2017. Denize Terezinha Arena La Laina Divenuto CNPJ 19.423.075/0001-03 – Ensaios e apresentações através da pianista Denize, para ensaios e apresentações do Coral, integrado por associados do ECP – R$ 1.050,00 por mês – 13/1/2017 até 31/12/2017. Elevadores Zenit Eireli – CNPJ 61.520.011/0001-97 Manutenção preventiva e corretiva de quatro elevadores monta-cargas instalados no Bar da Sede, Restaurante da Sede, CCR e Lanchonete do Futebol – R$ 1.000,00 por mês – 1º/1/2017 até 31/12/2017. Ulisses Montoni de Campos – CNPJ 19.375.556/0001-90 Serviços de preparação vocal aos associados inscritos no CORAL ECP – R$ 924,00 por mês – 1º/1/2017 até 31/12/2017.

Info Sky Informática Ltda. – CNPJ 03.050.497/0001-40 Aditivo nº 2 – Suporte e manutenção dos Sistemas de Prescrição de Atividades, Avaliação Física, Academia On Line e Palm – Musculação – R$ 822,57 por mês – 1º/2/2017 até 31/7/2019. Engeprev Engenharia Elétrica Comércio e Serviços Ltda. CNPJ 22.607.562/0001-30 – Fornecimento e instalação de um circuito de barramento no disjuntor da caixa modulada 400A no painel QGBT localizada no Salão de Festas R$ 818,00 – 21/3/2017 até 23/3/2017. Loca Fácil Indústria, Comércio e Locações Eireli – EPP CNPJ 10.832.014/0001-25 – Locação de 20 (vinte) pedestais unifila modelo retrátil e 15 (quinze) portas cartaz unifila modelo A4 para sorteio no evento denominado “Bazar Dia das Mães” – R$ 800,00 – 1º/4/2017. MVJ Locações Ltda. – CNPJ 02.248.231/0001-44 Locação de 10 (dez) mesas bistrô classic preta para o evento denominado “Rock & Dance – God Save The Queen” R$ 767,80 – 20/4/2017 até 21/4/2017. Contacto Serviços de Marketing Ltda. CNPJ 51.551.489/0001-20 – Locação de três microfones sem fio, uma tela 150º translucida, um projetor 3.500 ansilumens, um técnico para instalação para o evento denominado “Diálogos Corporativos” – R$ 750,00 28/3/2017. Vibração Positiva Organização de Eventos Ltda. CNPJ 05.846.859/0001-30 – Locação de dois Fender Twe Twin – Amplificador de Guitarra para o evento denominado “Festival de Outono” – R$ 625,00 30/3/2017 até 10/4/2017. Edlei Tecnologia e Soluções em Portas Ltda. CNPJ 02.141.320/0001-97 – Serviços de manutenção corretiva da porta automática instalada no prédio do Centro Administrativo – R$ 480,00 – 6/3/2017 até 10/3/2017. Impercap Indústria e Comércio de Saunas e Hidros Ltda. – CNPJ 74.472.663/0001-45 – Mão de obra para manutenção e troca de peças do sistema de aquecimento das águas da piscina infantil do prédio do Centro Esportivo – R$ 480,00 - 17/3/2017 até 17/3/2017. Loc Festa Locação e Comércio de Materiais para Festas Eireli – CNPJ 00.939.610/0001-55 – Locação de 100 (cem) cadeiras plásticas, goyana branca, e 50 (cinquenta) mesas plásticas para o evento denominado “Xadrez Etapa Haroldo Salles” – R$ 462,10 – 25/3/2017 até 26/3/2017. Antônio Rodrigues de Lima – CPF 433.678.108-78 Serviços especializados para manutenção preventiva e corretiva do mecanismo do Relógio de Flores R$ 450,00 por mês – 1º/1/2017 até 30/6/2019. Antônio Rodrigues de Lima – CPF 433.678.108-78 Fornecimento de material e mão de obra especializada para a prestação de serviços de manutenção preventiva do relógio de quatro faces do trampolim das piscinas externas – R$ 446,00 por mês – 1º/12/2016 até 31/5/2018. Vibração Positiva Organização de Eventos Ltda. CNPJ 05.846.859/0001-30 – Locação de quatro QSC K12 Caixa de Som Ativa para o evento denominado “Festival de Outono“ – R$ 400,00 – 8/4/2017 até 9/4/2017. Vera Lucia da Fonseca EPP – CNPJ 67.278.428/0001-26 Locação de três urnas de acrílico para sorteio do Bazar Dia das Mães – R$ 369,70 – 1º/4/2017. Mauro Tibério ME – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação do artista Mauro Tibério no evento denominado “Jantar ACESC” – R$ 350,00 – 29/3/2017 até 1º/4/2017. Elias Pianos, Comércio e Manutenção Ltda. CNPJ 08.833.705/0001-00 – Manutenção e afinação de Piano para o evento denominado “Semana da Mulher” R$ 330,00 – 13/3/2017. Julio Massao Fugimoto – CNPJ 14.455.305/0001-00 Serviço de captação fotográfica, filmagem e edição do conteúdo obtido durante o evento denominado “Diálogos Corporativos” – R$ 330,00 – 28/3/2017. Scolé Esportiva Ltda. – CNPJ 02.140.855/0001-43 Ministrar aulas de Natação aos associados – R$ 267,78 por aluno, por mês – faixa etária de 16 a 59 anos; R$ 189,13 por aluno, por mês – faixa etária de 60 anos em diante 2/1/2017 até 30/11/2018.

Maria Silvia Fairbanks Cescon – CNPJ 21.655.187/0001-31 Ministrar curso de Aquarela aos associados – R$ 211,20 por aluno, por mês – 1º/2/2017 até 31/12/2017. Contacto Serviços de Marketing Ltda. CNPJ 51.551.489/0001-20 – Locação de dois microfones sem fio, dois multiplicadores de sinal para HDMI e dois cabos HDMI para o evento denominado “O Empoderamento das Mulheres nas Organizações” R$ 200,00 – 12/4/2017. Vivian Aguiar Hespanhol Borgmann CNPJ 17.371.788/0001-67 – Ministrar curso de Teclado e Piano aos associados – R$ 195,60 por aluno, por mês 1º/2/2017 até 31/12/2017. Flávio Lembo – CNPJ 15.267.947/0001-30 Ministrar curso de Introdução à Música Erudita aos associados R$ 180,00 por aluno, por mês – 1º/3/2017 até 31/5/2017. Flávio Lembo – CNPJ 15.267.947/0001-30 – Ministrar curso de Introdução à História do Blues e Jazz Americanos R$ 180,00 por aluno, por mês – 1º/3/2017 até 31/5/2017. Sandra Selma Carneiro – CPF 852.536.699-49 Serviços de taquigrafia para acompanhamento taquigráfico das reuniões do Conselho Deliberativo R$ 169,00 por hora trabalhada, por mês – 1º/1/2017 até 31/12/2018. Ricardo Figueiredo Di Lorenzo – CNPJ 19.220.845/0001-10 Ministrar curso de Dança de Salão aos associados R$ 129,60 por aluno, por mês – 2/1/2017 até 31/12/2017. Silvia Maria Poças Leitão – CNPJ 18.832.288/0001-26 Ministrar curso de Dança de Salão aos associados R$ 129,00 por aluno, por mês – 2/1/2017 até 14/12/2017. CRBC Condicionamento e Esportes Eireli CNPJ 20.535.141/0001-16 – Ministrar aulas de Futevôlei aos associados – R$ 119,28 por aluno, por mês – 2/2/2017 até 31/5/2019. Vivian Aguiar Hespanhol Borgmann CNPJ 17.371.788/0001-67 – Ministrar curso de Musicalização Infantil para crianças de seis meses a quatro anos de idade – R$ 108,00 por aluno, por mês – 1º/2/2017 até 31/12/2017. Compuclasses Informática Ltda. CNPJ 71.799.829/0001-44 – Ministrar curso de informática aos alunos do Jardim de Infância 2 e 3, bem como para o Maternal 2 – R$ 80,00 por aluno, por mês – 1º/1/2017 até 31/12/2019. Luiz Antônio Ribeiro – CPF 075.444.388-48 Ministrar aulas de Yoga aos associados – R$ 70,00 por aluno, por mês – 7/2/2017 até 31/12/2017. Edson Luis Gon – CNPJ 23.839.033/0001-25 Ministrar curso de Teatro Infantil aos associados R$ 57,00 por aluno, por mês – 4/2/2017 até 25/11/2017. José Mario Pinto da Costa – CNPJ 19.401.837/0001-70 Ministrar aulas de Futevôlei aos associados – R$ 50,00 por aluno, por mês – 1º/2/2017 a 15/12/2017. Vibração Positiva Organização de Eventos Ltda. CNPJ 05.846.859/0001-30 – Locação de Estrutura de Box Truss para o evento denominado “Jantar Dançante Especial Velha Guarda” – R$ 41,00 – 17/3/2017 até 20/3/2017. Marina Borges Pereira Cegal Turri – ME CNPJ 14.854.292/0001-34 – Serviços de entrega de correspondências do Conselho Deliberativo através motoboy – Entregas na capital de São Paulo, no mínimo 100 (cem) destinos – R$ 4,60 por entrega; Entregas intermunicipais – R$ 36,55 por entrega – 2/1/2017 até 31/12/2017. Marcelo Francis Gonçalves Bueno – ME CNPJ 11.437.368/0001-38 – Ministrar aulas de Karatê aos associados – R$ 32,21 por aluno, por mês – 1º/2/2017 até 31/8/2018. Projecópias Reprodução de Cópias Ltda. – ME CNPJ 62.020.391/0001-63 – Serviços de tiragem de cópias reprográficas em papel A4 estabelecendo uma quantidade mínima correspondente a 400 cópias/mês, cumulada com serviços de leva e traz – R$ 0,098 por cópia simples A4 1º/1/2017 até 31/1/2019.

79


BALANÇO

INFORME ECONÔMICO FINANCEIRO - POSIÇÃO ABRIL 2017 EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO - 2017

(Valores em Reais)

Informe do mês Orçado 14.505.923

Receitas CUSTEIO

Acumulado até o mês

Realizado

Variações

Orçado

Realizado

Variações

14.358.193

(147.730)

60.439.364

59.984.482

(454.882)

Despesas

14.743.287

13.093.535

1.649.753

54.912.761

52.285.261

2.627.501

Resultado

(237.365)

1.264.658

1.502.023

5.526.603

7.699.221

2.172.618

Receitas

3.195.390

2.602.692

(592.698)

11.832.167

11.093.381

(738.786)

RESTAURANTES

Despesas

3.733.313

3.833.099

(99.786)

14.298.867

14.918.366

(619.499)

Resultado

(537.923)

(1.230.407)

(692.485)

(2.466.700)

(3.824.985)

(1.358.285)

RESULTADO OPERACIONAL (ORÇAMENTO CORRENTE)

Receitas

17.701.313

16.960.885

(740.428)

72.271.532

71.077.863

(1.193.668)

Despesas

18.476.600

16.926.634

1.549.966

69.211.628

67.203.627

2.008.001

Resultado

(775.287)

34.251

809.538

3.059.903

3.874.236

814.333

VISÃO POR DIRETORIA DE ÁREA RECEITAS

DESPESAS

RESULTADO

Acumulado até o mês

Acumulado até o mês

Acumulado até o mês

DIRETORIAS

Orçado

Realizado

Variações

Orçado

Realizado

Variações

Orçado

Realizado

Administrativo

3.544.749

3.156.597

(388.152)

10.119.638

9.656.029

463.609

(6.574.889)

(6.499.432)

75.457

-

-

-

2.289.429

2.143.216

146.213

(2.289.429)

(2.143.216)

146.213

Assessoria Planejamento Comunicação e Marketing Cultural

939.332

827.236

(112.096)

2.443.362

2.178.083

265.280

(1.504.030)

(1.350.846)

153.184

2.325.845

2.099.048

(226.797)

2.992.411

2.624.198

368.212

(666.565)

(525.150)

141.415

Esportes Associativo Competitivo

742.508

873.007

130.499

1.722.534

1.708.498

14.037

(980.026)

(835.490)

144.536

Relações Esportivas

4.689.063

3.778.626

(910.438)

2.038.586

2.003.478

35.108

2.650.477

1.775.148

(875.329)

Esportes Olímpicos de Formação

2.740.843

2.423.037

(317.806)

12.823.566

11.177.381

1.646.185

(10.082.723)

(8.754.344)

1.328.379

263.300

1.230.119

966.819

2.869.326

3.247.854

(378.528)

(2.606.026)

(2.017.735)

588.292

-

-

-

266.216

664.735

(398.519)

(266.216)

(664.735)

(398.519)

Financeira Jurídico Patrimônio

114.000

111.544

(2.457)

13.401.827

13.009.934

391.893

(13.287.827)

(12.898.390)

389.437

Presidência

44.284.669

44.630.221

345.552

1.105.613

989.150

116.464

43.179.055

43.641.072

462.016

Social

772.855

836.910

64.055

1.796.135

1.585.217

210.918

(1.023.280)

(748.306)

274.973

Veteranos

22.200

18.136

(4.064)

58.914

54.610

4.303

(36.714)

(36.474)

240

-

-

-

589.129

887.221

(298.092)

(589.129)

(887.221)

(298.092)

Suprimentos Conselhos Restaurantes Totais

-

-

-

396.075

355.657

40.148

(396.075)

(355.657)

40.418

11.832.167

11.093.381

(738.786)

14.298.867

14.918.366

(619.499)

(2.466.700)

(3.824.985)

(1.358.285)

72.271.532

71.077.863

(1.193.668)

69.211.628

67.203.627

2.008.001

3.059.903

3.874.236

814.333

MOVIMENTAÇÃO DOS FUNDOS

FUNDO DE EMERGÊNCIA

EXERCÍCIO 2017

FUNDO DE INVESTIMENTOS

Saldo Inicial Contábil

Entradas 18.066

-

2.830.767

86.978

-

Mês Acumulado Disponibilidade

20.323.368

FUNDO RECOMPOSIÇÃO CAPITAL DE GIRO

Saldo Atual Contábil

2.917.745 28.491.431

92.707

191.282

Tx transf/edital

8.436.242

6.099.936

Acumulado

LIE- LEI INCENTIVO AO ESPORTE

Saídas

Adiant.fornec.

Mês

80

Variações

9.415.156

1.338.630

28.852.317

13.594.379

7.664.047

17.927

1.038.003

15.488.300

(712.072)

3.332.228

383.400

-

3.500.000

1.533.600

-

Mês Acumulado Mês Acumulado

34.782.649

11.444.000

5.033.600


BALANÇO

POSIÇAO FINANCEIRA - 30 Abril/2017 Capacidade de “Cobertura” das Disponibilidades

Dezembro/2016

Abril/2017

Abril/2016

Abr./17 - Abr./16

1. Composição da Disponibilidade Financeira 1.1- Fundo de Emergência

2.830.767

2.917.745

2.635.341

282.404

1.2- Fundo Especial - Investimento

20.323.368

28.491.431

12.844.895

15.646.536

1.3- Programas de Incentivo ao Esporte (LIE /SICONV/ CBC)

15.488.300

11.444.000

11.434.592

9.408

68.008

1.772.775

896.450

876.325

1.5- Comitê Olímpico Chinês (COC)

8.006.095

0

12.197.787

-12.197.787

1.6 - Fundo de Recomposição do Déficit de Caixa

3.500.000

5.033.600

3.500.000

1.533.600

1.7 - Saldo Capital de Giro Operacional - Custeio e Restaurantes (a)

4.080.452

23.892.612

15.258.670

8.633.942

54.296.990

73.552.163

58.767.735

14.784.428

10.579.022

-

-

0

-

27.624.925

25.197.131

2.427.794

(2.998.570)

1.301.287

(6.438.461)

7.739.748

236.892

2.340.636

(758.596)

3.099.232

1.4- Outros Adiantamentos a serem Apropriados (Não Associados)

Total de Disponibilidade - Ativo Circulante 2. Adiantamento de Associados - Passivo Circulante 2.1 - Exercício Seguinte (b) 2.2 - Meses Seguintes (c) 3. Posição de Caixa - Capital de Giro Operacional: (1.6 + 1.7) - 2.1 - 2.2 (d)

Resultado Operacional - Custeio e Restaurantes (e)

(a) Saldo Capital de Giro Operacional: Saldo das Disponibilidades (Caixa, Bancos e Aplicações) após deduzidos os Fundos de Emergência, Especial (Investimento) e Recomposição do Déficit de Caixa, Outros Adiantamentos - Não Associados e o Saldo do Orçamento - LIE e COC, apurado pelo Regime de Caixa. (b) Recebimentos Antecipados de Associados de Contribuições Sociais e Taxas - Exercício Seguinte (recebimento em 2016 relativo a receita de 2017). (c) Recebimentos Antecipados de Associados de Contribuições Sociais e Taxas - Meses Seguintes dentro do próprio Exercício. (d) Indicador do valor necessário para a recomposição final dos Recebimentos Antecipados de Associados (item 2.1b/c) frente ao seu equivalente de Caixa no Disponível (item 1.6 + 1.7). Necessidade de Recomposição do Capital de Giro Operacional apurada pela Comissão Especial do Conselho Deliberativo constituída em 2014.

(e) Resultado Operacional Real do Orçamento Corrente - Custeio e Restaurantes, apurado pelo Regime de Competência.

INDICADORES DE DESEMPENHO Critério: Contábil 1. Ativo Circulante 2. Passivo Circulante

Dezembro/2016

Abril/2017

Abril/2016

Abr./17 - Abr./16

69.229.111

86.228.059

70.565.575

15.662.484

46.502.349

61.746.514

72.141.213

10.394.699

3. Índice de Liquídez Corrente = 1 / 2

1,49

1,40

0.98

0.42

4. Capital de Giro Líquido = 1 - 2 (f)

22.726.762

24.481.545

(1.575.638)

26.057.183

(f) Valor de Recomposição do Capital de Giro equivalente ao Índice de Líquidez Corrente = 1,0.

DIRETOR DE ÁREA FINANCEIRA

Fernando Silva Rohrs

81


BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE ABRIL DE 2017 E DE 2016 (VALORES EXPRESSOS EM REAIS) ATIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa * Caixa e Bancos * Aplicações Financeiras - Outras * Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Emergência

Abr/2017

Abr/2016

86.228.059

70.565.575

73.552.163

58.767.735

361.292

442.892

25.304.095

17.756.458

2.917.745

2.635.341

* Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Investimentos

28.491.431

12.844.895

* Aplicações Financeiras - Fundo Recomposicão Capital Giro

5.033.600

3.500.000

-

10.153.557

* Aplicações Financeiras - COC Comitê Olímpico Chinês * Bancos / Aplicações Financeiras - Lei Incentivo Esporte/ SICONV/CBC

11.444.000

11.434.592

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO

12.675.896

11.797.840

* Contribuições Sociais e Jardim de Infância a Receber

1.345.317

1.206.020

* Taxas de Transferências e Editais a Receber (INVEST)

6.099.936

3.962.764

191.282

371.770

* Adiantamentos de Fornecedores (INVEST) * Adiantamentos Adm/ Outros Fornecedores / Funcionários

1.272.738

1.474.652

* Outras Contas a Receber

2.132.315

1.876.933

1.076.023

1.034.399

* Estoque dos Almoxarifados Central / Lanch Restaurantes * Despesas Antecipadas

558.285

403.036

-

1.468.266

* Despesas Antecipadas - COC Comitê Olímpico Chinês NÃO CIRCULANTE

510.220.007

503.938.281

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

6.014.694

5.084.537

* PIS - Depósito Judicial

5.009.498

4.318.554

* Depósitos Recursais/Judiciais IMOBILIZADO * Imobilizado TOTAL DO ATIVO

PASSIVO CIRCULANTE * Fornecedores * Pessoal / Obrigações Trabalhistas / Provisões * Provisões para Contigências Passivas

1.005.196

765.983

504.205.313

498.853.744

504.205.313

498.853.744

596.448.066

574.503.856

Abr/2017

Abr/2016

61.746.514

72.141.213

4.351.683

4.467.763

12.860.709

11.712.409

717.471

442.559

-

3.617.758

2.974.951

2.174.764

27.624.925

25.197.131

* Provisão INSS - REFIS * Contas a Pagar Diversos / Obrigações Fiscais * Adiantamentos Associados - Recebimento Antecipado * Outros Adiantamentos - Recebimento Antecipado

1.772.775

896.450

-

12.197.787

* Lei Incentivo ao Esporte / SICONV / CBC (em Bancos / Aplicações)

11.444.000

12.434.592

NÃO CIRCULANTE

9.003.968

8.296.723

8.355.086

7.517.841

* Provisão para Contingências Passivas

270.000

400.000

* Fornecedores

378.882

* Adiantamentos - COC Comitê Olímpico Chinês

* Provisão do PIS

PATRIMÔNIO LÍQUIDO * Superávit no Exercício * Patrimônio Social TOTAL DO PASSIVO

378.882

525.697.584

494.065.920

7.393.181

4.952.983

518.304.403

489.112.937

596.448.066

574.503.856

INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS

DÉBITO AUTOMÁTICO Clientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento nem em ir ao Clube, para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas. inclusive as de renovação automática. BOLETO ONLINE O associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Central de Relacionamentos, opção Central de Atendimento e clicar 2ª via boletos. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para os meses futuros. FORMAS DE PAGAMENTO NO CLUBE Nos diversos setores do Clube, são as seguintes as formas de pagamento: Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito, no Caixa Central. No Estacionamento, também o Cartão Pinheiros e o Sem Parar. Na Sauna e Departamentos Médicos, todas as formas de pagamento, incluindo cartão de crédito. exceto Cartão Pinheiros. Nas Lanchonetes e Restaurantes, todas as formas de pagamento. LOCAÇÃO DE ARMÁRIOS Central de Atendimento, mediante pagamento da taxa. Vestiários das Piscinas Disponíveis no feminino e no masculino. Boliche. Bocha e Taqueira (Bilhar) Disponíveis nos três locais. Vestiários do 3º andar do Centro Esportivo Lista de espera no feminino e no masculino. Vestiários do Tênis Disponíveis armários pequenos no feminino e no masculino. Lista de espera para a troca de pequeno por grande. MENSALIDADE EM ATRASO Todos os pagamentos em atraso, de cobranças nas quais incidam multa, passam a ser calculados no dia seguinte ao vencimento, acrescidos de juros de 0,33% ao dia de atraso, sobre o valor original, em até 30 dias após o vencimento. Nos períodos subsequentes, haverá mais a multa de 1% a cada 30 dias. DEVOLUÇÕES Solicitações de devolução de valores de atividades. taxas esportivas e cursos terão prazo de até 15 dias após o início. A devolução será analisada e avaliada para deliberação. INADIMPLENTES Com a sistemática financeira, o Clube não mais enviará boletos de inadimplência. O associado receberá carta comunicando a pendência, que poderá ser quitada pela internet ou no Clube.

Diretor de Área Financeira - Fernando Silva Rohrs Gerente Financeiro - Eduardo J N Coutinho / CRC 1SP 224.430/O - 6

Mais informações na

Contador - José Alberto Pires Silva / CRC 1SP 218 . 338/O -3

Central de Atendimento Tel.: 3598-9500

82


8833


Revista nº 230 junho de 2017  
Advertisement