Issuu on Google+

ANO 16 • Nº 189 • JANEIRO 2014 Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | ANO 16 • Nº 189 • JANEIRO 2014

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Basquete

Acompanhe a campanha do Pinheiros/SKY na disputa do campeonato mais importante do Brasil

Entrada e Saída

O Centro Pro-Memória apresenta as principais histórias e os personagens das portarias do Clube


2

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


ÍNDICE

Foto: Divulgação

DESTAQUE 28 FEIJOADA CARNAVALESCA

ESPECIAL

16

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

RESPONSABILIDADE SOCIAL E QUERO-QUERO

14

JANTAR DANÇANTE

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

12

RESTAURANTES

25

ENTREVISTA JOSÉ SALIBI NETO

ESTACIONAMENTO

18

CONSTRUA UM 2014 DE SUCESSO

GIRO ESPORTIVO

38

BASQUETE NBB

27

39

OPEN DAY CULT

SUPERLIGA DE VÔLEI FEMININO

30

PRÊMIO ACESC Foto: Divulgação

11

13

APLAUSO

31

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

22

40

DIÁRIO DE VIAGEM Foto: Divulgação

DE OLHO NO CLUBE

PINHEIROS EM AÇÃO

VIROU NOTÍCIA

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

3


Expediente DIRETORIA

Nesta Edição

Presidente: Luís Eduardo Dutra Rodrigues Vice-presidente: Arnaldo Couto de Magalhães Ferraz

Foto: Divulgação

Assessor de Planejamento: Jorge Augusto de Albuquerque Ehrhardt Assessora de Comunicação: Vera Maria Patriani Gozzo Presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling: Synésio Alves de Lima Presidente do Departamento de Assistência Social: Vera Lucia Catani Dutra Rodrigues Diretor da Área Administrativa: Oswaldo Fontana Filho Diretor da Área Financeira: Roberto Gasparini Diretor da Área de Patrimônio: Ronaldo de Miranda Amaral Diretor da Área Social: Carlos Alberto Costa de Oliveira Diretora da Área Cultural: Maria Helena Cruz Mc Cardell Diretor da Área de Restaurantes: Ademir Pereira Diretor da Área de Esportes: João Fernando Rossi Diretor da Área de Relações Esportivas: Carlos Alexandre Brazolin Diretor de Campo: Ayrton Rodrigues Liberado Diretor de Esportes Competitivos: Gilberto de Luccia Diretor de Esportes Olímpicos e Alto Rendimento: Marcelo La Terza Santos Diretor de Esportes Recreativos: Clovis Bergamo Filho Diretor Médico: Luís Fernando Imperatriz Diretor de Relações Sociais: Álvaro Vaselli Diretor de Veteranos: Vicente Mandia Consultores da Presidência: Francisco Carlos Collet e Silva, José Luiz Toloza Oliveira Costa, José Ricardo Pinheiro Lima, Ricardo Espírito Santo e Suzana Pasternak CONSELHO DELIBERATIVO Presidente: José Manssur Vice-presidente: Evandro Antonio Cimino 1º secretário: Eduardo Ribas Oliveira Machado 2º secretário: Antonio Alberto Foschini 3º secretário: Luiz Fernando Pugliesi Alves de Lima

O Futebol Menor encerrou as atividades com uma festa especial.

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho Rocha Secretário: Ademir José Scarpin Membro Efetivo: José Luis de Oliveira Camargo Junior Primeiro Suplente: José Roberto de Araújo Cunha Junior Segundo Suplente: Alencar Severino da Costa Terceiro Suplente: José Carlos Augusto Luxo CONSELHO EDITORIAL Coordenadora: Cláudia Toyoshi Membros: Adhemar Arnez Domingues, Walter Silva Bacelar de Barros e Laerte Leite Cordeiro Jornalista: Diego Muniz MTB - 46963/SP Projeto Gráfico e Editorial: www.agenciasmart.com.br Capa: Agência Smart Revisão: Leontina C. Jacubcionis Impressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A. Tiragem: 21.000 exemplares Periodicidade: mensal CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9700 | E-mail: cat@ecp.org.br SAP - Serviço de Atendimento ao Pinheirense Segunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h30 às 19h Telefones: 3598-9805 / 9989 E-mail: sap@ecp.org.br

FALE COM A GENTE Site: www.ecp.org.br E-mail: revista@ecp.org.br

Twitter: @clubepinheiros Facebook: /ecpinheiros Telefone: 11 3598 9700 Anúncio e classificado: 11 3598-9509 / e-mail: mkt@ecp.org.br Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo/ SP - CEP 01455 902 Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros Entrega domiciliar gratuita

Esse canal de comunicação, entre os associados e o Presidente Luís Eduardo Dutra Rodrigues, serve para responder às principais dúvidas, ouvir críticas e registrar sugestões e elogios. Os encontros deverão ser agendados pelo telefone 3598-9705.

Impresso na Log & Print Gráfica e Logística S.A. Certificada na Cadeia de Custódia FSC pelo Bureau Veritas.

4

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

O Esporte Clube Pinheiros, comprometido com o meio ambiente, imprime as edições mensais da Revista em papéis com certificação FSC (Forest Stewardship Council), que garante que a matériaprima seja oriunda de manejo florestal responsável.


PALAVRA do presidente

O ano começa de forma positiva, fruto das conquistas alcançadas em 2013. O sucesso dos eventos sociais, dos pódios esportivos e das melhorias na infraestrutura colocou o Pinheiros em uma nova era. Todas essas vitórias foram celebradas na tradicional Festa de Réveillon, que contou com atrações que animaram o primeiro dia do ano dos pinheirenses. A Festa do Futebol reuniu diversas gerações e trouxe novidades para o evento. Já a Festa do Boliche manteve a tradição de comemorar, ao lado dos amigos, um ano cheio de conquistas. Ambos representaram muito bem a alegria e a cumplicidade do que chamamos de família pinheirense. Em 2014, gostaríamos de integrar os associados ainda mais na gestão e criamos uma cultura de participação colaborativa. Apenas com uma política, em que todos são ouvidos, é que podemos construir um Pinheiros ainda melhor. O conhecimento do corpo associativo, aliado ao empenho da Diretoria, será o nosso manual de trabalho deste ano, que acaba de começar.

No Esporte, o ano já começa com uma novidade. Tivemos a abertura de uma nova modalidade: o Tênis de Mesa, muito popular no mundo todo, e que, agora, ganha espaço na grade esportiva e recreativa do Clube. Os associados podem utilizar as mesas e ter aulas com orientação de profissionais ou simplesmente jogar por lazer. No âmbito cultural, deixamos nossos parabéns aos vários pinheirenses que receberam prêmios na Maratona ACESC, trazendo mais conquistas para o Clube. Gostaríamos de desejar a todos um feliz Ano-novo, com votos de que possamos continuar trabalhando juntos por um Clube cada vez melhor. Venha participar ainda mais das melhorias do Pinheiros. Pinheiros, um Clube comprometido com o associado.

Essa colaboração já começou, no fim de 2013, quando entregamos, junto da Revista Pinheiros, a Previsão Orçamentária 2014, que deixa os pinheirenses a par do que acontece na administração do Clube. O documento é um guia para o planejamento de curto prazo, que explica como o orçamento será utilizado pelo Pinheiros e serve para que o próprio associado se programe.

Luís Eduardo Dutra Rodrigues Presidente

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

5


FIQUE POR

DENTRO Este mês, o Fique Por Dentro apresenta os números mais expressivos de 2013. Conheça curiosidades gerais sobre o Clube.

5.000 pinheirenses prestigiaram as 4 grandes produções do Teatro Amador, que contou com 100 atores.

540 associados participaram do Pinheiros Leva Você ao Teatro. O programa, em 2013, organizou excursões a oito grandes espetáculos, como Rei Leão, Shrek e Cirque Du Soleil.

2.000 espectadores estiveram presentes ao encerramento do Ballet pinheirense. O evento contou com 6 apresentações, totalizando 12 horas de espetáculo.

90 atrações musicais passaram pelos palcos pinheirenses, com apresentações no Auditório e ao ar livre.

Mais de 13 mil eventos esportivos ocorreram no Clube, ao longo do ano.

6

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

13.701 pinheirenses participaram das 34 modalidades recreativas oferecidas pelo Clube, com destaque para o Fitness, que teve 7.500 frequentadores.

Mais de 1.403.543 atendimentos foram realizados nos Restaurantes e Lanchonetes distribuídos pelo Clube.


PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO Inicia-se o ano de 2014 e, com ele, enormes expectativas, quer no campo interno de nossa entidade, como no externo, em nosso País. Realmente. No âmbito do Esporte Clube Pinheiros, teremos, já no primeiro semestre deste ano, mais precisamente no dia 10 de maio, a eleição parcial do Conselho Deliberativo, a ser realizada em Assembleia Geral Ordinária, a teor do que dispõe o artigo 22, inciso I, do estatuto social. Momento de festa cívica e que se renova a cada biênio, coincidindo, sempre, com os anos pares e que, assim, sempre será.

A par da importância e relevância dos momentos referidos e que, com certeza, demandarão a necessária reflexão, o Esporte Clube Pinheiros, por seus Órgãos constituídos, dentre os quais o seu Conselho Deliberativo, continuará trilhando, como sempre o fez, o caminho que a história lhe reserva e que, neste exercício, completará 115 anos de absoluto e estrito compromisso com seu Corpo Associativo, permitindo a todos que o honram em dele participar, desfrutar, em integração sempre contínua com os amigos e familiares, momentos de realização plena, de natureza social, cultural, cívica e de lazer. Com a renovação de meu apreço.

Já sob o aspecto externo, teremos a Copa do Mundo de Futebol, iniciando-se em meados de junho, estendendo-se até julho, evento que, embora de caráter essencialmente esportivo, pela paixão que encerra, acaba por arrebatar, como todos sabemos, a atenção do País e de imensa parcela de nossa população. E, no que tange o interesse nacional propriamente dito, no segundo semestre deste ano serão realizadas, no mês de outubro, as eleições, no âmbito do Poder Executivo, para Presidência da República e Governos Estaduais e, na senda do Poder Legislativo, ao Senado Federal e Câmara dos Deputados.

José Manssur Presidente

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

7


CLICK

Feira do Livro 1. A Feira do Livro deste ano disponibilizou, aos pinheirenses, diversos títulos, de vários gêneros e a preços especiais. Além disso, foram realizadas oficinas, palestras e tardes de autógrafos com autores.

Fotos: Rodrigo Sodré/Divulgação

1

2

XXII Arte Natureza 2. A 22ª edição do evento reuniu artistas pinheirenses, que expuseram seus trabalhos e curtiram as atrações musicais. Teatro Infantil: O Feitiço do Desejo na Terra de Histórias 3. Os pinheirenses puderam assistir ao espetáculo infantil sobre um grupo de crianças que viaja para participar de um encontro dos admiradores de contos de fadas. Bazar do Bem Possível 4. A Presidente do Departamento de Assistência Social Vera Lucia Catani Dutra Rodrigues homenageia o padrinho do evento Gustavo Borges. 5. Luís Eduardo Dutra Rodrigues, Presidente do Pinheiros, Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo, e Cezar Roberto Leão Granieri, Presidente do Sindi-Clube. Orquestra e Coral apresentam Tempo de Natal 6. A Orquestra Pinheiros e o Coral ECP apresentaram, em dezembro, o espetáculo Tempo de Natal, sob a regência do maestro Murilo Alvarenga. 8

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

3


4

5

6

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

9


DE OLHO NO

CLUBE

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

O passarinho Quero-quero está intrigando os pinheirenses que frequentam a Pista de Atletismo: eles esbarram nos associados que estão passeando, caminhando ou correndo, para defender seu território, pois estão na época do acasalamento. O Clube já tomou os devidos cuidados para proteger a espécie e os pinheirenses.


DE OLHO NO CLUBE

“SEM PARAR” NOVIDADE NOS ESTACIONAMENTOS DO CLUBE PARA 2014

As novidades para o ano já começaram. Após um estudo de viabilidade, o Clube vai implantar o dispositivo “Sem Parar”, o mais moderno sistema de pagamento eletrônico para veículos, nos Estacionamentos Social e da Faria Lima. Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

Foto: Divulgação

O serviço será mais uma opção ao associado, que poderá utilizar o sistema atual de pagamanto ou optar pelo Sem Parar. A parte tecnológica e a de infraestrutura dos Estacionamentos Social e da Faria Lima já estão sendo adequadas para receber o novo sistema. O “Sem Parar” permitirá que o pinheirense saia do Estacionamento sem precisar parar para fazer o pagamento no ato.

Entre os benefícios do sistema estão: mais praticidade, segurança e economia de tempo em filas. O mesmo dispositivo “Sem Parar” pode ser usado em diversos pedágios do Estado e de outros estabelecimentos. Mais informação no site: http://www.viafacil.com.br

COMO FUNCIONA Tudo é realizado de forma simples: um equipamento instalado no carro aciona automaticamente a cancela de entrada e saída dos carros que tiverem esse serviço e, ainda, é possível pagar o estacionamento após 30 dias, via cartão de crédito ou débito em conta.

Com o objetivo de facilitar a vida dos associados, o Pinheiros oferece mais essa facilidade, na utilização dos Estacionamentos do Clube. Pinheiros, um Clube comprometido com o associado.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

11


DE OLHO NO CLUBE

A FANC – Associação Espírita Fraternidade Nossa

Casa foi idealizada, há 18 anos, por Maria do Socorro Bastos e funcionava, inicialmente, na garagem de sua

Divulgação

RESPONSABILIDADE SOCIAL casa. Hoje, depois de muito esforço e dedicação, a ONG atende, diariamente, 80 crianças e suas famílias, ofere-

cendo assistência moral, física, psicológica, terapêutica

e pedagógica. Maria do Socorro foi a vencedora da 4ª edição do Prêmio Semeador do Bem, realizado no Bazar

do Bem Possível, que tem como objetivo premiar ONGs e pessoas que fazem a diferença.

Conheça detalhes do projeto e saiba como ajudar, na página: www.facebook.com/fancasa

CUIDADO COM O QUERO-QUERO Quem vai à Pista de Atletismo, nesta época do ano, pode encontrar um visitante de comportamento um tanto quanto inusitado: o passarinho Queroquero. Com voos rasantes, a ave esbarra nos pinheirenses que estão correndo, caminhando ou passeando e é preciso tomar cuidado.

Pistas de corrida, aeroportos e campos de futebol são os lugares favoritos do bicho, por serem áreas abertas e sossegadas, quando sem atividade. O Quero-quero, cujo apelido vem do som do canto, é típico da América do Sul e habita áreas de rios e lagoas.

12

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

Em algumas épocas, eles se reúnem para o acasalamento e fazem do local sua casa, construindo ninhos e defendendo o território de possíveis ameaças. O Clube já tomou medidas para os cuidados, tanto dos associados como dos pássaros.


DE OLHO NO CLUBE

Restaurantes Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

O PONTO Prato do Chef

Insalata Di Modena A sugestão do mês, do chef Pedro Gabriel, é uma salada com filé de frango ao molho agridoce, acompanhada de figo grelhado. Folhas de rúcula e crisps de alho poró fazem parte do prato.

R$ 21

SEDE SOCIAL Prato do Chef

Filé mignon com fricassé de cogumelos

Para janeiro, o chef Alencar Ribeiro sugere um prato de sabor intenso: filé mignon com bacon e o clássico bavaroise de abobrinha, que suaviza o sabor.

R$ 39

Vinho do mês CCR Prato do Chef

O chef Geraldo Moliterno apresenta, aos pinheirenses, a Moqueca Capixaba, preparada em panela de barro. De origem indígena, até o século XIX, a receita era considerada comida típica de comunidades ribeirinhas.

Em parceria com a Vero Vinhos, Bares e Restaurantes, o destaque é um vinho jovem, de cor amarela, com reflexos verdes, de aroma intenso de frutas tropicais e cítricas, fresco, com notas herbáceas e boa acidez. É excelente para aperitivos e acompanha muito bem pratos frescos e frutos do mar.

R$ 37

R$ 25

Moqueca Capixaba

Foto: Divulgação

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

13


DE OLHO NO CLUBE

Virou Notícia BAZAR DO BEM POSSÍVEL NA RIT TV

Divulgação

A presidente do Departamento de Assistência Social (DAS), Vera Dutra, gravou matéria para a RIT TV, explicando o funcionamento da 15ª edição do Bazar do Bem Possível. Foram 114 ONGs participantes, em três dias de evento.

Foto: João Pires

O ala/armador Leandrinho foi apresentado como reforço do Pinheiros/SKY para a temporada 2013/2014. Com passagens por grandes clubes do Brasil e também da NBA, o jogador falou na coletiva de imprensa, realizada no ginásio Henrique Villaboim, para veículos como Estadão, IG, Gazeta e BandSports.

NATAÇÃO NO GLOBO.COM

Divulgação

O treinador e jornalista especializado em Natação, Alexandre Pussieldi, visitou o Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA) para conhecer o trabalho desenvolvido com os atletas de alto rendimento do Clube. Na ocasião, o comentarista do SPORTV foi recebido pelos supervisores do CIAA, Gustavo e Murilo Drago, e pelo head coach da natação pinheirense, Marco Veiga.

14

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

JUDÔ NA TV GAZETA

O judoca Vinícius Panini concedeu entrevista à TV Gazeta e falou, emocionado, sobre a conquista do Hexacampeonato Nacional Interclubes. Na final, contra o Minas Tênis Clube, Panini decidiu o campeonato na terceira luta, quando venceu o adversário e comemorou a vitória.

Divulgação

BASQUETE EM DIVERSOS VEÍCULOS


ESPECIAL

ESPECIAL

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

José Salibi Neto é Chief Knowledge Officer da HSM, empresa que gera conteúdo para empresários, por meio de palestras ministradas por especialistas, nacionais e internacionais, em administração. Formado em Finanças e Marketing, pela Universidade da Carolina do Sul, o executivo conta, em entrevista à Revista Pinheiros, qual o segredo do sucesso. Salibi fala, ainda, sobre a vida pessoal e a paixão pelo Tênis.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

15


ESPECIAL

José Salibi Neto

“NA VIDA, A GENTE COMPETE PARA TUDO E NADA MELHOR DO QUE APRENDER A COMPETIR POR MEIO DO ESPORTE”

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

essenciais e tudo aprendido aqui e com meus pais, que me colocaram no Clube.

Qual a sua relação com o Clube e com o Tênis? Bom, os meus pais, Norma Salibi e José Salibi Júnior, se conheceram aqui no Clube. A minha mãe foi, na época dela, a melhor levantadora do Brasil e chegou à Seleção Brasileira. Meu pai nadava, mas mais por prazer. A minha mãe é formada em Educação Física e, então, está sempre estimulando o esporte. Aqui, no Clube, eu fiz praticamente de tudo: Ginástica Olímpica, Basquete e joguei no time de Vôlei do Pinheiros. Por intermédio de um amigo, o Tênis apareceu mais tarde na minha vida. Treinei, comecei fraco, mas, em pouco tempo, já despontava como um dos melhores do Brasil, na categoria Júnior. Por que o senhor parou? Eu joguei tudo o que tinha para jogar praticamente. Fui vice brasileiro Juvenil duas vezes e fui campeão brasileiro do Juvenil. Joguei pelo Pinheiros

16

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

até os meus 16 anos, depois eu fui para o Harmonia. Fui convidado para jogar em uma equipe de primeira classe, mais forte, mas continuei sendo associado do Clube. Pelo Pinheiros, eu tive vários títulos: Estaduais, Brasileiros e Sul-Americanos também. Depois, eu joguei até os 21, 22 anos e cheguei a jogar profissionalmente também. Fui rankeado no ATP. Quais lembranças e ensinamentos dessa época o senhor carrega até hoje? Ensinamentos da competição. Na vida, a gente compete para tudo e nada melhor do que você aprender a competir por meio do esporte. Para mim, o Pinheiros é o melhor clube do Brasil. Os ótimos professores e o alto nível do treinador me formaram como atleta. Para ser esportista de alto nível, você tem de ser bom atleta. Os fundamentos da competição, da atitude, do treinamento, da rotina, sempre foram

A sua vida profissional é marcada por ideias. O senhor escreveu um livro e fundou a HSM. Como surgiu a ideia de montar essa empresa? Foi com outro pinheirense, que jogava Tênis, o Harry Ufer. Sempre fomos amigos do Tênis, ele um pouco mais velho do que eu, e sempre falávamos em fazer algum negócio juntos. Notamos que, naquela época, faltavam informações de alto nível para a comunidade empresarial. Decidimos, então, fundar a HSM, cujo objetivo é trazer o melhor do mundo da gestão, os melhores pensadores para a comunidade empresarial, para seminários etc. E, logo, no começo, já foi um sucesso. Vocês esperavam ver esse sucesso? Não, a gente nunca imaginou que a empresa fosse durar 27 anos. Na verdade, ela acabou tendo vários outros acionistas e a gente vendeu a empresa lá trás, mas eu continuei. Hoje, o importante é que os principais acionistas são a RBS, do Sul, uma empresa de comunicação e a Anima Educação, uma empresa da área da educação. Eu continuo como Chief Knowledge Officer, que é o meu cargo, eu cuido do conhecimento. A HSM é uma das principais empresas do País, na educação executiva. Qual diferencial o senhor aponta na sua empresa que a faz se destacar? Principalmente o nível de palestrantes que nós trazemos, os grandes gurus da gestão. A gente conseguiu desenvolver um relacionamento com


ESPECIAL

os maiores nomes do mundo, como o Michael Porter, Philip Kotler e o William Ury. A HSM conseguiu se posicionar junto a esses grandes nomes, como uma empresa para eles trabalharem aqui no Brasil.

no Pinheiros. Então, o Clube está intimamente ligado à minha vida pessoal, profissional e familiar. Até brinco que talvez eu tenha sido concebido aqui.

Como vocês chegaram a esses nomes? Aí entra um pouco do esporte: a persistência, a vontade de vencer, a vontade de trazer os profissionais, tudo a gente foi conseguindo com o passar do tempo. Uma coisa foi sendo construída em cima da outra. Como surgem as ideias? Na verdade, eu sou um buscador de ideias. Eu sempre busco as principais cabeças do mundo, que acabam passando suas ideias ou por palestras, ou por artigos, ou via livros. Então, estou muito antenado com tudo isso. Meu trabalho principalmente é fazer a curadoria, pincelar aquelas coisas que realmente são importantes, dos grandes nomes já consagrados e dos nomes que estão surgindo. Esse é o nosso trabalho. Como surgiu a ideia de escrever um livro com 11 dicas? As pessoas que trabalham comigo sempre dizem que eu tenho bons insights. Na verdade, o insight é aquilo que você extrai de alguma situação, de algum conhecimento. Fomos convidados para escrever um artigo para uma revista, depois outro artigo. Aí eu fiquei pensando: ‘Se eu escrever mais oito artigos, dá um livro’. E aí surgiu o livro, que chegou a ser o segundo, na lista do Valor Econômico, e, na lista da Folha de S.Paulo, chegou ao número 7, se não me engano. Para quem não tinha pretensão... Muito da razão de escrever um livro também foi para dedicar ao meu pai e à minha mãe. Eu queria fazer uma dedicatória para que o mundo inteiro visse. Eles foram muito importantes na minha vida e essa é uma maneira legal de agradecer tudo o que fizeram por mim. Principalmente, colocar o esporte na minha vida e eu

Falando com gente mais inteligente do que você, lendo coisas importantes, viajando muito, procurando entender como o melhor é feito. Acho que um defeito do nosso País é não entender como o melhor é feito, e aí vai, mas não tem muito segredo, é juntar as partes. Juntar o que há de melhor no mundo inteiro. E saber aplicar. Como o senhor se define pessoal e profissionalmente? Inquieto, sempre buscando coisas novas, tirando prazer em aprender, em estar com gente melhor do que eu. Nunca achar que nós somos superiores. Basicamente isso.

Fala-se muito da sua carreira como uma carreira de sucesso. Existe um segredo? Trabalho duro, fazer o que gosta principalmente e, a partir do momento que você faz o que gosta, tem de tentar ser o melhor para o mundo nessa área, mesmo que você não consiga. O senhor trabalha com uma das áreas mais valorizadas, que é a do conhecimento. Tem como definir a importância do conhecimento hoje em dia? Na verdade, o conhecimento está aí para todo mundo. A gente vive num momento em que não existem mais barreiras para o conhecimento. Você pode pegar conhecimento em todo lugar que você vai, na internet, na Wikipédia, no Youtube. Você pode ver cirurgia, você pode ver qualquer coisa. Mas o principal é o que você extrai do conhecimento. Você tem de treinar sua cabeça para saber extrair o que realmente é importante. Porque informação tem aos montes, agora, para tirar o que é diferente, aí você tem que treinar muito. Como pode ser feito esse treinamento? Sendo curioso, falando com muita gente, ouvindo mais do que falando.

O que é para o senhor, hoje, pisar em uma quadra de Tênis? Tudo. Sou, ainda, totalmente ligado ao Tênis. Tenho na minha casa, comecei a colecionar, aos poucos, fotos profissionais de grandes tenistas, de todas as gerações. Eu diria que eu tenho a maior galeria de fotos de Tênis que existe no Brasil ou talvez no mundo, desde tenistas de 1930, até os de hoje. Fotos maravilhosas, são 130 fotos e crescendo ainda. Então, eu tenho essa paixão de ir, todos os anos, a um torneio grande ou a torneios menores. O Tênis também me dá muita paz e vendo uma partida me sinto feliz. Fico 14 horas assistindo direto, sem parar. As pessoas que estão comigo enlouquecem. É uma relação muito forte, já que foi o esporte que eu escolhi. Poderia ter escolhido outros, mas escolhi o Tênis. Como minha mãe foi voleibolista, ela sonhava que eu fosse o próximo jogador da Seleção Brasileira de Vôlei. Quando eu falei que não ia jogar mais Vôlei, ela ficou para morrer, porque ela foi da Seleção Brasileira e foi, talvez, uma das mais consagradas atletas. Ela está com 87 anos agora. Mas eu escolhi o Tênis que foi a minha paixão. Por ser um esporte global, o Tênis acabou me levando, despertando essa curiosidade de estar em lugares melhores e de eu tentar entender porque aquele outro lugar é melhor do que o nosso.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

17


ESPECIAL

Com a chegada do ano-novo, as energias são renovadas. O momento é de paz, esperança e planejamento. Depois do brinde da meia-noite é chegada a hora de colocar em prática as promessas feitas no fim de 2013. Emagrecer, realizar atividades físicas e voltar a estudar são alguns dos objetivos clássicos que traçamos para o novo ano.

18

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Falar é fácil, o complicado é cumprir essas metas. Pensado nisso, a Revista Pinheiros preparou algumas dicas para ajudar que seus planos saiam das ideias e virem realidade. Confira.


ESPECIAL

O QUE FAZER PRIMEIRO

O primeiro passo para ter um ano de sucesso é refletir sobre 2013. O que se teve de bom? E de ruim? Ao relembrar os pontos positivos do ano, é possível descobrir o que queremos repetir em 2014, pois trouxeram

felicidade para a vida. Já os pontos negativos nos ajudam a refletir sobre o que deve ser melhorado. Só com uma avaliação sincera do ano anterior é que conseguimos planejar o novo ano.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

19


ESPECIAL

TÁTICAS

Traçar estratégias é o segundo passo para mais 365 dias de sucesso e felicidade. É preciso descobrir quais são os interesses pessoais e o que se deseja para 2014. Se perder peso está na lista, comece procurando um bom endocrinologista. Agora, se a ideia é voltar a

METAS

Outro ponto crucial para que as promessas virem realidade é definir prazos. Ao colocar um limite de data nos nossos objetivos, temos como planejar melhor o desenvolvimento, ou seja, aonde queremos chegar. Assim, fica mais difícil ir empurrando com a barriga e

20

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

estudar, a tática é selecionar a área preferida e casá-la com a atividade do momento para fazer especial e ainda melhor este novo ano. Se o objetivo é comprar um imóvel, é a hora de começar a pesquisar sobre o ramo. Importante é criar métodos para conseguir realizar os sonhos.

os resultados aparecem no tempo esperado. Isso evita a procrastinação, tão presente na vida das pessoas. No fim do ano, vai dar para contabilizar os muitos planos que de fato se concretizaram, trazendo uma sensação de dever cumprido.


ESPECIAL

DRIBLE OS OBSTÁCULOS

É importante, também, ter certeza sobre a ideia que queremos que vire realidade. No meio do caminho, pode aparecer a vontade de desistir. Tenha em mente os motivos que o levaram a um determinado objetivo e siga em frente, sem deixar que sua promessa se perca

no meio do caminho. Se no fim de 2013 você traçou metas, é porque elas têm muito valor e merecem ser cumpridas, para que não virem promessas que serão repetidas na sua próxima lista de fim de ano.

TERMINE O QUE COMEÇOU

Não deixe para 2015 o que pode fazer em 2014. Essa deve ser a máxima deste ano, para que você conclua todos seus planos e possa criar e estabelecer novas metas. Nesta busca constante por se aprimorar e ser mais feliz, os planos de ano-novo têm papel

fundamental: o alcance dos objetivos, a superação e estar sempre alerta para novos desafios. Se já dá para caber novamente naquele vestido preto que ficava trancado no fundo do guarda-roupa, é hora de sonhar e realizar outros sonhos. E depois outros. E assim por diante.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

21


ESPECIAL

CANADÁ: A CAMINHO DA AURORA BOREAL Um dos fenômenos mais lindos do planeta, agora, nas páginas da Revista Pinheiros

Fotos e legendas: Maria Angela Barros

Emerald Lake, na Colúmbia Britânica. É a principal atração dos turistas que visitam o Parque Nacional Yoho.

Restaurante em Whitehorse, deliciosa gastronomia

Admirar belas paisagens é um dos prazeres de quem viaja. Rios, lagos, montanhas, além do pôr do sol e de vistas incríveis ficam guardados nas fotos e nos vídeos. Se observar essas belezas já faz valer a pena o passeio, que dirá presenciar um dos fenômenos naturais mais lindos do mundo: a Aurora Boreal?

22

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Paisagem ao norte de Yukon, no caminho para o Alaska

“A experiência foi sensacional, faz você sentir a força da natureza, a beleza única de um momento muito especial”, diz a pinheirense Maria Angela Barros. Resultante do choque de partículas de vento solar no campo magnético da Terra, que produz o efeito de luzes, cores e formas no céu, o evento ocorre apenas em alguns países, como Canadá, Rússia e Noruega.

Maria Angela esteve em Yukon, território do Canadá, onde o fenômeno acontece, e enfrentou o frio e a escuridão para, depois de 10 horas aguardando, contemplar a Aurora Boreal. “Tudo ficou mágico, a Aurora Boreal surpreende, encanta, envolve todos seus sentidos”, descreve. Confira as imagens.


ESPECIAL

Pôr do Sol em The Dome, nos arredores de Dawson City.

Os arredores de Whitehorse. A cidade fica às margens do Rio Yukon e sua economia é baseada no turismo.

Paisagem em Dawson City. A localidade foi palco da Corrida do Ouro de Klondike, em 1896.

Parque Nacional Kluane. Fundado em 1976, abriga o ponto mais alto do Canadá: o Monte Logam.

Confira outras dicas e fotos no site do Clube. Esta seção foi criada para os pinheirenses relatarem, com fotos e legendas, as suas viagens. Se você tem uma experiência inesquecível no Brasil ou exterior e quer compartilhar, mande um email para: revista@ecp.org.br

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

23


APLAUSO

Foto: Divulgação

A 3ª edição do Open Day Cult apresenta os diversos cursos culturais oferecidos pelo Clube. Os pinheirenses têm contato com os professores, conhecem os cursos e os métodos de aprendizagem empregados. Por meio das aulas, o Pinheiros possibilita, aos interessados, aprender e/ou desenvolver suas habilidades em determinada área.

Os eventos promovidos pelo Esporte Clube Pinheiros possuem alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndio.


Divulgação

APLAUSO

18 de janeiro, sábado, 21h Restaurante da Sede Social

8 de fevereiro, sábado, 21h Restaurante da Sede Social

Animação: Super Banda S.A. Idade: a partir de 18 anos Traje: passeio (proibido tênis) Associado: R$ 55 Convidado de associado: R$ 85. Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou Estacionamento Social, portando o convite do evento. Rolhas: R$ 18 para whisky e R$ 12 para vinho Venda: na Central de Atendimento, a partir de 3/1 Reserva de mesa: confirmada, mediante pagamento, até dia 16/1 Atenção – Convite adquirido não será reembolsado. Frequentador habitual e cadastrado recebe convite para comemorar o aniversário. Preencha o ingresso, com nome e matrícula, para que seja efetuado o cadastro.

Animação: Talismã Idade: a partir de 18 anos Traje: passeio (proibido tênis) Associado: R$ 55 Convidado de associado: R$ 85. Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou Estacionamento Social, portando o convite do evento. Rolhas: R$ 18 para whisky e R$ 12 para vinho Venda: na Central de Atendimento, a partir de 24/1 Reserva de mesa: confirmada, mediante pagamento até dia 6/2 Atenção - Convite adquirido não será reembolsado. Frequentador habitual e cadastrado recebe convite para comemorar o aniversário. Preencha o ingresso, com nome e matrícula, para que seja efetuado o cadastro

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

25


APLAUSO

TEATRO ADULTO SELEÇÃO DE CASTING ROQUE SANTEIRO

29 de janeiro, quarta, 20h30

O grupo de teatro do Pinheiros está convocando interessados em participar da próxima montagem teatral: a peça O Berço do Herói, também conhecida como Roque Santeiro, obra de Dias Gomes. A estreia está prevista para maio. Inscrição: na Central de Atendimento, para processo de escolha do elenco que ocorrerá no dia 29 de janeiro, 20h30, na sala de ensaios do Teatro. O Berço do Herói ou Roque Santeiro faz parte de uma trilogia sobre os falsos mitos, histórias em que Dias Gomes desvenda nossa realidade com dosada combinação de brasilidade, consciência social e humor. O enredo mostra uma cidade onde toda a economia explorada pelo turismo gira em torno do mito de um herói de guerra saído da comunidade.

Dreamstime

A peça foi sucesso na TV, quando o autor a adaptou para a rede Globo, na década de 1980. São inesquecíveis os personagens de Sinhozinho Malta, Viúva Porcina, Zé das Medalhas, Roque Santeiro e outros.

TEATRO INFANTIL

INTERATIVO MULTIMÍDIA MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO 22 e 23 de fevereiro, Sábado e domingo, 15h30 Auditório do CCR Venha ser você o novo amiguinho dessa turminha, porque ter amigos é o melhor presente!

26

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Venha se divertir com os irmãos Clarinha e Manezinho e seus bichinhos de estimação. Tudo começa quando os irmãos assistem a um programa de televisão sobre o mundo animal e saem nessa aventura em busca de dois bichinhos de estimação, um vaga-lume e uma corujinha. A partir daí se desenrola uma divertida história, na qual Manezinho e Clarinha vão aprender muitas coisas sobre respeito com os animais, responsabilidade e principalmente sobre o que é ter amigos de verdade.

Associado: R$ 10 Convidado de associado: R$ 15 Convite na Central de Atendimento, a partir de 1º de fevereiro.


APLAUSO

III OPEN DAY CULT

Fotos: Divulgação

8 de fevereiro, sábado, 10 às 16h Alameda Principal

Com uma grade de horário variada, tanto as crianças como os adultos podem aproveitar. Criado para apresentar os mais de 18 Cursos Culturais oferecidos no Clube, o evento, que está na 3º edição, será uma ótima oportunidade para os pinheirenses terem contato direto com os professores, conhecerem os cursos, os métodos, o material que os professores usam em sala de aula, além de ter um dia repleto de atividades culturais com apresentações no palco. O Departamento Cultural promove Cursos em diferentes áreas da cultura, como: artes plásticas, músicas, dança, idiomas, teatro e fotografia. Tem como objetivo juntar a comodidade de estar em um espaço diferenciado dentro da cidade de São Paulo e oferecer ao associado uma oportunidade de conhecer e aperfeiçoar suas habilidades em alguma área de interesse.

PROGRAMAÇÃO Show com André Parisi e Conjunto Língua Brasileira André Parisi e Conjunto Língua Brasileira retornam ao palco do Open Day Cult para mais uma grande apresentação. O grupo preza pela qualidade musical e por um repertório selecionado. Nas apresentações, é impossível não se emocionar com sucessos imortalizados na música popular brasileira, por artistas como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Noel Rosa, entre outros. Apresentação da Dança de Salão Com os Professores Eduardo e Silvia Poças Leitão Com Marco Antônio Jazz Alunas da Profª. Cristiana Pontes Show com o professor de Violão Carlos Laudares O associado poderá visitar os estandes dos cursos realizados aqui no Pinheiros: Desenho e Pintura, Francês, English for Pleasure, Espanhol, Italiano, Inglês Infantil, Aulas de Jazz, Aulas de Ritmos, Dança de Salão, Dança do Ventre, Sapateado, Teclado e Piano, Violão, Aquarela, Oficina de Artes, Teatro Infantil, Informática, Clown e Fotografia. Grade sujeita à alteração. Em caso de chuva, o evento será realizado no dia 9/2 (domingo).

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

27


APLAUSO

FEIJOADA CARNAVALESCA 22 de fevereiro, Salão de Festas 12 às 18h30

Foto promocional MZA

Show Especial: Martinho da Vila Show: Escola de Samba Vai-Vai

O tradicional evento que abre as comemorações do Carnaval no Clube contará com a apresentação do compositor e cantor Martinho da Vila. O compositor surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com o partido alto Menina Moça e, no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando o clássico samba Casa de Bamba. Sua carreira de cantor profissional começou no início de 1969, quando lançou o LP intitulado Martinho da Vila, que foi o maior sucesso do Brasil em execução e vendagem, com grandes sucessos como Casa de Bamba, O Pequeno Burguês e outros que se tornaram clássicos, como Quem é Do Mar Não Enjoa, Iaiá do Cais Dourado e Tom Maior.

28

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Associado: R$ 100 Associado menor (7 a 12 anos): R$ 50 Convidado de associado: R$ 170 Convidado menor (7 a 12 anos): R$ 70 Menores de 6 anos não pagam, mas é necessário reservar lugar na mesa. Recreação infantil Bufê de feijoada completa Bebida: refrigerante, água, chope, mesa de batidas e caipirinha de limão. Cada convite dá direito a uma camiseta personalizada para maiores de 13 anos Vendas a partir de 18 de janeiro na Central de Atendimento Pagamento em 3 vezes nos cartões Visa, Mastercard e Amex


APLAUSO

BAILE DE CARNAVAL 4 de março, Salão de Festas 22 às 3h

Está de volta o Baile da Folia. Venha relembrar os velhos tempos de muita animação e alegria no Clube.

MATINÊ DE CARNAVAL 4 de março, Salão de Festas 15 às 19h

A tradicional folia dos pequenos pinheirenses já tem data marcada. Anote na agenda e venha curtir o carnaval, como antigamente. CONVITE Associado: entrada franca, mediante apresentação do Cartão Pinheiros Acompanhante de associado (devidamente cadastrado e na companhia do associado): entrada franca Menor de 5 anos: entrada franca Convidado de associado: R$ 55 Convite: Na Central de Atendimento

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

29


APLAUSO

PINHEIROS RECEBE PRÊMIOS NA XV MARATONA CULTURAL ACESC 2013 Na décima quinta edição da Maratona Cultural ACESC, o Pinheiros marcou presença, com entusiasmo e talento, em diversas categorias, sendo premiado nos concursos de Artes Plásticas, Fotografia, Literatura e Teatro. Confira os vencedores. CRÔNICA ADULTO 2º Lugar: Maria Lúcia Mazzei de Alencar PINTURA FIGURATIVA 1º Lugar: Marinalva Rosa PINTURA ABSTRATA 3º Lugar: Ana Gentil NAIF 1º Lugar: Denise Faro 2º Lugar: Fernando Arruda

ATRIZ COADJUVANTE INFANTO-JUVENIL 2º Lugar: Cris Cabianca – Espetáculo: ENCANTADA ATOR INFANTO-JUVENIL 3º Lugar: Henrique Pessoa – Espetáculo: ENCANTADA DIRETOR INFANTO-JUVENIL 2º Lugar: Carlos Mira – Espetáculo: ENCANTADA

ESCULTURA FIGURATIVA 2º Lugar: Vera Lúcia Almeida Prado Corrêa

ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL 3º Lugar: ENCANTADA

FOTO COLORIDA SEM MANIPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL 3º Lugar: Nina Sparovek

SOM CATEGORIA ADULTO 3º Lugar: Filippe Pipeta – Espetáculo: O BEM AMADO

FOTO PB COM E SEM MANIPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL 3º Lugar: Nina Sparovek

ILUMINAÇÃO ADULTO 1º Lugar: Eduardo Guindo Leonel – Espetáculo: O BEM AMADO

FOTO COLORIDA COM MANIPULAÇÃO ADULTO 2º Lugar: Chantal Christine Limay

CENOGRAFIA CATEGORIA ADULTO 2º Lugar: Junior Tupinambá – Espetáculo: O INSPETOR GERAL

FOTO PB SEM MANIPULAÇÃO ADULTO 1º Lugar: Chantal Christine Limay

FIGURINO ADULTO 2º Lugar: Ana Maria – Espetáculo: O INSPETOR GERAL

FOTO PB COM MANIPULAÇÃO ADULTO 3º Lugar: Ilse Klasing Spavorek

ATOR DESTAQUE CATEGORIA ADULTO 2º Lugar: Paulo Casella – Espetáculo: O INSPETOR GERAL

SOM INFANTO-JUVENIL 2º Lugar: Rosana Thurmann – Espetáculo: ENCANTADA

ATRIZ DESTAQUE CATEGORIA ADULTO 2º Lugar: Mariana Siqueira – Espetáculo: O INSPETOR GERAL 1º Lugar: Mariana Gouveia – Espetáculo: O BEM AMADO

ILUMINAÇÃO INFANTO-JUVENIL 3º Lugar: Rosana Thurmann – Espetáculo: ENCANTADA CENOGRAFIA INFANTO-JUVENIL 2º Lugar: Carlos Mira e Fernanda Izarra – Espetáculo: ENCANTADA FIGURINO INFANTO-JUVENIL 3º Lugar: Ana Maria Hoop – Espetáculo: ENCANTADA

30

ATRIZ REVELAÇÃO INFANTO-JUVENIL 1º Lugar: Luiza Monteiro – Espetáculo: ENCANTADA 3º Lugar: Luiza Robic – Espetáculo: ENCANTADA

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

ATOR ADULTO 2º Lugar: Carlos Mira - Espetáculo: O BEM AMADO ATRIZ ADULTO 3º Lugar: Suzy Liki - Espetáculo: O INSPETOR GERAL


APLAUSO

PORTARIAS, PORTEIROS E SUAS HISTÓRIAS... Créditos: Adriano Caliman e Arquivo Centro Pró-Memória Hans Nobiling

Controlar a entrada e a saída de pessoas sempre foi uma preocupação da administração do Clube, cumprida com maior ou menor rigor na medida em que o número de associados foi aumentando e que o panorama de segurança, ou melhor, de “insegurança” da cidade foi se alterando ao longo dos anos. Houve um tempo em que o isolamento da área do Pinheiros era feito apenas por cercas vivas, formadas por vegetação. Alguns associados confessam que frequentemente faziam a “molecagem” de entrar nas dependências do Clube se esgueirando entre as plantas, apenas para cortar caminho e não ter de andar um trecho maior até a portaria. Muitos se lembram de Pedro da Cruz Menezes, um porteiro muito especial, chamado de “Seu Pedrinho”, que conhecia todos os associados pelo nome e controlava a portaria confiando em sua facilidade de memorizar fisionomias. Seu Pedrinho começou a trabalhar no Clube em 1951 e tornou-se gerente de campo em 1987. O associado Alfredo Zanussi contou sobre isso em seu depoimento para o Museu Oral, em 1996: (...) Antes de ter a sede social aqui, nós tivemos uma época em que o Clube dava os bailes no Clube Homs, na Av. Paulista, que tinha uma escadaria e não havia controle por computador, essas coisas. Quem controlava a entrada do pinheirense era um porteiro de nome Pedrinho e ele sabia nome, idade, suspensões, atraso de pagamentos, família, namorada de todos os associados do Clube. Ele era um computador ambulante. Esse homem ficava em cima da escada e fazia entrar sócios, não sócios, amigos, impedia, suspendia, ele era a porta do Clube, ele não era o porteiro, era a fechadura do Clube. (...)

Antiga portaria do Germania, na década de 1930.

Seguranças do Clube, na portaria do estacionamento subterrâneo, em 1987.

A associada Dulce Arena Avancine também registrou suas lembranças, em 1992: (...) Os porteiros que marcaram época naquele tempo foram Antonio, André, o Senhor Alfredo, um senhor tranquilo, gordo, e que, com muita paciência, atendia a criançada que entrava pela Rua Tucumã, o Pedrinho, muito esperto, apressado, vigiava todo mundo, pegava a molecada fazendo arte, levava para a Diretoria, não tinha choro. (...) Logo, as carteirinhas de identificação tornaram-se fundamentais para o acesso ao Clube e a implantação de tecnologias mais avançadas tornou-se imprescindível, lançando-se mão até do uso da biometria para o acesso a algumas áreas, como o Fitness e a Piscina.

Pedrinho, na portaria da piscina externa, próxima aos antigos vestiários.

Nova portaria do Tênis, inaugurada em 2013.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

31


APLAUSO

Filmes

As palavras

O tempo e o vento Jayme Monjardim

Richard Linklater

Com: Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Fernanda Montenegro

Com: Julie Delpy, Ethan Hawke e Seamus Davey-Fitzpatrick

Thierry Binisti Com: Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby e Hiam Abbass

Com: Bradley Cooper, Zoe Saldana e Dennis Quaid

Tal e Naïm nasceram em um terreno de terra queimada, onde os pais costumam enterrar seus filhos. Entretanto, as vidas deles são bem diferentes. Tal tem 17 anos, é judia e mora em Jerusalém, enquanto Naim tem 20 anos, é palestino e mora em Gaza. Uma garrafa jogada ao mar pode mudar a situação entre eles, trazendo forças para que suportem essa dura realidade.

Rory Jansen é um jovem escritor que finalmente alcançou o que procurava: o sucesso literário. Mas há um senão nessa história: ele não escreveu o livro. Agora, o passado assombra Jansen. Em algum momento ele será forçado a enfrentar o alto preço que deve ser pago por roubar o trabalho de outro homem.

Rio Grande do Sul, final do século XIX. As famílias Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição.

Nove anos após os eventos de Antes do Pôr-do-sol, Jesse e Celine vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank, o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem.

Drama/ 89 minutos/ França e Israel / 2013/ 12 anos 3 de janeiro Sexta /16h30 e 20h30

Drama / 96 minutos / EUA / 2012 / 12 anos 4 e 5 de janeiro Sábado e domingo / 18h e 20h30

Drama / 127 minutos / Brasil 2013 / 14 anos 24 de janeiro Sexta / 16h30 e 20h30

Romance / Drama / 108 minutos EUA / Grécia / 2013 / 14 anos 31 de janeiro Sexta / 16h30 e 20h30

DESTAQUE O amante da rainha Nikolaj Arcel Com: Mads Mikkelsen, Alicia Vikander e Mikkel Boe Folsgaard

Século XVIII. Caroline Mathilde é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII. Em viagem pela Europa, a saúde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento médico torna-se necessário. Drama / 136 minutos / Dinamarca / 2013 / 14 anos 26 de janeiro Domingo / 18h e 20h30 Confira a programação completa do Cinema no Guia.

32

Antes da meia noite

Brian Klugman e Lee Sternthal

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Fotos: Divulgação

Uma garrafa no mar de Gaza


APLAUSO

LIVROS

O Enigma de Espinosa

As verdades que ela não diz

Como água de chuva

Irvin D. Yalom

Marcelo Rubens Paiva

Sandra Brown

Quando o jovem Alfred Rosenberg, de 16 anos, é chamado a comparecer à sala do diretor de sua escola devido a suas ideias antissemitas, em um discurso apresentado aos alunos, ele é forçado, como punição, a memorizar passagens sobre Espinosa na autobiografia do poeta alemão Goethe. Rosenberg fica chocado ao descobrir que Goethe, seu ídolo, era um grande admirador do filósofo judeu do século XVII, Baruch Espinosa.

Em “As Verdades Que Ela Não Diz”, Marcelo Rubens Paiva faz uma divertida e afetuosa abordagem do singular universo feminino que, como o próprio futebol, é também uma caixinha cheia de surpresas. E já que os homens mentem, imagine as verdades que as mulheres não dizem? As ruas, os bares, as festas, os motéis, o escritório e a academia são alguns dos cenários por onde circulam os personagens desse novo livro.

Uma história sobre o amor, o caráter e a compaixão, encenada nos Estados Unidos da época da Grande Depressão. A protagonista é Ella Barron, dona de uma pensão que vive para o trabalho e a criação de Solly, um garotinho fechado em um mundo próprio, que costuma despertar nas pessoas um misto de curiosidade e medo. A chegada de um novo hóspede abala as convicções de Ella, numa trama que busca tratar de temas como honra, sacrifício, amor e preconceito.

Chá de Sumiço Marian Keyes

Helen Walsh não vive um bom momento. O trabalho como detetive particular não vai bem, o apartamento foi tomado por falta de pagamento e um ex-namorado surge com uma proposta de trabalho: encontrar o desaparecido músico da Laddz. Precisando do dinheiro, ela se vê forçada a aceitar, o que causa uma confusão em sua cabeça ao conviver com o ex. Chá de Sumiço é diferente de todos os romances do gênero e a protagonista é a heroína perfeita para os novos tempos.

Pimentas: Para provocar um incêndio não é preciso fogo Rubem Alves

Trata-se de um livro de contos sobre diversos assuntos da contemporaneidade. São textos curtos e irreverentes, muitas vezes polêmicos, que tanto contagiam o público de Rubem Alves.

Fotos: Divulgação

DESTAQUE

Os livros indicados podem ser encontrados na Biblioteca do Clube.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

33


APLAUSO

IDIOMAS FRANCÊS E FRANCÊS ESPECIAL

Profª Huguette Schulze-Blanck Segunda e quarta *Básico I ou Pré-Intermediário: 10h30 às 11h20 Pré-Adiantado: 14 às 14h50 Adiantado I: 11h35 às 12h50 Adiantado II: 9h10 às 10h25 Terça e quinta Intermediário: 11h40 às 12h30 Intermediário: 17 às 18h15 Adiantado III: 14h15 às 15h30 Adiantado III: 15h30 às 16h45 Local: Auditório do CCR - Sala A (atrás do palco) Início: 4/2 *Prevalecerá a turma que se formar primeiro. Horários sujeitos à alteração, favor confirmar com a professora, no ato da inscrição.

ENGLISH FOR PLEASURE

Profª Odila Moraes Terça Básico: 8 às 9h30 Intermediário/ Avançado: 9h30 às 11h e 14h30 às 16h Avançado: 16 às 17h30 Quinta Intermediário: 14h30 às 16h Local: Auditório do CCR - Sala B (atrás do palco) Início: 4/2

ESPANHOL

Coordenador – Plinio Gherardi Quinta Básico: 9 às 10h30 – Prof. Igor Reyes Pré-Intermediário: 10h30 às 12h – Prof. Igor Reyes Básico: 19 às 20h30 – Prof. Igor Reyes Local: Auditório do CCR - Sala B (atrás do palco) Pré-Intermediário: 19 às 20h30 – Profª. Maria Inês Alanis Local: Auditório do CCR - Sala A (atrás do palco) Início: 7/2

34

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Profª Emanuela Maria Guidorizzi Segunda Básico iniciante: 10h30 às 12h30 Intermediário II: 8h30 às 10h30 Intermediário II: 14 às 16h Quarta Intermediário I: 8h30 às 10h30 Intermediário II: 10h30 às 12h30 Avançado: 14 às 16h Local: Auditório do CCR - Sala B (atrás do palco) Início: 3/2 As aulas terão duração de 2 horas, durante as 3 primeiras semanas do mês. Na última semana do mês não haverá aula.

DANÇA DE SALÃO

Prof. Marco Antônio Gomes Segunda-feira Básico/ Intermediário: 20h30 às 22h Local: Sede Social Início: 3/2

DANÇA DE SALÃO

Madame Poças Leitão Profs. Eduardo e Silvia Poças Leitão. Terça-feira Adiantados: 20 às 21h30 Principiantes: 21h30 às 23h Quinta-feira Intermediário I: 20 às 21h30 Intermediário II: 21h30 às 23h Local: Restaurante - Sede Social Início: 9/1

INGLÊS INFANTIL

Profª Alix Berks Terça 3 a 4 anos, 14 às 14h50 4 a 5 anos, 15 às 15h50 5 a 6 anos, 16 às 16h50 Início: 4/2 Local: Auditório do CCR Sala do Núcleo (atrás do palco)

DANÇAS AULAS DE JAZZ

Profª Cristiana F. V. Pontes Terça e quinta Básico II: 17 às 18h Básico II: 18h15 às 19h15 Local: Espaço Administrativo Sala B (Cozinha Experimental, próximo à piscina) Sexta Básico I: 10h30 às 11h30 – Sala 2 do Ballet Início: 4/2

AULAS DE RITMOS

Prof. Edison Cruz Quinta Horário: 20 às 21h30 Local: Espaço Administrativo - Sala B (Cozinha Experimental) Início: 6/2

Dreamstime

CURSOS

ITALIANO


Profª Fernanda Marques Quarta Intermediário: 19h30 às 20h30 Sexta-feira Intermediário: 20h40 às 21h40 Local: Centro Esportivo - Sala 3 (5º andar) Início: 5/2

SAPATEADO

Coordenadora Kika – Profª Josi Local: Espaço Administrativo - Sala B (Cozinha Experimental) Início: 3/2 Atenção – está sendo aberta uma turma, 19h30, segunda e quarta, para o público adulto (iniciante) que queira aprender Sapateado. Pré-inscrição na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

MÚSICA TECLADO E PIANO

Profª Vivian Aguiar Hespanhol Borgmann Teclado com Musicalização Infantil: voltado para crianças a partir dos 5 anos. Contribui para o desenvolvimento global da criança. Piano Popular: indicado para tocar em conjunto ou acompanhar. Piano Clássico: técnica pianística, com referência de interpretação. Cursos ministrados por professora pósgraduada, autora de métodos, com experiência de 20 anos no ECP. Agende uma aula experimental! Teclado: oferecido para todas as idades. Quarta Turma das 10 às 19h, aula de 50min. Local: Piano’s Bar - Sede Social Início: 5/2

VIOLÃO

Prof. Carlos Laudares Aulas individuais. 50 minutos/aula.

Quinta-feira: 9 às 19h Sexta-feira: 14 às 19h Local: Auditório do CCR - Sala do Núcleo (atrás do palco) Início: 6/2

Dreamstime

DANÇA DO VENTRE

APLAUSO

ARTE DESENHO E PINTURA

Profª Maria Alice Bittencourt de Paula Souza Terça: 8h30 às 11h30 Sexta: 8h30 às 11h30 Local: Sala de Carteado - Sede Social Início: 4/2

OFICINA DE ARTES

Profª Ana Gentil Terça: 14h30 às 16h Local: Espaço Administrativo - Sala B (Cozinha Experimental) Início: 4/2 Importante: O curso somente será efetivado se atingir um número mínimo de alunos.

TRICÔ, CROCHÊ E TAPEÇARIA

Quinta, 14 às 16h Local: Piano’s Bar - Sede Social

FOTOGRAFIA

Com Nelson Paim Quarta: 19h30 às 21h30 Duração: 8 semanas Início: 5 de fevereiro Término: 2 de abril de 2014 Local: Sala de Conferências Sede Social Inscrição na Central de Atendimento. Valor: R$ 394,00 (pode ser dividido em até três parcelas iguais) Horários sujeitos à alteração. Favor confirmar no ato da inscrição.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

35


APLAUSO

OS BENEFÍCIOS DA DANÇA SÊNIOR A Revista Pinheiros conversou com a professora do curso de Dança Sênior, Judith Toyoko, formada em fisioterapia pela USP e coordenadora de Dança Sênior do Estado de São Paulo. O que é a Dança Sênior? É uma atividade física recreativa para a terceira idade, que promove saúde com alegria. Quais são as suas peculiaridades? São adaptações de danças folclóricas de diversos países para as possibilidades físicas da pessoa idosa: movimentos de baixo impacto, sem esforços intensos e realizados em grupo. A Dança Sênior se iniciou na Alemanha, em 1971, e é praticada em vários países. Que tipos de movimentos compõem a Dança Sênior? São três tipos de movimentos: - Gerontoativação: movimentos de pequenas articulações das extremidades; - Dança sentada: para idosos com limitações físicas ou mentais, dificuldades de locomoção ou equilíbrio; - Dança em pé: em pares, em roda, em fileira, em quadrilhas ou soltos. Quais são os benefícios na saúde do idoso? Os benefícios são evidentes na esfera física, mental, emocional e social. Quais são os benefícios físicos? A movimentação do corpo contribui para a preservação

da massa muscular e óssea, flexibilidade das articulações e função cardiovascular. Desenvolve, ainda, a coordenação motora e o equilíbrio. A melhoria da oxigenação do organismo como um todo aumenta a resistência a doenças. Quais são os benefícios na esfera mental? Na esfera mental, previne o declínio da função cognitiva pelo exercício mental para a memorização e execução das coreografias e aperfeiçoa a noção de lateralidade e orientação espacial. Quais são os benefícios na esfera emocional e social? Na esfera emocional, as músicas alegres e contagiantes levantam o astral e a valorização de habilidades leva à melhoria da autoestima e da qualidade de vida. Rostos iluminados com sorriso constante são o resultado imediato dessa atividade. Na esfera social, sendo uma atividade em grupo, estimula as relações interpessoais, aprimorando o sentimento de afeto, amizade e tolerância. Qual é a qualificação necessária para promover grupos de prática de Dança Sênior? É necessária a preparação em Cursos para Formação de Dirigentes de Dança Sênior, que são coordenados pelo Ancianato Bethesda, com sede em Joinville, Santa Catarina.

Fotos: Divulgação

Dê mais vida aos anos!

36

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Terça, 14h30 às 16h Salão de Festas Valor único: R$ 50 mensais. Somente para associados. Pré-Inscrição: até 14 de janeiro na Central de Atendimento Pagamento do curso: 21 a 31 de janeiro Início das aulas: 4 de fevereiro


GIRO

O Pinheiros confirmou o favoritismo e se sagrou campeão da Liga Nacional Feminina/V Troféu Olga Pinciroli de Polo Aquático. A atleta do Pinheiros e da Seleção Brasileira, Izabella Chiappini, foi a vencedora do Prêmio Brasil Olímpico na modalidade, premiação concedida ao atleta que apresentou melhor desempenho durante o ano. Outro pinheirense que venceu foi o associado Fernando Reis, no Levantamento de Peso.

Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

ESPORTIVO


GIRO ESPORTIVO

PINHEIROS/SKY É DESTAQUE NO NBB Equipe do Clube faz uma ótima campanha e luta para chegar à final do campeonato, em março de 2014 Fotos: João Pires

Enquanto o Pinheiros/SKY se mantém na elite do Novo Basquete Brasil, a equipe de jogadores se destaca nas estatísticas. Leandrinho é o 1º na média de pontos marcados, com 22.20 cestas por jogo. Nos lances livres, o atleta pinheirense está em 5º, com 6.00. Joe Smith se destaca em assistência, com uma média de 5.43, e fica em 4º lugar. Nos arremessos, o jogador pinheirense se sobressai, também em 4º lugar, com média de 3.00. Já o norte-americano Shamell está em 3º, em eficiência. Por equipes, o Pinheiros mantém o 2º lugar, com 82.88 pontos por jogo, atrás somente do Brasília, que tem 83.33. Em tocos, o time detém a liderança, com média de 4.00, por partida. O NBB será disputado até março de 2014 e o Pinheiros/Sky vai brigar para conquistar a inédita medalha de ouro para o Clube.

Confira a agenda dos primeiros jogos de 2014 5/1

Pinheiros/SKY x Liga Sorocabana, no Clube

8/1

Pinheiros/SKY x Paulistano/Unimed, no Clube

11/1

Icatu/Minas x Pinheiros/SKY

13/1

Espírito Santo/Basquetebol x Pinheiros/SKY

18/1

Pinheiros/SKY x São José/Unimed/Vinac no Clube

30/1

Macaé/Basquete x Pinheiros/SKY

1/2

Flamengo x Pinheiros/SKY

4/2

Winner/Kabum/Limeira x Pinheiros/SKY

6/2

Pinheiros/SKY x Mogi das Cruzes/Helbor no Clube

8/2

Pinheiros/SKY x Basquete Cearense, no Clube

PATROCÍNIO

38

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

HIdratação


GIRO ESPORTIVO

PINHEIROS NA SUPERLIGA FEMININA Fotos: Ricardo Bufolin

Após uma parada nos jogos da Superliga Feminina, para as festas de fim de ano, as equipes voltam à competição mais importante do País. Com uma ótima campanha ao longo da primeira fase, o time pinheirense, que ficou cinco partidas invicto, continua para se manter entre os quatro primeiros e disputar a etapa final. Neste mês, as atletas pinheirenses voltam aos trabalhos, para a última rodada do 1º Turno. O 2º Turno começa em seguida, com uma partida entre Pinheiros e São Bernardo Vôlei, o jogo 97 da Superliga. CONFIRA OS JOGOS QUE SERÃO REALIZADOS NO CLUBE, em 2014 7/1

19h30: PINHEIROS x SÃO BERNARDO VÔLEI

10/1

19h30: PINHEIROS x MINAS TÊNIS CLUBE

21/1

19h30: PINHEIROS x BARUERI

28/1

19h30: PINHEIROS x SESI - SP

CO PATROCÍNIO

HIdratação

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

39


GIRO ESPORTIVO

PINHEIROS EM AÇÃO

Fotos: Depto. de Esportes

Futebol Society no Clube TORNEIO INTERNO Em novembro, ocorreram as finais do Torneio Interno e o novo time que recebeu o nome de Futevôlei venceu a decisão contra os Los Terribles por 4 a 3. A final da Taça Prata foi

Equipe Futevôlei

com a equipe do Avaí, que enfrentou o Juventus e sagrou-se campeã, vencendo por 4 a 2. Na disputa de 3º e 4º lugares da Taça de Ouro, a equipe do Quilmes venceu o Rastafary Vibration, com o placar de 5 a 0.

Equipe Los Terribles

Futebol Adulto no Clube CAMPEONATOS INTERNOS

40

SUPER MASTER A final da Super Master, em novembro, teve o confronto entre as equipes do Grêmio e do Goiás. Após uma partida com poucas chances de gol no tempo normal, a decisão ficou para os pênaltis. A equipe do Goiás se sobressaiu e sagrou-se campeã, vencendo a disputa por 3 a 1.

SÊNIOR Na Sênior, a final foi entre dois times tradicionais River e Fluminense, que reeditaram a decisão de anos anteriores. O pinheirense Giuseppe Dioguardi fez, no primeiro tempo, o gol que garantiu o título ao Fluminense.

Goiás

Fluminense

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

MASTER A Taça Ouro foi vencida pela equipe Boca Juniors, que derrotou a equipe Liverpool pelo placar de 3 a 2. A Taça Prata foi vencida pela equipe Arsenal que venceu o Germânia por 1 a 0.

PRINCIPAL PENTACAMPEÃO O Atlético-PR conquistou o pentacampeonato da categoria Principal. Desde sua fundação, há 11 anos, foram 10 finais disputadas e 5 títulos.  Em 2013, o Furacão venceu o Vasco por 1 x 0.  

Boca Juniors

Atlético-PR

Futebol Menor no Clube CAMPEONATO INTERNO COPA SUL-AMERICANA Em novembro, houve o encerramento do Campeonato Interno do 2º Semestre - Copa Sul-Americana, com as finais da Taça Ouro. SUB 9 O jogo foi decidido apenas na prorrogação, após uma partida sem gols, no tempo normal. A vitória do Peñarol sobre o River Plate saiu logo no primeiro minuto do 1º tempo da prorrogação, mas o jogo esteve aberto até o último segundo. O terceiro lugar ficou com o Deportivo Cali.

Peñarol

SUB 11 Após um empate de 1x1, entre Estudiantes e Sporting Cristal, houve prorrogação. Estudiantes fez um gol logo na saída de bola, no início do 1º tempo da prorrogação, que acabou desestabilizando o Sporting Cristal e garantindo o titulo. A medalha de bronze ficou com Universidad Católica.

Estudiantes

HIdratação

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

41


GIRO ESPORTIVO

SUB 13 O Universidad Católica abriu o placar logo aos 2 minutos do 1º tempo e o Boca Juniors foi buscar o empate no minuto final deste mesmo período. Quando tudo parecia caminhar para o intervalo, o Universidad Católica teve um pênalti bem convertido e garantiu o título. O terceiro lugar no pódio ficou com o Deportivo Cali.

Universidad Católica

PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO Foi realizado, em novembro, no Campo A, a festa de encerramento das atividades do Futebol Menor 2013. Cerca de 600 crianças estiveram presentes e mais de 500 pais lotaram as arquibancadas, o Bar do Futebol e os arredores do Campo. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o Presidente do Conselho Deliberativo, José Manssur e o Presidente, Luís Eduardo Dutra Rodrigues. Universidad Católica

SUB 15 O Universidad Católica não deu chances ao adversário e, com 2 gols ainda no 1º tempo, controlou o placar e o jogo, garantindo o título. Na segunda posição ficou Peñarol e, na terceira, Libertad.

O evento contou, ainda, com a presença da associada e atriz Maria Fernanda Cândido, que participou da premiação, já que tem dois filhos participantes das categorias Sub 5 e Sub 7. Após a execução do Hino Nacional, ocorreu a apresentação dos 18 Troféus conquistados pelas seleções de Futebol Menor neste ano. Em seguida, houve a premiação de mais de 140 associados Ponta Firme, que contribuíram, em 2013, com sua presença e dedicação à equipe e mais uma série de premiações individuais. Por fim, ocorreu a premiação coletiva das equipes com a melhor colocação em sua categoria e o sorteio de dois cruzeiros marítimos, oferecidos pelos patrocinadores Navigate Tour e STB.

Universidad Católica

SUB 17 Realizou as partidas finais em dezembro e ficou decidido o título entre Universidad Católica e River Plate. A equipe do Universidad Católica sagrou-se campeã ao vencer por 3 a 0 a equipe do River Plate.

42

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Apresentação dos troféus


GIRO ESPORTIVO

Campeonato Interno de Futebol Menor 2013 Premiação individual

DESTAQUES SUB 11 – COPA SUL-AMERICANA Antonio Leaes (Estudiantes) Felipe S. Acherboim (River Plate) Lucca F. Carraresi (Nacional) Frederico L. Loureiro (Universidad Católica) Rodrigo P. Martinez (Deportivo Cali) Felipe S. Bonafé (Libertad) Técnico Reynaldo Naves (Deportivo Cali) DESTAQUES SUB 13 – COPA SUL-AMERICANA Ian Albuquerque (Universidad Católica) Luca Baldassarini (Peñarol) Caio Noto (Estudiantes) Eduardo Cosim (Nacional) Francisco Dias (Deportivo Cali) Leonardo Maffei (Tolima) Técnico José Paulo Cunha (Tolima) DESTAQUES SUB 15 – COPA SUL-AMERICANA Gabriel S. Louro (Boca Juniors) Henrique Lancsarics (River Plate) Luís Felipe G. Oliveira (Libertad) Henrique Einchenberger (Peñarol) Mathias D. Venosa (Universidad Católica) Giancarlo Rosset (Tolima) Técnico Luiz Tavolieri / Silvio (Libertad) DESTAQUES SUB 17 – COPA SUL-AMERICANA Luis Montenegro (Boca Juniors) Rafael Bulcão (Universidad Católica) João Pedro Mendes (Peñarol) Bruno Dallari Oliveira Lima (River Plate) Thales Santos (Libertad) Pedro Catani (Boca Juniors) Técnico: Luis Catani (Boca Juniors) Destaque Especial: Coord. Luiz Augusto Leite Souza

BOLA DE BRONZE Sub 11 – Eduardo Mahfuz G. Silva (Estudiantes) Sub 13 – Eufrasio Neto (Boca Juniors) Sub 15 – Arthur de Luca (Libertad) Sub 17 – Pedro Costa (Universidad Católica) BOLA DE prata Sub 11 – Matheus K. Liberado (Universidad Católica) Sub 13 – João Dabdab Venosa (Boca Juniors) Sub 15 – Luis Felipe Dino Aidar (Peñarol) Sub 17 – Gabriel Sacardo (River Plate) BOLA DE ouro Sub 11 – Paulo Henrique P. C. Gomes (Sporting Cristal) Sub 13 – Guilherme Gualtieri (Universidad Católica) Sub 15 – Gabriel S. T. Pousada (Universidad Católica) Sub 17 – Frederico Leser (Peñarol) ARTILHEIROS Sub 11 – Gustavo S. Iasi - 15 Gols (Peñarol) Sub 13 – Luiz Felipe Ibrahim E Lucas Pimentel 27 Gols (Tolima/Peñarol) Sub 15 – João Dallari O. Lima - 18 Gols (Boca Juniors) Sub 17 – João Pedro Gurgel Amaral (River Plate) MELHOR GOLEIRO Sub 11 – João Pedro D’Amato Moraes (Nacional) Sub 13 – Mathias Leite (Universidad Católica) Sub 15 – João Pedro Flaquer (Boca Juniors) Sub 17 – Guilherme Pires O. Dias (Libertad)

HIdratação

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

43


GIRO ESPORTIVO

CAMPEÃO PAULISTA INTERCLUBES SUB 9 Foram realizadas, em novembro, as finais do 35º Campeonato Paulista Interclubes de 2013, para as categorias Sub 9, 11, 13 e 15. As finais do módulo amarelo ocorreram no São Paulo FC, com jogos no CT de Guarapiranga e também na Sede Social do Morumbi. Com uma campanha invicta, a categoria Sub 9, do Pinheiros, conquistou o título de campeão, com uma vitória de 4 a 0 contra o CA Aramaçan (Santo André).

SUB 15 A categoria Sub 15, que liderou a competição durante todo o ano, fez um excelente final e não teve dificuldades para vencer o São Paulo FC por 2 a 0, com gols de Brunno Martino e João Dallari O. Lima.

Equipe: Lucca Carraresi, Rodrigo Guimarães, Leonardo Bernuth, Matteo Salim, Pedro Mahfuz Silva, Fernando Halasz, João Victor Gadelha, Rafael Guimarães, João Pedro Saad, Luca Albuquerque, Lucca Millani, Giuliano B. Gomes, Nicolas Rodriguez, Renato Martinez, João e Antonio Doria Araújo, Filippo Marangoni, Guilherme Pepe Santos, Lorenzo Miranda, Luiz Felipe Anchieta, Eduardo Araujo e Otavio Beccardi. Técnico: Carlos Alberto D. Pereira (Carlão).

Equipe: Aldo Leone, Arthur Graziano Silva, Arthur Moraes, Brunno Martino, Bruno Destailleur, Carlos Eduardo T. Neto, Eduardo Queiroz, Felipe Leser, Fernando Siqueira, Filippo Bertolucci, Gabriel Ayres Barreto, Gabriel N. Quilici, Gabriel Pousada, Giancarlo Rosset, Gianluca Xande, Guilherme Corona, Henrique Einchenberger, Henrique Lancsarics, João Dallari O. Lima, João Felipe Mattar, Jorge Mahfuz, Leonardo Canteruccio, Luca Meneguelli, Luis Felipe Oliveira, Mathias Dabdab Venosa, Nicholas Paschkes, Rafael Bernardini e Victor Ribeiro. Técnico: Rony Risério Machado.

SUB 17 Com a categoria Sub 17, houve 9 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, tendo a campanha sido sacramentada com uma vitória de 3 a 0 sobre o CA Aramaçan. O Futebol Menor fecha o ano com excelentes resultados: três títulos conquistados e dois terceiros lugares (Sub 11 e Sub 13).

Equipe: Frederico Leser, Bruno Dallari O. Lima, Gabriel Sacardo, Marcelo Castro, Mateus Zottarelli, Pedro Dias, João Pedro Mendes, Pedro Simon, Pedro Cury, Raphael Camargo, Rafael Melo, Luis Felipe Figueiredo, Sergio Hamamoto, João Pedro Oliveira, Marcelo Bertozzi, Caue Ferrari, Felipe Izzo, Henrique Cosim, Eric Mensitieri, Luis Fernando Godoy, Bruno e Vitor Faria, Paulo Curi, Pedro Costa, Bruno Toscani, Guilherme Pires, Luis Montenegro e Filippo Bertolucci. Técnico: Carlos Alberto D. Pereira (Carlão). Patrono: Ricardo Leser

44

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

GINÁSTICA ARTÍSTICA XXVII TORNEIO NACIONAL Os pinheirenses Sergio Raul Fernandes, Bruno Adami Serine, Daniel Garcia e Vinicius Silveira participaram do XXVII Torneio Nacional, realizado na cidade de São Luís, em novembro. Vinicius conquistou o vice no Individual Geral, na categoria Infantil, nível intermediário.

em São Luís, Aracaju, Guarulhos, Brasília e no Clube

Vinicius Silveira

CAMPEONATO BRASILEIRO A ginasta Bianca de Sá, acompanhada da sua treinadora Luciana Pereira, participou do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado em novembro, na cidade de Aracaju. A pinheirense conquistou a medalha de ouro no Solo, prata na Trave e foi a 6ª colocada no Individual Geral.

Bianca de Sá

CIRCUITO CAIXA Foi realizada, em novembro, a final do Circuito Caixa, evento no qual participam os 8 melhores ginastas classificados na 1ª e 2ª etapas. O Pinheiros teve 5 ginastas classificados: Pericles da Silva, Glauco Garrido, Arthur Nory Mariano (que não participou, por que realizou cirurgia no ombro), Rebecca Avelino e Ângelo Assumpção. Ângelo sagrou-se campeão.

Pódio da competição

COPA SÃO PAULO Foi realizada, em novembro, na cidade de Guarulhos. O Pinheiros participou com as ginastas: Helena Santos, Helena Abreu, Bruna Mariani, Janaina Imparato, Victoria Santos, Giovana Silva, Leticia Pacheco, Julia Moraes, Lays Queiroz, Isabella Pereira, Giowanna Salzano, Lana Moreira, Maria Victoria Sapata, Maria Mendes e Luisa Romano. Confira o resultado. Juvenil, Nível Intermediário Campeã: Helena Perazzo Barbosa Santos Juvenil, Nível Iniciantes 3º lugar: Helena Rubano Garcia Abreu

Equipe pinheirense

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

45


CAMPEONATO ESTADUAL Em novembro, foi realizado, no Pinheiros, o Campeonato Estadual, categoria Adulta. O Clube participou no masculino e obteve resultados. Campeão por Equipe Formação com Pericles da Silva, Felipe Polato, Glauco Garrido, Renato de Oliveira, Gustavo Polato e Guilherme Oliveira. INDIVIDUAL GERAL Campeão

Renato

3º lugar

Glauco SOLO

Campeão

Glauco

Vice

Renato

Cavalo com Alças Campeão

Pericles

Vice

Glauco

3º lugar

Gustavo argolas

Vice

Renato

3º lugar

Pericles salto

Campeão

Glauco

Vice

Felipe

3º lugar

Renato

Equipe masculina do Clube

CAMPEONATO MUNDIAL ESCOLAR O ginasta Ângelo Assumpção e seu técnico Hilton Dichelli Jr. foram convocados para integrar a seleção Brasileira, que participou, de 27 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília, da ISF Gymnasiade 2013, Campeonato Mundial Escolar. Participam deste evento, países com grande destaque no esporte, como Rússia, Inglaterra, China e França. A equipe brasileira masculina ficou em 4º lugar e Ângelo sagrou-se vice no Salto.

paralelas Campeão

Pericles

Vice

Renato

3º lugar

Gustavo barra fixa

Vice 3º lugar

Renato Daniel da Silva

Hilton Dichelli Jr. e Ângelo Assumpção

apoio

46

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

HIdratação


GIRO ESPORTIVO

Bolão no Clube

CAMPEONATO PAULISTA MISTO – 1ª DIVISÃO No tradicional Campeonato Paulista Misto, o Pinheiros foi representado por duas equipes (Azul e Branco). Com apenas uma derrota, a equipe Azul se tornou campeã. A equipe Branco ficou em 5o. lugar. Atletas: Silene Fornazari, Maria Beatriz Andrade, Gisele Paolillo, Maria Luisa Amando de Barros, Marion Cantieri, Fernanda Cobra Ortiz, Leandra Baruque, Tatiana Pinho Evangelista, Alberto Sanseverino, Eduardo Sanseverino, Alexander Martinho, Wagner Cantieri, Rogério Arkie, Randolf Hettfleisch, Ricardo Ignatti, Fernando Resende e Flavio Cantieri.

CAMPEONATO PAULISTA MISTO – DIVISÃO SÊNIOR Assim como o Campeonato Paulista Misto da 1a Divisão, foi realizado, também, durante todo o segundo semestre de 2013, o tradicional Campeonato Paulista na categoria Misto, na divisão Sênior. O Pinheiros foi representado novamente com duas equipes (Azul e Branco). A equipe Azul foi vice e a Branco ficou em 4º lugar. Atletas: Maria Luisa Amando de Barros, Silene Fornazari, Maria Beatriz Andrade, Gisele Paolillo, Fernanda Cobra Ortiz, Leandra Baruque, Rogério Arkie, Ricardo Ignatti e Dario Reichmann, Wagner Cantieri, Randolf Hettfleisch e Flavio Cantieri.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BOLÃO O Bolão está de portas abertas para o associado que quiser aprender uma nova modalidade esportiva. Venha conhecer e comece a jogar. Horários livres: segunda a quinta, 16 às 18h e 19 às 21h, e sextas, 16 às 18h. Procurar por André. A partir de 10 anos.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

47


GIRO ESPORTIVO

Corrida de Rua em Brasília, em Atenas e em São Paulo GOLDEN FOUR ASICS Aconteceu, em novembro, em Brasília, a quarta e última etapa da meia maratona Golden Four Asics. Cerca de 3.700 atletas participaram da prova, com percurso passando pelos principais cartões postais da cidade. Participaram da prova atletas profissionais e amadores do Pinheiros. Entre os profissionais, destaque para Rafael Novaes, 5º colocado geral, e Sérgio Celestino, 6º colocado geral. Entre os amadores, os pinheirenses: Marcelo Apovian (Lelo) conquistou a medalha Top 100 e Adriana Toledo Piza chegou entre as 20 primeiras amadoras, garantindo, mais uma vez, a medalha TOP 20.

Os pinheirenses, após a prova

48

MARATONA DE ATENAS O Pinheiros esteve presente na Maratona de Atenas, realizada em novembro, e foi representado por Fernando Leme, do Atletismo Associativo. A Maratona de Atenas tem a largada na cidade de Marathon e chegada no Estádio Panathenaikon, repetindo o trajeto que originou a Maratona. Fernando Leme completou o percurso em 4h 47’44”.

CORPORE ZUMBI DOS PALMARES Em novembro, aconteceu a tradicional prova da Corpore Zumbi dos Palmares, em São Paulo, percurso na região do Ibirapuera, com largada e chegada em frente à Assembleia Legislativa, e provas com distâncias de 3 e 10 km. O Pinheiros teve participação expressiva da equipe de Atletismo Associativo, com mais de 30 corredores. Os atletas puderam aproveitar a estrutura fornecida pelo Clube: transporte e tenda de apoio.

Fernando Leme

Marcos Trindade, Wilson Cotrim, Marco Aurelio, Silvia de Souza, Patricia Bei, Ricardo Queiroz, Claudia Matsui, José Bullara, Verinha, Lara Parodi, Técnico Luís, Marinalva Rocha, Técnica Eliana Reinert, Gian Vittorio, Paulo Figueiredo e Edu Peão.

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

FRIENDSHIP A prova Friendship, organizada pela Corpore, tem um percurso de 7 km, com largada no Clube Sírio Libanês, passando pelos Clubes Pinheiros e Hebraica, e chegada no Shopping Eldorado. O Pinheiros teve participação importante da equipe de Atletismo Associativo, com mais de 40 corredores.

Representantes do Clube na corrida

PATROCÍNIO

APOIO

HIdratação

Boliche no clube TORNEIO RANKING 2013 Foi realizado, em novembro, para 64 classificados durante os torneios realizados em 2013, nas categorias feminina e masculina, o Torneio Rankig 2013.

confira os vencedores Campeões

Mariana Paschoal e Maurício Labonia

Vice

Janice Couto e Beto Sanseverino

3º lugar

Márcia Luxo e Marcio Paschoal

Finalistas Feminino

Finalistas Masculino

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

49


GIRO ESPORTIVO

Basquete Master

em Recife

PINHEIROS NA SELEÇÃO Atletas pinheirenses do Basquete Master foram convocados para as seleções que disputaram o Campeonato Brasileiro de Basquete Master, em Recife, em novembro. Wanderley Contarini

Categoria 70 anos: 2º lugar – medalha de prata

Roberto Silberstein

Categoria 65 anos: campeão – medalha de ouro

Decio Cecilio Silva Júnior

Categoria 60 anos: 3º lugar – medalha de bronze

Gerson Victalino

Categoria 55 anos: 3º lugar – medalha de bronze

Ricardo Pacheco Couto

Categoria 50 anos: campeão – medalha de ouro

Corrida de Aventura em Mogi das Cruzes REI DA MONTANHA Aconteceu, em novembro, a prova noturna de corrida em trilhas do “Circuito O Rei da Montanha – etapa Sabaúna”, em Mogi das Cruzes. Dois pinheirenses correram na categoria 14 km e subiram ao pódio: André Lemmi foi o Campeão Geral da prova, com o tempo de 1h05min, e Beatriz Granziera conquistou a 3ª colocação Geral Feminina, com o tempo de 1h25min. Beatriz e André

FUTEBOL FEMININO em São Paulo e no Clube COPA ACESC As equipes femininas do Clube, Adulta Iniciante e Juvenil, participam da Copa Acesc. O evento, promovido pelo Clube Alto de Pinheiros, conta com a participação das entidades de São Paulo. Confira o resultado do Clube até o momento. ECP 2x0 Alto de Pinheiros

Gols de Regina Queiroz e Daniela Vendramini

ECP 4x5 Hebraica

Gols de Regina Queiroz (3) e Beatriz Machado

PRATIQUE Par as associadas que tiverem interesse em fazer parte da equipe de Futebol Feminino, os treinos retorna na primeira semana de fevereiro. Informações sobre horários e inscrição podem ser encontradas no site do Clube ou na Central de Atendimento.

50

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

Natação Master

em Brasília

O 52º Campeonato Brasileiro de Natação Master aconteceu em Brasília, em novembro, no Iate Clube de Brasília, em piscina de 25 m. A equipe pinheirense participou com 8 atletas e conquistou 43 medalhas, sendo 19 ouro, 13 prata e 11 bronze. Os revezamentos foram disputados. O Clube ganhou 4 medalhas de ouro nos revezamentos 200 medley feminino 160+ com as atletas: Flavia de Santis Prada, Eunice Sayuri Nishimura, Lucinilda do Nascimento e Fatima Auler Bogdanski. REVEZAMENTO 200 LIVRE FEMININO 200+ Flavia de Santis Prada, Sandra Cecilia Domingos Figueira, Fatima Auler Bogdanski e Lucinilda do Nascimento.

Equipe do Clube que participou da competição

REVEZAMENTO 200 MEDLEY MISTO 240+ Alfred Jacob, Wolf Dieter Heineken, Lucinilda do Nascimento e Fatima Auler Bogdanski. REVEZAMENTO LIVRE MISTO 240+ Lucinilda do Nascimento, Alfred Jacob, Wolf Dieter Heineken e Flavia de Santis Prada. Os pinheirenses foram bem recebidos pelo Iate Clube, que abriu suas portas para 65 equipes e mais de 600 atletas de todo o Brasil.

Revezamento livre do Pinheiros

Vôlei Master em São Paulo COPA LMN Em novembro, a equipe do Clube participou da Copa LMN, no Clube Indiano. As pinheirenses ficaram com a medalha de prata na categoria E. Fizeram parte dessa conquista as atletas: Cássia Perim, Luzia Saragoça, Marcia Schrappe, Ana Castro, Roxana Parodi, Neuza Donay, Adriana Moreira, Palmira Lourenço, Andrea Brandão, Eucy Cintra e Maria Laura Garcia.

Equipe medalha de prata

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

51


GIRO ESPORTIVO

Projeto Mulher no Clube TREINAR NAS FÉRIAS O Projeto Mulher oferece o Treino On-Line, uma planilha de treino personalizada para o dia a dia da associada. Acesse o site: www.projetomulher.com.br > treino on-line > colocar o e-mail e senha. A planilha apresenta os treinos de corrida e caminhada + a série de chão (fortalecimento muscular, apenas com o peso do corpo, não precisa de nenhum material) e série de alongamento. Para este período, os treinos são mais leves, pois o objetivo é não perder o condicionamento físico ganho ao longo dos meses de treino, mas que também não se fique pensando apenas em treino em plenas férias.

para a mulher que não viajar neste período. Nosso calendário também está pronto e, para começar o ano com o pé direito, vamos focar os treinos para a primeira prova feminina do semestre, a WRun, que acontecerá no dia 16 de março. Se você ainda não é aluna, venha experimentar por 1 semana. Segunda e quarta, 8 às 9h45 Terça e quinta, 6h45 às 8h Terça e quinta, 8 às 9h45

Com os treinos, há o acompanhamento nutricional para facilitar ainda mais o alcance do seu objetivo. Os treinos do Projeto Mulher + o acompanhamento nutricional, em 2014, iniciam dia 6/1, o que significa treino no mês de janeiro inteiro

Participe do Projeto

Skate no Clube CIRCUITO PINHEIROS A 3ª etapa do Circuito Pinheiros de Skate ocorreu em novembro, na Pista de Skate. O evento teve como objetivo mostrar a evolução dos skatistas que praticam a modalidade e desafiam seus limites. O evento contou com a participação dos skaters Bruno Nascimento, Marcos Camazano e Sandro Soarez “Testinha” (Social Skate). classificação dos participantes mirim

open

1º lugar

Caio Petreche Almendro

1º lugar

Renan Matheus

2º lugar

Roberto Ungaro Crestana

2º lugar

Renan Vargas

3º lugar

André Lima Birman

3º lugar

Martin Arena

feminino 1º lugar

Fernanda Porro Tonissi

master Gabriel Ribeiro de Almeida

Iniciante I 1º lugar

Pedro Lopes

2º lugar

Guilherme Pardini

3º lugar

Luca Borges

Best Trick Eduardo Xavier

Iniciante II

52

1º lugar

Pedro Cavanha

2º lugar

Gabriel Wolff

3º lugar

Lucas de Oliveira Garcia

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Premiação do Circuito

HIdratação


GIRO ESPORTIVO

TAI CHI CHUAN no Clube FIM DE ANO Em novembro, alunos, ex-alunos do Tai Chi Chuan pinheirense e seus familiares se reuniram para a confraternização de fim de ano. Houve distribuição de brindes, cedidos pelo Clube aos alunos mais assíduos. Além disso, o associado Rubens Moreno recebeu seu diploma, pelos 20 anos de frequência às aulas. Em 2014, a seção completará 25 anos de Clube e uma das novidades será o ensino de uma nova sequência, a da “Espada Dragão”. As aulas de 2014 começarão em 3 ou 4 de fevereiro (respectivamente, para as turmas matutina e vespertina), no Ginásio Azul (ao lado da Ginástica Olímpica). Os horários são: segunda e quarta, 8 às 9h, e terça e quinta, 18h15 às 19h45.

Xadrez no Clube e em São Paulo MUNDIAL SÊNIOR O pinheirense Herman Claudius van Riemsdijk terminou na décima posição do 23º Campeonato Mundial Sênior (60+), que foi disputado no balneário Opatija, na Croácia, em novembro. Participaram da prova 200 jogadores de 43 países. Herman, que foi o melhor representante do continente americano, obteve seis vitórias, cedeu três empates e sofreu duas derrotas, terminando a um ponto do campeão, o grande mestre Anatoly Vaisser, da França. TORNEIO INTERNACIONAL Carlos Alberto Zeituni e Jovane Nikolic participaram do IRT (International Rating Tournament), realizado em Iracemápolis (SP), em novembro. Zeituni fez 3,5 pontos, terminando na 20ª colocação. Jovane terminou no 28º lugar com 2,5 pontos. O ganhador da prova foi Marcos Vinicius Torsani Pires, que fez a mesma pontuação do mestre internacional Luís Paulo Supi, mas teve um melhor critério de desempate. O torneio foi feito para a formação de pontuação internacional. TORNEIO RELÂMPAGO Alexandre Letizio Vieira venceu o Torneio Relâmpago Interno realizado em novembro, na seção de Xadrez. Ele completou 8,5 pontos em 10 possíveis, um ponto a mais do que o Vice, Jovane Nikolic. Flávio Mário Chiaretti terminou na terceira colocação, com 6 pontos. Herman Claudius van Riemsdijk

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

53


GIRO ESPORTIVO

Natação Competitiva em São Paulo CAMPEONATOS NACIONAIS DE VERÃO Em dezembro, ocorreram os principais Campeonatos Nacionais de Verão. Na categoria infantil, nos sagramos vice no geral, com destaque para o nadador Caio Pumputs, com 3 medalhas de ouro, nas provas de 100 e 200 m peito e 200 m medley. Já na categoria juvenil, fomos campeões na classificação geral, com 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 13 de bronze, tendo como grande destaque a atleta Gabriele Roncatto, com 4 medalhas de ouro. Ainda, no fim deste mês, será realizada as finais dos Campeonatos da categoria Júnior, no Rio de Janeiro, e Sênior, em Porto Alegre. incentivo

material esportivo

apoio

HIdratação

Squash em Belo Horizonte BRASILEIRO 2013 O atleta pinheirense Walter Meyer Karl (Waltinho) sagrou-se Campeão Brasileiro de Squash 2013 – Categoria Masters 45A, na 34ª edição do Campeonato Brasileiro de Squash, realizado em novembro, em Belo Horizonte. Walter Meyer Karl

Natação Escolinha no Clube FESTIVAIS DE ENCERRAMENTO Os festivais de encerramento das atividades, no 2º semestre, foram um grande sucesso. Os alunos pinheirenses mostraram os estilos e exercícios assimilados durante o curso, valorizando a qualidade de vida conquistada por meio da prática esportiva. Findos os eventos, houve a entrega de medalhas, diplomas, kit lanches e brindes, com o apoio da Ortocir, patrocinador das Escolinhas de Natação. 9/11

Festival dos Grupos Campeões Escolinha II – 6 a 12 anos

23/11

Festival Hora Aula Escolinha I/tubarão 1 – 6 a 12 anos

25 a 27/11

Dia Aquático Feliz Escolinha kinder 3 e 4 anos

30/11

Formatura Aquática Escolinha I/tubarão 2 – 6 a 12 anos

1º/12

Dia Aquático Feliz – Escolinha kinder 5 anos.

Atividades animaram os pequenos pinheirenses patrocínio

54

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

Badminton em São Paulo CAMPEONATO ESTADUAL Em novembro, a equipe pinheirense de Badminton esteve em Brodowski para a disputa da última etapa do Campeonato Estadual. Oito atletas pinheirenses participaram e voltaram com medalhas. Destaque para a atleta Eva Dialetachi, ouro na Simples Feminina A, e para Francisco Brandão, ouro na Dupla Masculina Sub 15, com uma atuação excelente. Esse campeonato também marcou o acesso de Mateus Cutti à categoria de elite do Badminton, à A especial, e a de Gabriel Nery à categoria A. Medalhistas ouro Eva Dialetachi – Simples Feminina A Francisco Brandão – Dupla Masculina Sub 15 prata Rafael Lajusticia / Eva Dialetachi – Dupla Mista A Pedro Pahor – Dupla Masculina B Pedro Darvas – Dupla Masculina D Paulo Nunes – Simples Masculina Sênior A especial bronze Mateus Cutti / Otávio Vasques – Dupla Masculina A

CAMPEONATO REGIONAL Três alunos da Escolinha de Badminton estrearam em competições da modalidade. Vinicius Silvestre, Giovanna Silvestre e João Vitor Fernandes Comino estiveram em São Bernardo do Campo para disputar a 5ª etapa do Campeonato Regional. Além deles, o federado Francisco Brandão também prestigiou o evento.

Equipe pinheirense HIdratação

Jogando na categoria não federados, os atletas do Clube tiveram um bom desempenho. Vinícius terminou em 4º na Simples Masculina Sub 15 e a irmã, Giovanna, ficou em 2º na Dupla Mista. Giovana ficou em 2º na Simples Feminina Sub 13. João conquistou ouro na Simples Masculina Sub 13 sem perder um game. Nas duplas, ele jogou na categoria federado, fazendo parceria com o Francisco. Enfrentando atletas até 4 anos mais velhos, eles conquistaram o ouro também sem ceder games aos adversários. Na simples masculina Sub 15 federado, Francisco Brandão também levou o ouro.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

55


GIRO ESPORTIVO

Handebol na Colômbia SUL-AMERICANO CADETE MASCULINO Após cinco partidas, o Pinheiros conquistou o título de Campeão do Sul-Americano Cadete Masculino, ao vencer a seleção da argentina por 35 a 22, em Bogotá, na Colômbia. A equipe pinheirense também venceu as seguintes seleções: Peru por 50 a 12, Chile por 29 a 21, o Uruguai por 25 a 11 e a Colômbia por 33 a 12. Participaram desse título

Atletas: Alfonso D. Velasquez Maciel, Caio Safady Gioria, Denis Leonardo Rocha Gomes, Fábio Lima Marques, Gabriel Ceretta Jung, Giovanni Ballario Righini, Gustavo B. Fabiano Cersosimo, Henrique Jose Petter Solenta, Lucas Gianinni, Matheus Alves Goulart Urioste, Murillo Araujo Santana, Pedro Antonio Borba Martinez, Pedro Souza Pacheco, Ricardo Bere Ferraz Sampaio, Rodolfo Jose Costa Silva Netto e Victor Claro De Simone. Comissão Técnica: Sidiney Alves de Souza, Valter C. Guimarães Filho, Claudio Machado P. Silva e Tiago de Campos Cosenza.

Pinheiros, campeão Sul-Americano apoio

HIdratação

Natação em Bauru e no Clube CAMPEONATO BRASILEIRO No Campeonato Brasileiro Sub-13, realizado na cidade de Bauru, em novembro, a equipe do Pinheiros conquistou a medalha de bronze, vencendo a equipe do Sesi, em uma partida decidida somente na prorrogação. Participaram desta conquista, os atletas: Schubert, Luca Sasso, Enzo, Tomas, Bruno, Theo, Ricardo, Caio, Tiago, Juliano, Pedro, Jose Pedro, Leonel, Pius Collete e Luca Campos. Técnico: Ives. FESTIVAL INFANTIL No festival Infantil de Verão, válido como campeonato Brasileiro na categoria Sub-12 Mista, o Pinheiros voltou a mostrar a sua força, ficando com a medalha de prata da competição, realizada nas dependências do Clube. O Pinheiros fechou o ano com um saldo positivo e promissor para as categorias de base do Clube, ficando a grande expectativa de um 2014 com mais vitórias e conquistas. Participaram deste evento, os atletas: Schubert, Luca Sasso, Bruno, Julia, Juliano, Leonel, Caio, Jose Pedro, Lara, João Pedro, Breno, Luca, Luca Spagnuolo, Rafinha, Arthur e Pedro. Técnicos: Ives e Marina. PRATIQUE Faça parte das categorias vencedoras do Clube. Os treinos acontecem de segunda a sexta, na piscina externa, com os professores Ives e Marina. Inscrição gratuita.

incentivo

56

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

material esportivo

apoio

HIdratação


GIRO ESPORTIVO

Triatlo em Santos e em Brotas OPEN DE BIATLO 2013 A dobradinha pinheirense de Matheus Diniz e Beatriz Neres venceu a última etapa SP Open de Biatlo 2013, disputada em novembro, em Santos, ratificando o grande domínio da equipe pinheirense. O pódio no Masculino da etapa final era pinheirense, com Matheus campeão, Antonio Manssur o vice e, em terceiro, Eduardo Beretta que, com esse resultado, foi o terceiro melhor biatleta da Elite do Esporte, no SP OPEN de 2013. Das cinco etapas, Matheus Diniz venceu quatro e o domínio só não foi maior porque na primeira etapa foi desclassificado após descumprir uma das regras, mas nada que impedisse o título na classificação geral, que veio nesta última etapa, em uma prova forte. Após esta conquista, ele foca nos treinos para o seu objetivo principal: as “Olimpíadas do Rio”.

COPA BRASIL DE SPRINT Em dezembro, em Brotas, foi realizada final da Copa Brasil de Sprint Triathlon. Os triatletas duelaram contra 14 estados na mais importante competição nacional na distância. Os grandes vencedores foram Bia Neres, campeã de 2013, e a dobradinha de Matheus Diniz e Antonio Massur, que mostraram o domínio do Pinheiros. Bia Neres, com o melhor pedal e a melhor corrida do dia, dominou a disputa no feminino. Outro destaque do Pinheiros foi Fabíola Gomes, vencedora do Júnior e segunda melhor no Geral.

No feminino, Beatriz Neres venceu quatro das cinco etapas. No amador, o estreante Pedro Abud foi o campeão desta última etapa e melhor amador do ano, conquistando assim o SP OPEN de 2013. Nas categorias, a vitória foi de Nazaré Landi, que venceu a etapa e foi a campeã na categoria 50 anos, e o vice-campeonato de Daniela Rossato, na categoria 40 anos. incentivo

apoio

HIdratação

Tae Kwon Do em Mogi das Cruzes EXAME DE FAIXAS Em dezembro, a Federação de Tae Kwon Do realizou o Exame de Faixas, em Mogi das Cruzes. Os associados Luciano Dib, Gustavo Dib e Andre Coutinho foram reconhecidos pelo seus desempenhos e receberam do Mestre Marcos Gonçalves e do Mestre Luiz Carlos Basile, as suas respectivas Faixas Pretas. patrocínio

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

57


GIRO ESPORTIVO

Tênis em São Paulo, em Porto Alegre e em Fortaleza INFANTO JUVENIL ESTADUAL XXIII CAMPEONATO ABERTO DO CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO / SP Vice

Felipe Urquiza - 11MB - Simples

outros alunos da Escolinha contaram, também, com a presença do Presidente Luís Eduardo Dutra Rodrigues, Arnaldo Couto de Magalhães Ferraz, vice-presidente, Priscila Ferraz, vice-presidente do DAS, Carlos Alberto Costa de Oliveira, diretor da área social, Gilberto de Luccia, diretor de esportes competitivos e de Paulo Cleto, diretor adjunto do Tênis Infanto-Juvenil.

18º TORNEIO ABERTO DO CORINTHIANS 2ª ETAPA / SP Vice

Caio Rezende - 14MA - Simples

TORNEIO AZUL DE TÊNIS-SLICE TENNIS ACADEMIA / SP Vice

Thiago Macedo - 12MB - Simples

OLIMPÍADA DO MONTE LÍBANO/SP Em novembro, a Escolinha de Tênis participou da XVII Olimpíada do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. A competição, no formato de chave eliminatória entre os clubes participantes, configurava uma minicopa Davis. Os alunos pinheirenses formaram três equipes e trouxeram ótimos resultados. Na categoria 7-8 anos masculino, Fernando Li Mercon Butori e Lucka Vitalle Tormin sagraram-se campeões, derrotando as equipes da Sociedade Hípica de Campinas, Clube Atlético Monte Líbano e Clube Paineiras do Morumby. Na categoria 9-10 anos masculino, Filippo Marangoni e Enrico Rodrigues Buoro eliminaram essas mesmas três equipes e igualmente foram os campeões do evento. As tenistas Gabriela Cavallari Siqueira e Andressa Mason Silveira representaram o Pinheiros na categoria 9-10 anos feminino e obtiveram ótimo resultado, indo à semifinal.

Premiação do Pinheirinho

adulto internacional XXVIII Seniors Internacional De Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias Porto Alegre/RS Campeão

Henrique Avancine - Categoria 55M - Duplas

Campeã

Maria Celia Velloso Carneiro - 75F - Simples

Campeã

Monica Miyuki Ajimura Yanagi - 45F - Duplas

Campeã

Mariangela Feliciano - 60F - Duplas

nacional Circuito Nacional Seniors Cbt Etapa Fortaleza/Ce Campeão

Alunos pinheirenses participantes

FESTA PINHEIRINHO A Festa de Premiação do Torneio Pinheirinho, ocorrido em novembro, é um evento exclusivo dos alunos da Escolinha. Com a participação dos finalistas do torneio, as famílias e

58

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Henrique Avancine - 55M - Simples e duplas


GIRO ESPORTIVO

estadual 2º Torneio Academia Queiroz Tênis Academia Queiroz Tênis / SP Vice

Gabriel Migliori Neto - 1M2 - Simples XXXII Indiano Open de Tênis Clube Atlético Indiano / SP

Vice

Principiante Feminino 35 a 49 anos Simples Equipe A Cecilia Maria Lourenção, Fernanda Maria Figueiredo, Georgia Hannud, Maria Helena Nagle e Vanesa Maria Ziravello.

Pedro Augusto Avancine - 60MA - Simples Torneio Azul De Tênis 2013 Academia Slice Tênis / SP

Campeão

Henrique Avancine - 55MA - Simples

Campeão

Jorge Macedo - 40MC - Simples 18º Ingleses Open Santos Atlético Clube / SP

Campeã

Renata Flaiban Puccinelli, a PF1 - Simples

18º Torneio Aberto do Corinthians 2ª Etapa / SP Campeão

Sergio Brasil Tufik - 3M1 - Simples

CAMPEONATO PAULISTA INTERCLUBES 2013 O Pinheiros sagrou-se, pela 11ª vez, campeão do Campeonato Paulista Interclubes. Na contagem geral de 2013, com 587.70 pontos, foram realizadas 99 provas e 260 atletas participaram, pelo Pinheiros, em 97 provas. Conquistamos 22 títulos de campeão e 22 títulos de Vice.

Equipes Vices 1ª Classe Masculina 15 a 34 anos Simples Antonioni Fasano, Leandro Nakahara, Luiz Felipe Inaimo, Michael Struben, Rafael Fontes e Rodrigo Azevedo.

Confira os resultados do Interclubes. 1ª Classe Feminina 35 a 49 anos simples Ana Rita Esteves, Daniela Botti, Marcia Paganini, Monica Yanagi, Nê Longarco e Roberta Paula Silva

Principiante Feminino 35 a 49 Anos Simples Equipe B Ana Lucia Montanaro, Daniela Silva, Flavia Campedelli, Maria Del Pilar Contieri, Mariana Palha e Patricia Zocchio.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

59


GIRO ESPORTIVO

FESTA DO TÊNIS Foi realizada, em novembro, a tradicional Festa do Tênis e de Encerramento do Torneio Pinheirão. O evento contou com a presença do Presidente da Diretoria, Luís Eduardo Dutra Rodrigues, do Presidente do Conselho, José Manssur, do Vice-Presidente da Diretoria, Arnaldo Couto de Magalhães Ferraz, do Presidente da Federação Paulista de Tênis, Luiz Fernando Balieiro, e do Diretor de Esportes da ACESC, Moyses Gross. Houve a entrega de medalhas para os campeões e vices, nas modalidades: Tênis, Mini-Tênis, Squash e Beach.

MELHORES TENISTAS DO ANO: Nê Longarço e Antonioni Fasano.

Veja os homenageados

DESTAQUE DO ANO SQUASH: Patricia de Luca Pereira Lima.

DESTAQUES DO ANO DO TÊNIS: Maria Celia Carneiro, Mônica Yanagi, Patricia Zocchio, Vanesa Maria Ziravello, Vera Lucia Cleto, André Freitas, Henrique Avancine, Marcelo Brigagão, Pedro Augusto Avancine e Sergio D’Amorim.

Luís Eduardo Dutra, Gilberto De Luccia e José Manssur

TÉCNICOS HOMENAGEADOS: Eduardo Eche, Fernando Avventurato Júnior e Rafael Fontes, pelo título conquistado pela 11ª vez, no Campeonato Paulista Interclubes, nas diversas categorias, além de Evanildo Mondeck e Paulo Cleto. DESTAQUE DO ANO BEACH TÊNIS: André Freitas.

Nê Longarço, Priscila Ferraz e Vanessa Jackson INCENTIVO

Luís Eduardo Dutra e Antonioni Fasano

material esportivo

Karatê no Clube EXAME DE FAIXA Foi realizado, em novembro, no Antigo Fitness, o tradicional exame de faixa. O evento, que marcou o encerramento do ano, contou com a participação das turmas infantil, adulto e com a presença de Mestres Faixas Pretas. Além das novas Faixas, os alunos receberam Diploma e brindes do Mestre Marcelo Bueno. Participantes da tradicional troca de faixa

60

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

HIDRATAção


GIRO ESPORTIVO

SALTOS ORNAMENTAIS

no Rio de Janeiro

TAÇA BRASIL O Pinheiros conquistou o vice-campeonato da Taça Brasil de Saltos Ornamentais, realizada no Rio de Janeiro, em novembro e dezembro. Os atletas pinheirenses participaram das 10 provas do evento e pontuaram em todas. O saltador Ubirajara Barbosa foi o maior medalhista da competição. Com ouro na prova Sincronizado de Plataforma e prata, em dupla formada com Pietro Toscani, na prova dos 3 metros. Outra prova foi realizada, como sugestão para as próximas edições do evento, sem, porém, entrar na contagem oficial da competição. Eram duplas formadas por um integrante masculino e um feminino, de preferência do mesmo clube. Nessa primeira experiência, a dupla, formada por Raiane Silva e Pietro Toscani, conquistou bronze entre as 7 duplas concorrentes. Equipe: Ubirajara Barbosa, Jackson Rondinelli, Pietro Toscani, Gabriel Fuzo Gomes, Raiane Carlos Silva, Thais Delcides Rocha, e o Coordenador de Saltos, Roberto Biagioni. Técnica: Fabiana Izumi Hashimoto.

Bilhar e Snooker

Equipe do Clube apoio

HIdratação

no Clube

ENCERRAMENTO DO CAMPEONATO INTERNO DE SINUCA Confira os vencedores do Campeonato Interno 2013. CATEGORIA A Campeão

Luis Fernando Corrêa Zantut

Vice

Roberto Gomes Caldas

3º lugar

Paulo Eduardo Corrêa Zantut CATEGORIA b

Campeão

Luiz Eduardo Briquet

Vice

Alexandre Lassen Keunecke

3º lugar

Marcelo Grassi CATEGORIA c

Campeão

Ney Antônio Debatin

Vice

Sérgio Alex Constant Almeida

3º lugar

Luiz Eduardo Vasconcellos Vita

Roberto Gomes, Luis Fernando e Paulo Eduardo

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

61


GIRO ESPORTIVO

Atividades Recreativas modalidades

início das inscrições

início das atividades

Atletismo Associativo

02/01/2014

02/01/2014

Basquete Master feminino

04/02/2014

04/02/2014

Basquete Master masculino

03/02/2014

03/02/2014

Basquete Master livre

02/01/2014

02/01/2014

Beach Tênis

03/02/2014

03/02/2014

Beach Tênis Livre

02/01/2014

02/01/2014

Boxe

06/01/2014

06/01/2014

CAD

18/02/2014

11/02/2014

Capoeira

06/01/2014

06/01/2014

Corrida de Aventura

06/01/2014

13/01/2014

Fitness

02/01/2014

02/01/2014

Iniciada

02/01/2014

Futebol Adulto

24/02/2014

10/03/2014

Futebol Base

03/02/2014

03/02/2014

Futebol – Condicionamento físico

24/02/2014

10/03/2014

Futebol Feminino

03/03/2014

10/03/2014

Futebol Menor

01/02/2014

08/02/2014

Futebol Society

05/03/2014

11/03/2014

Futevôlei

03/02/2014

03/02/2014

Futevôlei livre

02/01/2014

02/01/2014

Ginástica de Academia

02/01/2014

02/01/2014

Ginástica Wellness

02/01/2014

02/01/2014

Hidroginástica

06/01/2014

06/01/2014

Jiu-jítsu

06/01/2014

06/01/2014

Karatê

13/01/2014

13/01/2014

Natação Master

15/01/2014

15/01/2014

Programa Esporte Saúde

06/01/2014

06/01/2014

Projeto Mulher

02/01/2014

02/01/2014

Polo Aquático Master

27/01/2014

27/01/2014

Skate

14/01/2014

04/02/2014

Skate livre

02/01/2014

02/01/2014

Tae Kwon Do

06/01/2014

06/01/2014

Tai Chi Chuan

03/02/2014

03/02/2014

Vôlei de areia

02/01/2014

02/01/2014

Voleibol Master

03/02/2014

10/02/2014

Yoga

06/01/2014

06/01/2014

Fitness – Orientação Individualizada

62

no Clube

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


CLASSIFICADOS MÃO DE OBRA DOMÉSTICA QUALIFICADA Intermediamos serviços de babá, doméstica, diarista, motorista e acompanhante. Possuímos equipe p/ reforma de casas e aptos. www.highwaymaodeobra.com.br Tel.: 3311-6971

NUTRICIONISTA TELMA RANALLI Atendimento personalizado com ênfase na Nutrição Funcional. Reeducação alimentar, patologias, gestantes, lactantes, crianças, praticantes de atividade física. Alameda Santos, 211 – cj. 1402 – Cerqueira César – SP www.telmaranalli.com.br Cel.: 99900-9598

ALUGAMOS APARTAMENTO AO LADO DO CLUBE PINHEIROS Com 142m², um por andar. Excelente estado. Rua Prof. Artur Ramos, 311, 9º andar. R$ 7.000,00. Laurent e Katia 99291-6155

APTO. VIZINHO AO CLUBE Excelente oportunidade e localização privilegiada. Imóvel a menos de um quarteirão do Clube. Área privativa de 100 m², 2 dorms e 3 vagas. Visite www.m2ci.com.br e busque pelo código AP5942 Mais informação: rm@m2ci.com.br Tel.: 3758-7000

ELIANE OPEN HOUSE

AULAS DE PIANO

Desde uma panela velha até um quadro catalogado. Rapidez e segurança na venda de seus pertences: móveis de madeira, quadros, louças inglesas, francesas, nacionais etc. Biscuits, cristais, toalhas ilha da madeira (banquete, chá), armários, joias, lustres, faqueiros de prata e inox. Enfim, tudo de casa. Eliane (associada veterana) Tels.: 3082-4161 / 99109-8903

Aulas particulares de piano, teclado e órgão. Profª com vasta experiência. Todos os níveis e idades, popular e erudito. vania.kfouri@gmail.com Tel. 99653-7373 – Vania

APTO. MÁRIO FERRAZ VISTA ECP

FARIA LIMA NOBRE ALUGO

240 m² a.t. / 210 m² a.u. / 3 quartos, sendo 1 suíte / 1 banheiro / 1 lavabo / dep. empregada iluminado e amplo / 1 box garagem Venda: R$ 2.000.000,00 Aluga: R$ 6.000,00 Condomínio: R$ 2.850,00 IPTU: R$ 380,00 Graça – Tel.: 3812-9377 Coelho da Fonseca – Tel.: 2039-1000

100 m², câmeras de segurança, internet, central PBX, TVs plasma, Tel.: 3898-1000 – Alice

COMPRO ANTIGUIDADES

APTO. RUA JACURICI, 249

Quadros, prataria, móveis, esculturas e peças em geral. Pgto. à vista R$ - avaliamos espolio. Jardins / Alto de Pinheiros Neno Tels.: 99958-1966 / 2985-7875

Área 89,63 m², 105,39 m² área const. Sala + 2 qtos + 1 ban. + coz. + área serviço + 1 qto e ban. de empregada. Sem Garagem Valor: R$ 850 mil Ao lado do Pq. do Povo, Est. Cidade Jardim e do ECP Sheila Tel.: 99164-4458 – sheilajanes@yahoo.com.br Sharon Tel.: 99187-9997 – sasulzbeck@yahoo.com.br

AMPLO APARTAMENTO NO JD. EUROPA

IMÓVEL PARA INVESTIDOR

Piso em vidrotil, armários em fórmica, Ar-condicionado nas suítes e no escritório. Salas de estar e de jantar, quarto e banheiro de empregada. Pronto para mudar. Área privativa 253 m², 3 dorms, 3 suítes e 2 vagas. Visite www.m2ci.com.br e busque pelo código AP1463. Mais informação: rm@m2ci.com.br Tel.: 3758-7000

LANÇAMENTO JUNTO AO CLUBE PINHEIROS

RUA TUCUMÃ FRENTE PARA O CLUBE PINHEIROS

350 m² úteis, 4 suítes, 5 vagas Terraço amplo, altíssimo padrão Raia, academia, sauna etc. Oportunidade Única! www.cheznousimoveis.com.br Contato@cheznousimoveis.com.br Tony CRECI 75133 Cel.: 98174-5675

470m² úteis – 3 suítes 5 vagas + vgs p/ visita Andar alto, terraço, vista total p/ Clube Prédio altíssimo padrão www.cheznousimoveis.com.br contato@cheznousimoveis.com.br Tony CRECI 75133 Cel.: 98174-5675

Excelente oferta comercial, pé direito duplo, linda vista e pronto para uso. Região com grande potencial de valorização. Área útil de 180 m², 2 salas e 4 vagas. Visite www.m2ci.com.br e busque pelo código CJ0074 Mais informação: rm@m2ci.com.br Tel.: 3758-7000

ALIENAÇÃO DE TÍTULO DO E.C.P. Vende-se título de associado do Esporte Clube Pinheiros – ECP Tel.: 55 11 98380-2182 ma-nick@uol.com.br Marcos (associado)

ANUNCIE NO GUIA E NA REVISTA PINHEIROS - Telefone: 3598-9511 - E-mail: mkt@ecp.org.br FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

63


BALANÇO POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE NOVEMBRO DE 2013 1) Análise da movimentação financeira DO PERÍODO 2013

2012

Disponibilidade inicial em 2013 / 2012

R$

36.742.169

45.960.128

Superávit do período

R$

11.166.423

17.057.833 5.605.516

Despesas Depreciação

R$

5.983.335

Baixa de Imobilizado

R$

136.268

93.938

Resultado Contábil Ajustado

R$

17.286.026

22.757.287

Variação nas contas Ativas

R$

-940.976

-6.662.466

Passivas

R$

-4.852.226

-10.638.886

Ajustes de Exercicios Anteriores ( = ) Caixa Gerado nas Operações

R$

0

0

R$

11.492.824

5.455.935

Aplicação no Imobilizado

R$

-22.622.231

-23.371.940

Disponibilidade gerada no Exercício

R$

-11.129.407

-17.916.005

Disponibilidade até o mês de cada Exercício

R$

25.612.762

28.044.123

2) DISPONIBILIDADE DO CLUBE 2013

2012

Aplicações financeiras Fundo Especial (de Investimentos)

R$

7.928.847

16.467.816

Fundo de Emergência

R$

2.114.142

1.983.017

Fundo REFIS II

-

-

R$

14.031.897

7.996.059

-

-

R$

735.400

1.177.435

Caixa e Bancos

R$

802.476

419.796

Total de Disponibilidade

R$

25.612.762

28.044.123

Projeto Lei de Incentivo ao Esporte Projeto Incentivo à Cultura- MINC Outras Aplicações Financeiras

3) Execução Orçamentária do EXERCÍCIO ACUMULADO ATÉ O MÊS Resultado RECEITAS

Realizado

Previsto

Variação

Custeio

R$

115.616.607

99.912.174

Patrocínio e parcerias

R$

4.016.573

3.205.638

15.704.433 810.935

Restaurantes

R$

21.460.322

26.301.203

-4.840.881

Lei de Incentivo ao Esporte

R$

12.656.052

12.656.052

0

Investimentos

R$

11.077.475

6.050.000

5.027.475

Outras receitas

R$

141.927

0

141.927

Total de receitas

R$

164.968.956

148.125.067

16.843.889

-25.799.722

DESPESAS Custeio

R$

111.777.497

85.977.775

Restaurantes

R$

23.027.300

26.183.248

3.155.948

Lei de Incentivo ao Esporte

R$

16.349.930

12.656.052

-3.693.878

Despesas não operacionais

R$

7.322.075

7.322.075

0

Investimentos

R$

23.319.819

17.720.243

-5.599.576

Total de despesas

R$

181.796.621

149.859.394

-31.937.227

Superávit do período

R$

-16.827.665

-1.734.326

-15.093.338

ROBERTO GASPARINI - Diretor Financeiro

64

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


BALANÇO INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS

BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2013 E DE 2012 (valores expressos em reais)

DÉBITO AUTOMÁTICO

ATIVO

Nov / 2013

Nov / 2012

CIRCULANTE

35.587.537

39.040.185

Disponível

25.612.762

28.044.123

802.476

419.795

17.557.596

9.173.495

* Caixa e Bancos * Aplicações Financeiras * Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Emergência

2.114.142

1.983.017

* Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Investimentos

5.138.548

16.467.816

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO

9.974.765

10.996.062

* Contribuições Sociais e Jardim de Infância a Receber

1.094.015

1.512.694

* Taxas de Transferências e Editais a Receber (Invest)

2.790.300

4.601.301

3.883.563

2.992.615

* Outras Contas a Receber

975.742

749.501

* Estoque dos Almox Central / L&R

830.647

966.491

* Despesas Antecipadas

400.498

173.460

* Adiantamentos Administrativos / Fornecedores Funcionários

NÃO CIRCULANTE

487.796.098

468.914.502

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

3.690.824

3.383.020

* PIS - Depósito Judicial

2.878.841

2.393.213

799.488

754.916

12.495

234.891

IMOBILIZADO

484.105.274

465.531.482

* Imobilizado

484.105.274

465.531.482

TOTAL DO ATIVO

523.383.625

507.954.687

PASSIVO

Nov / 2013

Nov / 2012

CIRCULANTE

40.584.284

31.882.209

4.965.057

5.195.704

11.799.558

10.882.181

* Depósitos Recursais/Judiciais * Créditos Fiscais

* Fornecedores * Pessoal / Obrigações Trabalhistas / Provisões * Provisões para Contigências Passivas

368.474

82.766

* Provisão INSS - REFIS

356.590

500.340

* Contas a Pagar Diversos / Obrigações Fiscais

1.942.932

2.741.230

* Adiantamentos de Associados - Recebimento Antecipado

4.813.959

4.412.105

16.337.714

8.067.883

* Lei de Incentivo ao Esporte / Cultura / Siconv (em Bancos / Aplicações) NÃO CIRCULANTE

24.819.303

30.334.803

* Provisão INSS - REFIS

17.354.268

21.841.371

* Provisão do PIS

5.768.635

5.193.432

* Provisão para Contingências Passivas

1.696.400

3.300.000

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

457.980.038

445.737.675

* Superávit no Exercício

11.166.423

17.057.833

* Patrimônio Social

446.813.615

428.679.842

TOTAL DO PASSIVO

523.383.625

507.954.687

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 218.338/O-3

Clientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento nem em ir ao Clube. para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube. aluguel de armário e outras taxas. inclusive as de renovação automática.

boleto online

O associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube. www.ecp.org.br. na área Central de Relacionamentos. opção Central de Atendimento e clicar 2ª via boletos. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para os meses futuros.

formas de pagamento no clube

Nos diversos setores do Clube. são as seguintes as formas de pagamento: Dinheiro. cheque. desde que não seja pré-datado ou de terceiros. e cartões de débito. no Caixa Central. No Estacionamento. também o Cartão Pinheiros. Na Sauna e Departamentos Médicos. todas as formas de pagamento. incluindo cartão de crédito. exceto Cartão Pinheiros.Nas Lanchonetes e Restaurantes. todas as formas de pagamento.

locação de armários

Central de Atendimento. mediante pagamento da taxa. Vestiários das Piscinas Disponíveis no feminino e no masculino. Boliche. Bocha e Taqueira (Bilhar) Disponíveis nos três locais.

Vestiários do 3º andar do Centro Esportivo Lista de espera no feminino e no masculino.

Vestiários do Tênis Disponíveis armários pequenos no feminino e no masculino. Lista de espera para a troca de pequeno por grande.

mensalidade em atraso

Todos os pagamentos em atraso. sobre cobranças nas quais incidam multa. passam a ser calculados no dia seguinte ao vencimento. acrescidos com 0.33% ao dia. do valor original por dia de atraso. É válido para cobrança das contribuições sociais. taxas de equipes de boliche. mensalidades de ballet. jardim de infância. cursos. transferências e editais não pagos no vencimento.

devoluções

Solicitações de devolução de valores de atividades. taxas esportivas e cursos terá prazo de até 15 dias após o inicio. A devolução será analisada e avaliada para deliberação.

inadimplentes

Com a nova sistemática financeira. o Clube não mais enviará boletos de inadimplência. O associado receberá carta comunicando a pendência. que poderá ser quitada pela internet ou no Clube.

Mais informações na

Central de Atendimento Tel.: 3598-9500

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

65


CONTRATOS A.A. Araújo Arquitetura Ltda. – CNPJ 05.576.336/0001-10 – Acompanhamento de projeto modificativo para obtenção de Alvará junto à Prefeitura Municipal de São Paulo - R$ 18.500,00 – 1º/10/2013 até a obtenção do Alvará.

Edo Rocha Arquitetura e Planejamento Ltda. – CNPJ 50.585.298/0001-17 – Acompanhamento do projeto de comunicação visual para a garagem e piso térreo do Novo Estacionamento – R$ 13.500,00 – 03/07/2013 a 30/09/2013.

AC Florida Comércio e Serviços Ltda. – CNPJ 13.569.854/0001-35 – Aditivo nº 2 - Serviços de mão de obra civil para execução de alvenaria, azulejos, pastilhas, massas e pisos – R$150.248,30 – 15/08/2013 a 30/09/2013.

Elevadores Atlas Shindler SA – CNPJ 00.028.986/0146-72 – Serviços de manutenção preventiva e corretiva para elevadores – R$ 5.653,88 mensais – 01/11/2013 a 31/10/2017.

Adauto Marques Maduro – CPF/MF nº 378.035.578-72 – Assessoria em engenharia de operação mecânica e ferramentas para avaliação do sistema do ar-condicionado, bem como avaliação de plano de manutenção dos equipamentos do parquinho – conforme proposta – 30/09/2013 a 30/09/2014. Alexandre Tsiftzoglou – CPF/MF nº 150.277.658-86 Serviços de reparos emergenciais nos azulejos das piscinas – R$ 1.250,00 – 15/10/2013. Aliança Fundações Ltda. – CNPJ 11.707.644/000130 – Aditivo nº 3 - Fornecimento de mão de obra para a Obra do Novo Estacionamento Faria Lima – R$ 115.050,00 – 31/07/2013 a 30/08/2013. Alonso, Barreto & CIA – Auditores Independentes – CNPJ 52.572.500/0001-00 – Aditivo nº 3 - Auditoria Externa específica da Obra do Novo Estacionamento Faria Lima – R$ 14.250,00 – 01/10/2013 a 31/12/2013.

Engenheiros Consultores Associados Consultrix Ltda. – CNPJ 60.574.688/0001-45 – Aditivo nº 11 – Elaboração de Projeto e Direção Técnica das Fundações do Novo Estacionamento Faria Lima – R$ 5.645,66 – 01/10/2013 a 31/10/2013. Jatobá Meio Ambiente Ltda. – CNPJ 07.593.855/0001-12 – Elaboração de projeto para aditamento e prorrogação do Termo de Compromisso Ambiental – R$ 26.000,00 – 01/09/2013 até a expedição oficial do aditivo de prorrogação. Jean Comércio de Materiais para Construção Ltda. – CNPJ 50.285.204/0001-94 – Serviços de transporte de entulho e terra – valor conforme proposta – 01/10/2013 a 31/12/2014.

Associação de Santa Olímpia – CNPJ 55.345.284/0001-40 – Apresentação artística do grupo Santa Olímpia, na “Festa da Cerveja 2013” – R$ 2.000,00 – 26/10/2013.

Livepass Ingressos Ltda. – CNPJ 11.554.768/000123 – Fornecimento de serviços denominados “ShoWare”, concernentes à automação do processo de venda antecipada de ingresso – 01/01/2013 a 31/12/2013.

Carlos Augusto Barbosa Rocha ME – CNPJ 02.893.174/0001-56 – Serviços de sonorização e iluminação para o evento “56ª Festa da Cerveja” R$ 9.500,00 – 26/10/2013 a 27/10/13.

Maria Aparecida dos Santos Música e Entretenimento – CNPJ 12.856.085/0001-93 – Apresentação da banda Hook no evento “XXIII Arte Natureza” – R$ 1.120,00 – 23/11/2013.

Compuclasses Informática Ltda. – CNPJ 71.799.829/0001-44 – Aditivo nº. 5 – Ministrar aulas de informática para veteranos e associados acima de 50 anos – valor conforme nº. de alunos inscritos – 28/02/2013 a 31/12/2013.

Massimino Arquitetura e Serviços Ltda. – CNPJ 11.973.038/0001-67 – Elaboração de projeto arquitetônico para adequação da pista de boliche – R$ 9.500,00 – 01/10/2013 a 30/12/2013.

Comtrafo Indústria de Transformadores Elétricos S.A – CNPJ 00.138.806/0001-40 – Aditivo nº3 Locação de transformadores – R$ 34.500,00 – 15/10/2013 a 14/11/2013. Cooperativa Paulista de Teatro – CNPJ 51.561.819/0001-69 – Apresentação do espetáculo infantil de teatro “Cocos e Mitos” – R$ 1.280,00 – 12/10/2013 a 13/10/2013. Daniel F. Padovan – Produções ME – CNPJ 09.449.635/0001-45 – Aditivo nº 1 – Apresentação musical da Banda Ambervision no evento “53ª Festa do Boliche” – R$ 4.500,00 – 07/12/2013. Dinâmica Recreação e Lazer Ltda. – CNPJ 05.059.287/0001-49 – Serviços de monitoria para o evento “Soccer Camp” – R$ 3.000,00 – 02/12/2013 a 06/12/2013.

66

Empório Produções Culturais Ltda. – CNPJ 12.244.418/0001-23 – Apresentação artística da Banda BMP Brass no evento “Festa da Cerveja 2013” – R$ 3.800,00 – 27/10/2013.

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 – Apresentação da artista “Vanessa Jackson” no evento “Festa do Tênis 2013” – R$ 5.550,00 29/11/2013. Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 – Serviços de agenciamentos de artistas – valor conforme proposta – 01/01/2014 a 31/12/2014. Morena Produção Criação e Eventos Ltda. – CNPJ 02.123.417/0001-77 – Apresentação artística no evento “Orquestra Pinheiros: Américas” – R$ 1.000,00 – 19/10/2013. Net Light Ltda. – CNPJ 01.391.063/0001-89 – Locação de equipamentos extratores de laranja – R$ 46.564,58 – 01/10/2013 a 30/09/2014. News Time Eventos Ltda. – CNPJ 06.003.375/0001-91 – Locação de tendas para

o evento “Festa da Cerveja” - R$ 18.000,00 – 18/10/2013 a 29/10/2013. Norobras Impermeabilizações Ltda. – CNPJ 67.814.897/0001-68 – Serviços de impermeabilização de áreas concernentes à Obra do Novo Estacionamento Faria Lima - R$ 379.940,95 – 29/05/2013 a 30/08/2013. Print Center Comércio de Suprimentos para Informática Ltda. – CNPJ 00.015.403/0001-04 – Serviços de impressão eletrônica dos demonstrativos de pagamento dos empregados – valor conforme nº de impressão – 01/09/2013 a 31/08/2015. Ramfej Comércio e Serviços de Equipamentos Contra Incêndio Ltda. – CNPJ 14.842.550/000162 – Elaboração de projeto técnico de proteção contra incêndio – R$ 15.000,00 – 20/09/2013 a 20/12/2013. RLJ Construção Civil Ltda. – CNPJ 67.669.663/0001-74 – Aditivo nº. 1 - Serviços de Mão de obra civil para a Obra do Novo Estacionamento Faria Lima – R$ 5.848,25 – 31/07/2013 a 16/08/2013. Rodrigo de Freitas Mendonça Plantas EPP – CNPJ 07.666.873/0001-87 – Serviços de assessoria e acompanhamento para atendimento ao “Termo de Compromisso Ambiental – TAC – R$ 1.650,00 – 07/06/2013 a 31/08/2013. Self Serviços Administrativos Ltda. – CNPJ 10.598.248/0001-50 – Apresentação artística da Banda Talismã no evento “Chá Primavera” – R$ 1.400,00 – 07/11/2013. Serpol Construções e Serviços Ltda. – CNPJ 49.385.339/0001-42 – Aditivo nº. 2 – Serviços de regularização das superfícies das vigas e tratamento de concreto em guarita do Novo Estacionamento Faria Lima - R$ 6.000,00 – 16/08/2013 a 20/09/2013. Talassi e Honora – Eventos Ltda. – CNPJ 03.433.280/0001-10 – Serviços de decoração para o evento “Festa do Boliche” – R$ 7.000,00 – 07/12/2013. Talassi e Honora – Eventos Ltda. – CNPJ 03.433.280/0001-10 – Serviços de decoração para o evento “Jantar do Conselho Deliberativo 2013” – R$ 13.500,00 – 06/12/2013. TH Eventos Ltda. – CNPJ nº 03.433.280/0001-10 – Serviços de decoração do Evento “Jantar da Festa da Cerveja” – R$ 4.000,00 – 25/10/2013. TH Eventos Ltda. – CNPJ nº 03.433.280/000110 – Serviços de decoração do Evento “Festa dos Veteranos” – R$ 3.700,00 – 30/11/2013. Viver Família Instituto das Dinâmicas Familiares Ltda. – CNPJ 03.145.827/0001-81 – Oficinas infantis “Brincando de Faz de Conta” e “Fábrica de Brinquedos” com atividades lúdicas - R$ 3.000,00 – 07/12/2013 a 21/12/2013. Viver Família Instituto das Dinâmicas Familiares Ltda. – CNPJ 03.145.827/0001-81 – Oficinas infantis de culinária “Pão de Queijo Colorido” e “Cookie de Aveia” - R$ 3.000,00 – 09/11/2013 a 23/11/2013.


FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

67


68

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


Revista n°189 JAN 2014