Catálogo de Cursos ESPI 2015

Page 1


2


3


4

PROGRAMAÇÃO 2015

ESPI


Os ônibus passam em frente à Universidade Nilton Lins no sentido Centro-bairro

5

PARCERIAS INSTITUCIONAIS

COMO SE INSCREVER

AGENTES DA ESPI

COMO CHEGAR NA ESPI


A ESPI Criada em 1990, na primeira gestão do Prefeito Arthur Virgílio Neto, por meio da Lei Orgânica do Município de Manaus (Lomam), e implementada em 1996, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI) comemora 19 anos em 2015. Nesta gestão, passou por significativas mudanças estruturais, para acompanhar as novas diretrizes políticas da Prefeitura de Manaus, que se orientam pela redução da máquina pública, pela racionalidade administrativa, pela economicidade e pela fusão de vários órgãos e secretarias. Assim, a partir da Lei Delegada n.° 11, de 31 de julho de 2013, fundiram-se as Fundações Escola de Serviço Público Municipal (Fespm) e de Inclusão Socioeducacional (FMDS), passando o órgão criado ao status de Subsecretaria da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), com a missão de capacitar os servidores públicos, agentes públicos e políticos do Município, e também de gerir os programas de inclusão socioeducacional da Prefeitura de Manaus. MISSÃO: Aperfeiçoar e capacitar os servidores públicos, agentes políticos e agentes públicos que integram a Prefeitura Municipal de Manaus, bem como fomentar, implantar e gerir Programas de Inclusão Socioeducacional no âmbito do Poder Executivo Municipal.

VISÃO: Ser reconhecida como um órgão de referência na condução dos programas de qualificação de recursos humanos em nível de administração pública municipal e na gestão de programas voltados para a inclusão socioeducacional da população de baixa renda, na cidade de Manaus. 6

PRINCÍPIOS DE GESTÃO: TRANSPARÊNCIA, QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA e PROBIDADE


7


8


9


IMAGEM

10


11


12


13


14


15


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

30

Servidores municipais e beneficiários dos Programas de Inclusão Socioeducacional Bolsa Universidade (PBU) e Bolsa Idiomas (PBI).

Abril

Integral

35

Servidores municipais e/ou profissionais interessados em ministrar cursos na modalidade EaD junto à ESPI.

Maio

Integral

Linguagem do moderno texto oficial; Planejamento da redação; Gramática aplicada ao texto; Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; Documentos oficiais.

30

Servidores municipais e beneficiários dos Programas PBU e PBI interessados em aprimorar suas habilidades na escrita.

Junho

Integral

O que é conduta ética e suas implicações; A comunicação e o favorecimento das condutas; A conduta no atendimento ao cidadão; A conduta ética no ambiente de trabalho e em atividades rotineiras.

20

Servidores municipais e beneficiários dos Programas PBU e PBI.

Julho

Integral

Reforma Ortográfica Alfabeto as mudanças ortográficas referentes ao alfabeto; As mudanças ortográficas referentes à acentuação gráfica; Trema pronúncia, uso e queda; Hífen o uso do hífen e suas modificações; Regência: algumas mudanças ocorridas após a reforma; A escrita do dia a dia: dicas do uso instrumental da língua.

30

Servidores municipais e beneficiários dos Programas PBU e PBI.

Agosto

Integral

Fundamentos da liderança; Motivação: fatores internos e externos; Liderança e Estratégias pessoais para a prática da liderança; Motivação de Equipes Entendendo o cenário atual e o desafio das organi- Turma 2 zações; Aplicação do modelo de liderança situacional: estilos de liderança eficazes. Elementos básicos em todo processo de percepção para uma efetiva aprendizagem; O perfil do multiplicador; Formação de Multipli Habilidades de comunicação e apresentação das cadores para cursos ideias; em EaD Padrões da Plataforma Virtual de Aprendizagem da ESPI; Produção de conteúdo no ambiente virtual. Redação Oficial: Princípios e Normas Básicas

Conduta Ética no Serviço Público

Língua Portuguesa: As Novas Regras Ortográficas - Turma 3

16


Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

Desenvolvimento da Competência Interpessoal

Comunicação interpessoal; Inteligência social; Inteligência emocional; Resolução de conflitos; Feedback: discutindo a relação no trabalho.

20

Servidores municipais e beneficiários dos Programas PBU e PBI de todos os níveis e áreas que buscam melhorar a qualidade de seus relacionamentos na vida pessoal e profissional.

Setembro

Integral

Marketing Pessoal

O que é marketing pessoal; Como desenvolver um bom marketing pessoal; Trabalhando a sua imagem; Técnicas para melhorar a sua comunicação; Desenvolvendo sua carreira.

20

Servidores municipais e beneficiários dos Programas PBU e PBI.

Outubro

Integral

Curso

Resumo do Conteúdo Programático

17


18


Curso Seminário “Administração Pública - Uma Nova Visão”

Resumo do Conteúdo Programático Teoria e visão sistêmica da Administração Pública; Princípios constitucionais e Poderes Administrativos; Estrutura organizacional; Políticas públicas; A Nova Gestão Pública: tendências contemporâneas.

A necessidade de adaptação e construção de novos paradigmas na Administração Pública; O processo de inovação organizacional: estímulos ao desenvolvimento de oportunidades; MÓDULO I: Inovação e Mudança Cadeia de valor, benchmarking, identificação dos vetores da inovação para a otimização de processos; Organizacional Práticas para a inovação: brainstorming, design thinking, canvas; Os gestores como agentes de mudança.

MÓDULO II: Planejamento e Gestão Estratégica

Os desafios da implementação do planejamento estratégico nas organizações públicas; O processo de planejamento estratégico: diagnóstico básico SWOT; missão; valores e princípios; visão de futuro; fatores críticos de sucesso; balanced scorecard; Principais etapas para a estruturação do planejamento estratégico institucional; Projetos estratégicos e planos de ação; Alianças estratégicas no setor público.

Carga Horária

Requisito Básico

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

3

________________

Março

Vespertino

21

________________

Abril

Vespertino

24

(*) Ter concluído o módulo de Inovação e Mudança Organizacional, com carga horária igual ou superior a 21h.

Maio

Vespertino

19


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Requisito Básico

21

(*) Ter concluído o módulo de Planejamento e Gestão Estratégica, com carga horária igual ou superior a 21h.

Junho

Noturno

24

________________

Julho

Vespertino

Técnicas de planejamento estratégico aplicadas a projetos; Roteiro para elaboração de projetos; Uso de instrumentos de apoio em gestão de projetos em todas as fases - desde a concepção, passando por execução e controle até o momento da entrega; Metodologia do Project Management Institute (PMI) espelhada no Project Management Body of Knowledge (PMBOK); Competências e habilidades para o alcance de objetivos em projetos dentro de prazos e custos definidos.

30

(*) Ter concluído o módulo de Planejamento e Gestão Estratégica, com carga horária igual ou superior a 21h.

Agosto

Vespertino

Fundamentos e tendências de gestão de pessoas; Instrumentos para a gestão estratégica de pessoas; Recrutamento e seleção em organizações públicas; Relações entre estratégia organizacional, capacitação, desenvolvimento profissional e desempenho; Liderança com foco na gestão de pessoas e resultados.

21

________________

Setembro

Vespertino

Negociação: conceito, processo, estratégias, ações; Os principais erros cometidos nas negociações no ambiente de trabalho e o que não fazer ao negociar; Articulação, argumentação e persuasão; A negociação coletiva no setor público; Mecanismos para atuar como facilitador de resultados nas diversas situações críticas da organização, analisando e propondo soluções.

15

________________

Setembro

Vespertino

Gerenciamento, monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho institucional; MÓDULO III: Indicadores de resultados e sua utilização na gestão estratégiElaboração de Indica- ca; dores de Desempe- Elaboração de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade; nho Institucional Gestão de processos, programas e políticas públicas utilizando indicadores e o ciclo PDCA; Construção de um sistema de medição de desempenho. MÓDULO IV: Marketing em Organizações Públicas

MÓDULO V: Elaboração e Gerenciamento de Projetos

MÓDULO VI: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas no Setor Público

MÓDULO VII: Negociação no Ambiente de Trabalho

20

Conceitos centrais, pesquisa de mercado e mix de marketing; Marketing institucional: criação e manutenção de uma marca forte, endomarketing e estratégias de comunicação; Marketing público, social, de serviços e de relacionamento; Planejamento estratégico de marketing; Tendências de marketing.

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Origens, fundamentos e evolução da Governança Corporativa; Princípios e elementos de governança no setor público; MÓDULO VIII: Requisitos da boa governança; Finanças e Gover Sistema de controle da administração pública: ética, moral e nança Corporativa no transparência; Serviço Público A lei anticorrupção, o executivo de finanças e seus novos desafios. (**) Atividades Complementares

Carga Horária

Requisito Básico

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

15

________________

Outubro

Vespertino

9

________________

-

-

Carga Horária Total: 180

21


Carga Horária

Requisito Básico

15

(*) Ter concluído o módulo de Fundamentos da Administração Pública, com carga horária igual ou superior a 21h.

Março

Noturno

Conceitos básicos sobre Orçamento Público; Princípios Orçamentários: universalidade, equilíbrio e transparência; MÓDULO III: Gestão Orçamentária Atividade Financeira do Município; Receita e Despesa Orçamentária; Orçamento Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

30

(*) Ter concluído o módulo de Desenvolvimento de Potenciais Líderes, com carga horária igual ou superior a 15h.

Abril

Noturno

Noções gerais de Direito Público e Tributário Municipal Brasileiro; Limitações do poder tributário; Princípios e funções; Imunidades constitucionais; Políticas tributárias estadual e municipal para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

30

(*) Ter concluído o módulo de Gestão Orçamentária, com carga horária igual ou superior a 30h.

Maio

Noturno

Curso

Resumo do Conteúdo Programático

As diferentes linguagens e prioridades na hierarquia das organizações; Compreensão do conceito de excelência: eficácia + eficiência; MÓDULO II: A atuação de membros de equipe como facilitadores do Desenvolvimento de processo de trabalho; Potenciais Líderes A imagem mental de sucesso e a sua influência na construção do futuro; Desenvolvendo as competências individuais para obtenção de resultados da equipe.

MÓDULO IV: Gestão Tributária

22

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


Curso MÓDULO V: Gestão Previdenciária

Resumo do Conteúdo Programático Seguridade Social, conceitos e princípios; Regimes da Previdência Social; Tipos de aposentadorias; Financiamento da Seguridade Social; Benefícios previdenciários e pensões.

MÓDULO VI: Controladoria e Auditoria

Noções gerais de Controladoria e Auditoria; Lei das Licitações; Licitação com ênfase em Pregão e gestão de custos; Planejamento tributário e análise de projetos de investimento; Controle interno e mecanismos de controle.

MÓDULO VII: Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos

Gestão da mudança com apoio da gestão por processos; Compreensão da interligação entre processos, permitindo visualizar a organização como um grande sistema de processamento de informações e tomada de decisões; Associação de atributos modeláveis por atividade, de modo a permitir o entendimento amplo das atividades; Documentação de processos; Melhoria contínua de processos com aplicação do ciclo PDCA.

(**) Atividades Complementares

Carga Horária

Requisito Básico

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

21

(*) Ter concluído o módulo de Gestão Tributária, com carga horária igual ou superior a 30h.

Junho

Noturno

30

(*) Ter concluído o módulo de Gestão Previdenciária, com carga horária igual ou superior a 21h.

Julho

Noturno

24

(*) Ter concluído o módulo de Controladoria e Auditoria, com carga horária igual ou superior a 30h.

Agosto

Noturno

6

________________

-

-

Carga Horária Total: 177

23


Curso MÓDULO VII: Elaboração, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos (**) Atividades Complementares

Resumo do Conteúdo Programático Conceitos e princípios; Legislação aplicável; Formalização, assinatura; Terceirização, subcontratação, consórcios; Duração dos contratos, alterações, prorrogação, execução, fiscalização.

Carga Horária

Requisito Básico

21

(*) Ter concluído o módulo de Transferências Voluntárias, com carga horária igual ou superior a 21h.

Março

Vespertino

6

________________

-

-

CARGA HORÁRIA TOTAL DE TODO O APERFEIÇOAMENTO: 164

24

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


25


Carga Horária

Público-Alvo

Palestra: Como Administrar seu Tempo

Por que administrar o tempo? Você realmente sabe usar seu tempo? A pirâmide da produtividade: como, onde e quando planejar; Como lidar com excessos: telefonemas, reuniões, papéis, tarefas, interrupções; Tornando-se organizado plano de ação.

3

Servidores municipais que tenham interesse em conhecer técnicas para gerenciar seu tempo.

Março

Vespertino

Técnicas de Abordagem e Relações Interpessoais Turma 1

Autoconhecimento e autodesenvolvimento; A importância da qualidade no atendimento; Técnicas de gerenciamento de conflitos; Técnicas de abordagem; Mitos e verdades sobre a qualidade das relações interpessoais.

15

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Março

Vespertino

Elementos básicos em todo processo de percepção para uma efetiva aprendizagem; O perfil do multiplicador; Estilos de aprendizagem e as diferentes formas de aprender; Habilidades de comunicação e apresentação das ideias; Como lidar com perguntas e conflitos.

21

Servidores municipais que concluíram o ensino superior e que tenham interesse em ministrar aula nesta ESPI.

Março

Noturno

15

Servidores municipais envolvidos nas atividades de Secretariado das Escolas Municipais.

Abril

Matutino

15

Servidores municipais envolvidos no desenvolvimento de pessoas, líderes de equipe, professores, psicólogos e demais interessados.

Abril

Vespertino

3

Servidores municipais envolvidos no desenvolvimento de pessoas, líderes de equipe, professores, psicólogos e demais interessados.

Abril

Vespertino

Curso

Formação de Multiplicadores

Resumo do Conteúdo Programático

As Competências do Noções de psicopedagogia; Secretariado Escolar - Relacionamento Interpessoal Turma 1 Atendimento ao público. Desenvolvendo Pessoas por meio de Técnicas de

Coaching

Palestra: Motivação por meio de PNL

26

O líder de equipe como coach; Desenvolvimento de equipe e a habilidade da comunicação; Aumento da performance através de técnicas de coaching e os desafios modernos organizacionais para reter talentos e formar capital humano. O que é Programação Neurolinguística (PNL); Técnica de PNL para manter sua perspectiva; Como controlar melhor as emoções.

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

Gestão e Controle do Sistema da Folha de Pagamento

Módulo I: Rotina de Pessoal: 1. Investidura em cargos públicos: posse, exercício, noções de acúmulos lícitos e ilícitos de cargos públicos estudo de casos; 2. Cessão e disposição de servidores legislação vigente e estudo de casos; Módulo II: Entendendo a GFIP/SEFIP 8.4 na administração pública. Passo-a-passo no computador. Interação sistêmica Procedimentos e registros; Módulo III: Rotina de Folha de Pagamento: 1. Noções básicas de folha de pagamento; Instrução normativa n.° 001/2009-GS/SEMAD; Boletim 10, 20, 30 e 40; Tabela de ganhos e descontos; 2. Impacto orçamentário.

45

Agentes de pessoal das secretarias e demais servidores municipais.

Maio

Noturno

Liderança de Equipes

O papel do líder; As fases de desenvolvimento de equipes; Estilos de lideranças e seus efeitos na formação de equipes; Compartilhamento do poder e delegação; Natureza da motivação e significados do trabalho.

21

Diversos níveis de lideranças: diretores, chefe de divisão, gerentes e servidores que tenham interesse na área.

Maio

Noturno

Palestra: Economia Doméstica

Como lidar com a crise financeira; Dicas de como administrar seu dinheiro; Empréstimo emergencial; Orçamento doméstico; Uso consciente do cartão de crédito, dos financiamentos, dos crediários e do cheque especial.

3

Servidores municipais com interesse no tema.

Junho

Vespertino

Administração de Conflitos nas Organizações

Causas e naturezas dos conflitos; Prevenção e administração do conflito; Poder e solução de conflitos; Habilidades comportamentais requeridas no manejo de conflitos; Abordagens para gerenciar as tensões e conflitos nas equipes de trabalho: aplicação em casos simulados e reais.

21

Diretores, chefe de divisão, gerentes e servidores que tenham interesse na área.

Junho

Vespertino

27


Carga Horária

Público-Alvo

Como Utilizar seu Cérebro para ter Saúde

Lidar com o excesso de informações; Desenvolver a concentração; Saber priorizar informações e reconhecer o que é importante; Encontrar soluções criativas para problemas e crises; Obtenção do peso ideal.

12

Servidores municipais envolvidos no desenvolvimento de pessoas, líderes de equipe, professores, psicólogos e demais interessados.

Julho

Vespertino

Técnicas de Abordagem e Relações Interpessoais Turma 2

Autoconhecimento e autodesenvolvimento; A importância da qualidade no atendimento; Técnicas de gerenciamento de conflitos; Técnicas de abordagem; Mitos e verdades sobre a qualidade das relações interpessoais.

15

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Julho

Noturno

Comportamento e gestão - compreensão e prática dos tipos mentais ao liderar e ao ser liderado; Comunicação, feedback, feedforward e persuasão; O cérebro a nosso favor; Automotivação, motivação e foco nas mudanças positivas; Regulação e inteligência emocional na gestão.

15

Diversos níveis de lideranças: diretores, chefe de divisão, gerentes e servidores que tenham interesse.

Agosto

Vespertino

15

Servidores municipais envolvidos nas atividades de Secretariado das Escolas Municipais.

Outubro

Vespertino

Curso

Neuroliderança

Resumo do Conteúdo Programático

Técnicas de redação; As Competências do Técnicas de arquivo; Secretariado Escolar - Organização de secretaria; Turma 2 Estrutura de funcionamento do ensino; Secretaria Escolar, como funciona.

28

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


29


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

Conceitos e Práticas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Receita orçamentária, despesa orçamentária, ambiente de mudanças e IPSAS; Movimentações de recursos; Procedimentos contábeis patrimoniais; Plano de contas aplicado ao Setor Público; Demonstrações contábeis; Atualização das novas contas.

30

Servidores municipais que atuem nos setores de contabilidade, auditoria interna e nas demais áreas de execução financeira, orçamentária e patrimonial no âmbito municipal e atividades correlatas.

Março

Noturno

Orçamento Público: Procedimentos para Execução Integrada do Orçamento e do Planejamento

Conceito de orçamento público; Planejamento e orçamento na CF e LRF; Gestão orçamentária e financeira; Lei de Responsabilidade Fiscal; Sistemas de controle da Administração Pública Brasileira.

30

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Abril

Vespertino

Educação fiscal no contexto social; O cidadão para a função socioeconômica do tributo; Conhecimentos sobre administração pública; O acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos; Condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

3

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Maio

Vespertino

Palestra: Política Fiscal e Cidadania

30


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

Licitações Públicas e Contratos Administrativos

Conceito de licitação; Modalidades de licitação; Sistema de registro de preços; RDC (Regime Diferenciado de Contratações); Divulgação do edital; Julgamento da habilitação e das propostas de preços; Contratos administrativos: definição, duração e prorrogações; Formalização e alterações; Reequilíbrio contratual; Fiscalização; Rescisão dos contratos; Sanções administrativas.

30

Servidores municipais técnicos que demandam aquisição de bens e serviços, bem como membros de Comissões de Licitação.

Junho

Vespertino

Elaboração de Termo de Referência e Projetos Básicos para Contratação de Bens e Serviços no Setor Público

O processo de contratação na Administração Pública; O termo de referência no pregão: análise de termos de referências; Elaboração e construção de termos de referências; Conjunção de termo de referência e minutas de contratos; Projeto básico e termo de referência na prestação de serviços e na aquisição de bens.

30

Servidores municipais envolvidos em processos licitatórios.

Julho

Noturno

12

Servidores gestores e outros que atuam na área de gestão de convênios, na captação de recursos e na elaboração de projetos.

Agosto

Noturno

Workshop “Operacionalização do SICONV”

O que é o SICONV; O credenciamento; O cadastramento; O chamamento público; Proposta x plano de trabalho; Aprovação de plano de trabalho; Geração de convênios; Publicação de convênio; Execução; O registro dos procedimentos; O registro de contratos; Acompanhamento da execução.

31


32


Carga Horária

Público-Alvo

21

Servidores municipais que atuam na gestão de resíduos.

Abril

Noturno

Ciclo de Palestras: Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transporte

Acessibilidade: aspectos e legislação; Acessibilidade em espaços turísticos e públicos; Princípios da mobilidade urbana sustentável; Planejamento participativo de mobilidade urbana cicloviária; Mobilidade urbana acessível: transportes público, privado e integrado de passageiros (modais, integração, acesso, mobiliário urbano, atendimento do pessoal de operação).

6

Servidores do Município e do Estado envolvidos na execução de obras públicas, engenheiros, arquitetos e representantes de entidades de classe.

Maio

Vespertino

Palestra: Cidadania e Meio Ambiente

Fundamento constitucional da tutela do meio ambiente pelo Estado e coletividade; Conceitos básicos de Direito Ambiental; A importância da atuação da sociedade civil para a efetividade do Direito Ambiental; Educação para o consumo sustentável.

3

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Junho

Vespertino

Curso

Avaliação do Plano de Gerenciamento de Resíduos

Resumo do Conteúdo Programático Política Nacional de Resíduos Sólidos; Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Responsabilidades, logística reversa e responsabilidade pós-consumo; Lei n.° 11.445/07 Lei Federal do Saneamento Básico; Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

33


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Perícia e Auditoria Ambiental

Auditoria Ambiental: conceitos e tipos; Noções de responsabilidade civil e criminal; Sistema de gestão e métodos de auditoria; Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA); Procedimentos para a realização de perícia ambiental.

Elaboração do instrumento convocatório, licitação, contratação e fiscalização, com as respectivas legislações aplicadas; Licitação, Contratação, Elaboração de projetos e orçamento para obras e Gestão e Fiscalização serviços de engenharia; de Obras e Serviços de Patologias e vícios de construções e projetos de Engenharia obras públicas; Recebimento das propostas e julgamento; Contrato e seu acompanhamento.

34

Carga Horária

Público-Alvo

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

24

Servidores municipais interessados em aprimorar suas habilidades profissionais nas áreas jurídica e ambiental.

Junho

Noturno

24

Servidores municipais integrantes de comissões de licitação, assessores jurídicos, agentes do controle interno e externo e demais profissionais envolvidos no processo de licitação de obras e serviços de engenharia.

Julho

Vespertino


35


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

Palestra: Qualidade e o Consumo de Alimentos

Aspectos da qualidade que o consumidor deve considerar ao escolher sua alimentação; Produção e manuseio dos alimentos; Condições adequadas para a produção e o tratamento dos alimentos.

3

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Março

Vespertino

30

Servidores municipais que atuam em espaços socioeducativos ou que lidam com público externo.

Abril

Noturno

21

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com atividades no cuidado às pessoas em situação de rua.

Maio

Vespertino

15

Servidores municipais atuantes nas áreas de Educação e Assistência Social.

Maio

Noturno

24

Servidores municipais atuantes nas áreas de Educação e Assistência Social.

Junho

Noturno

Alfabeto, fonética e fonologia, sintaxe espacial; LIBRAS Frases mais utilizadas no atendimento; como Instrumento de Variações linguísticas e verbos; Inclusão Social - Nível Os cinco paramêtros da LIBRAS; Básico - Turma 1 Representação semântica dos verbos em libras. Suscitando Perspectivas: Interagindo com a População em Situação de Rua

Origens e contextos da população em situação de rua; Perfil da população em situação de rua; Técnicas de abordagem para agentes que lidam com população em situação de rua; Iniciativas para o resgate da cidadania; Formação de rede para atenção da população em situação de rua.

Histórico dos movimentos sociais; Legislação: lei n.° 106/2013; Relações Étnico Preconceito, racismo, discriminação; Raciais nos Diferentes Movimentos sociais na contemporaneidade, diversidade religiosa; Espaços Elaboração de propostas do ponto de vista dos participantes.

Cidadania e Direitos Humanos

36

Etapas históricas dos direitos humanos; Características dos direitos humanos; Direitos e deveres individuais e coletivos; Direitos Sociais; Liberdade, identidade, solidariedade e respeito à diversidade e à dignidade humana.


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

Métodos e Técnicas para a Elaboração de Projetos Sociais

Conceitos básicos de projetos; Metodologias para elaboração; Planejamento e elaboração de projetos sociais; Monitoramento e avaliação de projetos sociais; Apresentação dos projetos elaborados.

24

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Junho

Noturno

Palestra: Situações de Risco no Ambiente Escolar: Violência e uso de Drogas

Violência no ambiente escolar; Adequação dos espaços e práticas pedagógicas das escolas; A presença das armas no ambiente escolar; Tráfico de drogas; Atendimento multiprofissional na comunidade escolar.

3

Servidores municipais com interesse no tema.

Julho

Vespertino

LIBRAS como Instrumento de Inclusão Social - Nível Básico - Turma 2

Alfabeto, fonética e fonologia, sintaxe espacial; Frases mais utilizadas no atendimento; Variações linguísticas e verbos; Os cinco paramêtros da LIBRAS; Representação semântica dos verbos em libras.

30

Servidores municipais que atuam em espaços socioeducativos ou que lidam com público externo.

Julho

Vespertino

O que é bullying?; As principais consequências do bullying; Espaços escolares, professores, sociedade e bullying; Brincadeiras que fazem chorar; O papel da família e da sociedade.

3

Servidores municipais atuantes nas áreas de Educação e Assistência Social.

Agosto

Vespertino

A educação de valores; A contribuição do esporte na sociedade; O esporte educa, disciplina e transforma vidas; Programas governamentais de incentivo à prática esportiva; O esporte como meio de prevenir o uso indevido de álcool e outras drogas.

3

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Agosto

Vespertino

Palestra: Consequências e Implicações do

Bullying

Palestra: Quando o Esporte Transforma Vidas?

37


Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Revisão do módulo básico; LIBRAS como Narração em libras; Instrumento de Aprimorando habilidade de interpretação; Inclusão Social - Nível Técnicas de interpretação; Avançado Diálogos e situações cotidianas. Palestra: Direitos dos Animais em Debate

Workshop: Acessibilidade das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida: Construindo um Caminho para Todos

38

Local adequado para o animal viver; Alimentação e água; Higiene; Procriação e esterelização; Vacinação. Tipos de deficiências; Como capacitar uma equipe para atender o cliente com deficiência; Convenção dos direitos da pessoa com deficiência; Conhecimento, reflexão, posturas e ações no atendimento à pessoa com deficiência; Procedimentos adequados para atender pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Carga Horária

Público-Alvo

Mês (Previsto)

Turno (Previsto)

30

Servidores municipais que concluíram curso de LIBRAS Nível Básico.

Agosto

Vespertino

3

Servidores municipais que atuam em espaços socioeducativos ou que lidam com público externo.

Setembro

Vespertino

6

Servidores municipais com interesse em ampliar seus conhecimentos na área de atendimento à pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Setembro

Vespertino


39


QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Inclusão Digital Aplicativos Básicos de Informática

Ligar, desligar, entradas e saídas de conexões, como utilizar a área de trabalho; Informações sobre o mundo da informática, quais as prevenções básicas para segurança; Como navegar, pesquisar, baixar arquivos na internet; Como utilizar os programas básicos do Windows; Conhecendo os aplicativos do pacote Office.

15

Servidores que atuam em atividades que estão sendo informatizadas e necessitam dos conhecimentos básicos para utilizar os recursos tecnológicos.

Março

Vespertino

Planilhas e pastas de trabalho; Funções simples e avançadas; Fomatação; Tabelas e gráficos dinâmicos; Análise de dados.

30

Servidores de qualquer área que possuem pouca ou nenhuma experiência no Excel e que necessitam consolidar conceitos essenciais do aplicativo quanto à elaboração de tabelas, relatórios e controles.

Março

Noturno

Transformando seu dia a dia; Origem do Programa 5S; Os 5S; Princípios da qualidade total; Estratégias para o sucesso na implantação.

21

Servidores municipais com interesse no tema.

Abril

Vespertino

Introdução à área de trabalho do Word 2010; Índice analítico, macro e mala direta; Apresentações com recursos do PowerPoint; Gravar narração; Conhecendo e utilizando o Visio.

30

Servidores municipais que utilizam os recursos tecnológicos na execução de suas atividades diárias.

Abril

Vespertino

ACCESS Essencial Versão 2010

Conceito de banco de dados; Criação de banco de dados próprio ou gerenciamento de arquivos já existentes; Organização de registros de forma segura, correta e coerente; Importando e vinculando arquivos do Excel; Gerando relatórios para impressão.

24

Servidores que em suas atividades necessitam utilizar o aplicativo para armazenar e organizar registros, criar consultas parametrizadas e vincular tabelas access com planilhas excel.

Maio

Vespertino

MS Project 2010

O ambiente MS-Project; Estruturação do projeto; Execução e controle; Relatórios; Relação dos pacotes de trabalhos e alocação de recursos.

21

Servidores municipais com atuação em atividades de planejamento, elaboração, gerenciamento e análise de projetos.

Maio

Noturno

Excel Essencial - Versão 2010 Turma 01

Qualidade Total com 5S

Otimizando Apresentações com Word, PowerPoint e Visio

40

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Carga Horária

Público-Alvo

Planilhas e pastas de trabalho; Funções simples e avançadas; Fomatação; Tabelas e gráficos dinâmicos; Análise de dados.

30

Servidores de qualquer área que possuem pouca ou nenhuma experiência no Excel e que necessitam consolidar conceitos essenciais do aplicativo quanto à elaboração de tabelas, relatórios e controles.

Junho

Vespertino

Gestão de Documentos e Gerenciamento Eletrônico

As funções do arquivo e sua composição no sistema de informação; Técnicas e os instrumentos necessários para realizar a gestão de documentos; Procedimentos operacionais da gestão arquivística; Gerenciamento eletrônico de documentos: SIGED; Obsolescência digital.

24

Servidores envolvidos no processo de gestão de informações e documentos.

Junho

Vespertino

Logística na Administração Pública

Identificação do fluxo de cadeia de suprimentos; Métodos de previsão de estoques e de clasificação de material; Gestão patrimonial; Almoxarifado, estoque e movimentação de materiais; Frota.

21

Servidores municipais com atuação funcional nas áreas de almoxarifado, materiais de consumo, materiais permanentes e de operações logísticas.

Junho

Noturno

30

Servidores de qualquer área que possuem pouca ou nenhuma experiência no Excel e que necessitam consolidar conceitos essenciais do aplicativo quanto à elaboração de tabelas, relatórios e controles.

Julho

Vespertino

30

Servidores de qualquer área que possuem pouca ou nenhuma experiência no Excel e que necessitam consolidar conceitos essenciais do aplicativo quanto à elaboração de tabelas, relatórios e controles.

Agosto

Noturno

30

Servidores que já utilizam o Excel em nível avançado e desejam criar painéis de controle utilizando diversos recursos e técnicas avançadas do aplicativo Excel.

Setembro

Noturno

Curso Excel Essencial - Versão 2010 Turma 02

Resumo do Conteúdo Programático

Excel Essencial - Versão 2010 Turma 03

Planilhas e pastas de trabalho; Funções simples e avançadas; Fomatação; Tabelas e gráficos dinâmicos; Análise de dados.

Excel Essencial - Versão 2010 Turma 04

Planilhas e pastas de trabalho; Funções simples e avançadas; Fomatação; Tabelas e gráficos dinâmicos; Análise de dados.

Como Construir Painéis de Controle no Excel DASHBOARDS

O que são painéis de controle ou dashboards e suas vantagens; Regras para dashboards; Preparando base para dashboards; Desenvolvendo gráficos; Adicionando botões e comandos de controle.

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

41


COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

21

Servidores municipais interessados em aprimorar suas habilidades na escrita.

Março

Vespertino

Abril

Vespertino

Comunicação e Escrita Oficial - Turma 01

Linguagem do moderno texto oficial; Planejamento da redação; Gramática aplicada ao texto; Acordo ortográfico da língua portuguesa; Documentos oficiais.

Oficina: Elaboração de Relatórios de Gestão Turma 01

Comunicando com transparência; Organizando o texto; Como alcançar o máximo de clareza e objetividade na estruturação dos conteúdos; Como evitar redundâncias, prolixidade e demais questões vinculadas à gramaticalidade textual; Apresentação do texto técnico.

21

Servidores municipais investidos na função de chefia, diretores, gerentes, coordenadores, assessores e técnicos responsáveis pela elaboração do relatório de atividades em suas secretarias.

Lentes e filtros; Temperatura de cor, fotometria; Fotografia digital (fator de corte, megapixels, perfil de cor, jpeg); O corpo da câmera; Práticas em campo.

24

Servidores municipais que atuam com registro fotográfico ou que desejam conhecer esta ferramenta específica.

Maio

Vespertino

21

Servidores municipais responsáveis pela elaboração de parecer e laudo técnico em suas secretarias.

Junho

Vespertino

Curso Prático de Fotografia

A Linguagem do texto administrativo; Curso Prático de A Formalização do Relatório em Função do Contexto; Elaboração de Parecer e Fundamentação teórica e legal; Laudo Técnico O Parecer, a Nota Técnica e o Processo Decisório; Estrutura do Parecer e da Nota Técnica. Palestra: Mídias Sociais Perspectivas, Tendências e Reflexões

Visão geral sobre as mídias sociais; As principais ferramentas; O processo criativo; Ações promocionais e virais; O que não se deve fazer nas mídias sociais.

3

Servidores municipais com atribuições funcionais e/ou interesses na área.

Julho

Vespertino

Cerimonial e Protocolo com Organização de Eventos

Normas protocolares; O uso das formas de tratamento na cerimônia; Planejamento, organização e execução de uma solenidade; Disposição das bandeiras; Técnicas de oratória aplicadas ao mestre de cerimoniais.

15

Servidores das mais diversas áreas de atuação, responsáveis pela organização de eventos formais.

Julho

Vespertino

42


COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Curso

Redação Jurídica

Oficina: Elaboração de Relatórios de Gestão Turma 02

Oficina de Fotojornalismo

Comunicação e Escrita Oficial - Turma 02

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

21

Senvidores municipais atuantes na Procuradoria Geral do Município (PGM).

Julho

Vespertino

Comunicando com transparência; Organizando o texto; Como alcançar o máximo de clareza e objetividade na estruturação dos conteúdos; Como evitar redundâncias, prolixidade e demais questões vinculadas à gramaticalidade textual; Apresentação do texto técnico.

21

Servidores municipais investidos na função de chefia, diretores, gerentes, coordenadores, assessores e técnicos responsáveis pela elaboração do relatório de atividades em suas secretarias.

Julho

Noturno

O que é fotojornalismo: conceitos básicos; A linguagem fotojornalística nos meios de comunicação; Análise de imagens na mídia; Ética no fotojornalismo e suas aplicações; Aula externa, saída fotográfica, com pauta para avaliação.

12

Servidores municipais que atuam em assessorias de comunicação dos órgãos da Prefeitura de Manaus.

Agosto

Vespertino

Linguagem do moderno texto oficial; Planejamento da redação; Gramática aplicada ao texto; Acordo ortográfico da língua portuguesa; Documentos oficiais.

21

Servidores municipais interessados em aprimorar suas habilidades na escrita.

Agosto

Noturno

Técnicas de redação forense; Teoria e prática da narrativa jurídica; Tipologia textual; Linguagem jurídica; Análise semiótica de texto jurídico.

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

IDIOMAS Carga Horária

Público-Alvo

Inglês Instrumental

Vocabulário; Frases relacionadas às atividades diárias; Formas básicas de atendimento; Descrevendo situações do dia a dia; Inglês interativo.

30

Servidores municipais envolvidos com atendimento ao público.

Maio

Vespertino

Espanhol Instrumental

Vocabulário; Frases relacionadas às atividades diárias; Formas básicas de atendimento; Descrevendo situações do dia a dia; Espanhol interativo.

30

Servidores municipais envolvidos com atendimento ao público.

Junho

Noturno

Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

43


LEGISLAÇÃO APLICADA AO SETOR PÚBLICO Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Atualização e Fiscalização em Direito do Consumidor

Direitos previstos na lei; Práticas comerciais relacionadas ao direito do consumidor; Cláusulas abusivas; Produto e serviço e suas responsabilidades; Aplicação legal do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e do Código Civil.

15

Servidores municipais com atribuições funcionais relacionadas ao tema.

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

Maio

Noturno

SEGURANÇA APLICADA AO SETOR PÚBLICO Carga Horária

Público-Alvo

Introdução a prevenção e combate a incêndio; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Método de extinção do fogo; Quantidade, capacidade, sinalização e localização dos extintores; Normas para obtenção do Auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB).

3

Servidores municipais que tenham interesse em conhecer ou ampliar seus conhecimentos na área de segurança do trabalho.

Maio

Vespertino

Conceitos de defesa pessoal; Técnicas de solo; Técnicas de defesa e ataque; Técnicas de defesa contra agressões desarmadas; Ação ofensiva.

15

Servidores da Casa Militar, agentes de trânsito e demais servidores que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos na área.

Junho

Vespertino

Palestra: Gestão da Emergência e das Condições que Levam ao Desastre

Avaliação do risco: prevenção, antecipação e planejamento; Avaliação e táticas de intervenção; Socorro; Assistência; Reabilitação.

3

Servidores com atuação na Defesa Civil e demais servidores que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos na área.

Julho

Vespertino

Direção Defensiva e Ofensiva para Condutores de Duas e Quatro Rodas

Direção defensiva conceitos e aplicações; Direção ofensiva conceitos e aplicações; Legislação de trânsito infrações e penalidades; Estado emocional e físico do condutor; Estado do veículo.

15

Servidores municipais que exercem a função de condutores de veículos nos órgãos municipais ou que atuem no gerenciamento do trânsito de Manaus.

Julho

Vespertino

Curso Palestra: Noções de Segurança do Trabalho, Prevenção e Combate a Incêndios Turma 1

Técnicas de Defesa Pessoal

44

Resumo do Conteúdo Programático

Mês Turno (Previsto) (Previsto)


SEGURANÇA APLICADA AO SETOR PÚBLICO Curso

Resumo do Conteúdo Programático

Carga Horária

Público-Alvo

Mês Turno (Previsto) (Previsto)

Palestra: Noções de Segurança do Trabalho, Prevenção e Combate a Incêndios Turma 2

Introdução a prevenção e combate a incêndio; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Método de extinção do fogo; Quantidade, capacidade, sinalização e localização dos extintores; Normas para obtenção do Auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB).

3

Servidores municipais que tenham interesse de conhecer ou ampliar seus conhecimentos na área em segurança do trabalho.

Julho

Noturno

Palestra: Psicologia das Emergências e Desastres e sua Contribuição na Defesa Civil

Conceitos da psicologia em desastres; Tratamento do estresse pós-traumático; Abordagens psicoterápicas; Traumas e suas consequências psíquicas; Atendimento individual e em grupos.

3

Servidores municipais que atuam na Defesa Civil e demais servidores com interesse em ampliar seus conhecimentos.

Agosto

Vespertino

Curso de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trabalho

Estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados pelas atividades realizadas; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes no local de trabalho; Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle de riscos; Primeiros socorros; Equipamento de Proteção Individual (EPI).

15

Servidores municipais que tenham interesse em conhecer ou ampliar seus conhecimentos na área de segurança do trabalho.

Agosto

Vespertino

Palestra: Noções de Segurança do Trabalho, Prevenção e Combate a Incêndios Turma 3

Introdução a prevenção e combate a incêndio; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Método de extinção do fogo; Quantidade, capacidade, sinalização e localização dos extintores; Normas para obtenção do Auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB).

3

Servidores municipais que tenham interesse em conhecer ou ampliar seus conhecimentos na área de segurança do trabalho.

Setembro

Vespertino

45


46


47


48


49


50


51


52 SEMPAB

SEMC

SEMED

PGM

SEMEF

SEMASDH

SEMAD

SEMJEL

SEMGOV

SEMMAS


53

SEMTRAD

MANAUSTRANS

SEMINF

MANAUSPREV

MANAUSMED

SEMSA

MANAUSCULT

SEMCOM

SMTU

SEMULSP


54 FDT CASA MILITAR

CASA MILITAR

GABINETE

IMPLURB

CMM

CASA CIVIL


.: EXPEDIENTE :. Coordenação e Organização de Conteúdo Jeânia Bezerra, Janaina Ribeiro, Hariele Quara, Rafaela Costa, Lísia Dias, Isabel Olmos, Juliana Mota, Fabio de Melo, Antonio Maciel e Manoel Oliveira Júnior Projeto Gráfico/Diagramação Aline Santos de Souza Revisão/Fotos Hariele Quara

Os ônibus passam em frente à Universidade Nilton Lins no sentido Centro-bairro


ESBAM ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS