Page 1

ESPECIAL mulher 15ª Edição Uberaba/MG Outubro/12

BELEZA &AUTOESTIMA POR ELIANA BARBOSA

DRA. SABRINA

SARRETA

FILMES infantis

DIRETORA DE MERCADO DA UNIMED UBERABA

POR CECÍLIA SCHRODEN

TEEN &KIDS 222.611 VOTOS E UMA EXPLOSÃO DE ACESSOS

Primavera

FLORES COMESTÍVEIS, OBESIDADE, BRUXISMO E MUITO MAIS... ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

1


ALCINÉIA CABRAL Diretora Executiva

CECÍLIA SCHRODEN Jornalista 11024/MG

WELLINGTON VINÍCIUS

DUMONT Fotógrafo

RAMON MAGELA Fotógrafo

OUTU BRO 2012

OUTUBRO/12

Conselho Administrativo

ALEXANDRE SCALON Executivo de vendas

ALCI CABRAL Colunista

MATHAUS SANCHEZ Colunista

FÁBIO E RITA LACERDA

ALEXANDRE LUZ Colunista

RENATA BRANDÃO

Fotógrafos

Colunista

COLABORADORES

KAROL ÁRABE Colunista

LIGIA DEL NERY Colunista

FABIANA SILBOR Colunista

FÁBIO DE AZEVEDO Colunista

ANA PAULA PERES Colunista

DANI SALCI

ELIANA BARBOSA Colunista

ALINE BORGES Colunista

SUELEN PANTALEÃO Colunista

DONALDO SANTOS Colunista

Colunista

4

Designer Gráfico

EDISON LUIZ DRIGO

ESPECIAL mulher


EDITORIAL

POR A revista Especial Mulher preparou uma editoria maravilTudo pensando em você, leitores. ALCINÉIA hosa. Nossos colaboradores, pessoas especiais, tudo a ver com Especial Mulher: Wellington, perfeito nas idéias, na CABRAL adiagramação, nas redes sociais e site, Dr. Fábio Azevedo, utilizando temas de grande interesse e falando com muita propriedade da Mulher com M na área de saúde sobre o Bruxismo. Mathaus, com toda a jovialidade, apresentando os chics e badalados da sociedade uberabense e com o club teen. Karol Àrabe, com muito charme, mostra a decoração de um quarto infantil e tendências da moda e beleza Aline Borges dá um banho de elegância. Também Dani Salci, na área de moda, com muitas dicas do que ser usado no verão. Na área de comportamento as competentes Fabiana Silbor , Eliana Barbosa e Ana Paula Peres falam com muita sabedoria sobre nossos sentimentos , amor , inveja,auto estima. Outubro, mês dos médicos, a Especial Mulher faz uma homenagem aos profissionais da medicina. Dra. Sabrina Sarreta foi convidada a estampar a capa da Especial Mulher. Obesidade e qualidade de vida, assunto muito bem falado por Alci Cabral e Renata Brandão. Na gastronomia temos flores comestíveis! Dá para imaginar que delícia. Essa é a dica da Ligia Del Nery Scalon. É assim nossa revista, com conteúdo para você desfrutar bons momentos. Donaldo do Santos nos fazendo quase sentir o perfume das flores com a “Primavera. Aproveitando que outubro também é o mês das crianças nossa jornalista Cecilia Schroden fala de filmes infantis, ... Vamos começar falando do nosso concurso Teen & Kids. Falar da criança, falar com a criança não tem nada mais delicioso. Sob certos aspectos, os adultos têm muito a aprender com as crianças. Podemos elencar coisas como autenticidade, sinceridade, generosidade, fidelidade, amor, paz. E muitos outros predicados que somente os pequeninos têm - e que os adultos conhecem bem, mas, infelizmente, insistem em não praticar... Aos homens talvez falte voltar a ser criança e reaprender com elas. As crianças traduzem harmonia, amizade, tolerância enfim, o verdadeiro sentido da vida! Boa leitura e até Dezembro com nossa Revista Especial de Natal.

DADOS TÉCNICOS Nossa capa: Dra. Sabrina Sarreta Distribuição Gratuita: Uberaba, Conceição das Alagoas, Uberlândia, Araxá e Ibiá. Tiragem: 5 mil exemplares Impressão Gráfica: 3 Pinti Editora e Gráfica Direção: Alcineia Cabral Projeto Gráfico: Wellington Vinícius Publicidade Digital: TBA - Agência Digital Rua Bela Vista, 210 · Vila Maria Helena ·Uberaba/MG Revisão: Helena Cunha

EXPEDIENTE Razão Social: Alcineia Cabral83944202834 CNPJ: 13.349.476/0001-84 Endereço: Av. leopoldino de Oliveira 3733Uberaba/MG Telefones: 34 3333.0547, 34 9264.8000 ou 34 9657.2482 Email: alcinéia@portalespecialmulher.com.br

CONTEÚDO DIGITAL Se você gostou desta edição impressa vai curtir ainda mais a nossa página no Facebook e também nosso site. Revista Especial Mulher é diária na internet mantendo você sempre informada em tempo real com todas as novidades e acontecimentos importantes da cidade. Todo conteúdo da revista está disponível para download gratuíto no formato PDF, o que permite a visualização da revista digital na íntegra. Bonita, inteligente e interativa. É assim que a revista Especial Mulher chegou para reinventar o jeito gostoso de ler . Acesse a página no Facebook, curta e recomende aos seus amigos. ERRATA: Na edição anterior mencionamos o nome Lúcia quando o correto é Luciana Cartafina (Capa da edição 14 da Especial Mulher).

www.portalespecialmulher.com.br facebook.com/especialmulher ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

5


BEM DIAGRAMADA E BEM ESCRITA. NOSSOS COLUNISTA E SEUS ARTIGOS COM TEMAS VARIADOS, DEIXAM A REVISTA AINDA MAIS GOSTOSA DE LER. ANUNCIE NA REVISTA MAIS BONITA, MAIS INTELIGENTE E BELA EM TODOS OS DETALHES!

34 3333.0547 • 34 9264.8000 • 34 9657.2482 alcineia@portalespecialmulher.com.br www.portalespecialmulher.com.br www.facebook.com/EspecialMulher

ESPECIAL mulher 15 Edição Uberaba/MG Especial Primavera Outubro/2012 CAPA: DRA. Sabrina Sarreta FOTO: Ramon Magela 6

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

7


CADERNO ESPECIAL/TEEN&KIDS

TEEN &KIDS

CONCURSO ESPECIAL

PARABÉNS E OBRIGADA A TODOS OS PARTICIPANTES DO CONCURSO TEEN&KIDS, ESTE CONCURSO ONLINE QUE FOI UM VERDADEIRO SUCESSO, OBTENDO 222.611 VOTOS NO TOTAL. O GAROTO LUCAS ALVES BERALDO FOI O MAIS VOTADO COM A INCRÍVEL MARCA DE 58.033 VOTOS.

8

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


PORQUE BRINCAR FAZ BEM! É através do brinquedo que a criança interage com o mundo. Para a criança o brinquedo é um meio de comunicação tã0 eficiente quanto o telefone e a revista são para um adulto. É brincando que as crianças se descobrem, vivenciando através das próprias brincadeiras as situações do mundo adulto. Mesmo sem saber, expressam suas necessidades, sentimentos e suas vontades.

Shopping Uberaba - Loja 125 34 3336.1499

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

9


CADERNOESPECIAL/TEEN&KIDS CADERNO ESPECIAL/TEEN&KIDS

Lucas Alves Beraldo 58.033 VOTOS

10

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


CADERNO ESPECIAL/TEEN&KIDS

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

11


CADERNO ESPECIAL/TEEN&KIDS

12

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

13


CULTURA/ É HORA DE SOLTAR A IMAGINAÇÃO

É HORA

de soltar A IMAGINAÇÃO!

OUTUBRO TAMBÉM É O MÊS DA CRIANÇA. E FOI PENSANDO NELAS QUE A ESPECIAL MULHER PREPAROU UMA PÁGINA INTEIRA COM SUCESSOS DO CINEMA MUNDIAL. SÃO FILMES QUE FALAM DE FANTASIA, PEQUENOS HERÓIS, BELAS HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO E MUITA DIVERSÃO. E É BOM LEMBRAR QUE ESSAS PRODUÇÕES TAMBÉM SERVEM PARA OS MARMANJOS OU PAIS QUE, AFINAL DE CONTAS, GOSTAM DE MANTER ACESAS AS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA E, PORTANTO, NÃO ABREM MÃO DE UM BOM FILME AO LADO DOS FILHOS, ENTEADOS, AFILHADOS E SOBRINHOS. A PARTIR DE AGORA, VALE PEGAR O POTE DE PIPOCAS E SOLTAR A IMAGINAÇÃO.

POR CECÍLIA SCHRODEN

14

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

15


CULTURA/ É HORA DE SOLTAR A IMAGINAÇÃO

A invenção de Hugo Cabret

Valente

Direção: Martin Scorsese Sugestão de Idade: a partir de 9 anos O filme é ambientado numa Paris dos anos 30. O belo e cativante garoto Hugo Cabret (Asa Butterfield) fica órfão e suas andanças solitárias pela estação de trem resultam em descobertas e desgostos, levando-o a uma aventura que trata de amizade, confiança e um forte elo familiar. Hugo guarda consigo um robô quebrado deixado por seu pai. Certa vez, encontra uma jovem com quem faz amizade e descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de um coração; exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. Esse achado acaba levando-os rumo a um mistério cheio de magia. O mega astro Johnny Depp é um dos produtores do filme.

Direção: Mark Andrews Sugestão de Idade: a partir de 3 anos Valente estreou há pouco tempo nas salas de exibição de Uberaba. Embora já tenha saído do circuito local de exibição, vale a pena esperar sua estréia em formato DVD. A jovem princesa Merida, uma linda menina de cabelos super cacheados, foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha; seguindo os costumes do reino. Mas acontece que Merida não tem a menor vocação para casamentos arranjados e etiquetas da realeza. Ela prefere praticar seu esporte favorito, o tiro ao arco e cavalgar livremente pelas planícies selvagens da Escócia. Quando uma competição é organizada contra sua vontade para escolher seu futuro marido, Merida recorre a uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude de idéia. Será que a jovem Merida irá conseguir?

Wall-E

Direção: Andrew Stanton Sugestão de Idade: a partir de 7 anos Depois de massacrar o planeta Terra com lixo e gases tóxicos, a humanidade achou por bem se alojar dentro de uma gigantesca nave. Mas antes do êxodo interplanetário, deixou alguns robôs com a função de limpar o planeta até que o mesmo voltasse às condições naturais. O simpático e amigável Wall-E é o último desses robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-concerto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta cujo volume forma arranha-céus. Ele também coleciona objetos curiosos. Certo dia surge uma nave, trazendo um novo e sofisticado robô com nome de Eva. E assim se inicia uma aventura apaixonante com direito a fazer algumas reflexões sobre a nossa existência na Terra. Wall-E é a sigla de Waste Allocation Load Lifter - Earth-Class.

A PIXAR/DISNEY, UMA PARCERIA IMBATÍVEL, ABRE JANEIRO DE 2013 COM OUTRA ANIMAÇÃO. DETONA RALPH MISTURA A BELA FÁBULA DE AMIZADE DE TOY STORY COM JOGOS ELETRÔNICOS. UM VILÃO DO VÍDEO GAME ESTÁ DISPOSTO A PROVAR QUE TAMBÉM PODE SER UM MOCINHO. AS FÉRIAS PROMETEM, GAROTADA! FONTE: WWW.ADOROCINEMA

para curtir mais acesse:

WWW.CENA7.BLOGSPOT.COM.BR 16

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


Família especial: Phelipe Fonseca, Sâmia e Guto.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

17


ORGANIZAÇÃO / TENDÊNCIAS PARA CHÁ DE BEBÊ

TENDÊNCIAS PARA CHÁ DE BEBÊ POR CECÍLIA ALMEIDA ZANARDI

A GRAVIDEZ É UM MOMENTO MÁGICO NA VIDA DA MULHER E COMO TAL, MERECE SER COMEMORADO EM GRANDE ESTILO. É COMUM QUE A GESTANTE PREPARE SEU CHÁ DE BEBÊ OU CHÁ DE FRALDAS COM MUITO ENTUSIASMO, POIS É UMA OPORTUNIDADE DE COMEMORAR A CHEGADA DO BEBÊ JUNTO A FAMÍLIA E AOS AMIGOS. ANTES A COMEMORAÇÃO ERA RESTRITA ÀS MULHERES, PORÉM HOJE É COMUM QUE OS HOMENS TAMBÉM PARTICIPEM DA FESTA.

18

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


IMPRESSÃO A UMA VELOCIDADE DE JATO. A IMPRESSORA ROTATIVA HEIDELBERG WEB 8, é a grande novidade do mercado gráfico de Uberaba e região, com capacidade de produzir até 40.000 impressões por hora, dobrar, intercalar e cortar simultaneamente, proporcionando rapidez com altíssima qualidade.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

19


ORGANIZAÇÃO / TENDÊNCIAS PARA CHÁ DE BEBÊ

dicas

Como qualquer outro evento especial, deve ser planejado com antecedência para que todos os detalhes sejam considerados. O primeiro passo é definir se o chá será somente de fraldas ou não. Várias lojas de artigos para bebês montam a lista de presentes, facilitando a vida da mamãe, que seleciona previamente os itens que deseja ganhar, evitando trocas. Definido o tipo do chá, é hora de organizar o local e pensar nos detalhes da comida e da decoração. As avós, tias e a madrinha do bebê podem se prontificar a preparar os quitutes, tornando o cardápio bastante especial. E na falta de uma equipe para ajudar a mãe a elaborar e preparar o lanche, ele pode ser facilmente encomendado em padarias ou buffets. Definida como será feita a decoração, é hora de providenciar os convites, que dão uma idéia de como será a festa. A decoração do chá é essencial para criar um ambiente acolhedor e diferenciado, e não precisa necessariamente seguir um tema específico. Hoje podemos utilizar vários itens que são personalizados, que valorizam a mesa e tornam a decoração única. Tags para os docinhos, para cupcakes, cones para guloseimas, rótulos para chocolates, bandeirolas com o nome do bebê, são alguns desses itens que dão vida e charme à mesa. O bolo de fraldas é um ítem decorativo diferente e criativo, decorado de acordo com as cores escolhidas pela mãe. Além de enfeitar a mesa, é muito sugestivo! Os arranjos de flores também compõem as mesas de chá, dando vida e cor ao ambiente. Vasos pequenos e baixos podem ser utilizados para decorar as mesas, com simplicidade e delicadeza. Além dessas opções, pode-se utilizar fotos da gestante em um painel ou em porta retratos e alguns itens do quartinho do bebê como parte da decoração. O livro de assinaturas da maternidade, para os convidados deixarem recados quando visitarem o bebê que vai chegar, também pode ser usado. no chá. Para as lembrancinhas as opções são as mais diversas, para todos os gostos e bolsos: chocolates, marmitinhas de doces, difusores de ambientes, latinhas com balas, gomas comestíveis, bloquinho de anotações entre outros. Tudo depende de quanto a futura mamãe está disposta a investir na comemoração. Em todas essas opções é possível criar uma identidade visual, utilizando cores e padronagens que tornam cada evento único e diferenciado. Lembre-se de dar uma boa olhada nos itens que você tem em casa e que podem ser utilizados na decoração: vasos para arranjos florais, louças diferenciadas, porta retratos, são sempre úteis.

20

OUTUBRO/12

* * *

ESPECIAL mulher


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

MARIA RITA

NO DIA QUATRO DE AGOSTO DE 1935 NA RESIDÊNCIA DO SR. VITÓRIO GUARACIABA, UM GRUPO DE PESSOAS, LIDERADAS PELO DR. JOÃO MACHADO, INCONFORMADAS COM A GRANDE MORTALIDADE INFANTIL DE UBERABA, RESOLVEU AJUDAR A POPULAÇÃO CRIANDO A CASA DA CRIANÇA QUE MAIS TARDE TORNOU-SE O HOSPITAL DA CRIANÇA. Nessa primeira reunião estavam presentes os médicos João Machado, Antônio Sabino, Paulo Rosa, Juarez de Souza Lima, Silvio Bernardes, Francisco Mineiro Lacerda e João Guaraciaba. Ficou definido que a Diretoria Executiva deveria ser composta por senhoras e senhoritas. A primeira Diretoria Executiva foi composta: Presidente: Dolores Cunha Campos 1 º Vice Presidente: Elvira de Andrade 2º Vice Presidente: Odete Camargos Secretária Geral: Amélia Lacerda Guaraciaba Secretárias: Zilda Medina, Maria Arantes e Altiva Sabino de Freitas Tesoureiras: Silvia Machado Borges e Zulmira Teixeira Diretoras: Benvinda de Freitas, Aspásia Cunha Campos, Glorinha Costa, Regina Bernardes, Angelina de Almeida e Araci Fleuri “Estas mulheres desafiaram os paradigmas do seu tempo para lutar em benefício das crianças, não mediram esforços para cuidar da saúde de quem por ali passava”. Com muita dificuldade e com poucos recursos os médicos atendiam e medicavam as crianças de forma voluntária. Essas mulheres deixaram seus afazeres domésticos, dedicaram-se inteiramente ao objetivo de restaurar e salvar vidas sem receber nada por isso. Não as conheci, mas minha admiração por elas foi crescendo à medida que lia as atas de reuniões que faziam periodicamente. Realizavam festas e rifas para equipar o hospital. E foram crescendo em sabedoria e graça. Hoje, 76 anos depois, estejam elas onde estiverem, quero que saibam que não desistimos dos seus sonhos e continuamos diretoria após diretoria a cuidar com o mesmo carinho e empenho. Meus sinceros respeitos a todas essas mulheres e seus familiares. Grandes médicos passaram pelo hospital dando sua contribuição gratuita entre eles estão Dr. Humberto de Oliveira Ferreira, Dr.Lauro Batista Machado, Dr. Jorge Furtado, Dr.

ESPECIAL mulher

Odo Adão, Dr. Iroji Okano e tantos outros que não caberiam aqui nesta singela homenagem. Criamos um grupo que está trabalhando nessa pesquisa e em breve estará em livro contando a história do hospital. Agora, no final do meu mandato, gostaria de aproveitar essa singela homenagem e agradecer a todas as pessoas, empresários, funcionários, colaboradores, médicos e parlamentares pela confiança que depositaram nessa diretoria. Deus lhes pague e devolva em bênçãos na vida de cada um.

OUTUBRO/12

21


COMPORTAMENTO / BICHINHOS: MILHÕES DE MOTIVOS PARA AMÁ-LOS

bichinhos: POR CECÍLIA SCHRODEN

MILHÕES DE MOTIVOS PARA

amá-los

Animais de estimação, especialmente cães e gatos, costumam fazer a alegria da família. Hoje, principalmente, fazem parte do seio familiar. A regra básica para estreitar os laços e manter uma convivência sadia e duradoura é jamais achar que eles podem ser descartáveis. Os animais precisam ser respeitados e tratados com dignidade. Essa é a verdadeira premissa para o início de uma longa amizade. De acordo com uma pesquisa do Sindan, Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Saúde Animal, mais de 25 milhões de cães e 7 milhões de gatos habitam em lares brasileiros. Além de uma ótima companhia, esses bichinhos trazem inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas. Algumas pesquisas já comprovaram que ter um animal de estimação em casa ajuda a diminuir o grau de estresse, a famigerada depressão e o sentimento de solidão. Para as crianças, os animais trazem mais benefícios: Auxilia no desenvolvimento das atividades motoras, no senso de responsabilidade e na noção de boa convivência com as diferenças. É natural dos animaizinhos de estimação doar amor, entrega e companheirismo. E existem milhões de motivos mais para amá-los. Mas é preciso zelo. Muito zelo. Afinal, como você se sentiria estando sujo, com os cabelos embaraçados e unhas sujas? Muito desconfortável certamente. Pois é, os cães, principalmente, se sentem péssimos quando o dono negligencia a higiene deles.

22

OUTUBRO/12

Sem apelar para exageros, é importante que os animais tenham o acompanhamento de veterinários e de profissionais especializados em banho e tosa. Para isso é extremamente importante levá-los ás clinicas e Pet shops. Cuidados frequentes evitam carrapatos e pulgas, por exemplo. Para a plena saúde animal também é importante que o cartão de vacinação esteja em dia. E só os profissionais da área têm conhecimento suficiente para acompanhar a periodicidade das vacinas. Esses cuidados, além de outros, conferem mais qualidade de vida para os bichinhos que amamos amar. São atitudes simples que no final resultam em grandes resultados.

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

23


DECORAÇÃO / DÚVIDAS NA HORA DE DECORAR O QUARTO DAS CRIANÇAS?

DÚVIDAS NA HORA DE DECORAR O QUARTO DAS CRIANÇAS? POR KAROL ÁRABE

QUANDO O ASSUNTO É A DECORAÇÃO DO QUARTO DAS CRIANÇAS, QUASE SEMPRE A CRIATIVIDADE ENTRA EM CONFLITO COM O BOM SENSO, GERANDO DÚVIDAS BASTANTE COMUNS. O QUE É MAIS IMPORTANTE? A BELEZA, A SEGURANÇA, O CONFORTO, O ESTÍMULO PARA ESTUDAR OU O ESPAÇO PARA BRINCAR? O CUIDADO COM O BEM ESTAR DE UM FILHO É O QUE MAIS REQUER ATENÇÃO E DEDICAÇÃO DOS PAIS, NÃO ENGLOBANDO SOMENTE A SAÚDE E O DESENVOLVIMENTO DELE, MAS TAMBÉM COM O AMBIENTE PARA QUE ESTE DESENVOLVIMENTO SEJA ADEQUADO E BASTANTE POSITIVO PARA A CRIANÇA E A FAMÍLIA. ENTRE ELES, O QUARTO É O MAIS IMPORTANTE, JÁ QUE NELE A CRIANÇA PASSARÁ BOA PARTE DE SUA VIDA. BERÇO, CADEIRAS, SOFÁS, CÔMODAS, PUFFS, ENXOVAL, CORES, PAREDES, TINTAS, QUADROS, PRATELEIRAS, URSINHOS, BONECAS, BRINQUEDOS, ESPAÇO, AZUL, ROSA, ESPAÇO, PORTA-RETRATOS, TAPETES, LUZES, DECORAÇÃO.

BERÇO, CADEIRAS, SOFÁS, CÔMODAS, PUFFS, ENXOVAL, CORES, PAREDES, TINTAS, QUADROS, PRATELEIRAS, URSINHOS, BONECAS, BRINQUEDOS, ESPAÇO, AZUL, ROSA, ESPAÇO, PORTA-RETRATOS, TAPETES, LUZES, DECORAÇÃO. BERÇO, CADEIRAS, SOFÁS, CÔMODAS, PUFFS, ENXOVAL, CORES, PAREDES, TINTAS, QUADROS, PRATELEIRAS, URSINHOS, BONECAS, BRINQUEDOS, ESPAÇO, AZUL, ROSA, ESPAÇO, PORTA-RETRATOS, TAPETES, LUZES.

24

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

34.3312.0087 Rua Padre Zeferino, 534 | copy.art@hotmail.com

OUTUBRO/12

25


DECORAÇÃO / DÚVIDAS NA HORA DE DECORAR O QUARTO DAS CRIANÇAS?

0anos a2

AÍ VÃO ALGUMAS DICAS QUE PODEM ORIENTAR AS SUAS ESCOLHAS E FAZER COM QUE O QUARTO DE SEU FILHO SEJA UM LUGAR DE MOMENTOS MAIS QUE ESPECIAIS. Dicas gerais: − Peças multifunção, cores claras e iluminação na parede são algumas das sugestões para ampliar o ambiente e assim transformar pequenos espaços em quarto dos sonhos; − Adquira móveis com quinas arredondadas ou use revestimentos emborrachados específicos para as pontiagudas; − Evite pintar as paredes com temas, pois o gasto investido se perderá rapidamente, ou se preferir, use somente objetos decorativos com o que deseja e adesivos que são de fácil remoção; − O importante é visar projetos que possam ser reaproveitados futuramente; − Não enfeite demais, o excesso traz confusão visual e acumula poeira; − Prefira pisos e móveis de limpeza fácil; − Tons neutros sempre são bem vindos, já que você pode ousar em objetos decorativos. Como não são enjoativos, esses objetos podem ser facilmente trocados futuramente e dar uma nova cara ao ambiente; − Se morar em apartamento não se esqueça de colocar grades ou telas de proteção nas janelas ou sacadas e evite colocar móveis que facilite a criança a subir e se debruçar; − Opte por tintas sem cheiro e materiais antialérgicos (cortinas, tapetes, travesseiros...); − Móveis com vidro não devem ser usados; − Se quiser usar espelhos, opte pelos colados, que diminuem o risco de quebrar; − Utilize tapa-tomadas; − Depois de fazer a distribuição dos móveis, escolha os tecidos e o papel parede. Em seguida, vá para as tintas, já que elas possuem mais opções de escolha do que os tecidos e o papel; − Reaproveite móveis utilizando papel parede, adesivos, pinturas, colagens...; − Se for fazer quarto para dois, priorize a decoração voltada para criança mais velha, independente se for casal e mescle objetos decorativos para os dois. Beliche pode ser uma ótima opção; − Se for colocar equipamentos eletrônicos, assegure-se de que estejam bem fixados e longe do alcance das crianças; − Invista em iluminação direta que garanta uma boa visibilidade e em iluminação indireta como arandela, abajur ou mangueiras de led embutidas que dão um charme especial; − Prefira cortinas ou persianas mais curtas; − Uma dica para limpeza de móveis e brinquedos: use uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato para cada xícara de água. Borrife nos brinquedos e passe uma flanela depois. Vale para pelúcias e brinquedos de tecido. Borrife, espere secar por 10 minutos e retire com uma escova; − Curta cada momento de escolha e boa sorte!

26

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

27


DECORAÇÃO / DÚVIDAS NA HORA DE DECORAR O QUARTO DAS CRIANÇAS?

na parede ou criar uma cama mais elevada, anexando gavetões e escadas de uma forma divertida; − Se usar papéis de parede, escolha os laváveis. Alguns já possuem espaço para riscar e rabiscar.

- Nesta fase, o bebê necessita de um ambiente tranquilo,

de fácil acesso e com mínimo de agentes que possam ser nocivos à sua saúde, como bichinhos de pelúcia que acumulam poeira; - Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento e não posicione o berço ou a cama neste trajeto; - Posicionar os móveis bem juntos é permitido quando se trata de quarto de bebê; - É possível fugir do azul e do rosa, existe uma gama de cores suaves que não agitam as crianças e são muito úteis na hora das brincadeiras tranquilas, que diminuem o ritmo antes de dormir; - Móveis com material atóxico e berço com espaços entre as grades de, no máximo, 6 cm; altura do estrado de, no mínimo, 60cm; quando colocado na última posição o espaço entre estrado e lateral do berço não deve ultrapassar 2,5cm. O colchão é indicado ser de densidade 18. - Não são necessários mais que um berço (opte pelo que transforma em mini cama), uma cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa), poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada;

2anos a5 6anos a 10

− Já pode trocar a mini cama por uma cama, que pode ser tratada como ponto focal do quarto; − Leve em consideração a personalidade da criança; − O ambiente deve ser bastante lúdico para incentivar e motivar o desenvolvimento mental da criança; − Nas prateleiras troque os adornos de bebê por brinquedos (gosto muito de cestos) e bonecos. Coloque um cesto ou baú mais baixo para incentivar a criança a guardar seus brinquedos; − Habilite um espaço com um local para o descanso e outro para as brincadeiras; − Se faltar espaço, pode colocar os móveis encostados

28

OUTUBRO/12

Já são necessários: cama, guarda-roupa, armário organizador, escrivaninha, cadeira e prateleiras; - Você já pode fugir das cores mais suaves e ousar um pouquinho; - Peça sugestão à criança. Envolvê-la é uma ótima ideia e mostra que a opinião dela é importante; - Uma área para o trabalho é essencial. Uma escrivanESPECIAL mulher


DECORAÇÃO / DÚVIDAS NA HORA DE DECORAR O QUARTO DAS CRIANÇAS?

inha em lugar bem iluminado, de preferência junto à janela, mesmo que não tenha luz natural; - Nas prateleiras, além de brinquedos, coloque alguns livros ao alcance para incentivar a leitura; - Uma cama extra (bicama ou sofá cama) pode ser bacana para chamar os amiguinhos; - Providencie uma lousa ou quadro para acostumar os jovens a evitar as paredes no momento de sua expressão artística. Existem tintas especiais que transformam as superfícies em lousas e até mesmo em quadros magnéticos, sem risco à saúde da criança;

Sempre falo que o quarto das crianças é o único ambiente da casa que é permitido fugir do estilo dos outros ambientes. É onde a criança é estimulada, podendo ser levada em consideração sua vontade, criando um ambiente com criatividade, conforto e segurança. Afinal de contas, o importante é que a saúde e o bem-estar do seu filhote ou de sua pequena seja sempre a prioridade para que o crescimento deles seja o melhor possível. Agora é hora de criar! Se jogue na imaginação!

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

29


30

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

31


ARQUITETURA / RENATA PRATA

RENATA

Prata

RENATA CLARICE RIBEIRO PRATA INICIOU-SE NA ARQUITETURA HÁ 15 ANOS. GRADUOU-SE NA UNIVERSIDADE DE UBERABA EM 1998. AUTORA DE DIVERSOS PROJETOS E PÓS-GRADUADA EM ARTE E CRIATIVIDADE PELA UNIFRAN EM 2000, ELA SE ADAPTOU COM PROJETOS CONTEMPORÂNEOS NOS LUGARES POR ONDE PASSOU: ALTA FLORESTA, CUIBÁ, CACÉRES NO MATO GROSSO, BRASÍLIA, CASTELO BRANCO, EM PORTUGAL. Renata, que já morou em Portugal e Brasília, continua fiel em sua busca pelo crescimento profissional. Está sempre de malas prontas, no sentido literal da frase, buscando novos conhecimentos e modernidade para residir em outras paragens. Aliás, cursou Equivalência da Licenciatura em Arquitetura, em Lisboa, no ano de 2001. Ela conta que também e artística plástica e que obteve formação em musica após cursar Técnica em Musica e Piano no Conservatório Renato Frateschi. Segundo ela, atualmente passa a maioria do tempo em Uberaba, local que mantém um escritório situado na Rua Tristão de Castro, 210. É de lá que saem projetos arquitetônicos como condomínios, design de interiores, projetos como artista plástica; tudo isso paralelo ao seu trabalho de arquitetura em Brasilia. De acordo com Renata, viajar, conhecer outras culturas, ter morado em Portugal aos 24 anos, internalizar a minha criação com um estilo de vida livre, observando soltar o traço e o movimento das obras, é uma aquisição de um talento que vem sendo elaborado a partir de 1997 com Hélio Siqueira, seu primeiro professor especializado em pintura à óleo. As pinceladas de Glenda Garbe e os desenhos contemporâneos de Paulo Miranda e Sergio Rizo também serviram de influencia. Ela conta com entusiasmo que cursou a matéria teoria da arte na UNB com Bia Medeiros, em 2008. Essa experiência a possibilitou adquirir mais conhecimentos na teoria e ampliar o ponto de vista a cerca dos trabalhos mais artísticos do que meramente técnicos. “É o meu constante desafio, pintar e passar esses sentimentos, buscando acompanhar a atualidade,” ressalta. A arquitetura com a arte aliada, por sinal, é uma atividade importante na rotina de Renata. Rodeada de obras de arte assinadas por ela, a arquiteta defende que a arquitetura, como a arte, deve trazer emoção e surpresa, nunca indiferença. E isso, segundo ela, se consegue pela mistura de formas, cores, texturas e materiais. Um equilíbrio difícil? “Muitas vezes, é um desequilíbrio. A simetria me incomoda,” conclui.

32

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

33


SOCIAL / BPW

BPW Uberaba

Jane (presidente BPW, Sônia (Primeira vice) e Alcinéia (Segunda Vice).

A ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE NEGÓCIOS E PROFISSIONAIS DE UBERABA-BPW, FILIADA À BPW INTERNACIONAL, PESSOA JURÍDICA, SEM FINS LUCRATIVOS, TEM COMO MISSÃO VIABILIZAR NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE MULHERES, CRIANDO CONDIÇÕES DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, VISANDO A VALORIZAÇÃO DA MULHER PESSOAL, PRODUTIVA E FINANCEIRA.

A BPW de Uberaba, fundada em 20 de Julho de 1989, elege sua nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para Biênio 2012/2013. Ocupando o cargo de Presidente a Tecnóloga Social e Gestora Pública Jane de Lima Pantaleão, Vice-Presidentes: Sonia Regina Silva, Médica Pediatra e Alcineia Cabral, Consultora de Marketing. Demais membros da Diretoria: A comerciante Eliana Fernandes Feliciano, a agente de Viagens, Solange Chaves Martins; a Administradora de Empresas Regina Pagliaro, a Pedagoga /Coordenadora Escolar Alceni Cabral Maia, a Empresária e Professora Ana Paula Perez de Andrade. A Psicóloga Aparecida da Graça Coimbra, a Gestora de Projetos Especiais Luciana Vitali De Vito e Vitor, a Artesã e Coordenadora a Empresária Patrícia da Silva Gotti Ferraz, a Empresária Professora e Cabeleireira; Paula Fernanda Olímpia Sena, a Funcionária Publica Aposenta Rosangela do Carmo Melo Maia, a Decoradora de Festas Infantis Vivian Izaque Oliveira e a Coordenadora de Artesanato Marta Fernandes de Oliveira;

Jane de Lima Pantaleão Presidente BPW

34

OUTUBRO/12

Gilda Fenelon

Neste mês de outubro, quando é celebrado o mês Internacional da Prevenção do Câncer de Mama , vale lembrar que Uberaba, instituiu o dia 25de outubro como “Dia da Prevenção do Câncer de Mama” ato este oficializado pela Câmara Municipal, através Projeto do Vereador Lourival dos Santos em Parceria com BPW Uberaba e o Instituto de Vivencias em Valores Humanos; em Outubro de 2011 na gestão de Alcineia Cabral.

Solange

Regina Pagliaro Patrícia Ferraz Paula Sena

Aparecida Coimbra

Eliana Feliciano Vivian Izaque

Simone Reis

Alcení Cabral

Rosangela Maia

ESPECIAL mulher


SOCIAL / CHIQUES E BADALADOS

CHIQUES &BADA LADOS POR MATHAUS SANCHEZ

ANTES DE APRESENTAR OS PRÓXIMOS CHIQUES E BADALADOS, VOU COMEÇAR COM UM “THANK YOU VERY MUCH”. É ISSO MESMO GALERA, MUITO OBRIGADO A VOCÊS PELOS INÚMEROS ELOGIOS QUE RECEBI NA ÚLTIMA EDIÇÃO DA REVISTA, SEJA NA ACADEMIA, NA FILA DO CINEMA OU ATÉ MESMO NO CAIXA ELETRÔNICO. SINAL DE QUE A COLUNA ‘CHIQUES E BADALADOS’ ESTÁ DANDO O QUE FALAR.

Nesta edição, estamos publicando uma entrevista com Maíla Dornfeld, que vai contar um pouco de sua história e da época em que trabalhou na Daslu, empresa de referência em luxo no Brasil. Esbanjando charme e carisma, Izabella Mairink também enfeita a coluna desta edição. Vocês irão conhecer uma Izabella que pouca gente conhece. Para finalizar, o promoter Juninho Bill, que além de se dividir em várias profissões é também um cara gente boa e que sonha em constituir uma família.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

35


SOCIAL / CHIQUES E BADALADOS

MAÍLA DORNFELD ELEGANTE, BONITA E E DEDICADA

ENGANAM-SE AS PESSOAS QUE PENSAM QUE ESSA JOVEM COLUNÁVEL VEIO AO MUNDO A PASSEIO. MAÍLA ME RECEBEU NO SEU MODERNO ATELIÊ NA BADALADA AVENIDA ALEXANDRE CAMPOS E CONTOU SOBRE SUA HISTÓRIA PROFISSIONAL. NESSA ENTREVISTA VOCÊS IRÃO CONHECER A TRAJETÓRIA DE UMA CANCERIANA DE 24 ANOS QUE LARGOU A VIDA TRANQUILA EM UBERABA E MUDOU PARA SÃO PAULO PARA ESTUDAR A SUA GRANDE PAIXÃO: FASHION DESIGN (MODA). E TRABALHAR EM EMPRESAS COMO A DASLU, SIBERIAN E COM A ESTILISTA CHIARA GADALETA. “NÃO FOI UMA TAREFA FÁCIL, MAS VALEU À PENA”, DIZ MAÍLA. AFINAL, ELA ADQUIRIU DIVERSAS EXPERIÊNCIAS PARA O CONCEITUAL ATELIÊ QUE LEVA SEU NOME, INAUGURADO EM MAIO DESSE ANO E QUE ESTÁ BOMBANDO!

Você sempre foi apaixonada por moda, desde pequena? Sim, sempre fui ligada a tudo relacionado à moda.

Você estudou Fashion Design no IED (Instituto Europeu de Design) em SP, onde formou. Quais as experiências mais marcantes que você aprendeu nessa temporada? Foi lá que tive a certeza de que eu estava no lugar certo para realizar meus objetivos. E o que você aprendeu e usa hoje no seu ateliê? Tudo que aprendi procuro trazer para o meu dia-a-dia, pois a base que tive foi durante os sete anos que estive em SP trabalhando na minha área.

Depois da experiência de trabalhar na Daslu você mudou a forma de atender os clientes? O que foi mais gratificante? Que você deve dar atenção a todas as pessoas que entram em uma loja. Isso faz toda a diferença.

Todos nós sabemos que a Daslu é uma empresa de glamour, mas a realidade para quem trabalha dentro dela é bem diferente. Você era muito cobrada como vendedora? Toda empresa tem regras que precisam ser seguidas e lá não era diferente.

36

Como era trabalhar com Eliana Tranchesi? Ela passava imagem de uma mulher segura e determinada? Por tudo que ela construiu só podia ser bem segura e determinada.

OUTUBRO/12

Um sonho como estilista? Ser reconhecida pelo meu trabalho.

Gosto do clássico com ares modernos.

Na Siberian, onde trabalhou como estilista, mais especificamente no setor de malharia, o que mais aprendeu que é essencial a uma estilista? Toda estilista deve entender um pouco de cada setor da moda. É essencial para executar um bom trabalho.

Grifes preferidas: Pat Bo , Lethicia Bronstein, Bobô, H&M, Valentino.

Nesse período que trabalhou com a estilista Chiara Gadaleta, o que observou nela que a diferencia das outras estilistas? É uma pessoa que tem um estilo bem pessoal e marcante.

Na Daslu você atendeu alguma famosa? Quais foram elas? As que estavam na mídia eram clientes da loja, sempre apareciam no setor onde eu trabalhava, mas devo ter atendido também outras bem mais poderosas, porém distantes da badalação.

Nesses sete anos que morou em São Paulo tem alguma empresa que você teve vontade de trabalhar que não trabalhou? Ou vivenciar alguma outra experiência? Tudo que vivi nesses sete anos me impulsionou a abrir meu próprio atelier.

Quando voltou para Uberaba e lançou sua primeira coleção em setembro de 2011, você pretendia atingir qual público? Fiz uma coleção de acordo com o meu estilo e consegui atingir várias faixas etárias. Foi muito gratificante para mim.

Em maio de 2012 você abriu o ateliê. Como é sua relação com os outros estilistas de Uberaba? Não os considero concorrentes. Cada um trabalha dentro do seu estilo e segmento. Você gosta de criar vestidos de festa mais clássicos ou mais despojados?

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

Atelier M.D Av. Alexandre Campos, 26 Jardim Alexandre Campos 34 - 33216050 Uberaba - MG

OUTUBRO/12

37


SOCIAL / CHIQUES E BADALADOS

JUNINHO BILL

SIMPÁTICO, MODERNO E AUTÊNTICO

EU PODERIA COMEÇAR ESTA APRESENTAÇÃO ESCREVENDO SOBRE OS EVENTOS QUE ELE JÁ PROMOVEU, MAS VOU COMEÇAR DIFERENTE, FALANDO SEU NOME QUE QUASE NINGUÉM SABE: EDSON FONSECA DE QUEIROZ JÚNIOR, MAIS CONHECIDO COMO JUNINHO BILL. TAMBÉM VOU FALAR DO CARA GENTE BOA QUE ELE É, DA FAMÍLIA QUE ELE CONSIDERA O BEM MAIS PRECIOSO DA VIDA E, É CLARO, DO VALOR QUE DÁ AOS VERDADEIROS AMIGOS. Agora vamos para a parte profissional: ele promove diversos eventos como o Rodeio Os Inconsequentes, Boate Café Cowboy, Festa a Fantasia, entre outros. Nessa entrevista vocês vão conhecer um pouco mais desse ariano de 24 anos que sonha em trazer a consciência das baladas das grandes metrópoles para Uberaba e no futuro constituir uma família e ter dois filhos , “o ideal”, segundo o promoter.

uma energia diferente pelas fantasias que nos fazem “morrer” de rir, somadas ao amanhecer com vários “personagens”. O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Viajar, curtir a família, programas a dois.

O que é ser reconhecido como promoter? É quando as pessoas têm certeza de que seu evento será maravilhoso antes de chegar. Procuro sempre não desapontar.

Uma Frase: “Seu mundo muda quando você muda.” Um promoter que admira: Marcelo Augusto – Pró Eventos Uma Mulher Bonita: Minha mãe. Religião: Católica Um sonho como promoter: Conseguir trazer a consciência das baladas das grandes metrópoles para Uberaba, um sonho desafiador. O que é ter jogo de cintura para promover um evento? Em um evento muita coisa pode acontecer, coisas que me tomariam o dia para contar, é importante ter calma, ponderação, educação, seriedade, malícia e sempre ter um plano B. Não gosta de: Amigos só no dia da festa, isso é falsidade. Pessoas importantes: Em primeiro lugar meus pais e meu irmão, considero meus pais a base de tudo. Em seguida, fazem grande diferença na minha vida as pessoas que estão ao meu lado, independente da data. Pessoas que conhecem minha essência. Qual festa mais gostou de promover? A Festa a Fantasia é um dos eventos que mais gosto, tem

38

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


SOCIAL / CHIQUES E BADALADOS

IZABELLA MAIRINK

BELA, BEM VESTIDA E AMOROSA

ESBANJA SIMPATIA POR ONDE PASSA. ADORA VIAJAR COM A FAMÍLIA, ADMIRA SUA MÃE ANGELA MAIRINK, É LIGADA AO MUNDO DA MODA E SONHA EM SE REALIZAR PROFISSIONALMENTE. NOME COMPLETO: Izabella Mairink Rizzo

UMA FRASE: O essencial é invisível aos olhos – Saint Exupery UMA MULHER BONITA: Jennifer Aniston UM HOMEM BONITO: Júlio Rocha RELIGIÃO: Católica

UM SONHO: Realizar-me profissionalmente ESPORTE: Tênis e futebol

UM HERÓI: Meu pai Ronie Angelo Rizzo SER FELIZ: É Estar bem consigo mesmo NÃO GOSTA DE: Esperar

ALGO QUE IRRITA: Pessoas mal intencionadas

SUA MÃE: A pessoa mais importante na minha vida VIAGEM INESQUECÍVEL: Europa com a família ACESSÓRIO INDISPENSÁVEL: Uma bela bolsa O QUE GOSTA DE FAZER QUANDO NÃO ESTÁ ESTUDANDO? Jogar tênis

GRIFFES PREFERIDAS: 284, Osklen, BÔ-BÔ, Chanel, Dior, Lelis Blanc, Ralph Lauren, Gucci, Schutz.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

39


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

ELIANA FELICIANO

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

DURANTE UM BATE PAPO COM A COMERCIANTE ELIANA FERNANDES FELICIANO, FICOU PATENTE SEU ESTILO GUERREIRO, AQUELE QUE NÃO MANDA RECADO; SIMPLESMENTE FAZ OU EXECUTA COM FORÇA DE CARÁTER. Diretora do Centro Popular de Compras (antigo Camelódromo), juntamente com outros diretores, deu vida nova a esse centro de compras situado no coração de Uberaba. O Pop Centro atingiu o perfil que essa diretoria forte batalhou para ter: Um status de comercio formal. Eliana é comerciante há 20 anos. O trabalho voltado para a moda sempre lhe rendera muito prazer, impulsionando sua trajetória para mais desafios. Aliás, Eliana não esconde sua paixão por desafios. Diretora da BPW – Mulheres de Negócios há 4 anos, ela conta que sua luta não contribuiu apenas para elevar o padrão do comercio popular, mas principalmente para proporcionar ao consumidor local e regional mais oportunidades de boas compras. Eliana sabe que a luta não terminou. “Ainda há caminhos para trilhar”, ressalta. As noites mal dormidas e os almoços corridos fazem parte de sua rotina, mas desistir não está no rol de suas opções. Não é à toa que ouvimos, às vezes, alguém nos dizer: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”.

GATA D’AGUA PRESENTES E ACESSÓRIOS

40

OUTUBRO/12

POP CENTRO ENTRADAS: AV. FIDÉLIS REIS E RUA ARTHUR MACHADO 3332.0826 - 9211.8663

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

41


Parabéns Doutora! Mulher, mãe e médica

DRA. JUSSARA REGINA DE ALMEIDA, OFTALMOLOGISTA, CIRURGIÃ DE CATARATA E GLAUCOMA HÁ MAIS DE 25 ANOS EM UBERABA RESSALTA:

“Ser médica é um ato de respeito e postura ética. Que exige estratégia de compreensão e empenho máximo para resolução diagnóstica e tratamento da doença. Você tem que dominar não apenas a arte de escutar os próprios pensamentos, como também entender e escutar os anseios e as necessidades dos pacientes. É um desafio tecnológico e humano, com excelência no aprimoramento do conhecimento. Enxergar com o coração e agir com eficiência técnica, proporcionando sempre melhor saúde para a população. A humildade é o instrumento mais eficaz na conduta médica. Só quem enxerga com os olhos do coração consegue manter uma postura ética e humilde ao longo de todos esses anos.” PARABÉNS PELO DIA DO MÉDICO VISÃO CENTRO AVANÇADO EM OFTALMOLOGIA Rua Antônio Sabino de Freitas, 45 – Uberaba – MG 3338-9328

42

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

43


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

MARCELO ÁRABE

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

MARCELO CARNEIRO ÁRABE, ATUAL PRESIDENTE DO SINDICOMÉRCIO. O Sindicomércio é uma Entidade Sindical de Primeiro Grau, integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio, a que se refere o artigo 8°, inciso IV, da Constituição Federal, devidamente registrada perante o Ministério do Trabalho e Emprego e, nesta condição, representa as categorias econômicas do comércio do município de Uberaba (MG). O Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba (SINDICOMÉRCIO) foi fundado em 09 de setembro de 1960 possuindo sede própria, localizada na Rua Amaro Ferreira, n° 28, Bairro Fabrício. “Recentemente passamos por uma ampla reforma, melhorando a estrutura física da entidade, com sala de treinamento, onde serão ofertados diversos cursos voltados para a qualificação dos empresários e colaboradores do comércio uberabense. Este novo espaço, objetiva dar melhor atendimento aos nossos associados,” ressalta. O Sindicomério é uma entidade sem fins lucrativos, filiado à FECOMÉRCIO MINAS, que trabalha as relações do comércio e suas implicações fiscais, trabalhistas e tributárias, com isenção partidária. Uma importante responsabilidade é estar ligada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), onde se realiza as negociações coletivas de trabalho do interesse do empresariado com o Sindicato dos Empregados no Comércio, procurando a justa composição e harmonia entre o capital e o trabalho. O Sindicomércio participa ativamente na nova diretoria da Fecomércio Minas e no conselho do SESC mineiro e nacional, através de seu presidente Marcelo Carneiro Árabe, onde salienta que são trabalhos com responsabilidade, dedicação e transparência. “Possuímos importantes parcerias, dentre as quais se destacam, o SESC e o SENAC, além de outros Sindicatos co-irmãos, visando justamente colocar em prática ações que melhorem o nosso comércio, gerando mais empregos e renda, atraindo os consumidores para a nossa cidade,” 44

OUTUBRO/12

salienta. “O ano de 2012 tornou-se importantíssimo para o Sindicato. Realizamos o evento cultural “Minas ao Luar”, um espetáculo de MPB aberto ao público, onde tivemos mais de duas mil pessoas. Além deste evento, realizamos o Concurso “Vendedor do Ano” em parceria com SENAC e SEBRAE e a “Caravana da Saúde” com o SESC,” ressalta. Este ano também promovemos o “Fórum Empresarial” com o palestrante Carlos Hilsdorf, que nos brindou com a palestra: “Estratégias para conquistar, manter, encantar e fidelizar clientes”. Ademais, fomos agraciados com o prêmio “Mérito Lojista” promovido pela CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba, na categoria “Mérito Entidade”.

ESPECIAL mulher


Sobre o Sindicomérco O Sindicato do Comércio de Uberaba é uma entidade sem fins lucrativos filiados á FECOMÉRCIO MINAS. Trabalha as relações do comércio e suas implicações fiscais, trabalhistas e tributárias, com isenção político partidário e participa efetivamente do desenvolvimento sustentável do comércio e do município. Missão Promover o desenvolvimento do comércio varejista por meio de ações e parcerias, gerando resultados positivos para toda sociedade. Visão Conquistar a excelência na gestão sindical e buscar a sustentabilidade da entidade. Bandeiras - Gestão pública eficaz - Racionalização dos impostos -Fortalecimento da representatividade -Liberdade individual e coletiva na relação de emprego -Combate á informalidade e luta pela longevidade das empresas. Faça parte de o Sistema FECOMERCIO Minas fortalecer o comércio uberabense. Rua Amaro Ferreira, 28 Fabrício Fone 34 3332 2995

Sempre defendendo os interesses dos comerciantes do varejo de Uberaba. ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

45


POLÍTICA / SAMIR CECÍLIO

SAMIR CECÍLIO

MAIS QUE O RESULTADO FINAL DAS URNAS, AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PARA VEREADOR EM UBERABA, PROVARAM QUE, CAMPANHAS PLANEJADAS E BEM CONSTRUÍDAS CONSEGUEM PRODUZIR RESULTADOS CONSAGRADORES. A eleição do engenheiro Samir Cecílio, com 7.883 votos, a maior votação da historia do município foi um “case” de sucesso absoluto. Alicerçado em ações de marketing e estratégias setorizadas, Samir somou a isto uma enorme capacidade de trabalho e contatos diretos com seus eleitores. Uma EXPLOSÃO de votos... Muito planejamento,em princípio elencou-se os públicos alvos. Era impossível cobrir por igual, uma cidade com cerca de 150 bairros, trezentos e vinte mil habitantes e aproximadamente 250 candidatos disputando as mesmas 14 vagas para a Câmara Municipal. Assim, no principio da campanha objetivo maior o candidato estar em vários setores. Cooperou para o sucesso, o trabalho de Samir, que realizou excelente gestão a frente da COHAGRA- Companhia de Habitação de Uberaba. O binômio estratégia e “sola de sapato” foi determinante para a vitória. Samir andou, batendo de porta em porta, em diversos bairros da cidade. Participou de carreatas gigantescas e de consecutivas reuniões com seu eleitorado, que norteavam a campanha e davam novas orientações de trabalho. O resultado das urnas não foi surpresa para quem se dedicou tanto e ainda contava com o apoio de uma equipe unida. Samir tinha convicção de um trabalho construído com princípios e orientação profissional. Os quase 8.000 votos recebidos pelo candidato, agora determinam responsabilidade de trabalho ainda maior, para atender as necessidades dos Uberabenses. Samir está consciente disso, e reafirma que não faltará ao povo que lhe confiou e que lhe proporcionou a mais expressiva votação da historia de Uberaba.

46

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

47


CAPA / DRA. SABRINA SARRETA

MÉDICAS

DRA. SABRINA SARRETA

no séc.

XXI

18 DE OUTUBRO: DIA DOS MÉDICOS. NESTE MÊS EM QUE OS MÉDICOS TÊM O VALOR DE SEU TRABALHO RECONHECIDO PELA SOCIEDADE, A ESPECIAL MULHER RECEBE EM SUA CAPA, COM GRANDE PRAZER, A MÉDICA SABRINA SARRETA. ENQUANTO AS LENTES FAMOSAS DE RAMON MAGELA ENTRAVAM EM AÇÃO, APROVEITAMOS PARA BATER UM PAPO COM A NOSSA ENTREVISTADA.

48

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

49


CAPA / DRA. SABRINA SARRETA

Formada na 77ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (em 1994) e tendo concluído a residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da referida faculdade (em janeiro/1998), esta paulistana de nascimento escolheu a terra de sua mãe para exercer sua profissão. Mudandose para Uberaba realizou um antigo sonho de infância. Buscou aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos e obteve o título de Mestre em Otorrinolaringologia junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em 2001. Trabalhou como clínica geral e como otorrinolaringologista, em Uberaba e em cidades vizinhas (Conceição das Alagoas e Sacramento), no setor público e em consultório particular, como médica e como docente. Ministrou aulas para os cursos de Fonoaudiologia e Medicina da Universidade de Uberaba. Sempre inquieta, procurou novos horizontes profissionais e foi aprovada em concurso público na área de perícia médica. Em 2011 concluiu curso de pós-graduação latu sensu em Perícia Médica pela Fundação Unimed. Casada com Adriano Sarreta e mãe de dois filhos pequenos, Artur e Henrique, seu dia-a-dia assemelha-se ao da maioria das mulheres do nosso século: uma loucura! Médica, mulher, mãe. O tempo é magicamente multiplicado para atender a todos com carinho e dedicação. É o bastante? Ainda não! Em 2009, juntou-se ao médico e amigo Sétimo Bóscolo, que liderou um movimento inédito de mudança no meio médico de Uberaba. Sabrina hoje faz parte da diretoria executiva da Unimed Uberaba. O Sistema Unimed nasceu no Brasil em 1967, na cidade de Santos, e representa hoje a maior cooperativa de trabalho médico do mundo. São números gigantes: 370 cooperativas cobrindo 83% do território nacional, atendendo 18 milhões de clientes e reunindo 1/3 dos médicos em atividade em nosso país! A Unimed Uberaba foi fundada em 1971 por um grupo de médicos e apenas uma médica: Dra. Rosa Bilharinho, e hoje são 171 cooperadas! Na gestão inovadora da atual diretoria da Unimed Uberaba, ocupando o cargo de Diretora de Mercado, Sabrina é responsável pelas áreas de Marketing, Vendas, Relacionamento com o Cliente e Relacionamento Empresarial. Com diálogo, transparência, ética e pulso firme, grandes resultados foram alcançados por sua equipe. Importantes prêmios de Marketing como o Tubal Siqueira e o Profissionais do Ano da Rede Globo já estão nas mãos da Unimed Uberaba. A equipe de vendas foi redimensionada e reestruturada, alcançando os objetivos traçados por um planejamento estratégico inédito. Também a área de relacionamento com o cliente passou por mudanças, com a terceirização do atendimento via 0800, hoje mais profissional e efetivo. Os clientes empresariais da Unimed Uberaba já contam com atendimento de analistas individualizados para cada contratante, tornando o relacionamento mais próximo 50

OUTUBRO/12

e ágil. Planos para o futuro: vários! “A fé em Deus e o amor da família me acompanharão por muitos outros caminhos...” finaliza Sabrina.

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

51


SAÚDE / QUALIDADE DE VIDA

QUALIDADE DE vida! POR RENATA BRANDÃO

NA ATUALIDADE, A POPULAÇÃO VIVE O PARADIGMA DE AUMENTO DA LONGEVIDADE E RELACIONADO A ELE, A QUESTÃO DO BEM-ESTAR. O AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA LEVA AS PESSOAS A ANALISAR E PROGRAMAR A QUALIDADE DE VIDA QUE DESEJAM AO LONGO DOS ANOS. E, AO FAZEREM ESSA ANÁLISE, DEPARAM-SE TAMBÉM COM O PADRÃO DA ALIMENTAÇÃO E COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA COMO MODULADORES DA SAÚDE. Qualidade de vida é um termo que pode denotar saúde, promoção de saúde, prevenção de doenças entre outros. A nutrição é fundamental para a prevenção e tratamento de doenças e está relacionada ao estilo de vida. O mesmo pode ser afirmado quanto à atividade física. Por exemplo, a obesidade e outras doenças metabólicas, as demências, os cânceres e outros possuem como fatores desencadeantes a má alimentação e o sedentarismo, segundo os estudos. Somado a isso, o envelhecimento é outro fator de risco para o aparecimento de doenças, as quais sempre contam com o componente nutricional para se desenvolverem. Como forma de prevenir o aparecimento e desenvolvimento de doenças e aumentar a expectativa de vida no decorrer dos anos, a adoção de algumas estratégias se torna importante: • Manter o peso e o estado nutricional adequado; • Possuir uma dieta saudável, ou seja, rica em nutrientes, minerais de acordo com a idade e o estado fisiológico de cada pessoa;

52

OUTUBRO/12

• Praticar atividade física regularmente; • Não fumar; • Dormir bem e respeitar o ritmo do sono; • Diminuir o estresse causado pela rotina do dia a dia. Essas mudanças comportamentais parecem fáceis de realizar, mas quando a dieta e a atividade física estão em discussão precisa existir a motivação para que haja a mudança. Não é fácil reconhecer a necessidade de mudança apenas a pessoa motivada assimila a informação, a transforma em conhecimento e cria oportunidades para tornar seu estilo de vida mais saudável. Assim, intender que o excesso de peso; o sedentarismo; a ingestão exagerada de gorduras e sódio; a baixa ingestão de vitaminas, minerais e fibra reduz a qualidade e a expectativa de vida, por exemplo, mas o nível motivacional é que reponde a essa necessidade. É justamente no incentivo e na criação de estratégias motivacionais para a dieta e hábitos saudáveis que a atuação do nutricionista se torna importante.

ESPECIAL mulher


SPAÇO MODA EVANGÉLICA 34

ESPECIAL mulher

3322-8136

Av. Prudente de Morais, 767 Abadia - Uberaba/MG OUTUBRO/12

53


SAÚDE / OBESIDADE NUNCA MAIS

OBESIDADE NUNCA MAIS POR ALCÍ CABRAL

Vamos pensar na obesidade de uma forma em que a mente, o padrão mental, o pensamento, valores e crenças podem influenciar para resultados de transformação e mudanças necessárias para que a pessoa sinta bem consigo mesma e com seu corpo. Para que haja qualquer mudança torna se necessário seguir alguns pontos básicos: Motivação, o motivo que faz a pessoa querer mudar seja mais satisfatório do que o que a faz manter-se no comportamento indesejável; Objetivo bem definido; Comprometimento com o objetivo, com a equipe de profissionais que irá ajudá-la (além do psicólogo, nutricionista, endocrinologista) todos com a mesma postura, ou seja, falando a mesma linguagem; Planejamento de ações e do tempo; Determinação, como tudo na vida terá influências para desistir, mudar de foco, de profissionais, para interromper seu propósito, etc. Este é um momento de fortalecer suas motivações; Foco, não desviar do propósito; O pensamento sobre os alimentos e o prazer de alimentar influencia diretamente para determinar o corpo que a pessoa tem. Portanto, a filosofia de vida e a mudança de hábitos são primordiais nesta conquista. Quando se fala em dieta estamos falando em mudanças de hábitos. O tratamento psicológico implica em uma visão global do indivíduo, abrangendo todos os campos de influência. É importante ter em mãos os resultados dos exames laboratoriais para afastar a possibilidade de alguma doença orgânica relacionada ao aumento de peso corporal. Em 2008, a revista “Veja” lançou uma reportagem com o título “A Dieta do Pensamento”- Anna Paula Buchalla, muito interessante, onde mostra as diferenças de pensamentos da pessoa gorda e da pessoa magra, ou seja, pensamento gordo e pensamento magro. Por exemplo, o magro quando está com fome ele pensa “Irei comer tal hora”, e desliga da atenção na fome; o gordo quando está com fome, pensa “Nossa! Onde vou achar alguma coisa para comer até chegar o horário da minha próxima refeição” e enquanto não acha não consegue desligar a cabeça e concentrar em outra coisa. Mostra nesta reportagem que a forma de pensar determina muito seus hábitos, para ser magro tem que pensar como magro e gordo como gordo, simples? Sim, o difícil é inverter esta ordem. Este é o trabalho do terapeuta. O perfil psicológico: pensamentos, valores, crenças, com54

OUTUBRO/12

portamentos e atitudes definem o diagnóstico. Percebe-se que a queixa mais comum quando o paciente chega para pedir ajuda é contar tudo que fez e não deu certo. Isto confirma que tem predominado, apesar do desejo de mudança, o lado que não quer mudar. Todos têm um lado saudável e um lado doentio e para que um tratamento dê certo um dos fatores principais é que predomine o lado saudável, porque o que mantém a doença é o lado doentio, ou seja, são os ganhos secundários. O estado emocional predominante é ansiedade, dificuldade no controle dos impulsos (um dos fatores que desencadeiam os Transtornos Alimentares), carência afetiva, inadequação nas relações sociais e pessoais. Geralmente planeja atividades sociais em torno do alimento, seu ato de alimentar-se está vinculado às circunstâncias externas e não aos internos sensibilizados pela fome. Suas motivações geralmente são: divertir-se, recompensar-se, suprir um vazio não identificado, buscar atenção e outros. A hipnose é um dos instrumentos muito eficaz para tratar obesidade e para isto é necessário avaliar a história clínica detalhada: perfil psicológico, comportamentos alimentares, hábitos e preferências. Outro fato principal é a pessoa permitir entrar em hipnose. Importante esclarecer alguns pontos sobre a hipnose: ela promove o aprendizado para modificar o estilo de vida, o que pensa e a buscar recursos dentro de si, a transformação; leva a um estado alterado de consciência, mas isto não quer dizer que a pessoa não irá lembrar-se do processo, pode ou não lembrar; muitos momentos durante o processo de tratamento pode vivenciar a regressão, mas não é regressivo o processo todo. A hipnose trata dos sintomas e é um instrumento técnico com resultados rápido e não uma psicoterapia. Muitas pessoas por não conhecerem, criam mitos, imaginam situações, criam resistências e muitas vezes dificultam receber um benefício que poderia ser muito útil. A pessoa não perde o controle só vivencia o que ela permite, o super ego continua presente. O profissional deve ter formação como Hipnólogo e maestria em sua aplicação. Como a Hipnose trata os sintomas, o profissional tendo formação em outras abordagens psicoterápicas que lhe permita trabalhar com a causa, o tratamento se torna mais completo. ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

55


SAÚDE / OBESIDADE NUNCA MAIS

O paciente pode propor uma terapia breve com o número de sessões programadas ou pode optar para fazer o processo terapêutico normal. Quando a programação é de terapia breve, limita-se em uma situação ou problema apenas a ser trabalhado e não o contexto todo. Dr. Will Clower, médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta. Apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3%da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force. O PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL É BASEADO EM QUATRO GRANDES PRINCÍPIOS BÁSICOS: - Comer alimentos de verdade; aprender a comer; reduzir a quantidade de comida e ser ativo. “Temos que reaprender o que é comida de verdade.” Alimentos de verdade são os produtos naturais que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. “Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo”, defende dr. Will Clower. Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa; fala sobre os benefícios do vinho, com moderação, é claro; da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções e da necessidade de se manter ativo. Os resultados, garante ele, surgem em seguida. ALIMENTOS QUE SE DEVE TER SEMPRE EM CASA: Peixes (salmão, sardinha, atum) Grãos (granola, aveia, arroz) Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate) Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre) Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar mascavo, pimenta, sal) Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona) Condimentos (mostarda, maionese de verdade) Laticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte) Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho). O programa para acessar a mente inconsciente-hipnose, programação neurolinguística –PNL , regressão – programa de reprogramação linha do tempo e reeducação alimentar podem ajudar a pessoa a transformar-se interiormente e consequentemente o seu exterior, que é manifestado através do corpo esbelto. Em alguns casos torna-se necessário no tratamento da obesidade, emagrecimento e redução de peso, o implante do Balão Intragástrico Imaginário no estômago, método natural, sem contra-indicações por utilizar somente o poder da sua mente. Hoje muito utilizado na Espanha e nos Estados Unidos, para pessoas mais suscetíveis a hipnose. 56

OUTUBRO/12

10 ETAPAS PARA

NUNCA MAIS FAZER DIETA!

1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito. 2 - Garfadas menores. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto. 3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais. 4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido. 5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos. 6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares. 7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso. 8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade. 9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantidade normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos. 10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade. INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: Ferreira, MVC. Tratamento coadjuvante pela hipnose, Rio de Janeiro, RJ. Editora Atheneu, 2008. SILVA RT. Hipnose e obesidade Anais do VII Congresso Pan Americano de Hipnologia e Medicina Psicossomática, Belo Horizonte, 1982. Guiliano, Mireille, As Mulheres Francesas não Engordam, tradução Marisa Murray- Campus. Revista Veja, 2008, A Dieta do pensamento, Anna Paula Buchalla.

ESPECIAL mulher


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

APARECIDA COIMBRA

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

“CONHEÇA TODAS AS TEORIAS, DOMINE TODAS AS TÉCNICAS, MAS AO TOCAR UMA ALMA HUMANA, SEJA APENAS OUTRA ALMA HUMANA”. O DONO DESSA FRASE É O PSIQUIATRA SUÍÇO CARL JUNG, CUJO TRABALHO INFLUENCIOU VÁRIOS PROFISSIONAIS DA ÁREA, INCLUINDO A ESTIMADA PSICÓLOGA APARECIDA DA GRAÇA COIMBRA. Aparecida Coimbra é especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho, Mestre em Ciências e Valores Humanos, além de Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Ela conta que atua na área de psicologia há aproximadamente 30 anos. Iniciou seu trabalho como psicóloga clínica na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, em 1983 onde prestou atendimento à comunidade na Unidade de Saúde Jacob Jose Pinto. Em 1995 Aparecida ou Cidinha, como a chamamos carinhosamente, passou a atuar na área de psicologia organizacional na Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Com 16 anos de experiência nesta área de atuação, ressalta: “O psicólogo organizacional tem como trabalho estudar e atuar como facilitador das relações entre pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas. Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e muitos outros elementos da realidade institucional e este trabalho tem sido extremamente importante para o desenvolvimento e melhoria de performance das organizações”.

têm se beneficiado dos efeitos positivos da psicologia em suas vidas.

Há mudanças, ela avisa. Com as diversas modalidades de aplicação da psicologia, o “setting terapêutico”, ou seja, o espaço em que ocorre a interação entre paciente e o terapeuta, antes representado pelo divã, se diversificou, sendo encontrado também nos ambientes escolares, nos grupos comunitários, nas quadras de esportes, dentro das empresas, etc. “O setting também pode ser um local não-físico configurado na web, como terapia on line. Entretanto seus resultados e eficácia ainda estão sendo estudados, já que se trata de uma vertente muito nova na prática da psicologia”, conclui.

“Atualmente meu foco profissional é assessoria organizacional e coaching para executivos, líderes e equipes,” ressalta. Segundo ela, o coaching é uma ferramenta extremamente eficaz para auxiliar as pessoas no processo de atingir metas e resultados positivos na vida e no trabalho, podendo ser utilizada por profissionais de diversas áreas de formação, desde que devidamente habilitados. Sua principal motivação veio com o fato da Psicologia lhe possibilitar contribuir para com o bem estar das pessoas. “Ao ler e conhecer um pouco sobre a profissão tive certeza de que era o que eu queria,” relembra. E Aparecida está satisfeita com os rumos que essa profissão tem tomado. De acordo com ela, a difusão da psicologia através de varias abordagens e áreas de aplicação têm proporcionado à sociedade maior aproximação e compreensão sobre o trabalho do psicólogo. A conseqüência disso é a quebra de alguns tabus e preconceitos e assim várias pessoas

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

57


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

MARIA JOSÉ BALDO

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

O TRABALHO DA PEDAGOGA MARIA JOSÉ SOUZA BALDO ESTÁ VOLTADO PARA QUESTÕES SOCIAIS. SUA EXPERIÊNCIA TAMBÉM ENGLOBA OS CUIDADOS COM EXCEPCIONAIS. UMA TAREFA QUE REQUER MUITO MAIS DA ALMA DO QUE DAS TÉCNICAS, DA DIDÁTICA. Maria José nasceu em Santos e vive em Uberaba há 12 anos. Seus trabalhos voluntários começaram quando ela auxiliou algumas crianças que moravam num abrigo no Centro Espírita Anjo da Guarda. Além disso, ela conta que também prestava assistência às crianças vitimas de paralisia cerebral no Centro Espírita Mensageiro da Luz. Atualmente ela faz parte do corpo de voluntários da Associação dos Voluntários do Hospital das Clinicas – UFTM. “Tenho prazer em dizer que fui uma das pioneiras dentro do Hospital Escola,” relembra. Ela conta que está lá há 10 anos. “É um trabalho maravilhoso”, comenta. Além disso, diz que isso cria um vínculo maior e um amor imenso entre as pessoas que passam por lá diariamente e entre os colaboradores. Maria José também trabalha na capacitação dos novos voluntários, pessoas que como ela, entram no hospital com desejo de doar o melhor. “Exerço com carinho e procuro passar tudo o que aprendi no dia-a-dia e nos cursos,” ressalta. Maria José e vice-presidente da fraternidade feminina da loja maçônica Ricardo Misson. Ela conta que lá o trabalho também é voltado à filantropia. “Aprendemos a ajudar sem olhar para trás e, um belo dia, a vida nos mostra que também precisamos de muito apoio e carinho,” argumenta. Ela foi convidada pelo vereador Tony Carlos a receber o Titulo de Cidadã Uberabense. Relutou, mas acabou aceitando o merecido convite. Ela está casada há 31 anos. Tem um filho morando em São Paulo, Leonardo. “Leonardo Souza Baldo é bacharel em Esporte pela USP e hoje está fazendo es-

58

OUTUBRO/12

pecialização em futebol e também uma pós-graduação. Maria José se diz orgulhosa de tudo o que conquistou e fez. Só um amor incondicional pelas pessoas é capaz de gerar solidariedade genuína.

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

59


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

DR. CARLOS HENRIQUE

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

O MÉDICO QUE SE DEDICA A PROMOVER A SAÚDE DO TRABALHADOR Formado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com residência em Medicina do Trabalho pela Santa Casa de São Paulo, Carlos Henrique de Pádua também estudou doenças ocupacionais na Clínica del Lavoro, em Milão, o maior centro de saúde do trabalhador do mundo. Com a conclusão desses estudos, Carlos Henrique decidiu voltar às suas raízes e aplicar todo esse conhecimento na cidade natal, Uberaba. De acordo com Carlos Henrique, a escolha pela especialidade se deu pela forte tendência pessoal em gerir a medicina de grupo através de ferramentas epidemiológicas, planejamentos estratégicos, programas e políticas de saúde e administração em saúde. “A Medicina do Trabalho engloba todo esse contexto com foco na proteção, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores”. O médico tem no currículo experiências como Médico do Trabalho em grandes empresas da cidade, médico perito da Justiça do Trabalho e do Juizado Especial Federal desde 2008, professor de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Uniube, coordenador do serviço especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Uniube, gestor do serviço de saúde ocupacional da empresa SEARA. Com um indomável espírito empreendedor, Carlos Henrique percebeu a dificuldade logística em executar os programas de saúde ocupacional das empresas e uma grande oportunidade de novo nicho de negócio ligado à prestação de serviço em saúde e segurança do trabalho no mercado de Uberaba, apoiado pela gestão com qualidade e resultados e uma logística na realização de exames médicos favorável e ágil para a empresa cliente. Assim surgiu a AMO – Assessoria Médica Ocupacional, que proporciona as condições necessárias para se cumprir com as importantes políticas de saúde e segurança das grandes empresas contratantes da cidade. A AMO coloca à disposição de seus clientes uma equipe técnica altamente especializada na prestação de serviços em Medicina e Segurança do Trabalho, contando com suporte administrativo rápido e eficiente e profissionais treinados continuamente, assegurando aos parceiros atendimento diferenciado e dinâmico. Na vida pessoal, Carlos Henrique também está muito realizado. É casado com a Médica do Trabalho, Naiara Cabral Sabino de Pádua, e é pai de Júlia, com dois anos e 6 meses. O casal já espera a chegada do segundo filho, o Henrique. “Sou uma pes-

60

OUTUBRO/12

soa de muita sorte pela família que Deus me concedeu. Profissionalmente atribuo o sucesso à visão de negócios, ao foco nos objetivos, persistência, paciência e perseverança”, conclui Carlos Henrique.

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

61


PERFILADO RABATAN

È vulcanizado e com saliências auto massageadoras ( tipo “do- in ),que ativa a circulação sanguínea e linfática, proporcionando relaxamento e maior conforto durante o sono. O espaço existente entre um ponto e outro do perfilado , permite a circulação do ar , absorvendo o suor da transpiração.Assim,o aparelho BIOPRIME se autorregula ás mais diversas temperaturas. Através do sistema de autossecagem , o perfilado ajuda a evitar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, indicado para as pessoas que sofrem de rinite, doenças respiratórias e alergias.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SISTEMA TERMO

Os aparelhos magnéticos da BIOPRIME possuem um moderno sistema de resistências internas, responsáveis pela geração do calor, necessário para que seu corpo relaxe ainda mais, juntamente com a vibromassagem, promovendo uma sensação de analgesia.

MAGNETISMO, INFRAVERMELHO LONGO, VIBROMASSAGEM, TERMO, ORTOPEDIA E ELETROMAGNETISMO. O QUE FAZ ISSO? 62

OUTUBRO/12

Os aparelhos BIOPRIME vieram substituir definitivamente o seu colchão comum, agregando em um só aparelho 3 energias renovadoras. O Campo Eletromagnético, Infravermelho Longo e Magnetismo, além dos benefícios da ortopedia, vibromassagem e sistema termo de geração de calor.Esse é o melhor investimento para a sua saúde, afinal,dormimos 1/3 da vida, tempo em que absorvemos energias fundamentais para a prevenção de doenças crônicas e degenerativas.

•Ameniza o cansaço. •Alivia o estresse e a dor. •Previne doenças reumáticas. •Auxilia no tratamento de doenças ósteoarticulares. •Alivia problemas de bronquite, sinusite e expectoração nas bronquites gripais.

•Melhora a circulação sanguínea. •Previne inflamações musculares. •Ameniza problemas de insônia. •Pode ativar a corrente linfática (evita celulite, flacidez e culote). •Melhora a distribuição dos nutriente pelo corpo.

FONTE: Universidade de Tóquio; Universidade de Cambridge - GrãBetanha; Universidade Federal da Itália; Universidade Federal da Múrsia - Espanha.

ESPECIAL mulher


MARIA DA GLÓRIA Enfermeira graduada, autorizada há 8 anos em Uberaba e região.

JANE MARTINS Distribuidora autorizada há 6 anos de colchões fisioterápicos (vibromassagem) em Uberaba, Uberlândia e região.

34 9146.1812 (Glória) - 34 9143.4800 (Jane) Rua Menelick de Carvalho, 486 - Apto 303 Uberaba/MG mariadagloriauberaba@hotmail.com ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

63


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

DRA. SÔNIA SILVA

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

A MÉDICA SÔNIA REGINA SILVA CERTAMENTE DEVE TER MUITA HISTÓRIA BONITA E EMOCIONANTE PARA CONTAR. FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL TRIANGULO MINEIRO, EM 1990, E COM PÓS GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA CONCLUÍDA PELA MESMA UNIVERSIDADE – A UFTM EM 1992, SÔNIA ATUOU EM VÁRIAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL. Ela conta que também colaborou na implantação de importantes projetos para Uberaba e região. Atualmente trabalha no Hospital das Clinicas da UFTM, onde desenvolve atividades de ensino e assistência junto aos alunos e médicos residentes em pediatria. Engajada nas questões sociais, Sônia foi vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, membro de conselhos municipais da Criança e da Mulher; na prevenção de óbito materno e infantil, entre outras causas não menos urgentes. Dona de uma habilidade nata para a gestão, ela atua sempre colaborando com sugestões e ações nas mais diversas frentes em nível publico e privado. Sônia também é vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios. Está em sua terceira gestão consecutiva. Mas existe tempo e amor para a estimada família e para os amigos. Sônia se traduz como uma mãe dedicada e filha atenciosa às demandas dos pais. Segundo ela, consegue distribuir suas atividades diárias e forma a conciliar trabalho, família e vida social. “Família e trabalho são as razões da minha vida,” argumenta. Sua eterna paixão e admiração é a turma de formandos de 1990. Ela conta que tem um amor imenso pelos dias passados nas dependências da UFTM. Dias que não voltarão mais, mas que farão parte de suas memórias. E por falar em gratidão ou paixão, Sônia só tem a agradecer o companheiro de jornada Paulo Borges e às filhas Thais, Isabella e Julia. Gratidão aos pais João Batista e Neuza Clempi e ao irmão Renato e sua linda família composta por Carolina e as filhas Ana Laura e Cecília. Tem como referência em seus valores espirituais o saudoso Chico Xavier. E sua maior conquista: A formação médica em pediatria.

64

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

PAULA SENA

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

TRABALHAR NO SETOR DE BELEZA REQUER MUITO MAIS DO QUE DOM E PRAZER. POR SE TRATAR DE UMA ÁREA RECONHECIDAMENTE CONCORRIDA E QUE, A CADA ESTAÇÃO, APARECE COM INOVAÇÕES, A PROFISSIONAL PAULA SENA BUSCA DE FORMA INCESSANTE ALIAR TÉCNICA E TRATAMENTOS DE VANGUARDA. A própria Paula resume: O sucesso profissional só existe quando vamos atrás de nossos sonhos. E com muito trabalho, humildade e persistência. Ela conta que é orientadora no Senac há 1 ano e meio. Aliás, foi lá que Paula realizou seu primeiro curso. Ela tinha 16 anos. Além disso, está cursando Pedagogia na Uniube. É em relação ao seu trabalho no salão de Beleza que Paula mostra sua força e profissionalismo. Segundo ela, os cuidados começam de dentro para fora. Ela sabe que aparência é fundamental no mundo globalizado. Os cabelos precisam estar em harmonia com o rosto e com o estilo de vida da pessoa. Paula conta que é importantíssimo saber trabalhar o visage de cada cliente. “Mais importante do que mudar é saber acentuar os pontos fortes ou as características positivas dos clientes”, ressalta. O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. É a procura incessante da beleza e do bem estar. Segundo alguns clientes, a depilação Marroquina 100% descartável é excelente. Os benefícios são: um método que doi menos, registrada pela ANVISA e hipoalergênica. E assim Paula saiu em busca de mais aperfeiçoamento. Foi para São Paulo, local que viveu durante 5 anos. Lá ela conta que teve a oportunidade de trabalhar com Toni Alves do salão Lay Out Cabeleireiros. Estudou em grandes academias: L´oreal, Wella, Pivo Point entre outras. “Tudo que sei hoje aprendi lá, atendendo a alta sociedade do Alfaville” ela conclui. Paula Sena chega ao mercado local e regional com profissionais respeitadas, oferecendo principalmente o que você – cliente – busca: Uma equipe à altura de suas aspirações.

Studio Paula Sena Coiffeur Rua Padre Leandro, 430 Bairro Estados Unidos - Uberaba/MG 34 3321.4950 ESPECIAL mulher

34 9134.0623 OUTUBRO/12

65


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

ROSANGÊLA MENDONÇA

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

DESDE A PRIMEIRA CONVERSA QUE TIVEMOS COM A EMPRESÁRIA ROSÂNGELA APARECIDA MENDONÇA FICOU PATENTE O DESEJO DE CONTINUAR ABRINDO NOVOS HORIZONTES OU SIMPLESMENTE EMPREENDER MAIS UM POUCO. Para essa profissional, graduada em Administração e Pós-Graduada em Controladoria e Finanças, ter aberto a loja Maison Vitória foi o start, o início de sua trajetória no comércio varejista. Rosângela, sempre com um belo sorriso estampado no rosto, gosta de dizer que o grande desafio é adquirir produtos de qualidade e colocálo no mercado com um preço justo, ou seja, um valor que o consumidor se sinta atraído. Recentemente, ela inaugurou a loja Moda Maior, por que, segundo ela, Uberaba é um pólo comercial em franca expansão. Além disso, moda feminina é um ramo que jamais se esgota. Isso sem contar os acessórios e perfumes que são verdadeiros chamarizes para as consumidoras. Projetos - Rosângela já está de olho em 2013. O ano entra com promessas de um verão cheio de cores lindas e roupa leve como a estação pede. Sempre ao lado de suas principais colaboradoras e de uma equipe coesa, Rosângela continua a empreender por que acredita numa frase que recita como se fosse um mantra: Não existe um grande desafio quando se tem uma grande vontade de vencer.

66

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

67


COMPORTAMENTO / ABRINDO PRIMAVERAS

ABRINDO

PRIMAVERAS

POR ANA PAULA PEREZ

EM UMA TARDE DE SÁBADO, SÍLVIA CARNEIRO ME RECEBEU EM SEU CHARMOSO ATELIER EM UBERABA. CONVERSAMOS, DEMOS MUITAS RISADAS E PASSAMOS MOMENTOS EXTREMAMENTE AGRADÁVEIS JUNTAS. ESCOLHI SÍLVIA PARA ESSA ENTREVISTA SOBRE A ABERTURA DA PRIMAVERA, POR PERCEBÊ-LA ABERTA AO BELO, À CONTEMPLAÇÃO DA RIQUEZA SINGELA DAS FLORES E SENDO PARA MIM E PARA OS QUE A CERCAM UMA VERDADEIRA CONSTRUTORA DE MARAVILHAS TÃO RICAS COMO A PRÓPRIA NATUREZA. ESPERO QUE APRECIEM ESSE FRESCOR DE EMPREENDEDORA QUE NOS OFERECE SUA CRIATIVIDADE FAZENDO A VIDA MAIS BELA.

O que significa a chegada da primavera pra você? É uma estação muito bonita. A natureza é muito sábia e a primavera significa vida, renascimento. Aquilo que se plantou floresce. Me lembra Clarice Lispector falando: “Gosto de me deixar podar para voltar sempre inteira.” Como descobriu seu talento entre linhas e agulhas? Nao foi bem entre as linhas e as agulhas, foi entre tufos de algodão (risos). Minha mãe era costureira, mas as agulhas e linhas dela vieram depois. Antes disso, eu tive uma tia que é como se tivesse sido minha mãe. Ela era fiadeira e em nossa casa tinha roca. E eu descaroçava os caroços do algodão. Depois ela sentava na roca e ficava fiando. A minha vó tingia essas bolas de algodão e faziam uns rolos com esse fio e depois elas teciam mantas. Essa tia que fiava também era costureira. Minha mãe aprendeu o oficio com ela e mais tarde eu vendo minha mãe fazendo, fazendo, fazendo, tive interesse e foi através de um desafio que minha mãe me lançou que comecei: eu queria uma roupa de mocinha e ela disse que eu ainda era uma menina de 12 anos e não podia me vestir como tal. Eu argumentei que poderia sim e ela disse: “então faça você, vamos ver como é que fica”. E eu fiz. Eu me lembro até hoje. Era vermelho com uma estampa preta, modelo “mamãe Dolores”. Só que antes disso, eu adorava brincar de boneca, e fazia roupa mesmo. A Suzy era o meu manequim. Eu a vestia com nervuras, com babados, com tudo que eu podia. Como se deu sua descoberta como estilista?

68

OUTUBRO/12

Na verdade, eu fui apenas mão de obra muito tempo. Eu me via como mão de obra e num determinado momento percebi que estava oferecendo pouco para o meu cliente. Foi aí que fui fazer faculdade de moda.

Quem são os estilistas / ícones de moda e beleza que inspiram seu trabalho? Na verdade hoje, é Elie Saab. É um árabe que eu admiro muito. E adoro Nicolas Ghesquière, ele está na direção da Balenciaga. Gosto muito do corte dele. E ainda, Alber Elbaz da Lanvin. Mas no passado, o próprio Balenciaga é referência para mim, porque era um arquiteto que se transformou em modista. Ele era minucioso no corte. Dior que revolucionou a moda, contrariando Chanel que tinha feito uma linha toda reta. Ele chegou e criou o new look. Deixou a mulher feminina de novo. Como seu trabalho reflete seu estilo de vida? Eu costumo dizer aos clientes o seguinte: a moda passa, o estilo permanece. Eu agrego a cada estação, algo que tenha a ver com o estilo da pessoa, assim como ao meu. E meu estilo de vida... Se eu pudesse definir uma região que me definisse muito, seria Provence, na França, com seus campos de lavanda. Eu sou romântica. Sempre ouvi desde pequena que era diferente. Acho que isso me fez prestar atenção nas pessoas, percebendo as diferenças. Mas não a diferença que compara, que rotula, ou que enquadra as pessoas, mas que faz cada pessoa especial, a definição de cada um. Conte-me sua maior superação profissional. (Risos) Acho que ainda não aconteceu. Está a caminho sem-

ESPECIAL mulher


fotografia Marcelo Ringo

estivanelli.com.br

ESPECIAL mulher

Shopping Uberaba Loja 160 OUTUBRO/12 69 34 3336-0234


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

pre. Eu sou uma pessoa de metas. Eu bato uma meta, eu preciso de outra. É um fogo que me alimenta. Uma certa vez, fiz uma peça para uma cliente que me pediu uma “nervura gorda”! E eu fiz essa nervura não sei quantas vezes, até que em um insight eu pensei assim: vou fazer com lã dentro e vamos ver o resultado. Quando eu coloquei a lã, a nervura ficou gorda, ela olhou e falou: “é isso”! (Risos) Minha superação vem da vontade de atender um desejo do cliente, superar o habitual e encontrar um modo diferente de fazer algo básico. À quem você gratifica sua vida e trabalho? Às pessoas. Às pessoas boas que eu encontrei pelo meu caminho. A primeira delas chama-se Creusa. Foi a pessoa que me ensinou a costurar. A segunda é Maria do Carmo Salge. Foi minha primeira cliente aqui em Uberaba e continua minha cliente e amiga até hoje. Depois a Ézia, que está comigo há dez anos, e meus terceirizados que fazem o melhor trabalho que eles podem para atender a qualidade daquilo que eu ofereço. A gente não sai do lugar se não tivermos gratidão. Qual foi seu maior aprendizado? É que eu vou ter sempre as pessoas certas na minha vida. E eu sempre estou no lugar em que eu preciso estar. Às vezes a gente leva um tempo para aprender isso, mas eu aprendi. Qual sua missão? Levar beleza para a vida das pessoas, atender com carinho, respeitando a individualidade de cada um, o estilo de cada um. Fazer o melhor e oferecê-lo de uma maneira que possa garantir a sustentabilidade do meu negócio.

Diga-me uma mensagem de primavera às leitoras da Especial Mulher. Talvez eu citasse mesmo Cecília Meireles, em uma outra historinha dela, de um livro que se chama Olhinhos de Gato. É a historia de uma menina enfiada num balaio de algodão, vendo toda família costurar e fazer coisas. E ela fala assim: “é legal ficar embaixo da mesa, legal observar como as coisas são feitas porque quando a gente se volta para debaixo da mesa, se volta pra dentro de si e pode descobrir muita coisa.” Então eu gostaria que todas tivessem esse cuidado de ir se observando por dentro, se for necessário uma poda aqui outra ali, que a façamos, porque aprimavera chega. Mesmo que a gente não queira, mesmo que a gente resista, chega uma hora que a borboleta surge. Que seja com a nossa dedicação, mas sem muito sofrimento. As podas fortalecem, os brotos vêm fortes. Regue, cuide e adube o seu jardim para que as borboletas te visitem, os passarinhos e tudo mais. Quem é Sílvia Carneiro Nome: Silvia Imaculada Carneiro e Silva (Carneiro e Silva é uma homenagem a seu marido). Nasceu em 15 de dezembro de 1965 com muito orgulho. Tem dois filhos: Renato Afonso com 17 verões e Paulo Vitor com 15 verões. É casada com René Carneiro da Silva e é natural de Conceição das Alagoas. Sua formação: Ciências Exatas e Naturais e Gestão e Negócios da Moda Trabalha com moda há 30 primaveras

Qual o seu legado? Quero que as pessoas se lembrem de mim como alguém que primeiro amou, serviu, e do modo como as tratei. Não interessa se o meu trabalho supera o de alguém. Se me relacionei de maneira inadequada, a qualidade daquilo que eu fiz foi jogada fora. Meu foco é manter os amigos, transformar as pessoas em amigas de verdade. O que aprendeu em suas primaveras? Às vezes a primavera não é tempo de desabrochar para todo mundo. Tem gente que prolonga o inverno ou o outono um pouquinho. Plageando, acho que Cecilia Meireles: “Mesmo que a gente não acredite na primavera, ela sempre chega. Mesmo que você não tenha um jardim plantado, aprimavera chega.” Então é melhor que a gente plante (risos). E eu acho que a pessoa tem que ser respeitada naquilo que ela deseja, em sua aspiração, personalidade. Isso é particular. Aliás isso é uma questão de parâmetros: ser chic ou ser cafona. Odeio rotular as pessoas, odeio preconceito, coisas do tipo me incomodam. Qual seria a flor ideal para te representar? Uma rosa cor-de-rosa, a cor do amor. Claro que em um dia cinza eu talvez prefira uma rosa vermelha (risos).

70

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

71


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

CLAUDETE PANTALEÃO

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

A ESTILISTA DE LINGERIE CLAUDETE PANTALEÃO INICIOU UM CURSO DE BIOLOGIA NA PUC DE GOIÁS, MAS PREFERIU TRILHAR NOVOS CAMINHOS. SAIU DA FACULDADE, ARRUMOU AS MALAS E VIAJOU PARA A ITÁLIA; LOCAL QUE CHEGOU INTENCIONADA A PASSAR NO MÁXIMO 4 ANOS, MAS ACABOU VIVENDO EM SOLO EUROPEU DURANTE 17 ANOS. Ela desembarcou em Milão disposta a fazer cursos voltados para a confecção feminina. Claro que nem tudo foi um mar de rosas. Nunca é. Mas ela conta que foi com muito afinco e determinação que conseguiu aliar um trabalho numa empresa de limpeza profissional com os estudos. Ela retornou para o Brasil em dezembro de 2007 e hoje se orgulha do que fez e do que faz. “Comecei a colocar meus planos em prática, iniciando uma confecção só de modelos italianos, mas alguns não foram bem aceitos. Então fui adaptando toda a técnica adquirida ao feitio de modelos voltados para a mulher brasileira, relembra”. Deu certo. A mulher latina tem um corpo peculiar. E isso, segundo ela, acabou se transformando no objetivo da empresa: Aliar o bom gosto brasileiro com a tecnologia italiana. Resultado: Beleza e conforto. Claudete tem uma sócia. Regina Beatriz de Almeida, uma mulher tão empreendedora quanto ela. As duas contam que se conheceram quase por acaso. “Nós descobrimos ter a mesma paixão por moda feminina e então resolvemos montar uma parceria, ressaltam”. E essa parceria vem dando muito certo também. O nome de sua grife é Vanitá que significa Vaidade. Aliás, uma qualidade que não falta na mulher brasileira.

72

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

SANDRA BLANCO

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

A EMPRESÁRIA DO RAMO IMOBILIÁRIO, SANDRA MARA DE CASTRO BLANCO, CONVERSOU COM ESPECIAL MULHER NUMA MANHÃ AGRADÁVEL DE OUTUBRO. A CONVERSA GIROU EM TORNO DE ATUALIDADES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, DA EXCELENTE EQUIPE DA CASA, VIAGENS, FINANÇAS E, CLARO, O SETOR IMOBILIÁRIO UBERABENSE. Casada com Antônio de Lourdes Blanco, ela está na direção da Imobiliária Edhem há praticamente 20 anos. De acordo com Sandra, a empresa iniciou suas atividades no mercado em 1977, portanto, conta com 35 anos de existência. É uma das pioneiras e mais tradicionais da cidade. “Hoje a Edhem está consolidada, mas mantemos o foco na busca pela excelência na prestação de serviços”, ressalta. A união com Antônio ajudou a formar o perfil empresarial da Edhem. Sandra e o marido são formados em Direito. Graduaram-se em 1984. Desde então, o casal trabalhou incessantemente com Direito Imobiliário e ao longo do tempo buscou proporcionar um atendimento diferenciado, oferecendo aos clientes uma completa consultoria jurídica nesse setor. Trata-se de um quesito quase imperativo para um setor que continua a vislumbrar crescimento: A construção civil. Segundo Sandra, Uberaba tornou-se “a bola da vez” para grande parte dos investidores do seguimento. A isso se deve principalmente à amplitude que a cidade conquistou. Empreendedoras sólidas do ramo resolveram apostar no mercado local. Esse cenário estimula e aquece a construção civil. Mas há sempre o outro lado da moeda. De acordo com Sandra, esta corrida ou avanço trouxe a especulação dos preços, vindo a interferir no fluxo de investimentos para o setor. Mas mesmo assim, ela argumenta que a cidade tem sido brindada com muitos lançamentos tanto de loteamentos como de casas e apartamentos. Sandra também conta que está mais fácil alugar um imóvel para residir ou para fins comerciais. Com a construção de muitas unidades habitacionais a oferta para locação tem aumentado, facilitando bem mais ao candidato/inquilino encontrar um imóvel sob medida. Quanto aos imóveis para comércio, Sandra conta que

hoje existe a pratica da reforma de imóveis antigos ou inadequados que no jargão imobiliário se fala “retrofit”. Isso permite que seja mudado o foco de utilização do imóvel, ou seja, de fim residencial para comercial. “Aqui no centro da cidade há vários exemplos assim,” salienta. Para Sandra, Antônio e toda a equipe da Imobiliária Edhem o futuro reserva janelas e portas abertas.

Rua São Sebastião, 54 Centro - Uberaba / MG 34 3312.3939 - 34 9672.9195 www.edhem.imb.br

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

73


Cuidados com a estética rendem benefícios e mais beleza Nunca se falou tanto em beleza, estética, como agora. Os tratamentos são inúmeros e vêm alcançando adeptos a cada semestre. O furor é fácil de explicar: a beleza, aliada ao bem estar, entrou definitivamente no rol das prioridades. Cirurgias plásticas também continuam sendo bem vindas, mas as clinicas de estética têm oferecido tratamentos de ponta, seguros, não invasivos e eficazes também. Segundo a empresária e fisioterapeuta Poliana Freitas, o mercado estético, apesar de muito concorrido, está em crescimento constante. O diferencial está na qualidade do atendimento e na satisfação dos resultados. Poliana, pós graduada em dermatofuncional e acupuntura, administradora da Clinica de Estética Spa Laser, atua na área estética há 6 anos e em abril de 2011 inaugurou Spa Laser. E o sucesso não veio sozinho, a medida que a clinica foi crescendo, a equipe foi aumentando. Hoje, a Spa Laser conta com uma equipe de 5 fisioterapeutas: Poliana Freitas, Bruna Ciriani, Juliana Olímpio, Tatiana Munhoz e Vanessa Figueiredo, e 1 secretária: Taciana Maia. A Spa Laser oferece o que há de melhor na estética em tratamentos faciais, corporais e depilação a laser, com aparelhos modernos e com resultados a partir da 1ª aplicação. Cuidar da estética, enfim, deixou de ser um sacrifício. Hoje é um prazer que só rende benefícios e mais beleza.

74

OUTUBRO/12

Facebook: Spa Laser Poliana Freitas

ESPECIAL mulher


O Momento de se cuidar é agora! TRATAMENTOS FACIAIS: • Limpeza de Pele profunda com Peeling UltraSõnico – Limpa profundamente os poros pele, removendo “cravos” e realizando a renovação celular. • Peeling de Cristal e de Diamante – Indicado para renovação celular, eliminando manchas superficiais da pele. • Carboxi Facial – Indicado para rugas, seqüelas de acne e olheiras. • Spectra Facial – Indicado para rejuvenescimento facial.

ACUPUNTURA AURICULAR E SISTÊMICA • Indicado para melhorar intestino preso, ansiedade, tensão muscular, insônia, refluxo, gastrite, acelera o metabolismo e alivia dores musculares.

PLATAFORMA VIBRATÓRIA • Realizado com exercícios de Pilates, realizada em apenas 30min, e tem o consegue detonar cerca de 400 calorias. DEPILAÇÃO A LASER • Indicado para foliculites e eliminação de pêlos. Tratamento com o laser Light Sheer. Indicado de 6 a 8 sessões, com resultados surpreendentes já na 1ª aplicação.

ESPECIAL mulher

TRATAMENTOS CORPORAIS:

• Ultra Lipo – Sua “lipo sem cortes” e sem dor. Reduz até 5cm já na 1ª aplicação. Indicado para gordura localizada e celulite. • Carboxi – Indicado principalmente para celulites e estrias, atuando também em gordura localizada e flacidez. • Manthus – Indicado para gordura localizada, celulite e pós-lipoaspiração. • Spectra – Indicado para flacidez, atuando também em gordura localizada. • Lipoescultura Gessada – Indicado para modelagem corporal e redução de medidas. • Endermoterapia – Indicado para modelagem corporal e celulite. • Drenagem Linfática Manual – Indicada para redução de retenção de líquidos, dores em membros inferiores e problemas circulatórios. Finalizada com uma Massagem Relaxante. • Power Drenagem – Indicado para modelagem corporal através de uma Massagem Modeladora, seguido de uma Drenagem para redução de retenção de líquidos. • Pós-operatórios – Indicado para diminuir edemas pós-cirurgicos, hematomas e prevenir fibroses e aderências cicatriciais. • Massagem Relaxante e Massagem de Pedras Quentes – Massagem anti-stress e alivia tensão muscular.

Rua Vigário Silva, 1007 3311.5200

OUTUBRO/12

75


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

GLEISON BORGES

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

O EMPRESÁRIO GLEISON ENRIQUE FERREIRA BORGES É DONO DA PANIFICADORA SANTA LUZIA. COM QUASE 21 ANOS DE EXISTÊNCIA, ESSE COMERCIO ACUMULA VITÓRIAS EM SUA TRAJETÓRIA, REFLETINDO O EMPREENDEDORISMO DE GLEISON. Ele começou com um pequeno ponto de revenda, inaugurado em setembro de 1991, com apenas um funcionário. Agora, depois de muito trabalho e conquistas, Gleison se prepara para inaugurar uma nova loja este ano. Mais ampla e moderna. O empresário também é Engenheiro Civil, graduado pela Universidade de Uberaba – Uniube. Mas foi no ramo da panificação que ele mais prosperou. Começou cedo, ainda jovem. Com 11 anos de idade, Gleison deixou Pirajuba, sua terra natal, e mudou-se para Uberaba. Aqui deu inicio a sua vida profissional, indo trabalhar na panificadora da família. Então, mão na massa! Essa empreitada rendeu frutos, vindo assim a inauguração da primeira casa em 1991. Em 1999, já com 8 anos de trabalho, Gleison sentiu a necessidade de ampliar os negócios, construindo uma nova loja com sede própria e uma área de produção. “A partir daí, a empresa deslanchou, trabalhando com uma variedade de produtos de qualidade diariamente,” ressalta. Ele conta que hoje são 42 colaboradores, trabalhando com afinco para atender os clientes com competência e qualidade. Para chegar até aí, conta que fez vários cursos do segmento, participando de inúmeros seminários com o objetivo de se aprimorar cada vez mais em todos os aspectos que julga imprescindível para uma empresa. Esse esforço em busca da excelência foi reconhecido. Gleison recebeu três vezes a “Medalha de Ouro” através do Propam (Abip) e foi agraciado com o título de “Consagração Pública” da cidade de Uberaba. Em 2004 foi homenageado pela Câmara Municipal de Uberaba com o título de “Cidadão Uberabense”, iniciando suas atividades à frente do Sindicato da Industria da Panificação e Confeitaria de Uberaba, assumindo o cargo de tesoureiro e, em 2007, assumindo o cargo de presidente da entidade. Mas há mais desafios pela frente. Segundo ele, falta mão de obra qualificada aqui e no Brasil. “Para auxiliar o 76

OUTUBRO/12

setor de panificação, estamos implantando em Uberaba em parceria com o Sindicato , Fiemg e do Senai, nosso primeiro centro de treinamento para formação de mão de obra e qualificação de profissionais,”revela. Responsabilidade Social- A Panificadora Santa Luzia foi a primeira a implantar a sacola ecológica na cidade. Isso demonstra o compromisso que Gleison e sua equipe têm em relação ao bem estar social. Para o empresário foi uma grande honra ter recebido a Medalha do Mérito Industrial de 2012. “Isto é resultado de um trabalho que venho desempenhando ao longo destes anos, não só em minha empresa, mas também em favor de todos os empreendedores no setor de panificação de Uberaba,” conclui.

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

77


COMPORTAMENTO / BELEZA & AUTO ESTIMA

BELEZA

auto & ESTIMA

POR ELIANA BARBOSA

HOJE EU QUERO FALAR COM VOCÊ SOBRE A BUSCA DA BELEZA SOB O PONTO DE VISTA FEMININO. DE MULHER PRA MULHER! VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO É GRANDE O NÚMERO DE MULHERES QUE MESMO TENDO BELEZA FÍSICA, SAÚDE, BONS PARCEIROS, DINHEIRO E SUCESSO – AINDA ESTÃO INFELIZES E RECLAMANDO DA VIDA? Hoje eu quero falar com você sobre a busca da beleza sob o ponto de vista feminino. De mulher pra mulher! Você já percebeu como é grande o número de mulheres que mesmo tendo beleza física, saúde, bons parceiros, dinheiro e sucesso – ainda estão infelizes e reclamando da vida? São aquelas que, apesar das dietas e plásticas que fazem, continuam se sentindo feias, sem brilho e não se aceitam como são. Sua autoimagem ainda continua negativa. Elas parecem ter tudo, mas na verdade está faltando para elas o essencial, aquilo que lhes determina a beleza interior – a autoestima. Penso que é muito positivo para as mulheres serem vaidosas e cuidadosas com a sua aparência, porque isso ajuda a fortalecer a sua autoestima. Todavia, muitas mulheres se preocupam tanto com o seu visual, presas à ditadura da beleza, que acabam se esquecendo do fundamental que é cuidar de seus pensamentos e emoções, cuja poderosa energia comanda a sua saúde, a sua forma física e o seu bem estar. É claro que em um primeiro momento, a beleza exterior tem o seu papel, causando boa impressão a todos, mas ela é perecível, e com o passar do tempo, em um convívio mais próximo, será sempre a beleza interior que vai falar mais alto. Beleza interior é carisma, é eterna e tende a aumentar dia após dia, porque quem é bonita por dentro vive a vida buscando aprimorar sua luz interior, para que ela irradie a todos à sua volta.

78

OUTUBRO/12

Isso quer dizer que mais do que ser bela por fora, você precisa ser bela por dentro. De que adianta uma mulher exuberante com uma energia negativa ou assuntos desagradáveis? Ou ter um corpo perfeito, mas um olhar que não ilumina? De que adianta ser um luxo por fora e estar carregando o lixo dos ressentimentos e das culpas por dentro? Ou ser linda por fora e vazia por dentro?

Não sou de forma alguma contra as cirurgias plásticas ou correções para ficarmos com uma aparência mais saudável e jovial, mas junto dessas intervenções externas, cada mulher precisa também entender melhor suas emoções, aprender a perdoar a si mesma e aos outros, e a ser mais amorosa consigo própria. Isso faz com que haja equilíbrio entre a sua beleza (externa) e o seu encanto (interno). O famoso cirurgião plástico das estrelas de Hollywood, Dr. Robert Rey, certa vez afirmou, em uma entrevista: “Uma mulher bonita é uma mulher sensual”. E sensualidade não é um fator físico e sim emocional, interno, que toda mulher pode desenvolver quando aprimora sua autoestima. Ter a autoestima saudável é estar em paz consigo mesma, combatendo as culpas e as mágoas – sentimentos do passado -, assim como os medos e as preocupações - sentimentos do futuro -, e aprender a viver o presente, o “aqui e agora”, com todas as oportunidades que ele oferece.

ESPECIAL mulher


COMPORTAMENTO / BELEZA & AUTO ESTIMA

Eis aqui, então, algumas dicas para você resgatar ou melhorar a sua autoestima e, conseqüentemente, aperfeiçoar a sua beleza interior e exterior: · Acredite mais em suas capacidades, demonstrando um verdadeiro respeito pela sua pessoa. Dessa forma, o seu olhar e o seu jeito de ser, andar, falar e de se vestir vão passar uma mensagem subliminar para os outros dizendo o quanto você se valoriza e merece ser respeitada. · Pratique a assertividade, ou seja, aprenda a dizer “não”, quando for necessário, sem culpas, porque “comer sapos” é uma refeição muito indigesta - daí o grande número de pessoas com gastrites, úlceras e até obesidade. · Procure exercer a generosidade, porque quanto mais útil você for para o Universo, mais você se sentirá autoconfiante e admirada, combatendo, assim, uma das piores doenças dos últimos tempos – a depressão. · Descubra atividades que realmente lhe causem prazer e alegria e procure exercê-las, ao menos uma vez por semana, porque esta é uma forma de você mesma se agradar. · Realize as suas tarefas sem ficar esperando o elogio ou o reconhecimento dos outros. Elogie-se mais e reconheça o seu esforço, porque toda mudança sempre acon-

ESPECIAL mulher

tece a partir de você mesma. · Lembre-se de reservar, todos os dias, alguns minutos para um relaxamento e/ou meditação. São nestes momentos, em contato com seus pensamentos e em total controle de seu organismo, que você faz uma integração entre o corpo e a mente, garantindo, assim, não só o rejuvenescimento e a cura de doenças, como, também, a progressiva diminuição da ansiedade, do estresse e dos seus medos. · Busque seu equilíbrio - olhe-se no espelho e faça as pazes com essa pessoa tão maravilhosa que é VOCÊ! Entenda suas limitações vividas até hoje, seja generosa com você mesma, e, olhos nos olhos, faça uma linda declaração de amor para você, comprometendo-se a viver cada vez melhor, com mais bom humor, otimismo e autoconfiança. · E lembre-se do que disse o grandioso estilista francês Yves Saint Laurent, “A maquiagem mais bonita de uma mulher é o entusiasmo.” ACESSE : WWW.ELIANABARBOSA.COM.BR EMAIL: ELIANA@ELIANABARBOSA.COM.BR

OUTUBRO/12

79


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

EVACIRA CORASPI

ESPECIAL PROFISSIONAL DESTAQUE

GOIANA, CIDADÃ UBERABENSE, QUE JÁ RECEBEU VÁRIOS PRÊMIOS POR SUA ATUAÇÃO EM NOSSA COMUNIDADE. VEIO PARA UBERABA CURSAR JORNALISMO E RENDEU-SE ÀS POSSIBILIDADES DA CIDADE. COSTUMA DIZER QUE AQUI FINCOU SUAS RAÍZES, CASOU-SE E CONSTRUIU FAMÍLIA COM HECTOR LUIS CORASPE. É: jornalista, administradora de empresa e cerimonialista. Pós-graduada em: Marketing e Estratégia de Mercado, Administração Pública, Administração dos Serviços de Saúde e Administração Hospitalar. Evacira é destaque em várias áreas do conhecimento, especialmente por ser desde 1948 até a data atual a única mulher a ocupar cargo de Diretoria Geral do Poder Legislativo de Uberaba. Funcionária de carreira do Poder Legislativo de Uberaba, como Assessora de Comunicação. Hoje ocupa cargo de presidente da comissão de Revitalização, Cultura e memória do Poder Legislativo. Idealizadora e uma das autoras do livro O Poder Legislativo Através do Tempo. Foi Diretora de Comunicação da BPW (Associação de Mulheres de Negócios de Uberaba). Profere palestras na área de desenvolvimento humano para mulheres, Protocolo e cerimonial, comunicação e Arte de falar em público. Integra diretoria do Memorial Chico Xavier. Na Câmara Municipal foi Diretora da Comunicação Social – TV Câmara, Instituiu a Assessoria de Cerimonial, onde foi diretora. Assessora Legislativa. Diretora do Departamento Parlamentar e Legislativo, Primeira Presidente da Comissão de Licitação. Assessora Especial da Presidência. Foi Assessora de Comissões Permanentes e Técnicas. Coordenou a restauração e conservação do Paço Municipal Major Eustáquio. Obra que merece o reconhecimento municipal, estadual e federal. Também administra clínica médica de neurologia. Na área jornalística atuou no Jornal Lavoura e Comércio, Jornal da Manhã, Revista JMMagazine, Jornal Cidade Livre. É coordenadora de comunicação e gestão do I, II e III Congresso Brasileiro da Primeira Infância, Semana do Bebê e Semana de Valores Humanos de Uberaba. Pertence a Associação de Jornalismo Científico. Par-

80

OUTUBRO/12

ticipa da UPOP-JA - Universidade Popular Juvenal Arduini, no eixo de estudos da obra literária de autoria do Monsenhor Juvenal Arduini, coordenado pelo escritor e médico Jorge Bichuetti. Atua no Terceiro Setor como voluntária em diversas entidades. Evacira Coraspe pode ser compreendida como uma mulher séria e amável, que como os girassóis produz permanente movimento.

ESPECIAL mulher


FamĂ­lia

Alexandra e Daniel com sua linda Danielle.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

81


COMPORTAMENTO / PROFISSIONAL DESTAQUE

GLEIBE TERRA

TERRA FM”- RÁDIO EDUCATIVA 104,3 MHZ, 24 HORAS NO AR , 100% SERTANEJO POPULAR. HÁ 15 ANOS A CIDADE DE UBERABA GANHA UM PRESENTE. FUNDAÇÃO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA CULTURAL GLEIDE TERRA”, CANAL 282, CLASSE B1 TERRA FM “O CORAÇÃO SERTANEJO DE UBERABA”. Assim é a TERRA FM, fundada em 27/01/1997. Cresceu e acreditou no crescimento de Uberaba. Uma emissora popular que ajuda a cidade gerar empregos, conscientização e responsabilidade, desenvolvimento, cultura e dignidade ao ser humano. Pois Uberaba vive de contrastes e esperanças de um povo que acredita em suas lideranças, e ainda preserva os costumes através dos tempos. Aqui a realidade é comprovada por você ouvinte e moradores que escolheram Uberaba, a sua cidade para viver. E nós da TERRA FM 104,3 acreditamos em você ouvinte que nós acolheu em 1º lugar. Muito obrigado Uberaba, obrigado você ouvinte família Terra FM 104,3 parabéns Uberaba. Parabéns ao Jovem e dinâmico Gleibe Terra Júnior “Terrinha”, locutores e colaboradores da grande e família Uberabense TERRA FM . Abra a porteira e conheça a Terra FM de Uberaba. Pois aqui a casa é sua...Pode entrar !!!

82

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

83


SOCIAL / MULHER COM M

MULHER COM

M!

POR FÁBIO AZEVEDO FALAR EM MULHER É BIFURCAR-SE EM DOIS PARÂMETROS DE IMPORTÂNCIA IMPRESCINDÍVEL NO MUNDO ATUAL, QUER DIZER, É VÊ-LA PELO LADO ROMÂNTICO...

...de Julieta, e das grandes personagens românticas da história, porém do mesmo modo, é importantíssimo observar a mulher pelo lado de sua integração na sociedade, conquistando espaço e ajudando a construir um mundo sem discriminação, onde homens e mulheres se completam na busca de um bem-estar conjunto, sem limitações. Neste sentido, a verdadeira mulher com ‘M’ deve seguir os dois caminhos, o de ser feminina-mulher-mãe e o de ser agente social, econômico e político. A nossa mulher com ‘M’ é assim; ela é participativa, trabalhadora e que sempre contribui para a evolução dos tempos, como um ser humano que pensa; tem que ter forças e deve ser útil à sociedade.

TEREZINHA HUEB DE MENESES

84

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

85


SOCIAL / MULHER COM M

ALGUMAS MULHERES SÃO, SIM, FORMADORAS DE OPINIÃO, PORÉM, NOSSA MULHER COM M DESTA EDIÇÃO ESTÁ ALÉM DESTA SIMPLES SUGESTÃO, ELA OCUPA O LUGAR DA PALAVRA “EXEMPLO”. ESPELHO PARA A ALMA DAS MULHERES, SINÔNIMO DE DEDICAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS.

N

atural de Uberaba e Filha de uma tradicional família, essa grade mulher sempre esteve a frente de seu tempo. De menina estudiosa á educadora fervorosa, escritora, e professora dedicada, onde junto com seu esposo prof. Murilo Pacheco de Meneses, presenteou nossa cidade com o Colegio Nossa Senhora das Graças, semeando na vida de muitos, o verdadeiro sentido da educação; não apenas a educação dos livros, das boas falas, escritas e formações profissionais, mas tambem dos valores morais, éticos, religiosos e de cidadania com verdadeiro sentido de humanidade, de família e respeito pelo próximo e a vida! Atuante até hoje com muita dedicação, garra , sabedoria e uma alegria serena nos olhos, ela tem nos filhos e netos, assim com, no inesquecível esposo a vitalidade para o brilhantismo da continuidade do legado deixado pelo nosso professor Murilo. Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e do Fórum dos Articulistas de Uberaba e Região, escritora renomada de diversas obras literárias. Nossa mulher com “M” dessa edição, é sim, sinônimo de Julietas, Joanas Darc’s, Indiras, Cecilias, Hillarys, enfim de mulher com um importante legado e significado para o mundo em que vive!

“Escritora, Educadora, empreendedora, mãe, esposa! Ela nos brinda com seu jeito simples de intelectualidade ímpar e olhar sereno que sempre nos diz... seja bem vindo! 86

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

87


SAÚDE / BRUXISMO

BRUXISMO! AFINAL, O QUE É ISTO? POR DR. FÁBIO DE AZEVEDO

Os estresses do dia-a-dia, com suas inúmeras responsabilidades e prazos mínimos, estão diretamente ligados ao tão famigerado ‘bruxismo’, tambem conhecido como briquismo. O bruxismo é uma parafunção oral de causa multifatorial, caracterizada, basicamente, por um constante apertar ou ranger dos dentes, e afeta pessoas de diferentes faixas etárias !!! Não se trata de nenhum tipo de emanação folclórica regada a poções magicas e verruga no nariz!!! O bruxismo pode acontecer durante o dia e de forma inconsciente, porem é mais comum em um distúrbio do sono, uma parassonia, que pode se manifestar em situações de estresse, tensão ou preocupação extrema. Como a pessoa range ou aperta os dentes durante a noite toda, acaba sentindo dores de cabeça tensionais, causadas pela contração dos músculos da mastigação, dor na articulação da mandíbula, desvios ao abrir a boca, dor e desgaste dos dentes, ate a fratura dos memsos e de restaurações.

88

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


SAÚDE / BRUXISMO

“EM ALGUMAS SITUAÇÕES, ALÉM DO TRATAMENTO COM UM CIRURGIÃO DENTISTA, O PACIENTE É ENCAMINHADO PARA TRATAMENTO PSICOTERÁPICO.”

sintomas tratamento PRINCIPAIS

·Desgates e/ou fraturas dentárias ·Dores de cabeça constantes ·Dores de Ouvido ou zumbido ·Estalos durante a mastigação ·Dificuldade ou cansaço ao mastigar alimentos mais duros

DICAS

PRINCIPAIS TIPOS DE

·Placas de resina acrílica, odontológicas, que são colocadas entre as arcadas inferior e superior durante o sono, para evitar o contato entre ambas. ·Aparelhos odontológicos ortopédicos funcionais ·Tratamento psico terapico ·Uso de toxina botulínica

fique atento!

·Alguns pacientes portadores de bruxismo podem apresentar a patologia durante o dia, e como o uso da placa noturna é noturno, durante o dia o policiamento sobre o apertamento dentário deve ser feito pelo próprio indivíduo.

·Tentativa de uma vida mais saudável com alimentação e exercícios físicos também colaboram para atenuar o stress e assim o bruxismo.

Dr. Fábio de Azevedo CRO-MG : 24973 drfabiodeazevedo@hotmail.com

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

89


COMPORTAMENTO / INVEJA

INVEJA COMO SE LIVRAR DESSE MAL?

POR FABIANA SILBOR

O PODER PARALELO ESTÁ CRISTALIZADO NAS ORGANIZAÇÕES. SOMENTE UMA LIDERANÇA DESCONTAMINADA DE INSEGURANÇAS E PROATIVA PODE FAZER FRENTE À FORÇA DESSA CONJUNTURA, QUASE SEMPRE FORMADA POR GRUPOS DE ALTA COMPETÊNCIA. A MOEDA UTILIZADA POR ELES É POTENTE E OPRESSORA: A INVEJA. A história da humanidade se confunde com essa identidade. O ciúme depreciativo que apodreceu a relação de Caim e Abel alastrou-se, quase que, geneticamente. Todos os seres da espécie (dita) humana, em um momento na vida, já se viram tomados pelo desejo de possuir o que o outro tem. Essa ambição poderia ser alavanca se não estivesse adoecida pela maldade. O problema, na Empresa, se instala quando isso deixa de ser um deslize e passa a ocupar posto definitivo como diretriz de conduta. Pessoas, cronicamente, despeitadas encontram fonte de depreciação em tudo. E a presença delas corrói, seja qual for o cargo que ocupem, mas a ação mais devastadora vem quando os invejosos exercem papeis de coordenação. A massificação dos padrões contribui para a ilusão de que a cobiça oferece positividades. Ao contrário, ela simboliza o elemento mais complexo da chamada fadiga emocional labutar. Ao fermentar, negativamente, as relações, essa organização informal é capaz de alterar o resultado de toda a produção. E o indivíduo, vítima desses vampiros modernos, desgasta todo o potencial tentando evitar o ataque. As Instituições vivem abaladas pelos atos peçonhentos, verdadeiras manifestações contundentes do esforço para destruir. Invejosos são dotados de um propósito e nada desvia essa determinação até conseguir o que

90

OUTUBRO/12

planejam. Para isso entram na pista para negócios, vendem fácil a alma por valores módicos. São especialistas em barganha e conseguem identificar, a quilômetros, semelhantes para dar corpo aos planos maquiavélicos. É fato que esse tipo de gente pouco se importa com a equipe, com a Empresa, com a Sociedade. Está a serviço, apenas, de interesses pessoais. Concentrados em manipulações ardilosas deixam rastros de magoas e devastam a criatividade. Perseguidores natos implicam com qualquer um que fuja a regra de suas jogatinas, com aqueles que brilham naturalmente e com os que evitam participar da chamada “panela”. Esses são os alvos, identificados como referência de ameaça. Agressivos, por baixa estima, investem pesado em arsenais para demarcar o território. Quando são descobertos interpretam com maestria papeis na tentativa de simular e confundir as presas. São camaleões singulares. Mas deixam pistas de identificação. Elas estão nos olhares embaçados, nos sorrisos rosnados, nos falas repetitivas. Estão sempre denegrindo alguém, espreitados nos cantos em algum conchavo, naturalmente cercado por pessoas interesseiras, não falam diretamente porque usam comparsas para ludibriar e nunca estão felizes. Normalmente as críticas são construídas a respeito do que jamais terão competência para ser.

ESPECIAL mulher


COMPORTAMENTO / INVEJA

É óbvio que ser invejoso faz mal para quem quer construir um bom Marketing Pessoal, para a saúde, para a dignidade. As pessoas percebem esse tipo e quando o lucro fica estéril, o invejoso, com seu ouro de tolo, perde o potencial. Muitas vezes, parece que fazer tudo errado,dá certo, mas são somente aparências. E elas enganam. Existem muitas maneiras para vencer esse tipo desumano. A maior delas é antiga e se chama amor. Mas nem adianta tentar, mesmo que com ludicidade, estender esse aprendizado ao algoz. Nem mesmo soletrando nas vivências do cotidiano, haveria compreensão. Grandes morreram sob a falsa égide de invejosos. E, sobreviver, exige atitude: • Não se contamine; • Junte-se aos bons; • Não crie sentimentos negativos, prefira a educação valorosa; • Seja perfeito para quem te ama, te admira, te recomenda; • Esvazie as fofocas;

• Aprenda a ser nobre, doce, sincero. • Assuma a gentileza, o respeito, o papel de aprendiz. • Perca a irritabilidade com os desprovidos de coração.

E se mesmo assim for convocado para o campo de batalhas, lembre-se: a luta entre o bem o mal jamais vai terminar. A questão é escolher de que lado quer ficar. Da falta de certezas que nos atingem, uma ninguém duvida: validade é para produtos. Então, o que se apresenta como derrota hoje, pode, na verdade, ser um passaporte para dias com pessoas melhores. Quando se reconhece que viver é para poucos, adota-se a elegância de continuar com desapego. A verdade está no coração de cada um. Ninguém alcança. O outro será sempre um expectador. A vida, como sentimos, só acontece dentro de nós. E se tiver que dar alguma resposta, apenas seja poético. Nessa hora Mário Quintana tem uma boa sugestão: “Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu, passarinho!”

“Viva a liberdade de ser feliz sem se vender fiado!

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

91


MODA / UNIFORME FASHION

UNIFORME FASHION POR ALINE BORGES

UM CHECKLIST COMPLETO PARA VOCÊ CONSTRUIR UM BOM E ADEQUADO GUARDA-ROUPA DE TRABALHO. A roupa que você usa pode ajudar a passar a imagem certa no seu local de trabalho, mas nem sempre o que está na moda é o mais apropriado. A roupa para trabalhar deve ser apresentável, confortável e se adequar ao ambiente da empresa, mas algumas regras valem para todos os tipos de emprego e devem ser seguidas. O mais importante é não abusar e ficar atenta para não ousar demais. Ter bom senso na hora de escolher sua produção não significa se vestir igual a todo mundo, é possível inovar o guarda roupa sem ser exagerada ou ousada demais. O essencial é montar um guardaroupa de trabalho que seja confortável e elegante e entender que tipo de roupa, cor, cabelo e maquiagem transmitem o recado que você quer passar. Seja qual for a sua profissão, o local de trabalho não é uma passarela de moda, ser natural é a melhor opção. A palavra de ordem é adequação!!!

92

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

34 3311.0446 Shopping UberabaOUTUBRO/12 - Loja93147


OS LOOKS MONOCROMÁTICOS VIERAM COM TUDO, E SÃO ÓTIMOS PARA SEREM ADAPTADOS NO TRABALHO.

MODA / UNIFORME FASHION

MELHORES

dicas

MODA

Roupas que fique perfeita no seu corpo, nem grande e nem apertadas, tecidos de qualidade e um bom acabamento, sobreposições, comprimentos adequados, cartela de cores e estampas discretas, bolsa estruturada e poucos acessórios.

inovando

OS LOOKS DE TRABALHO

Você pode investir em estampas, cores e acessórios, desde que saiba combiná-los sem exagerar. Se for usar um acessório muito extravagante, escolha uma roupa mais sóbria. Se sua escolha foi por uma cor mais forte, as outras peças devem ser neutras. O segredo é o equilíbrio, tudo para não ficar “over”.

1.

3. SALVATORE FERRAGAMO: R$8.700,00 SCHUTZ: R$690,00

2.

MARKET 33: R$299,00

NÃO EXAGERE NO TAMANHO, POIS PODE TE ATRAPALHAR. PREFIRA AS ESTRUTURADAS E COM CORES NEUTRAS E ESPAÇO INTERNO BEM DIVIDIDO. 94

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


MODA / UNIFORME FASHION

erro

NICA KESSLER: R$322,00

NÃO TEM Vestido preto e camisas nunca saem de moda e são muito versáteis. Uma boa camisa vai bem do trabalho ao final de semana.

MISSINCLOF: R$513,00

evento

REINALDO LOURENÇO: R$876,00

É DIA DE FESTA?

Sempre existe um dilema enorme na hora de escolher a roupa para um evento da empresa, mas é importante ressaltar que sair do escritório não significa sair do ambiente de trabalho, portanto, nada de ser sexy demais. Festa da firma também é assunto profissional. As hierarquias continuam as mesmas.

1. VIVARA: R$8 MIL

ACESSÓRIOS...

ESPECIAL mulher

SPEZZATO: R$419,30

2.

H.STERN:

3.

ROLEX DAYTONA

OUTUBRO/12

95


MODA / UNIFORME FASHION

conforto É ELEGÂNCIA Ambientes formais pedem salto alto, mas confortáveis. Ninguém consegue trabalhar direito com um sapato muito apertado. Por isso dê preferência aos sapatos fechados e de salto grosso. Se você não aguenta ficar o dia todo de salto, leve uma sapatilha ou um oxford baixinho.

natural sempre MAKE UP

O local de trabalho exige seriedade e uma make natural. Nada de sombras escuras, e batom colorido. O foco fica inteiro na pela, deixando-a sempre muito bem hidratada e uma maquiagem que dure todo o dia. Cuidado para não exagerarem no blush, o ideal é usar um com tons de laranja, que deixam o rosto mais bronzeado e com um ar saudável.

BLUSH GUERLAN R$119,00

LIGHT & BLUE D&G: R$280,00 96

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


MODA / UNIFORME FASHION

SAIA DO BÁSICO

TALIE NK: R$1.386

A sobreposição é uma ótima opção, paletó, cardigã e blazer são versáteis e deixam qualquer look clássico e elegante.

PATRIVIA MOTTA: R$1.897 THELURE: R$199

CALÇAS:

alfaiataria é a melhor opção

Em geral, a barra deve tocar o meio do salto. Barras desfiadas e dobradas não são elegantes, mas são aceitáveis em ambientes casuais. Se você tem quadris largos, evite usar peças muito apertadas, que vão realçar seu ponto fraco. A costura lateral deve ficar reta. Se for o preciso, compre um número maior e aperte o cós. Evite os modelos com cintura muito baixa. Calça branca: A calça branca virou item obrigatório no guarda-roupa.

FIT: R$770 A CALÇA BRANCA VIROU ITEM OBRIGATÓRIO NO GUARDAROUPA.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

97


SOCIAL /ACONTECEU NA ESPECIAL MULHER

1

3

2

5

4

ACONTECEU NA ESPECIAL MULHER! POR Fテ。IO DE AZEVEDO

1 Ramon Magela, Vinテュcius Cabral e amigos prestigiando o evento. 2 Mテ。rcio, Lorival dos Santos, Luis Dutra, Cecテュlia, Luciana e Marcelo Nogueira com amigos. 3 A competente e articulada Eliane Portelinha com a elegante Maria Amelia Sallum 4 A glamurosa e profissional comunicadora Fabiana Silbor e o amigo Fabio de Azevedo 5 A empresaria Solange, leia-se Estivabelli!! 6 A grande visionaria e empreendedora Alcineia Cabral , recepcionando lindamente Heloisa Piau 7 Adalberto Pagliaro, Alcineia Cabral, Izabel, Emersom Mariano, Yuri Mansur e Lelio Roberto de Sousa

98

OUTUBRO/12

7

ESPECIAL mulher

6


• Cabelo e Make Up • Produções Especiais • Estética Facial • Estética Corporal

Você ainda mais linda! ESPECIAL mulher

Rua Vitorino Francisco Rodrigues, 49 A - Centro Conceição das Alagoas - (34) 3321-0289

OUTUBRO/12

99


VEJA MAIS EM:

SOCIAL /ACONTECEU NA ESPECIAL MULHER

8

9

10

11

OUTUBRO/12

8 Solange e Eliana (Estivanelli) descontraindo no lançamento da Especial Mulher 9 Cristiane Felix e Lelio Roberto de Sousa 10 Junior Coimbra, Ives Accosta, Daniel Capucci, Luis Carlos, Fabiana Silbor, Vivian Izaque e Samuel Pontes. 11 Dalton e Maria José Loes Brazil, sempre brilhantes 12 As lindas e talentosas Karina Mota e Aci Cabral com Fabio de Azevedo 13. Alcineia recebendo a artista plastica Laís Gonçalves 14 A sofisticada e competente dra. Karime Saad 15 Doutores; Gionava e Fabiano Hueb, juntos com os filhos em momento descontraido 16 Karol Arabe e o marido Arnaldo Polatti, Diego Fontes e Erick Fontes com a colunista Dani Salci 17 Adriana Perez, sempre muito chique! 18 Gerrinha(Jokey Club) e a exuberante Lorraine Borges 19. Grande empresario Marcelo Nogueira e sua esposa prestigiando o evento 20 Lindíssimas - Liberty consultoria 21 Jane Pantaleão , pres. BPW , Mara Valentin, Luciana de Vitor e Eliana Feliciano 22 Os cirurgiões dentistas Fabio de Azevedo, Liana Misson e Fernanda Sallum com a mestra, uma das homenageadas, Maria Amelia Sallum

12

13

100

PORTALESPECIALMULHER .COM.BR

23. Os jovens advogados Fernanda Benaventana e Afonso Delfino. 24. O estimado empresário Edson Benaentana e sua esposa Tereza 25. Fabio Azevedo com a amiga Heloisa Piau, uma das grandes personalidades de Uberaba 26. O colunista Mathaus Sanches recepcionando os amigos 27. Wellington Vinícius, responsável pela ação digital promovida pela sua agência, a TBA, e a modelo da BASTIDORE.

14

15

16

ESPECIAL mulher

17


SOCIAL /ACONTECEU NA ESPECIAL MULHER

18

20

19

21

22

24

23

ESPECIAL mulher

26

25

OUTUBRO/12

101

27


SOCIAL/TEENCLUB

TEEN

POR MATHAUS SANCHEZ

club

GALERA É COM MUITA FELICIDADE QUE COMPARTILHO COM VOCÊS ESSA NOVA PÁGINA. ALÉM DA ‘CHIQUES E BADALADOS’, ESTAREI COM MUITA DETERMINAÇÃO ESCREVENDO ESTA NOVA COLUNA PARA EXALTAR ALGUNS JOVENS QUE SE DESTACAM DE ALGUMA FORMA NA NOSSA SOCIEDADE.

Douglas Costa e Gabriela Flauzino e Thiessa Sickert (MISS MINAS GERAIS) ilustram esta matéria inaugural. Você pode ser o próximo a fazer parte desse seleto Clube Teen e estampar essa página. Saiba como: Se você tem de 15 a 28 anos envie um e-mail com foto e informações básicas para mathaussanchez@hotmail.com. Estou aguardando o e-mail de vocês. Acompanhem meu blog: www.mathaussanchez.blogspot.com

102

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


SOCIAL/TEENCLUB

DOUGLAS Alexandre

17 ANOS

Filho dos empresários Paulo S. Alexandre Costa e Cláudia A. Batista da Costa, terminará o Ensino Médio este ano e, para atuar junto às empresas da família, pretende fazer faculdade de Administração de Empresas. Adora o campo. Aos sábados à tarde, gosta de ir para a fazenda cavalgar com seu cavalo, Mustang. Muito unido à família e amigos, os finais de semana do jovem são sempre muito divertidos. Descobrimos ainda que Douglas é um pouco músico, adora escrever, cantar e tocar violão. Se não bastasse, ele é faixa preta de Wushu moderno e foi Campeão Mineiro e Brasileiro. Apaixonado por relógios, junto ao pai, mantém uma bela coleção deles. Sua última viagem foi para Costa do Sauipe Fotógrafo: João Nolberto

GABRIELA Flauzino 17 ANOS

A modelo Gabriela Flauzino que PASSOU NO TESTE DA FORD MODELS e assinou contrato em BARRETOS , ela está fazendo muito sucesso, por ser muito fotogênica e extremamente alta e fazer parte dos modelos de Andre Pereira Models .

THIESSA Sickert

19 ANOS

Estudante do 3º período do curso de Direito na Universidade de Uberaba. Foi eleita Miss Uberaba em maio e Miss Minas Gerais em agosto. Foi para Fortaleza em setembro onde concorreu ao título de Miss Brasil, conquistando a 3ª colocação. Foi Miss Brasil Massachussets em 2009 com 16 anos. Nasceu em Uberaba e mudou para os Estados Unidos em 2005, onde permaneceu cinco anos. Estudou na Barnstable Middle School e na Barnstable High School, fala inglês fluente.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

103


ETIQUETA /HI DESTAQUE

KÁentre

NÓS

POR ALEXANDRE LUZ

TODOS SABEM QUE NÃO SE DEVE COLOCAR OS COTOVELOS SOBRE A MESA, MAS TAMBÉM NÃO É BOM ASSUMIR UMA POSIÇÃO DE ESTÁTUA. AO ACEITAR UM PRATO, NADA SE DIZ, MAS QUANDO SE O DECLINA É DE BOM TOM DIZER: NÃO, MUITO OBRIGADO. Os copos levam-se à boca segurando-se pela base de seu arqueado e nunca pelas bordas. Não é correto elogiar a comida ou a maneira como foi preparada. Também uma conversa não deverá provocar discussões sobre assuntos políticos, religiosos ou de qualquer natureza que possam de algum modo suscetibilizar algum dos presentes e, muito menos, gesticular com o talher quando se fala. Se mastigar com a boca fechada é preciso lembrar, é de bom tom, no entanto, que se coma devagar, mastigando bem os alimentos, até porque é feio mesmo, usar palitos que, aliás não devem existir em qualquer recipiente sobre a mesa.

A disposição dos talheres obedece à ordem seguinte: COPOS: são colocados na mesa de acordo com o tamanho do copo e não pela ordem em que vão ser utilizados, para que uns não escondam os outros. É correto arrumá-los da maneira seguinte:

GUARDANAPO: colocar no colo, durante a refeição, aberto totalmente ou não, conforme o tamanho. Usálo sempre antes de levar o copo ou o cálice à boca. No final, colocá-lo ao lado do prato, sem dobrar mas também sem o amarrotar.

TALHERES: os que estão mais longe do prato são os primeiros a usar e, naturalmente, os últimos são os mais próximos do prato. Não se limpam os talheres com o guardanapo, antes de serem usados. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato (a faca na borda) e os cabos nunca apoiados na mesa. Acabando de comer, colocam-se sobre o prato, no sentido perpendicular à borda da mesa. GARFO E FACA: no Brasil usa-se mais a regra de usar o garfo sempre na mão esquerda, à maneira européia. Usando-se a faca e o garfo ao mesmo tempo, seguramse ambos da mesma maneira, isto é, a extremidade dos cabos na palma da mão, apoiando-se o índex pouco aquém da lâmina da faca ou dos dentes do garfo. Colher: deve encher-se a colher num movimento contrário à direção da borda da mesa, sempre de lado, posição esta em que deverá ser levada à boca. 104

OUTUBRO/12

Foto: 2d fotografias • Smoking:Noivos&Cia • Vestido: Studio Inn • Modelo: Wagner Pinheiro e Maria Cecília

ESPECIAL mulher


GASTRONOMIA / EU VEJO FLORES EM VOCÊ

EU VEJO

flores

POR LIGIA DEL NERY

EM VOCÊ!

E ELA CHEGOU! PRIMAVERA! ESTAÇÃO DAS FLORES, DA BELEZA, DO RECOMEÇO, DOS JARDINS FLORIDOS, DAS PESSOAS MAIS FELIZES, DA PREPARAÇÃO PARA O VERÃO, E CLARO COMO NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR, DE LEMBRAR QUE O ANO ESTÁ ACABANDO. MAS O FIM DO ANO É ASSUNTO PRA PRÓXIMA EDIÇÃO. Quero começar contando que as flores além de enfeitar e perfumar podem ser comidas. Podemos preparar lindas saladas com flores comestíveis. É a oportunidade de aprimorar o paladar e deixar nossas mesas cada vez mais bonitas. Para alguns pode parecer exótico, estranho e até sem gosto. Mas precisamos quebrar os paradigmas na cozinha. O bom de inventar moda e fazer arte na cozinha é que essa arte é comestível. E podemos criar e preparar o que vier à nossa mente. Flores como capuchinha, amor-perfeito, hibisco, rosa e calêndula, são cada vez mais usadas no preparo de saladas ou pratos quentes. E você pensou que só serviam pra enfeitar né? Mais uma curiosidade: você sabia que couve-flor, brócolis e alcachofra são na verdade, inflorescências ou pedúnculos florais, mais próximas, portanto, do capítulo botânico das floriculturas, não das hortaliças? Então mesmo sem saber, você já come flores. Agora é só variar o cardápio.

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

105


GASTRONOMIA / EU VEJO FLORES EM VOCÊ

flores COMESTÍVEIS As flores comestíveis não têm sabor parecido e algumas se transformam em bons temperos. Suas pétalas ou pequenos buquês emprestam um perfume sutil aos pratos AMOR-PERFEITO Faz parte da família das violetas e seu uso é indicado na forma de xaropes para doces e licores. Suas pétalas mergulhadas em vinagre de vinho branco, com um mês de descanso, vira tempero BORAGO O azul arroxeado da flor é procurado para a finalização de receitas. Mas suas pétalas, que ficam cor-de-rosa com o passar do tempo, podem ser usadas no preparo de bebidas, sopas e molhos CALÊNDULA É parecida com a margarida e conhecida por seu uso em cosméticos e pomadas. Na cozinha, pode substituir o legítimo açafrão desde que usada em grandes quantidades. Combina com sopas e peixes CAPUCHINHA Suas tonalidades variam do amarelo ao vermelho e o sabor é apimentado. Lembra um pouco o agrião ou a mostarda, e por isso é muito usada em saladas. Ela acompanha bem carnes e massas

>AO ALCANCE DA MÃO As flores comestíveis são fáceis de plantar e manter, sem falar na resistência ao sol e ao vento, o que as torna perfeitas até em terraços de apartamentos. Para um cultivo caseiro, utilize vasos com no mínimo 20 centímetros de altura, furados na parte inferior. Espalhe uma camada de pedriscos dentro deles, depois areia e, por cima, a terra. Tire a muda do saquinho, centralize no vaso e pressione o torrão de forma que a parte florida fique um dedo acima da borda do recipiente. Escolha um local que receba sol pelo menos quatro horas por dia e regue diariamente. (Fonte: Sabor de Fazenda, SP) > CONSUMO CONSCIENTE A maneira mais fácil de usar as flores é espalhá-lhas nas saladas. Mas elas podem entrar na composição de sopas, pudins e sobremesas. As de alfazema e de rosas misturadas com açúcar aromatizam biscoitos e bolachas. Porém, tenha cuidado na escolha das flores, porque muitas delas são venenosas ou tóxicas. Por isso, elas devem ser cultivadas pela própria pessoa ou adquiridas de produtores que se dedicam ao cultivo orgânico, e não no comércio de floricultura. MAS ALÉM DAS FLORES VAMOS PENSAR NO QUE HARMONIZAR COM ELAS? O calor está chegando e nada mais gostoso que um delicioso vinho branco ou rosé bem gelado para acompanhar tudo isso. Moramos em um país tropical e dependendo da época do ano encarar um bom tinto encorpado pode não ser a melhor opção. Temos vinhos brancos e rosés de altíssima qualidade e precisamos novamente quebrar o paradigma e aproveitar mais dessa deliciosa bebida.

dicas PRECIOSAS

ROSA As mais usadas são as minirrosas para decoração. Nas receitas, são usados o óleo essencial da flor, o xarope ou a água aromatizada, que estão presentes em vários doces da cozinha árabe

Algumas sugestões da minha sommelière favorita, Simone Vitor Resende Caixeta: - Dolium Torrontês: Vinho argentino jovem de coloração amarela intensa com tons esverdeados, muito atraentes. Mostra aromas intensos de flores brancas, rosa mosqueta, orégano e frutas tropicais. Apresenta-se doce à boca, com boa estrutura e um final prolongado. Excelente como aperitivo. Saladas sem vinagre, queijos minas frescal, boursin e pratos orientais. - Don Guerino Malbec Rosé 2012: Esse vinho da Serra Gaúcha é brilhante, com uma coloração salmão, com característica varietal, como cereja e morango. Aromas com notas de frutas como morango e cereja. Em boca, apresenta-se agradável, equilibrado, > SEMPRE FRESCAS e com boa persistência. Compre as flores fornecidas no mesmo dia pelo produtor e con- - Vinhas de Priscos: Português, branco, refrescante, suave, serve na geladeira. Caso contrário, elas perdem o viço e as pé- com aroma e sabor frutadíssimos. Combina maravilhosamente talas se enchem de pintinhas escuras. (Fonte: Ervas Dei Falci, bem com aperitivos light (tem de ser, o calor não permite nada MG) calórico), com peixe, crustáceo, saladas e, principalmente, com o calor.

cardápio COLORIDO

106

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


GASTRONOMIA / EU VEJO FLORES EM VOCÊ

- Alta Vista Rosé: Outro argentino, rosado muito fresco e agradável. Ideal não só para dias quentes como para acompanhar vários estilos de comida. É um vinho descontraído, marcado por notas de frutas vermelhas frescas e pétalas rosa. O sabor confirma a sensação de frutas, é um vinho volumoso e refrescante.

receitas DE PRIMAVERA

SALADA “AMOR-PERFEITO” (PORÇÃO INDIVIDUAL) 1 folha de alface mimosa roxa 1 folha de alface americana 3 cabinhos de agrião 1 unidade de manga 6 unidades de morango 6 pétalas de amor-perfeito Para acompanhar - Vinagrete de maracujá - 100 ml de azeite extra virgem - 50 ml de suco de maracujá – pode ser concentrado - 30 ml de água - 1 colher (café) de sal - 1 colher (café) de pimenta do reino branca moída Modo de Preparo Lave bem as folhas e as rasgue em pedaços. Para começar a montar, utilize o agrião nas laterais do prato, dispondo todas as folhas, uma ao lado da outra, de modo a formar uma estrela. Corte a manga em cubinhos. Corte os morangos em pedaços. Espalhe as frutas sobre as folhas. Regue com vinagrete. Decore com as pétalas de amor-perfeito. Vinagrete: bata os ingredientes no liquidificador.

receitas ESPECIAIS

KARINE FEDRIGO EMPRESÁRIA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA FILEZINHO DE FRANGO AO MOLHO DE LIMÃO SICILIANO COM PURÊ DE MANDIOQUINHA E TIRAS DE ALHO PORÓ.

Filé de frango 1 Kg de filé de frango 2 dentes de alho 2 xícaras de chá de farinha de trigo Sal a gosto Pimenta a gosto Suco de dois limões siciliano Óleo

ESPECIAL mulher

Alho Poro 1 unidade picado em tiras 2 colheres de sopa de azeite Purê de mandioquinha 1 Kg de mandioquinha (batata aipo ou batata baroa) Sal a gosto 2 colheres de sopa de manteiga 2 xícaras de chá de leite Modo de preparo Tempere os filés de frango e passe na farinha de trigo. Coloque pouco óleo para fritar. Após fritá-los na mesma panela coloque o suco dos limões siciliano e deixe engrossar. Refoque o alho poro no azeite. Para o purê, cozinhe as mandioquinhas, passe-as em um espremedor de batata até virar uma massa, derreta a margarina e junte a massa da mandioquinha, o sal e o leite. DEDE CAMPOS EMPRESÁRIA E TRAINER

PERSONAL

RECEITA: SUCO ANTIOXIDANTE Rico em vitamina A, B6 e C favorece o aumento da imunidade, tem ação antiinflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo. O suco possui antioxidantes que combatem os radicais livres. Ingredientes: 1 beterraba pequena sem casca e devidamente higienizada 1 maçã pequena sem casca e sem sementes 3 raspas de gengibre 1 copo de suco de laranja sem sementes Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador com algumas pedras de gelo, coe e sirva. MARISTELA ADMINISTRADORA RECEITA: SALADA DE BERINJELA

Ingredientes: 2 berinjelas médias com casca 2 cebolas médias 1 pimentão vermelho 1 pimentão amarelo 100 g de uva passa branca sem semente 2 dentes de alho fatiados em lâminas finas Cheiro verde à gosto 1 colher (chá) de sal

OUTUBRO/12

107


1/3 chávena de molho inglês 1/3 chávena de molho shoyu Azeite à gosto Modo de preparo: Corte as berinjelas, cebolas e pimentões em cubinhos pequenos (1 cm), coloque em um recipiente que pode ser levado ao microondas, acrescente as passas, o alho, tempere com o sal, molho inglês e molho shoyu. Cubra o recipiente com papel manteiga ou papel toalha leve ao microondas por aproximadamente 25 minutos, pausando a cada 8 minutos para mexer. Retire do microondas, acrescente o cheiro verde e regue com o azeite. Sirva gelada com pão sírio ou pão italiano. Dica: para acompanhar, vinho branco.

vinhos INDICADOS ALTA VISTA ROSE

DON GUERINO MALBEC ROSÉ 2012

VINHAS DE PRISCOS

DOLIUM TORRONTES

108

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


PRIMAVERA

POR DONALDO DOS SANTOS

Ante a letargia gélida do inverno, a flora hiberna pacientemente. De repente, o sol põe-se a acarinhar mais intensamente o Trópico de Capricórnio. Sua luz chega com o toque certo para aquecer e dar o estímulo à vida. Junto dele, as águas que vêm do céu chegam com temperatura amena e cheia de bençãos. É Setembro no Hemisfério Sul.

Ahhhh! A vida. Desfrutar desta harmonia de sons e zumbidos em carreata de polens, torna encantada a felicidade de cada detalhe que transforma a semente em fruto da vida.

O verde multiplica a fotossíntese renovando o ar que oxigena nossa mente com o mais puro combustível. Assim o jardim nos extasia e nos refestela A Natureza responde em exuberantes e múltiplas de flores, frutos e olores. cores, formas, perfumes... A florescência atrai o ser Chegou a Primavera. Viva-a intensamente. vivente, que na delicadeza de um beijo esperado a acolhe e a fecunda na multiplicidade de tons e versos de uma poesia viva...

ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

109


110

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher


ESPECIAL mulher

OUTUBRO/12

111


112

OUTUBRO/12

ESPECIAL mulher

Especial Mulher - Especial Primavera - Outubro/12  

Acesse nosso site e tenha mais acesso ao nosso conteúdo: http://portalespecialmulher.com.br/

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you