Issuu on Google+

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM GESTテグ DE MARKETING ELIZEU GOMES DA ROCHA

MARKETING RELIGIOSO

Projeto de Marketing para Segunda Igreja Batista em Gramacho.

Duque de Caxias / RJ 2009


ELIZEU GOMES DA ROCHA

MARKETING RELIGIOSO PROJETO DE MARKEITNG PARA SEGUNDA IGREJA BATISTA EM GRAMACHO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Marketing. Tutor Orientador: Tahena Silva Ferreira Professor Supervisor: Henry Nonaka

Duque de Caxias / RJ


2009


ELIZEU GOMES DA ROCHA

MARKETING RELIGIOSO PROJETO DE MARKETING PARA SEGUNDA IGREJA BATISTA EM GRAMACHO

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado à UNOPAR Universidade Norte do Paraná, no Sistema de Ensino Presencial Conectado, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Marketing, com conceito final igual a _______, conferida pela Banca Examinadora formada pelo tutor orientador e pelo professor supervisor:

Tutor Orientador Universidade Norte do Paraná

Prof. Supervisor Universidade Norte do Paraná

Londrina, _____de ___________de 20___.


DEDICATĂ“RIA

Dedico este trabalho a todos que de uma forma direta ou indireta buscam resgatar a humanidade do caus que estĂĄ mergulhada.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a minha família que durante minha juventude me ensinou a moral e a ética. Colocando sempre em minha mente o temor a Deus e o respeito ao próximo. A meus amigos que sempre apoiaram meus estudos mesmo sem tempo para eles. A meu Deus que nas horas mais difícies de minha vida esteve presente, me ajudando e consolando.


“Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. ( Hebreus 13:8)


ROCHA, ELIZEU GOMES DA. Marketing Religioso: Projeto de Markeitng para Segunda Igreja Batista em Gramacho. 2009. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Marketing) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Duque de Caxias / RJ, 2009. RESUMO O marketing religioso para uma instituição como uma igreja local, tem como finalidade aproximar sua mensagem da comunidade onde está inserida. Sua principal meta e criar uma cultura religiosa através de sua mensagem e também gerar ações para a melhoria da vida e da cultura do bairro. O marketing religioso tem com característica conhecer o a vida, cultura, o status social, situação econômica e desta forma ser um agente facilitador da comunicação entre a instituição e o objeto ou alvo principal, neste caso os moradores. Palavras-chave: Marketing. Marketing Religioso. Igreja Batista. Trabalho social. Evangelização.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS SIBG – Segunda Igreja Batista em Gramacho.


SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO...............................................................................................11 2. JUSTIFICATIVA............................................................................................12 3. OBJETIVO GERAL.......................................................................................13 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................13 5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.........................................................................14 6. METODOLOGIA............................................................................................16 6.1 Tipo de Pesquisa.........................................................................................16 6.2 Coleta de Dados..........................................................................................16 6.3 Amostra........................................................................................................17 7. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO............................17 7.1 Dados da Empresa......................................................................................17 7.2 Descrição da Pesquisa................................................................................17 8. PLANO DE MARKETING..............................................................................18 8.1 Sumário Executivo.......................................................................................18 8.2 Análise do Ambiente Interno........................................................................18 8.3 Análise do Ambiente Externo.......................................................................19 8.4 Análise do Mercado-alvo.............................................................................19 8.5 Análise Swot................................................................................................19 8.5.1 Pontos Fortes............................................................................................19 8.5.2 Pontos Fracos...........................................................................................19 8.5.3 Oportunidades..........................................................................................19 8.5.4 Ameaças...................................................................................................19 8.6 Objetivos do Plano de Marketing.................................................................21 8.7 Estratégias...................................................................................................21 8.8 Implementação............................................................................................22


8.9 Avaliação e Controle....................................................................................25

9. REFERÊNCIAS.............................................................................................27 10. APÊNDICE.................................................................................................28 APÊNDICE A - Questionário aplicado aos moradores do bairro próximo a SEGUNDA IGREJA BATISTA EM GRAMACHO..............................................29 APÊNDICE B – Questionário aplicado aos membros filiados da SEGUNDA IGREJA BATISTA EM GRAMACHO.................................................................30


1. INTRODUÇÃO A Segunda Igreja Batista em Gramacho foi fundada pelo Pr. Antônio Bernardo em 01 de Janeiro de 1954, constituída de 300 membros registrados como membros ativos que possui direito a voto e através de suas doações (dízimos) mantém todos os trabalhos com as despesas da instituição. A SIBG tem como finalidade maior anunciar o evangelho do Senhor Jesus conforme as orientações

do

Novo

testamento. Durante

seus

55

anos atuou

na

evangelização do bairro e na melhora de vida de toda a comunidade.

Se

reúnem durante a semana e aos domingos concentram a maioria de seus trabalhos, como cultos públicos, trabalhos sociais de assistência aos necessitados, palestras educacionais e cultos de oração. Possui um grande patrimônio

com

veículos

próprios

e

espaço

para

atendimento

e

desenvolvimentos de trabalhos diversos. Com programas sociais e de divulgação pretende influenciar a cultura hoje estabelecida e assim influenciar as próximas gerações. Este projeto procura aproximar a comunidade da instituição e melhor a comunicação da mesma. Vivemos um momento de grande agitação no mundo principalmente pelo fator globalização, crise econômica, guerras, tecnologia, doenças e o isolamento proporcionado pela violência. Tem colocado o homem longe dos princípios espirituais, por outros lado o pré-conceito em relação ao Evangelho surge como uma grande barreira. Diante destas dificuldades e obstáculos a instituição busca apresentar de formar clara em sua comunicação a proposta do evangelho que valoriza o homem e o meio pelo qual está inserida. A forma de se comunicar com a comunidade será primordial para seu crescimento, surpreendendo com atendimento a suas necessidades sociais, educacionais, culturais e comportamentais e interligados com a mensagem do Evangelho será a principal formula para mudanças de atitudes e até influenciar a própria cultura local.

Este projeto tem como finalidade apresentar meios para o

crescimento da instituição com novos adeptos como a melhoria da imagem da SIBG tornando um local mais freqüentado e aceito na localidade. O projeto tem ainda como fator principal tornar cada morador um admirador da instituição gerando valor emocional no mesmo, fieis a sua marca.


2. JUSTIFICATIVA Geralmente as igrejas tradicionais possuem uma comunicação mais elitizada e eclesiástica dificultando na maioria das vezes o entendimento e a proximidade de novos membros. Esta falta de proximidade encontrou de várias formas e em vários locais dentro das instituições: Roupas, linguajar, estilos diversificados. Estes surgem como ameaças para elas. Por falta de uma comunicação mais clara e objetiva muitos deixam de freqüentar por acharem que serão rejeitados e perseguidos por seu estilo de vestir ou andar. Neste contexto, surge a necessidade da fidelização do membro (cliente) e a mudança de pensamento sobre a empresa. O projeto de marketing busca desenvolver a aproximação da instituição com a comunidade, através da divulgação popular usando a linguagem simples e os métodos de atendimento social como demonstração de amor e afinidade. Assim a empresa aumenta o número de freqüentadores pelo fato de gerar identidade com os mesmos, aumentando assim, a porcentagem de novos filiados uma vez que estes encontram espaço dentro da instituição. Portanto, o projeto marketing religioso tem como finalidade mudar pensamentos, costumes e culturas da comunidade em relação à instituição SIBG.

O estudo do caso foi desenvolvido dentro da instituição como na

localidade (bairro), buscando material de apoio para estratégias bem definidas de marketing.


3 OBJETIVO GERAL •

Elaborar um plano de marketing para SIBG, visando o crescimento de freqüentadores e filiados melhorando a imagem da instituição gerando meios de divulgar sua mensagem principal o Evangelho de Jesus Cristo.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS •

Analisar a vida social da comunidade e suas necessidades.

Identificar a forma de trabalho utilizada pela instituição, modificar sua forma buscando alcançar objetivos definidos.

Definir oportunidades para a proximidade com a comunidade.

Criar comunicação visual para divulgação da idéia principal.

Elaborar meios de comunicação com a comunidade para massificar a mensagem central da SIBG.


5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Um dos autores consultados foi Philip Kotler, Nome catedrático no ensino e no planejamento de Marketing, autor dos livros e das teorias mais citadas no setor. Referência na literatura acadêmica de Administração, Economia, Marketing e Publicidade, Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago. Estudou na Universidade DePaul, concluiu mestrado em economia na Universidade

de

Chicago,

e

doutorado

no

Instituto

Tecnológico

de

Massachusetts (MIT). Realizou pós-doutorado em Matemática, na Universidade Harvard, e posteriormente em Ciências do Comportamento, na Universidade de Chicago. No fim da década de 60, começou a trabalhar como analista em Pittsburgh e a lecionar Marketing Internacional na Kellog Graduate School of Management da Northwestern University. Foi eleito pela American Marketing Association o “líder em pensamento de marketing”. Também trabalha como consultor para grandes empresas como a AT&T, IBM, Shell, Bayer, Ford, Levis e Merck, sendo proprietário da “KMG” – Kotler Marketing Group. No meio acadêmico e mercadológico, é considerado o pioneiro no setor das estratégias de práticas de mercado. Seus livros, até os dias atuais, são adotados pelos cursos acadêmicos. Entre as suas obras destacam-se: “Administração de Marketing”, este lançado em 1967; “Marketing de A Z”; “Os Dez Pecados Mortais do Marketing para o século XXI”, entre outros. É palestrante em todo mundo. Como cronista já publicou mais de cem artigos em grandes veículos impressos seculares e específicos como a Harvard Businnes Review e The Journal of Marketing. Além de conceitos e teorias, em suas obras apresenta o marketing como uma orientação fundamental para qualquer idéia e investimento. Sempre é necessário que a empresa, ao constituir suas bases organizacionais, estabeleça de modo claro a sua missão e objetivos. Também foi consultado o Estrategista e Marketing e Vendas, Gláuber Robson, Formado em Administração e Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL). Tem larga experiência na elaboração, criação, execução e no gerenciamento de programas de treinamento para equipes comerciais e gerenciais. Co-autor do livro “Campeões de Vendas – Como Construir Relacionamentos e Adquirir Fantásticos Clientes” e diversos artigos. Especialista no desenvolvimento de Livros de Scripts de Vendas para diversas


indústrias, com ênfase no Mercado Financeiro. Também foi consultado o autor Max Lucado (11 de janeiro de 1955, Texas) é um escritor e pastor evangélico norte-americano que já publicou mais de setenta livros. Max Lucado já vendeu mais de 70 milhões de exemplares em mais de vinte e oito idiomas em todo o mundo. Alguns de seus livros figuraram em lista de best-sellers de periódicos como The New York Times, [[USA Today [[e Publishers Weekly. Lucado é o primeiro e único autor a ganhar três vezes o prêmio da Associação de Editoras Evangélicas Cristãs (ECPA) na categoria Livro do Ano: em 1995 por “When God Whispers Your Name” (Quando Deus Sussurra Seu Nome), em 1997 por “In the Grip of Grace” (Nas Garras da Graça), e em 1999 por “Just Like Jesus” (Simplesmente Como Jesus). Atualmente seus livros têm sido publicados no Brasil pela editora Thomas Nelson Brasil. É o primeiro e único escritor a conquistar o título de Livro Cristão do Ano da Evangelical Christian Publishers Association por três vezes (em 1995, por Quando Deus Susurra Seu Nome; em 1997, por Nas Garras da Graça; e em 1999, por Simplesmente Como Jesus) e ganhou recentemente o prêmio Aretè de melhor livro devocional com o livro 365 bençãos. Casado com Denalyn Lucado e pai de três filhas, Max e a esposa trabalharam como missionários no Brasil antes de chegar a San Antonio, onde vivem desde 1998. No Brasil, Lucado morou por cinco anos no Rio de Janeiro, Brasil como missionário enviado por sua igreja. Foi no Rio que ele descobriu que gostava de escrever. Max Lucado já foi apontado como o pastor das Américas pela revista Christianity Today. Atualmente ele serve como ministro de pregação na Igreja de Oak Hills em San Antonio, Texas. Quando não está pregando, Lucado escreve livros de temática protestante e faz palestras religiosas ao redor do mundo.


6. METODOLOGIA Este estudo é um caso sobre marketing religioso da SIBG que está sendo realizado nos meses de outubro e novembro de 2009. Utilizando a observação interna da instituição como a pesquisa de campo através de entrevistas e também a observação. A finalidade principal e buscar os meios e a real necessidade da comunidade e assim utilizar estas necessidades para uma comunicação eficaz na ação social e a na evangelização do bairro. Estas informações serão importantes para a estratégia utilizada e a forma de comunicação aproximando assim a instituição da comunidade. As entrevistas foram feitas com uma amostragem de 30 pessoas com idades e classe social diferente moradores do bairro. 6.1 Tipo de Pesquisa A observação e as entrevistas foram utilizadas para o conhecimento da real necessidade do bairro. Esta pesquisa visa à elaboração de um plano de marketing que aproxime a instituição dos moradores e assim gerar uma nova imagem e aceitação de todos. Os depoimentos coletados foram selecionados e agrupados para enumerar as primeiras ações tomadas no projeto. A observação de campo foi realizada através de visitas a casas, praças, escolas conhecendo as necessidade que rondam a instituição. Em outra fase da pesquisas foram realizada pesquisas internas com os membros da SIBG para conhecer a visão interna da instituição como a sua necessidade.

6.2 Coleta de Dados A coleta de dados foi realidade através de questionários respondidos por membros da instituição como moradores da localidade. Informações sobre as financiais foram recolhidas junto à tesouraria e contabilidade. Pesquisa feita de forma quantitativa e qualitativa buscando conhecer os meios e a visão da instituição


6.3 Amostra Para a amostra foram consultados 30 membros da instituição e 40 moradores do bairro, em um universo de 300 membros ativos.

7 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 7.1 Dados da Empresa Nome: Segunda Igreja Batista em Gramacho CNPJ: 30.631.741/0001-31 Endereço: Rua Alfredo Becker Nº 3 Bairro: Grama Cho Cidade: Duque de Caxias Estado RJ Telefone: Membros Filiados: 300 Fundado: 1945 7.2 Descrição da Pesquisa Estudo foi realizado na SIBG estabelecida no bairro Gramacho em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Foi fundada em 01 de Janeiro de 1945, hoje registra 300 membros ativos, possui duas propriedades próxima e uma Kombi para o atendimento e serviço da instituição. Possui 1 funcionário (zeladora) que cuida da limpeza e das entradas na instituição. A SIBG possui ainda um departamento que busca ajudar a comunidade através da ação social na distribuição de alimentos, chega a ajudar mensalmente cerca de 25 famílias. Os cultos aos domingos são voltados para a educação religiosa durante as manhãs e a noite cultos com muita música, adoração e a pregação voltada para o Novo Testamento.


8. PLANO DE MARKETING 8.1 Sumário Executivo Conforme analise feita será necessárias ações de médio e longo prazo para a serem realizados na SIBG. Em primeiro lugar será necessário uma análise da área financeira buscando conhecer o potencial de investimento possível para a instituição, para evitar imprevistos e a interrupção dos projetos. A instituição cresceu cerca de 5% este ano, e como meta pretende crescer 25% após o projeto de marketing. Outro item que precisa ser trabalho é atividades sociais e culturais promovido pela instituição visando à proximidade e o aumento da visitação da comunidade e a filiação dos mesmos. Foi possível observar a indiferença de certos morados sobre a instituição, para os mesmos a existência ou não da SIBG não muda em nada a realidade do bairro. Este dado levantado apresenta a realizada da visão dos moradores sobre a instituição em estudo e a importância de reverter este quadro.

8.2 Análise do Mercado-Alvo O bairro é cercado de comunidades carentes que não possuem acesso a educação, a cultura e em muitos casos a alimentação adequada. Diante destes desafios o campo é farto para trabalhos de cunho social. As oportunidades para a cultura e esporte administrados pela SIBG são grandes. O número de crianças que moram na localidade é muito grande, possibilitando o trabalho infantil e a inclusão social.

8.3 Análise do Ambiente Interno A SIBG possui 55 anos e 300 membros ativos. Os membros ativos são famílias moradoras na região e estão divididos em faixa etárias diversos como


crianças a anciãos. A maioria dos membros filiados são comerciantes e professores da rede pública, uma boa parte é composta de aposentados e pensionistas. Por ser uma instituição religiosa sem fins lucrativos os membros ativos se colocam a disposição para o trabalho voluntário, desta forma será possível contar com profissionais de diversas áreas. A SIBG possui ainda um grande espaço físico com salas e duas quadras ao lado para o desenvolvimento de projetos sociais. 8.4 Análise do Ambiente Externo As necessidades da população são variadas desde cultura até necessidades básicas como alimentação e higiene. Propício ao trabalho social e a aproximidade com os moradores. Grandes oportunidades de palestras e ensino são reconhecidos com grande aceitação pelos moradores. As número de crianças na localidade é muito grande facilita a evangelização dos pequeninos, possibilitando através do esporte e lazer. 8.5 Análise Swot 8.5.1 Pontos fortes •

A carência dos moradores é uma grande oportunidade para a aproximação e a valorização da instituição na região.

Tem faturamento mensal de R$ 20.000,00, podendo aumentar conforme o desenvolvimento do projeto social, com apoio de patrocinadores e interessados.

Espaço físico para desenvolvimento de reuniões com a comunidade e de veículo próprio para a locomoção.

Instituição totalmente legalizada com a prefeitura e com toda a documentação em dia.

Local de fácil acesso, próximo de estação de trem e ônibus.


8.5.2 Pontos fracos •

Não comercializa produtos, sua principal renda vem de doações voluntárias

Os trabalhos são desenvolvidos por profissionais voluntários sem a oportunidade de cobrança sobre qualidade e atendimento.

Projetos em longo prazo com grandes investimentos não podem ocorrer devido ao financeiro trabalhar apenas como ofertas e doações.

A liderança da instituição muda a cada ano conforme estatuto interno, dificultando projetos em longo prazo.

8.5.3 Oportunidades •

A criação de cursos e palestras com trabalho voluntários dos membros da SIBG que atuam em várias frentes de trabalho.

Atendimento social, médico e cultura através de oportunidades e contatos com a prefeitura da cidade.

Utilização do carro de som da instituição para um trabalho de marketing, a instituição possui um veículo equipado com som.

Espaço físico para criação de atendimento social e comunitário na área da saúde.

8.5.4 Ameaças •

Dificuldades

de

investimento

financeiro

por

causa

contribuição

voluntária. •

Trabalho voluntário da equipe pode ocorrer desistências.

Mão de obra voluntária e não especializada.

Resistência a mensagem principal por questões sociais e culturais de família. (Pregação do Evangelho)


8.6 Objetivos do Plano de Marketing •

Objetivo 1: Divulgar a instituição junto à população através da mídia falada e escrita.

Objetivo 2: Desenvolver palestras na instituição para melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Objetivo 3: Melhor a leitura e despertar o interesse pelo mesmo através de distribuição gratuita de matérias como livros, revistas e literaturas.

Objetivo 4: Desenvolver projetos na área do esporte para atingir jovens e crianças.

8.7 Estratégias

Estratégia a para Atingir Objetivo 1: Levantar os custos para investimentos em marketing com revistas, jornais, site e outdoor.

Estratégia b para Atingir Objetivo 1: Contratar profissionais para a elaboração dos veículos de comunicação com rádio e internet

Estratégia c para Atingir Objetivo 2: Buscar informações das prioridades na área do ensino e selecionar os temas específicos.

Estratégia d para Atingir Objetivo 2: Conhecer os profissionais que dominam os temas exposto e agendar data e local

Estratégia e para Atingir Objetivo 3: Buscar parceiros para a doação dos materiais que serão distribuídos (livros, revistas, jornais).

Estratégia f para Atingir Objetivo 3: Agendar local, materiais necessários e equipe para o desenvolvimento do projeto.

Estratégia g para Atingir Objetivo 4: Buscar patrocinadores para o financiamento do projeto esportivo.

Estratégia h para Atingir Objetivo 4: Agendar local, dia e hora para o início do projeto esportivo e os profissionais que estarão presentes.


8.8 Implementação • Implementação da estratégia a: Todo projeto inicial precisa de conhecer os custos para o investimentos. O mercado está repleto de profissionais com gráficas para a elaboração do material de propaganda. A criação de um site será de grande valor junto à comunidade principalmente em locais como escolas, lan house e casas que possuem conexão com a internet. Este visa divulgar as ações da instituição SIBG e a comunicação com os visitantes através de boletins semanais e convites para suas reuniões. A publicação em jornais e revistas do bairro constitui uma grande ferramenta para a divulgação do mesmo. Seria ideal textos voltados para a necessidade do bairro e seu missão e visão como instituição. Como a SIBG possui uma carro de som próprio a produção de uma chamada ou convite para as reuniões seria muito importante. Dias especiais como dias das mães, pais, natal e ano novo seria importantíssimo a manifestação da instituição desejando felicidade ao moradores do bairro, juntamente com a distribuição de folhetos com os dias de culto e programações marcadas.

• Implementação da estratégia b Após o orçamento inicial será necessário conhecer bons profissionais para a criação da arte visual como dos textos e divulgação sonora da instituição. Revistas e sites são ferramentas de grande comunicação nestes dias. A busca de profissionais deve acontecer através de uma pesquisa na internet. Local que possível de analisar a qualidade de projetos já realizados como buscar informações de outras empresas que realizaram algo parecido.


• Implementação da estratégia c As informações sobre as necessidade do bairro será possível através de uma pesquisa de campo. Fatores como alimentação, família, higiene e saúde. São facilmente identificáveis após estas analise e levantamento elaborar o projeto.

• Implementação da estratégia d O levantamento das necessidades será o ponta pé inicial para o levantamento dos palestrantes. As áreas como saúde, higiene, educação, prevenção a própria prefeitura ou faculdades da região poderão liberar seus profissionais para estas palestras que buscam melhor a qualidade de vida dos moradores. Esta parceria é possível através dos meios legais como uma carta da instituição com papel timbrado solicitando ajuda do Ministério da Educação e Cultura da Cidade. O agendamento do dia deve seguir a realidade do bairro, é não aconselhável feriado

agendar em dias de feriado ou finais de semana com

prolongado.

O

local

do

evento

deve

ser

o

próprio

estabelecimento gerando assim afinidade e visitação na instituição. • Implementação da estratégia e Instituições com a Sociedade Bíblica do Brasil possuem interesse em distribuir bíblias e literaturas com objetivos da evangelização. Através deste órgão a doação de materiais literários com objetivos da evangelização e o incentivo a leitura será possível sem custo para a instituição SIBG. A parceria com livrarias também de cunho evangélico pode gerar oportunidades ainda maiores. Uma carta detalhada de metas e objetivos da instituição e do projeto será necessário para a liberação do material após serem aprovados.


• Implementação da estratégia f O material como livros, revistas e jornais devem ser guardados em locais ventilados e sem umidade. O local para a distribuição deve ser de fácil acesso e antes a distribuição através de uma palavra sobre a importância da leitura e da cultura para a formação do cidadão deverá ser feita pelo presidente da instituição (Pastor) SIBG. Demonstrando assim a preocupação da instituição para com os moradores do bairro. • Implementação da estratégia g O esporte sempre foi uma ferramenta de inclusão social, motivado pelas

olimpíadas

que

aconteceram

em

2016

e

a

facilidade

principalmente pelo esporte mais popular do Brasil o futebol. A instituição através de parcerias com lojas, empresas e instituições da cidade poderá gerir uma competição esportiva do bairro ou entre as escolas estaduais ou municipais. A proposta deve ser bem estruturada e redigida, apresentada as empresas locais e a própria prefeitura. O apoio cultural ou esportivo possui grande aceitação entre as empresas principalmente por destacar a marca e a visão social. • Implementação da estratégia h O local da competição pode ser um clube ou um campo de futebol. O local escolhido deve ser o mais próximo possível da SIBG para facilitar a divulgação do mesmo. Os profissionais escolhidos para o evento de preferência devem estar na mídia atraindo também público para a competição, sem falar em agregar valor às marcas que patrocinam o evento. Uma exemplo de personalidade presente podemos citar um ex-jogador de futebol ou artista da mídia.


8.9 Avaliação e Controle • Avaliação e Controle da estratégia a O controle será feito através de uma planilha com orçamento préestabelecido buscando conhecer no mercado o melhor custo benefícios para elaboração de material de propaganda. • Avaliação e Controle da estratégia b Através da análise de currículo e trabalhos já realizados, os melhores profissionais gráficos serão selecionados e contratados para a produção do material de divulgação da instituição. • Avaliação e Controle da estratégia c Um controle através de formulário buscando informações sobre as maiores necessidades do bairro será distribuída entre um grupo de 30 pessoas e depois de selecionadas as palestras mais indicadas. • Avaliação e Controle da estratégia d A escolha dos palestrante será realizado através de banco de dados e currículos de profissionais palestrantes ou professores da área. Este controle seguirá orientação de instituições de ensino como faculdades ou órgão públicos. Após as palestras uma ficha para a avaliação dos palestrantes será distribuída buscando avaliação dos resultados. • Avaliação e Controle da estratégia e A avaliação e controle do material ser realizado por faixa etária. O material escolhido para a distribuição gratuita seguirá livros conforme idade dos leitores conforme a estatística e pesquisa será dividida da seguinte forma: Material infantil 30%, Material de 15 a 17 anos 30%,


material de leitura diversa 40%. • Avaliação e Controle da estratégia f O controle desta fase fica a critério da ordem de chegada. Conforme a chegada dos convidados e da comunidade o material será distribuído caso chegue ao seu fim, a distribuição será encerado. • Avaliação e Controle da estratégia g Uma ficha de inscrição será disponibilizada no site da SIBG para o cadastro das equipes que estarão competindo com período determinado para a inscrição. Após esta fase será gerada no próprio site as chaves que cada time irá participar com hora e juiz selecionados. O período de intervalo será também disponibilizada como local dos jogos. • Avaliação e Controle da estratégia h O local do evento deve ser avaliado um dia para reconhecer a segurança do local com a possibilidade da realização da atividade. Os convidados devem ser acionados através de uma ligação e de preferência buscá-lo pessoalmente ou enviar alguém para evitar desencontros. A segurança precisa ser acionada evitando problemas ou acidentes decorrente da aglomeração de pessoas. É de suma importância a presença de médicos ou ambulâncias no local do evento.


9. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1 - Azevedo, Tasso Rezende de. Buscando Recursos para Seus Projetos. São Paulo: Texto Novo, 1998. 2 - Carvalho, Nanci Valadares de. Autogestão: O Nascimento das ONGs. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. 3 - Drucker, Peter. Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas. São Paulo: Pioneira, 1994. 4- Iochpe, Evelyn Berg (org). 3º Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. São Paulo: Paz e Terra S.A, 1997 5- Leite, Celso Barbosa. Filantropia e Contribuição Social. São Paulo: LTr,1998. 6 - Manoff, Richard K. Social Marketing, New York: Praeger Publishers, 1985. 7 - Sina, A. e Souza, P. Marketing Social. São Paulo: Crescente Editorial, 1999.


APÊNDICE


Apêndice A – Questionário aplicado aos moradores do bairro próximo a SIBG. Unopar - Universidade Norte do Paraná Curso Tecnólogo em Gestão de Marketing

Pesquisa de necessidades educacionais Esta pesquisa busca conhecer as necessidades educacionais do público principalmente na área de palestras educacionais. Visando elaborar uma grade de treinamentos e palestras para a melhoria da vida do povo. 1 – Faixa etária ( ) menor de 18 anos ( ) de 18 à 25 anos ( ) de 25 à 30 anos ( ) maior de 30 anos 2 – Grau de escolaridade ( ) Ensino médio ( ) Segundo Grau completo ( ) Terceiro Grau ( ) Não quero responder 3 – Quais palestras você gostaria de participar. (Marque 2 palestras) ( ) Saúde ( ) Família ( ) Financias ( ) Doenças sexuais ( ) Drogas 4 – Já participou de alguma palestra educacional ( ) sim

( ) Não


Apêndice B – Questionário aplicado aos membros filiados da SIBG Unopar - Universidade Norte do Paraná Curso Tecnólogo em Gestão de Marketing

Pesquisa de interesse sobre trabalho voluntariado. 1 – Gostaria de realizar trabalho social voluntário? ( ) sim ( ) Não Porque? R:_____________________________________ 2 – Qual área gostaria de trabalhar? ( ) Saúde ( ) Construção Civil ( ) Educador ( ) Palestrante 3 – O que gostaria de realizar? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4 - Faixa etária ( ) menor de 18 anos ( ) de 18 à 25 anos ( ) de 25 à 30 anos ( ) maior de 30 anos 5 - Gostaria de apoiar este trabalho? ( ) Contribuindo financeiramente. ( ) Divulgando o trabalho. ( ) Trabalhando de forma voluntária. ( ) Levantando patrocinadores para o trabalho.


Marketing Religioso