Page 1

Ano 1 Número 2

Recomendamos...

The Wisdom Tree Bookshelf Muito simbólica esta estante do designer espanhol Jordi Mila. "Esta estante foi feita especialmente para você que ama os livros e que não os trata apenas como uma fonte de acumulação de conhecimento e inteligência mas que também sente as emoções interiores imanadas dos livros. Tal como uma árvore cresce, o crescimento do conhecimento está bem descrito nesta estante."

Portugal apenas em 2010. Em breve, os U2 lançam um novo álbum composto de gravações feitas na mesma altura de “no line on the horizon” pelo que, como afirmou Bono, os 2 álbuns serão “companheiros”.

BiblioEsfa…

ficha técnica biblioteca da escola secundária Felismina Alcântara coordenação: Teresa B eja contacto: es fa bi b@ gma i l. com

“Magnificient” e “Moment of Surrender”, são os nossos Logo da 360º tour

Para incentivar a reciclagem e a leitura, o Programa Pilhas de Livros do Modelo Continente troca pilhas usadas por livros novos. As escolas que mais pilhas conseguirem receberão 1000 € em livros.

Participa colocando as tuas pilhas usadas, até 29 de Maio, nos pilhões que se encontram espalhados pela escola.

boletim da biblioteca da esfa Editorial Estamos de volta! Uma vez mais, para vos dar conta das actividades que têm acontecido na biblioteca, com especial destaque para a Semana da Leitura e para o Dia da Poesia.

-se de imediato disponível para outras iniciativas similares. A todos eles, o nosso muito obrigada.

Teresa Azevedo, que dinamizarão um teatro de fantoches, um teatro humano e um momento musical; com os alunos de Teatro da professora Adelina e com os alunos de Educação Visual que por lá andarão a pintar.

No dia 20 de Março, comemorámos os dias da Poesia, da Água e da Na primeira, para além das Francofonia, aos quais actividades conjuntas com fazemos também referência as bibliotecas de Mangualde, neste boletim. A feira estará aberta realizámos a apresentação todos os dias da Aproxima-se o dia 22 de de projectos relacionados semana entre as 9h e Maio, Dia do Autor com o livro e a leitura, a 30 m e as 18 h e ao fim Português e nessa data divulgação de obras, o de semana, sábado, a inauguraremos a Feira do concurso “A César o que é partir das 10h e 30m e Livro que estará no Largo de César”e os momentos de domingo, a partir das do Rossio até dia 29. Por lá leitura em sala de aula, nos 14h e 30. passarão todos os jardins quais contámos com a de infância e escolas do 1º O programa completo colaboração de alunos, ciclo do concelho, estando será divulgado professores, pais e oportunamente. prevista a realização de funcionários. Foi bastante intervenções pelos alunos Teresa Beja gratificante notar que a das várias escolas. experiência foi muito Coord. da Biblioteca valorizada, pois a maioria A Esfa estará presente com gostou imenso e manifestou os alunos da professora

Sugestão de Leitura...

http://esfabib.blogspot.com

Feira do Livro

As tiras da menina argentina mais contestatária do mundo, criada por Autor: Quino, que odeia Quino sopa e se interessa por Cota: 087.5 BD QUI TOD política.

Graffiti realizado por Daniel Inácio e José Figueiredo (10º A)

88

http://esfabib.blogspot.com

Largo do Rossio

Gravado entre o Reino Unido, Nova Iorque e Marrocos, o disco dos U2 não é a revolução que se chegou a apregoar - pelo menos não ao nível de Achtung Baby, mas é considerado como um U2 - No line on the dos trabalhos mais horizon consistentes da banda. A Após cinco anos desde o digressão mundial de promoção do álbum, seu último trabalho inédito, os irlandeses U2 denominada “360º lançam o seu 12º álbum tour” (o palco será giratório e terá público a de estúdio: toda a volta) arranca dia No Line On The Horizon 30 de Junho em (Universal, 2009). Barcelona prevendo-se que o grupo actue em

Ano 1 Número 2

Maio 2009

20 a 29 Maio

Maio 2009

Destaques Semana da Leitura

2

Exposições

3

Leituractiva

3

Dia da Água

4

Dia da Francofonia

4

Expressão Plástica

4

Dia da Poesia

5

Sugestões de Leitura

6

Canguru Matemático

7

Desafios

7

Recomendamos...

8

1


Ano 1 Número 2

Maio 2009

Concurso Canguru Matemático

Semana da Leitura

Ladainha

Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a sua própria história”

Bill Gates

“Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.” Paulo Francis

Semana da Leitura Esfa 2009

(11º A),

idosos para ler e dramatizar histórias.

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.

“A César o que é de César”

Decorreu de 2 a 6 de Março a Semana da Leitura.

Na biblioteca, as professoras Vilma Silvestre e Adelina Figueira dinamizaram mais uma edição do concurso "A César o que é de César", cujo objectivo é a identificação de autores e/ou obras a partir da leitura de excertos de textos.

A Jornada Ininterrupta de Leitura foi dedicada Há semelhança do ano nesta semana à passado, e para dar início à semana, as escolas de “Mulher”. Mangualde e a Biblioteca Nas 5ª e 6ª feiras, foram Municipal voltaram a apresentados os concentrar-se no largo da projectos "O principezinho Câmara para lerem em com QI", pela professora conjunto a Ladainha. O Madalena Albuquerque e texto, realizado por "Le Petit Nicholas com alunos que frequentaram QI", pela professora no ano lectivo anterior o Graça Albuquerque. 4º ano, fazia alusão às Não tendo sido possível várias freguesias do dinamizar a actividade concelho. Intervalos de Leitura tal Na 3ª feira, alunos do 9º como estava planeada, ano participaram na (dado o problema de som sessão de poesia da AE) optou-se por uma dinamizada pela poetisa sessão de leitura, em que Filipa Duarte realizada na a Marta (12º F) e a Biblioteca Municipal. Na 4ª Vanessa (11º A) foram as feira, a turma de acção protagonistas, social acompanhada pela acompanhadas professora Cristina Matos respectivamente pela deslocou-se ao lar de Jessica (11º G) e pelo Raul

http://esfabib.blogspot.com

Ano 1 Número 2

Maio 2009

Vanessa e Raúl

Marta e Jessica

“Le Petit Nicholas com QI”

ofereceram-nos com as suas leituras, um momento muito bonito. Foram também entregues pela professora Ana Amaral, os prémios aos alunos vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura -um livro, um diploma e um marcador de livros. Durante toda a semana, contámos com a colaboração de alunos, professores, pais e funcionários que se deslocaram a várias turmas para realizarem momentos de leitura. 22

nomeadamente através da organização de um concurso que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. A obtenção de bons resultados a Matemática depende de «prestar atenção à aula e trabalhar um pouco», defendeu a coordenadora A prova do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras é da da prova a professora Ana Maria responsabilidade da Associação Almeida do Departamento de Matemática da Faculdade de Canguru sem Fronteiras, uma Ciências e Tecnologia da associação de âmbito Universidade de Coimbra, internacional que junta responsável pela organização da personalidades do mundo da prova em Portugal, que decorreu matemática de diversos países. no dia 26 de Março com «a maior O objectivo desta associação é participação de sempre» de promover a divulgação da alunos portugueses, cerca de 80 matemática elementar, mil, e de 640 escolas

Materiais seleccionados pelo professor Afonso Aires.

portuguesas. O Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras decorreu na ESFA com a adesão dos alunos do terceiro ciclo e secundário. Este concurso é considerado o maior concurso matemático do mundo, envolvendo 45 países e mais de cinco milhões de alunos. O objectivo do concurso é tornar a disciplina popular entre os jovens, afastando o estigma de que a Matemática é só para alguns. Não se trata de uma competição, é uma prova completamente voluntária, embora cada vez haja mais escolas e alunos portugueses a aderir.

Desafios As bicicletas mais antigas possuíam duas rodas de diferente tamanho. Na bicicleta constante na figura o raio da roda maior tem 60 cm de raio. - Sabendo que a diferença de perímetros entre as duas rodas é de 282,6 cm, qual a medida do raio da roda mais pequena? - Se a roda maior der uma volta completa, quantas voltas dá a roda mais pequena?

Roda Viva!

Afinal o que é isto? Estes dezasseis fósforos formam cinco quadrados. Como formar só quatro quadrados, deslocando apenas três fósforos?

Uma varanda ou um terraço?

Esta ilusão é bastante simples, mas tem um efeito espectacular e surpreendente. Para isso basta afastar ou aproximar a sua cabeça do papel enquanto mantém o olhar fixado no ponto negro.

http://esfabib.blogspot.com

7


Ano 1 Número 2

Maio 2009

Sugestões de leitura umas férias à terra natal do seu progenitor. Cheias de ilusões e expectativas por irem conhecer um país tão diferente e em relação ao qual imaginavam praias lindas, vistas maravilhosas, Vendidas acabaram por, na Zana Muhsen realidade, conhecer o horror e a infelicidade. Zana partiu sem a sua irmã ficando combinado Este livro fala de duas adolescentes, filhas de pai encontrarem-se duas Iemenita e mãe britânica, semanas após a partida desta para o Iémen. que viviam em solo britânico. Estas raparigas Quando Zana chegou a este país, descobriu que foram levadas para o ela e a sua irmã tinham Ièmen pelo pai, com a desculpa de irem passar sido vendidas e acabariam clara, realista e sentimental, não é possível reflectir o bastante sobre as constantes expressões que vão surgindo ao longo da obra, carregadas de sentidos conotativos. Vai onde te leva “Vai Aonde Te Leva o o coração Coração” é um romance cheio de detalhes, de Susanna Tamaro pormenores e sensibilidade, onde as Ao terminar a leitura comparações, as desta obra da italiana Susanna Tamaro, sente-se interrogações e as perífrases são recursos vontade de a reler, sentimento antagónico ao frequentemente utilizados, em frases curtas, desejo de chegar ao fim enquanto se lê, pois, com intensas, descrições do uma narrativa tão simples, mundo real e mundano, referências místicas ou http://esfabib.blogspot.com

casadas com dois adolescentes. (…) Ao ler “Vendidas” fiquei especialmente chocada. A sensação de que tudo o que lemos aconteceu realmente é demasiado pavoroso para mim. Zana é, sem dúvida, uma mulher de coragem assim como a sua irmã. A leitura deste livro trouxe-me um grande desconforto e tristeza, pois fez-me perceber que o mundo não é um conto de fadas, tal como muitos de nós o vemos, mas pelo contrário, a vida pode ser muito penosa para alguns.

Comentário adaptado. Texto integral no blogue

Comentário adaptado. Texto integral no blogue Leituractiva.blogspot.com

Desconhecia estes pro blemas e crimes contra a dignidade das mulheres, num país regido por leis e por uma religião totalmente retrógradas; é inadmissível que, no século XXI, ainda haja quem discrimine as mulheres, por considerálas seres inferiores, incapazes de se orientarem por si e, por isso, precisarem da autoridade masculina.

Mariana Amaral

Semana da Leitura—Menú do Dia Apresentámos durante todos os dias desta semana o Menú do Dia - sugestões de leituras realizadas por alunos, professores e encarregados de educação. Em destaque estiveram

os livros “P.S. Amote”, pela Marisa Almeida do 11º B; “Macbeth”, pelo encarregado de educação da aluna Sara Henriques do 11ºB, Carlos Henriques; “Abandonada”, pela Joana Beja do 9º A e

Os alunos do 11º D realizaram os cartazes que foram expostos na biblioteca

Exposições

Utopia com “Topos” (concretização do impossível através da ARTE (sensibilidade)… e Instrumentos Musicais não convencionais” . Duas exposições de trabalhos dos alunos do 11º G e 12º F (Curso Tecnológico de Acção Social) realizados na disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, sob a coordenação da professora Teresa Azevedo. Porque sabemos o quanto é importante estar informado, seleccionamos os melhores artigos sobre diversos temas…

Procura-os

"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo." Joseph Addison

Leituractiva Assume-se como um "blogue de e para leitores e, já agora, para os não leitores que querem ser leitores e para os que querem continuar não leitores…" Coordenado pela Professora Ana Amaral, é um blogue de leitores da Esfa que vale a pena ir seguindo. Disponível em:

http:/leituractiva.blogspot.com. 66

Menú do Dia

“Nova Física Divertida” e “Passeio Aleatório pela Ciência” pela professora Alina Duarte.

É notícia…

Leituractiva.blogspot.com

científicas e reveladoras de emoções e sentimentos. Esta narração da relação entre avó e neta, na segunda metade do século XX, é uma verdadeira história de amor familiar entre gerações, a história de uma família conservadora e de conflitos geradores de pouca comunicação…

Ano 1 Número 2

Maio 2009

http://esfabib.blogspot.com

Semana da Leitura Bibliotecas Escolares e Municipal de Mangualde

3


Maio 2009

Ano 1 Número 2

Dia da Água

Destaque

Cartazes

Filtro

como o Dia Mundial da

exposição de trabalhos

Água”. Desde então têm

realizados pelos alunos

sido desenvolvidas

sobre poluição,

várias actividades a

escassez e alguns

nível nacional e

parâmetros físico

internacional para

químicos de análise da

alertar a população

qualidade das águas.

para a necessidade de

Puderam ainda ser

preservar este recurso

vistos alguns filtros de

Flores de Luz

vital. Assim, a equipa

areia e carvão activado

“As Nações Unidas,

pedagógica de física e

realizados pelos alunos

Novo livro

através da resolução

química associou-se a

e os kits de análise de

A/RES/47/193, de 22

esta causa e realizou na

águas existentes na

de poesia da professora

de Dezembro de 1992,

biblioteca da nossa

escola.

Elisabete

declararam o dia 22 de

escola, no passado dia

Março de cada ano

20 de Março, uma

Prof. Alina Duarte

Aguiar

Dia da Francofonia No passado dia 20 de Março celebrou-se o Dia Internacional da Francofonia. Na nossa Escola, na Biblioteca, tiveram lugar diversas actividades ligadas à divulgação da língua e da cultura francesas. Foram realizados vários jogos com a participação de alunos do ensino básico. O principal objectivo das professoras envolvidas, todas as professoras de francês, foi divulgar a importância da língua francesa no Mundo. Prof. Paula Loureiro

Expressão Plástica

Dia da Poesia Alunos do 7º A e B

No dia 21 de Março celebra-se o Dia da Poesia. Como este ano era sábado, antecipámos a data e comemorámos o dia na 6ª feira com a realização de 2 espectáculos. O primeiro organizado, pela professora Teresa Azevedo, decorreu no auditório da escola, com intervenção das turmas do 10º G - Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância e 11º F e 12º G - Curso Tecnológico de Acção Social.

Ainda durante a manhã, os alunos de Teatro coordenados pela professora Adelina Figueira, visitaram vários espaços da escola, apresentando-nos poetas e personagens. Estivemos com Camões, Maria Ducla Soares, Fernando Pessoa e muitos outros. No intervalo do meio-dia, os alunos realizaram no átrio o seu espectáculo, que se iniciou com música. Na voz da Ana Rita Costa (7º B) Alberto Caeiro, Alexandre acompanhada à viola pela O’Neill, Manuel Alegre, Patrícia Raquel (9º A) Shakespeare, Sebastião ouvimos a versão dos da Gama, foram alguns Trovante para o poema dos autores que se “Ser poeta” de Florbela fizeram ouvir no Espanca. auditório, para além da Seguiram-se várias música e da poesia de declamações e, apesar “produção própria”. dos “nervos” de alguns

“actores”, correu tudo muito bem.

Oficina de Teatro

“Senti-me uma poetisa de verdade ao entrar no poema! Foi muito divertido, um momento muito especial. Para o ano quero repetir” Samantha

“Foi o reviver da História, testandome como actor!” Joel (Camões)

“Foi um momento brilhante! Sentime bem na pele de Maria Ducla Soares” Magda “Tive vergonha de declamar à frente de toda a gente mas depois senti que foi um momento maravilhoso!” Mónica

Exposição dos trabalhos de Expressão Plástica dos

“Muita alegria, emoção e divertimento!”

alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância—10º G, sob a orientação da professora Cristina Vouga. http://esfabib.blogspot.com

Ano 1 Número 2

Maio 2009

Nuno

44

http://esfabib.blogspot.com

5

BiblioEsfa nº 2  

Boletim da Biblioteca da ESFA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you