__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

PROCESSO SELETIVO 2021 Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora

Juiz de Fora 2020


1. Quem somos? A Organização Engenheiros Sem Fronteiras surgiu na França em 2003, e desde então formaram-se vários núcleos, em diferentes países, que buscam atender as demandas das pessoas e comunidade em vulnerabilidade. Somos um movimento internacional formado por organizações não-governamentais que realizam ações sociais e projetos de Engenharia e Arquitetura, estamos sempre à procura de soluções socioambientais em prol do desenvolvimento humano. Nosso trabalho é orientado pelos pilares de: Voluntariado, Engenharia, Educação e Sustentabilidade. Em 2015 a Associação Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora (ESF JF) foi fundada. Sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora, o núcleo conta com o apoio de 30 membros efetivos, atualmente. Membros estes, que são estudantes de Engenharia e Arquitetura de diferentes faculdades da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Até hoje mais de 124 estudantes voluntários contribuíram para a história do ESF Juizforano com seus conhecimentos e experiências. O núcleo de Juiz de Fora tem como missão transformar a realidade de pessoas e instituições em situação de vulnerabilidade social através de projetos de engenharia, arquitetura e ações sociais. Além disso, visa ser referência em Juiz de Fora como instituição que realiza, através de uma rede de colaboração, projetos que promovam infraestrutura básica, sustentabilidade, educação e empreendedorismo. Acreditamos que para alcançar nossos objetivos devemos trabalhar exercendo nossos valores, que são: transparência, comprometimento, responsabilidade socioambiental e empatia. Somos a transformação que queremos ver no mundo!

2. Disposições Preliminares 2.1 O Processo Seletivo 2021 será regido por este edital e gerenciado pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas. 2.2 O Processo Seletivo 2021 será realizado inteiramente por meio virtual, contando com atividades de transmissões simultâneas entre candidatos e avaliadores, além da avaliação de produtos enviados pelos candidatos. Cabe totalmente ao candidato, portanto, a responsabilidade por quaisquer problemas relacionados à conexão com a internet. No caso da impossibilidade de realizar tal conexão na data e horário previstos para a realização de atividades, o candidato deve averiguar a possibilidade ou impossibilidade de remarcá-la, o mais rápido possível, junto à equipe organizadora do Processo Seletivo.


3. Pleito de vagas 3.1 As vagas disponíveis para pleito são de assessor(a) do Departamento de Projetos, assessor(a) do Departamento de Comunicação e Marketing e assessor(a) do Departamento de Gestão de Pessoas. 3.2 O candidato poderá pleitear até dois cargos diferentes, consciente de que, caso seja selecionado para a última etapa, deverá possuir disponibilidade para realizar duas experiências (trainee) simultaneamente, uma para cada cargo que deseja disputar. É válido ressaltar que o candidato que optar por pleitear dois cargos poderá desistir de tentar um deles até a Etapa da Entrevista (incluindo esta) sem prejuízo na avaliação. Caso essa desistência ocorra na Etapa da Experiência (última etapa), ela será levada em consideração na avaliação desta etapa.

4. Descrição das funções dos cargos pleiteáveis 4.1 Funções do(a) Assessor(a) do Departamento de Projetos: a) Realizar as atividades necessárias para a execução dos projetos, seja como gerente ou assessor da equipe; b) Ser gerente de projetos, quando necessário, dentro do departamento; c) Presença na reunião com o gerente do projeto; d) Ser responsável pela criação do cronograma do projeto e atualização de toda documentação do mesmo, quando gerente; e) Acompanhar os membros da equipe do projeto, junto ao gestor de acompanhamento, quando gerente; f) Identificar e repassar ao(a) Diretor(a) a necessidade de treinamentos específicos para a execução dos projetos; g) Ser responsável pela assinatura do contrato de prestação de serviço voluntário, quando gerente; h) Ser responsável pela comunicação direta com o beneficiário ao longo do projeto; i) Ser responsável por coletar feedback com o beneficiário ao término do projeto, quando gerente; j) Ser responsável por repassar ao departamento de gestão de pessoas as notificações referentes à equipe do projeto, quando gerente; k) Ser responsável por definir as ações de retorno junto ao(à) Gestor(a) de


Prospecção, quando gerente; l) Realizar as ações de retorno junto ao(à) Gestor(a) de Prospecção, quando necessário.

4.2 Funções dos(a) Assessores(as) do Departamento de Comunicação e Marketing: I.

Assessor(a) de Imagem

a) Produzir arte para divulgação do núcleo em meios como posts, cartazes; b) Produzir e editar fotos e vídeos de divulgação; c) Reunir e arquivar materiais de divulgação do núcleo, como fotos e vídeos. II.

Assessor(a) de Redação

a) Produzir material textual divulgado em meios de comunicação como posts para redes sociais, posts para blog, e-mails, notas para imprensa; b) Atender à mensagens que chegam nas redes sociais; c) Interagir com seguidores nas redes sociais e páginas que se relacionam com o núcleo. III.

Assessor(a) da Tecnologia

a) Prestar suporte técnico em informática; b) Gerenciar plataformas de comunicação do núcleo, como site e plataformas de marketing digital; c) Acompanhar e analisar métricas e indicadores das redes sociais do núcleo. 4.3 Funções do(a) Assessor(a) do Departamento de Gestão de Pessoas: a) Enviar notificações via e-mail aos membros; b) Controlar e computar as notificações dos membros; c) Manter dados de todos os membros atualizados; d) Monitorar desempenho dos membros do núcleo e desenvolver programas de incentivo e motivação; e) Elaborar estratégias de motivação dos membros; f) Auxiliar na organização e execução do Processo Seletivo; g) Realizar o controle das atividades mensais dos membros através de relatórios ou similares.


5. Pré-requisitos para a seleção 5.1 Para se candidatar ao cargo de assessor(a) do Departamento de Projetos, o candidato deve ser maior de 18 anos, estar matriculado de maneira regular (exclui-se casos de trancamento de curso, entre outros) em um curso de Engenharia ou Arquitetura de qualquer faculdade de Juiz de Fora ou já ter se formado em um curso de graduação de Engenharia ou Arquitetura. 5.2 Para se candidatar aos cargos de assessor(a) do Departamento de Gestão de Pessoas ou do Departamento de Comunicação e Marketing, o candidato deve ser maior de 18 anos, estar matriculado de maneira regular (exclui-se casos de trancamento de curso, entre outros) em um curso de graduação de qualquer faculdade de Juiz de Fora ou já ter se formado em um curso de graduação em qualquer área. 5.3 Possuir disponibilidade de doze horas semanais para dedicar às atividades do núcleo. 5.4 Possuir disponibilidade para participar presencialmente, em um contexto regular (exclui-se o momento atual, de pandemia), das atividades obrigatórias, em Juiz de Fora. É importante ressaltar que situações pontuais, com justificativas plausíveis, são aceitas. 5.5 Possuir disponibilidade de duas horas consecutivas no período da manhã ou da tarde, de segunda-feira à sexta-feira, para cumprir o horário de atendimento na atual sede do núcleo, localizada na Universidade Federal de Juiz de Fora. É importante ressaltar que casos particulares, com justificativas plausíveis, podem ser analisados. 5.6 Comprometer-se a permanecer no Núcleo durante todo o período da gestão (até dezembro de 2021). 5.7 Preencher o Formulário de Inscrição no Processo Seletivo até a data limite. O mesmo possui caráter eliminatório. 5.8 Participar de todas as etapas do Processo Seletivo.


6. Observações sobre o Funcionamento da Gestão

6.1 As reuniões gerais acontecerão de acordo com a disponibilidade da maioria dos membros, e são de participação obrigatória;

6.2 Algumas atividades, como capacitações, treinamentos, imersões, mutirões, execução de projeto, Processo Seletivo e Processo Eleitoral Interno (pleiteio de cargo de gestão) podem ocorrer aos finais de semana;

6.3 O período de férias será discutido durante a gestão devido à demanda de projetos que possuem prazos a serem cumpridos. O membro que optar por não trabalhar em algum período de atividade regular do núcleo deverá apresentar justificativa plausível e combinar com seu Diretor a reposição de suas atividades;

6.4 De acordo com o Regulamento Interno do Núcleo, se o membro não cumprir com suas funções corretamente, poderá ser desligado do Núcleo. Além disso, se o membro não permanecer até o fim da gestão, ele não receberá o seu certificado de participação.

7. Inscrições

7.1 As inscrições para o Processo Seletivo 2021 acontecerão no período de 10 de agosto a 24 de agosto de 2020. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição online, disponível no nosso site: https://jf.esf.org.br/, a partir do dia 10 de agosto de 2020. O mesmo possui caráter eliminatório.

7.2 Para que a inscrição seja validada e aceita, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo antes do fim do prazo, pontuado no item anterior, certificando-se de que anexou corretamente os documentos pedidos, que são: COMPROVANTE DE MATRÍCULA, no caso de estudantes (caso seja formado, não precisará anexar este documento); DIPLOMA DE GRADUAÇÃO ou CERTIDÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO (caso seja graduando, não precisará anexar este documento); FOTO DE ROSTO DE FÁCIL IDENTIFICAÇÃO (para todos os candidatos) e CURRÍCULO (para todos os candidatos).


7.3 No caso de impossibilidade de anexar algum dos documentos solicitados no formulário (comprovante de matrícula, no caso dos estudantes; diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso, no caso dos formados; foto de rosto de fácil identificação e currículo) por excederem o limite de tamanho máximo do arquivo, o candidato deverá enviar tais documentos para o email: gp.juizdefora@esf-brasil.org, com o assunto “INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO 2021”. Solicita-se que os anexos a serem enviados estejam identificados com o nome do candidato e do documento: Exemplo: “NOME SOBRENOME CURRÍCULO”.

7.4 Caso os documentos solicitados (vide item 7.2) não sejam anexados corretamente no Formulário de Inscrição ou enviados ao endereço de e-mail indicado no item 7.3, o candidato será desclassificado do processo seletivo.

8. Etapas do Processo Seletivo

O Processo Seletivo será dividido da seguinte maneira: a) 1ª Etapa - Inscrição: Preenchimento e envio do formulário online, com os documentos solicitados anexados no próprio formulário, ou enviados por email, seguindo as instruções do item 7, até às 23h59min do dia 24 de agosto de 2020. O resultado desta etapa será divulgado do dia 26 de agosto de 2020.

b) 2ª Etapa - Desafio individual: Junto ao e-mail de divulgação do resultado da etapa anterior, serão enviadas as instruções para esta etapa, na qual os candidatos desenvolverão uma solução para o desafio passado, de maneira individual. Os desafios poderão ser enviados até às 23h59min do dia 01 de setembro de 2020 e o resultado desta etapa será divulgado no dia 05 de setembro de 2020.

c) 3ª Etapa - Dinâmica em grupo: Junto ao e-mail de divulgação do resultado da etapa anterior, serão enviadas as instruções para esta etapa, na qual os candidatos serão divididos em grupos e serão avaliados durante uma dinâmica online. As dinâmicas acontecerão entre os dias 07 a 11 de setembro de 2020 e o resultado dessa etapa será divulgado no dia 14 de


setembro de 2020.

d) 4ª Etapa - Entrevistas: Junto ao e-mail de divulgação do resultado da etapa anterior, serão enviadas as instruções para esta etapa, na qual será possível conhecer um pouco mais os candidatos através de uma entrevista. As entrevistas ocorrerão entre os dias 21 de setembro à 01 de outubro de 2020 e o resultado desta etapa será divulgado no dia 03 de outubro de 2020.

e) 5ª Etapa - Experiência Sem Fronteiras: Junto ao e-mail de divulgação do resultado da etapa anterior, serão enviadas as instruções para esta etapa, na qual os candidatos receberão alguns desafios e terão a oportunidade de experimentar um pouco da vivência dentro do núcleo. O período de experiência será de 05 à 30 de outubro de 2020 e o Resultado Final do Processo Seletivo 2021 será divulgado no dia 02 de novembro de 2020.

9. Feedbacks

Os Feedbacks de cada etapa do Processo Seletivo poderão ser solicitados em no máximo 5 dias após a divulgação do resultado do mesmo através do envio de um e-mail ao endereço: gp.juizdefora@esf-brasil.org, com assunto: “Feedback Processo Seletivo”. Pedidos após esse prazo não serão atendidos.

10. Resultado

A divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo ocorrerá no dia 02 de novembro de 2020.

11. Considerações Finais

11.1 Não é autorizada a gravação de nenhuma etapa do Processo Seletivo. Caso o candidato desrespeite esta regra, ele será desclassificado do Processo Seletivo.

11.2 Os resultados de todas as etapas do Processo Seletivo serão divulgados


via e-mail, através do remetente: “gp.juizdefora@esf-brasil.org”, para todos os candidatos que participaram desta etapa, inclusive aqueles que não foram classificados para a próxima etapa.

11.3 Os casos omissos, não descritos neste edital, serão resolvidos pela Diretoria Executiva do Núcleo Engenheiros Sem Fronteiras - Juiz de Fora.

12. Contatos e informações

E-mail para contato: gp.juizdefora@esf-brasil.org Site: https://jf.esf.org.br/ Página do Facebook: https://www.facebook.com/esfjf/ Página do Instagram:https://www.instagram.com/esfjuizdefora/ (@esfjuizdefora) Linkedin: https://www.linkedin.com/company/esf-juiz-de-fora

13. Cronograma

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ESF JF 2021 Etapa

Etapa 1: Inscrições

Atividade

Realização/ Meio

Horário

10/08/2020 à 24/08/2020

Período de Inscrições

Através do Formulário de Inscrição

até às 29:59 do dia 24/08/2020

26/08/2020

Divulgação dos Aprovados + Orientações para a próxima etapa

Através do E-mail

até às 23:59

Período para realização e envio do Desafio

Envio realizado através do E-mail

até às 23:59 do dia 01/09/2020

Data

27/08/2020 à 01/09/2020 Etapa 2: Desafio Online Individual

Prazo para envio do material solicitado Envio realizado para esta etapa (será informado no e-mail 01/09/2020 através do de divulgação do resultado da etapa E-mail anterior) 05/09/2020

Divulgação dos Aprovados + Orientações para a próxima etapa

Através do E-mail

até às 23:59 até às 23:59


07/09/2020 à Etapa 3: 11/09/2020 Dinâmica em Grupo 14/09/2020

Período de realização das dinâmicas

Através de plataforma de reunião virtual a definir

a definir

Divulgação dos Aprovados + Orientações para a próxima etapa

Através do E-mail

até às 23:59

Prazo para envio do material solicitado Envio realizado para esta etapa (será informado no e-mail 20/09/2020 através do de divulgação do resultado da etapa E-mail anterior) Etapa 4: Entrevistas

Etapa 5: Experiência Sem Fronteiras

até às 23:59

Período de realização das entrevistas

Através de plataforma de reunião virtual a definir

a definir

Divulgação dos Aprovados + Orientações para a próxima etapa

Através do E-mail

até às 23:59

05/10/2020 à 30/10/2020

Período de Realização da Experiência Sem Fronteiras

Essa informação será passada próximo à data de início da etapa

-

02/11/2020

Divulgação dos Aprovados no Processo Seletivo do ESF JF 2021

Através do E-mail

até às 23:59

21/09/2020 à 01/10/2020 03/10/2020

Profile for esf.jf

Edital do Processo Seletivo 2021 ESF JF  

Edital do Processo Seletivo 2021 ESF JF  

Profile for esf.jf
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded