Page 1

Logística e produção Prof. Danilo Mota 2013


Conceitos “Logística é a parte do gerenciamento de cadeias de suprimento responsável pelo planejamento, implementação e controle, de modo eficiente e eficaz, do fluxo e armazenagem de produtos (bens e serviços) e informações relacionadas, do ponto de origem até o ponto de consumo, com vistas ao atendimento das necessidades dos clientes.” Figueiredo et al. 2003


importância A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. Os ganhos potenciais resultantes de se rever a administração das atividades logísticas está transformando a disciplina numa área de importância vital para uma grande variedade de empresas.


Por que estudar logĂ­stica - Oportunidades de trabalho - Oportunidade de conhecimento


Atividades primárias - Transportes - Manutenção de estoques - Processamento de pedidos


Cadeia de suprimento “A gestão dos fluxos correlatos de informações e de produtos que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros.” Figueiredo et al. 2003


scm A necessidade de intregração dos processos de produção, suprimentos e distribuição, trouxe à tona o conceito de Supply Chain Management – SCM ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.


scm


scm


Logística integrada Ambiente externo: - Clientes - Fornecedores Ambiente interno: - Fluxo de materiais - Fluxo de informações


Logística integrada A ideia de logística integrada é a de qua a logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio de serviços prestados.


LogĂ­stica integrada


Logística de suprimento - É a eficaz execução dos processos de suprimento da empresa. Ou a eficaz execução do fluxo de materiais da empresa. Envolve o processo de compras.


Logística de materiais - Envolve gerenciar os processos de estocagem/armazenagem de matÊrias-primas, insumos e materiais acabados para venda e demais açþes pertinentes.


Logística de distribuição - Envolve o transporte/escoamento eficaz dos produtos e a sua entrega ao cliente.


Logística reversa - Ramo mais recente do processo logístico que consiste em executar ações/estratégias de retorno do produto utilizado pelo cliente e sua correta destinação final.

Logistic introdução  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you