Issuu on Google+


EXPEDIENTE

EDITORIAL

Informativo CREDIABC

Assembleia, novos conselheiros e promoção

Nº 12 - Ano 2010

Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de São Bernardo do Campo Endereço: Rua João Pessoa, 454, Centro; São Bernardo do Campo (SP); CEP 09715-000. Contato: Telefone (11) 4330 4108; www.crediabc.com.br ; presidencia@crediabc.com.br; financeiro@crediabc.com.br. Diretoria: Vera Lúcia Sabatini; Antonio Oldemar da Silva Nico; Gealzi Marques Passos. Conselheiros Fiscais: Lazaro Roberto Leão; Pedro Luis Guazzelli; Sergio Nani Baffile; Conceição Aparecida de Toledo Andrade; Doroti Mori; Maria Cabral de Oliveira Ruiz. Jornalistas responsáveis: Danilo Angrimani (MTB 8.130); Irineu Masiero (MTB 20.406); James Capelli (MTB 15.680). Reportagem: João Ricardo Rebouças. Produção: Escritório de Mídia; (11) 4123-8159; escritoriodemidia@uol.com.br. Diagramação: Francis Lima. Ilustração: Bruna Dias. Gráfica: Majam. Tiragem: 5 mil exemplares.

Vera Lúcia Sabatini, diretora presidente da CREDIABC

2

CREDIABC MAIO 2010 www.crediabc.com.br

Caros amigos, o tempo voa! Não é força de expressão, voa mesmo. Já estamos próximos da metade de 2010. A Copa está aí. Depois, eleições. Ano cheio de surpresas e novidades passa ainda mais rápido. Para a gente que trabalha com economia e finanças, que precisa ter atenção e cuidado com tudo, o tempo deveria sempre passar a conta-gotas. Mas não é assim. De qualquer forma, como você verá neste número da nossa revista, realizamos muita coisa nos primeiros cinco meses do ano. Já se passaram dois meses da nossa Assembleia Geral Ordinária, que aconteceu no dia 10 de março no Salão Social da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo. Durante a Assembleia, a reforma do Estatuto Social foi colocada em votação e aprovada. Entre outras alterações, feitas para se adequar à Lei Complementar 130/09, houve a troca de nome de Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais do Grande ABC para Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários Municipais de São Bernardo do Campo. A logomarca CREDIABC foi mantida. Outro fato importante da Assembleia é que todas as contas de 2009 foram aprovadas. E o destino das sobras do ano – R$ 411.940,00 - passou por

votação e ficou decidido que a soma fica incorporada ao capital. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os competentes e confiáveis profissionais Lázaro Roberto Leão, Pedro Luiz Guazzelli, e Sérgio Nani Baffile. Como suplentes ficaram Conceição Aparecida de Toledo Andrade, Doroti Mori e Maria Cabral de Oliveira Ruiz. Apesar das boas e conscientes decisões tomadas pelos presentes, a nota de decepção na Assembleia foi pela pequena participação dos associados. Sempre espero que pelo menos 80% deles compareçam. Sei que é otimismo, mas é também consciência de que a Cooperativa é dos associados. Não é da diretoria, dos conselheiros ou daqueles mais atuantes. É de todos e aguardo, sempre, nossos parceiros para discutir os destinos da cooperativa. Quem sabe, no próximo ano, tenhamos que colocar mais água no café... Nas páginas a seguir, você também irá conhecer nossa promoção da Copa. Vamos montar uma bela torcida uniformizada de associados CREDIABC. Se o Dunga seguir os passos da nossa cooperativa e trabalhar com a mesma vontade da nossa equipe, voltará com o caneco. Pode ter certeza! Vamos lá: bola para frente, apertem os cintos que o segundo semestre está decolando.


ESPECIAL

CREDIABC faz promoção para atrair novos associados A CREDIABC lançou em abril uma campanha para buscar novas adesões de associados, intitulada: Vista esta camisa. A promoção oferece uma camiseta do Brasil para o cooperado que trouxer um novo sócio. “Importante, o novo cooperado também ganha uma camisa da Seleção”, informa a contadora, responsável pela área financeira da CREDIABC, Auricélia Rios Carneiro Tessarotto. A promoção vai até o final da Copa do Mundo.

Participe!

novo Traga um e ganhe associado

a para uma camis seleção. torcer pela

3


CREDIABC EM AÇÃO

CREDIABC realiza Assembleia e presta contas A CREDIABC realizou Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária para votação da reforma no Estatuto Social, prestação de contas aos associados e eleição do Conselho Fiscal. Durante a Assembleia, a reforma do Estatuto Social foi colocada em votação e aprovada. As mudanças foram feitas para se adequar à Lei Complementar 130/09. Entre outras alterações, houve a troca de nome de Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais do Grande ABC para Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de São Bernardo do Campo. A logomarca CREDIABC foi mantida. A prestação de contas, referentes ao 1° e 2° de semestre 2009, foi apresentada pela auxiliar administrativa, Maria do Carmo Minzoni Beltran. O destino das sobras

4

referentes a 2009 – R$ 411.940,00 - passou por pleito e foi decidido que os rendimentos deveriam ser incorporados ao capital. Almir de Oliveira Braga, associado da CREDIABC desde 2002, estava presente na Assembleia. Ele foi um dos que votou pela incorporação. “Estou de acordo, devemos disponibilizar o rendimento para todos associados. Não devemos pensar individualmente”, afirmou. Lazaro Leão, integrante do Conselho Fiscal, participa das atividades da cooperativa desde a sua fundação. Para ele, a CREDIABC, “é uma entidade forte, voltada para o interesse coletivo”. As normas para a eleição do Conselho Fiscal foram explicadas no decorrer do evento. Os integrandes eleitos passaram por processo de aprovação do Banco Central antes de serem

CREDIABC MAIO 2010 www.crediabc.com.br

Associados da CREDIABC participam de assembleia

empossados. De acordo com a diretora presidente da CREDIABC, Vera Lucia Sabatini, “as alterações aprovadas na Assembleia contribuirão para o bom funcionamento da Cooperativa. Os associados aprovaram as alterações por unanimidade”. Veja na página ao lado os cooperados eleitos para o Conselho Fiscal.


Titulares Lazaro Roberto Leão Lazaro Roberto, 59 anos, é funcionário público aposentado de São Bernardo do Campo. Exerce a função de Secretário de Planejamento e Gestão de São Caetano do Sul, há 1 ano e meio. Segundo Lazaro, a importância de atuar como conselheiro é muito grande. “Tenho um cuidado enorme com a Cooperativa porque também faço parte dela.”

Pedro Luiz Guazzelli Pedro Luiz Guazzelli, 58 anos, natural de São Bernardo do Campo, atua como funcionário público há 44 anos exercendo a função de técnico de pessoal. Pedro fará parte do Conselho Fiscal da CREDIABC e propõe algumas ideias em sua gestão. “A função do Conselho Fiscal é acompanhar os trabalhos feitos pela diretoria, os empréstimos e o dia-a-dia da Cooperativa.

Sergio Nani Baffile Nascido em São Paulo no bairro de Indianópolis, o professor de educação física e supervisor de esportes, Sergio Nani Baffile, 42 anos, trabalha desde 16 de agosto de 1988 na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo. Na CREDIABC, Sergio participa das atividades da Cooperativa a partir da sua fundação. Participou do Conselho Fiscal da Cooperativa como coordenador em três oportunidades. Em 2010, retoma as atividades.

Suplentes Conceição Aparecida de Toledo Andrade Natural de São Paulo, Conceição Aparecida de Toledo Andrade, 67 anos, é professora aposentada de ensino infantil da rede municipal de São Bernardo do Campo. Mora no município há 47 anos e participa das atividades da CREDIABC desde 2006. “Participar de uma entidade muito bem dirigida como a CREDIABC é uma grande satisfação. A Cooperativa presta um grande serviço de utilidade aos funcionários púbicos”, afirmou Conceição.

Doroti Mori Doroti Mori, 59 anos, foi chefe de seção do banco de dados da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Nascida e criada em São Bernardo, Doroti fala da importância de integrar o conselho fiscal da cooperativa. “Acompanhar o processo de evolução da Cooperativa é fundamental. É preciso orientar o associado e explicar claramente as opções e o funcionamento da entidade”, diz Doroti.

Maria Cabral de Oliveira Ruiz Maria Cabral, 52 anos, nasceu em Vitória da Conquista no estado da Bahia. Reside em São Bernardo desde os três anos de idade. Trabalha na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo há nove anos como assistente de Departamento Pessoal. Maria Cabral tomou conhecimento das atividades do conselho por meio da assembleia realizada pela CREDIABC. “Quando acreditamos em algo, temos vontade de melhorar. É o que pretendo fazer pela Cooperativa”, conta Maria.

5


LÁ EM CASA Como agir no caso de roubo de documentos Quando alguém é roubado, geralmente cancela os cartões bancários, faz um boletim de ocorrência, mas essas providências nem sempre são suficientes. Ao tentar abrir um crediário meses depois a vítima descobre que seu nome está sujo junto ao SCPC e Serasa. Os criminosos haviam tomado empréstimos em instituições financeiras, feito crediários e provocado outros prejuízos.

Veja algumas dicas para você evitar dor de cabeça, caso aconteça alguma ocorrência desse gênero: - Não assine a parte de trás dos cartões de crédito. Ao invés disso, escreva: Solicitar RG; - Nos cheques, não coloque seu endereço nem seu telefone residencial; - Tire cópias do conteúdo de sua carteira, principalmente, de documentos, cartões de crédito. Se você perder esses documentos, saberá quais são os números deles para cancelar. Mantenha as cópias em local seguro; - Mantenha também em lugar seguro os telefones das instituições de crédito que permitem fazer o cancelamento desses documentos; - Faça um boletim de ocorrência na jurisdição, onde seus cartões de crédito e outros documentos foram roubados; Ligue imediatamente para o SCPC (11) 3244-3030 e Serasa (11) 3373-7272. Peça para que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.

Aprenda a mexer com dinheiro: CREDIABC oferece curso de educação financeira Dinheiro é quase sempre uma complicação. Quando a família trata o orçamento doméstico de forma improvisada, o dinheiro desaparece e, justamente, na hora que as pessoas mais precisam dele. Como resolver essa questão? É possível aprender a organizar o orçamento familiar? Existe alguma técnica especial para isso? A resposta para todas essas perguntas é apenas uma: Sim. É possível

6

ter organização dentro de casa e administrar o orçamento da família, garantindo um bom gerenciamento do dinheiro que se ganha. A CREDIABC oferece aos cooperados um curso muito especial sobre Educação Financeira Pessoal. O curso é ministrado pela Galileo Consultoria Empresarial e Treinamento e vai apresentar matérias importantes e mostrar que é possível pôr fim àquela situação clássica de “falta salário,

CREDIABC MAIO 2010 www.crediabc.com.br

mas sobra mês”. O curso ensina planejamento financeiro (matrículas de escolas, presentes de Natal, aniversário e casamentos), controle de gastos fixos, redução de gastos desnecessários e investimento para atingir objetivos propostos. Os consultores da Galileo também mostram como se planejam os gastos do dia a dia, como se equilibra o orçamento familiar, a escolha da melhor compra, atrasos

e renegociação de dívidas. São passadas ainda informações sobre práticas de poupança e como criar hábitos financeiros saudáveis. Aguarde informações sobre como participar. É um curso especial, que vai fazer bem a muita gente, principalmente, para aquela dificuldade crônica de segurar gastos, equilibrar as contas de casa e fazer uma poupança. E o melhor de tudo: é grátis para associados da Cooperativa.


A diretora presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de São Bernardo do Campo, Vera Lúcia Sabatini, responde a dúvidas dos associados. Leia: Quais são as causas principais da inadimplência?

VERA LÚCIA SABATINI – Geralmente, a inadimplência do cooperado junto à CREDIABC ocorre no período de férias, na aposentadoria e, em muitos casos, durante a troca de matrículas. Dê um pulo aqui na Cooperativa e acerte a sua situação. Como ocorre a inadimplência nas férias?

plência. É sempre importante repetir: em caso de aposentadoria, entre em contato com a Cooperativa e venha fazer seu pagamento diretamente no caixa da CREDIABC. Dê um pulo aqui na Cooperativa e acerte a sua situação. No caso da troca de matrículas, o que acontece para o funcionário tornar-se inadimplente?

VERA – Por exemplo, ao sair de férias, o funcionário municipal recebe aquele adiantamento respectivo e esquece que o desconto da CREDIABC irá ocorrer no mês seguinte, quando não há salário correspondente, porque o adiantamento das férias já foi feito. Desta forma, o desconto da Cooperativa não encontra valor suficiente para cobri-lo, por isso o associado torna-se inadimplente. Dê um pulo aqui na Cooperativa e acerte a sua situação.

VERA – Muitas vezes ocorre o seguinte: o cooperado tem duas matrículas. Vamos dar o exemplo de um professor que é efetivo no período matutino e, CLT, no vespertino. Ele é demitido e sai – apenas – da CLT. Ele continua trabalhando normalmente como efetivo. Só que, ao sair da CLT, onde ele tinha matrícula na CREDIABC, fica inadimplente. Dê um pulo aqui na Cooperativa e acerte a sua situação.

E na aposentadoria? Como ocorre a inadimplência?

VERA – Pois é, em muitos casos, ele aparece aqui na Cooperativa e reclama: “Mas como eu posso estar inadimplente? Eu não saí da Cooperativa”. Então, o conselho que a gente dá para esse pessoal, que tem duas matrículas, é este: evite problemas na sua troca de matrícula. Dê um pulo aqui na Cooperativa e acerte a sua situação.

VERA – É uma situação parecida com as férias. Entre a saída das funções e a entrada na aposentadoria, ocorre um lapso de tempo, que pode fazer com que o desconto da Cooperativa seja feito, sem cobertura de fundos, ocorrendo, então, a inadim-

Ele sabe que está inadimplente?

7


Conheça nossos parceiros e os descontos exclusivos para os cooperados Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Center Ótica

Rua Marechal Deodoro, 2.132, Centro, São Bernardo do Campo, telefone: 4335-0774

Espaço Brasil Informática

Móveis Tefran

Papelaria dos Estudantes Rua Nemer Feres Rahall, 400, Ferrazópolis, São Bernardo do Campo, telefone: 4127- 0099

www.sony.com.br - descontos de até 13% sobre os produtos oferecidos no site

Mariah

Salão de Beleza Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Rua José Bonifácio, 590, Centro, São Bernardo do Campo, telefone: 11 4127-1839

Shopping ABC Plaza - Avenida Industrial, 600, loja 337, Centro, Santo André, telefone: 4979-5006

Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Rua Giacinto Tognato, 521, Baeta Neves, São Bernardo do Campo, telefone: 2534-8055

Todas as unidades e Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão

Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Rua Jurubatuba, 336/40, Centro, São Bernardo do Campo, telefone: 4337-5957

Avenida Pereira Barreto, 2.444, São Bernardo do Campo, telefone: 3636-2600

Rua Odeon, 150, Vila Alcântara, São Bernardo do Campo, telefone: 4335-5070

Colégio Palestra

Tabela de notebooks e computadores encontram-se na CREDIABC, rua Pedro Mansueto Bechelli, 27, Vila Nova Fortuna, Ribeirão Pires, telefone: 4827-7367

Compra de produtos e tabela de valores consulte a CREDIABC ou ligue (11) 4330-9305

www.thegameshop.com.br - descontos de até 10% sobre os produtos oferecidos no site ou ligue (11) 4221-9461

Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC

Compra de produtos e tabela de valores deverão ser consultadas na CREDIABC


Informativo CREDIABC Maio 2010