Issuu on Google+

J e t o s r nal E ' D Jornal do Projecto Escolhe Vilar, Projecto do Programa Escolhas Rua de Vila d'Este lote 73 n275 4430-569 Vilar de Andorinho

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter. Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.

Visto que decorreu a feria medieval, tal como noticiamos mais a frente, decidimos um tema especial para esta edição que imita jornais e publicações antigas. esta edição foi feita em conjunto de Maio e Junho pelo qual está recheada de noticias, incuindo os já tipicos passatempos, adivinhas poesias, etc.... Esperamos que gostem!!!!


São João O São João do Porto é uma festa popular, de origem pagã, que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em Portugal. Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam, o que é bastante desagradável. Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo-deartifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo-de-artifício chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver. Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes. A festa dura até às três ou quatro horas da madrugada, quando a maior parte das pessoas regressa a casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.


Festas São Joaninas Na festa São Joaninas em Vila D Este telhem duas lojinhas onde tem variadas coisas tipo chapéus, brincos e muitas outras coisas. Também telhem carrinhos para os grandes e para os pequenos. E Aida tem um palco para as pessoas mais adultas dançarem e ouvirem musica. A festa tem duas carrinhas de farturas. A festa e muito fixe. Começou dia 6/6/09 e acaba dia 28/6/09.

O dia das limpezas no projecto escolhe vilar Depois de se ter carregado os móveis começamos as limpezas mo projecto escolhe vilar. Foi um dia muito cansativo em que limpamos e arrumamos o projecto inteiro. Da parte da manha começamos por limpar o material informático e a sala de artes plásticas. Paramos para ir almoçar e por volta das 13:30h voltamos ao trabalho. Á tarde começamos por montar a sala da informática e a sala de artes! Durou praticamente a tarde inteira mas lá conseguimos. Ao fim da tarde por volta das 18:30h começamos a limpar o chão e as casas de banho. Eram 19:00 acabamos o trabalho Assim no dia 25 o projecto Escolhe Vilar ficou com um novo aspecto para melhor


Tambores na noite No dia 31 de Março a noite alguns jovens do projecto escolhe vilar foram ao Teatro Nacional de São João no porto ver uma pesa de teatro chamada Tambores na noite. Os jovens saíram do projecto as 20:30 com direcção ao teatro quando chegamos ao Porto fomos levantar os bilhetes, depois fomos dar uma pequena volta a conhecer um pouco mais da cidade do porto! Depois as 21:30 fomos para o teatro assistir a pesa foi uma pesa muito engraçada que conta a historia de uma rapariga que estava noiva e que seu noivo desapareceu no meio da guerra! Passados alguns anos de sofrimento pela perda do seu noivo, consegui voltar a apaixonarse e ficar noiva só que na noite em que ela fica noiva o seu ex-noivo aparece querendo reconquistar a sua exnoiva!

Dia Do Rugby 2009 No dia 31 de Março foi proposta a actividade de rugby no complexo desportivo de campanha . Por volta das 9h30 os jovens foram levados para o local e foram propostas a actividade do rugby, futebol.. Os jovens divertiram se e ao 12h30 paramos para almoçar . O almoço demorou ate as 14h , e os jovens continuaram os desportos propostos e ao fim da tarde foi dado um lanche para os jovens e depois um jogo “caça ao ovo” onde se divertiram muito. Após isso os jovens foram levados para o projecto e para casa .


Visita ao parque da Lavandeira Recentemente realizamos uma visita ao parque da Lavandeira, e os jovens foram propostos a brincar no Parque a seu bem interesse. A visita durou a tarde toda e os miúdos gostaram muito ! Ficamos no Parque até ao fim da tarde. Gostei muito da visita ao parque da Lavandeira

Dia Mundial da Criança No dia 1 de Junho dia mundial da criança no projecto Escolhe Vilar junto com o Agir XXI fizemos actividades ao ar livre muitos jogos com muita diversão e alegria por ser um dia especial para todas as crianças depois de tanta diversão tivemos um lanche onde para repor as energias depois tivemos outra actividade mais calma foi procurar porque que o dia mundial da criança e no dia 1 de Junho!


Assalto ao Projecto Escolhe vilar Ultimamente tem ávido muitos assaltos na urbanização de vila d este. Infelizmente o no projecto escolhe vilar foi uma das vitimas dos assaltos. Perdemos muitos bens essenciais para nosso Project que foram os seguintes: A televisão de ecrã plasma, O leitor de DVD e ainda uns dos computadores do cid@net. A policia já esta a resolver o caso Aguardamos que voltemos ater os nossos bens

Sessão APF

Sexualidade e Drogas

Foi realizado uma sessão de sexualidade e drogas pela parte do APF , e muitos jovens decidiram participar nesta sessão . Na sessão consistiu obter o máximo conhecimento possível de o quanto os jovens estão informados acerca de doenças e problemas que podem causar as drogas.


Feira Medieval Nos dias 12, 13 e 14 de Junho no recinto do conde em vilar de Andorinho deu-se mais uma Feira medieval! Este ano a feira teve tanto sucesso que um jornal Gaiense publicou uma notícia a dizer que a feira medieval de vilar de Andorinho teve 25 mil Visitantes. Na feira medieval de este ano foi totalmente diferente este ano não houve musica como no ano passado este ano na feira não tinha o palco mas tínhamos uns senhores vestidos a rigor a cantar a dançar pela feira, fazendo malabarismo lançar fogo e.t.c… Este ano também havia barracas onde podia-mos comer alguns pratos confeccionados pelos donos das barracas as barracas era distribuídas por algumas associações da localidade também havia barracas de artesanato também havia uma barraca dedicada ao rei da localidade onde foi feito um almoço nas 2 entradas para a feira havia atracões numa delas havia um pelourinho onde no primeiro dia foi feito lá uma espécie de cerimonia e na outra entrada havia uma tenda onde avia musica onde as pessoas podiam-se sentar e descontrair ao som da musica! E também ouve um torneio a cavalo a festa foi divertida e animada havia muitas atracções como aves de rapina e venda de "escravos".

Olhar Fixamente para a Imagem


Receitas Gelado de Bolacha • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO • 2 PACOTES DE NATAS • 10 BOLACHAS (MARIA OU FILIPINOS) Preparação Bater as natas e juntar lhes gradualmente o leite condensado. A mistura deve ficar cremosa e não liquida. Juntar a bolacha(que não deve estar muito fina), guardar alguma parte, mexa tudo muito bem e leve ao congelador ate servir.

bolo morno de cacau • 180 g de manteiga amolecida + manteiga para a forma • 180 g de açúcar • 180 g de farinha peneirada + farinha para a forma • 3 ovos • colher de café de fermento em pó • 1 pitada de sal • 15 cl de leite gordo • 4 colheres de sopa de cacau Preparação Pré aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela bata a manteiga com uma batedeira eléctrica e junte o açúcar pouco a pouco, até obter um creme branco e fofo. Junte os ovos um de cada vez, batendo sempre. Junte a farinha, o fermento e o sal e bata bem. Deite o leite na massa pouco a pouco, batendo. Junte o cacau. Barre e polvilhe com farinha uma forma de bolo de 1 litro. Deite a massa na forma e leve ao foro durante 40 minutos. Depois de pronto, vire o bolo para cima de uma grelha. Deixe arrefecer, e sirva cortado em fatias.


Poemas A Primavera é linda, Os passarinhos cantam, Tudo anda feliz, As pessoas andam contentes E em harmonia. Na primavera anda a paz no ar.

A Natureza acordou Com as aves a chilrear Com o sol a aquecer E os meninos a brincar. Andam perfumes no ar De pinheiros e de flores. Os campos vestem-se de verde De verde com outras cores. São horas das andorinhas Voltarem a Portugal. Os ninhos estão à espera Do cantinho do beiral.

Meu querido, São João, És um santo popular, Traz teu arco e teu balão, Vem com o povo dançar. Alho-porro e manjerico, Em manhãs de orvalhadas, Nasce o sol e é bonito, Vão-se as moças bem cansadas.


Anedotas Empregado: Conversa entre o empregado e o chefe: - Chefe, os nossos arquivos estão a abarrotar, posso deitar fora os que têm mais de 10 anos? – Sim, mas antes tira uma cópia de tudo. Na piscina do clube: À beira da Piscina do clube, quatro pais conversam sobre seus filhos: - Eu tenho cinco garotos, uma equipa completa de basquet - gaba-se o primeiro. - Pois eu tenho seis, dá para formar uma equipa de volei rebate o segundo. - Grande coisa: com os onze que eu tenho lá em casa, formo um equipa de futebol exagera o terceiro. Em seguida um deles se volta para o quarto homem, que continua quieto em seu canto: - E você, quantos filhos tem? - Filho, nenhum. Mas mulheres, tenho dezoito, um campo de golfe oficial. Canibais: O canibal vai numa viagem de cruzeiro. O criado de mesa vem ao pé dele e pergunta: - Deseja ver a Ementa? - Não, dê-me antes a lista de passageiros.

Palavras Cruzadas 1º Utilizado pelas avelhas para fazer o mel 2º Conjunto das forças que obram no Universo. 3º Nome da namorada do pato Donald 4º Bem-me-quer, muito pouco ou nada 5º Tem 7 cores e só aparece quando esta sol e chuva 6º Planta lenhosa que pode atingir grandes alturas e cujo tronco se ramifica na parte superior; 7º Serve para enfeitar jarras. 8º Quando chega o verão estamos sempre com muito....... 9º Uma ave que voa para os sítios mais quentes e aparece na primavera


Sopa de Letras 10 palavras relacionadas com Comida

Adivinhas 1 Enigmas e Adivinhas: As idades dos meus amigos O meu amigo Ricardo, é um grande matemático. Tem dois filhos: o Filipe e a Fátima. O relato que se segue aconteceu em 1999. O Ricardo chegou perto de mim e disse-me: Já reparaste: se ao cubo da minha idade subtrairmos o quadrado da idade do meu irmão, obtemos o ano em que o meu pai nasceu. Fiz as contas e confirmei a afirmação Que idade têm os meus amigos (Ricardo, Filipe e Fátima)?

2 Enigmas e Adivinhas: Os dois mísseis Dois mísseis estão separados por 41.620 quilómetros e apontados directamente um para o outro. Um está a viajar a uma velocidade de 38.000 km/h e o outro, a 22.000 km/h. Qual a distância entre os mísseis, um minuto antes da colisão?


3 Será que vai chover? Olha para o céu e verás Uma menina que te diz Se bom ou mau tempo terás. Quem sou?

5 Eu corro, não tenho pernas; Assobio, não tenho boca; Mas nunca ninguém me viu, E tenho bastante força.

7 Quem é o maltês Que te bate na cara, Nem o apalpas nem o vês?

9 Fria e alvinha Cobre todo o chão. O mar e os rios Ela não cobre, não!

4 Quem vem lá Com muito frio, vento e chuva? Quem será o descarado e manhoso? Quem será que traz geada, neve e bruma? Quem será?...

6 Ora escuras, ora alvas, às vezes esfarrapadas, Se começam a chorar Deixam as terras molhadas.

8 Voa sem asas, Assobia sem boca. Pode ser furacão, Tu não adivinhas, não!

Soluções


Soluções das Adivinhas

Os primeiros números nessas condições são: 13 (cubo = 2197) 14 (cubo = 2744) 15 (cubo = 3375) Vamos lá analisar as possibilidades: 1) Filipe com 15 anos A única hipótese admissível para a idade do Vasco é 38, cujo quadrado é 1444. O Pai teria nascido em 3375 - 1444 =1931. A sua idade seria 68 anos e já estaria reformado ou muito perto da reforma. Impossível. 2) Filipe com 14 anos Se a Fátima tiver 29 anos: 2744 - 841 = 1903 Impossível, o pai teria 96 anos e já há muito que estaria na reforma. Se a Fátima tiver 28 anos: 2744 - 784 = 1960 O pai teria hoje 39 anos mas teria 11 anos quando o Filipe nasceu (impossível). 3) Fátima com 13 anos Se o Filipe tiver 15 anos: 2197-225 = 1972 O pai teria hoje 27 anos e 12 quando a Fátima nasceu. Impossível. Se o Filipe tiver 16 anos: 2197 - 256 Diferente de 1941 O pai tem 58 anos e tinha 42 quando o Filipe nasceu. Tudo ok. Conclusão: O Ricardo tem 58 anos, o Filipe 16 e a Fátima 13.

2 Um minuto antes de colidirem, os mísseis estão separados por 1000 quilómetros. O míssil à esquerda está a viajar a uma velocidade de 38.000 km/h, enquanto o da direita vai a 22.000 km/h. A velocidade relativa é 60.000 km/h. Já que há 60 minutos numa hora, a velocidade é de 1.000 quilómetros por minuto. Assim, um minuto antes de colidirem, eles devem estar a 1.000 quilómetros de distância um do outro. 3

É a nuvem.

4

É o Inverno, esse teimoso!

5

Sou o vento.

6

Somos as nuvens.

7

É o vento.

8

É o vento.

9

É a neve.


Desenho para Colorir


D'Este Jornal Junho 2009