Page 1

D’Este Jornal Projecto Escolhe Vilar Te rce ira Friday, July 2, 2010

e! çã o


Indice 1 - Edital 2 - Notícias 3 - Notícias 4 - Notícias Neste primeiro jornal de verão do Escolhe Vilar falamos dos temas relacionados com os meses de Maio e Junho. Um jornal bem recheado, já que neste período decorreu a marcha contra a fome, o dia mundial da criança a Feira Medieval, os tipicos passeios, entre outros. Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter. Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul. Esperamos que gostem!!!!

Friday, July 2, 2010

5 - Historia 6 - Receitas 7 -Diversão 8 - Colagens


DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NO E.V. No Dia Mundial da criança a partir das 14h da tarde foi celebrado o Dia Mundial da Criança.     Foram várias as actividades em que crianças e jovens estiveram envolvidas toda a tarde, como jogos populares ao ar livre, visualização de filmes de animação, karaoke, torneio de Colin Mcrae Ralli 4, pinturas faciais, modelagem com balões, artes plásticas, debates sobre o significado do dia comemorado e discussão dos Direitos da Crianças.Durante a tarde e porque um dia não são dias, foram distribuídas guloseimas por todos assim como um lanche.       Estiveram presentes nestas actividades 74 crianças e jovens faseadamente.Foi mais um grande dia no Escolhe Vilar.

Friday, July 2, 2010


Sessão de esclarecimento sobre higiene e cuidados de saúde primários no Escolhe Vilar!!! No dia 17 de Maio de 2010, o projecto Escolhe Vilar em parceria com o Hospital de Vila Nova de Gaia Espinho realizou uma sessão de esclarecimentos sobre Higiene e Cuidados de Saúde Primários. Esta sessão contou com a presença de 6 enfermeiro do Centro Hospitalar que além de passarem um filme de animação sobre o tema, realizaram vários jogos interactivos com as crianças e jovens promovendo a aprendizagem e o debate deste assunto de uma forma lúdica e divertida. Posteriormente todos aprenderam como lavar as mão correctamente recorrendo à ajuda de uma máquina de ultravioletas em que se identificavam as zonas em que as mãos não tinham sido limpas correctamente. No final foi passado um certificado de participação às 39 crianças e jovens que participaram nesta actividade.

MARCHA CONTRA A FOME PORTO 2010 No Dia 6 de Junho foi a Marcha Contra a Fome 2010, alguns jovens e técnicos do Escolhe Vilar participaram junto de mais pessoas da Coordenação e de outros projectos. Na secção de vídeos podem ver a reportagem da SIC, onde apareço eu e o Fabio Santos a dar uma entrevista sobre a nossa participação, um dia magnifico onde nos divertimos a ajudar.

Friday, July 2, 2010


FEIRA MEDIAVAL DE VILAR DE ANDORINHO Durante os dias 11, 12 e 13 de Junho, decorreu a feira medieval de Vilar de Andorinho. Uma festa muito interessante, que nos dá a oportunidade de ver como se vivia antigamente. Entre outras coisas, o comercio, a comida, as danças, os empregos, etc..    Uns dias muito divertidos que nos transportaram temporariamente para outra época onde aprendemos e divertimos muito. FANTÁSTICO DIA NO PARQUE AQUÁTICO!! Fantástico dia no parque aquático, no dia 25 de Junho, um grupo de 14 jovens que tiveram mais sucesso escolar, passou o dia no Parque Aquático de Amarante.      Para a maioria foi uma novidade e uma experiência fabulosa, além de alguns escaldões.      Grandes actividades neste projecto, o melhor projecto do mundo ;) .

Friday, July 2, 2010


Como começou o dia mundial da criança?

A Beleza de Uma Criança João Filipe Ferreira Como é lindo um sorriso numa criança O seu olhar brilhante E sua alma cheia de esperança Numa vida radiante. Como é lindo a sua inocência A sua bondade e o seu divertimento À media que vai ganhando experiência Nesta vida que voa ao ritmo do vento. Como é lindo vê-la crescer Sempre, mas sempre a brincar Sem nunca deixar de aprender O que mais tarde terá que ensinar. Como é lindo ouvir o seu falar Calmo, suave e inocente Ao nos contar o que acabou de sonhar, Sempre com uma alegria fluente. Como é lindo tudo isto existir E nos encher o coração de esperança Que um novo futuro virá a sorrir, E com ele a felicidade de uma criança.

Friday, July 2, 2010

O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa e Oriente , entraram em crise. As populações destes países viviam muito mal, em especial as crianças. Os adultos estavam preocupados em retornar a sua vida cotidiana normal, relegando a educação a último plano. Muitos ficaram órfãos, havia muita fome, e condições desumanas de sobrevivencia, e muitos que tinham ainda seus pais vivos tiveram de ir trabalhar pesado para contribuir para o sustento da família. Foi quando em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar  mudar esta situação, deu-se então o surgimento da UNICEF que é conhecida mundialmente  pelo que faz pelas crianças em todo o mundo! Apesar de todos os esforços na altura, ainda era difícil fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças, então em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propos a ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950.A ONU  reconheceu desde então que qualquer criança, independentemente da raça, cor, sexo, o direito a: -  amor e compreensão; - alimentação; - cuidados médicos; - educação ; - protecção contra todas as formas de exploração; - crescer num clima de Paz . Em 20 de Novembro de 1959, foi passado estes direitos para o papel e então foi legalmente aprovado a "Declaração dos Direitos das Crianças", foi um reconhecimento muito importante; embora nem sempre sejam cumpridos. Esta Declaração trata-se de uma lista de 10 principios. Em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento com um conjunto de leis para protecção dos mais; e em 1990 tornou-se lei internacional.

A criança é pai do homem


Receitas O São João começa quando se começa a assar as sardinhas, o entrecosto, e o pimento. Acompanhado por batatas cozidas ou broa de milho e a acompanhar uma salada de pimento com cebola. Como um prato de sopa é indispensável nas refeições no são João e como tradição comer Caldo Verde com algum chouriço para dar paladar a sopa. Depois de jantar de jantar lançar uns balões de São João e pegar no martelo "Plástico" para dar umas boas marteladas...

Comer e coçar, o mal é começar.

Friday, July 2, 2010

Guardado está o bocado para quem o há-de comer. CALDO VERDE Ingredientes: batata (ai umas 6) cebola (1 grande) alho (vários dentes de alho) alho francês (1) couve de caldo verde já cortada fininha chouriço sal q.b azeite q.b Preparação: Volocar um tacho ao lume e colocar as batatas partidas, uma cebola gradinha cortada alho francês e dentes de alho e pitada de sal! Deixar tudo cozer (truque, juntar aqui as chouriças já! assim vai cozendo e largando sabor!) quando tudo estiver cozido retirar as chouriças da panela (convem saber quantas rodelas se pôs!) e passar a varinha ate ficar puré!! voltar a deitar lã dentro as chouriças. Colocar as couves e deixar cozer... Provar a ver como esta de sal! após estar cozidas as couves, coloquei um fio de azeite e esta feito.


Adivinhas Rir é o melhor remédio.

1 - Qual é coisa, qual é ela, que enche uma casa, mas não uma mão? 3 - O que será, que será, que o livro de Português  disse ao livro de Matemática?

2 - Uma meia meia feita, outra meia por fazer, digam lá, se conseguirem, quantas meias vêm a ser?

Definições de Humor: 4 - Qual será, qual será, o céu que nunca tem estrelas?

5 - Qual é coisa, qual é ela,      que nunca está no princípio e nunca está no fim?

6 - Quando será que se pode entrar sem perigo na jaula de um leão?

7 - Como será, como será, que se chama a um cão com muita febre?

O último a rir é o que ri melhor.

Friday, July 2, 2010

◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦

O humor é o bom estado de espírito associado a capacidade do ser humano de achar o ridículo engraçado Humor é fazer cócegas ao cérebro. Humor é um mar de risos que afoga a dor. Humor é levar o ridículo ao extremo em prol do sorriso dos outros. Humor é a forma que o cérebro humano tem de achar engraçado o ridículo de maneira a tentar esquecer o stress do dia-a-dia. O humor é poder mostrar aos outros a sua capacidade de numa certa altura revelar o seu bom estado de espírito. Humor é a capacidade de rir e de fazer rir. Humor é o sorriso da alma. Humor é rirmo-nos dos nossos disparates.

Soluções : 1 - O BOTÃO

2 - MEIA MEIA 3 - TU TENS BUÉ DE PROBLEMAS 4 - O céu da boca 5 - O MEIO 6 - Quando está vazia 7 - CACHORRO QUENTE


Jornal do escolhe vilar realizado pelos jovens no CID@NET

Friday, July 2, 2010


Friday, July 2, 2010

D'Este Jornal  

D'Este Jornal, jornal do Escolhe Vilar, projecto do Programa Escolhas