Page 1


Equipa Técnica : Coorde nadora : Cláud ia Fons Monito eca r Cid@ Net: Pa ulo Sar Psicólo aiva ga: Sus ana Lo urenço

Técnicos: Socióloga: Andreia Liliana Fonseca Assistente Social: Susana Carvalho Assistente Social: Fátima Maravilha Professor Ed. Física: Bruno Lacerda

O QUE FAZEMOS?!


Jogo do Boccia A palavra BOCCIA deriva do latim Bottia, que significa bola. Esta

modalidade

desportiva

foi

adaptada com sucesso à população com deficiência motora, sendo introduzida em Portugal, em 1983, durante um curso organizado pela APPC, em estreita colaboração com a CP – ISRA. Em Fevereiro de 1984 foi realizado o I Campeonato Nacional para a PC, que integrou o Boccia pela primeira vez no calendário nacional de competições. A partir desta data, esta modalidade cresce em Portugal, com a realização de provas a nível local, regional e nacional. As vertentes do jogo vão do lazer e recreação até ao mais alto nível de competição, estando, neste âmbito, reconhecido pelas entidades oficiais a nível mundial. O Projecto “Escolhas D’Ouro” com vista à promoção do relacionamento


Carnaval no Escolhas D`Ouro

Carnaval E porque não “brincar ao Carnaval” e ter a liberdade de nos podermos mascarar de uma outra coisa qualquer?! O simples colocar de máscara transporta-nos para um mundo de fantasia e de “faz-de-conta”, possibilita-nos, por um dia, sermos aquilo que o nosso imaginário quiser ser. Por um dia, podemos ser a personagem que mais gostamos, podemos ser o “Homem-aranha” ou a “bela adormecida”, podemos pintar a cara com cores alegres e atirar confetis para a rua, podemos dançar as músicas mais animadas ou, simplesmente, podemos criar uma máscara, ao nosso gosto, e cobrir a cara com ela! É divertido brincar ao Carnaval!!!


Programa de Educação Parental

PEP E ante s de c ada se em fa ssão o mília! jantar !!

D s a lh o c “Es ce…. o N te n o ac

” o r u

’O

O Primeiro Programa de Educação Parental, no Concelho de Lamego, com doze famílias, em doze sessões. O PEP pretende essencialmente: aumentar as relações entre pais e filhos desenvolvendo estratégias que reduzam o mau comportamento da criança em casa, na escola e com os colegas; promover o bem-estar emocional da criança e do jovem em contexto escolar e familiar; promover junto dos pais o maior conhecimento sobre a educação; dar apoio aos pais para conhecerem e compreenderem o desenvolvimento e aprendizagem dos filhos.


Comemoração do Dia Mundial da Árvore Dia da Árvore Se percebermos o significado da Árvore, percebemos a importância que ela tem para a vida de cada um de nós! O engraçado deste dia foi ter-nos sido cedida a possibilidade de sermos nós próprias a ter o gosto e a responsabilidade de plantar uma árvore no nosso jardim. No dia 21 de Março de 2011, ao fim do dia, plantámos duas “Caneleiras” no jardim do Lar da Nossa Senhora Remédios, na Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Abrimos duas covas, com a profundidade suficiente para permitirmos dar estabilidade às árvores e, com ajuda de todas as meninas, efectuámos a sua plantação! No final, regámos bastante e comprometemo-nos de que seriamos nós as responsáveis por aqueles dois novos seres vivos. Ainda não têm nome, mas estamos a tratar disso!!!


p o h s k r o W

a ç n a d e d VAMOS ABANAR O ESQUELETO!!!

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao Deus Osíris. O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos.

..

SA

S BIA

. QUE

Na Grécia Clássica, a dança era frequentemente vinculada os jogos, em especial aos olímpicos. A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de senti-


Jogar é algo muito especial. Com o jogo vivemos situações de “faz de conta” e damos “asas” à nossa imaginação. Os jogos de movimento podem ser utilizados como meio de desenvolvimento das capacidades individuais, sociais e criativas de cada criança. No que diz respeito aos jogos tradicionais, estes variam de região para região e possuem um significado de natureza mágico-religiosa. Este jogos são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam -nos à sua maneira de ser e de viver. Desta forma se explicam as variantes de um mesmo jogo (como exemplo, em Portugal existem registadas mais de cinquenta variantes do conhecido Jogo da Malha). Os jogos tradicionais são criados pelos seus praticantes a partir do reportório dos mais velhos e adaptados às características do local. A denominação de cada um deles evoca por si mesma as suas características e regras principais.

JOG

OS

TRA DIC

ION

AIS


DI

E Ã M A D A

Mãe, são três letras apenas. As desse nome bendito também o Céu tem três letras e nelas cabem o infinito. (Mário Quintana)

MÃE TU ÉS A MINHA ESCOLHA!


Páscoa A Páscoa A Páscoa quer dizer um começo de uma nova vida. Os padres vão às nossas casas para as pessoas verem Jesus. Os símbolos da Páscoa são: os ovos, o coelho da Páscoa e a Quaresma. O Ovo é o símbolo de uma vida nova; o coelho, o símbolo da fertilidade e, a Quaresma são os quarenta dias de preparação para a festa da Páscoa. Quando a Páscoa vem as crianças começam a pensar nos ovos de chocolate, nos coelhinhos, em doces… A Páscoa para mim é a melhor festa, porque o Jesus vai ás nossas casas, vemos procissões e comemos ovos de chocolate. Maria Alexandra dos Santos Teixeira 4ªC


ÁGUA: O PRINCIPAL RECURSO DA VIDA TERRESTRE Há muitas formas de poupar água em casa:  Opte pelo duche e feche a torneira enquanto se estiver a ensaboar;  Encha o lava-loiças com água e detergente para lavar toda a loiça;  Antes de lavar a loiça, coloque as peças mais sujas de molho;  Prefira o duche ao banho de imersão, seja rápido com a torneira aberta;  Enquanto a água do duche aquece, aproveite para encher um balde que poderá utilizar mais tarde;  Feche a torneira enquanto se ensaboa no banho;  Feche a torneira enquanto lava os dentes. Use um copo com água para bochechar;  Encha metade do lavatório com água para fazer a barba e feche a torneira enquanto se barbeia;  Coloque uma garrafa com areia no reservatório do autoclismo para que este gaste menos água para encher após cada descarga;  Evite torneiras a pingar;  Guarde a água de lavar frutas e legumes para regar as suas plantas;  Regue o jardim ao amanhecer ou ao final do dia para evitar a maior evaporação de água;  Coloque um reservatório para água no seu jardim, onde poderá armazenar água da chuva para outras utilizações.


Actividades


Descobre as diferenรงas

Jornal Escolhas D`Ouro  

Jornal Escolhas D`Ouro Nº3, Lamego

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you