Page 1


Entrevista - Hugo Freitas

Agradecimenos Ficha TĂŠcnica Editorial

Noticias Breves

Torneio

Top de Musica

14 Internet Segura

Cinema

Capa Tempos Livres

Indice

Atividades de Natal

Fotos do MĂŞs


Agradecimentos No mês de Dezembro queremos agradecer ao Pai Natal, que veio ao Escolhas trazer as prendas, tão merecidas. À PSP, pelo convite para o espetaculo que decorreu no Centro Culturtal. À ADRIP por nunca se esquecer de nós nas suas actividades. E um agradecimento muito especial ao Amigo Secreto, que fez desde Natal o melhor de todos, quando nos ofereceu uma playstation 2! Ao sr. Luis Cardoso, por ter vindo ajudar-nos com a horta e jardim. Muito obrigado a todos aqueles que colaboraram com Escolhas durante o ano de 2011 e que de alguma forma fizeram possivel todas estas nossas actividades.

Nesta edição do jornal os jornalistas arregaçaram as mangas, pegaram em papel reciclado, revistas e jornais velhos, cola e tesouras e meteram-se mãos à obra. Esta edição do jornal Escolhas Vivas de Dezembro de 2011 é portanto uma versao especial diferente das restantes, porque a sua paginação foi feita manualmente e não no computador, como habitualmente. Quando pensamos em Dezembro, pensamos em Natal, ferias, prendas, doces, escolhas de manhã e de tarde, actividades lúdicas e na festa de fim de ano, etc... e o nosso Dezembro foi cheio de tudo isso e de muita alegria.

TEL: MORADA:

BLOG: YOUTUBE:

EMAIL:

FACEBOOK: ISSUU:


G

O OO

! ! ! LO


The Gift of Life

I just had a moment,

Nothing is impossible,

That made me realize that in my life

You have to give attention to the signs.

I had everything,

But you are stronger,

and I dont need nothing else

With every problems that you been to.

Refrão 2x I can go! (Wherever i do wanna go)

Learn with your mistakes and just be cool with.

I can see! (What in the world was made for me)

Dont let nobody say that you cant do it,

I can save the world tonight!

And make everybody see the gift of your life!

I can see the gift of life!

Repete Refrão 2x

A Dádiva da Vida Eu apenas tive um momento, Isso me fez perceber que na minha vida Eu tinha tudo, E eu não preciso de mais nada Refrão 2x Eu posso ir! (Onde quer que eu quero ir) Eu posso ver! (O que no mundo foi feito por mim) Eu posso salvar o mundo esta noite! Eu posso ver o dom da vida! Nada é impossível, Você tem que dar atenção aos sinais. Mas você é mais forte, Com todos os problemas que você esteve. Aprenda com seus erros e ser apenas legal com. Não deixe ninguém dizer que você não pode fazê-lo, E fazer todo mundo ver o dom de sua vida! Repete Refrão 2x


Chovem Almondegas No dia 21 de Dezembro de manhã realizou-se no Escolhas Vivas uma sessão de cinema.O filme chamavase Chovem Almôndegas,e essa história fala sobre um menino que queria ser cientista.Tornou-se famoso porque inventou uma máquina que transformava água em comida.Numa cidade onde só se comia sardinhas o Presidente resolveu planear uma festa só sobre sardinhas e ele,estragou a festa com a sua nova máquina que voou pelos ares.

Durante o mês de Dezembro, aproveitamos as ferias do Natal para fazer duas sessões de cinema no Escolhas Vivas. Vimos o filme Chove Almondegas e o Alfa e Omega, são dois filmes muito giros, o primeiro é muito cómico, é sobre um rapaz que é cientista e inventa uma maquina de fazer chover comida do céu. O filme do Alfa e Omega é sobre duas matilhas de lobos inimigas, e dois lobos que se apaixonam apesar de não serem rivais. Além desses dois filmes tão giros o pai natal ainda nós deu a oportunidade de ir ao cinema!!! No dia 26 de Dezembro o Escolhas Vivas foi à Tavira ao centro comercial Gran Plaza ver o filme Alvin e os Esquilos 3. Foi um dia muito divertido e o filme foi espectacular, aquele Alvin continua a fazer das suas. Esta actividade foi importante porque muitos das crianças e jovens que frequentam o projeto tiveram a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez.


Centro de Ciência Viva No dia 27 de Dezembro de 2011, ainda dentro do espírito natalício e na sequência das prendas de natal, o Escolhas Vivas foi a Tavira ao Centro de Ciência Viva. Fizemos a viagem de ida e volta de no comboio regional, foi uma viagem muito bonita. No centro de ciência viva, aprendemos como se cria a electricidade e como funciona, fizemos varias experiências para criar electricidade e aprendemos também o ciclo da água. Depois vimos insectos e outros animais ao microscópico.


No dia 7 de Dezembro de 2011, o Escolhas Vivas foi a inauguração da aldeia de natal. Lá havia: Trampolins, tubogans,insufláveis e a casa do Pai Natal. A inauguração decorreu na Praça Marquês de Pombal. Lá estava o Pai Natal na casa do Pai Natal, depois ele distribuiu rebuçados por todas as crianças que lá estavam, até aos bebés dava rebuçados de muitas cores: azuis, verdes, vermelhos, amarelos, cores de laranja, castanhos, etc. Texto de: Paulo Martins

O pai natal veio ao escolhas e deunos muitos presentes deu-nos: cargadores para os computadores, ratos para os computadores, uma playstation 2 com jogos de dragon ball, Devil May Cry, super herois, sabonetes para as mãos, doces, lapizes, canetas e também vimos um video dos star wars com as caras a dançar e houve um lanche muito grande com todos os eus amigos e do escolhas vivas. :) Texto de: Alexandre Sargento


Atelier de Trabalhos Manuais Ajudámos a preparar a decoração da Árvore de Natal de Cacela Velha que iremos ver no dia 11 de Dezembro (dia do Mercadinho de Inverno). Utilizámos como material embalagens TetraPak e com elas fizemos muitas letras, visto que o tema está relacionado com a poesia e com a campanha de recolha de livros.

Gala dos 10 do PE No dia 19 e 20 de Dezembro o grupo de flamenco do Escolhas Vivas foi convidado para ir a Sintra, ao Centro cultural Olga Cadaval, participar na Gala dos 10 do Programa Escolhas. O grupo atuou sozinho e em conjunto com um grupo músical chamado Odeo e Mel. Foi um dia muito especial pois neste dia, foi reconhecido o trabalho que este grupo tem desenvolvido ao longo dos anos.

Visita Cultural

Espetaculo da PSP

Aproveitámos uma bela tarde de sábado, para realizarmos uma visita até ao centro da cidade de Vila Real de Santo António comemos castanhas, tirámos fotos a monumentos, brincámos na Praça Marquês de Pombal... foi uma diversão!

No dia 20 de Dezembro o Escolhas Vivas, foi convidado pela PSP para ir ao Centro Cultural Assistir a um espetaculo, onde participou o Rancho de Vila Real de Santo António, a Banda e um coro de crianças e jovens. Foi uma tarde muito gira e por isso esperamos continuar a receber convites destes.

Educação Ambiental No dia 3 de dezembro, fizemos uma actividade no jardim do escolhas com a ajuda de um voluntário Luís Cardoso. Durante a manhã de sabado estiveram varias crianças e jovens envolvidos na actividade, que consitiu em arrancar as ervas, lavrar a terra, regar as flores e arvores do jardim e aprender alguns truques sobre como tratar a terra. Podemos ver o video sobre esta actividade no seguinte link


No sábado dia 19-10-11 houve um torneio de Puzzle Bobble ninguem ganhou, mas o Cristiano e o Ricardo ficaram enpatados. Foi muito fixe e engracado, o jogo joga -se com bolas de diversas cores e o objetivo é destroir as outras bolas, e cada nível que passamos fica mais difícil jogar. Texto de: André Emiliano


Fotos do MĂŞs!!!


Protege-te: E-mail Não abras ficheiros de origem suspeita; Tens o filtro anti-SPAM activado nas configurações do servidor de e-mail; Não corras programs de origem descunhecida; Não envies informações confidensional por e-mail. Chats Escolhe um nome de utilizador (username) que não revela informações pessoais; Evita preencher o campo dos dados no perfil; Não divulgues informações privadas a desconhecidos; Não abras ficheiros nem acendas às páginas de Internet enviadas por desconhecidos; Regista as sessões de conversação. Redes Sociais Não forneças inadvertidamente dados as pessoas; Não aceites pedidos de amizade se o conteúdos da página o deixar desconfortável; Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos; Não aceites conhecer os amigos virtuais passoalmente; Cuidado com as fotografias. Mais Informações http://www.internetsegur.pt htt://www.seguranet.pt/blog/ http://linhaalerta.internetsegura.pt/


Amor: Se pensas que este mês vais encontrar o amor da tua ida tira o cavalinho da chuva. Escola: Boas noticias este período em vez de 2 negativas vais ter o dobro. Amor: A/o tua/teu namorada/o contou a todos os teus amigos que ainda fazias cócó na calças. Escola: A tua professora de História vaite pedir ajunda ela está a ficar xexe. Amor: Este mês não sei quem é mais touro se tu ou a/o tua/teuo namorada/o. Escola: Vais ter sucesso se aprenderes a estudar.

Amor: Vais reconhecer o teu principe encantado porque vai ser gordo, feio e careca. Escola: És um cack em matemática, tens que começar a dar explicações aos teus colegas.

Amor: Todos sabemos que andas de lado... mas a tua/o namorada/o está a começar a ficar farta que também olhes para o lado quando passam raparigas bonitas. Escola: A escola não é um parque de diverções é melhor atinares.

Amor. Verás o teu principe transformace num sapo. Escola: Não sejas birrento como o paulinho e os teus professores vão darte melhores notas.

Amor: A seta do cupido vai acertar-te . Cuidado Escola: És o melhor da turma. Os professores adoram-te e s teus colegas detestam-te.

Amor: Este mês tas de molho, não há novidades. Escola: Chegou a hora de desmonsares que sabes mais que o abc....

Amor. Verás o teu principe transformace num sapo. Escola: Não sejas birrento como o paulinho e os teus professores vão darte melhores notas.

Amor. Verás o teu principe transformace num sapo. Escola: Não sejas birrento como o paulinho e os teus professores vão darte melhores notas.

Amor. Verás o teu principe transformace num sapo. Escola: Não sejas birrento como o paulinho e os teus professores vão darte melhores notas.

Amor. Verás o teu principe transformace num sapo. Escola: Não sejas birrento como o paulinho e os teus professores vão darte melhores notas.


Jornal Escolhas Vivas de Dezembro 2011  

Jornal Escolhas Vivas de Dezembro 2011