Issuu on Google+


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

Com o início do ano letivo recomeçam as Oficinas Desportivas. Vamos estar nas escolas básicas do 1º ciclo de Vilarinhos e Alportel aos sábados de manhã. À quarta-feira de tarde estamos no espaço Cid@Net e na também na escola básica do 1º ciclo de Alportel. Apareçam e venham divertir-se connosco.


Promover o sucesso escolar e a inclusão digital das crianças e jovens com maiores dificuldades de integração

E cá estamos nós para mais um empolgante ano letivo! O atelier de competências pessoais e sociais regressa com novas e divertidas atividades. Vamos estar na Escola Básica do 1º clico de Vilarinhos, Nº2 e na Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos, durante a semana. Aos Sábados à tarde no Espaço Jovem - Cid@Net, aparece! Bem! E o que é o Atelier? Ora o Atelier de Competências Pessoais e Sociais é um espaço (sala, ar livre, ….) onde vamos realizar muitas atividades divertidas para que possamos perceber o quanto somos capazes, importantes, únicos e especiais. Vamos avançar com alguns exemplos de atividades que realizamos: “ARRISCAR”; “Teatro da Estima”, “Adolescência – “Eu e os Outros?”; “O meu emblema”; “Sou único e especial”; “O mundo de …”, “Estafeta de elogios”; “Espalhar simpatia”, “Cubo dos Sentimentos”; “Eu consigo…”, entre muitas outras divertidas e fantásticas atividades. Agora que já sabes o que é o Atelier, toca a apanhar o teu lugar. Bom ano letivo 2012-2013.


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

Neste Verão decidimos, por unanimidade, visitar a KidZania. A escolha não foi fácil. Foram lançadas muitas propostas de atividades divertidas, identificados inúmeros locais para visitar, e muitas outras ideias, cheias de magia, surgiram. No entanto, após uma análise de todas as opções, a KidZania foi a eleita. O destino estava decidido e lá pusemos “mãos à obra”. Vendemos bolos, fizemos rifas e procurámos patrocinadores, para conseguirmos angariar o dinheiro que precisávamos. Conseguimos! Finalmente o dia chegou e pusemo-nos a caminho da KidZania. A viagem correu bem e gostámos particularmente da passagem pela Ponte Vasco da Gama, que é enorme. Alguns dos nossos colegas gostaram ainda mais, pois nunca lá tinham passado. Após 4 horas de viagem chegámos ao nosso destino, Dolce Vita Tejo, onde se encontra a famosa e tão aguardada KidZania.


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

Ao entrarmos na KidZania fomos logo trocar o nosso cheque por Kidzos para podermos conhecer as diferentes profissões. Pagámos para jogar futebol, fazer escalada, andar de autocarro, ir à discoteca, tirar a carta de condução e para andar de karting. Mas os Kidzos estavam a acabar-se e por isso tivemos que ir trabalhar, para o Macdonalds ou para a Pizza Hut, e até mesmo para a televisão, além disto fomos ainda policias, dentistas, construtores, escritores, médicos, bombeiros, agente de viagens, distribuidores de Coca Cola, operários de uma fábrica de reciclagem, etc. Para além de tudo isto ainda assistimos a uma peça de teatro “Rap do Capuchinho Vermelho”, a história foi um bocadinho diferente da versão original que conhecíamos, onde houve Rap e Hip Hop. Foi muito divertido. No final de todas estas maravilhosas experiências foi altura de tentar gastar os Kidzos que nos restavam na loja dos KidZus onde só entravam crianças. Que espetáculo! Depois foi a hora de voltar para o autocarro e iniciar a viagem de regresso. Foi uma aventura fantástica. Adorámos! Queremos voltar ao mundo dos KidZus!


Fonte Férrea

Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

A Oficina de Tempos Livres de Verão de 2012 foi o máximo. Fizemos várias atividades, em diferentes locais, como a Fonte Férrea e os Montes Marafados. De entre muitas atividades, em que participámos, podemos refrescar-nos nas piscinas e na praia, fizemos e praticamos agricultura biológica, divertimo-nos e aprendemos muito com as ciências divertidas, tivemos workshops diversos, jogámos muitos jogos e fizemos vários trabalhos manuais que envolviam pintar, recortar, colar, decorar, construir e escrever que não gostamos muito mas até foi giro porque criamos algumas histórias engraçadas. Mas enfim, palavras para quê, as imagens dizem tudo!!!


Fomentar o espĂ­rito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens sĂŁo-brasenses

Praia e Piscina


Montes marafados

Fomentar o espĂ­rito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens sĂŁo-brasenses

Workshops


Promover o sucesso escolar e a inclusão digital das crianças e jovens com maiores dificuldades de integração

Bem! com o fim das férias de verão começa a preocupação da preparação para o próximo ano letivo e precisamos de nos organizar. Então o @ventura dá uma ajudinha a todas as crianças e jovens do projeto com um magnífico kit regresso à escola. Este contém várias dicas, tais como: saberes gerir o teu tempo na escola, em casa, com os amigos, nas atividades do projeto, e noutras atividades diárias que tens. O kit vai estar disponível para todos no teu espaço Cid@Net e podes levá-lo contigo para casa. Bom estudo!


Os Países Baixos é um país da Europa Ocidental que constitui a maior parte do Reino dos Países Baixos. É uma monarquia constitucional democrática parlamentar. Os Países Baixos são banhados pelo Mar do Norte ao norte e a oeste, e fazem fronteira com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdão e a sede do governo é Haia. Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto. Junto com a Bélgica e com Luxemburgo, o país constitui a União Económica do Benelux.


Os Países Baixos são um país densamente povoado. É conhecido pelos seus moinhos de vento, túlipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social, tornando-se conhecido por uma política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. É um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, fator pelo qual possuí um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Europa e do mundo, segmentado na sua forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como educação, saúde e segurança de qualidade, garantidos a um nível máximo aos seus habitantes.

Moinhos de Vento

Túlipas

Cerâmica de Delft

Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão de fato abaixo do nível do mar. O ponto mais baixo, Nieuwerkerk aan den IJssel, perto de Roterdão, localiza-se a um nível de 6,76 m abaixo do nível do mar. O ponto mais alto ,Vallserberg, na fronteira sudeste, localiza-se a uma altitude de 321 m. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como pôlderes. O país é cheio de canais e o transporte fluvial torna-se um dos principais meios de exportação e importação. O país é dividido em duas partes principais pelos rios Reno (Rijn), Waal e Mosa (Maas). Os ventos predominantes no país são de sudoeste, o que causa um clima marítimo moderado, com verões agradáveis e invernos suaves.


Locais de interesse

Castelo Huis Bergh Heerenberg

Museu Hermitage Amsterdam

Museu ao Ar Livre HolandĂŞs Arnhem

Euromast Rotterdam

Jardim Keukenhof Lisse


KattenKabinet (Museu do Gato) Amsterdam

Catedral de S達o Jo達o s-Hertogenbosch

Canais de Amsterd達o Amsterdam

Pal叩cio Het Loo Apeldoorn


A Culinária dos Países Baixos caracteriza-se pelo consumo de grandes quantidades de pão e batatas, tal como sugere o pintor Holandês Vincent van Gogh no seu quadro intitulado Os Comedores de Batata. É muito popular a torrada redonda untada com manteiga chamada beschuit, que habitualmente se come ao pequeno-almoço, com diferentes sabores e que se emprega em diferentes celebrações. É muito conhecida pelos queijos, alguns muito populares, como o Gouda, o Edam e o Leyden. Muitas cidades do leste dos Países Baixos possuem os seus próprios queijos, alguns deles somente distinguíveis pelo sabor e aparência exterior.

Cozinhar em água salgada a cebola, o cravo-da-índia, o louro e o ramo de cheiro e a cabeça do porco, cortada em pedaços quadrados, durante 4 horas; na banha, misturar a farinha de trigo e regá-la com o caldo, deixando ferver por 5 minutos; juntar a carne e despejar tudo numa fôrma, dentro do frigorifico; para servir, retirar da fôrma, cortar em fatias mais ou menos grossas e acompanhá-lo de geleia de maçã.

Fontes: Wikipedia

2 colheres (sopa) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de banha 1 quilo de cabeça de porco 50 gramas de manteiga sal e pimenta-do-reino 1 ramo de cheiro 2 folhas de louro 4 cravos-da-índia 2 cebolas


Desafios Descobre o valor de

?:

Curiosidades

A origem do Halloween Apesar do Halloween ser atualmente um famoso símbolo do “american way of life”, a origem da festa remonta aos antigos festivais celtas de solstício de Verão e tem mais de 2000 anos. Os celtas, que viveram nas áreas, hoje correspondentes à Irlanda, Reino Unido e norte de França, celebravam o Ano Novo no dia 1 de Novembro, pois este assinalava o fim do Verão e das colheitas, bem como o adito de um Inverno que se pronunciava escuro e severo. Ao Inverno, os celtas associavam a morte, acreditando que, na noite anterior ao Ano Novo, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava mais subtil. Na noite de 31 de Outubro, em concomitância com o retorno dos fantasmas à terra, os celtas celebravam um ritual chamado Samhain (vocábulo de origem gálica que significa Novembro). A presença dos espíritos facilitava as pertinentes previsões para o futuro preconizadas pelos sacerdotes druidas, que para os celtas significavam uma fonte de conforto e direcionamento para o longo Inverno.


https://www.facebook.com/Projectoaventura


Boletim digital de Outubro 2012