Boletim Digital Aventura DEZ 2011

Page 1


Promover o sucesso escolar e a inclusão digital das crianças e jovens com maiores dificuldades de integração

Os principais Perigos da Internet e o Consumo de Estupefacientes foram os temas escolhidos para trabalhar nas sessões de informação para jovens e na Oficina de Pais e Encarregados de Educação no mês de Novembro. As sessões sobre Perigos da Internet foram animadas pelo nosso perito Emanuel Jesuíno, o monitor do espaço do CID@NET. As sessões foram muito participadas e, se inicialmente ninguém parecia ter dúvidas, não foi, de facto, o que verificámos! E as dúvidas foram comuns e muitas. Apesar de todos, pequenos e graúdos, utilizarem, com frequência, a Internet, ninguém sabe explicar muito bem o que é! Quanto aos perigos todos têm algumas noções. Foram abordadas várias questões, como a colocação de informação pessoal na Internet, crimes sexuais com menores e com recurso às tão famosas redes sociais ou até crimes económicos, muitas vezes pelo uso indevido de cartões de crédito.

As sessões sobre Consumo de Estupefacientes foram dinamizadas pelo Sargento Rodrigues. Os jovens receberam esta informação, consequências do consumo de drogas, com alguma desaprovação pois “destrói a vida de uma pessoa”. Ficaram mais alerta para a temática referindo “eu nunca me vou meter nisso”. Identificaram ainda a necessidade de transmitir esta informação a outros colegas “vocês deviam fazer isto com outras turmas!”. Na sessão com pais e encarregados de educação, a avaliação desta foi bastante positiva. Foi visível a necessidade de absorver toda a informação disponibilizada pelo Sargento. A preocupação do consumo pelos jovens foi notória “vou estar muito mais atenta”, foram levantadas inúmeras questões acerca do consumo e suas consequências, do comportamento do indivíduo aquando do consumo, do aspecto físico, de coimas e consequências à luz da lei portuguesa. Sempre com o objectivo de conseguirem detectar a presença ou não de drogas junto dos seus educandos.


Promover o sucesso escolar e a inclusão digital das crianças e jovens com maiores dificuldades de integração

E já chegou mais um ano lectivo! Agora toca a recomeçar ou a iniciar o mundo da escola. Mas falta qualquer coisa! O que será? Adivinha? Hum...! Boa! É isso mesmo! O atelier de Competências Pessoais e Sociais, que, após as longas e quentes férias de Verão, voltou cheio de energia para trabalhar com todas as crianças e jovens envolvidos, desde o 1º ciclo ao ensino secundário. Vamos trabalhar várias questões ligadas ao desenvolvimento dos alunos através da realização de actividades dinâmicas e com recurso a com situações práticas do dia-a-dia. E tudo com muita alegria!


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

No passado dia 27 de Novembro abriram-se, pela 2ª vez, em São Brás de Alportel, as portas à solidariedade. O Mercadinho Solidário decorreu no Mercado Municipal de São Brás de Alportel e contou com a participação de mais de duas dezenas de entidades de cariz social do concelho e da região. Foram muitos os visitantes que participaram na Campanha do Agasalho, e contribuíram com cobertores, gorros, cachecóis e outros agasalhos que serão distribuídos no Cabaz da Consoada pelas famílias mais carenciadas do município.


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

O @ventura, como é já um hábito, contribuiu para que o Mercadinho fosse para todos e para toda a família! No Espaço de Animação Infantil, dinamizado pelos nossos @ventureiros foram realizadas várias actividades destinadas a animar o dia dos visitantes de palmo e meio. Fizeram-se pinturas faciais, trabalhos manuais, jogos de tabuleiro e leitura de contos. Claro que aproveitamos também para vender bolinhos e chá para a nossa actividade de Natal ainda por definir! Para o ano há mais!


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

Nos passados dias 5 e 6 de Novembro, o projecto @ventura, promovido pela Associação In Loco, Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em parceria com a Associação Dar para Querer – Associação dos Amigos dos Animais de São Brás de Alportel, promoveu a VI campanha de recolha de alimentos, “Uma @ventura de 4 patas”, destinada a apoiar associações que cuidam de animais abandonados.

Apesar de nosso país estar a atravessar uma fase difícil angariámos 840 Kg de alimentos e muitos outros consumíveis muito úteis em caso de pós-operatório. Tal não era possível sem a generosa contribuição dos muitos são-brasenses que passaram nos supermercados Lidl, Pingo Doce, Algartalhos, Mini-Preço e Intermaché. Em nome dos nossos amigos de 4 patas, deixamos o nosso “Muito Obrigado”, com a certeza que voltaremos no próximo ano!


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

Durante o ano lectivo 2011/2012 a Ana Rita, dinamizadora comunitária do @ventura, vai desenvolver as Oficinas Desportivas com uma turma de primeiro ano da Escola Básica n.º2 de São Brás de Alportel. “Com o apoio da professora Custódia Cabrita vamos fazer desporto recorrendo aos jogos tradicionais num espaço a que chamámos “Aprender a Brincar”. E isto porque temos como objectivo incentivar as crianças à prática destes jogos que estão cada vez mais a cair no esquecimento. Os resultados que esperamos alcançar com esta actividade é a inserção destas brincadeiras nos intervalos, a criação de momentos lúdicos que proporcionem a competição saudável, o espírito de equipa, o bem-estar físico e mental e a aquisição de regras que possam ser transversais em vários momentos do dia. Claro que não podemos esquecer a amizade, a solidariedade e o convívio!” E fica aqui um breve relato de mais uma @ventura! 


Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

A Associação In Loco em colaboração com a Associação Colher para Semear esteve a desenvolver um levantamento das variedades regionais no Algarve interior no âmbito do projecto PROVE – Promover e Vender. O encontro pretendia reunir interessados na valorização das variedades locais. Foi também um importante momento de devolver ao público o trabalho feito, divulgar as iniciativas de várias entidades e privados com as variedades locais. Houve apresentações, exposições do património agrícola, oficinas e mercado de produtos locais.

E foi assim, que os alunos das Escolas Básicas n.º1 de Alportel e da Mesquita entraram nesta @ventura. Depois de aplicar os questionários aos seus avós e terem percebido quais as variedades de sementes que ainda se utilizam em São Brás de Alportel, passaram à prática! Plantaram a sua sementinha num vaso e fizeram imensos trabalhos para levar para o Encontro da semente, que se realizou o passado dia 4 de Novembro, no Museu do Trajo em São Brás de Alportel.


O Encontro começou com uma belíssima história contada pela Milai sobre a vida, muitas das vezes atribuladas, de várias sementes como a fava, abóbora, amêndoa, bolota e muitas outras.

De seguida exploraram a exposição e observaram de perto as várias sementes. Chegou então a hora de mostrar a todo o público o que estes alunos andaram a fazer com o apoio da Ana Rita! E foi um sucesso! Para terminar esta tarde em grande os alunos lancharam e tiveram oportunidade de experimentar sabores diferentes e desconhecidos para alguns e muito saudáveis! Bolinhos de alfarroba acompanhados com tangeras! E assim passámos mais uma tarde, repleta de momentos fantásticos. 

Fomentar o espírito empreendedor e a cidadania activa por parte dos jovens são-brasenses

Os alunos da Escola n.º 1 de Alportel prepararam um painel com a história João e o pé de feijão. Os alunos da Mesquita criaram um livro com as variedades locais e fizeram cartazes com as fases de crescimento de uma planta.


A Espanha, oficialmente Reino de Espanha, situa-se na Europa meridional, mais precisamente na Península Ibérica. O seu território principal é delimitado a sul e a leste pelo Mar Mediterrâneo, com excepção a uma pequena fronteira com o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao norte pela França, Andorra e pelo Golfo da Biscaia e ao noroeste e oeste pelo Oceano Atlântico e por Portugal.


Geografia e território O território espanhol inclui as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, e duas cidades autónomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com o Marrocos. Com uma área de 504 030 km², a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Europeia.

Ilhas Canarias - El hierro - La Palma - La Gomera - Tenerife - Gran Canaria - Fuerteventura - Lanzarote

Ilhas Baleares - Ibiza - Maiorca - Menorca

Cidades de Ceuta e Melilla Devido à sua localização estratégica, o território de Espanha foi sujeito a muitas influências externas, desde os tempos pré-históricos até quando a Espanha se tornou um país. Em contraste, o próprio país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes do espanhol espalhados pelo mundo.


Locais de interesse

Praça de Espanha Barcelona

Teatro Arriaga Bilbao

Basílica da Sagrada família Barcelona

Catedral de Santiago Santiago de Compostela

Torre de Hercules Corunha

Parque N. Picos de Europa Astúrias, Cantábria e Castela e Leão

Caverna de Altamira Santander


Locais de interesse

Universidade de Salamanca Salamanca

Palácio de Alhambra Granada

Residência da Família real Madrid

Catedral Almudena Madrid

Basílica da Virgem do Pilar Saragoça

Vulcão Teide Tenerife

Aqueduto de Segóvia Segóvia


A culinária espanhola faz parte integrante da culinária mediterrânica, embora com características próprias. A cozinha espanhola utiliza muito azeite, especiarias variadas e muitos vegetais. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais. Internacionalmente, a paella (um prato de arroz, frutos do mar, galinha e chouriço) é o prato mais conhecido e o jamón (presunto) uma das principais iguarias. Ingredientes Caldo de marisco: 2 cubos Frango: 1 Carne de porco: 250 g Pimento vermelho: 1 Pimento verde: 1 Chouriço: 150 g Camarão: 300 g Mexilhão: 150 g Ervilhas: 150 g Alho: 1 dente Cebola: 1 Tomate: 4 Azeite: 10 cl Açafrão: q.b. Arroz agulha: 400 g Sal: q.b. Pimenta: q.b.

Corte as carnes de frango e de porco em pedaços pequenos. Corte os pimentos em cubos e o chouriço em rodelas. Descasque os camarões em cru. Num tacho, aqueça metade do azeite e frite o frango e a carne. Retire e guarde. Faça o mesmo ao chouriço, aos camarões e ao mexilhão. Utilize o mesmo azeite para refogar a cebola, o alho, os pimentos, os tomates e as ervilhas. Tempere de sal e pimenta, deixe cozinhar uns minutos e reserve. Leve ao lume 1,5 l de água com o caldo de marisco e deixe ferver. Noutro tacho deite a outra metade do azeite. Leve ao lume e junte o arroz, mexendo durante alguns minutos. Junte o açafrão, a água do caldo de marisco e deixe cozer. A meio da cozedura junte os ingredientes que guardou. Rectifique o tempero, tape o tacho, reduza o lume e deixe cozinhar até ficar seco. Decore a gosto e sirva.

Fontes: Wikipedia e sabores.sapo.pt


Desafios

Um pequeno camião pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no camião 32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?

Curiosidades Sabias? De onde vem o Pai Natal? E como? Cada país tem uma imagem diferente do Pai Natal. Nem todos o imaginam no Pólo Norte, a passear de trenó com as suas renas. Vê como é: Para os cristãos africanos do Gana vem da selva. No Havai vem de barco. Na Austrália, para os habitantes do rio Nerang, vem de esquis aquáticos, em calções de banho, mas com longas barbas brancas. No Brasil vem da selva amazónica, é o Vovô Índio e traz prendas. Prendas de quem? Quem traz as prendas pode ser o Pai Natal ou outra personagem. Em Portugal, acreditava-se que era o Menino Jesus, antes de o Pai Natal ter a importância que tem hoje. No entanto muita gente não se esqueceu que o Natal é celebrado pelo o nascimento de Jesus...


Lê como é o nome do Pai Natal ou de quem traz as prendas em diversos países.

Na Alemanha é Weihnachtsmann (O Homem do Natal), Christkind (Filho de Cristo, Menino Jesus) ou Nikolaus. Na Áustria chama-se Christkind (Filho de Cristo, Menino Jesus). Na Bélgica e na Holanda é Sinterklaas (São Nicolau), Christkind (Menino Jesus) ou Kerstman. No Brasil é o Papai Noel. Na China é o Dun Che Lao Ren, que significa Velho do Natal. Na Dinamarca é o Julenisse ou Julemanden. Nos Estados Unidos é Santa Claus. Em Espanha são Los Reyes Magos, mas também existe o Papa Noel. Na Finlândia é o Joulupukki (O Velho do Natal). Em França é o Père Noël (Pai Natal). Em Inglaterra chama-se Father Christmas. Em Itália, também se dão as prendas no Dia de Reis, mas é uma bruxa chamada La Befana que as dá (ela foi castigada e não foi ver o Menino com os Reis Magos porque não tinha acabado a lida da casa...). No Japão falam em Santa Kurohsu, mas é uma importação. Outro nome é Jizo. No México, Costa Rica e Colômbia é El Niño Jesus. Na Polónia são os Reis Magos ou Homens da Estrela, em polaco, claro está. Na Rússia é uma velhinha chamada Babushka, que deu indicações erradas aos Reis Magos... Mas nesse país também há o Avô Gelo. Na Suécia é o Jultomten, um gnomo vestido de encarnado.

Fonte: http://www.junior.te.pt


Sessões de Informação para Jovens "Alimentação Saudável" - 02/12/11, 15h15-16h45, na E.B. 2,3 Poeta Bernardo Passos Oficina de Pais "DECO" - 14/12/11 , 20h00-22h00, auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas. Inscrições em: aventura.pe@gmail.com Oficina de Tempos Livres: 19, 26, 27, 29 e 30/12/11 - Actividades Espaço Jovem - no Centro de Apoio à Comunidade, 9h00-12h30 e 14h00-17h00. 20/12/11 – Ida ao Cinema, 14h00 – 17h00.

21/12/11 – Passeio à Quinta do Peral, 10h00 – 15h00. 22/12/11 – Caça aos cogumelos na fonte férrea com pic-nic, 10h00-16h00. 23/12/11 – Festa CID@NETal, 9h00 – 12h30 e das 14h00 – 17h00. 26/12/11 – Workshop de Breakdance , 14h30 – Pavilhão Municipal. 27/12/11 – Tarde de cinema na biblioteca, 14h00 – 17h00. 29/12/11 – Hora do Conto na Biblioteca, 14h00 -17h00.

https://www.facebook.com/Projectoaventura


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.