Page 1

LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO JARDIM I- C


PROFª CRISTIANE Emefei José Luiz Gomes da Silva- “Zelo”


LENDA DA IARA IARA É UMA LINDA SEREIA QUE VIVE NO RIO AMAZONAS, SUA PELE É MORENA, POSSUI CABELOS LONGOS, NEGROS E OLHOS CASTANHOS. A IARA COSTUMA TOMAR BANHO NOS RIOS E CANTAR UMA MELODIA IRRESISTÍVEL, DESTA FORMA OS HOMENS QUE A VEEM NÃO CONSEGUEM RESISTIR AOS SEUS DESEJOS E PULAM DENTRO DO RIO. OS ÍNDIOS ACREDITAM TANTO NO PODER DA IARA QUE EVITAM PASSAR PERTO DOS LAGOS AO ENTARDECER. SEGUNDO A LENDA, IARA ERA UMA ÍNDIA GUERREIRA, A MELHOR DA TRIBO, E RECEBIA MUITOS ELOGIOS DO SEU PAI QUE ERA PAJÉ.OS IRMÃOS DE IARA TINHAM MUITA INVEJA E RESOLVERAM MATÁ-LA À NOITE, ENQUANTO DORMIA. IARA, QUE POSSUÍA UM OUVIDO BASTANTE AGUÇADO, OS ESCUTOU E OS MATOU. COM MEDO DA REAÇÃO DE SEU PAI, IARA FUGIU. SEU PAI, O PAJÉ DA TRIBO, REALIZOU UMA BUSCA IMPLACÁVEL E CONSEGUIU ENCONTRÁ-LA, COMO PUNIÇÃO PELAS MORTES A JOGOU NO ENCONTRO DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES, ALGUNS PEIXES LEVARAM A MOÇA ATÉ A SUPERFÍCIE E A TRANSFORMARAM EM UMA LINDA SEREIA.


LENDA DA CUCA A Cuca é sem dúvida, um dos principais seres do folclore brasileiro, principalmente pelo fato de o personagem ter sido descrito por Monteiro Lobato em seus livros infantis e em sua adaptação para a televisão, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. A Cuca se originou através de outra lenda: a Coca, uma tradição trazida para o Brasil na época da colonização. Segundo a lenda, a Cuca é uma velha feia que tem forma de jacaré e que rouba as crianças desobedientes, sendo usado por muitas vezes como uma forma de fazer medo em crianças que não querem dormir.


LENDA DA MULA SEM CABEÇA A mula sem cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. A sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo o Brasil. A mula é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta. Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica. Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça. Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.


Trabalho realizado no Laboratório de Informática. Software utilizado: Kolour Paint. Profª Joselaine

Lendas do Folclore Brasileiro  

Alunos do JArdim I- C, EMEFEI "Zelo".

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you