Issuu on Google+

Escola Municipal Prefeito Wittich Freitag Professora:Luzia de Oliveira Profª de Informática: Elaine Hillesheim Bisewski Alunos: Thiago e Gabriel Alves Turma:4ºano B


Santo Antônio É comemorado no dia 13 de junho. Ele é o santo casamenteiro. São João É comemorado no dia 24 de junho. São Pedro È comemorado dia 29 de junho.


Para encontrar um(a) namorado(a) - 1 1) Primeiro, amarre uma fita vermelha e outra branca na imagem de santo Antônio. 2) Enquanto dá os nós, faça o pedido. 3) Reze um pai-nosso e pendure o santo de cabeça para baixo, sob a cama. 4) Só deve desvirar a imagem quando a graça for alcançada.

Para saber se terá dinheiro 1) No dia 23 de junho, véspera de São João, pegue um ramo de louro e passe levemente pelo fogo. 2) Depois, jogue-o sobre o telhado da sua casa. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde, simboliza dinheiro para este e os próximos anos, mas se estiver retorcido, é um sinal de dificuldades.


A Boca do palhaรงo Pescaria Tiro ao alvo


Pé de moleque

Bolo de milho

• Pipoca •Maçã do amor •Milho •Bolo de chocolate


Também chamada de quadrilha caipira ou de quadrilha matuta, é muito comum nas festas juninas. Consta de diversas evoluções em pares e é aberta pelo noivo e pela noiva, pois a quadrilha representa o grande baile do casamento que hipoteticamente se realizou. Esse tipo de dança (quadrille) surgiu em Paris no século XVIII, tendo como origem a contredanse française, que por sua vez é uma adaptação da country dance inglesa, segundo os estudos de Maria Amália Giffoni. A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música.


Tradições juninas Thiago e Gabriel