Issuu on Google+

!!!!!!!!!!!CiĂŞncias,!!prof.!Graciete!!!

Trabalho sobre plantas (Reino Plantae) Gustavo Weikersheimer


Introdução Nestes!próximos!slides!irei!explicar!um!pouco! sobre!o!reino!das!plantas,!seus!grupos!e!suas! principais!caracterís<cas.!! Este!reino!é!dividido!em!quatro!grandes! grupos:!as!briófitas,!as!angiospermas,!as! gimnospermas!e!as!pteridófitas.!


Características gerais Este reino possui vários grupos com características comuns entre si, mas obviamente existem características comuns entre o reino, afinal, todos são plantas...

As células de todas as plantas são iguais e possuem partes que outros seres vivos não tem: cloroplastos, e parede celular.


As briófitas São plantas que não possuem vasos condutores de seiva, não têm raízes, caules e nem folhas verdadeiros, também não possuem frutos, flores e sementes. São fixas ao chão por um filamento nomeado de RIZÓIDE.

Os#musgos#são#briófitas...#


As pteridófitas As pteridófitas possuem apenas caules, folhas, raízes e vasos condutores de seiva... Não produzem frutos, flores nem sementes.# Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são exemplos de pteridófitas... avencas cavalinhas

samambaias

xaxins


As gimnospermas É um grupo de plantas que apresentam caules, raízes folhas e sementes, mas não produzem frutos, tem folhas modificadas de reprodução, alguns autores as consideram flores... Um bom exemplo de gimnospermas são os pinheiros e araucárias.


As angiospermas São plantas que possuem caules, raízes, folhas, flores, sementes e frutos que são uma grande exclusividade nesse grupo. Mangueira

Exemplos: ipê, mangueiras, jacarandá, rosas, feijão, vagem, leguminosas, etc. ipê

A maioria das plantas conhecidas são angiospermas


Fim##


V E R T E B R A D O S


No slides a seguir, vamos falar sobre os animais vertebrados, que são os que possuem coluna vertebral e crânio. Os vertebrados são divididos em 5 grupos:

PEIXES

AVES

MAMÍFEROS!!

ANFIBIOS

RÉPTEIS


PEIXES


Os peixes são vertebrados aquáticos.

VERTEBRADOS

Possuem: •  Nadadeiras para locomoção •  Brânquias para respiração •  Escamas que recobrem a pele


Existem 3 tipos de peixes: CARTILAGINOSOS

ÓSSEOS

PULMONADOS


OS PEIXES SERVEM PARA OS HUMANOS COMO: ALIMENTO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO


MAMÍFEROS


Os humanos são mamíferos.

Possuem: • ! Glândulas mamárias (no caso das fêmeas são usadas para a amamentação) •  Tem o corpo coberto por pelos ou cabelos!


OS MAMÍFEROS SERVEM PARA OS HUMANOS COMO: ALIMENTO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO


RÉPTEIS


OS RÉPTEIS SÃO ANIMAIS SEM TEMPERATURA ESTÁVEL.

Possuem: •  São revestidos por escamas •  Geralmente são animais que rastejam •  A pele dos répteis é seca


AVES


AS AVES SÃO ANIMAIS QUE VOAM

Possuem: •  Asas para a locomoção •  Tem o corpo coberto por penas •  Possuem pulmões


ANFIBIOS


OS ANFÍBIOS FORAM OS PRIMEIROS ANIMAIS VERTEBRADOS DO AMBIENTE TERRESTRE

Possuem: A maioria dos anfíbios possuem 2 ciclos em suas vidas. O primeiro é na água e o segundo é terrestre • !

•  Usam brânquias para respiração durante a vida aquática!


Invertebrados

Erica Letayf Noelle Braz Pedro Goes


Informações gerais Os animais invertebrados não possuem coluna vertebral. São divididos em 8 filos: Poríferos, Celenterados, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos. Há muitos tipos de invertebrados, desde organismos que vivem em ambientes exclusivamente aquáticos e permanecem fixos no fundo do mar até os mais variados formatos de insetos que habitam o planeta. São mais de 1 milhão de espécies descritas por cientistas


Poríferos - O grupo dos Poríferos reúne as esponjas, animais

aquáticos, na sua maioria de ambientes marinhos. Se alimentam por filtração e bombeando água através de paredes do corpo e retendo as partículas de alimentos nas sua células. - As esponjas não possuem tecidos verdadeiros, não apresentam músculos , sistema nervoso nem órgãos internos. - Tem uma extremidade aberta chamada Ósculo e parte interior é a espongiocele. Vivem fixos em rochas. Tem o corpo cheio de poros.


Celenterados Animais de ambientes aquรกticos, sรฃo dotados de tentรกculos .


Platelmintos ! Os platelmintos são vermes de corpo achatado e podem ser parasitas como a Tênia ou de vida livre como a Planária.


Nematelmintos

!â&#x20AC;ŻOs nematelmintos sĂŁo vermes de corpo cilĂ­ndrico e podem ser parasitas ou de vida livre.


Anelídeos Os anelídeos são vermes segmentados, ou seja, tem o corpo cilíndrico e possuem anéis por todo corpo. Esses anéis são chamados de segmentos.


Moluscos Possuem corpo formado por um material mole, dotados com conchas calcรกrias sendo algumas internas.


Artrópodes Os artrópodes tem exoesqueleto que serve para proteção e sustentação e possuem articulações nas patas. As articulações permitem que as patas executam movimentos como o de andar. Aracnídeos, insetos e crustáceos são subgrupos.

Os Aracnídeos não possuem antenas e tem 4 pares de patas.


Insetos

Os insetos possuem 1 par de antenas, 3 pares de patas e alguns possuem asas. Os que possuem asas sĂŁo os Ăşnicos invertebrados que conseguem voar.


Crustáceos ! Os Crustáceos (um sub grupo dos artrópodes) possuem 2 pares de antenas e um número variável de patas.


Equinodermos - Eles se locomovem utilizando os braços, possuem um sistema hidrovascular, que funciona na locomoção, no qual a diferença de pressão produz movimentos físicos . - Existem ventosas nas extremidades dos canais que permitem ao animal fixar-se ao solo. - Os espinhos estão presentes em diferentes formatos e sua função é proteger o animal e para locomoção, alguns são tóxicos. Possuem esqueleto interno.


REINO DOS FUNGOS CiĂŞncias

Stephanie Zagallo Vitoria Santos


INTRODUÇÃO Nesta apresentação iremos falar sobre fungos. Alguns assuntos que iremos falar são: suas características principais, sobre sua importância para o ser humano, sobre os fungos que são alimentos e a alimentação dos fungos e sobre doenças causadas por eles.


CARACTERÍSTICAS GERAIS Agora falaremos um pouco sobre suas características gerais: - Os fungos podem se reproduzir assexuadamente, muitas

vezes por meio de células resistentes. Esse processo se chama: a dessecação; - A digestão dos fungos é extracorporal, ou seja, ocorre fora do corpo do fungo; - São pluricelulares ou unicelulares; - São consumidores; - Alguns fungos são parasitas, outros decompositores.


Curiosidade: Os fungos decompositores sĂŁo importantes, pois correspondem Ă  ultima etapa das cadeias alimentares.


OS FUNGOS COMESTÍVEIS Existem vários fungos comestíveis, e eles são bastante consumidos devido as suas propriedades medicinais e nutricionais. No entanto, ainda há duvidas quanto aos benefícios ou prejuízos à saúde, decorrentes do uso destes cogumelos pela população humana.


EXEMPLOS... shimeji Cogumelos Trufa

Hiratake

Shiitaki


FUNGOS E O SER HUMANO Alguns tipos de fungos, podem produzir alimentos e medicamentos que beneficiam os seres humanos. Os alimentos produzidos pelos fungos s達o: p達o, vinho, cerveja e massas e s達o chamados de leveduras. Os medicamentos produzidos por fungos s達o: penicilina, micotoxina, cefalosporina, vancomicina, lincomicina, eritromicina.


FUNGOS PARASITAS Existem outros fungos que, ao contrรกrio desses, prejudicam e causam doenรงas nos seres humanos. Estes sรฃo chamados de fungos parasitas que causam as seguintes doenรงas.


TRANSMISSÃO E TRATAMENTO Micose Transmissão: o fungo que causa esta micose está presente em nossa pele naturalmente. Em algumas condições como calor e umidade altos, esse fungo pode causar a doença em determinadas regiões da pele.

Tratamento: o tratamento dessa doença é realizado por meio de medicamentos, sob orientação médica.

Frieira Transmissão: a frieira é transmitida pelo contato direto com as lesões de uma pessoa com essa doença ou em locais contaminados

Tratamento: a frieira deve ser tratada sob orientação medica.


Reino&Monera& & & As&Bactérias

!Fernando!Picchi!e!Henrique!Muniz,!7°C,! !Ciências,!4°bi!


Introdução&as&bactérias& !! !As!bactérias!são!os!menores!seres!vivos!conhecidos!e! provavelmente!os!mais!anBgos!do!nosso!planeta!também.! Apesar!de!não!as!vermos!a!olho!nu!elas!tem!grande!importância! e!uBlidade!para!os!seres!humanos!e!para!todos!ecossistemas,! mas!algumas!também!podem!causar!doenças!a!nós.!


Estruturas&gerais&das&bactérias& ! As!bactérias!são!seres!unicelulares! ! O"que"não"possuem" ! O"que"possuem" Ribossomos!

Vacúolo!

Flagelos!

Membrana!nuclear!

Parede!celular!


Importância&ecológica&das&bactérias& ! As!bactérias!parBcipam!dos!ciclos!de!várias!substâncias,!como! do!Oxigênio,!do!Carbono!e!do!Nitrogênio.!! ! Algumas!bactérias!transformam!o!Nitrogênio!da!atmosfera! em!outros!compostos!da!mesma!substância,!que!podem!ser! absorvidos!por!plantas!quando!penetram!o!solo!e!por!outros! seres!vivos!consumidores!posteriormente.! ! Elas!também!podem!ferBlizar!o!solo!e!auxiliar!plantas!ao! redor,!e!às!vezes!são!usadas!por!agricultores!para!ferBlizar!o! solo.!


Utilidade&das&bactérias&para&os&humanos& ! Algumas!bactérias!são!usadas!para!transformar!alimentos,! alterando!seus!sabores!e!consistência.!! ! Com!a!tecnologia!atual!podemos!manipular!o!DNA!de!certas! bactérias!para!tais!produzirem!substâncias!interessantes!para! nós.! ! Algumas!bactérias!que!vivem!no!nosso!intesBno!nos! beneficiam!diretamente!produzindo!substâncias!como! algumas!vitaminas.!


Doenças&causadas&por&bactérias& Doença"

Transmissão"

Prevenção/Tratamento"

Cólera! !

Água!e!alimentos! contaminados!com!a! bactéria.!

Prevenimos!com!cuidados! com!o!consumo!de!água!e! alimentos!e!tratamos!com! anBbióBcos,!repouso!e! outros!cuidados.!

Pneumonia! !

Ar!contaminado!e!contato! direto!e!indireto!com! pessoas!com!a!doença.!

Prevenimos!evitando! contato!com!objetos! usados!pelos!doentes!e! tratamos!com!anBbióBcos! principalmente.!

Hanseníase!

Contato!com!saliva,! Observar!o!surgimento!de! secreções!nasais!ou!feridas! sintomas!como!manchas! de!pessoas!contaminadas.! brancas!ou!avermelhadas! sem!sensibilidade,!perda! de!pelos!e!engrossamento! da!pele.!


Fontes&de&consulta&na&pesquisa& ! Companhia das ciências, 7° ano / João Usberco e outros. – 1. ed.– São Paulo : Saraiva, 2011

! Projeto Radix: ciências, 7° ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009.


Trabalho sobre Protozoários Julia Cardozo e Maria Clara Morais 7ºc Ciências


Introdução Em nossa pesquisa desenvolvemos informações sobre os protozoários, as doenças causadas por eles e sua classificação, agora vamos aprofundar um pouco mais destas informações.


Características Gerais !  Os

protozoários são seres unicelulares e eucariontes, ou seja, possuem um núcleo individualizado envolvido por uma membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Os protozoários são classificados em quatro grupos,seguindo o critério de presença ou não de estruturas de locomoção


Esporozoários !  São

protozoários destituídos de estruturas que permitem a locomoção. Logo, não se locomovem .


Flagelados !  Flagelados

são protozoários dotados de um ou mais flagelados. Os flagelos são longos filamentos que vibram e permitem a locomoção desses seres em meio líquido.


Rizópodes !  São

protozoários que se locomovem e obtêm alimentos por meio de prolongamentos do citoplasma chamados pseudópodes.


Ciliados !  São

protozoários portadores de pequenos filamentos em volta do corpo, chamados cílios.O movimento dos cílios permitem a locomoção desses seres


Doenças humanas causadas por protozoários Amebíase ! 

Causador: uma ameba parasita

! 

Transmissor: água ou alimentos contaminados

! 

Modo de prevenção: tratar a água e lavar bem os alimentos

! 

Sintomas: ataca o intestino grosso nele provocando ulcerações


Doença de Chagas !  Causador:

protozoário flagelado, o Trypanosoma cruzi

!  Transmissor:

percevejo chamado barbeiro

!  Modo

de prevenção: fazer o controle do percevejo

!  Sintomas:

atinge geralmente o coração


Malária !  Causador:

esporozoários do gênero Plasmodium

!  Transmissor:

fêmeas infectadas de mosquito do gênero Anopheles

!  Modo

de prevenção: fazer o controle do mosquito

!  Sintomas:

febre alta, rompimento dos glóbulos vermelhos

Além destas doenças os protozoários também causam: Leishmaniose Giardíase e Toxoplasmose.


Fontes Utilizadas: !窶ッ Nome

do livro: Os seres vivos

!窶ッ Autor:

Carlos Barros e Wilson Roberto

!窶ッ Editora:テ》ica


Grupo:'Rodrigo'Freitas'e'Gustavo'Lemes' Professora:'Graciete'


Itrodução Nestes slides nós iremos desenvolver o tema vírus, suas características, como se reproduzem, e vamos explicar porque os vírus não fazem parte dos 5 reinos.


Os vírus são formados por cápsulas de proteínas, que dentro contêm material genético, que faz com que esse vírus se reproduza, mas eles não tem nenhum tipo de célula. Por isso eles não conseguem se reproduzir fora de algum ser vivo e também por isso não fazem parte dos 5 reinos.


Os vírus apenas conseguem se reproduzir dentro de um ser vivo porque eles não tem células em seu organismo por isso eles invadem seres vivos para se reproduzirem.

Vírus'dentro'de'um'ser'vivo'


Doença'

'Meio'de'transmissão:'

Prevenção:'

''''' Gripe'' 'Sarampo' ' ' '

' ''''' Contato''com'micropartículas''de' Evitar''contato'direto' saliva''encontradas''no'ar.' com'a'pessoa'doente,' vacinação.'

Aids' ' ' '

Este'vírus'só'é'transmitido'em' relações'sexuais'ou'contato'com' sangue.'

Podemos'nos'prevenir'' usando'camisinhas,' cuidados'com'transfusão' de'sangue,'não' compartilhar'seringas'.'


Projeto'Radix'I'Leonel,'Karina'e'Elisangela'I'Editora' Scipione' ' CiĂŞncias'Naturais'I'Eduardo'Leite'do'Canto'I'Editora' Moderna'


Reinos_7C