Page 1

nova grade pesquisa SIPAT: dos alunos inovações curricular

confira os resultados da última avaliação institucional

um mercado cada vez mais qualificado requer profissionais mais capacitados

a escola moderniza atenta à evolução do mercado

02 outubro 2009

Informativo Escola Técnica Cristo Redentor


02

editorial Prezados leitores,

expediente Diretor: Sr. Carlos Milioli Editora e Jornalista Responsável: Alessa Rovere Flores MTB 14.312 Direção de Arte e Diagramação: Boss Propaganda Contato: Av. Brasiliano Índio de Moraes,772 Bairro Passo D’Areia Porto Alegre | RS Fone: 51 3375.3000 Site: www.escolacristoredentor.com.br

É com muita satisfação que entregamos a todos a segunda edição do Informativo, neste mês recheado de novidades. Antes de você iniciar sua leitura, queremos conversar sobre a visão de futuro que norteia nossa instituição. A ETCR busca o crescimento e a consolidação institucional através do desenvolvimento de uma Escola com quatro principais focos: busca da sustentabilidade, desenvolvimento de uma gestão administrativopedagógica moderna, a expansão da oferta educacional e a constante melhoria da infraestrutura da instituição. Sustentabilidade é uma palavra que você provavelmente já ouviu. Ela abrange desde a sua casa e até o planeta inteiro. Ser sustentável significa ter capacidade para dirigir uma instituição de modo a valorizar e recuperar todas as formas de capital: humano, natural e financeiro. Ser sustentável é importante porque nos possibilita proporcionar qualidade, garantindo que tenhamos - hoje e no futuro - a segurança material e as condições para continuar promovendo a realização pessoal e profissional dos nossos alunos e colaboradores. A modernização de nossa gestão administrativo-pedagógica é outro foco importante da ETCR. É através dela que conseguimos otimizar processos e qualificar nossas equipes de trabalho visando o crescimento da Escola e dos seus alunos. A expansão da oferta educacional, responsável e bem-estruturada, atende uma necessidade do mercado empregador e os anseios do nosso público. Em 2010 a Escola oferecerá três novos cursos técnicos, que vem a somar-se a outros três já existentes. São eles: Curso Técnico em Análises Clínicas, Farmácia e Edificações, primeiro curso da Escola no Eixo da Infraestrutura. A reportagem completa sobre eles você confere nas páginas 4 e 5 desta edição do Informativo. Por fim, temos a melhoria da infraestrutura da instituição - algo que as pessoas que convivem com a Escola podem facilmente perceber. O primeiro grande avanço neste sentido foi a construção da nova sede, mas engana-se quem pensa que paramos por aí. A busca por uma infraestrutura melhor acontece permanentemente, desde a limpeza e a preocupação com o conforto dos alunos, professores e colaboradores administrativos, até a construção de laboratórios e aquisição de equipamentos que complementam o aprendizado dos cursos nas aulas práticas. Agora que você já conhece um pouco mais da visão de futuro da ETCR, desejamos que faça uma boa leitura do Informativo, mantendo em mente que por trás de cada uma das realizações descritas aqui, estão estes quatro principais focos. Boa leitura!

entrevista Soldado Ramos:

Sr. Carlos Roberto Milioli Ms. Teresinha Backes Piccinini

Soldado Ramos – Instrutor PROERD – Programa educacional de resistência as drogas. Trabalha em escolas estaduais, municipais e particulares, fazendo reuniões e palestras. ETCR- Explique um pouco do seu trabalho junto ao PROERD RAMOS- O PROERD é voltado para a prevenção de drogas. Trabalhamos dentro das salas de aula, orientando e fazendo a prevenção de drogas lícitas e ilícitas. O público abrange ensino fundamental ao ensino médio, mas o PROERD é voltado, principalmente para alunos de 4ª a 6ª série. A cada encontro semanal eles recebem uma dica diferente de como se manter longe das drogas. No encerramento, eu peço uma redação falando sobre o que eles absorveram das palestras. Nosso intuito, desde o começo até o final, é fazê-los dizer “não” a qualquer tipo de droga. Além disso, também trabalho com palestras sobre segurança, como portar-se ao utilizar carro, ao andar na rua.

ETCR- Qual a relação que o senhor e a BM tem com a ETCR? RAMOS-No entorno da Escola fazemos o policiamento através de viatura e de motos. Eu trabalho de bicicleta exclusivamente nas escolas, e acho que isto é interessante porque eu consigo focar toda a minha atenção para elas e para o seu entorno aqui dentro do bairro.

ETCR- Como os alunos recebem o seu trabalho no PROERD? RAMOS-Muito bem! Eles sempre ficam um pouco constrangidos de falar sobre drogas. Quando vem alguém e fala abertamente sobre isso, eles acabam levando o assunto pra casa e comentando com os pais também. Até porque falamos de drogas lícitas como o álcool e o cigarro, que são muito comuns em diversas famílias. ETCR- O que a escola pode fazer para ajudar neste processo de prevenir as drogas? RAMOS- É interessante fazer palestras e dar orientações. Sem dúvida,é muito melhor prevenir o uso de drogas do que apreender.

Como dizem: melhor prevenir do que remediar. Minha ideia é que os alunos tem que vir educados de casa, para que a escola e os professores possam “lapidar” esta educação. Claro que a escola técnica é diferente... aqui o pessoal já está procurando a profissionalização, por isso é mais difícil de serem manipulados e até de largarem o colégio. Aqui a evasão escolar pela drogadição não preocupa. ETCR- A vinda da Escola pra cá representou alguma mudança no bairro? RAMOS-Claro! Melhorou a iluminação. O aumento na circulação de carros e pessoas intimidou a criminalidade nesta zona. Outra coisa muito importante que aconteceu foi a reforma do antigo posto do INSS, que estava abandonado e funcionava como ponto de venda de drogas e de prostituição. Hoje, graças ao esforço da BM, da Prefeitura, da comunidade dos moradores da IAPI e das empresas da região como a ETCR, o local funciona como Arquivo Municipal. ETCR- Deixe um recado para os nossos os leitores RAMOS-Nunca esqueçam que gentileza gera gentileza. Se todos lembrassem disso, o mundo seria um lugar bem melhor. ETCR- Gostaria de deixar telefone para contato, caso nossos leitores se interessem em conhecer mais sobre o PROERD ou receber alguma das suas palestras? RAMOS-Claro. As palestras são sobre prevenção de drogas e também sobre segurança, com dicas de como se portar na rua, em carros, em coletivos, etc. Não tem custo nenhum para a escola. Meu telefone é 9231.2731 e meus e-mails são aramos@brigadamilitar.rs.gov.br ou licoramos@ig.com.br.


No dia 15 de outubro comemoramos o dia do professor e dos profissionais administrativos escolares. Ressaltando a importância que estas pessoas tem na construção de um projeto de qualidade educacional, a Escola Técnica Cristo Redentor presta uma homenagem a todos os colaboradores que desempenham diferentes funções, e que sempre contribuem com ideias novas para o enriquecimento do saber. Por estes, e por mais outros incontáveis motivos, faz-se necessário falar o quão todos vocês são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade cidadã e igualitária. A história nos mostrou várias vezes que todos os povos, que tiveram a educação como um dos seus pilares principais na sua retomada de crescimento pós-guerra ou pós-crise, se tornaram estruturas sólidas e autosustentáveis. Acreditamos que o educador sempre tem uma missão e uma vocação, e aqui na nossa Escola, a cada semestre que passa, e a cada conquista profissional de um aluno, nota-se uma vitória principalmente de vocês, profissionais responsáveis diretos pela transformação e qualificação de várias vidas que cruzam diariamente por aqui, e nos enchem de orgulho, pois todos vocês, que tem a educação no dia-adia e no sangue, traduzem toda a energia do seu ofício numa constante construção individual, de vidas e famílias conscientes, dispostas a objetivos comuns e a um mundo mais fraterno.

03

.curtas e rápidas

aos professores e profissionais administrativos escolares

ETCR comemora primeira formatura do Ensino Médio - EJA Eles estudaram muito e se dedicaram às aulas. A recompensa de tanto esforço veio no dia 11/08, às 19h30min, quando os primeiros formandos do ensino médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EM – EJA) da Escola Técnica Cristo Redentor receberam o diploma de conclusão do curso. A cerimônia de colação de grau teve momentos marcantes, como o discurso da oradora da turma, Vanusa da Conceição, que fez questão de agradecer, em nome dos colegas, a afetividade e atendimento personalizado dedicados aos alunos. Ela afirmou que a experiência do EM-EJA na Escola contribuiu para o seu amadurecimento. “Conquistei ótimas amizades, exemplos que presenciei nas aulas e que levarei por toda a minha vida.”

O professor homenageado, Tiago Cassol, falou no compromisso do corpo docente em construir um ensino médio de qualidade. “Trabalhar no EJA é um grande desafio, já que é necessário vencer inúmeros obstáculos, como cansaço, jornada de trabalho e estudos extras. Mas são os desafios que movem o mundo. E serão novos desafios que estes estudantes terão pela frente, já que agora começarão a busca pela profissionalização”, afirmou. Para quem acompanhou o dia-a-dia

da turma de formandos, a vitória tem um gosto ainda mais especial. “Acompanhamos os alunos desde o primeiro dia e nota-se seu crescimento, aumento de autoestima e a mudança na forma como eles mesmos se enxergam agora. Isso tudo é muito gratificante”, afirmou a diretora pedagógica da Escola,Teresinha Piccinini.

segurança no trabalho no Mercosul

Evento ocorrido na Escola evidencia o crescimento da área e novas estratégias para se colocar no mercado

No dia 08 de outubro o professor Jairo Brasil mediou a Palestra com o Professor Daniel Danta Mainero, da Universidade Ciência de La Salud de Buenos Aires – Argentina, na ETCR, para os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. A intenção desse intercâmbio foi de agregar conhecimentos referentes ao desenvolvimento da Saúde e Segurança no Trabalho no Mercosul.

O Professor Daniel apresentou aos alunos do nosso curso a legislação aplicada a Segurança do Trabalho na Argentina, dados estatísticos daquele país sobre acidentes de trabalho, exemplificou as práticas das empresas locais, além de traçar paralelos entre diferentes países do Mercosul, inclusive o Brasil. No debate que ocorreu após as explanações do Professor, o grupo pode compreender a diversidade existente no setor qualificando-se ainda mais para o mercado de trabalho.


.reportagem de capa

04

conheça as novidades da ETCR para 2010

A partir do ano que vem, a Escola Técnica Cristo Redentor passará a oferecer mais três opções de cursos técnicos, Todos contando com a já conhecida infraestrutura e qualidade da ETCR. Os novos cursos são fruto de estudos, discussões e reflexões durante o período de sua elaboração, visando instrumentalizar os formandos para a sua inserção no mundo do trabalho e oferecendo condições para o exercício pleno da cidadania. Nesta edição do Informativo da Escola, você conhecerá as novidades que estamos preparando: os cursos técnicos em Análises Clínicas, Farmácia e Edificações.

componentes curriculares

carga horária

etapa

Desenho da Construção Civil Geometria aplicada a Construção Civil Materiais Manufaturados da Construção Português Instrumental Fundação e Drenagem Tecnologia da Construção para infra-estrutura e supra-estrutura

400

Sub-total

horas/aula

2ª Curso Técnico em

Edificações Devido ao aquecimento do mercado de construção civil, fruto de grandes investimentos da iniciativa privada e do poder público, faz-se necessária a profissionalização da mão-de-obra do setor. Por isso, a Escola investiu no novo curso Técnico em Edificações,o primeiro do eixo tecnológico de infraestrutura oferecido pela Escola Técnica Cristo Redentor. Assim como os outros cursos projetados para 2010, este também será composto por três etapas, contabilizando 1.600l horas curriculares e contando com laboratório específico para a habilitação. No curso serão desenvolvidas competências relacionadas à inovação, criatividade, capacidade de raciocínio, trabalho em equipe, autonomia na tomada de decisões e capacitação para aprendizagem contínua. Os egressos deste curso podem trabalhar em construtoras, como auxiliares no, planejamento, controle e execução de obras, e indústrias de materiais de construção, tanto na área técnica como comercial. Além disso, eles também têm espaço garantido em áreas específicas como a construção de estradas, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, dentre outros. Confira ao lado a grade curricular do curso.

etapa

Instalações Elétricas na Construção Civil Instalações Especiais na Construção Civil Instalações Hidrossanitárias na Cons. Civil Mercado e Gestão do Processo de Trabalho Projeto de Construção Civil Topografia

400

Sub-total

horas/aula

etapa

Ética Profissional, Relações Humanas e Segurança do Trabalho Legislação e Regularização de Obras Materiais Industrializados da Construção Planejamento e Organização de Obra Tecnologia da Construção para Sistemas de Vedação e Fechamento Tecnologias e Processos Industrializados da Construção

Sub-total

400 400 1600 horas/aula

Estágio Supervisionado

TOTAL

horas/aula

horas/aula


componentes curriculares

carga horária

Curso Técnico em

etapa

Introdução ao Laboratório Clínico Matemática Instrumental Português Instrumental Ética Profissional e Relações Humanas Biologia Celular e Histologia Bioética, biossegurança e controle de qualidade Anatomia e Fisiologia

400

Sub-total

horas/aula

etapa

Coleta e Conservação de Amostras Biológicas Biologia Molecular Imunologia Bioquímica Microbiologia Parasitologia e Uroanálise Hematologia

400

Sub-total

horas/aula

etapa

Mercado e a Gestão dos Processos de Trabalho Bioquímica Laboratorial Imunologia Clínica Parasitologia e Uroanálise Clínica Hematologia Clínica Microbiologia Clínica

Sub-total

Análises Clínicas

05

O Curso Técnico em Análises Clínicas tem como foco a saúde. Esta habilitação permite que o profissional aborde avançadas técnicas de diagnóstico e desenvolva pesquisas sobre o tratamento de novas doenças. O objetivo é capacitar os alunos para trabalhar nos mais diversos campos, tais como laboratório de análises clínicas, clínicas particulares, hospitais, postos de saúde, etc. O currículo do curso integra ensino, teoria e prática, estando subdividido em três etapas com duração de um semestre cada, contabilizando uma carga horária total de 1600 horas. O cumprimento satisfatório de todas as etapas de ensino e o estágio curricular confere ao aluno a habilitação de Técnico em Análises Clínicas, tornando-o apto a realizar atividades laboratoriais necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urianálise. Em conformidade com as exigências do mercado de trabalho, a Escola Técnica Cristo Redentor oferece estrutura com laboratório próprio para análises clínicas, que poderá ser utilizado pelos alunos nas muitas disciplinas práticas do curso, permitindo que eles sejam profissionais capazes de desenvolver rotinas laboratoriais com competência técnica e ética. Confira no quadro ao lado o currículo do curso.

400 400 1600 horas/aula

Estágio Supervisionado

horas/aula

TOTAL

horas/aula

cursos em fase final de aprovação

Curso Técnico em

Farmácia Chegando como mais uma opção oferecida pela Escola Cristo Redentor na área da saúde, o Curso Técnico em Farmácia prepara profissionais para trabalhar na produção e no controle de medicamentos e cosméticos e na gestão da qualidade, podendo atuar em diversos segmentos farmacêuticos. O mercado de trabalho na área farmacêutica a cada dia exige maior conhecimento técnico, responsabilidade e ética dos seus profissionais, que são responsáveis por atender e orientar clientes e prestar apoio ao serviço farmacêutico. Assim, ao formular o Curso Técnico em Farmácia, a ETCR preocupou-se em enfatizar a profissionalização eficiente dos alunos, adotando técnicas e tecnologias que garantem a atualização dos conhecimentos e a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais formados nesta Escola. Os egressos do curso estarão capacitados a exercer suas competências em farmácias e drogarias comerciais, hospitalares, Indústrias farmacêuticas e Indústrias de cosméticos, auxiliando no preparo de soluções químicas, no controle de matérias primas e de equipamentos e documentando procedimentos farmacêuticos. Assim como o curso Técnico em Análises Clínicas, esta habilitação também conta com laboratório equipado e professores qualificados para orientar os alunos durante as três etapas do curso, que contabilizam 1.600 horas curriculares. Confira ao lado a grade curricular do curso.

etapa

componentes curriculares Matemática Instrumental Português Instrumental Ética Profissional e Relações Humanas Química Básica Biossegurança e Bioética Legislação Farmacêutica e Sanitária e Organização de Farmácia e Drogarias Anatomia Fisiologia Humana Noções de Enfermagem e Primeiros Socorros

Sub-total

400

etapa

componentes curriculares Comercialização, Estoques e Atendimento ao Cliente Bioquímica Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Farmácia Hospitalar Farmacologia Farmacotécnica 1 Cosmetologia

Sub-total

horas/aula

Estágio Supervisionado

400 400 horas/aula

horas/aula

etapa

componentes curriculares Homeopatia, Fitoterapia e Florais de Bach Farmacotécnica 2 Botânica e Farmacognosia Controle de qualidade de Medicamentos Administração e Gerenciamento de Farmácias e Drogarias Farmacodinâmica e Toxicologia Produção e Manipulação de Fórmulas Farmacêuticas e de Cosméticos

Sub-total

400 1600 horas/aula

TOTAL

horas/aula


Socorros”, respectivamente. Participaram, além do TST, alunos dos cursos de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Centro Cirúrgico e Técnico de Enfermagem.A programação no turno da manhã contou com palestra sobre a Energia Elétrica APR com o técnico em segurança do trabalho da CEEE, Diego Argenta. Também foram trabalhadas a Brigada de Incêndio, com o palestrante Antônio Boeira, e as Lesões por esforço repetitivo – LER e DORT – com Rosilei Becker e Lucas Bragança. Na quarta-feira a empresa Stone Henge realizou um trabalho em altura na parte externa da sede da ETCR, sob a coordenação do palestrante Elton Fagundes. Na parte noturna do evento trabalhou-se a “Direção Defensiva”, com Fábio Bueno, “Higiene Ambiental” com o professor Daniel Nunes e “Gestão de Segurança Contra Incêndio”, com Ricardo Soares Garcia.

resultados ainda melhores na nova pesquisa ETCR as pontuações de cada setor refletem as melhorias do serviço e a consequente satisfação dos alunos.

A ETCR, em constante pesquisa e aprimoração dos seus serviços, divulga os resultados da pesquisa realizada com os alunos do 2° semestre de 2009, sobre vários aspectos da Escola em si, dando ênfase às áreas estruturais e equipe. São notórias as melhorias no desempenho da Escola, mas certamente só estaremos com nosso dever cumprido ao zerar em todas as categorias/instalações os aspectos ruins e regulares, assim como atingir números cada vez mais expressivos nestes meios, nos aproximando de um nível de excelência constantemente seguido pelas nossas instalações e colaboradores. Confira o desempenho de cada área e contribua para a constante atualização desta pesquisa através das suas sugestões, elogios ou críticas por meio da nossa ouvidoria, que pode ser acessada pelo e-mail ouvidoria@escolacristoredentor.com.br. Sua participação é fundamental para a construção de uma escola cada vez mais qualificada e convergente com as suas necessidades.

94% 2% 1% 3%

não respondeu você indicaria a escola para um amigo?

21% 74% 3% 2%

44% 51% 3% 0% 2%

excelente

satisfeito insatisfeito não respondeu

qual o seu grau de satisfação com a escola?

A Escola é muito boa. Os professores são bem preparados e trazem sempre novos métodos para auxiliar o aluno no aprendizado. Eu gosto muito daqui

Luciméri de Mello Técnico em Enfermagem 3° Módulo

regular ruim não respondeu

salas de aula 33% 55% 7% 4% 1%

excelente bom regular ruim não respondeu

laboratórios 26% 55% 6% 0% 13%

excelente bom regular ruim não respondeu

20% 62% 10% 2% 6%

excelente bom regular ruim não respondeu

recursos didáticos

muito satisfeito

Técnico em Enfermagem 3° módulo

bom

biblioteca não sabe

Sharlene Ribeiro Gomes

professores

sim não

Aqui nós aprendemos muito. A Escola tem laboratórios excelentes, além de várias iniciativas que fazem toda a diferença na nossa formação, como palestras e estágios no Hospital Cristo Redentor e na Santa Casa.

31% 58% 6% 0% 5%

excelente bom regular ruim não respondeu

Nosso aproveitamento em relação aos conteúdos abrangidos pelos professores do EJA é de 100%, pois a metodologia de ensino é única. Graças à fusão da aprendizagem regular com a aprendizagem cotidiana, conseguimos nos preparar tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida. Além, é claro, do grande suporte oferecido pela Escola como: laboratórios, salas de audiovisual, biblioteca e laboratório de informática, todos muito completos e funcionais Raphael do Nascimento Borges turma 2EJANC/09 (3ª etapa do ensino médio - EJA)

A ETCR realizou sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) no final de julho deste ano (27 a 31), proporcionando aos seus alunos e colaboradores um momento de reflexão a respeito da prevenção aos acidentes e conscientização quanto à segurança no ambiente de trabalho. O evento foi organizado pelos alunos do último semestre do curso Técnico em Segurança do Trabalho como prática da profissão, e aconteceu nos turnos manhã e noite. Os trabalhos foram coordenados pela engenheira de plásticos Giane Gomes, e pela enfermeira e obstetra Cândida Kuhn, ambas professoras da ETCR nas cadeiras de “Princípios de Tecnologia Industrial” e “Higiene e Medicina do Trabalho e Primeiros

depoimentos

.opinião & oportunidade

a segurança do trabalho em constante aperfeiçoamento

06

SIPAT 2009


ETCR reformula e moderniza cursos técnicos

07

Seguindo a constante busca pela excelência de ensino, a Escola qualifica os seus currículos e traz mais competitividade para o mercado. Com a sua já conhecida infraestrutura de ponta, contando com professores capacitados e laboratórios equipados, a ETCR há anos vem oferecendo educação de qualidade, aperfeiçoando e colocando no mercado de trabalho profissionais das mais diversas áreas de atuação através da oferta de Cursos Técnicos e ainda de Ensino Médio na modalidade Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e Cursos de Especialização. Estar antenado com os movimentos e exigências do mercado de trabalho é um dos princípios da Escola Técnica Cristo Redentor. Por isso, em 2010 a Instituição estará relançando seus cursos técnicos em Biblioteconomia, Enfermagem e Segurança do Trabalho. “A Escola refletiu seus projetos com o olhar nas mudanças do mercado de trabalho, redefinindo e qualificando ainda mais os cursos oferecidos”, afirma a diretora pedagógica da ETCR, Teresinha Piccinini. Os três cursos foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED-RS) entre 2001 e 2002 e hoje passam por

reformulações na proposta curricular. No curso Técnico de Enfermagem, por exemplo, a ênfase proposta é no trabalho para além dos hospitais. “Estamos concentrados na humanização do atendimento profissional e também na preparação para atuar no Sistema Único de Saúde, sem esquecer a vasta gama de mercado dos profissionais da enfermagem, como: clínicas particulares, atendimento domiciliar, geriatrias e outros”, afirma Teresinha. As mudanças estruturais nos currículos visam a padronização da carga horária, com a regularização dos períodos em 400 horas em todas as etapas dos cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem. Já no Técnico em Biblioteconomia, foram propostos 3 períodos de menor carga horária, representando um custo menor para os alunos. Confira nos quadros abaixo como ficaram os novos currículos de cada curso.

biblioteconomia componentes curriculares

carga horária

componentes curriculares

etapa

Técnicas Biblioteconômicas Bibliografia e Referência Português Instrumental I Literatura História dos Meios de Comunicação

280

Sub-total

enfermagem

Anatomia e Fisiologia 1 Assistência de Enfermagem 1 Enfermagem em Saúde Coletiva 1 Psicologia aplicada à Enf. e RH Português Instrumental Matemática Instrumental

400

Sub-total

Téc. Básicas de Conservação de Livros Ética e Relaçõpes Humanas Teoria Geral da Administração Marketing Cultural Serviços Básicos de Biblioteca Português Instrumental 2 Metodologia Científica

280

Sub-total

Anatomia e Fisiologia 2 Assistência de Enfermagem 2 Enfermagem em Saúde Coletiva 2 Enfermagem na Saúde da Mulher Farmacologia aplicada a Enfermagem Legislação, Ética Profissional e Normas de Segurança

400

Sub-total

horas/aula

Organização e Adm. de Bibliotecas Processamento Técnico Técnicas de Arquivo

240

Sub-total

400 horas/aula

etapa

Primeiros Socorros Educação Ambiental Segurança do Trabalho 2 Princípios de Tecnologia Industrial 2 Mercado e Princípio da Gestão de Trab. Prevenção à Saúde do Trab. 2

400

Sub-total

horas/aula

etapa

Adm. e Legislação aplicada Princípios de Tecnologia Industrial 1 Segurança do Trabalho 1 Ética Profissional e Relações Humanas Português Instrumental Prevenção à Saúde do Trab. Sub-total

etapa

horas/aula

etapa

etapa

Assistência de Enfermagem 3 Psiquiatria aplicada à Enfermagem Enf. na Saúde da Criança e do Adolesc. Políticas e Sistemas de Saúde Ass. de Enf. a Pacientes Críticos

Desenho Técnico Prevenção e Controle de Perdas Segurança do Trabalho 3 Tecnol. e Prev. no Combate a Sinistros Ergonomia

Sub-total

Sub-total

horas/aula

400 400 1600 horas/aula

Estágio Supervisionado

800 horas/aula

TOTAL

horas/aula

400 400 1600 horas/aula

Estágio Supervisionado

horas/aula

TOTAL

carga horária

etapa

horas/aula

etapa

componentes curriculares

etapa

horas/aula

carga horária

seg. do trabalho

horas/aula

TOTAL

horas/aula


Informativo ETCR nº 2  

Informativo ETCR nº 2

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you