Page 1

 PILARES "SENHOR DOS CÉUS E DA TERRA, FONTE DO AFETO MAIS PURO, PERDÃO, SE SÓ TE PROCURO QUANDO ME ENCONTRO EM DESGRAÇA, MAS, RECONDUZ NOSSA RAÇA AOS PADRÕES DO INICIO PARA QUE O TEU SACRIFÍCIO NÃO TENHA SIDO DE GRAÇA." PAI, VIM CONHECER TUA MORADA, ME RENOVAR NA TUA PROTEÇÃO. VIM SEGUINDO OS TEUS PASSOS PELA ESTRADA COM A ALMA NO OLHAR, CHAPÉU NA MÃO.

MEU SANGUE TEM O SANGUE DOS CAUDILHOS, MEU MUNDO

FOI

LOMBO DE CAVALO.

O

UM MAS

ESSE MUNDO NOVO É O DOS MEUS FILHOS, E SENDO PAI BEM SABES DO QUE FALO.

O HOMEM POR

SER LIVRE CRIOU ASAS E FEZ DA LIBERDADE UMA PRISÃO TÁ TUDO ERRADO PAI, CAIU A CASA. POR ISSO EU VIM TE ABRIR MEU CORAÇÃO. ME AJUDA,

PAI, QUERO CRIAR

MEUS FILHOS, DO JEITO QUE MEU PAI

CRIOU A MIM. ME ENSINA A VENCER TANTOS EMPECILHOS E ACREDITAR NO CERTO ATÉ O FIM. QUE A FORÇA DA VERDADE AINDA

VALE. DO JEITO QUE VALIA LÁ DA ONDE EU VIM, POIS TEMO QUE MEU FILHO UM DIA FALE, VERDADES MUDAM. PAI NÃO É ASSIM. TENTEI FALAR DO AMOR E DO

RESPEITO, DO TEMPO EM QUE SE AMAVA UMA VEZ. SÓ DISSERAM QUE EU REVISSE OS MEUS CONCEITOS, POIS TUDO QUE ESTÁ VELHO VIRA PÓ. VEJO MENINAS MOÇAS SE VENDENDO, JÁ CEGAS PELO BRILHO DOS ANÉIS. CASAMENTOS DE AMIGOS SE PERDENDO, JOGADOS PELO RALO DOS MOTÉIS.

NÃO DEIXA PAI QUE CAIAM OS PILARES, DOS POUCOS QUE AINDA

ESTÃO DE PÉ LÁ FORA. A DROGA RONDA NOSSOS LARES, E EU VIM AQUI PRA NÃO PERDER A FÉ. QUE A FORÇA DA VERDADE AINDA

VALE DO JEITO QUE VALIA LÁ DA ONDE EU VIM, POIS TEMO QUE MEU FILHO UM DIA FALE, VERDADES MUDAM. PAI NÃO É ASSIM.

Tradições, de onde vem, pra onde vão... Nós que somos gaúchos não podemos deixar nossas tradições gaúchas cair no esquecimento. Essa música de Miro Saldanha nos traz uma bela lição para refletir.


2

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

AMANDA 19/07

ÁLISON 08/09

LAÍSE 04/09

MARIA BELEN 13/09

C ARLOS RAFAEL 27/09

GIOVANA 03/09

SUDOKU KIDS (Ver regras na pág.9)

O DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO É COMEMORADO EM 8 DE SETEMBRO. A ALFABETIZAÇÃO É O PROCESSO QUE DESENVOLVE AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE UM SUJEITO, TORNANDO-O CAPAZ DE IDENTIFICAR E DECIFRAR OS CÓDIGOS ESCRITOS. A UNESCO SE COMPROMETEU A DIMINUIR OS ÍNDICES DE ANALFABETISMO NO MUNDO, POIS NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS CERCA DE 25% DE ADULTOS E CRIANÇAS NÃO SABEM LER E ESCREVER, CHEGANDO A UM TOTAL DE NOVECENTOS MILHÕES DE PESSOAS. O ÍNDICE DE CIDADÃOS ALFABETIZADOS DE UM PAÍS INDICA O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO MESMO. QUANTO MAIS PESSOAS ANALFABETAS, MENOS DESENVOLVIMENTO. ISSO FAZ COM QUE GOVERNANTES PROCUREM FAVORECER SUAS ESTATÍSTICAS, CRIANDO PROJETOS QUE MELHOREM ESSAS TAXAS, MAS NÃO GARANTEM O APRENDIZADO, COMO A EDUCAÇÃO POR CICLOS, ONDE OS ALUNOS NÃO PODEM REPETIR O ANO, SENDO APROVADOS PARA AS SÉRIES SEGUINTES, MESMO APRESENTANDO GRANDES DEFICIÊNCIAS. OS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NORMALMENTE LEVAM OS NOMES DE SEUS PRECURSORES. JEAN PIAGET, MONTESSORI, E PAULO FREIRE SÃO EXEMPLOS DISSO. A COMEMORAÇÃO DA DATA NO BRASIL ACONTECE DESDE 1930, NO DIA 14 DE NOVEMBRO, DATA DA FUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA. FOI UMA IMPORTANTE CONQUISTA DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS, QUE HAVIA ACABADO DE TOMAR POSSE. A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO VISAVA PROMOVER O ENSINO PRIMÁRIO E COMBATER O ANALFABETISMO NO PAÍS. EM 2000, O IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA) REALIZOU O CENSO SOBRE EDUCAÇÃO, CONCLUINDO QUE O ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO PAÍS ATINGE CERCA DE 13% DA POPULAÇÃO DO BRASIL COM MAIS DE DEZ ANOS DE IDADE; A POPULAÇÃO DE ANALFABETOS ABSOLUTOS DE NOSSO PAÍS ULTRAPASSA O NÚMERO DE 16 MILHÕES. ALÉM DESSES ÍNDICES, EXISTEM AS PESSOAS COM MAIS DE QUINZE ANOS QUE NÃO PERMANECERAM POR QUATRO ANOS NAS ESCOLAS, CONSIDERADAS ANALFABETAS FUNCIONAIS – LEEM, MAS NÃO INTERPRETAM, NUMA MARGEM DE TRINTA MILHÕES DE BRASILEIROS. AS GRANDES INCIDÊNCIAS DE ANALFABETISMO EM UM PAÍS O DEIXA MAIS PROPENSO A ACEITAR AS IMPOSIÇÕES DOS GOVERNANTES, ASSIM COMO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, POIS ESSA PARTE DA POPULAÇÃO TORNA-SE DESPREPARADA PARA COMPREENDER OS PROBLEMAS SOCIAIS E LUTAR POR SEUS DIREITOS ENQUANTO CIDADÃOS. (Fonte: http://www.brasilescola.com)


3

SETE DE SETEMBRO Sete de setembro É uma data importante, Todo mundo comemora, Este dia radiante Demos vivas novamente, E lembremos a todo instante. Somos um povo unido Especial e confiante. Toda gente brasielira Espera que aconteça, Muitas mudanças gloriosas. Brado, grito Independente! Rumando a um novo tempo. Onde tudo é diferente. (Kevin) OS AMIGOS Julinho e Saci são muito amigos. Resolveram fazer um passeio pela mata, onde o Saci ia ensinar o Julinho os segredos de algumas plantas e animais. Iam cminhando quando Julinho gritou: - Olha, Saci, um monstro! Nisso Julinho, ligeiro trepa numa árvore com muito medo. Seu amigo Saci foi ver o que era e voltou dizendo: - É uma cobra que acaba de comer um boi, pode descer, ela não vai fazer nada. Julinho desceu com cuidado para não acordar a cobra. Julinho foi ver de perto e não conseguia entender como a cobra tinha comido um boi. Se amigo Saci explicou tudo. Foi muito legal para Julinho aquele passeio, por que ele tinha aprendido os segredos de algumas plantas e animais. Julinho gostou muito do passeio e convidou Saci para fazer outros passeios assim. (Alessandra/3º) O QUE É PÁTRIA Pátria são as pessoas e animais, Pátria é o lugar onde vivemos, É um país. Pátria são as flores, Pátria... é os rios, É a nossa casa.

Nossa pátria são os campos, Nossos frutos e florestas. A Pátria somos nós! Pátria é o céu azul, É nosso lindo sol. Pátria é tudo isso! É amor... E alegria! (3ºAno) CADÊ O TOUCINHO Cadê o toucinho que a bruxa fritou e no caldeirão guardou? O cachorro comeu. Cadê o cachorro? Fugiu de casa. Cadê a casa? Está lá na esquina. Cadê a esquina? Está lá na Barra. Cadê a Barra? Afundou na água. Cadê a água? A vaca bebeu. Cadê a vaca? Foi pastar. Cadê o pasto? Pegou fogo. Cadê o fogo? Os bombeiros apagaram. Cadê os bombeiros? Foram embora. (Vanessa/4º) PÁTRIA O Brasil é um país muito bonito. A terra que moramos, a terra em que nascemos. O Dia da Independência é um dia muito importante, pois foi o dia que o Brasil foi liberto de Portugal. Nesse Brasil tem muita coisa ruim, por exemplo: roubos, assaltos, matar as outras pessoas. Mas tem mais coisas boas, por exemplo: brincar, correr, ter amigos, sair passear nas casas dos amigos. (Lindomar/2º) PÁTRIA Pátria é nossa Terra, é o Sol. Don Pedro ergueu a espada e gritou “Independência ou Morte”. Pátria é nosso verde, nosso amarelo, nosso branco e azul das cores da bandeira do Brasil, esse país que eu nasci. (Jaqueline/2º)


4

ENCONTRE AS PALAVRAS DO HINO NACIONAL BRASILEIRO IPIRANGA; RETUMBANTE; LIBERDADE; CÉU; IGUALDADE; BRAÇO; SEIO; AMADA; SALVE: IDOLATRADA;

R C N S A L V E N I

U E X D C É U N D I

I Y T S E I O O Z G

P B N U M Q L H L U

I R X I M A T F S A

R A D A T B L W B L

A Ç S R M Y A V B D

N O A I Q A V N I A

G D Y F V S D K T D

A L I B E R D A D E

O CHICO BENTO ESTÁ PLANTANDO UMA ÁRVORE E SEUS AMIGOS QUEREM AJUDÁ-LO. VAMOS LEVAR A ROSINHA, O ZÉ LELÉ, O ZÉ DA ROÇA E O HIRO ATÉ O CHICO!

SIGA A SEQUENCIA DE 2 EM 2

"Ouvir é do campo dos sentidos e escutar é do campo do inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A escuta é muitas vezes silenciosa, escuta-se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação" (Mozart)


5

 Dedico essa mensagem ao meu irmão Carlos Rafael, que fez 13 anos de idade. Feliz aniversário, mano. E, também, gostaria de dizer que gosto muito dos meus colegas: Karine, Renata, Alessandra, Micheli e Diego. (Juvielli/3º)  Alessandra! Eu gosto de você. Você é linda. Beijos do seu amigo Alisson.  Profe. Valéria! Você é muito legal comigo. Abraço do seu aluno Andrei.  Mana Preta! Parabéns pelo nascimento da Luiza. Beijos da Tia Renata.  Renata! Gosto muito de você! Mil beijos e abraços. Da amiga Daniela Kohl.  Profe. Valéria! Gosto muito de você. De sua aluna Karine.  Prima Alessandra! Você é melhor amiga do mundo. Abraços da Micheli.  Profe. Valéria! Você é melhor professora do mundo. Beijos de sua aluna Micheli.  Rosaline! Você é muito bonita, inteligente, educada e feliz. Eu gosto muito de você sempre. Foi a única colega que eu já brinquei na minha vida. Beijos da amiga e colega Deise.  Deise, Mateus, Renata, Karine e Daniela! Vocês são amigos muito importantes para mim, nunca esquecerei vocês. (Tassiano/3º)  Renata e Micheli! Vocês são minhas amigas. Gosto muito de vocês. (Alessandra/3º)  Professora Valéria! Gosto muito de você. De sua aluna Alessandra.  Mãe Eva! Te desejo toda a felicidade do mundo, pois você é melhor mãe que existe e uma amiga para nós. Te amamos

muito. Parabéns pelo seu aniversário no dia 28 de setembro. Um abraço de seus filhos Denise, Jorge Augusto e Adriana.  Juliana! Parabéns pelo seu aniversário. Te desejo tudo de bom. Quero que saiba que você é a melhor irmã do mundo. Amo você! Um abraço de sua irmã Denise.  Samara! Tu fazes teu caminho... O caminho é longo, mas precisa chegar até o fim... O caminho é perigoso, sinuoso, e precisas ter coragem, correr riscos... O caminho não está feito, é preciso construílo todos os dias, manter os passos firmes e seguros, mais um passo de muitos que precisarás dar em seu caminho. Parabéns pela sua formatura, dia 31 de agosto. Um abraço dos Tios Luciane e Magno e primos Raiane e Raian.  Laíse! Fui ao jardim da existência procurar uma rosa que representasse você, para minha surpresa, tive que colher todas elas, porque você é mais que uma flor, você é um lindo buque feito por Deus. Feliz aniversário. Um grande abraço de seus pais e de seu maninho que lhe amam muito.  Mãe! Pai, vós e vôs! Amo todos vocês. Um abraço da Keila.  Marieli! Continue sendo essa amigona que você é e deixa a paixão de lado. De sua melhor amiga Sandi.  Mãe! Parabéns pelo seu aniversário, dia 25 de agosto. Te adoro muito. Abraços de sua filha Sandi que te ama demais.  Laíse! Parabéns pelo seu aniversário no dia 4 de setembro. Que você seja muito feliz! Da amiga Mariele/6º.  Sandi! Você é muito legal! Você é uma amiga muito especial para mim. (Mariele/6º)


6

SEI NÃO...

 Amigo como é irmão em inglês?  Sei não brother...

TUDO MENTIRA

As 3 maiores mentiras da internet: 1. Li e concordo com os termos de uso. 2. Status: Ocupado 3. Tenho mais de 18 anos.

 Se eu dissesse que não fumava ele iria perguntar se eu bebia... E ai sim, adeus vinho, cerveja e pinga...

CALÇA NOVA Um candidato sobe no palanque e diz:  Neste bolso nunca entrou dinheiro do povo... Aí grita uma pessoa que ouvia o discurso:  Calça nova, heim, cara!

VOCÊ SAI MUITO? REMÉDIO, SÓ COM RECEITA... Dois amigos, numa conversa... Numa pequena cidade do interior,  Você sai muito? uma mulher entra em uma farmácia e  Saio sim, saio muito!! Saio do fala ao farmacêutico: twitter pra o Skype do Skype pra o  Por favor, quero comprar arsênico. Linkedin do Linkedin pra o facebook do  Mas... Não posso vender isso assim! facebook pra o instagran, volto pro  Qual é a finalidade? twitter de novo e assim vai...  Matar meu marido!!  Pra este fim... Piorou... Não posso ROUBO QUALIFICADO vender mesmo!!!  Manoel, Manoel, corre, corre! A mulher abre a bolsa e tira uma  Por que Maria? fotografia do marido com a mulher do  A enchente tá levando seu carro!  Deixa de ser burra, mulher, a chave farmacêutico...  Ah bom!... COM RECEITA É OUTRA está aqui comigo! COISA. VOCÊ É 10 OU 90? DE FOLGA 90% das pessoas falam que odeiam Dois empregados numa fábrica Restart ou Justin Bieber, mas essas mesmas pessoas, sabem pelo menos uma estavam conversando.  Conheço uma maneira de conseguir musica deles. uns dias de folga, disse o homem. SÓ CROCODILO...  E como você acha que conseguirá? No consultório:  disse a loira.  Doutor, todas as noites eu vejo Ele respondeu a pergunta crocodilos azuis. demonstrando  subiu pelas vigas e  Você já viu um psicólogo? pendurou-se de cabeça para baixo. Nesse  Não, não. Só crocodilos azuis. momento o chefe entrou, viu o MENTIR OU OMITIR empregado pendurado lá em cima e Um grande apreciador de copos (cheios, perguntou: é claro) vai ao medico, acompanhado de sua  Que diabos você está fazendo? mulher.  Sou uma lâmpada, respondeu o cara.  É, doutor, sinto náuseas, dores no  Hmmm... Acho que você precisa de corpo, boca seca, e etc... uns dias de folga, comentou o chefe.  Você fuma? Ouvindo isso, o homem desceu da  Uns cinquenta cigarros por dia...  ... Ai esta o problema, diz o medico. viga e se dirigiu para a porta. A loira foi Pare de fumar imediatamente e voltara a ter saindo também, e o chefe puxou-a pelo uma saúde de ferro. Pode ir. braço e perguntou: Já fora do consultório a sua mulher o  Onde você pensa que vai? interpela:  Pra casa. Não consigo trabalhar no  Tu nunca fumaste um único cigarro. escuro. Por que a mentira?


7

SENSO DE HUMOR

ASSUNTO INTERESSANTE

UM BRINDE PELA INDEPENDÊNCIA

ALUNO ESTUDIOSO É ISSO AÍ!!!

A VOVÓ O rapaz vai com um amigo no estádio assistir um jogo de futebol. Como a casa da avó velhinha fica no caminho ele resolve dar uma passadinha para cumprimentá-la. Aproveitando a presença do neto, a velhinha pede para ele consertar um vazamento na pia da cozinha. Enquanto isso ela leva o amigo do neto para a sala e oferece-lhe uma bebida. Junto com o copo está um pratinho de amendoins que o rapaz come sem parar, um por um. Tarde demais ele percebe que comeu tudo que havia no prato. Na hora de ir embora ele agradece calorosamente a avó do amigo:  Obrigado pelo amendoim... Espero não ter abusado, não lhe deixei nenhum, desculpe! A vovó, amável, responde:  Não tem problema, meu filho. De qualquer jeito não posso comê-los. Depois que perdi meus dentes eu só lambo o chocolate que vem em volta!


8

GOVERNO EFICIENTE O governo cubano vai tomar todas as providências para que nenhum cubano vá para a cama sem comer: Vai recolher todas as camas... AULAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA AULA nº1 Um corvo está sentado, numa árvore, o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: - Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro? - Claro, por que não? APAIXONADO PELA CABRA HÁ DOIS ANOS E CRÊ O coelho senta no chão embaixo da árvore e NA ACEITAÇÃO DO CASAMENTO PELA NETA DE 19 relaxa. De repente um cão aparece e come o ANOS E PELO BISNETO, DE TRÊS, QUE DIVIDEM A coelho. CASA COM ELE. A CABRA VAI DORMIR NA CAMA DO Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, MARIDO. MAS, SÓ DEPOIS DO CASAMENTO... CARMELITA, COM CINCO ANOS DE IDADE, É A você deve estar no topo. AULA nº2 SEGUNDA CABRA QUE ENCANTOU O Na África, todas as manhãs, o veadinho acorda APOSENTADO. ANTES, CONFORME CONTA, JÁ HAVIA PENSADO EM SE CASAR COM GEROMA, sabendo que deverá correr mais do que o leão, se MAS ELA BATEU AS PATAS... quiser se manter vivo. CASTALDO PRETENDE FAZER UM CHURRASCO Todas as manhãs, o leão acorda sabendo que PARA COMEMORAR O CASAMENTO. "MAS NÃO VAI deverá correr mais que o veadinho, se não quiser SER COM CARNE DE CABRA", FAZ QUESTÃO DE morrer de fome. FRISAR. ESTÁ À PROCURA DE UMA COSTUREIRA Conclusão: Não faz diferença: se você é QUE FAÇA O VESTIDO DA NOIVA. E O VÉU, POIS A veadinho ou leão, quando o sol nascer você tem NOIVA COMEU UM, QUE HAVIA GANHO, QUANDO que começar a correr. ESTAVA EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO. O PARADOXO DA LEITURA O NOIVO NÃO TEME PERSEGUIÇÃO DE SOCIEDADES PROTETORAS DE ANIMAIS. É O sábio lê livros, mas lê também a vida. O CONSCIENTE E SABEDOR QUE, ATUALMENTE, A universo é um grande livro e a vida é uma grande LEI DE CRIMES AMBIENTAIS PREVÊ DETENÇÃO, escola. DE TRÊS MESES A UM ANO, E MULTA PARA QUEM Quanto mais leio mais ignorante fico. A escolha ABUSAR, FERIR OU MUTILAR ANIMAIS SILVESTRES, que hoje se depara a qualquer homem educado é DOMÉSTICOS OU DOMESTICADOS. É, GENTE, entre a inocência que não lê e a ignorância que lê ZOOFILIA É CRIME... MAS, O AMOR É MAIS. É D+... muito. FILHOS É possível sustentar com alguma aparência de No INSS, a loira está sendo entrevistada por um funcionário sobre um pedido de exatidão que a imprensa de hoje mata a leitura e a leitura mata o pensamento. pensão. CASAMENTO

O APOSENTADO APARECIDO CASTALDO, 74 ANOS, VAI CASAR, NO DIA 13 DE OUTUBRO. ESCOLHEU UMA NOIVA QUE NÃO RECLAMA DE NADA, NÃO VAI AO SHOPPING, NÃO USA CARTÃO DE CRÉDITO, NÃO COMPRA FIADO E NÃO FICA GRÁVIDA... ESSES SÃO ALGUNS DOS ARGUMENTOS, REPETIDOS À EXAUSTÃO, PELO NOIVO, MORADOR DA REGIÃO CENTRAL DE JUNDIAÍ, SP. SERIA PERFEITO, SE ELA NÃO FOSSE UMA CABRA... VIÚVO E PAI DE SETE FILHOS, DIZ ESTAR

- Quantos filhos a senhora tem? - Dez – respondeu a loira. - A senhora poderia me dizer os nomes, por favor? - Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo e Bernardo. - Eles se chamam todos Bernardo? – Perguntou o funcionário atônito. E como a senhora faz para chamá-los quando eles estão brincando, por exemplo? - Fácil. Grito “Bernardo” e todos vêm. - Mas, e se a senhora quiser falar com um em particular? - Aí eu o chamo pelo sobrenome!

“É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso.” (Bill Gates, empresário, EUA) “Se você não pode fazer grandes coisas, faça pequenas coisas de uma forma grande.” (Napoleon Hill, jornalista, EUA) “O que não for iniciado nunca será concluído.” (Johann Goethe, escritor alemão)


9

Conjunto de pensamentos e movimentos sociais que se preocupam com o Meio Ambiente 1.

Uma das personagens principais de Monteiro lobato.

1

2

3

2

4

2.

Designar pelo nome.

5

6

1

4

7

3.

Isolado, separado.

4

8

3

9

10

4.

Rua estreita (Plural)

11

1

3

4

9

5.

Sujo, porco.

2

8

5

12

10

6.

Conseguir uma vitória, trunfar.

11

5

13

1

7

7.

Poema épico século I a C.

1

1

2

12

4

8.

Relativo à Itália (Plural)

2

4

3

10

9

9.

Imitar, plagiar.

13

14

2

4

7

latino

escrito

por

Virgílio

no

5

7

1

5

4

15

8

2

7

10

12. Lista dos erros tipográficos de uma obra.

1

7

4

16

4

13. Aglomerado populacional de categoria inferior a vila

4

3

1

2

4

14. Lugares

4

12

17

4

9

10. Orações feitas durante nove dias. 11. Abertura por onde as águas escoam.

utilizados e outras bebidas.

para

armazenar

vinhos

1 - Preencha os espaços em branco com algarismos de 1 a 9, de modo que cada número apareça apenas uma vez na linha. 2 - O mesmo deve acontecer em cada coluna e, também, em cada quadrado (3x3). 3 7 6

9 5 9

5 4

3

4

5

2

6

8

2

3

1 2

9

4

4

1

9

2

6

6

3

9 4

7

9

9

8

5 2

3

4 2

5

8

9

6

4

6

2 7

7 7

5

9

9

8

5

1

3 8

5 1

2

4

7

6

6

5 7

2 5

2

3 8

5

8

1 7

8

5 7

3

2

6

2

6

4

3

1

8

9 1

5

9

3 1

6

8

2

8

2

7

7

4

9

4

3

4

2

9 8

6


10

BOLO DELICIA Ingredientes:

      

4 ovos. 2 xícaras de açúcar. 3 xícaras de farinha. 1 xícara de leite. 1 xícara de manteiga. 1 colher de baunilha. 2 colheres de Royal. Modo de fazer: Bater todos os ingredientes juntos. Assar em forno médio.

PASTEL ASSADO COM RECHEIO DE PIZZA Ingredientes: Massa:      

1/2 xícara (chá) de creme de leite. 1 ovo. 1/4 colher (sopa) de sal. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. 1 colher (sopa) de fermento em pó. Para pincelar, 1 gema batida. Recheio:  150 g de queijo ralado grosso.  2 tomates cortados em cubos.  Sal e orégano a gosto. Modo de fazer: Recheio: Misture todos os ingredientes e tempere a gosto. Reserve. Massa: Em uma vasilha, misture delicadamente o creme de leite com o ovo, o sal, o fermento, a metade farinha. Aos poucos, adicione o restante da farinha até obter a massa úmida que desprenda das mãos. Com rolo, abra a massa e corte com na medida de um pires. Coloque 1 colher (sopa) de recheio no centro dos círculos. Feche formando meias-luas e aperte com o garfo. Passe para uma assadeira e pincele a gema. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou ate dourar. Sirva quente.

Gaúchas famosas que não moram mais no RS e são fanáticas pela dupla GRENAL. A modelo e apresentadora gaúcha, nunca escondeu seu time do coração. Gremista atuante, sempre demonstra seu amor pelo Tricolor quando tem oportunidade. Fernanda já realizou entrevistas com os jogadores no vestiário do Olímpico, vestiu os filhos gêmeos com uniformes do clube e sempre que pode faz questão de reafirmar sua torcida pelo time.

Poucos sabem do sentimento colorado da atriz, que em 2010 era uma das poucas integrantes na torcida do Inter na histórica vitória sobre o Estudiantes em Quilmes, com gol de Giuliano nos segundos finais. Júlia já relatou também sua experiência na vitória sobre o Barcelona no Mundial de 2006, quando acordou poucos minutos antes do gol salvador de Adriano Gabiru, a tempo de vestir sua camisa da sorte.


11

Vamos tornar esta cena mais CÂNCER (21/06 A 20/07) NÃO SE DEIXE DOMINAR bonita? Existem 7 erros, vamos PELO MAU HUMOR, POIS NEM SEMPRE NA VIDA AS COISAS encontrá-los? ACONTECEM DA FORMA COMO GOSTARÍAMOS. NOVIDADES À VISTA DEIXE A VIDA TE SURPREENDER E NÃO TENTE

CONTROLAR DEMAIS AS COISAS . JÁ NA ESCOLA, O MELHOR É MANTER OS CADERNOS EM DIA E O MATERIAL EM ORDEM, NÃO DEIXE NADA PRA ÚLTIMA HORA.

LEÃO (22/07 A 22/08) NÃO DEIXE A PREGUIÇA TE DOMINAR, POIS AS COISAS NÃO ACONTECERÃO SEM QUE VOCÊ SE ESFORCE E SE ORGANIZE, MÃOS À OBRA!

CUIDADO COM MAL

ENTENDIDOS, RESOLVA QUALQUER CONFUSÃO NA HORA, NÃO DEIXE PRA DEPOIS, POIS AS COISAS PODEM SE COMPLICAR.

O

MOMENTO PEDE CLAREZA E OBJETIVIDADE!

VIRGEM (23/08 A 22/09) APROVEITE PARA SAIR MAIS, SE DIVERTIR, ENCONTRAR OS AMIGOS. PASSE MAIS TEMPO COM AS PESSOAS QUE VOCÊ GOSTA. NA ESCOLA, VOCÊ TEM TUDO PRA SE DAR BEM, DESDE QUE SE ORGANIZE E NÃO DEIXE NADA PRA ÚLTIMA HORA. FUJA DE ATITUDES CIUMENTAS E POSSESSIVAS. O MOMENTO PEDE LIBERDADE E CONFIANÇA!

LIBRA (23/09 A 22/10) APROVEITE

PARA CUIDAR DO SEU

CORPO, DA SUA BELEZA.

O MOMENTO É DE LIBERDADE, DE INVESTIR EM SI MESMA, POR ISSO, VOCÊ PODE NÃO ESTAR A FIM DE NADA MUITO SÉRIO. A DISTRAÇÃO E A FALTA DE FOCO SERÃO SUAS MAIORES INIMIGAS. TENTE NÃO DEIXAR A MENTE DISPERSAR DURANTE AS AULAS. ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) PEGUE MAIS LEVE CONSIGO MESMA, É HORA DE SAIR, SE DIVERTIR, SER FELIZ. CONFIE MAIS EM SI MESMA, É HORA DE FORTALECER A AUTOESTIMA. CUIDE -SE, AME -SE, ACREDITE EM SEU PODER E EM SUA BELEZA. N A ESCOLA, O MOMENTO É BOM PARA TRABALHOS EM GRUPO, JUNTE-SE AOS BONS! SAGITÁRIO (22/11 A 21/12) IMPORTANTES MUDANÇAS PODEM ACONTECER EM SUA VIDA, É HORA DE SE LIBERTAR DO PASSADO! HÁ UMA VIBE DE ROMANCE E TENSÃO PAIRANDO NO AR! ORGANIZE-SE E NÃO DEIXE DE FAZER AS TAREFAS DE CASA. DEDICAR UM TEMPINHO PRA ESTUDAR EM CASA FARÁ A MAIOR DIFERENÇA NA HORA DAS PROVAS! CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01) VOCÊ PODERÁ SER

ÁRIES (21/03

A 20/04) FAÇA UM ESFORÇO DOBRADO PARA MANTER AS TAREFAS EM DIA, ESPECIALMENTE NA ESCOLA. DEDIQUE-SE! UMA SENSAÇÃO DE INSATISFAÇÃO E INDEFINIÇÃO PODE TOMAR CONTA DO SEU CORAÇÃO, E A NECESSIDADE DE LIBERDADE PODERÁ FALAR MAIS ALTO.

TOURO (21/04 ORGANIZAÇÃO

A

20/05) UM

PODERÁ

AJUDÁ-LA

POUCO A

MAIS

DE

COLOCAR

EM

PRÁTICAS SUAS IDEIAS ORIGINAIS . T ENTE CONVERSAR COM SEU AMOR, FAZER ACORDOS, EXPRESSAR SEUS PONTOS DE VISTA, NEGOCIAR.

HÁ MOMENTOS EM QUE É PRECISO SAIBA

CEDER, OUTROS EM QUE É NECESSÁRIO SE IMPOR . DIFERENCIÁ-LOS!

GÊMEOS (21/05 A 20/06) VOCÊ NÃO É NEM UM POUCO AMIGA DA ROTINA , MAS, UM POUCO MAIS DE ORDEM SERÁ FUNDAMENTAL PARA QUE VOCÊ CONSIGA CUMPRIR TODAS AS SUAS TAREFAS SEM SE ATRAPALHAR. VOCÊ PODERÁ SE SENTIR DIVIDIDA ENTRE A NECESSIDADE DE VIVER ALGO MAIS SÉRIO E A VONTADE DE SER LIVRE E INDEPENDENTE .

MAIS

EXIGIDA

E

COBRADA

EM

SUAS

AMIZADES

E

RELACIONAMENTOS. SERÁ NECESSÁRIO SABER DAR E PEDIR ESPAÇO DENTRO DA RELAÇÃO.

NA ESCOLA, FOCO E CUIDADO PRA NÃO COMETER ERROS BOBOS POR PURA DISTRAÇÃO! AQUÁRIO (21/01 A 19/02) CUIDE DO QUE É SEU PARA NÃO PERDER ALGO IMPORTANTE. NÃO DEIXE SUAS COISAS ESPALHADAS POR AÍ, NÃO EMPRESTE SEUS PERTENCES PARA QUALQUER PESSOA. É HORA DE ESQUECER O PASSADO E DAR ESPAÇO AO PRESENTE E AO FUTURO. DEIXE A FILA ANDAR! NA ESCOLA, SEJA ORIGINAL, DEIXE A CRIATIVIDADE FLUIR! PEIXES (20/02 A 20/03) BUSQUE A CLAREZA E A OBJETIVIDADE NA HORA DE EXPRESSAR O QUE PENSA. MUDANÇAS À VISTA, VOCÊ ANDA A FIM DE NOVIDADES. BUSQUE A RENOVAÇÃO. NA ESCOLA, SEJA DIRETA, OBJETIVA, EVITE ENROLAR E ENCHER LINGUIÇA NA HORA DAS PROVAS! ATENÇÃO AOS PEQUENOS DETALHES.


12 Por Silmar Schmidt

»Campeonato Brasileiro: Terminado o 1º turno (19ª rodada ) o Grêmio ocupa o 3º lugar com 34 pontos e o Inter ocupa o 6º lugar com 30 pontos com uma partida a menos contra o Santos. A dupla GRENAL tem a ambição de ser campeã, isso pode acontecer. Vamos acreditar! »Copa do Brasil: Grêmio passou pelo Santos e Inter passou pelo Salgueiro pelas 8ª de final da Copa do Brasil. Agora é Grêmio x Corinthians ( ida e volta ) e Inter x Atlético Paranaense ( volta e ida ) com jogos nos dias 25/09 e 23/10) respectivamente. Vamos torcer para que Grêmio e Inter se enfrentem em uma das semifinais! Fica combinado. »Jergs: Passado a fase de CRE, a Escola Szinvelski se classificou no voleibol feminino infantil, arremesso de peso feminino infantil com a aluna Julya, corrida 1000m feminino infantil com a aluna Laura e corrida 150m masculino mirim com o aluno Kevin. Valeu pelo esforço nesta fase a todos. Parabéns aos que se classificaram. »Campeonato Escolar de Futebol Masculino: Saiu finalmente a grande final ficando campeão o time do Prof. Ildo, 2º o prof. Paulo, 3º o aluno Daniel e em 4º o prof. Silmar. Parabéns pelas conquistas e aos organizadores! ENTRADAS (saldos líquidos) COPA 3.250,35 SALADA 517,60 DOCES 794,65 SALGADOS 286,00 CARNE 1.645,00 RIFA 3.282,00 LEMBRANCINHAS 146,00 PESCARIA 289,00 DOAÇÕES 151,24 TOTAL 10.361,84 DESPESAS TOTAL 1.861,84

LUCRO

8.500,00

CULTURA GAÚCHA Neste mês de setembro que reverenciamos os festejos farroupilhas em todas as querências do Torrão Gaúcho, tornou-se imprescindível descrever sobre o assunto que a nossa região cultiva. Os habitantes do Rio Grande do Sul são denominados gaúchos e a origem é o resultado da miscigenação entre as raças do índio, espanhol e o português. Por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador de laço e da boleadeira. Caracteriza-se pelo uso da bombacha e de indumentária confortável e livre, de acordo com os hábitos campeiros. O prato mais tradicional é o churrasco, seguido do arroz carreteiro, feijão mexido, charque,... Tem no costume do chimarrão, sua bebida, conhecida como mate amargo que é o símbolo da hospitalidade e da amizade do gaúcho. Cultive a tradição gaúcha neste mês de setembro e faça parte deste legado cultural da nossa terra gaúcha. Pense nisso!!! Prof.Paulo

Festa espetacular!!! Ótimo trabalho em todos os setores, ótimo público, excelente lucro. A Direção e o CPM da Escola Szinvelski agradecem, sinceramente, a todos que fizeram da festa um sucesso e esse sucesso, dedicamos a todos vocês... Que essa parceria continue dando certo. Muito Obrigado!!!

9setembro2013  

Cultura e Lazer

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you