Page 1

 AGRICULTOR Tão antiga como a humanidade, a profissão de agricultor ainda hoje é peça essencial em qualquer engrenagem de desenvolvimento, abastecimento e na solução de um dos mais graves problemas não resolvidos pela humanidade, o da fome. Os programas de governo colaboram para aliviar o problema, mas sem o agricultor seria letra morta. É ele, com muito empenho que gera o que os programas tendem a distribuir, o alimento. Diferentemente de outros profissionais, o agricultor interage com a natureza e dela tira o seu sustento. Nenhuma pessoa melhor que ele reconhece o seu valor, pois foi ali que ele construiu sua vida e dela precisa para produzir, para morar, para consumir, enfim, para viver. Num tempo que se fala tanto em sustentabilidade, poucos são os que absorveram o conceito e sua prática como os agricultores, ainda que não sejam recompensados para preservação de nascentes que ajudam na conservação dos mananciais e favorecem todos os que utilizam água, independentes de viverem ou não no campo, que faz ricos milhares de exploradores desta cultura e ele, origem de tudo, de nada se beneficia. O maior transferidor de renda do País, o agricultor, que ajudou nossa nação a crescer, de vez em quando, não tem renda suficiente para pagar suas dívidas junto aos estabelecimentos financeiros. Ser agricultor é acima de tudo desapego do interesse próprio. É semeador de riqueza, de fartura, de alimento, de matéria primas para os outros segmentos da economia. A Escola Szinvelski, neste dia 28 de julho em que se comemora o Dia do Agricultor, cumprimenta esses profissionais que são responsáveis pelo cultivo de alimentos que abrandam a fome de todos os gaúchos.


DIA INTERNACIONAL DO HOMEM

PROF. ISABEL 05/07

PROF. ILDO 08/07

KIELE 28/07

MICHELI 06/07

EDUARDA 30/07

MANOELA 06/07

ÌTALO 27/07

ÍGOR 27/07

JESIEL 16/07

KÁLITA 23/07

Daniele/4º 25/07

SUDOKU KIDS (Ver regra pág.9)

2

No dia 15 de Julho, comemora-se no Brasil, o Dia do Homem. Já em outros países, a data firmada para tal comemoração é 19 de novembro, dia que marca o início da data comemorativa, criada em 1999, por Dr. Jerome teelucksingh, em Trinidad e Tobago. Hoje, em caráter internacional, é celebrada em vários países. A criação da data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família. Desde o início da comemoração, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa e, através de sua representante na Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz, afirmando que “é uma excelente ideia e que daria um certo equilíbrio de gênero”. O artigo 1° da Declaração Universal de Direitos Humanos relata: “Todos os

seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

O Dia do Homem tem a mesma importância que o Dia da Mulher, pois ambos têm o seu lugar na sociedade e buscam objetivos parecidos, como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental. Pois é... E muitos reclamando que não tinham um Dia só para eles... (Fonte: http://www.brasilescola.com)


3

Textos elaborados pelos alunos para o Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”. O LUGAR ONDE ESTUDO O lugar onde estudo é cheio de novidade por que sempre estamos descobrindo e fazendo atividades novas. O lugar onde estudo é cheio de alegria, e os professores estão sempre nos orientando para cada vez buscar melhores resultados, e não desistir dos nossos sonhos. Na escolas têm vários tipos de atividades como ler, escrever, responder, perguntar, trabalhar um pouco na horta e na limpeza das calçadas. No lugar onde estudos têm bons professores, os mais formados na profissão de professor do Brasil, e assim, nós alunos desse lugar, ficamos felizes em saber que podemos confiar nos professores por que eles vão nos levar ao caminho certo nos orientar para estarmos preparados para o futuro. Por isso que eu tenho orgulho de dizer que o lugar onde estudo é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Eduardo Szinvelski. (Carla/7ª) ESTUDAR PRA QUÊ? Hoje em dia muitos jovens e pessoas no geral, se perguntam ou já perguntaram, pra que estudar? A minha resposta para a pergunta é, para ser alguém na vida. Estudar para mim é prazeroso é o meu passatempo predileto, mas para alguns, estudar é mais que cansativo, traz sono e preguiça, será que eles serão alguém na vida? Aqueles que estudam e adquirem o conhecimento estão sempre à frente, ocupando os melhores lugares. Além de o estudo trazer tudo isso, ele também ajuda no respeito e educação, fazendo as pessoas ficarem mais educadas e finas. Todos nós, jovens, pensamos em ter carros, roupas de marca, enfim, uma boa vida, mas muitos não se dão conta que o caminho para isso passa pelos estudos. Nós estudamos muito para adquirir conhecimento e, com esse conhecimento, arrumar um bom emprego, ganhando um bom salário.

Há alguns anos atrás, não havia tanta concorrência, como atualmente, para conseguir um bom emprego. Aí se vê, pra quê estudar. Quanto mais estudamos, mais chances temos de entrar em uma boa faculdade, mesmo que não tenhamos condições de pagar, assim nos realizaremos profissionalmente. Para um país como o Brasil, que está se desenvolvendo, o estudo é mais do que fundamental para ter pessoas mais habilitadas, capazes de fazer melhor. Sendo assim todos nós independentemente da idade, devemos estudar muito, cada vez mais, para dar um futuro melhor para nós mesmos e também para o Brasil, que irá crescer e se desenvolver cada vez mais. (Leandro/8ª) ESTUDAR PRA QUÊ? Estudar matemática pra quê? Tem calculadora. Geografia? Tem GPS. História? Já estão mortos. Artes? É só imprimir no Google. Português? Se não soubesse não estaria escrevendo esse texto. Mas se o homem ou a mulher que inventou a calculadora não tivesse estudado matemática não teria conseguido inventar. E se o homem que inventou a o GPS não tivesse estudado geografia, você acha que ele teria conseguido fazer o famoso GPS? Não por que ele não saberia nem onde ficaria o norte. As pessoas da história já estão mortas, mas temos que conhecer a história deles para não cometer os mesmos erros que eles e temos que saber do passado para entender o presente e para planejar o futuro. Arte? Imprimir do Google! Você acha que as pessoas que desenharam os desenhos mais bonitos não estudaram arte? Hã! Foi só por que estudaram. E português? Se não soubesse não estaria escrevendo esse texto. Mas se eu não tivesse estudado não saberia nem escrever o título nem se quer saberia escrever meu nome. Eles estudaram e inovaram. Devemos estudar e inovar sim, também para cada vez facilitar mais a vida. E agora ta respondida à pergunta: ESTUDAR PRA QUÊ? (Ryan/6ª)


4

Vamos derscobrir uma figura do Folclore Brasieleiro e depois pintá-lo. Ajude o agricultor a identificar os animais que existem em seu sítio, depois pinte.

PROTETOR DAS FLORESTAS

NO EMARANHADO DE LETRAS, ENCONTRE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE UMA FAMÍLIA


5

 Todos devemos lutar pelo amor, e a todos que amam, nunca desistam de serem felizes. Todos aqueles que amam devem enfrentar todos os obstáculos e lutarem pela felicidade. O amor proibido é o amor que achamos mais gostoso.(Marli/8ª)  Scheila e Kálita! Você é muito querida. Da amiga Mariele/6º.  Mari! Você é a minha melhor amiga. Bj da sua chara Mari/6º  Pais e Alunos! Devemos cuidar o que escrevemos no jornalzinho, pois ele passa pelas mãos de muitas crianças, e ofendendo os coleguinhas, nós podemos causar uma influência “feia” para as crianças menores. Não ofendam ou tentem resolver picuinhas entre coleguinhas pelo jornalzinho, apenas chame a criança ou seus pais para uma conversa, mas não torne isso tudo público e não generalize. É conversando que as pessoas se entendem. (Marli/8º)  Sheila! Você é minha melhor amiga. Te adoro d++++. De seu colega Gustavo.  Gustavo! Você é um ótimo amigo e colega. De suas amigas Sandi e Mariele/6º.  Sheila! Continue sendo essa amiga legal engraçada e inteligente. De sua amiga Sandi.  Maria! Pare de fazer confusão. De sua irmã Sandi.  Mãe! Te adoro. Um abraço de seu filho Gustavo.  Marli! Está chegando seu níver. Você vai ganhar mais um fio de cabelo branco, pois está fazendo 15 anos. Parabéns! Um abraço de sua irmã Sandi.  Jackson e Joacir! Deixem de fazer bagunça dentro da sala de aula. (Sandi)  Mariele/6º! Você é uma ótima amiga. Te adoro. De sua amiga Sandi.

 Natália! Mais uma etapa vencida, muitas experiências vividas, ensinamentos adquiridos e amigos conquistados. Chegou a hora da despedida, queremos agradecer toda sua amizade, dedicação, respeito e carinho. Em cada momento juntos aprendemos e compartilhamos experiências. Ficamos muito felizes de conviver com você e de termos sua amizade. Um brande abraço e muitos beijinhos. Te amamos muito! Turma do 3º ano e prof. Valéria.  Samara! Chegou o dia de nos despedir de uma pessoa especial... Você! Queremos agradecer pelo carinho, por toda a compreensão e ajuda que nos ofereceu, pelos momentos que nos proporcionou e, principalmente, por sua grande amizade. Amamos muito você, obrigada por tudo! Abraços carinhosos da turma do 4º ano e prof. Bete.  Estamos no final do 1º semestre, duas semanas de férias para dar uma descansada e renovada nas ideias. Né gurizada? Queremos, como escola, agradecer a dedicação e empenho dos professores, funcionárias e alunos para que nesse semestre se realizasse tudo muito bem. Agradecemos as professoras estagiárias Samara e Natália, pela dedicação e empenho mostrado. Obrigado a todos. (Equipe Diretiva)


6

O PADRE PERDIDO

— Olha a lua, amor! Ela está se escondendo! — Ela deve estar com vergonha de sua beleza, querida! Vinte anos depois, os dois estão sentados no mesmo banco, na mesma praça. — Olha a lua, querido! - observa ela. Está se escondendo! — Não vê que vai chover, sua anta!

O padre, novo na cidade, precisava enviar algumas cartas e estava perdido. Ele vê duas crianças jogando bolinha de gude e resolve perguntar: — Crianças, algum de vocês sabe qual é o caminho do correio? Depois que uma das crianças explica o caminho, o padre fala: — Muito obrigado! Mas, não fiquem aqui na OVOS DO MANOEL rua. Vocês devem ir para a igreja, aonde eu Manoel chega em casa abatido, vou ensinar pra vocês o caminho de Deus... cabisbaixo e a Maria vai logo perguntando: Um dos moleques então responde: — Ó, Manoel, por que estás tão triste? O — Deixa disso, padre! O senhor não sabe que foi que te aconteceu? nem o caminho do correio e vai saber o — Ah, Maria... Uma tragédia... Estive no caminho de Deus? médico hoje à tarde e ele disse que eu vou ter que ser castrado! A ESTRANHA NO NINHO — Castrado? Mas, ora pois, o que é que A tartaruguinha faz um grande esforço e você tem, homem de Deus? começa a subir numa árvore. — Peguei um tal de Colesterol... E ele me Depois de horas de muito esforço, ela disse com todas as letras que a única consegue alcançar um galho bem baixo, mas solução pra mim é cortar os ovos! escorrega e despenca no chão. Mas ela não desiste. Depois de se recuperar, se arrasta até a árvore e faz mais uma tentativa. Depois de subir uns três centímetros... PUM! Cai no chão, onde fica agitando as patinhas, desesperada. Enquanto isso, no topo da árvore um casal de pombos conversa: — Querido, será que não está na hora de contarmos que ela é adotada?

UNIDOS PARA SEMPRE

CONSCIÊNCIA LIMPA

No tribunal, o juiz pergunta ao réu: — No momento do furto, o senhor não pensou nenhum instante na sua mãe, na sua mulher? — Pensei sim, seu doutor! Mas na loja só tinha roupas pra homem!

O QUE TODA MULHER QUER Um deslumbrante vestido tomara que caia, Uma calcinha tomara que tirem, Um sutiã tomara que sustente, Um absorvente tomara que não vaze, Uma meia tomara que não desfie, Uma celulite tomara que não percebam, Um salto alto tomara que não quebre, Um namorado tomara que me ligue, E um marido rico tomara que morra!

Morre o homem e, não demora muito, a viúva também vai para o céu. Chegando no paraíso, ela encontra o marido. — Querido! Querido! — diz ela, abraçando o ex — Que bom te encontrar aqui! Agora nós vamos ficar juntos pra A CARA DO PAI sempre! O novo pai sai da maternidade, encontra — Opa, opa! Peraí... O trato foi: "Até um amigo e, entusiasmado, diz: que a morte nos separe"! — Rapaz, o meu filho é a minha cara! O ROMÂNTICO O amigo não perde a chance e diz: Um mês de namoro. O sujeito todo — Não tem problema, rapaz. O apaixonado está sentado no banco da praça importante é ter saúde. ao lado do amor de sua vida.

(Fonte:www.orapois.com.br)


7

PRESOS NO BANCO

CÉREBRO AFUNDADO

LÓGICA

(humortadela)

(humortadela)

(humortadela)

NOVO PREFEITO

O novo prefeito de uma cidadezinha mineira ordena aos secretários:  Tragam as folha de pagamento, que quero ver se tem alguém ganhando mais do que eu! Com os papéis na mão, examinou tudo direitinho e esbravejou:  Tão vendo? Bem do jeito que imaginei. Um baita de um marajá sugando o dinheiro do povo!  Quem? – perguntam os secretários. Esse tal de Total, eu nunca vi ele trabalhando aqui! RESPOSTA DE SUSTO

QUEM É MESMO?


8

MEXA-SE E TENHA O MELHOR! Como diz o jornalista José Simão, da Folha de S. Paulo, “quem fica parado é poste.” Concordo. De que adianta ter sonhos, mas não fazer nada para concretizá-los? Também não vale lamentar que fulano conseguiu isso e aquilo se, enquanto ele A inércia foi à luta, faz mal ao ficamos inertes numa zona de corpo e à conforto, sem mente! arriscar nada! a questão é simples: é preciso ter disposição para correr atrás do que desejamos. Sem iniciativa, não percorremos distância alguma e ficamos presos a uma vida chata e improdutiva. Outra: quanto mais tempo ficamos de braços cruzados, mais difícil é a realização de algo bom. Sem falar que, à medida que recuamos, podemos nos tornar pessoas inseguras e apáticas. Portanto, mexa-se! Ainda que demore para alcançar o seu propósito, insista. A inércia faz mal ao corpo e à mente! E uma cabeça parada, sem pensar, destrói qualquer possibilidade de conquista. Nascemos para nos movimentar, mesmo que os caminhos sejam tortuosos. Quando avançamos, novas perspectivas vão surgindo, alimentando a nossa vontade de querer (e conseguir) sempre mais e melhor. (Karla Precioso, revista AnaMaria, 31/05/13)

EFEITO ANGELINA JOLIE Manoel Joaquim da Silva, um português precavido de 35 anos, na onda da antecipação de Angelina Jolie, fez cirurgia de amputação de pênis. Havia descoberto que seu pai e seu avô ficaram impotentes aos 80 anos!!! DE PAI PARA FILHO O pai cubano pergunta ao filho pequeno:  O que você quer ser quando crescer?  Estrangeiro. HOMEM VIVEU ANOS COM UM LÁPIS NA CABEÇA Um jovem que se queixava de dores de cabeça, surpreendeu médicos alemães que descobriram que ele vivia há anos com um lápis encravado em sua cabeça. O paciente, um afegão de 24 anos, que sofria com dores de cabeça, problemas de visão no olho direito e sangramentos no nariz, internado na clínica universitária de Aix-la-Chapelle (oeste da Alemanha), para que fosse submetido a exames. Após um exame de ressonância magnética em seu crânio, os médicos identificaram a presença "de uma sombra alongada, característica de um corpo estranho", de acordo com o documento da clínica especializada em cirurgias na boca, na mandíbula e na face. Perguntado sobre a origem do objeto, o paciente disse "se lembrar apenas de ter tropeçado na escola quando tinha 15 anos e de ter sangrado no nariz". Durante a cirurgia, os médicos retiraram do crânio do paciente um lápis de cerca de 7 cm de comprimento. O paciente se recupera bem da operação.

“NÃO HÁ MAIOR EVIDÊNCIA DE INSANIDADE DO QUE FAZER A MESMA COISA DIA APÓS DIA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES.”

(Albert Einstein, Físico alemão)


9

Nas casas em destaque, o utensílio de cozinha usado para cozimentos rápidos. 1

2

1

1.

Metal usado em ligas.

2.

Peça de armações (constr.)

6

3.

Indicar; manifestar.

3

9

4.

Árvore da família das leguminosas

1

10

11

5.

Parte inferior da orelha (PL)

2

5

6

14

6.

Andar à cavalo.

11

1

12

5

7.

O ‘P’, de IPTU

16

7

9

8.

Dança da aristocracia francesa (Ant).

13

4

10

14

9.

Vício; corrupção

14

15

8

4

P

A

L

A 7

10. Gingar na frente do adversário (fut).

3

11. Prato também chamado “fritada”.

5

13

6

1

12

13

4

17

17

5 O 18

12. Óleo aromático de origem vegetal. 13. Doenças contraídas nas praias poluídas. 14. Coibição; repressão.

C 1

15. Apressado; precipitado.

4 I

5 O

7

5

8

9

5

8

1

7

12

4

13

5

15

16

7

4

1

12

8

5

14

12

1

6

12

1

7

12

9

8

9

1

13

5

9

15

5

9 E

3 D

7 R

5

3

18 Ç 1

5 Ã

O 3

1 - Preencha os espaços em branco com algarismos de 1 a 9, de modo que cada número apareça apenas uma vez na linha. 2 - O mesmo deve acontecer em cada coluna e, também, em cada quadrado (3x3). 4

5 3

2

9

8

9

2

3

7

6

8

9

2

5

1

3

2

4

5

5

5

4

3

8

9

2

6

7

6 1 6

5 1

5

4

6

7 9

3

7

6

9

1

7

8

4

5

1

1

6

8

4

4

2

9

3 6

7

8

1

7 8

6

5

9

9 7

6 4

5

8 5

7

6

7

2

3

3

5 3

3 1

2

9

9

5 4

4 3

2

1

7

7

6

5

3

2 1

8

1

9

5

3 6

2


10

BOLO CREMOSO DE MANDIOCA INGREDIENTES

 4 ovos.  1 xícara de óleo.  1/2 xícara de leite.  500 g de mandioca crua ralada.  2 xícaras de açúcar.  1/2 xícara de farinha.  50 g de queijo ralado.  1 colher de fermento em pó.

Bata os 3 primeiros ingredientes no liquidificador. Adicione aos poucos o restante. Coloque em uma forma untada. Leve ao forno médio, préaquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar. MODO DE PREPARO:

TORTA SALGADA DE LIQUIDIFICADOR INGREDIENTES

Massa:  3 ovos.  13 colheres de farinha de trigo.  1 e1/2 xícara de leite.  3 colheres de queijo(opcional).  1 colher de fermento.  1/2 xícara de óleo.  Sal a gosto. Recheio: Podemos usar qualquer um desses recheios carne moída/sardinha/ frango desfiado/presunto e queijo.  1 cebola.  Alho e sal a gosto.  1 pimentão.  2 tomates sem pele.  Orégano.  1 pimenta de cheiro.  Cheiro verde.  Óleo para refogar. MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, por último misture o fermento. Unte uma forma retangular com margarina e farinha de trigo, despeje a massa e espalhe cuidadosamente o molho por cima da massa. Se desejar salpique queijo por cima. Leve ao forno preaquecido, asse por aproximadamente 40 minutos.

A partir desta edição do Cultura & Lazer, estaremos divulgando alguns gaúchos famosos que não moram mais no RS e são fáticos pela dupla GRENAL.

Marcos Sidney Losekann nasceu em 8 de janeiro de 1966, em Independência (RS). Começou sua carreira na RBS, afiliada da TV Globo, em Cruz Alta (RS), onde cursou Direito. A primeira matéria que fez, em 1984, foi sobre as gravações da minissérie O Tempo e o Vento. Atualmente, segue como correspondente internacional, baseado em Londres, na Inglaterra, e tem uma descrição no perfil do Twitter que já entrega a sua preferência futebolística de: “Correspondente gremista – internacional/colorado de jeito nenhum”. Hilton Antonio Mendonça Britto Junior, conhecido apenas como Britto Jr. nasceu em Caxias do Sul, no dia 6 de maio de 1963, é um jornalista e apresentador de televisão. Começou carreira de jornalista em 1979, na Rádio Independência de Caxias. Em 1981 ingressou na RBS TV Caxias do Sul. Atualmente está na rede Record. Em 2009, deixou o Hoje em Dia e passou a apresentar, na mesma Rede Record, o reality show “A Fazenda”. É fanático torcedor do Sport Club Internacional.


11

Vamos tornar esta cena mais Câncer (21/06 a 21/07): Evite ambientes bonita? Existem 7 erros, vamos lotados e conversas com pessoas baixoencontrá-los? astral. Poderá pintar um clima com um amigo ou garoto da turma. Deixe rolar, mas cuidado pra não se machucar. Leão (22/07 a 22/08): Julho promete novas amizades e um aumento em sua turma de amigos. Pequenos problemas que estavam incomodando, agora também poderão ser resolvidos. È hora de se dedicar aos estudos. Virgem (23/08 a 22/09): Este mês você estará mais estudiosa, com mais energia para se dedicar à escola. Aproveite para fechar as notas logo e adiantar as férias! Não é hora de se amarrar, mas você poderá dar uns beijinhos sem compromisso por aí! Libra (23/09 a 22/10): Neste mês, você estará cheia de fé na vida e nas pessoas. Prepare-se para transformações. Você está mudando e a vida mudará junto com você! Escorpião (23/10 a 21/11): O mês de julho promete grandes mudanças em sua vida e em sua forma de pensar. Tente não resistir ao novo, abra-se, mudar é sempre bom, e faz a gente crescer e evoluir! Na escola, estará com sorte, mas não deixe de fazer a sua parte. Sagitário (22/11 a 21/12): Julho será um ótimo mês para dar aquela reorganizada na vida. Muitos dos seus esforços serão recompensados. Um novo período se iniciará. Prepare-se para novidades também no amor. Capricórnio (22/12 a 20/01): Prepare-se para mudar sua forma de pensar e começar a Áries (21/03 a 20/04): Neste mês, você estará rever alguns conceitos. O mês de julho com a mente mais rápida e isso irá ajudá-la promete trazer diferentes energias para bastante nos estudos. Aproveite para pegar sua vida. O clima continua leve e divertido firme no colégio! Para se dar bem com e o potencial para paqueras e namoro aquele garoto de quem está a fim, aposte continua grande! num bom papo, mostre inteligência! Aquário (21/01 a 19/02): Julho promete ser Touro (21/04 a 20/05): Você estará linda e um mês de alegrias, leveza e diversão. O carismática, esbanjando charme por aí. Evite momento será ótimo para namorar. Você comer demais, para não correr o risco de estará mais criativa e isso poderá se engordar. É que Júpiter entrou no seu signo e refletir nos seus estudos e também na isso poderá aumentar sua fome! maneira de se vestir! Gêmeos (21/05 a 20/06): Julho é o seu mês e Peixes (20/02 a 20/03): Importantes transforpromete muitas novidades. Você vai se sentir mações estão ocorrendo em sua alma e em com mais energia. Cuidado com o excesso de sua vida, e você está amadurecendo! Vai ser romantismo, não crie expectativas demais, difícil se interessar por garotos fúteis e sem valorize-se sempre! Na escola, redobre a conteúdo. Na escola, estará mais criativa, atenção nas aulas. mas cuidado para não se dispersar demais.


12 Por Silmar Schmidt

»COPA DAS CONFEDERAÇÕES: A Copa das Confederações foi realizada no Brasil e serviu como teste das novas Arenas, para a realização da Copa do Mundo de 2 014. Serviu também para dar uma nova postura à seleção brasileira do novo técnico, Felipão. O Brasil é campeão, seguido da Espanha como vice. Itália em 3º e Uruguai em 4º lugar. Parabéns à Seleção Brasileira. »LIBERTADORES: Lembrando que as semifinais ficaram assim distribuídas: Newell´s Old Boys (Arg) x Atlético Mineiro (MG) nos dias 03 e 10 / 07 às 21h50 com jogos de ida e volta. O primeiro jogo deu 2 x 0 para o time argentino. Olímpia (PAR) x Santa Fé (COL) nos dias 02 e 09 / 07 às 21h50 com jogos de ida e volta. A 1ª deu 2 x 0 para o Olímpia. »CAMPEONATO BRASILEIRO: Após a paralisação para a Copa das Confederações o Campeonato Brasileiro volta com a 6ª rodada, no final de semana, com Atlético (PR) x Grêmio, sábado às 18h30, e Inter (RS) x Vasco da Gama, domingo às 16h00. Novidades: Grêmio está de técnico novo Renato Gaúcho! Inter com trocas de jogadores. Será que melhora??!! »COPA DO BRASIL: Pela 3ª fase o Inter joga contra o América Mineiro (MG) nos dias 10 e 17 / 07 com jogos de ida e volta. Lembrando: Grêmio entra nas 8ª de final. »CAMPEONATO DE FUTEBOL MASCULINO ESCOLAR: Falta a última rodada do 2º turno, para ver quem enfrenta na final o time do prof. Paulo, provavelmente o time do prof. Ildo. »JERGS: Estamos Classificados para a fase de CRE no voleibol feminino infantil e no atletismo em certas categorias. Parabéns aos classificados e muito treino

POR QUE ESTUDAMOS?

Por que estudar? Vamos morrer mesmo... Tem tanta gente burrinha e é cheia da grana... Tem tantos, que mal sabem rabiscar o próprio nome e tem posses e status... Tem tanto artista gaiato e modelo brega, que sem abrir a boca sai na Caras ou rebola no Gugu, quando não, alguma Maria Chuteira que casa com um inocente da vida. Por que estudar, afinal? Como um ditado diz: “Da Vida só levamos, o Amor e o Conhecimento”. Por que Estudar? Estudamos para nos treinarmos nas sabedorias dos milhares de livros, executarmos a tal teoria versus prática e, assim, com a nossa bagagem, o nosso meio, o nosso modo de vida, nos habilitarmos profissionalmente, abrindo escadas para o alto, tudo pela necessária evolução social e que abrigue o próprio ego. Não nascemos analfabetos? Pois é, aprendemos no meio, depois trocamos figurinhas com os colegas de infância, os amigos e inimigos do meio, os parentes bons e ruins. É daí que temos os chamados referenciais, observando, aprendendo sempre com erros de terceiros, avaliando tudo que ocorre no nosso bairro, nossa cidade, nosso mundão sem porteira.... Tudo é um eterno e santo aprendizado. A Escola é um espaço de conhecimento que tem normas, aonde teremos direitos e deveres, e é aonde convivemos com o diferente. Tudo isso numa soma, formam cabeças pensantes, cidadãos esclarecidos, civilizados e conscientes. Com o estudo, vêm os diplomas, cursos, avaliações, concursos, progressos, leituras. Daí sim, nosso esforço é reconhecido, a partir de então finalmente podemos colher os frutos, lucros, conquistas, sucesso, felicidade, mas, sempre, ESTUDANDO. Pense nisso... Prof. Paulo.

7julho2013  

Jornal Escolar

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you