Page 1

Jornal da Escola EB1/JI 1ª Edição Subportela Novo jornal da E.B.1 / JI Subportela Nesta Edição podes encontrar

Esta é a escola onde ajudamos a crescer e com quem crescemos fazendo sonhos, contando histórias, desenhando e aprendendo…

Área da Formação Pessoal e Social. Pag. 2

É neste espaço que todos os dias trabalhamos para construir uma juventude sã e harmoniosa.

Área do Conhecimento do Mundo. Pag. 3

Área das Expressões / Comunicação. Pag. 4

Formação Cívica Pag. 5

Área de Projecto / PAA Pag. 6

Projectos TEIP Pag. 7

Projectos com outras Entidades Pag. 8

Estamos online em: ebjisubportela@bloagspot.com

Assim, é objectivo principal desenvolver em toda a comunidade escolar, valores fundamentais do passado, aprendendo a viver no presente, construindo um futuro em que cada cidadão seja mais autónomo, responsável, com sentido crítico e interveniente na sociedade.

Eu nós e os outros – Família Escola e a família vivem a relação, de juntos partilharem a educação das suas crianças, achamos que o tema “Escola – Família” – “ Eu nós e os Outros “ seria o mais adequado. A humanidade no seu conjunto, atravessa graves problemas de intolerância, pobreza e exclusão social. Desenvolver e reforçar sentimentos de pertença uma comunidade territorial e familiar, é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma consciência com referência a uma cidadania mundial.


Área de Formação Pessoal e Social

Construindo

um

mundo

melhor “ desenvolvimento da actividade todos

“todos

iguais”,

promoção

que

da

diferentes visa

tomada

a de

consciência dos problemas da sociedade

e

desperta

sentimento de entreajuda e de igualdade.

2


Área do Conhecimento do Mundo Construindo

um

mundo

melhor “ desenvolvimento da

actividade

“todos

diferentes todos iguais”, que visa a promoção da tomada de

consciência

dos

problemas da sociedade e desperta

sentimento

de

entreajuda e de igualdade.

3


Área das Expressões / Comunicação Educação Ambiental

“ Á descoberta do meio:

preservação da natureza /educação ambiental” Potenciar aprendizagens com vista à tomada de consciência de que a TERRA é a casa de todos, e que por isso a devemos

amar

e

respeitar.

Sensibilizar

para

a

consciência da interdependência da vida, onde as plantas e os animais merecem o nosso respeito e carinho. Várias iniciativas de sensibilização para as problemáticas ambientais no espaço escolar e no espaço comunitário, em parceria com entidades específicas (Ponto Verde Reciclar, Compostagem)

Educação para a saúde “ Crescer bem para uma vida melhor “Potenciar o desenvolvimento de aprendizagens, com vista à tomada de consciência da responsabilidade de cada um, no seu projecto de saúde, através de actividades que visam a sensibilização de crianças e famílias para a necessidade urgente de um estilo de vida saudável,

4


Área da Formação Cívica É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania, constituindo um espaço de diálogo e de reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos alunos e sobre questões relativas à sua participação, individual e colectiva na vida da turma, da escola e da comunidade. Visa essencialmente o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes.

Assembleia de escola / Diário de turma

5


Magusto

Área de Projecto /PAA Tem o objectivo central de envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo articular saberes de diversas áreas curriculares em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e interesses de alunos. As actividades a desenvolver ao longo do ano lectivo, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com: ambiente, saúde, relação escola – família e cidadania. Com este propósito pretendo promover a articulação curricular; actuar e resolver as dificuldades de aprendizagem e incluir os alunos na comunidade, contribuindo deste modo para colmatar algumas dificuldades diagnosticadas.

Roda dos Alimentos

6


Palestra sobre alimentação saudável

Comemoração da República

7


Direitos Humanos e os Valores Essenciais (Representantes da UNICEF)

Palestras sobre o Voluntariado e a ExclusĂŁo Social (MissionĂĄrio Nuno Almeida)

8


CMIA

Projeto TEIP “Educar bem para incluir numa vida melhor” No trabalho a desenvolver ao longo do ano lectivo, pretende-se reforçar o potencial dos alunos na construção da sua auto – estima, através da autonomia individual e respeito pelas diferenças. As actividades servem para resolver problemas relacionados com: ambiente, saúde, relação escola – família e cidadania.

9


Experi锚ncias

Horta Biol贸gica

10


Empreendedorismo

11


Projectos com outras entidades Escola Segura

Pรกroco / Centro de Dia

12


Aprender é divertido  

Jornal Digital

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you