Page 1

REESCRITA

FELIPE BARTH E GABRIEL BARROS 1ยบ ANO B - 2012


APRESENTAÇÃO AO LONGO DO TERCEIRO TRIMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE HISTÓRIAS MUITO APRECIADAS POR ELAS - OS CONTOS TRADICIONAIS. NESSE PROCESSO, COM AJUDA DAS PROFESSORAS E DOS PARCEIROS, TIVERAM O DESAFIO DE REESCREVER UM CONTO CONHECIDO, CUIDANDO DE ASPECTOS IMPORTANTES COMO: O USO DE UMA LINGUAGEM ADEQUADA AO GÊNERO, A ORDEM DOS EPISÓDIOS E A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS E CENÁRIOS. PRECISARAM PENSAR TAMBÉM SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ESCRITA. ALÉM DOS MOMENTOS DE PRODUÇÃO DO TEXTO, AS CRIANÇAS FORAM COLOCADAS EM SITUAÇÕES DE REVISÃO, RELENDO E ACRESCENTANDO TRECHOS DA HISTÓRIA PARA QUE ELA SE TORNASSE CADA VEZ MELHOR. A REVISÃO ORTOGRÁFICA FOI OUTRO FOCO DE TRABALHO. AS CRIANÇAS PUDERAM CUIDAR DA ESCRITA CONVENCIONAL DAS PALAVRAS DE USO FREQUENTE E AO ESCREVER E DIGITAR OS TEXTOS EM DUPLAS, SE ATENTARAM TAMBÉM À TROCA E OMISSÃO DE LETRAS EM ALGUMAS PALAVRAS. É IMPORTANTE PONTUAR QUE, NESSE MOMENTO, NÃO TEMOS A EXPECTATIVA QUE AS CRIANÇAS PRODUZAM RESPEITANDO DE FORMA CONVENCIONAL AS REGULARIDADES E REGRAS ORTOGRÁFICAS, ASSIM, VOCÊS VERIFICARÃO QUE ESCREVERAM DA FORMA COMO CONSEGUEM FAZÊ-LO. A PONTUAÇÃO FOI UM ASPECTO CUIDADO PELAS PROFESSORAS, PARA GARANTIR MAIOR CLAREZA AOS LEITORES. AS HISTÓRIAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS GANHARAM ILUSTRAÇÕES TAMBÉM FEITAS POR ELAS, DANDO ORIGEM A ESTE LIVRO DIGITAL. APROVEITEM ESTE MOMENTO LENDO AS HISTÓRIAS NA COMPANHIA DAS CRIANÇAS. MARCELA E BIA


OS MÚSICOS DE BREMEN

ERA UMA VEZ UM BURRO QUE JÁ ESTAVA VELHO E NÃO SERVIA MAIS PARA CARREGAR CARGAS DE SEU DONO. UM DIA O DONO DISSE PARA O BURRO: - VOCÊ NÃO SERVE MAIS PARA NADA, NÃO VOU MAIS TE ALIMENTAR! - E O BURRO ASSUSTADO E COM MEDO, RESOLVEU IR PARA BREMEN E SE TORNAR MÚSICO. NO CAMINHO O BURRO ENCONTROU UM CÃO VELHO E PERGUNTOU PARA ELE: - ESTÁ TUDO BEM CÃO? - ESTOU VELHO NÃO POSSO MAIS CAÇAR E MEU DONO ME EXPULSOU DE CASA – RESPONDEU O CACHORRO.


OS MÚSICOS DE BREMEN

E ENTÃO O BURRO DISSE: - QUER IR COMIGO PARA BREMEN, VAMOS FORMAR UMA DUPLA DE MÚSICOS? O CACHORRO CONCORDOU E DOIS FORAM PELA ESTRADA. DE REPENTE O BURRO E O CÃO ENCONTRARAM UM GATO MIANDO E PERGUNTARAM: - ESTÁ TUDO BEM GATO? - NÃO POSSO MAIS CAÇAR RATOS, ESTOU MUITO VELHO E MEU DONO ME EXPULSOU DE CASA – RESPONDEU O GATO. ENTÃO OS DOIS CONVIDARAM: - VOCÊ QUER IR CONOSCO PARA BREMEN, NÓS FORMAREMOS UM ÓTIMO TRIO.


OS MÚSICOS DE BREMEN

 O GATO CONCORDOU E OS TRÊS SEGUIRAM O CAMINHO E ENCONTRARAM UM GALO VELHO E CANSADO EM CIMA DE UMA CASA CACAREJANDO E PERGUNTARAM: - ESTÁ TUDO BEM GALO? - ESTOU VELHO E AMANHÃ É MEU ÚLTIMO DIA DE VIDA, MEU DONO VAI ME COZINHAR – RESPONDEU O GALO. ENTÃO OS TRÊS PERGUNTARAM: - VOCÊ QUER IR PARA BREMEN CONOSCO? VAMOS FORMAR UM ÓTIMO QUARTETO.


OS MÚSICOS DE BREMEN

 E OS QUATRO FORAM PARA BREMEN PENSANDO COMO PODERIAM SER MÚSICOS E VIVEREM FELIZES. O GALO ENCONTROU UMA CASA COM UMA LUZ ACESSA, ELES RESOLVERAM IR ATÉ LÁ. O BURRO ESPIOU PELA JANELA E VIU TRÊS HOMENS CONVERSANDO EM UMA MESA CHEIA DE COMIDA E FALOU “ISSO NÃO É TUDO, LÁ DENTRO TEM TESOUROS, ELES SÃO LADRÕES, DISSO EU TENHO CERTEZA!”. ENTÃO O QUARTETO DECIDIU ESPANTÁ-LOS. (PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA)


OS MÚSICOS DE BREMEN

 OS TREIS LADRÕES OUVEM UM BARULIO E ACHAM QUE E UM FANTASMA. ELES FOGEN E O MAIS CORAJOSO VOUTA ATE A CASA E VE UMA LUS, ENTÃO O LADRÃO RESOUVE ENTRAR E O GATO ARRANHA A CARECA DELE, O CACHORRO MORDE SUA PERNA E O BURRO DA UM COISE.

(PRODUÇÃO TEXTUAL EM DUPLA)


OS MÚSICOS DE BREMEN

 O HOMEM FOGE E VAI PARA FLORESTA FALA COM OS COMPANHEIROS QUE LA TEM FANTASMAS E ELES NUNCA MAIS VOLTÃO PARA A CASA. OS QUATRO AMIGOS VIVEM PARA SEMPRE NESA CASA E DESISTEM DE IR PARA BREMEN.


FIM 

livro digital 1ano B Os músicos de BREMEN FELIPE BARTH E GABRIEL BARROS  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you