Page 1

REESCRITA 1o ANO

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS BRUNO E FRANCISCO


REESCRITA 1o ANO

APRESENTAÇÃO AO LONGO DO TERCEIRO TRIMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE HISTÓRIAS MUITO APRECIADAS POR ELAS – OS CONTOS TRADICIONAIS. NESTE PROCESSO, COM AJUDA DAS PROFESSORAS E DOS PARCEIROS, TIVERAM O DESAFIO DE REESCREVER UM CONTO CONHECIDO, CUIDANDO DE ASPECTOS IMPORTANTES COMO: O USO DE UMA LINGUAGEM ADEQUADA AO GÊNERO, A ORDEM DOS EPISÓDIOS E A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS E CENÁRIOS.

A PRIMEIRA METADE DO CONTO FOI ESCRITA COLETIVAMENTE, TENDO A PROFESSORA COMO ESCRIBA E A SEGUNDA PARTE EM DUPLAS E TRIOS. NOS MOMENTOS DE PRODUÇÃO, AS CRIANÇAS PRECISARAM PENSAR INTENSAMENTE SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS AO SISTEMA DE ESCRITA E FORAM COLOCADAS EM SITUAÇÕES DE REVISÃO TEXTUAL, RELENDO E ACRESCENTANDO TRECHOS DA HISTÓRIA PARA QUE ELA SE TORNASSE CADA VEZ MELHOR.


REESCRITA 1o ANO

AS CRIANÇAS FORAM ORIENTADAS A CUIDAR DA ESCRITA CONVENCIONAL DAS PALAVRAS DE USO FREQUENTE E, AO ESCREVER E DIGITAR OS TEXTOS, PUDERAM ATENTAR-SE À TROCA E OMISSÃO DE LETRAS EM ALGUMAS PALAVRAS, CORRIGINDO-AS. É IMPORTANTE PONTUAR QUE, NESTE MOMENTO, NÃO TEMOS A EXPECTATIVA DE QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM RESPEITANDO DE FORMA CONVENCIONAL TODAS AS REGULARIDADES E REGRAS ORTOGRÁFICAS, ASSIM, VOCÊS VERIFICARÃO QUE ESCREVERAM DA FORMA COMO SABEM FAZÊ-LO, DANDO O SEU MELHOR. A PONTUAÇÃO FOI UM ASPECTO CUIDADO PELAS PROFESSORAS PARA GARANTIR MAIOR CLAREZA AOS LEITORES. AS HISTÓRIAS GANHARAM LINDAS ILUSTRAÇÕES, TAMBÉM FEITAS PELOS ALUNOS, DANDO ORIGEM A ESTE LIVRO DIGITAL. APROVEITEM O MOMENTO LENDO AS HISTÓRIAS NA COMPANHIA DAS CRIANÇAS. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO CRIANÇAS! COM CARINHO DE SUAS PROFESSORAS, ALESSANDRA E REBECA


REESCRITA 1o ANO

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS ERA UMA VEZ UMA MÃE CABRITA QUE AMAVA SEUS FILHOS E QUERIA TRAZER LANCHES PARA ELES DA FLORESTA. LÁ TINHA BASTANTE ÁRVORES, PASSÁROS E MUITOS ALIMENTOS E VERDURAS. UM DIA ELA DISSE PARA OS SETE FILHOS: -TOMEM MUITO CUIDADO COM O LOBO, NÃO ABRAM A PORTA PARA ELE. VOCÊS VÃO PERCEBÊ-LO PELA PATA PRETA E A VOZ GROSSA, SE ELE APARECER COME VOCÊS COM CARNE E OSSO. O MALVADO E SABIDO QUE QUERIA DEVORAR OS CABRITINHOS LOGO BATEU NA PORTA DA CASA E DISSE: -ABRA A PORTA, A SUA QUERIDA MÃEZINHA CHEGOU.


REESCRITA 1o ANO


REESCRITA 1o ANO

OS BONITINHOS LEMBRARAM DO CONSELHO DA MÃE E PERCEBERAM QUE A VOZ QUE OUVIRAM ERA MUITO GROSSA E DISSERAM: -VOCÊ NÃO É A NOSSA MÃE, VOCE É O LOBO! O BICHO ENTÃO FOI CORRENDO PARA A MERCEARIA PEGAR UM GIZ, PARA ENGOLIR E FICAR COM A VOZ FINA. ELE ENGOLIU O GIZ E VOLTOU PARA A CASA DOS FOFINHOS E DISSE: -ABRA APORTA PARA SUA MÃE QUERIDA ENTRAR! MAS O DISTRAÍDO APOIOU A PATA PRETA NA JANELA E ELES FALARAM: -NÃO, VOCÊ NÃO É A NOSSA MÃE, NOSSA MÃE TEM A PATA BRANCA QUE NEM A NEVE E VOCÊ TEM UMA PATA PRETA QUE NEM A MORTE. ELE FOI PARA A PADARIA E PEDIU MASSA DE PÃO PARA POR NA PATA. O PADEIRO PERCEBEU QUE O LOBO QUERIA ENGANAR ALGUÉM, MAS O BICHO DO MATO FALOU:


REESCRITA 1o ANO


REESCRITA 1o ANO

-SE VOCÊ NÃO PASSAR FARINHA EU VOU DEVORÁ-LO. O LOBO VOLTOU PARA A CASA, BATEU NA PORTA E DISSE: -FILHINHOS, TROUXE UM LANCHE PARA CADA UM DE VOCÊS! E ELES DISSERAM: -PONHA A PATA NA JANELA PARA A GENTE VER SE É A NOSSA MÃE! ELES VIRAM A PATA E UM DISSE PARA O OUTRO: -DEVE SER NOSSA QUERIDA MÃE. O MAIS VELHO ABRIU A PORTA E, AO INVÉS DE APARECER A SUA QUERIDA MÃEZINHA, APARECEU O GORDUCHO CARA DE PAU. QUANDO O LOBO ENTROU TODOS CORRERAM, UM SE ESCONDEU EMBAIXO DA MESA, O OUTRO SE ESCONDEU EMBAIXO DA CAMA, OUTRO SE ESCONDEU DENTRO DA BACIA DE LAVAR, E O MENORZINHO SE ESCONDEU NA CAIXA DO RELÓGIO. MAS O MALVADO ENCONTROU E ENGOLIU TODOS, MENOS O MENOR.


REESCRITA 1o ANO


REESCRITA 1o ANO

O LOBO FOI DAR UM COCHILO, A MÃE CHEGA E VE TUDO BAGUNÇADO. A MÃE CHAMA OS SETE CABRITINHOS UM POR VEZ, QUANDO CHEGA A VEZ DO SETEMO ELE RESPONDEU: - MÃEZINHA, É VOCÊ? - SIM, SOU EU. E O PEQUENO SAIO DA CAIXA DO RELOGIO E ELE COMTOU QUE O LOBO TINHA INGULIDO TODOS E A MÃE ABRIU A JANELA E VIU O LOBO DEITADO E DISE: - FILHO, PEGE UMA TESOURA. E O FILHO PEGOU E ELES FORAO PARA A FLORESTA EMCOMTRAR O LOBO DEITADO DE BAIXO DE UMA ARVORE.

A PARTIR DESTA PARTE SEGUE A PRODUÇÃO EM DUPLAS


REESCRITA 1o ANO


REESCRITA 1o ANO

ELA CORTOU A BARRIGA DO LOBO E CADA CORTE SAIA UM CABRITINHO. A MÃE FICOU FELIZ, OS CABRITINHOS ESTAVAO INTEIRINHOS PORQUE O LOBO TINHA IGULIDO SEM NEMUMA MASTIGADA. ELA PIDIU PARA OS CABRITINHOS PEGAREM PEDRAS PARA EMCHER A BARRIGA DO LOBO E OS CABRITINHOS PEGARAO SEM PEDRAS. A MÃE COSTUROU A BARRIGA DO LOBO E DEPOIS O LOBO ACORDOU E SIMTIO UM PESO NA BARRIGA. ESTAVA COM SEDE E FOI BEBER AGUA NO POÇO E, QUANDO O LOBO FOI AGAICHAR PARA BEBER AGUA, ELE CAIU E MORREU AFOGADO.


REESCRITA 1o ANO

OS CABRITINHOS GRITARAO: -O LOBO ESTÁ MORTO! E A MÃE E SEUS FILHOS DANÇARAM DE ALEGRIA.


REESCRITA 1o ANO

FIM

Rua Abílio Soares, 425 CEP 04005-001 Paraíso, São Paulo/SP Tel (11) 3884-0566 Fax (11) 3051-3733 santi@escolasanti.com.br www.escolasanti.com.br


Bruno e Francisco  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you