Page 1



1 Ribeirinho

Os “melguinhas” que representaram a escola no concurso de pintura de uma árvore endémica, lançado pelo Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira . O desfile carnavalesco dos pais foi uma enorme surpresa para os pequeninos. Parabéns papás estavam lindíssimos!

Todos os alunos da pré visitaram o Quartel dos Bombeiros. Foi uma aventura fantástica. Que lindas bombeiras!!!

Os nossos mascarados estavam simplesmente espectaculares.

Parabéns papás. A vossa participação mais uma vez foi extraordinária. Novamente família e escola provando que formam uma excelente equipa.


2

O DIRECTOR Olá a todos, A Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, para o presente ano lectivo, estabeleceu como prioridade alguns objectivos delineados no nosso Projecto Educativo que vão ao encontro das necessidades da nossa comunidade Educativa. Fomentar uma intervenção contínua e organizada dos pais e Encarregados de Educação na vida escolar, incrementar a cooperação e amizade entre toda a comunidade educativa e favorecer um auto – conceito positivo. A Escola Ribeiro Domingos Dias e o sucesso dos nossos alunos vive essencialmente da cooperação entre alunos, professores, pais, pessoal não docente e todos os que desejam e acreditem numa Escola que ao longo de 25 anos esteve e continuará a estar ao serviço da educação e formação de cidadãos críticos, responsáveis, tolerantes, cooperantes e autónomos.

Mais um jornal. Foi feito com muito carinho e a pensar em todos aqueles que se dedicaram para que ele fosse possível. Espero que gostem. Beijinhos gordos de toda a equipa com desejo que passem uma santa e feliz Páscoa.

É com bastante satisfação que verificamos que ao longo do ano as iniciativas que se promoveram para a realização dos objectivos inicialmente propostos contaram com a presença e contributo dos vários intervenientes da comunidade educativa. Termino com uma palavra de estímulo, agradecimento e apreço para todos aqueles que tornaram possível esta nova edição do nosso jornal. Gostaria também de realçar aqui o contributo da Liga de Pais pela disponibilidade e empenho na colaboração a escola. Boa Páscoa a todos. Paulo Vitória

INDÍCE Momentos especiais……………...………..3

Identificação da Escola

Desenhos……………………...…………………4 Momentos especiais…….………………….5

Morada: Caminho das Voltas

Trabalhos individuais……………….……13

Santa Maria Maior

Momentos especiais……..………….…...15

9050-252 Funchal

Trabalhos individuais………..…….……18

Telefones: Secretaria: 291241123 Director: 291241120 Telemóvel: 966608201 Fax: 291241123 E-mail: eb1perddias@madeira-edu.pt Blogue: htt://ribeirinho-rdd.blogspot.com/

Momentos especiais…….………….…...27 Ainda é Natal………….……………...….….28 Faça Ovos Coloridos …………….……….30 Culinária ……………………………...………..31 Passatempos ……………………...……...…32 2


3

m a RG 3. As Prés visitara turas e até Viveram aven archar bem aprenderam a m ejam só! alinhadinhos. V

Os nossos “mais pequeninos”foram ao quartel dos bombeiros e portaram -se lindamente. Tiveram até direito a foto com capacete de bombeiro.

3


4

DIA DE REIS No dia 6 de Janeiro é o dia dos Reis irem ao presépio. Comemos bolo – rei e broas. Bebemos sumo, licores e vinho.

Ivo e Alice 1º –A

Reis Magos

Os meus tios e a minha avó foram tocar com tampas de panela e cantar à minha casa. Eu não assisti porque estava dormir. Beatriz 3º A

DIA DE REIS O dia de Reis é giro. Comemos bolo - Rei e broas. Adoro o dia de Reis. Sofia 3ºA

4


5

O dia de Santo Amaro foi celebrado na nossa escola. Alunos e docentes participaram de forma activa, primeiramente com a elaboração de vassouras e pás em material reciclável e depois com a visita sempre bem vinda às salas do professor Dimitri acompanhado por um grupo afinadíssimo que tocou e cantou, e a todos encantou.

5


6

protocolo com a AssoA nossa escola tem um da da Madeira e o Clube ciação de Basquetebol e objectivo é sensibilizar Escola da Levada, cujo ca desta modalidade. desenvolver para a práti receberam a visita de téc s ito scr in s no alu s un Alg m ciação e juntamente co nicos da referida Asso tebol de forma animada. eles praticaram basque

No dia 4 de Fevereiro alguns alunos do 4º ano, turma B, acompanhados pela professora Ana Luísa e pelo professor Rui realizaram uma visita de estudo à Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos. Os nossos pequeninos, através do Sr. Bruno, técnico da Estação, ficaram a saber, entre outras coisas, que chegam diariamente à Estação cerca de 200 toneladas de lixo que após triagem é encaminhado para reciclagem. Foi uma visita espectacular que “aprofundou” ainda mais o desejo dos “nossos filhos” de lutar por um mundo melhor.

6


7

No dia 5 de Fevereiro realizou-se na escola a Taça Escolar de Educação Rodoviária. Participaram os alunos dos 3º e 4º Anos inscritos. Fizeram uma prova escrita seguida de uma prova prática, onde foram respeitados os sinais de trânsito, as passadeiras e todas as regras de segurança na estrada.

No dia 5 de Março decorreu na nossa escola uma Acção de Sensibilização sobre Prevenção Rodoviária. Esta Acção foi destinada aos alunos dos 3º e 4º anos, e contou com a presença especial de dois agentes da Polícia de Segurança Pública.

7


8

Este ano a escola comemorou o Carnaval de uma forma muito original. No dia 11 de Fevereiro, os Encarregados de Educação foram convidados a disfarçarem-se e desfilar perante os seus filhos, sem que estes soubessem quem eram. A surpresa das crianças ao descobrirem quem eram os mascarados foi total . Depois do desfile houve a entrega de diplomas de participação aos papás, seguido de um pequeno lanche/ convívio entre pais, filhos e professores. Foi um dia inesquecível. O diabinho não fez nenhuma travessura e o palhaço não parou de sorrir o que ajudou a que a festa fosse um sucesso.

Juro que neste dia ninguém teve medo de levar vacina.

imo Estavam o máx os nossos papás!

8


9

a dest tivas tástia i c i As in são fan rguo la esco into-me lhar S b . t ra a cas em a s lho ! aqui

Que giro! “Os grandes” a desfilar para nós.

Espera aí. Parece que conheço aquele mascarado !

Na hora de tirar as máscaras algumas crianças não queriam acreditar no que viam os seus olhos.

A surpresa e a alegria pairavam no ar!

Nada melhor, depois de tanta emoção, que umas gostosas malassadas, feitas pelo pessoal docente e não docente da escola.

9


10

O Carnaval foi vivido na escola com pompa e circunstância, como provam estas fotos.

Gosto de todos os clubes, mas o meu trago-o ao peito.

A máxima atenção ao desfile dos colegas.

Olhem é a Mafalda. Que linda que ela está!!!

e elas estão. Que jeitosas qu duas princeParecem mesmo sas.

Simplesmente lindas estas nossas crianças. 10


11

conatrevidas, is a m s se Po alho, bre trab so s a rs e v a descansos, desfiles e l e Carnava d a st fe nossa . a-se do fim aproximav

11


12

O pessoal docente e não docente da escola também estavam “lindos de morrer”. Viva a alegria e a boa disposição!

dia , bom o. m i s imp Estou do Ol a l a u f aqui eus o D e u q ar? Co m eja fal s e d o Cupid

Deuses e Cupidos reunidos em Concílio.

Ninguém ficou indiferente ao apelo para um pezinho de dança , feito por um rosto tão simpático. s t e s s E ido p u s C t odo sã o is be á s h arino danç

12


13

Soraia

13


14

Baseando-se na peça de teatro “Amigos e Diabretes”, a que todos os alunos da escola assistiram, no Cine Santo António, algumas crianças deram a sua opinião sobre a amizade e o valor de ter quem gosta de nós e nos respeita como somos .

14


15

No âmbito do Projecto Eco-Escolas e, em parceria com o Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira, teve lugar na nossa escola uma palestra proferida por técnicos do referido Centro, alusivo à temática “Um Percurso na Floresta Laurissilva”. Esta acção visou sensibilizar e informar os alunos dos 1º e 2º anos para a preservação da flora da nossa ilha.

Alguns alunos da nossa escola participaram no dia 11 de Março, juntamente com alunos da EB1/PE de São Gonçalo, no Encontro Regional de Modalidades Artísticas - Modalidade de Cordofones, que se realizou no Centro Cultural John dos Passos na Ponta do Sol. Tiveram um desempenho perfeito. Parabéns!

15


16

Para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a turma do 4º A realizou, no dia 15 de Março, uma visita guiada ao Jardim Botânico. Após conhecerem algumas plantas que caracterizam a Floresta Laurissilva da Madeira, alguns alunos puderam plantar um castanheiro.

Prim e com iro foi o e alun fazer, xemplif a pa i os rtir cado port men d a te. ram -se aí os lind a-

16


17

O Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira lançou mais um desafio às escolas da RAM: a pintura de uma árvore endémica do litoral madeirense. Como não poderia deixar de ser a nossa escola participou com dois trabalhos fantásticos de dragoeiros. Para a execução destes desenhos foram utilizada as técnicas de pintura a guache, pincel e esponja e pastel seco. Os alunos foram apoiados pela professora Manuela de Expressão Plástica. Os trabalhos ficarão expostos no Madeira Shopping do dia 15 ao dia 26 de Março de 2010.

Estes foram os nossos artistas do 4º ano B que assistiram à abertura da exposição. Vejam bem que risinhos marotos têm eles!

Quem me dera ser capaz de desenhar assim! Foram estes os desenhos levados pela nossa escola.

Cá está o nosso trabalho. Gostam?

17


18

Trabalho elaborado pelo 1º ano A, depois de explorada a obra “Sapo é Sapo” de Max Velthuijs, no âmbito do tema Formação Pessoal e Social, com o objectivo de proporcionar aos alunos uma actividade que contribui-se para o desenvolvimento harmonioso da sua auto-estima. Que sorte que eu tenho. Sou bonito e sei jogar futebol, saltar e andar de trotineta muito bem. Sou grande e ser grande é a melhor coisa do mundo. João Tomás

Qu So e so u rte bo qu la gran d So e u d melh e e eu mi o oP r sei ten n q h me a ort ue ho j o g mi lhor cor o e ning ar à . o nh c u a f oisa pref azu ém. am do eri l é ília d . mun a. A a do Di éa og o

Que s or Sou e te que eu sp te muito ecial porqu nho. e jogo bem f utebol dos m . G eu cabelo s olhos e d osto o meu por se r casta nho. Fabian a

18


19

Mariana Sofia

SARA

BEAT RIZ 4ยบA

19


20

No Bosque das Cenourinhas

Pรกscoa Feliz 20


21

Sala Mágica Expressão Plástica

Viajámos novamente por atmosferas mágicas através da pintura! Criámos um simpático quadro alusivo à Páscoa, para partilharmos com todos as aventuras dos coelhinhos marotos! Venham connosco ao Bosque das Cenourinhas e experimentem as mais doces sensações desta festa de ovos coloridos, surpresas deliciosas, jogos e descobertas! Alunos das turmas 2ºB, 3ºB e 4ºB 21


22

O 3º Ano A leu e apresentou trabalhos, baseados em alguns contos de dois livros do médico Fernando Nobre. Porque adorava contar histórias aos seus filhos, decidiu um dia passá-las para o papel. O resultado foram dois livros magníficos, com histórias simples que nos fazem pensar.

Mensagem deste conto: Devemos respeitar a diferença e ser tolerantes.

22


23

A turma do 4º B recebeu na sua sala, um artesão, pai de uma aluna da turma, que com uma precisão fantástica trabalhou a madeira e lhe deu forma. Baseado nessa visita os alunos desenvolveram um trabalho e ilustraram-no tendo por base um dos trabalhos criados pelo artesão.

Tia go 4º B

Eduardo 4º B

23


24

Na Biblioteca viveram-se momentos de pura poesia. As crianças dos 2º, 3º e 4º anos, tendo por base poemas de Patrícia Joyce, in Romance da Gata Preta lidos na sala, criaram os seus poemas. No início da actividade pensavam não gostar de poesia, depois foram surgindo ideias e o resultado foi poemas engraçados e muita gargalhada. Sim, não, sim, não

Sim, não, sim, não

Viajo de helicóptero ou de foguetão.

Ou ficas quieto, ou cais no chão.

Sim, não, sim, não

Sim, não, sim, não O primo da Bia é gorduchão.

Alunos dos 2º anos

Sim, não, sim, não

Chamo polícia ou agarro ladrão. Sim, não, sim, não

Alunos dos 3º Anos

Reciclagem feita ou lixo no chão.

Ou dormes na cama, ou no caixão

Sim, não, sim, não

Sim, não, sim, não

Mundo real ou de ilusão.

Ou brinco contigo ou brinco ao pião.

Sim, não, sim, não

Sim, não, sim, não

Ou és educado ou és parvalhão.

Ou tens febre ou tens rouquidão

Sim, não, sim, não

Sim, não, sim, não

Portas-te bem ou levas bofetão.

Pára o balancé dá-ma a tua mão

Sim, não, sim, não

Vamos acabar com esta confusão

Ou estás distraído ou estás com atenção. Sim, não, sim, não

Sim, não, sim, não

Alunos do 4º B

Vou de bicicleta ou vou de carrão. Sim, não, sim, não

O meu cão come sopa ou come ração Sim, não, sim, não Pára o balancé dá-ma a tua mão Vamos acabar com esta confusão

Salada de legumes ou sopa de agrião. Sim, não, sim, não

Não quero, não quero não

Vou para a América ou vou para o Japão.

Me sentir fechado, estar na prisão.

Sim, não, sim, não

Quero ser livre e voar

Ouço rádio ou vejo televisão.

No mundo da imaginação

Sim, não, sim, não

Ter um cavalo e galopar

Salvo princesa ou mato dragão.

Ter forte meu coração

Sim, não, sim, não

Não quero, não quero não

Leio um livro ou brinco com o cão

Me sentir fechado, estar na prisão.

Sim, não, sim, não

Quero ter um grande amigo

Pára o balancé dá-ma a tua mão

Que me apoie e dê a mão

Vamos acabar com esta confusão

Alunos do Alu4ºnoBs do 4º B

Senti-lo sempre comigo Bem dentro do coração 24


25

O meu animal preferido é o gato

Ana Luisa

Leão

Beatriz

Bárbara

25


26

O meu pai é muito fixe. Brinca comigo, ensina-me a fazer caretas muito difíceis, ajuda-me a estudar, ensina-me a cozinhar (que até já sei fazer algumas coisas). Também é muito cuidadoso, responsável, trabalhador, até ajuda a minha mãe a arrumar a casa, a fazer o jantar (almoço), e às vezes faz um pequeno - almoço que se chama “Pequeno – Almoço à Inglesa” e também faz douradas. Ele também sabe fazer obras como por exemplo: um dia fez uma casota para o meu cão, também está a acabar de fazer o alpendre. Eu adoro o meu Pai. É o Pai melhor do mundo.

Sara 4º B

O meu pai O meu pai separou-se da minha mãe, mas falo com ele e ficamos juntos ao fim-desemana . O meu pai é divertido. O meu pai é fixe. O meu pai dá-me coisas. O meu pai é carinhoso. O meu pai é lindo . Dá-me as coisas que eu quero. O meu pai cuida bem de mim. O meu pai gosta muito de mim. Eu gosto muito dele. Luís 4ºB

Dia do Pai

INÊS

26


27

O Dia do Pai foi festejado na nossa escola e contou com a presença de muitos pais, ou seus representantes. No espaço do recreio os “papás” assistiram a um PowerPoint, elaborado com a ajuda incansável do professor Girão, de Informática e respectivos professores curriculares. Em cada slide constava uma foto do papá com o seu “mais que tudo” e uma frase surpresa criada pelos pequeninos para o seu herói. Foi uma manhã muito emotiva, que acabou com um “lanche especial” e muitas prendas surpresas.

Beijinhos de todas as crianças desta escola aos papás e seus representantes.

Papás muito atentos.

Que atentas estão as nossas crianças!

27


28

Pessoal docente e não docente preparam uma mesa “requintada” que fez as delícias de papás, representantes e crianças.

3º B 28


29

Um trabalho extraordinário dos nossos alunos sob orientação da professora de Expressão Plástica que por lapso não foi publicado no suplemento de Natal. As minhas desculpas professora Manuela. Eu sei que me desculpa...tem um grande coração.

Que grutinhas mais mimosas!

O “velhinho” que no Natal faz as delícias das crianças também foi trabalhado.

29


30

Costumes e tradições

Corantes

Tinta acrílica

Estampado perfeito

30


31

31


32

Ordena as palavras e completa a mini

Encontra os 10 erros existentes neste

cruzada

desenho

Dominó de Palavras Com a ajuda das letras já colocadas, tenta preencher o dominó com o nome das figuras.

Tenta descobrir, na grelha de letras, os nomes das figuras. Têm atenção que se encontram escritos em todos os sentidos menos na diagonal.

32

Jornal Escolar 2ª Edição  

Jornal Escolar 2ª Edição, 2º Período

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you