Page 1

DEFINIÇÕES :

MORFOLOGIA. EM LINGUISTA, A MORFOLOGIA É O ESTUDO DA ESTRUTURA, DA FORMAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS. SUBSTANTIVO, ADJETIVO, ARTIGO, PRONOME, PREPOSIÇÃO, INTERJEIÇÃO, NUMERAL, VERBO, ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO.

SINTAXE.

É A PARTE DA GRAMÁTICA QUE ESTUDA A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NA FRASE E DAS FRASES NO DISCURSO, BEM COMO A RELAÇÃO LÓGICA DAS FRASES ENTRE SI.É UM INSTRUMENTO ESSENCIAL PARA O MANUSEIRO SATISFATÁRIO DAS MULTIPLAS POSSIBILIDADES.


MORFOLOGIA FLEXIONAL

É A FLEXÃO OU VARIAÇÃO MÓRFICA PARA INDICAR CATEGORIAS GRAMÁTICAS. Na gramática, flexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes. Uma flexão expressa uma ou mais categorias gramaticais com um prefixo, sufixo. Ou seja, flexões quer dizer mudanças que geralmente são representadas pelas classes gramaticas em gênero, numero e grau. EX : garoto – garota , o artista – a artista Menino – meninos Casa – casarão – casebre


A DEFINIÇÃO PROPOSTA POR ANDERSON SOBRE FLEXÃO, DIZ RESPEITO ÁS CATEGORIAS QUE, PRESENTES NUMA PALAVRA MORFOSSINTÁTICA,TERÃO DE SER LEVADAS EM CONTA PELA SINTAXE;POR OUTRO LADO,NO QUE RESPEITA Á FORMAÇÃO DO LEXEMA,A SINTAXE É CEGA.

INFELIZMENTE

IN= FELIZ= MENTE=


EXISTE 2 TIPOS DE MORFEMAS, FELIZ É UM MORFEMA LEXICAL OU LEXEMA,POR TER UM SENTIDO DICIONARIZÁVEL;CONTUDO MENTE NÃO TEM, POR ISSO É MORFEMA GRÁMATICAL.

PREFIXO SUFIXO RADIAL


Definições  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you