Page 1

CONFABULANDO

Ilustrações Carlos Eduardo Soares Daniel Luiz de Lima


Dedicatรณria Dedicamos o nosso trabalho aos nossos pais,familiares, professores e amigos . Alunos do 1ยบA/2ยบC


Apresentação O nosso livro é um conjunto de fábulas recontadas através de desenhos,textos escritos, informações sobre a Grécia e a biografia de Esopo. É para todos as pessoas que gostam de ler.


Índice 1.Fábulas reescritas 1.a- o cão e osso 1.b- O menino nadando no rio 1.c -O cão malvado 1.d- O burrinho na pele do leão 1.e- O touro e o mosquito 1.f- O leão e o ratinho 1.g- O menino e as nozes 1.h- O macaco e o golfinho 1.i- O pastorzinho e o lobo 1.j- O corvo e o jarro 2.Historias em quadrinhos 2.a- A cigarra e a formiga 2.b- O cão malvado 3. Biografia de Esopo 4. Texto informativo sobre a Grécia 5.Apresentação dos alunos


O cão e o osso

Um cão com um pedaço de carne na boca atravessava a ponte sobre o rio. O cão olhando o seu reflexo na água, pensando que era outro cão latiu e o osso caiu na água. Moral: Quem tudo quer tudo perde. Alunos: Carlos André e Alam Eduardo


O menino nadando no rio

Num dia de primavera um menino passava à margem de um rio. A água estava tão convidativa quando o menino pulou para a água ficou mais alta o menino pediu socorro para o homem salvou,o menino disse obrigado por me salvar , ai o menino foi para cidade.

Moral da história: A imprudência está a um passo do perigo.

Alunos:Antônio e Júlio


O cão malvado

Era uma vez um cão muito malvado que queria morder as pessoas e um dia o dono do cão botou uma coleira com um sino nele. O cão ficou aborrecido e depois saiu pela rua orgulhoso e um cão mais velho disse que o sino era só um aviso para as pessoas correrem dele. Moral da história: Nem sempre ser conhecido é ser admirado.

Aluno: Daniel Alves


O burrinho na pele de leão

O burro encontrou uma pele de leão na floresta. Ele se vestiu com a pele do leão e saiu assustando os outros animais. Ele encontrou com a raposa e ela não teve medo dele porque percebeu os zurros do burrinho. Moral da história: A roupa só disfarça o tolo até que ele abra a boca. Alunos: Evandro e Eduardo


O touro e o mosquito

Um dia o mosquito pousou no chifre do touro e lá ficou por muito tempo. Esse touro se assustou com o zumbido do mosquito. O mosquito perguntou para o touro se o seu peso não o incomodava. O touro respondeu que não tinha notado a sua presença. O mosquito podia ficar ou não. Moral: Nem sempre as outras pessoas nos dão a importância que pensamos ter. Alunos: Ruan e Kleiton


O leão e o ratinho

Um dia na floresta o leão estava dormindo e um ratinho estava correndo no focinho do leão, mas de repente o leão deu um rugido e ai o ratinho se assustou e correu, mas depois o leão acordou e tentou comer o ratinho mas como o ratinho foi esperto ele disse: ___Se você me comer vai se arrepender !!! O rei dos animas achou graça do ratinho. O rei dos animas soltou o infeliz. Tempo depois o leão caiu numa armadilha do caçador . O ratinho viu e ajudou o leão a se soltar e ai o leão e o ratinho viverão felizes para sempre.

Moral da história: Os fracos também podem ajudar os fortes Alunas: kilma Ozélia


O menino e as nozes

Um dia o menino viu um jarro cheio de nozes e meteu a mão para tirar algumas nozes. A mão fechada não passa pela boca do jarro e o menino começou a chorar e a mão o socorreu.

Moral: Quem tudo quer, nada tem. Alunos: Kennedy e Paulo


O macaco e o golfinho

Era uma vez um marinheiro que levava com ele mesmo o macaco no navio. O macaco se divertia muito sozinho no navio e de repente apareceu uma grande tempestade num meio do oceano. Aparece um terrível vento e destruiu o navio lá no fundo do mar havia um golfinho muito esperto e escutou uma voz chamando: ____ Socorro,socorro. O golfinho ouviu o seu chamando e foi salva-lo. Depois de muito tempo no oceano e perguntou: ____ Então você conhece o pireu? O macaco não sabia o que era e respondeu: ____ Nós somos velhos amigos. O golfinho viu que era mentira e jogou o macaco dentro d'água. Moral da história:''Sempre se descobre a mentira'' Alunas: Dayane Stefane do Nascimento Alves. Walida Marques da Silva.


O pastorzinho e o lobo

Era uma vez um pastorzinho que cuidava de um rebanho de ovelhas. Teve um dia que ele subiu um morro bem alto e desceu correndo gritando: __ Um lobo! Um lobo! E todos moradores pegaram a suas armas e começaram a caçar o lobo. Os moradores encontraram o pastorzinho às gargalhadas e o pastorzinho fez tantas vezes isso que o moradores cansaram disso. Teve um dia que o pastorzinho encontrou com o lobo e disse: __Um lobo, socorro! E os moradores disseram: __ Ele pensa que nos engana. Moral da história: Ninguém acredita num mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade. Alunas: Gidiane Kátia


O corvo e o jarro

Era uma vez um corvo que estava com muita sede. Depois ele viu muitas pedrinhas e começou a colocar dentro do jarro até a água subir para o gargalo. Aí ele conseguiu beber a água. Moral da história: Onde a força falha a inteligência vence. Alunos: Kátia e Daniel Luiz


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A CIGARRA E A FORMIGA


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS O CÃO MALVADO


Biografia de Esopo

(texto coletivo) Esopo vivia na Grécia ( país europeu) no século VI a.C. Era um homem corcunda, gago, inteligente e criador de fábulas. Ele contava as fábulas oralmente as pessoas e depois da morte dele, essas fábulas foram escritas. Ensinar as pessoas a agirem de forma correta é o seu objetivo.


A Grécia A Grécia é um país europeu. Sua capital é Atenas. Seus limites são: ao norte Macedônia, Bulgária e Albânia; sul mar Mediterrâneo; leste Turquia; oeste mar Jônico. A Grécia surgiu por volta de 200 anos antes de Cristo através da migração de tribos nômades. Além de Atenas, outra cidade também importante é Esparta. Foi na Grécia que surgiu os jogos olímpicos e a democracia. Importante:  na Grécia somente os meninos iam à escola, enquanto as meninas ficavam em casa se preparando para o casamento;  Uma pessoa se tornava escrava quando não pagava uma dívida ou quando sua cidade perdia alguma batalha;  Os escravos faziam serviços domésticos e trabalhavam nas lavouras.


APRESENTAÇÃO DA TURMA Eu sou Alan Eduardo. Tenho 11 anos e gosto de jogar bola. Meu nome é Antonio marcos da S. Mendonça Junior e tenho 9 anos. Gosto de jogar no computador.

Meu nome é Carlos André. Tenho 9 anos e gosto de jogar vídeo game.

Meu nome é Carlos Eduardo Soares. Tenho 10 anos e gosto de jogar bola. Eu sou: Dayane Stefany, tenho 10 anos e gosto de brincar de escolinha, bola, desenhar, pintar com tinta. Mas as minhas brincadeiras preferidas são pular corda e jogar no computador. Meu nome é Daniel Alves da Silva Júnior. Tenho 10 anos e gosto de vídeo game. Meu nome é Evandro Felix de Melo Filho, tenho 9 anos e gosto de jogar bola, brincar de pega pega correr e pular.

Eu sou Daniel Luiz de Lima, tenho 11 anos e gosto de desenhar.


Meu nome é Gidiane F. Da Silva. Tenho 9 anos e gosto de brincar de amarelinha, de me divertir, de ir para lan house, de pintar, fazer desenhos. Eu sou alegre.

Eu sou Gleice kelly de Lima Silva. Tenho 10 anos e gosto de estudar.

Meu nome é Júlio Eduardo Silva de Souza, tenho 11 anos. Gosto de brincar, pintar e jogar bola.

Eu sou Kátia Ellem do Nascimento. Tenho 9 anos e gosto de brincar, jogar bola, pular e fazer tudo que é brincadeira. Meu nome é kennedy Keviny dos S. Gonçalves. Tenho 10 anos e gosto de vídeo game. Eu sou Kilma Ruthiele da Conceição. Tenho 10 anos e gosto de brincar, pular corda, correr, ler e escrever, tirar fotos e ir para a lan house. Eu sou Kleiton R. Da Conceição. Tenho 10 anos e gosto de jogar bola. Meu nome é Ozélia Jane G. Dos Santos, tenho 9 anos e gosto de pular, jogar, brincar, pintar e fazer amizade e amigo secreto.


Eu sou Paulo Luiz de S. França, tenho 10 anos e gosto de jogos da internet e de ir para a lan house. Meu nome é Ruan anderson da Silva. E tenho 10 anos. Gosto de jogar bola. de namorar e de video game. Eu sou Walida M. Da Silva. Tenho 9 anos e gosto de sair para algum lugar, gosto gosto de ir a lan house, estudar e ir a praia. Meu nome é Roberta Conceição Rufino da Silva. Tenho 29 anos e sou professora. Gosto de ensinar, passear, fazer amizades e dos meus queridos alunos.


Prefeitura do Recife João da Costa Secretaria de Educação, esporte e lazer Cláudio Duarte Diretoria Geral Tecnologia na Educação e Cidadania Sonia Sette Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania – Ibura Maria Aparecida de Lima Carli de Paula Rocha Costa Simone Rodrigues Laureano Escola Municipal José Múcio kátia Maria Barbosa de Oliveira Lucila Agostinho da Silva Nelma Silva Siqueira Coordenação Pedagógica Aurizete José da Silva Professora Regente Roberta Conceição Rufino da Silva

Confabulando  

Reescritas de fabulas pelos alunos da escola José Múcio