Page 1

1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA PET: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013


2 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA PET: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Projeto realizado pela equipe da E. E. Joaquim Gonçalves Ledo juntamente com os alunos.

IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013


3 SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO........................................................................................04 2. INTRODUÇÃO...........................................................................................05 3. JUSTIFICATIVA.........................................................................................06 4. OBJETIVOS...............................................................................................07 5. METODOLOGIA.........................................................................................08 6. RECURSOS UTILIZADOS.........................................................................10 6. CRONOGRAMA.........................................................................................11 7. AVALIAÇÃO...............................................................................................12


4 1. IDENTIFICAÇÃO

Escola: Estadual Joaquim Gonçalves Ledo Projeto Interdisciplinar: Horta em Garrafa Pets: uma Alternativa para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Envolvidos: Alunos e professores do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Período: Maio a Novembro de 2013.


5 2. INTRODUÇÃO A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito. A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os demais envolvidos. Este projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.


6 3. JUSTIFICATIVA Como a nossa escola é denominada Escola do Campo, pensamos em criar um projeto que abrangesse esse tema. Pensando nisso, criamos o projeto “Horta em Garrafa Pet: Uma Alternativa para a Educação Ambiental e Sustentabilidade”. O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos, esta relação esta perdida, para muitos, o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje as crianças e adolescentes no ambiente externo a escola, normalmente estão em frente à televisão e vídeo games, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Assim, se faz necessário que se resgate esse contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável. Através deste projeto, os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula. Desta forma, levarão uma experiência valiosa para a vida. Pois a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável. Pretende-se que este projeto funcione como aliado na perspectiva da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico, com ações que contemplem a Alimentação Escolar, possibilitando a melhoria da qualidade dos cardápios e ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares.


7 4. OBJETIVOS: Objetivo Geral Nesse contexto, o Projeto Horta em Garrafa Pet: Uma Alternativa para a

Educação Ambiental e Sustentabilidade , foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional da escola, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e adolescentes de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das horta escolar, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica, além de envolver todas as disciplinas neste contexto.

Objetivos Específicos •

Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as

questões ambientais, alimentar e nutricional; •

Oportunizar

trabalhos

escolares

dinâmicos,

participativos,

prazerosos; •

Estimular descobertas e inovações tecnológicas na escola;

Oportunizar a participação da comunidade nas atividades

escolares; •

Reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável;

Ensinar os alunos da rede pública estadual a cultivar produtos

orgânicos (sem a utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia, e incentivando seus familiares a desenvolver a horta doméstica; •

Ensinar os alunos a consumir hortaliças e legumes de boa

qualidade de procedência conhecida; •

Ensinar o valor nutricional, terapêutico e funcional dos vegetais na

alimentação; •

Mudar os hábitos alimentares, agregando frutas, verduras e

legumes na dieta; •

Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais

mais propícias para seu o desenvolvimento; •

Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural.


8 5. METODOLOGIA A metodologia adotada neste projeto permitirá o envolvimento dos alunos e professores da escola, num trabalho multidisciplinar, em que todos os envolvidos realizarão os objetivos propostos. Todo o trabalho será dividido em fases. 1° Fase Na primeira fase, os professores irão divulgar o projeto para os estudantes. Cada docente irá falar como o projeto será trabalho em sua disciplina. Serão mostrados vídeos e imagenss para os estudantes sobre como fazer uma horta em garrafa pet, exemplos de hortas suspensas, verticais, no solo. 2° Fase Os estudantes irão realizar pesquisas na internet sobre a horta em garrafa pet para conhecimento. Eles irão pesquisar o que é, como se faz, sua importância, enfim, vão adquirir mais conhecimento para colocar em prática. Após a realização das pesquisas, os estudantes já estão prontos para colocarem todos os seus conhecimentos em prática. 3° Fase Será realizada uma reunião com os estudantes para decidir qual semente cada turma irá plantar e o melhor local para se fazer a horta. 4° Fase Nesta quarta fase, os estudantes distribuirão panfletos, (panfletos em que serão feito por eles no publish) para a comunidade falando sobre o projeto e arrecadarão os materiais para a confecção da horta. Deverão ser arrecadadas garrafas pets, esterco, arame. 5° Fase Os professores irão trabalhar o tema em sala de aula voltado para a sua disciplina. A seguir estão os conteúdos a serem trabalhados pelos professores.


9 Língua Portuguesa: Elaboração de relatórios sobre todo o processo do projeto, textos descritivos. Matemática: Formas geométricas, densidade, tempo de cultivo, área, espaço, volume, proporção de terra e adubo. Ciências/Biologia e TVT: Reciclagem, tipos de plantas, adubos. Química: Uso de novas matérias, constituição química dos agrotóxicos, adubos e solo e Ph do solo. Física: Densidade, temperatura adequada para germinação. História: As origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. Geografia: Solos, clima para cultivo. Arte: Desenho e pintura. Educação Física: Preparo físico. Língua Inglesa: Nome das plantas em inglês. 6° Fase Implantação da horta. Será estipulado um horário para cada turma realizar o plantio das sementes. Cada turma terá seu canteiro, e deverá cuidar dele até a colheita do produto. Todo trabalho será fotografado, e no final do projeto será realizado um vídeo de todas as etapas.


10 7. RECURSOS UTILIZADOS •

Internet para pesquisa.

Câmera para registro das atividades

Movie Maker para elaboração dos vídeos.

Publisher para elaboração de cartazes para distribuição da

comunidade. •

Confecção de texto, tabelas, planilhas no BrOffice.

Computadores da STE para inclusão das atividades no facebook

e blog da escola desde o início do projeto.


11 6. CRONOGRAMA Ações Início Divulgação do projeto 13/05/2013 aos

alunos

Término 17/05/2013

pelos

professores. Pesquisas dos alunos 20/05/2013

29/05/2013

na STE sobre o que é a Horta em Garrafa Pet. Reunião com os 03/06/2013

03/06/2013

estudantes para tomar algumas decisões sobre o projeto. Arrecadar materiais para 04/06/2013

28/06/2013

a confecção da horta. Trabalho em sala de 01/07/2013

30/08/2013

aula pelos professores – Aula teórica. Implantação da horta

7. AVALIAÇÃO

02/09/2013

29/11/2013


12 A avaliação será feita em sala de aula no decorrer do projeto, através de trabalhos apresentados pelos alunos como: relatórios, textos e slides.

Projeto horta em garrafa pet  

Projeto realizado na Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo, Amandina - Município de Ivinhema/MS.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you