Page 1


PREFÁCIO Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem tem influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. As vitaminas são substâncias orgânicas de natureza química heterogênea. Elas atuam como coenzimas, ativando as enzimas fundamentais no processo metabólico dos seres vivos, ou seja, essas substâncias não são produzidas pelo organismo, porém é necessária uma pequena quantidade diária para seu bom funcionamento. Cada vitamina tem um papel biológico específico, portanto nenhuma delas pode substituir outra. As vitaminas são fontes de energia necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso, sentimos a necessidade de mostrarmos como é fácil conhecê-las, bem como ressaltar que os alimentos que as contem são também saborosos e importantes para uma vida saudável. Este projeto objetiva realizar um estudo sobre as diversas vitaminas existentes nos alimentos que ingerimos diariamente, enfatizando os benefícios trazidos por essas substâncias ao organismo, como também os prejuízos causados à saúde humana ocasionados pelo deficit de vitaminas na alimentação. Ainda, com vistas a desenvolver ações sócio- educativas na escola, envolvendo os temas relacionados às vitaminas, os alunos do 1º ano A culmina este trabalho com o confeccionamento de um livro de receitas com alimentos naturais e saborosos, dando informações sobre cada receita apresentada, isto é, informações sobre os ingredientes contidos nela. Ainda tem a função de alertar a comunidade educativa sobre a importância da conscientização e mudança de hábito alimentar, fator relevante para iniciar uma vida saudável. Portanto, agindo dessa forma, além de comer bem, você estará cuidando da sua saúde.

NOSSO LEMA: Comer bem, é conhecer o que estamos ingerindo.

APROVEITE E TENHA UM BOM APETITE!


AGRADECIMENTOS Agradecemos especialmente aos alunos do 1º ano A, conforme relação abaixo, pois sem a colaboração e dedicação deles, este trabalho não teria êxito. Alunos: Andressa Cruz; Geovany dos Santos; Rayanne Gabriela Correia; Ânnele Maria Alves; Janete Fernandes; Renan Rodrigues; Antônia Jamile de Alencar; João Lucas de Freitas; Renata Farias; Antônio Victor Lima; Keytelle Amaro; Rogênia Rodrigues; Beatriz Félix; Laiuson da Silva; Saiara da Silva prudêncio; Bianca Albuquerque; Laressa Pereira; Stéfany da Silva; Brenda Kelly do Nascimento; Lorena Késia do Vale; Tony Sandro Rodrigues de Sena Torres; Eliabe Fernandes; Marcondes Maia; Vitória Regia Alexandre; Erivelton Félix; Mateus Alexandre; Vitória Régia de Lima; Fernanda Elisa dos Santos; Natália Ramos; Wesley Lopes da Silva; Franciane Albuquerque; Paula de Freitas; Zulene da Silva Monteiro. Francisca Erika Prudêncio; Priscila Fernandes:


RECEITAS Sanduíche de verdura – Fonte de vitamina K, A,e B1 Ingredientes 02 fatias de pão integral; 01 folha de couve; 02 fatias de tomate; 02 folhas de repolho; 01 fatia de queijo; 01 fatia de presunto; 02 folhas de alface; 1/2 cenoura ralada.

Modo de Preparo Primeiramente, lavar muito bem as verduras, ralar a cenoura, em seguida colocar todas as verduras no pão integral, colocar o queijo e o presunto, por fim levar ao forno para aquecer por 1 minuto.


Vitamina de Abacate – Fonte de vitamina E. Ingredientes 01 01 02 02

Abacate grande; Copo de água; Copos de leite; Colheres de açúcar.

Modo de Preparo Lave muito bem o Abacate e corte-o em pedaços; coloque a água, o leite e o açúcar no liquidificador e bata até ficar bem homogêneo. Em seguida, é só saborear a fruta que tem a vitamina E.

Obs.: Se gostar, você pode colocar um pouco de canela em pó e dar aquele sabor todo especial.


Torta de Abacaxi – Fonte de vitamina C Ingredientes: Massa 02 xícaras (chá) de açúcar; 100g de margarina ou manteiga; 04 ovos (claras separadas); 01 xícara (chá) de leite; 03 xícaras (chá) de farinha de trigo; 01 colher (sopa) de fermento em pó. Calda 02 xícaras (chá) de açúcar; 1/2 abacaxi cortado em fatias. Modo de Preparo CALDA Derreta o açúcar em uma assadeira redonda (faça um caramelo), retire do fogo; corte o abacaxi em fatias, distribua sobre a calda e reserve. MASSA Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar, as gemas, a manteiga e misture; Junte o leite e bata até obter um creme homogêneo, desligue. Adicione a farinha e bata novamente, desligue. Adicione as claras em neve e mexa para se agregar aos demais ingredientes. Depois, adicione o fermento, coloque a massa obtida na assadeira reservada. Leve ao forno preaquecido 180ºc até dourar, desenforme quente para não grudar. Informações importantes: O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, B6, tiamina, ferro, magnésio, auxilia na digestão, combate a prisão de ventre, germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, combate a difteria, bom contra as complicações da garganta, bronquite e arteriosclerose, inclusive colabora para dissolver coágulos no sangue, reduzir inflamações e acelera a cicatrização dos tecidos.


Bolo Fofo – Fonte de vitamina D Ingredientes: 04 03 02 03 02

ovos; xícaras de farinha de trigo; copos de leite de gado; colheres (sopa) de manteiga; xícaras de açúcar.

Modo de Preparo Primeiro mistura o açúcar e a manteiga mexendo bem, depois coloca a gema do ovo e mistura novamente. Em seguida, adiciona uma parte da farinha de trigo e um pouco de leite misturando sempre, logo após coloca o resto da farinha de trigo e vai adicionando o leite até chegar ao ponto, no final bate as claras em neve, junta tudo, em seguida leva ao forno em uma fôrma untada e enfarinhada.

Obs.: Você pode substituir o leite por suco de laranja, assim terá um bolo rico em vitamina C e muito mais gostoso.


Mousse de Limão – Fonte de vitamina C Ingredientes: 01 lata de leite condensado; 01 lata de creme de leite; ½ xícara de suco de limão, esse suco é puro, sem água, é só espremer o limão.

Modo de Preparo Coloque no liquidificador o creme de leite (com soro) e o leite condensado, bata um pouco; depois vá acrescentando o suco de limão aos poucos, quando ele ficar bem consistente, leve para a geladeira; depois de gelado é só saborear.

Informações importantes: A polpa do limão, além de rica em vitamina C, é estimulante do apetite, diurético, combate o reumatismo, antisséptico, combate diversos males inflamatórios da boca, garganta, intestinos, cura feridas, combate o vômito, a acidez estomacal, a anemia, diabetes, flatulência, gripes, hipertensão, oleosidade da pele, alergias, fadiga, é desintoxicante, beneficia o cérebro, pulmões, o sistema nervoso, órgãos e age beneficamente em todos os órgãos vitais.


Salada de Frutas – Fonte de vitaminas: B1, B2, B6, A, B e C. Ingredientes: 05 maçãs cortadas em cubos (sem semente e sem casca); 05 bananas cortadas em cubos; 01 abacaxi cortado em cubos; 02 mamões cortados em cubos; 02 mangas cortadas em cubos.

Calda 01 lata de leite condensado; 01 lata de creme de leite; calda de chocolate ou de sua preferência; granolas. Modo de Preparo Coloque todas as frutas numa tigela grande, depois jogue o creme de leite e o leite condensado, quando for servir nos copinhos,jogue um pouco de granola com a calda. Informações importantes: O mamão, rico em vitamina A, B, C, fósforo, carboidratos, cálcio, ferro e potássio, é laxante, calmante, diurético, auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo, atenua as inflamações, as inchações e as queimaduras, alivia as dores, cura feridas, purificador do sangue e refrescante. A maça, rica em fibras, vitaminas B1, B2, ferro e fósforo, combate a diarreia, os males das vias respiratórias, indicado para doenças da pele, reumatismo, obesidade, úlceras gástricas, dores de cabeça, auxilia na digestão, na convalescença pós cirúrgica, no esgotamento físico e mental, dissolve os cálculos renais vesiculares, ajuda a combater o colesterol, tem ação de proteger a mucosa digestiva e as cordas vocais. A manga, rica em vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e potássio, é anticatarral, combate a falta de vitamina C, depurativa do sangue, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva, combate a acidez estomacal. A banana, rica em potássio, vitaminas C e B6, muito digestiva, combate a diarreia, regula a hipertensão arterial, é calmante, favorece a formação corpórea, combate a anemia, a retenção urinária e é ótima para lactantes para aumento do leite, além de ser muito saborosa e nutritiva.


Baião de Dois – Fonte de vitamina B Ingredientes ½ Kg de feijão de corda cozido; 02 xícaras de (chá) de arroz cozido; 250g de queijo de coalho; 01 copo de manteiga; 250g de carne seca cozida; 250g de linguiça calabresa defumada e picada; uma porção de coentro picado; uma porção de cebolinha verde picada.

Modo de preparo Coloque a manteiga de garrafa numa panela, deixe aquecer e adicione a linguiça. Refogue. Adicione a carne seca desfiada. Refogue um pouco. Junte o feijão de corda escorrido, misture. Coloque o arroz, misture. Coloque um pouco mais de manteiga de garrafa, misture novamente. Tempere com coentro e cebolinha e, por último, o queijo de coalho picado, um pouco mais de manteiga de garrafa e misture novamente. Tempere com mais coentro e cebolinha. Sirva quente. Informações importantes: O arroz com feijão é um prato rico em nutrientes. Este cereal fornece proteínas, amido e carboidratos. Ele também fornece ferro, vitamina B, cálcio, metionina, lisina e outros aminoácidos. O feijão também fornece ferro. A proporção correta é de uma porção de feijão para cada três porções de arroz. Esse prato também serve para regular o teor glicêmico do sangue ;entretanto o arroz polido, se consumido sozinho, pode fazer disparar as taxas de glicemia no sangue. Não se deve utilizar muito sal no preparo, tanto do arroz quanto do feijão, pois o sódio eleva a pressão cardíaca.


Conhecendo as Vitaminas Ficha Técnica Professor Orientador: Thamires Borges de Lima Correção e Revisão: Thamires Borges , Caio Ponciano Bento e Ana Leda da Silva Professor do Laboratório Educacional de Informática 1: Caio Ponciano Bento Capa do Livro: Diego Lima– 1º ano B Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente Núcleo Gestor: Diretora: Francisca Joseni Soares de Sousa Coordenadora Escolar: Ana Leda da Silva Coordenadora Escolar: Catarina Angélica Antunes da Silva Secretária: Maria de Lourdes Moura Silva Colaboração: NTE Paulo Freire – 10ª CREDE Profª. Multiplicadoras NTE Eliana Oliveira Batista Maria de Fátima Gonçalves Leitão Monalisa de Paula Chaves

Conhecendo as vitaminas  

Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem tem influência não só na aparência e no bem estar geral, m...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you