Page 1

Grandes idĂŠias, Grandes Desafios.


Grandes idĂŠias, Grandes Desafios.


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Grandes Idéias, Grandes Desafios. Coletânea de textos


Grandes idĂŠias, Grandes Desafios.


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Prefácio A cidade do Fortim é exuberante pelas suas belezas naturais e pela hospitalidade do seu povo, bem como seu patrimônio histórico cultural. A cidade de Fortim, assim como outras no estado do Ceará, sofre com os efeitos negativos da globalização que ao mesmo tempo é inclusiva também se tornam excludente; podendo ser citado que boa parte da população não tem ocupação formal. Sendo assim, os jovens do 1º ano A da Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente, por sua visão de futuro, escreveram textos pensando no amanhã, que está cada vez mais próximo.


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Fortim sem Drogas No fortim, a situação das drogas estar muito critica, pois os jovens não pensam duas vezes antes de entrar no mundo das drogas, por isso que o fortim estar formando uma geração de adolescente delinquentes que hoje por influência dos próprios amigos estão seguindo o caminho errado da vida. Os adolescentes depois que entram nesse mundo não tem mais volta, pois já acabaram com a sua vida e acabam roubando para sustentar o vicio com isso a família passa a sofrer cada vez mais, pois estar vendo uma pessoa da família se acabando por causa de um vicio inútil. Um amigo nosso, por má influência dos outros “amigos” entrou nesse mundo e nós como vimos dele sentimos que ele queria sair desse mundo mais para isso ele precisava de alguma ajuda e a família tentou ajudar mais no inicio ele conseguiu, mas depois voltou o vicio e começou a roubar a sua família mais como ele não tinha, mas nada para roubar e ele ficou devendo muito e os traficantes acabaram matando ele nós sofremos muitos, pois era um amigo nosso mais como nossa vida continua nós tivemos cuidado para não entrar nessa.

Paulo Henrique Alefson Natael Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Desemprego A falta de emprego na cidade de Fortim está precária, pois a muitos cidadãos que já terminaram médio e ainda não conseguiram um emprego digno para sua própria sobrevivência. Alguns já são formados e ainda batalham para conseguir algo. Hoje em dia jovens tem que ir embota de sua cidade atrás de trabalho por causa da falta de emprego em sua cidade, ou seja, em Fortim. Será que os jovens não podem fazer nada de errado? Se não há emprego não há dinheiro quer dizer por falta de emprego muitos jovens passam a matar até pessoas que não tem culpa de tudo isso pela sua revolta. No meu ponto de vista as autoridades tem que estudar mais este problema, porque muitas pessoas não podem ficar desempregadas, pois muito cidadão tem suas famílias para dar de comer normalmente. Muitas pessoas que não tem emprego passam andando em casa em casa pedindo ajuda para dar de comer seus filhos e para eles próprios. Para todos nós termos uma vida digna precisamos de um trabalho digno, e aqui em Fortim está muito difícil de encontrar. Muitos dizem quem tem o Rio Jaguaribe só morre de fome quem quer muitos nem tem uma bateira para pescar não tem até mesmo a tarrafa, a linha, a rede e etc. Espero que algum dia o nosso querido Fortim melhore muito mais, porque a falta de emprego tá grande. E que todos possam ter um trabalho digno e um meio de vida melhor que o de hoje. Um emprego em Fortim está difícil, imagine o dinheiro!

Dalila Caetano do Nascimento Natália Lima da Costa Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

O Desemprego em Fortim Fortim um município agraciado por Deus, pois temos rios e praias. Mais infelizmente a economia ainda é muito fraca. Temos como fontes de renda a prefeitura municipal, a pesca e a agricultura. O nosso município por ser pequeno e novo não tem fabrica e nem outros meios de empregos. A fonte de renda do município é apenas a prefeitura, a pesca a agricultura recentemente um hotel situado na praia onde empregar mais ou menos 15 pessoas. A prefeitura emprega bastante, mas, para isso precisa ser concursado, ou ter amizade forte com vereadores, secretário e etc. A pesca já foi uma fonte de emprego principal, mas devido à crise econômica que passou que passa o nosso pais, também não está muito pena de nossos pescadores que estão indo em busca de outros meios de sobrevivência e agricultura da muito forte mais hoje em dia não da tanta oportunidade para sobrevivência dela. DESENVOLVIMENTO por sermos um município pequeno as pessoas acabam fazendo êxodo, saindo do nosso município a procura de emprego em outras cidades. Tínhamos duas fabricas em nosso município uma de pescador e outra de sapato mais sem saber os motivos as duas fecharam e deixou muita gente sem emprego. CONCLUSÃO precisamos que os empresários olhem para o nosso município.

Bruna Evangelista Clarice Maria Alunos 1º A da E. E. M. Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Adolescência Os adolescentes se encontram numa fase de vida em que provavelmente terá início a sua vida sexual ativa. Nesse momento em particular, não está bem informado. A iniciação sexual do jovem em geral, ocorre de modo diferente, de acordo com seu sexo. Os rapazes são incentivados afirma-se como homens por meio do sexo. As moças são mais reprimidas e sexo lhes é mostrado como uma perigosa fonte de problemas, entre os quais o pior é a gravidez. Os jovens da nossa comunidade precisam de algo para mudar o comportamento dos jovens, algumas horas de aula não está sendo bastante para eles, a escola deveria organizar cursos, projetos, algo para que os jovens se envolvessem de forma que não tivessem tempo de fazer coisas que não são boas para eles próprios. A prefeita e seus colegas de trabalho deveriam organizar palestras conscientizando os jovens de seus atos e suas liberdades de expressão. Os jovens precisam de uma vida normal como todos os outros, mas é preciso se controlar e saber o que é certo e o errado. Vários jovens gostam de sexo muitas vezes na hora do ato esquece-se de prevenir e é por isso que muitas vezes aparece a indesejável gravidez.

Samara Silva Aline Amaro Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Drogas e Prostituição no Fortim A mais ou menos 10 anos atrás no Fortim não se ouviam falar em drogas e muito menos em mulheres se vendendo por dinheiro. Hoje em dia infelizmente é o que mais ouve falar em crianças e adolescentes se envolvendo com drogas chegam a fazer besteiras e loucura para poder sustentar esse vício. Com o aumento de pousadas e hotéis no litoral de Fortim com isso também aumenta a prostituição, os turistas que aqui vem, também vem atrás de outros atrativos, como, mulheres deste lugar. E uma realidade bem difícil de aceitar essas perdições que vão abrangendo cada vez mais e levando as crianças e jovens desta cidade para o lado ruim da vida. O que uma festa tinha tudo para ser uma festa divertida e calma acaba sendo uma conhecida “boca de fumo”. E quando começa já não consegue mais parar.

O Atraso em Fortim Começando pelo hospital, que pra variar deveria ter médico a toda hora e de plantão, caso tenha alguém que precise de cuidados maiores não há quem cuide porque „‟não tem médico‟‟. Uma vergonha por que é uma cidade que tem várias localidades que precisa de várias assistências médicas que já não tem. Houve várias casos de pessoas irem ao hospital e voltarem pra casa sem ter sido atendidos. E também o caso das estradas das localidades como jardim os buracos estão tomando conta das ruas e dificultando o tráfego de carros, ônibus e principalmente a entrada de carros de linha e assim dificulta à ida das pessoas a cidade. Joyce Fernandes Kezia Lima Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Fortim e seus problemas: DROGAS

A droga vem sendo um problema que está cada vez mais crescendo no município de fortim, já são muitos casos de usuários viciados, nessa lista entram pessoas adultas, adolescentes e jovens. A principal causa disso pode está relacionada à influência de amigos para motivar outras pessoas a vim experimentar também as drogas. A droga mais usada na região é conhecida como „‟maconha‟ ‟uma droga de efeito enlouquecedoras pode causar a tontura, ou até fazer o usuário a vim a passar mal, devido o efeito forte dessa droga. Podem vim também junto com as drogas, a prostituição, a bebida alcoólica e outros motivos, com isso fica mais fácil das pessoas experimentarem as drogas. Os jovens são os casos mais sérios, muitos deles já estão viciados e sempre querem experimentar coisas novas, ou seja, outdoors tipos de drogas. E meio dessas coisa novas vem o crack o dos casos mais sérios da região muitos adolescente param de estudar ir entram para o mundo das drogas. Eles sem terem trabalho para sustentar o vicio começam a roubar as coisas dos pais e depois começam a roubar coisas de outras pessoas e isso vem crescendo cada dia mais. Então podemos ver que o mundo das drogas também esta no FORTIM, e não só em fortim, mas em vários lugares. E jovens que poderiam ter uma vida brilhante morrem sem saber o que é o verdadeiro sentido da vida.

Fabricio Amarante Ewerton Borges Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

As Drogas

Um dos problemas que é bem comum na minha cidade são as drogas este problema é bem frequente não só em minha cidade, mas também em outras regiões do pais e do mundo. Este problema no caso as drogas torna-se mais perigoso a cada dia que passa, pois o individuo que usa a droga pela primeira vez fica difícil de desfazer dela, pois ela torna o individuo dependente muito rapido,quando consumida, ela age em vários órgãos principalmente no cérebro fazendo com que o individuo use-a constantemente comprometendo os órgãos afetados levando a morte. Tive a oportunidade de conhecer pessoas da minha cidade com esse problema que estão até hoje, muito roubam, vende o que tem para poder consumir a droga para alguns poderá até ter jeito, mais para outros que não querem deixar de usar a droga será difícil ter um futuro tranquilo, tenho certeza de que se essas pessoas tivessem consciência e fosse estudar e trabalhar teria uma vida mais saudável e tranquila de dar inveja a outras pessoas que passam por este problema para mostrar que eles também são capazes de fazer a mesma coisa. DIGA NÂO AS DROGAS!

Aparecida Monteiro Janete Fernandes Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Como anda o Meu Fortim.

O problema que eu passo retrata da minha cidade, e os amem relação ao que é um dos meios econômicos da minha cidade, pois em época festiva as pessoas jogão copos descartáveis, latas de cerveja, garrafas plásticas e etc.. Dessa maneira estão contribuindo com a poluição do rio. Afetando os peixes, os crustáceos que um dia poderá ser alimentado para nós por causa da irresponsabilidade das pessoas , principalmente da minha cidade , por que são mais prejudicadas por esse ato irresponsável tornando o nosso patrimônio desvalorizado por que algumas pessoas que não tem consciência do que fizeram para maltratar o rio . Quando desemborca no mar a poluição estava no rio, afeta a beira da praia tornando a praia suja e impropria para o banho. Se as pessoas tivessem consciência do que fizeram e que faz até hoje o rio e o mar não estaria sendo maltratado. As pessoas tem que ter consciência em relação ao patrimônio que é o rio um bem natural que nós temos que cuidar e respeitar , preservar está maravilha que temos bem perto de nós sabendo utilizar que o rio tem a nós oferece um alimento saudável sem contaminação para o nosso consumo a cima de tudo livra a nossa saúde em relação a contaminação . Jamyson Ítalo Aurélio Freitas Natalia costa Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Pobreza A pobreza no Fortim é das coisas mais tristes da cidades, porque quase todos os dias gente de várias partes da cidade vão à busca do que comer, muitas vezes são até tratados da maneira rude ou até como se fossem ladroes. Geralmente vão na casa da prefeito(a) pedir ajuda com alimentos ou até para morar que tem muitos que dormem nas ruas, essas coisas não são muito legais de se falar, mas enfim, é um problema e tem que ser bem analisado.

Para falar de pobreza melhor que qualquer um é só falar com quem já passou por essa fase momento delicado primeiramente tem que ter coragem, porque muitas vezes quando vão pedir “esmola” levam muitas “patadas”, tem outros que têm sorte de ter algum amigo(a) para dar auxílio, ou seja, solidariedade, mas é só quem tem amigo que pode ser ajudado não, até quem você não conhece merece ajuda. Ser solidário é um ato muito bonito, por exemplo, “você” tem algo, em que sabe que não vai usar tudo, ou seja, vai ficar sobrando e doando essa parte, você se sentiria mais feliz ou como se tivesse tirando um peso das costas. Ajudar e ser ajudado, pois um dia você pode ficar pobre e se você tiver ajudado alguém, esse alguém com certeza irão ajudá-lo. Agora se você não ajuda ninguém se chegar esse dia, um dia a pessoa que te pediu ajuda não chegará a nem olhar para você, ou seja, vai evitar ter o mínimo de contato com você. Já vi um amigo que rejeitava as pessoas e agora está na rua da amargura, tentando entender o porquê de ninguém ter ajudado ele. Douglas Borges Vasconcelos. Francisco Érico Marcelino de Almeida. Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Pirataria

A pirataria existe em todas as cidades, entre elas Fortim; vendas é uma delas. Pessoas saem nas ruas com bolsas e dentro Cd, DVDs, etc. Simplesmente piratas! Cd‟s piratas estão se tornando uma coisa muito comum em nossa cidade. As pessoas estão acostumando-se com as vendas que são bastante baratas. Dai compram pensando que estão economizando, mas na verdade estão acabando com seus aparelhos eletrônicos. Em Fortim tem um caso em que um cidadão, vendia CDs e DVDs escondido, passavam nas casas, ruas e vendia seus objetos pirateados, ele foi preso por venda ilegal de produtos. Em cidades vizinhas de Fortim existem, bastante pontos de pirataria, os cidadãos que são vendedores vão até esses pontos pegar os produtos pra revenderem no município de Fortim, ou simplesmente baixam conteúdos na internet sem precisar sair de casa. As autoridades tem que encontrar maneiras para acabar com a pirataria no município de Fortim, aprovando leis municipais severas e que os “piratas” paguem pelos seus atos ilegais embora já exista uma lei que leve esse tipo de gente para a cadeia. Andreza Barbosa; Luíz Felipe Moura; Rutielle Lira. Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

A Diversificação do Fortim A base econômica do município de fortim é a pesca, mais precisamente a pesca da lagosta, fonte de exportação, como também o camarão e o peixe. Também merece destaque a pesca artesanal praticado no rio Jaguaribe, fonte de sobrevivência de várias famílias da região. No rio, se pesca além do peixe, ostra, sururu, búzio, e o caranguejo, também como subsistência e exportação para outros municípios. A população que mora distante da sede tem como fonte de sobrevivência a agricultura, onde cultivam feijão, milho e mandioca. O cajueiro é também uma fonte de riqueza o qual se usa o caju para fazer mel, doce, cajuína e exporta-se a castanha para outros municípios. Outra fonte de riqueza é o mangue que da a madeira para fazer embarcações de pequeno porte. O município de Fortim desenvolveu atividades culturais tais como: teatro, banda de música, regata, festival de danças típicas, festas religiosas e populares. Conta também com diversos artistas como: desenhista, repentista, cordelista, artesões, bordadeiras, labirinteiras, etc.. O artesanato predominante, na história do município, é o labirinto, feito pelas donas de casa no seu tempo livre dos afazeres domésticos, como terapia ocupacional, mais durante muitos anos foi à fonte de renda para completamente o orçamento domestico. Daniel Firmo Dos Santo Wesley Conceição De Lima

Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Desemprego No Brasil a falta de emprego vai crescendo a cada dia, pessoas esperando em filas supostas de vagas todos os dias e no fortim esta ocorrendo esse tipo de situação e todos os dias mais de 60% da população sai atrás de emprego e infelizmente muitos não conseguem nenhuma vaga. A dificuldade de se conseguir emprego é maior para os que não são formados e para os analfabetos, mesmo assim as pessoas desempregadas lutam, dão o melhor de si e não perdem a esperança de encontrar uma luz no fim do túnel, pois a esperança é a ultima que morre. Por conta da falta de emprego muitos habitantes do municio de fortim passam necessidades por não ter o que comer o que vestir não ter condições para comprar o material para a educação dos seus filhos e muitas vezes não ter onde mora. Essas pessoas sofrem essa dura realidade e agradam que as autoridades municipais tragam fabricas ao município para que possa gera emprego e renda para população fortemente. Também podemos destacar em fortim uma área de grandes serviços naturais, onde temos o rio Jaguaribe, grandes manguezais, dunas e praia do Pontal do Maceió, onde possa ser grandemente explorado a questão do turismo que com certeza atrairá grandes investidores na referida área e não há dúvidas de que empregará grande parte da população fortinense. Kargela Soares Lais Santiago Ingrid Gonzaga Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Fortim O Fortim, além de ser um lugar acolhedor para muitos, é também muito diversificado, mais existe seus casos e acasos; podemos perceber que vários problemas deviriam ter uma atenção maior e também bastante cuidado, podemos citar vários problemas que precisam ser corrigidos, ou melhor, precisa mudar como, por exemplo: a Pedra do chapéu que era um patrimônio público e agora é um patrimônio privado, pois aqui era o melhor lugar para passar o final de semana agora estar todo destruído. Quem sofre mais com isso é os pescadores, antigamente era muito peixe no rio Jaguaribe hoje em dia o pescador não traz nem o do almoço. Outro problema está sendo resolvido, é o caso dos cativeiros de camarões, eles jogam a água do cativeiro com muito agrotóxico e produto químico dentro do mangue, e assim os caranguejo sai do buraco em busca de alimentos acabam comendo as folhas com muito produto químico, eles não resistem e morrem e isso também ocorre com todos os mariscos que fazem parte do mangue. Vários pescadores falam também do encontro do rio com o mar que estar sendo aterrado, por causa da areia do morro que estão se aproximando do rio, eles dizem também que antigamente entravam navios nos portos de Fortim, hoje só podem passar barcos pequenos ainda mais no rio cheia isso tudo ocorre por causa das casas que estão fazendo dentro do rio. Roberto Lima Davi Alves Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Desemprego Um

dos

problemas

mais

cruciais

do

Fortim

é

o

desemprego,

que, aliás, é um problema nacional. O Fortim há alguns anos atrás conviveu com muita fartura e riqueza foi a época do auge das exportações de lagosta, mas isso tudo acabou, „‟não temos mais lagostas‟‟, que era a atividade principal do Fortim. Fortim não tem nenhuma atividade industrial de grande porte, o turismo é pouco desenvolvido, o comércio local pouco contribui para resolver esse grave problema, e para piorar as coisas praticam um salário de subemprego. A mais geradora de emprego do Fortim é a prefeitura, a maioria dos jovens procuram outros centros como; São Paulo, Rio de janeiro, Fortaleza, etc, para se qualificarem e conseguirem empregos dignos. Em virtude desse grande problema de desemprego a economia do Fortim é impulsionada pelos salários dos apo

sentados, pelo bolsa família e pela prefeitura.

Quando as autoridades quiserem resolver o problema de desemprego do Fortim e tiverem vontade política para isso o turismo é a chave, a solução, o futuro. Aylce Abdala Leidiane Ferreira Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

O Salário dos Professores Este é um dos piores problemas da cidade de Fortim. Os salários além de serem poucos os professores não recebem no dia certo, ou melhor, a atual administração ainda não escolheu um dia certo para os professores receberem o seu salário. Os professores já fizeram várias manifestações já foram na câmara municipal para que o projeto do aumento dos seus salários fosse aprovado, mas, só foi perca de tempo. A prefeita não aprovou o projeto e para poder se safar espalhou um boato de que este mês os professores receberiam o aumento, mais, tudo não passava de uma grande mentira, não teve aumento algum. A atual administração não move uma palha para que os professores tenham todos os seus direitos e isso é muito injusto. Eles não têm direito a quase nada. Ao invés da Prefeita esta gastando dinheiro com festas, ela devia dar um bom aumento para os professores. Tem muitos professores que não recebem o seu salário como deveriam receber. Muitos deles recebem menos que um salário mínimo, como são muitas pessoas empregadas os professores que são apenas contratados acabam tendo o seu salário diminuído, já que ele é contratado não tem direito algum de reclamar, pois seu emprego é temporário e a qualquer momento ele pode ser despedido. A Prefeita deveria ter um pouco de consideração com o professor público, afinal sem ele nos nunca conseguiríamos ser nada, pois em dia você só entra no mercado se você tiver um bom currículo e para ter um bom currículo você tem que ter uma boa faculdade. A educação no munícipio precisa de muitas observações e providências, a educação é muito importante na formação de um cidadão. A Prefeita por ser a maior autoridade do nosso município poderia fazer com que todos os alunos do município tenham uma educação de qualidade. O município ainda é muito carente na educação e na saúde, e por isso tem que toda uma observação para ver o que pode ser melhorado e o que está faltando. Luanna Raquelle Juliana Nogueira Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

A Saúde Aqui no Município a saúde está muito fraca; por que nos postos de saúdes e hospitais e sem falar no atendimento que estar raramente devagar, pois a qualidade de saúde não é muito boa, aqui estar faltando dentista, médicos e remédios. Também por que na maioria das vezes faltam remédios, as enfermeiras que nos atendem quase não sabem nada por que além de ser um péssimo atendimento, na maioria das vezes a gente vai se consultar e ainda manda a gente voltar para a casa (e até parece que elas não sabem nada). A saúde aqui é um desastre total. Isso bem que podia melhorar, mais os responsáveis por isso não estão nem aí e a saúde do município piorando cada vez mais, em vez de melhorar vai ficando cada dia pior do que já estarem vez de estar melhorando estar a baixo do que para cima, Em vez de ir para cima ou para frente está indo para trás. Espero que isso melhore pois assim do jeito que estar não dá para melhorar no atendimento da saúde. Wilker Paz Valdênia Ferreira. Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Hospitalização Do Fortim A hospitalização do fortim é muito precária ,os médicos não são bem preparados, e as vezes dão o medicamento errado, e no hospital muitas pessoas reclamam da demora, e a falta de médicos é muito grande, então precisaremos de mais médicos por que a situação é muito ruim. Precisamos de mais medicamentos, por que tem muitas pessoas que não tem condições de comprar remédios. então tem que pensar neste problema, que é muito grande, então tem que melhora as condições hospitalar. No hospital as camas já estão velhas e outros moveis, ambulância, porque não é uma cidade muito pequena, o Fortim se for contar só com o centro é pequeno mais com os municípios do fortim que tem por ai, então tem que melhorar as condições hospitalar, porque desse jeito não da pra continuar, porque se ficar assim a situação esta ruim. Então tem que pensar nesta possibilidade, em melhorar o atendimento e várias coisas hospitalar que tem que melhorar. No fortim, em muitos interiores não tem hospitais, e isso é um problema muito grande, e isto está afetando muitas pessoas. Tem muitas pessoas de interiores que tem que vir para o fortim, porque não tem hospital em alguns interiores, então por causa dessa consequência as pessoas tem que ser obrigado a vir para o centro de fortim, porque é o único jeito de melhorar sua saúde, para não ter o risco de ter uma doença grave. Robson Carneiro Robean Nogueira Alunos 1º A da E.E.M Helenita Lopes Gurgel Valente


Grandes idĂŠias, Grandes Desafios.


Grandes idéias, Grandes Desafios.

“E o futuro é uma astronave Que tentamos pilotar Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar Sem pedir licença Muda a nossa vida E depois convida A rir ou chorar...”

Fragmento da música Aquarela (Composição: Toquinho /Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio)


Grandes idĂŠias, Grandes Desafios.


Grandes idéias, Grandes Desafios.

Autores dos Textos Paulo Henrique

Daniel Firmo dos Santos

Alefson Natael

Wesley Conceição de Lima

Dalila Caetano do Nascimento

Kargela Soares

Natália Lima da Costa

Lais Santiago

Bruna Evangelista

Ingrid Gonzaga

Clarice Maria

Roberto Lima

Samara Silva

Davi Alves

Aline Amaro

Aylce Abdala

Joyce Fernandes

Leidiane Ferreira

Kezia Lima

Luanna Raquelle

Fabricio Amarante

Juliana Nogueira

Ewerton Borges

Wilker Paz

Aparecida Monteiro

Valdênia Ferreira

Janete Fernandes

Robson Carneiro

Jamyson Ítalo

Robean Nogueira

Aurélio Freitas Natalia Costa Douglas Borges Francisco Érico Marcelino Andreza Barbosa Luíz Felipe Moura Rutielle Lira


Professor Orientador: Caio Ferreira Rocha Seleção de Textos: Caio Ferreira Rocha Correção e Revisão: Caio Ferreira Rocha e Caio Ponciano Bento Professor do Laboratório Educacional de Informática 1: Caio Ponciano Bento Capa do Livro: Natael Sousa de Lima – 1º ano A Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente Núcleo Gestor: Diretora: Francisca Joseni Soares de Sousa Coordenadora Escolar: Ana Leda da Silva Coordenadora Escolar: Catarina Angélica Antunes da Silva Secretária: Maria de Lourdes Moura Silva Colaboração: NTE Paulo Freire – 10ª CREDE Profa. Multiplicadoras NTE: Eliana Oliveira Batista Maria de Fátima Gonçalves Leitão Monalisa de Paula Chaves

2010

27

Grandes idéias, Grandes Desafios  

Coletânea de textos do 1ºAno A da Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you