Page 1


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

Apresentação Este livro é produto do projeto “Feira que te quero ver” edição 2019, com tema geral “Cultura Popular: Festividades Locais”. O São João foi a festividade selecionada pela Escola Municipal Professora Eli Queiroz de Oliveira, para desenvolver as atividades do projeto com os alunos do Ensino Fundamental de Nove Anos - Anos Finais. Um pouco dos símbolos e características do São João do Município de Feira de Santana estão aqui reunidas, demonstrando a tradição e manifestações culturais do local.

Título: São João em Feira de Santana Autoria: Ingrid Suanne Dos Anjos Santana Capa: Ingrid Suanne Dos Anjos Santana Edição e Organização: Ingrid Suanne dos Anjos Santana e Beatriz Lisboa da Silva Ano: 2019 ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

1


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

SUMÁRIO Capítulo 1Como surgiu o São João ............................................................................3 Capítulo 2As características do São João feirense ........................................................4 Capítulo 3Símbolos do São João feirense ....................................................................6 E para finalizar .........................................................................................8

ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

2


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

CAPÍTULO 1

Como surgiu o São João Os festejos do São João surgiram na Europa, nos países que eram católicos, já que a festa é em homenagem a “João” primo de Jesus, e veio parar no Brasil através dos portugueses. No Brasil, o São João se tornou mais forte na região Nordeste, as condições climáticas e a crença religiosa colaboraram de certa forma, por conta da devoção de algumas pessoas a São João, pois pede-se chuva e colheita farta ao santo, e quando está próximo ao dia 24 de junho, festeja-se a colheita, e faz-se uma homenagem a São João. Também é acesa uma fogueira da noite do dia 23, como celebração a chegada do dia 24, o dia do nascimento de João Batista (São João). Em Feira de Santana, a festa de São João é mais comum nos distritos, principalmente em Maria Quitéria - antes conhecido por São José - e Tiquaruçu, sendo isto observado como característica particular do município.

ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

3


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

Capítulo 2

As características do São João feirense Na época de São João, os feirenses e as pessoas das cidades vizinhas são atraídos para os distritos. Geralmente as festas acontecem em praças que são enfeitadas, assim como todo o distrito, para receber as pessoas do lugar e também vindas de outros municípios. As grandes atrações são as bandas musicais de forró, porém o ritmo sertanejo também vem atraindo o público. Algumas pessoas ainda acendem suas fogueiras na porta de casa e estouram alguns fogos por conta da celebração. Fazem também comidas típicas como bolo de milho e carimã, amendoim, canjica, paçoca, entre outras. Apesar dos distritos se destacarem no período junino, no centro da cidade acontece o Forró do Comércio, que é uma prévia do São João. É recheado de forró pé de serra, comidas e bebidas típicas, artesanato, etc.

ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

4


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

Apesar de toda riqueza cultural, o São João perdeu um pouco da sua tradição, não sendo uma festa valorizada em 100% na cidade de Feira de Santana, e algumas pessoas até acham que forró, quadrilha, fogueira, entre outros, só se tem na época de São João. Quando está próximo da época de São João, as ruas costumam ser enfeitadas por balões, bandeirolas e espantalhos. Tudo de uma maneira muito alegre e criativa, vale ressaltar que por muitas vezes, o ato de enfeitar as ruas está ligado a questão comercial.

Foto: Ingrid Suanne Dos Anjos Santana, 2019.

ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

5


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

Capítulo 3

Símbolos do São João feirense Um dos maiores símbolos do São João é o forró, tendo como referência uma personalidade muito importante, LUIZ GONZAGA. Luiz Gonzaga é um dos maiores forrozeiros do mundo, se não for o maior, e atualmente há algumas bandas que seguem o estilo cantante dele, formando o casamento do forró: a sanfona, o triângulo e a zabumba, também conhecido como a santíssima trindade do forró. Um exemplo desse estilo musical é o trio “OS BAMBAS DO NORDESTE”.

Foto: Beatriz Lisboa Da Silva, 2019. ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

6


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

Este é um trio de Feira de Santana que tem 45 anos de história e seu mais antigo integrante, Baio do Acordeon, teve o privilégio de conhecer Gonzaga pessoalmente, e ganhar dele uma sanfona branca de 80 baixos. Eles bem representam o São João do município agrupando símbolos relevantes como a sanfona e o forró pé de serra que muito anima as noites festivas do São João local.

Foto: Paula Ester Alves De Lima Teles, 2019.

ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

7


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

E para finalizar... Enfim, terminamos por aqui Espero que tenham gostado E relembrado do São João Uma festa boa pra quem tá animado Tem comida e bebida Só pra tu se engordar Se você tá de dieta Melhor não comemorar Foto: Beatriz Lisboa Da Silva, 2019

São João é muito bom Vamos todos festejar Quando forma uma quadrilha Todo mundo quer dançar Casamento na roça É muita paixão Forró coladinho Fogueira no chão Foto: Beatriz Lisboa Da Silva, 2019 ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

8


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA

Com Os bambas do Nordeste A diversão tá garantida Tocando forró pé de serra É tradição mantida Foto: Paula Ester A de Lima Teles, 2019.

O mês de junho já passou Mudou de cor meu sertão Sertanejos fervorosos Fizeram sua devoção Demonstraram sua fé Para São Pedro, Santo Antônio E o grandioso São João Alegrando a todos nós Da Princesa do Sertão.

Autoria do poema: Alunos da Escola Municipal Professora Eli Queiroz de Oliveira turma do 8º Ano e Ingrid Suanne dos Anjos Santana do 9º ano. ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

9


SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA As informações registradas neste e-book são resultado de informações e vivências dos alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira e de leituras feitas no desenvolver do projeto “Feira Que Te Quero Ver” a partir das referências: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/06/conhecatradicoes-juninas-no-brasil https://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina .htm https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festasao-joao.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina https://pt-br.facebook.com/osbambasdonordeste/ Agradecimento especial ao trio forrozeiro “Os Bambas do Nordeste”.

ESCOLA MUNICIPAL ELI QUEIROZ DE OLIVEIRA - FEIRA QUE TE QUERO VER

10

Profile for escola eli queiroz

São João em Feira de Santana  

Feira Que Te Quero Ver Escola Municipal Escola Eli Queiroz de Oliveira São João em Feira de Santana

São João em Feira de Santana  

Feira Que Te Quero Ver Escola Municipal Escola Eli Queiroz de Oliveira São João em Feira de Santana

Advertisement