Issuu on Google+

Escola EB1 nº2 de Darque

Escola maravilha

Jornal nº 2 JUNHO DE 2011

NESTA EDIÇÃO:

Pequenos escritores

2

Aconteceu...

3

Ambiente

9

Actividades TEIP

11

Turmas em Acção

12

Actividades de

14

Ensino Especial

16

Assembleia de Escola

18

Associação de Pais

18

Quadro de Mérito

19

Projecto “Ainda Dar Mais que Falar”

20

Ensino Recorrente

22

Editorial

Regressamos com a segunda edição do nosso jornal, não tão cedo quanto queríamos. Foram muitas as actividades que realizámos ao longo do ano. Aprendemos muito, vimos muitas coisas novas e acima de tudo divertimo-nos muito. Recebemos algumas visitas e também realizámos algumas. Queremos, ao acabar mais um ano, agradecer a todos que participaram no nosso crescimento: os professores da escola, os funcionários, os professores das AEC, os animadores TEIP e ainda os colaboradores do projecto “Ainda Dar Mais que Falar”. Sem eles nada do que irão ler teria sido possível.


Pequenos escritores A mesa mágica Era uma vez um alfaiate muito pobre que vivia com o seu filho. O pai disse ao seu filho para ir correr Mundo à procura de emprego. O rapaz foi ter à casa de um famoso carpinteiro. Este era muito bom. Ele tinha muitas saudades do pai. Um dia, o rapaz foi visitar a família mas como era muito longe parou para dormir numa estalagem. O rapaz tinha com ele uma mesa mágica oferecida pelo carpinteiro. O estalajadeiro trocou a mesa. Mais tarde o rapaz voltou com outra mesa e ficou muito triste. O rapaz foi ter com o carpinteiro e deu-lhe um saco roxo com um cacete mágico. De noite, o estalajadeiro roubou-lhe o saco e levou uma grande coça com o cacete. No fim, arrependido o estalajadeiro devolveu a mesa mágica. O rapaz chegou à casa do pai e fez uma grande festa. O alfaiate e o filho tiveram sempre uma mesa farta com coisas boas. Trabalho realizado pelos alunos do 2º ano

Página 2

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 3

Aconteceu... Visita aos Bombeiros Voluntários No dia 14 de Fevereiro visitámos os Bombeiros Municipais. Quando lá chegámos, fomos ao ginásio ver os vários fatos que os bombeiros usam. Havia fatos de mergulho, para combater os incêndios no monte, para combater os incêndios nas casas… Depois fomos visitar o quartel. Vimos as camaratas, a piscina, a sala de aulas, a sala de telecomunicações … Descemos para a garagem para ver os carros dos bombeiros. Também andámos no camião dos bombeiros e nas escadas de salvamento. Adorámos a manhã que passámos com os Bombeiros Municipais.

Ida ao Teatro - Era uma vez um Dragão No dia 16 fomos ver uma peça de teatro. A peça chamava-se história de um dragão. Começámos a ver e aconteceu o seguinte: Uma menina acordou virada para trás e quando se virou para a frente e disse: Ah! E começou a cantar. Debaixo do sofá onde ela dormiu estava um comando, ela apontou-o para o ecrã e ligou. E foi assim que a história continuou, eram três amigos, o Catrapaz, o Catrapiz e o catrapus que estavam a brincar, eles divertiram-se muito, depois arranjaram um lugar para dormir, mas só dois e que adormeceram. O que não adormeceu ficou zangado e pensou fazer-lhes uma partida. Pela manhã cedo foi á feira e comprou uma saia, umas tranças, um véu e uma capa. Vestiu-se com esta roupa e começou a chorar para assustar os amigos, ele parecia uma princesa…


Quando os amigos acordaram assustaram-se porque a princesa disse que havia um dragão na floresta e estava com muito medo. Os dois amigos ficaram assustados, então ele sem os amigos verem tirou a roupa de princesa e vestiu-se de Dragão. Novamente apareceu vestido de dragão e assustou os amigos. Depois resolveu tirar a roupa e assim ficou-se a saber quem era o dragão e a princesa este amigo divertiu-se á custa dos amigos mas no fim tudo acabou em bem. A história terminou com a menina a cantar e com a apresentação das personagens que são: Ana Perfeito Marta e os Tragos. Foi uma peça muito engraçada. Todos gostaram muito

Desfile de Carnaval No dia 4 de Março, e como habitual comemorámos o Carnaval com um desfile de Carnaval com a Escola EB1 da Senhora das Oliveiras. Saímos da nossa escola em direcção à junta de freguesia. Lá encontrámo-nos com os alunos da outra escola. Realizámos o desfile pelas ruas de Darque para mostrarmos a toda a gente como estávamos janotas.

Semana da Leitura - Dia da Árvore Como o primeiro dia da Semana da Leitura coincidiu com o Dia Mundial da Floresta, decidimos ir ao Monte Galeão visitar as nossas amigas árvores. Escolhemos alguns poemas sobre os temas “Ler” e “Árvores” e declamámos para as nossas amigas. No final deixámo-los pendurados nas nossas amigas para que toda que por ali passe se lembre o quanto elas são importantes.

Página 4

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 5

Semana da leitura - Visita das alunas do Curso EFA Durante a Semana da Leitura tivemos a visita das alunas do Curso EFA que nos vieram apresentar vários teatros de fantoches que prepararam ao longo do ano nas suas aulas. Algumas histórias eram bastante divertidas e todas elas nos ensinaram coisas muito importantes, tais como o valor da amizade, a igualdade… No fim pudemos tocar e conhecer melhor alguns dos personagens das histórias. Gostámos muitos de as receber e estão de parabéns pelo trabalho realizado.

Semana da leitura - Visita do escritor Bruno Gonçalves No último dia da Semana da Leitura recebemos na nossa escola a visita do escritor Bruno Gonçalves, da comunidade cigana. O Bruno escreveu o livro “História do Ciganinho Chico em que fala um pouco sobre a vida dos ciganos, da sua história, da sua cultura e das suas tradições. Alguns alunos da Escola EB 2,3 Carteado Mena vieram participar neste encontro. Tivemos a oportunidade de lhe fazer perguntas sobre o livro e sobre a vida da comunidade cigana. No


final oferecemos-lhe uma tela com o retrato do ciganinho Chico, pintado pelo Fabiano do 4º ano. Alguns alunos compraram o livro e o Bruno autografou-os com dedicatórias muito simpáticas.

Encerramento do 2º período No último dia de aulas do 2º período tivemos um dia muito preenchido. De manhã realizámos um torneio de futebol no campo de relva sintética do Darquense. Formaram-se as equipas com rapazes e raparigas e todos se divertiram muito. À tarde tivemos uma mega aula de dança com a professora Céu e algumas alunos do 9º ano da Escola EB 2, 3 Carteado Mena. No final recebemos um saquinho de amêndoas deliciosas.

Página 6

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 7

Comemoração do 25 de Abril Na primeira semana de aulas do 3º período comemorámos o 25 de Abril. No terça-feira vimos a história digital “O tesouro” e falámos sobre como se vivia na época da ditadura. Na 4ª feira recebemos a visita do professora Armanda Santos e do músico Dario que nos vieram contar a história e cantar músicas de intervenção. Algumas das canções eram nossas conhecidos e acabámos por cantá-las junto com o músico. Os alunos da Unidade de Atendimento Especializado/ Multideficiência da Escola EB 2,3 Carteado Mena também vieram assistir à apresentação e também cantaram connosco.

Contornos da palavra No dia 28 de Abril recebemos o grupo de teatro Ágil, inserido na actividade “Contornos da Palavra” promovida pela Câmara Municipal. Apresentaram a peça “O rã”, que contava a história do senhor Paramim, o palhaço rico, que naufragou e encontrou numa ilha deserta um palhaço pobre a quem chamou “Rã”.

Visita de Estudo No dia 31 de Maio realizou-se a Visita de Estudo anual da nossa escola. Desta vez o local escolhido foi o Visionarium em Santa Maria da Feira. Saímos da escola às 9 horas. Quando lá chegámos lanchámos e iniciámos a visita. Os alunos foram divididos em 2 grupos. Na parte da manhã visitámos a exposição permanente. Esta é uma exposição diferente pois permite-nos mexer em tudo e realizar várias experiências.


Fizemos um piquenique no jardim do Centro. Cada um levou o seu farnel e tivemos a oportunidade de partilhar as nossas merendas. O almoço estava uma delícia e todos recuperámos energia para o resto da visita. À tarde realizámos um percurso pedreste pela floresta do centro. Vimos diversos tipos de árvores. Visitámos o lago onde vivem imensas carpas. Foi um dia bem passado e muito divertido.

Dia Mundial da Criança Como habitual, festejámos o dia Mundial da Criança a 1 de Junho. Este ano, participámos nas actividades promovidas pelo projecto “Ainda Dar Mais que Falar” que se realizaram na Urbanização Municipal Lugar da Areia . Foram muitas as actividades em que participámos: jogo da malha, gincana de bicicleta, tiro ao alvo… À tarde, a Cruz Vermelha deslocou-se ao Bairro para efectuar um rastreio aos adultos. As actividades da manhã continuaram à tarde. O convívio terminou com um pequeno lanche.

Página 8

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 9

Ambiente Separação de lixos na escola Para manter viva a tradição das janeiras, fomos todos cantar de porta em porta. Nas lojas, deram-nos algum dinheiro e rebuçados. Em Assembleia de Escola decidimos comprar ecopontos para as salas - um a amarelo para o plástico e metal e o azul para o papel e cartão. Para aprendermos algumas regras vimos o filme “A Capuchinho Vermelho.” O lobo ensinou a avó a reciclar. Primeiro tem de beber o líquido todo, depois espalmar e no fim no ecoponto colocar. Em grupos, recortámos muitas imagens de embalagens de plástico, de cartão e de vidro e colámo-los nuns ecopontos de cartolina. É importante reciclar porque do velho se farão coisas novas. Em cada sala além dos ecopontos, há também um caixote para o lixo comum. Agora todos os dias colocámos o lixo no sítio certo. Assim somos amigos do ambiente.

Visita à ETAR de Vila Nova de Anha No dia 7 de Junho fomos visitar a ETAR de Vila Nova de Anha. A sigla ETAR quer dizer Estação de Tratamento de Águas Residuais. É nesta estação que as águas que saem das nossas casas são tratadas e depois enviadas para o mar. Este tratamento é necessário pois a água é suja e na ETAR é tratada de maneira que quando é enviada para o mar não vá poluir e matar os peixes e as plantas aquáticas. Aprendemos muitas coisas novas na visita que fizemos.


Visita da Turma do 5º A No mesmo dia que visitámos a ETAR, os alunos da turma do 5º A da Escola EB 2,3 Carteado Mena vieram visitar-nos para nos falar da separação do lixo e da reciclagem. Os alunos Guilherme e Gabriel apresentaram-nos um powerpoint que nos falava da importância da separação do lixo e da reciclagem dos matérias. No final ofereceram-nos pilhões e ecopontos muito giros que fizeram com aproveitamento de materiais (caixotes e garrafões de água) nas aulas de Área de Projecto com os professores Miguel e Cirilo.

Horta na escola Durante o ano, com a ajuda da D. Laura e da animadora do TEIP Madalena, fomos criando e tratando da nossa pequena horta. Plantámos, regámos e construímos um espantalho. A horta está muito bonita e já tem muitos legumes. Temos que agradecer à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal pelo apoio que nos deram colocando a terra e uma vedação.

Página 10

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 11

Sabão artesanal Com a ajuda da animadora Madalena fizemos sabão artesanal para angariar dinheiro para pintar um campo de futebol na escola. Os colegas do 4º ano fizeram pesquisas na internet com a ajuda da professora de TIC. Com a receita pusemos mãos à obra. Coamos o óleo de fritar. Depois misturamos a soda cáustica com água e juntamos ao óleo. Por fim adicionámos detergente para que o sabão faça espuma. Foi muito divertido e é mais uma forma de preservar o ambiente.

Actividades TEIP Torneio de futebol No dia 10 de Março participámos num torneio de futebol organizado pelo professor Alberto. Fomos para o campo de relva sintética do Darquense. Primeiro jogámos uns contra os outros e depois, os vencedores jogaram contra os alunos da escola da Senhora das Oliveiras.


Hora do Conto Foram muitas as histórias que ouvimos e lemos durante o ano, no âmbito do Plano nacional de Leitura. Todas as semanas a animadora Isabel visitou-nos sempre com uma história diferente e algumas actividades para fazermos. Usámos o quadro interactivo e fizemos algumas dramatizações das histórias que ouvimos.

Turmas em acção

Durante este ano aprendemos muitas coisas novas. Fizemos imensos trabalhos e algumas experiências. Algumas das coisas que fazemos e gostámos registamos no diário de turma. Participámos em muitas actividades e visitámos alguns locais do nosso concelho. Turma do 1º ano

Página 12

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 13

Um dos nossos projectos e o Plano-Leitura P N L. Durante muitos dias trabalhámos uma história “A festa de anos.” Quem a escreveu foi a escritora Luísa Ducla Soares. A personagem principal era uma avestruz que fazia anos e resolveu convidar alguns amigos: o cão, a gata, a foca e o Tomás. Os convites foram feitos em folhas de árvores e quem os entregou foi a gata. A avestruz foi matreira. O lanche foi pouco delicioso: um bolo feito de farinha crua, chaves, parafusos, berlindes e quatro canas. Os convidados estavam a pensar em bifes, gelados e bom peixe. Como ainda não havia fome foram para o baile. Chegou a noite, cantaram os parabéns, os convidados foram para casa cheios de fome e a avestruz deitou-se a dormir com a barria cheia em cima do ovo de chocolate que o Tomas lhe ofereceu. Na sala de aula, fizemos lindos trabalhos e resultou um bonito cartaz. Turma do 2º ano

Por altura do Carnaval, a nossa turma construiu palhaços articulados para oferecer aos nossos afilhados, os alunos do 1º ano. Primeiro pintámos as várias partes, depois recortámos e por fim montámos os palhaços com o auxílio de ataches. Chamámos os colegas que votaram no palhaço preferido. O grupo que venceu foi Inês, Matilde, José Pedro, Patrícia e Micaela. Turma do 4º ano


Actividades de Enriquecimento Curricular

Cientistas de Palmo e Meio Via Láctea

Objectivo: - Compreender que a Via Láctea corresponde a uma galáxia espiral onde se encontra o Sistema Solar; - Verificar que a Via Láctea é na verdade uma vibrante mistura de cores e manchas pretas. Estas manchas são causadas pela poeira interestelar -- sim, poeira mesmo! -- que ofusca a luz das estrelas localizadas por trás delas. Materiais: Cartolina preta, amarela e vermelha Compasso Régua

Tesoura Cola Lápis

Procedimento: Recorta dois círculos com 12 cm de diâmetro, um de cartolina preta e outro amarela; Recorta um círculo de cartolina com 10 cm de diâmetro de cor vermelha; Desenha nos círculos amarelo e vermelho uma espiral e recorta por essas linhas; Cola a espiral amarela em cima do círculo preto e a espiral vermelha em cima da amarela; Faz um buraco no centro, não muito grande, e introduz o lápis até atravessar 2 cm o círculo.

Página

E S C O L A M AR A V I L H A


Página

J O R N AL N º 2

Pipocas (4º Ano)

Objectivo: - Compreender como ocorre a formação de pipocas a partir do milho; - Visualizar o efeito da temperatura na formação de pipocas Materiais: 1 Saco de milho para pipocas; 1 Recipiente para fazer pipocas; Óleo; Açúcar; Placa de aquecimento; Luvas de protecção. Procedimento: Liga a placa de aquecimento; Coloca no recipiente milho suficiente para preencher o fundo do mesmo; Adiciona um pouco de óleo ao recipiente; Coloca o recipiente na placa de aquecimento e espera um pouco até as pipocas se formarem; Retira as pipocas do recipiente com a ajuda das luvas, e adiciona às pipocas açúcar a gosto para ficar mais saboroso! Bom apetite!! Sabias??? Sabias que o milho para pipocas é composto principalmente por amido e água? Assim, quando o milho é aquecido (no lume ou microondas) a água que está dentro do bago de milho passa a vapor, e com o calor a pressão do vapor aumenta de tal forma que “empurra” a camada exterior do grão de milho (a “casca” do milho). Depois disso, a pressão do vapor vai ser tão grande que rebenta e o milho explode e liberta o amido que tem no interior. Assim, formam-se as pipocas! O que é o amido? - É um hidrato de carbono ou glícidos; - Tem como função reserva energética; - É produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais como forma de armazenar temporariamente os produtos da fotossíntese; - Encontra-se nas sementes, batatas, milho, arroz, trigo…


Canoagem No último mês do 3º período a Câmara Municipal em conjunto com o Darque Kayak Clube propuseram que os alunos dos 3º e 4º anos experimentassem fazer canoagem no rio Lima. Numa primeira aula falaram das regras que se deve cumprir quando se pratica este desporto e nas aulas seguintes os alunos já puderam experimentar dentro de água. Têm sido momentos muito divertidos.

Educação Especial Actividade Física Adaptada Este ano lectivo, apesar de muito trabalhoso, também tem sido muito rico em aprendizagem de novas situações escolares que muito contribuíram e contribuem para a minha formação enquanto professora de Educação Física. O Marlon, é um menino de 10 anos que iniciou, no presente ano lectivo, a prática da actividade física adaptada. Após realizar uma avaliação inicial ao aluno, verifiquei que teria um trabalho aliciante pela frente. O Marlon necessitava de melhorar as capacidades motoras da destreza, equilíbrio, força e resistência e a capacidade coordenativa, tanto a nível manual como pedal. No início das aulas fomos utilizando as estratégias que nos permitiam alcançar os objectivos propostos. Com o tempo, e à medida que nos fomos conhecendo melhor, melhoramos a nossa interacção e isso reflectiu-se num óptimo trabalho de equipa. O desempenho do Marlon em todas as capacidades e nas unidades didácticas leccionadas obteve resultados muito positivos. Observar o entusiasmo e a alegria com que o Marlon realiza as actividades propostas, verificar a auto-confiança e a auto-estima do aluno a melhorarem de dia para dia, são aspectos que me fazem reflectir e repensar o quanto a prática da actividade física frequente e organizada é importante para um desenvolvimento sadio a todos os níveis. Professora Céu Cracel Página 16

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 17

Visita à Unidade de Autismo Na quinta-feira, dia 31 de Março, fomos à escola da Senhora da Oliveira. A professora Helena falou sobre os meninos da sala dela e mostrou-nos um filme. A seguir fomos à sala do Autismo a ver como os meninos trabalham. Depois estivemos a brincar no recreio com todos os meninos da escola. No fim comemos bolinhos de coco feitos pelos meninos da Unidade do Autismo. Eu gostei muito desta visita porque conheci novos amigos e aprendi a conhecer melhor estes meninos. Marlon

Visita à EB 2,3 Carteado Mena Ontem fui à EB 2,3 com a professora Nia. Fomos de manhã na carrinha dos meninos do Autismo com a professora Lena. Visitámos a Unidade e a sala da Direcção. Estavam os professores: Luís Braga, Zaida, Florbela e Paulo. A seguir fomos fazer Educação Física com a professora Carla e fomos à aula de Música com o professor Idílio. Estivemos a cantar e a tocar alguns instrumentos. Depois fomos almoçar. No fim assistimos à entrega de prémios. Estava muita gente a pé e eu fiquei sentado ao lado do professor Luís Braga e ajudei-o a entregar os prémios. Antes de virmos embora fomos ao bar comer um gelado. Eu gostei muito da visita e quero repetir.

Marlon Ferreira Cerqueira Alves


Assembleia de Escola No mês de Fevereiro foi eleito o presidente da Assembleia de Escola. Os candidatos eram 7: o Vítor Hugo, o Hugo, a Idalina, a Inês, a Micaela, a Vanessa e o Leandro. A campanha foi muito animada. Fizeram cartazes, apresentaram por que é que seriam um bom presidente e por fim fizemos a votação. Cada menino escreveu num papel o seu candidato preferido. Quem teve mais votos foi o Vítor Hugo. Também em cada sala se escolheu um representante para estar na mesa a auxiliar o presidente.

Associação de Pais Formação de 1º Socorros No dia 20 de Maio a Associação de Pais e Encarregados de Educação promoveu uma formação de 1º Socorros destinada a pais. Convidaram o Sr. José Bastos que trabalha na Cruz Vermelha para nos falar sobre o que fazer no caso de ocorrerem pequenos acidentes, quer na escola, quer em casa. Como apareceram poucos pais, os alunos do 1º e 2º ano também participaram.

Página 18

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 19

Quadro de Mérito Turma T1 T2 T3 T4 T1 T2 T3 T4 T3 T4 T1 T2 T1 T2 T3 T4 T1 T2 T3 T4 T1 T2 T3 T4

Disciplina Actividade Física e Desportiva Actividade Física e Desportiva Actividade Física e Desportiva Actividade Física e Desportiva Apoio ao Estudo Apoio ao Estudo Apoio ao Estudo Apoio ao Estudo Ciências Experimentais Ciências Experimentais Expressão Plástica Expressão Plástica Inglês Inglês Inglês Inglês Ensino da Música Ensino da Música Ensino da Música Ensino da Música Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina Cantina

Fevereiro Filipa João Pedro Ivone Inês Alex Tiago Bruna Vanessa Guilherme Fabiano Alex Miguel João João Pedro Guilherme Marta Henrique Celeste Fábio Marta Henrique Tiago Silva Guilherme Bruna Henrique Hernâni Celeste Tiago Bruna Guilherme Tiago Fabiano Inês Vanessa -

Março Henrique Diogo Mariana O. Idalina Alex Diogo Samuel Vanessa Samuel Vanessa Alex Celeste João Celeste Samuel Marta Henrique Diogo Guilherme Micaela Joana David Samuel Vanessa Henrique Hernâni João Celeste Débora Tiago Bruna Guilherme Ivone Lisandra Tiago Fabiano Matilde Vanessa Marlon


Projecto Ainda Dar Que Falar Desde a sua implementação que a actividade “Oficina de Conhecimento do Meio”, integrada no plano de acção do projecto social “Ainda Dar-Que Falar”, adoptou como estratégia de intervenção a capacitação e informação dos seus destinatários, proporcionando um conhecimento mais cabal dos recursos e meios disponíveis pela e para a comunidade, apostando numa sinergia de esforços promovidos por diversos agentes sociais. Primeiramente, a dinamização desta actividade foi circunscrita ao Centro Comunitário de Darque, tendo como principal população-alvo as crianças, jovens e adultos residentes na Urbanização Municipal da Areia. Porém, dado o seu carácter dinâmico e pedagógico, foi acordado com o Agrupamento Vertical de Escolas de Darque a possibilidade de realizar esta actividade em consonância com o “Apoio ao Estudo” na Escola Nº 2 da Areia, Darque. Desde então, a “Oficina de Conhecimento do Meio” tem abordado uma panóplia diversificada de temáticas sociais e ambientais, ancorada na rentabilização de recursos dos diversos agentes sociais, nomeadamente a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, a Policia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo. No que concerne à APPACDM, a actividade em questão, face à mudança do Centro de Actividades Ocupacionais João Barreto para o Centro Comunitário de Darque, construiu um conjunto de sessões de sensibilização alusivas às diversas

Página 20

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Página 21

tipologias de deficiências (mental, visual, motora, etc.). Neste âmbito, além de participarem profissionais ligados a esta temática, foram também convidadas pessoas com deficiência para apresentarem a sua história de vida. Tal acção permitiu às crianças compreender as vicissitudes do quotidiano destas pessoas. Relativamente à PSP, foi dinamizada uma sessão sobre prevenção rodoviária, com o intuito de sensibilizar/informar as crianças para as regras e normas, quer dos peões, quer dos condutores na estrada. Esta sessão contou com a participação de dois agentes policiais que apresentaram, através de recursos audiovisuais animados, uma panóplia de situações exemplificativas sobre condutas assertivas. Apesar desta variedade de temáticas abordadas, a “Oficina de Conhecimento do Meio” tem dedicado grande parte da sua acção à educação ambiental, principalmente junto das crianças, jovens e adultos residentes na Urbanização Municipal da Areia. A mistificação de possíveis preconceitos, associada à má imagem exterior apresentada pelos espaços afectos ao local serviram de mote para esta actividade diligenciar um conjunto de esforços junto de várias agentes comunitários. Esta simbiose social tem permitido uma mudança de hábitos comportamentais e uma responsabilização dos moradores pela limpeza dos espaços.

Projecto


Ensino Recorrente No dia 18 de Fevereiro fomos conhecer a biblioteca da escola sede do agrupamento. Fomos recebidos pela professora Carminda, que nos apresentou a biblioteca e explicou o seu funcionamento. A seguir, acompanhámos a leitura do livro “ A Árvore Generosa”, que as professoras realizaram em voz alta. Depois da leitura da história da “árvore que amava o menino”, a professora Carminda lançou um desafio. Para ela, “na biblioteca cabe o mundo todo”. O nosso desafio era perceber se essa frase era verdadeira. Para isso, fomos convidados a explorar os livros da biblioteca e a escrever frases, em papel dobrado em harmónio, sobre os livros que mais nos tinham chamado à atenção.

No final, as frases foram lidas para o grupo. Cada um foi buscar o livro que mais lhe interessou e explicou o motivo.

Página 22

E S C O L A M AR A V I L H A


J O R N AL N º 2

Verificamos que os livros escolhidos foram variados: de culinária, de saúde, sobre a pesca, sobre os direitos humanos, histórias infantis, entre outros. Um mundo de assuntos. Afinal, na biblioteca cabe o mundo todo! Como continuação desta actividade e lançando a ponte para outras a realizar, na semana seguinte construímos um marcador de livros com recortes de jornais.

Página 23


Projecto Empreendedorismo Mais um ano acabou. Foram muitas as aprendizagens que fizemos e muitos os projectos que realizámos e queremos continuar. Um dos mais importantes é o “Ter ideias para mudara Escola”. A nossa escola tem muito cimento e pouca cor. Por isso, em Assembleia de Escola, pensámos em dar-lhe um pouco mais de vida. Fizemos alguns trabalhos que iremos vender na última semana de aulas para angariarmos dinheiro para a compra de tintas. A nossa ideia é pintarmos um campo de futebol e dar um colorido simpático nos muros interiores da escola. Esperámos poder contar com a colaboração de todos.

Feirão da Escola EB1 nº 2 de Darque 20, 21 e 22 de Junho de 2011 Venda de produtos hortícolas, vestuário, artesanato, artigos de decoração...

Coordenação do Jornal Luísa Novo Coordenadora da Escola Helena Costa

Colaboração: Ina Marques Júlia Parente Madalena Garrido Mário Pires Mónica Branco

Nia Pereira Vitor Hugo Teresa Leão

Nº2 1 EB E A L QU O R C ES DA

Participação:

DE

Telefone: 258 320 690

Próxima edição Festa final de ano Feira da Escola

Correio electrónico: escolan2@escolasdarque.com

http://escolaeb1n2darque.blogspot.com

… e muito mais!!!!


Escola Maravilha nº 2 - Junho 2011