__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

Newsletter J U L H O

2 0 1 7

|

N º . 0 1 1

Educar para a Vivência da Sexualidade de forma segura e saudável A promoção e educação para a saúde em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências nas crianças e nos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. De entre os vários temas globais preconizados no Referencial de Educação para a Saúde inclui-se os Afetos e Educação para a Sexualidade, pelo que a educação sexual em meio escolar assume caráter obrigatório. Deste modo, com vista ao cumprimento das atividades previstas no âmbito dos Projetos de Educação Sexual das duas turmas do 9.º ano, nos dias 26 e 28 de abril, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, os alunos realizaram uma visita ao Centro de Saúde do Crato, designadamente às Consultas de Planeamento Familiar. Esta iniciativa foi dinamizada pela Enfermeira Sofia Gregório, da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Crato, e permitiu esclarecer alguns aspetos essenciais acerca da importância destas consultas na medida em que constituem uma forma de assegurar que as pessoas têm acesso a informação e serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável. Por sua vez, nos dias 2 e 4 de maio, foram realizadas duas sessões, nas aulas de Ciências Naturais, sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis, dirigidas às mesmas turmas, e dinamizadas pela enfermeira Maria Manuel Morais, da Unidade de Cuidados na Comunidade do Crato. Aqui fica o agradecimento às duas enfermeiras supramencionadas, que tornaram possível a concretização destas atividades.

Concurso Nacional de Leitura A 28 de abril, a Alexandra Morais, aluna do 9º ano de escolaridade, conquistou um honroso 2º lugar na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis! Parabéns, Alexandra! Muitas felicidades, ao longo do teu percurso escolar!


PÁGINA

2

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz Nos dias 3 e 10 de maio, os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo visitaram o Centro de Ciência Viva de Estremoz. Realizaram várias atividades experimentais intituladas “Vulcanismo a brincar”, “Os nossos amigos sabonetes”, “As formas dos peixes e a sua natação” e “Da luz às sombras… e à Lua”. Puderam ainda visitar a exposição permanente “Terra, um planeta dinâmico” e divertiram-se muito, enquanto aprendiam! Foi um dia diferente e muito especial! Controlando uma “sonda” no “fundo do mar…” Descobrindo os vulcões …

II Olimpíadas do Património A 3 de maio, os alunos do 2º ciclo participaram na FINAL das «II Olimpíadas do Património», em Vila Viçosa, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal de Vila Viçosa a que se aliaram os Departamentos de Expressões e de Ciências Sociais e Humanas, do nosso Agrupamento de Escolas do Crato. Nas palavras do Presidente da Fundação Casa de Bragança, a iniciativa Olimpíadas do Património de Vila Viçosa «prepara e sensibiliza os mais jovens para os valores da nossa cultura». Felicitamos a meritória participação dos nossos alunos!

Dia da Europa Para assinalar o dia 9 de maio, Dia da Europa, e conhecer os espaços em que Portugal se integra, os alunos do 6º ano, numa iniciativa do departamento de Ciências Sociais e Humanas, participaram num concurso de bandeiras da União Europeia. O António Batista e o João Marcelo (trabalho em grupo), receberam o primeiro prémio (um Kit dinossauro Science4you para cada um), a Leonor Vinagre, a Maria Sommer e o Daniel Tautean receberam menções honrosas. Parabéns a todos pela excelente participação!

Final do concurso “Todos a Soletrar” No dia 22 de maio, os representantes dos nossos alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo participaram na FINAL do concurso “Todos a Soletrar” na Biblioteca Escolar Mestre de Avis, em Avis, num concurso que envolveu alunos do 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Avis, Crato e Fronteira! Neste concurso participaram a Alexandra Barroqueiro e Martim Ferreira (2º ano), Leonor Rodrigues e Matilde Antunes (3º ano), Gonçalo Morais e Guilherme Heliodoro (4º ano). PARABÉNS A TODOS!!

NEWSLETTER


JULHO

2017

|

Nº.011

Feira do Livro e Dia Mundial da Criança O «Cuquedo» foi à Feira do Livro e ao Dia Mundial da Criança pela mão dos nossos alunos do 1º ano. Uma iniciativa do Clube de Leitura (AEC) e colaboração da professora titular, Conceição Antunes. Uma fantástica obra com texto de Clara Cunha e ilustrações de Paulo Galindro. Leitura e dramatização 5 *****!!!

Visita de Estudo à Universidade da Beira Interior No passado dia 13 de junho, os alunos do 8.º ano realizaram uma visita de estudo à Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, que resultou de uma articulação entre todas as disciplinas do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. De manhã, passaram pelo Departamento de Matemática, onde participaram na atividade “Do outro lado do espelho”. Visitaram ainda o Departamento de Ciências Aeroespaciais, onde ficaram a conhecer o hangar, laboratórios e os icónicos aviões estacionados no polo principal da Universidade. Depois do almoço no Serra Shopping, passaram pela Faculdade de Ciências da Saúde, para a experiência “Glóbulos Brancos: uma curta viagem a um mundo em movimento”. Estes alunos tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente universitário e certamente não irão esquecer esta viagem!

Concurso Eco-Código 2017 Realizou-se o II Concurso Eco-Código a nível de escola, desta vez com a participação de cerca de 30 cartazes realizados pelos alunos do 2º ciclo. O Eco-Código é mais um meio que dá a conhecer as ações definidas e implantadas pelo Conselho Eco-Escolas no ano letivo 2016/2017. Corresponde ao 7º passo do programa Eco-Escolas e expressa uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da comunidade escolar deverão seguir, constituindo-se assim o código de conduta da escola. Os vencedores foram: 1º lugar – Vasco Vieira do 5º A; 2º lugar – António Batista do 6º A e 3º lugar – Leonor Vinagre do 6º A. Receberam Menções Honrosas os alunos: Clara Ouro do 5º A e Daniel Tautean do 6º A. Os trabalhos estiveram expostos na entrada da escola, sendo que todos os participantes estão de parabéns pelo empenho e criatividade demonstrada. O Eco-Código vencedor já foi enviado para o concurso nacional promovido pelo Programa Eco-Escolas e será afixada uma cópia na escola.

PÁGINA

3


PÁGINA

4

Concurso “Uma aventura …literária 2017” O Concurso “Uma Aventura… Literária 2017” é um concurso, a nível nacional, promovido anualmente pela Caminho com o objetivo de promover a leitura divulgando a coleção “Uma Aventura” e as restantes obras das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, essencialmente junto das escolas. Os alunos do 1º, 2º e 5º A participaram, na modalidade de desenho a lápis de grafite, com excelentes trabalhos realizados nas Atividades de Enriquecimento Curricular de Artes (1º e 2º anos) e nas aulas de Educação Visual (5º ano). Dos 14 mil trabalhos, de escolas de todo o país, enviados para o concurso, três dos trabalhos dos nossos alunos foram premiados com excelentes resultados: Prémio Especial do Júri – Martim Prioste do 1º A Menção Honrosa – Alexandra Barroqueiro do 2º A Menção Honrosa – Rita Tomé do 2º A Como prémio, para além de um cheque no valor de dez euros, o desenho do Martim será editado num dos próximos livros da coleção “Uma aventura”. Vamos aguardar. A Alexandra e a Rita receberam material escolar. Todos os alunos concorrentes receberam um diploma de participação. Parabéns a todos!

Jogos Matemáticos Ao longo do ano letivo, os alunos da Educação Pré-Escolar, do 1º ciclo (3º e 4º anos) e do 2ºciclo (5º e 6ºanos), puderam frequentar os Jogos Matemáticos, que tinham como objetivo, no caso do 1º e do 2º ciclos, a prática de vários jogos. No terceiro período procedeu-se à escolha/seleção dos jogos que fariam parte do campeonato escolar, jogos esses que os alunos treinaram, tendo-se procedido às pré-eliminatórias, de forma a ficarem apurados para o campeonato apenas 4 jogadores por jogo/ciclo de ensino. Finalmente, no dia 14 de junho, realizou-se, então, pelas 14 horas, o II Campeonato Escolar de Jogos Matemáticos. Dada a qualidade/estratégia dos jogadores a competição foi renhida, tendo vencido, em cada uma das categorias, os seguintes: 1ºCiclo (Gatos & Cães) - João Maria Bento (4ºano) 1ºCiclo (Semáforo) - Pietro Ribeiro (4ºano) 2ºCiclo (Gatos & Cães) - Cristiano Hilário (6ºano) 2ºCiclo (Três às cores) - Leonor Vinagre (6ºano) Parabéns aos vencedores pela sua prestação e um agradecimento a todos os restantes alunos que se empenharam, ao longo do ano, no treino dos jogos, tendo em vista este campeonato.

Pequenos Cientistas Ao longo do 3º período, a turma do 1º A, a sua professora e a professora Anabela Mela receberam os alunos do Pré-escolar do agrupamento e do jardim de infância “A Eira” (Santa Casa da Misericórdia) no seu “laboratório” para, juntos, realizarem algumas experiências. Observaram insetos, o ar e a água e… fizeram muitas descobertas! NEWSLETTER


JULHO

2017

|

Nº.011

PÁGINA

Manta Solidária No âmbito da disciplina de Geografia e do projeto Eco-Escolas, as turmas do 9º ano da nossa escola participaram na campanha “Rede de Escolas Amigas”, da ONG VIDA, que opera em África e que se insere no 4º objetivo do desenvolvimento sustentável (educação de qualidade). A campanha que decorreu na nossa escola teve como objetivo angariar fundos para ajudar uma escola de Moçambique, em DJABULA, no Sul do País. Para tal, os alunos empenharam-se na confeção de uma manta de retalhos, a que chamámos Manta Solidária. Para angariar fundos, venderam-se rifas, que renderam um total de 245 euros. Este montante foi já transferido para a conta da ONG VIDA. A todos os que colaboraram connosco, o nosso muito obrigado!

Exposição de Arte Esteve patente durante todo o mês de junho uma Exposição de Arte no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa. Desta exposição fazem parte os trabalhos realizados com os alunos do 1º, 2º, 5º e 6º A nas Atividades de Enriquecimento Curricular de Artes e nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Inspirados em grandes artistas, na natureza e a partir da própria criatividade, que é enorme, surgiram as mais belas obras de arte alguma vez vistas.

A culminar este projeto que teve como objetivo alargar os conhecimentos artísticos e estimular a criatividade dos nossos alunos mais pequenos, houve o desfile de ARTE no VI Sarau do nosso agrupamento. Como um dia disse Joan Miró “Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer, um quadro desaparecer. O que conta é a semente.” A todos os artistas, os nossos parabéns!

Uma visita aos trabalhos dos alunos! A encerrar o ano letivo, os alunos do 1º ciclo e os seus colegas do Pré-escolar, deslocaram-se a um lugar com história, o Mosteiro de Flor da Rosa, para visitar a exposição “Exposição de Arte”. Aí puderam apreciar trabalhos maravilhosos criados pelos alunos da professora Gregória, entre os quais se encontram os dos alunos das turmas do 1º e 2º anos. Estão de parabéns os artistas e a sua professora!

5


Em jeito de despedida... Mais um ano, mais uma etapa na vida de cada um de nós, mais um ciclo que dá origem a outro… Foi um ano letivo repleto de cumprimento do dever, onde o estudo se aliou ao desenvolvimento de variadíssimas atividades que deram cor e vida a toda uma comunidade escolar e educativa, como, aliás, tem vindo a ser apanágio desta Escola.

Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430 - 909 Crato Tel: 245 990 010 Fax: 245 990 019 Email: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

No final de mais este ano letivo, não posso deixar de reiterar os meus agradecimentos a todo o corpo docente e não docente, a todas as famílias, a toda a comunidade, à Câmara Municipal do Crato, à União das Freguesias e às Juntas de Freguesias do concelho, a todas as entidades a nível local e regional o apoio que tem sido dado, sem o qual não teria sido possível a concretização, tão bem sucedida, do nosso Plano Anual de Atividades e do Projeto de Gestão a que nos propusemos. Sendo este o momento em que uma nova direção irá, em breve, iniciar funções de gestão, não posso, também, a nível pessoal, deixar de agradecer a todos, sem exceção, o enorme apoio que me tem sido dado ao longo dos últimos 15 anos e que me permite afirmar, sem qualquer equívoco, ter sido um privilégio desempenhar o cargo que agora termino. Uma palavra de apreço, muito especial, às equipas que comigo se aventuraram na concretização de uma missão em prol do desenvolvimento holístico das crianças e jovens de hoje, “Homens” de amanhã do Município do Crato. A todos, o meu MUITO OBRIGADO. José Ruas

Julho 2017

Newsletter

Visita de estudo ao “Monte Selvagem” Nos dias 20 e 22 de junho, as turmas da Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo realizaram uma visita de estudo ao “Monte Selvagem”, em Montemor-o-Novo. Aquisição de conhecimentos sobre os animais selvagens que se encontram neste parque de diversão foram as palavras-chave desta visita. Apesar de o dia ter sido longo, o sorriso das crianças, no final da visita, mostrou a importância da sua realização.

Biblioteca Escolar A Biblioteca Escolar deseja a todos BOAS FÉRIAS e MUITO BOAS LEITURAS! É só clicar no separador Biblioteca Digital e têm o Mundo à vossa espera!! AQUI: http://becrato.blogspot.pt/p/biblioteca-digital.html

Profile for EscolaCrato

newsletter_julho2017  

newsletter de julho de 2017

newsletter_julho2017  

newsletter de julho de 2017

Advertisement