__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

Newsletter D E Z E M B R O

2 0 1 6

|

N º . 0 0 9

Agrupamento do Crato no Dia da Bandeira Verde 2016 em Aveiro No dia 30 de setembro, Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas, foi reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere e, mais uma vez, a nossa escola foi galardoada relativamente ao trabalho desenvolvido pelo EcoEscolas no ano letivo 2015/2016. Decorreu em Aveiro, no Parque de Exposições, iniciando-se às 9 horas com a Eco-Mostra na qual estavam representadas dezenas de entidades. De seguida, uma sessão para convidados, teve lugar uma Conferência de Imprensa sobre os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal que contou com a presença de representantes da ABAE, Município de Aveiro, Ministério do Ambiente e Ministério da Educação. Às 14 horas iniciou-se a Gala Eco-Escolas onde se assistiu a espetáculos de escolas e que foi abrilhantada com a presença da Banda Xutos e Pontapés. Este dia terminou com a entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas a cada uma das escolas presentes.

Bandeira do Eco Escolas No dia 22 de novembro, os alunos da nossa escola hastearam a bandeira do eco escolas. Neste evento estiveram presentes dois convidados especiais do Partido Ecologista os verdes, o Dr. João Gordo e a Drª Manuela Cunha. Este evento contou também com a presença dos alunos do Prof. Picado, que nos brindaram com um momento musical.

Atividades da Pré No dia 21 de outubro as crianças do Pré-Escolar (sala A e B) e a turma do 1º A, no âmbito do projeto da “Horta Pedagógica”, foram apanhar os marmelos com os quais fizeram marmelada, que ficou… Muito Saborosa!!! “Bolinhos, Bolinhos em louvor de todos os santinhos”. No dia 31 de outubro e antecipando a comemoração do dia de Todos os Santos, houve uma troca de “Santinhos” entre as crianças da sala A e da Sala B do Pré-Escolar, com o objetivo de relembrar e dar a conhecer aos mais pequenos tradições antigas. No dia 07 de dezembro , as crianças do Pré-Escolar ( salas A e B) e a turma do 1º A deslocaram-se ao Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, para assistirem a uma peça de teatro. Tratou-se de uma nova versão da história “A Bela Adormecida”.


PÁGINA

2

Parlamento Jovem Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do 2º e 3º ciclo participam no Projeto Parlamento dos Jovens que, neste ano letivo, tem por tema: “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” Estão agendados alguns debates tendo decorrido já o primeiro que aborda o tema “Ambiente” e que contou com a presença da Drª Manuela Cunha e do Drº João Gordo, que nos apresentaram a brochura "A" de Ambiente, clarificando os direitos e deveres previstos na Constituição, privilegiando a vertente ambiental, de forma lúdica! Trata-se de uma brochura com cartoons para dar a conhecer a Constituição Portuguesa aos mais jovens, assinalando os 40 anos da Constituição da República, desde a sua primeira versão de 1976. Debate com o Dr. Santana-Maia Leonardo Ainda no âmbito do Parlamento dos Jovens, decorreu no dia 15 de dezembro mais um debate. Desta vez, contámos com a presença do Dr. Santana-Maia Leonardo que nos trouxe uma lição de Cidadania! E os nossos jovens aprendem a conhecer melhor a Constituição da República Portuguesa!

Desporto Escolar Realizou-se no dia 16 de novembro, o I Encontro de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, em Castelo de Vide. O Agrupamento de Escolas do Crato foi representado por 16 alunos, que participaram com muito empenho e determinação e obtiveram excelentes resultados. O Corta-mato escolar realizou-se a 13 de dezembro com a participação de 67 atletas dos vários ciclos de ensino do agrupamento. Mostrou, uma vez mais, ser uma prova rainha, onde os atletas revelam as suas capacidades de resistência, muito desportivismo e entusiasmo. Todos os participantes se inscreveram livremente para participar nesta grande festa do Atletismo. Parabéns a todos pelo desempenho e pela atitude exemplar! A Natação está bem viva no Desporto Escolar da nossa escola. Nos dias 16 de novembo e 14 de dezembro, uma representação magnífica com cerca de treze atletas, deslocou-se a Castelo de Vide e Alter do Chão, respetivamente. Para alguns dos atletas, foi a primeira vez que participaram numa competição de desporto escolar. Na sua atuação, os alunos mostraram empenho, desportivismo e responsabilidade. Parabéns a todos pela brilhante representação.

Halloween O Halloween foi, mais uma vez, comemorado no agrupamento, dia 31 de outubro, com a realização de um concurso intitulado “Scary Photo”. Os alunos mascararam-se a rigor e todos puderam votar. O aluno escolhido como o mais assustador foi o Gonçalo Morais do 4º ano.

NEWSLETTER


DEZEMBRO

2016

|

Nº.009

Clube de artes - Workshop de papel Numa das nossas sessões do clube de artes realizámos um workshop de papel. Utilizámos diversos tipos de papel, aprendemos diversas técnicas e utilizámos instrumentos de trabalho muito interessantes como furadores com formas, tesouras de recorte e uma máquina muito engraçada, a Sizzix, que também serve para recortar diversas formas diferentes. Algumas de nós aproveitámos para fazer um caderno e outras um quadro para a parede. Foi uma atividade que nos permitiu desenvolver a nossa criatividade, destreza manual e habilidade técnica. Nós, os elementos do clube de artes, divertimo-nos muito.

Educação Especial Comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência De forma a comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), o grupo da Educação Especial levou a cabo um concurso de mensagens que pretendeu espelhar a forma como cada um vê a diferença… As mensagens de todos os alunos da escola foram expostas numa espécie de mural na entrada da escola. O objetivo desta comemoração foi o de sensibilizar os alunos envolvidos para a existência de pessoas “diferentes” e promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes às pessoas portadoras de deficiência. As vencedoras do concurso foram a aluna Mariana Merêces do 6ºA e a aluna Inês Fernandes do 8ºB. Parabéns às vencedoras! Feira de Natal – Oficinas de Expressões – Educação Especial Nos dias 14 e 15 de dezembro, efetuou-se a venda de trabalhos realizados pelos alunos com NEE que frequentam as Oficinas de Aprendizagem. O valor das vendas será usado numa visita de estudo que se irá realizar no 3º período com os alunos que frequentam as referidas Oficinas. O grupo da Educação Especial agradece o contributo de todos na venda realizada.

InforMat No âmbito do InforMat, foram desenvolvidas durante o 1º período variadas atividades com o 3º e 4º anos, no sentido de explorar a matemática utilizando a informática. Nas duas últimas semanas do 1º período, os alunos desenvolveram técnicas de dobragem de papel (Origami) criando copos, barcos e árvores de natal. Posteriormente decoraram os objetos criados demonstrando a sua criatividade!!!

PÁGINA

3


PÁGINA

4

1ºAno

1ºCiclo

Dia Mundial do Animal. No Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, a turma do 1ºA e os seus colegas do 1º ciclo e do Pré-escolar foram ao Monte Barrão deliciar-se com a companhia de muitos destes amigos: galinhas e pintainhos, patos e patinhos, cães, cavalos, vacas, ovelhas e até abelhas! Foi um dia de sonho! Até galoparam no picadeiro, como os cavalos! Mas não se ficaram por aqui… Os dois departamentos, a Dr.ª Maria do Rosário Matutino e a BE fizeram e venderam compota de abóbora para comprar alimentos para os animais protegidos pela NisaPet. Ainda bem que puderam ajudar! “A Terra treme”. A 13 de outubro, às 10:13, a turma do 1º A participou no exercício público de cidadania organizado pela Autoridade Nacional de Proteção civil. “Baixar”, “proteger” e “aguardar” foram as palavras-chave e todos se mostraram empenhados no que era preciso fazer! Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro. De 10 a 14 de outubro, a turma do 1ºA realizou atividades sobre a temática “Alimentação”: analisou a roda dos alimentos, falou sobre a alimentação saudável e desenhou uma refeição; recebeu a professora Lena, professora da Educação Especial, e os seus alunos que também a ensinou a comer bem; aprendeu que no outono é mais saudável comer os frutos do outono e construiu um cartaz… Bem, foram muitas as atividades, mas a última - confecionar e comer uma boa salada de fruta – foi realizada em conjunto com todos os colegas da Pré-escolar e do 1º Ciclo! Que bem que soube! Chegou o outono! Vamos à horta! No dia 21 de outubro, os alunos do 1º A e os colegas do Pré-escolar foram à horta da escola apanhar os marmelos para fazer a marmelada e a geleia. As nozes também já estavam maduras e prontas para serem apanhadas. Como são bonitas as folhas da nogueira! Apanharam algumas e, na sala de aulas, construíram um cartaz para ver a mudança que acontece às folhas a secar… “Santinhos!” No dia 31 de outubro, a antecipar a festividade “Santinhos” do Dia de todos os Santos (1 de novembro), os alunos do 1ºA participaram no projeto dos departamentos do Pré-escolar e do 1º Ciclo “Pedir os Santinhos”. Os alunos receberam na sua sala os colegas do 2º A e a sua professora que foram “pedir os Santinhos”. Pediram e também receberam! Reviveu-se a tradição com um momento divertido e muito saboroso. Noutro âmbito, “Halloween”, importa referir a honrosa participação das alunas da turma, Marta Gorgulho e Sofia Soares, no concurso da fotografia mais arrepiante e original. Dia de S. Martinho. No agrupamento, no dia de S. Martinho (11 de novembro), realizou-se o Magusto com o Festival das sopas. Tal como em anos anteriores, as sopas apresentadas estavam muito saborosas e fizeram as delícias de todos. Mas nem só de sopas se fez este dia; os alunos do 1º A venderam os frasquinhos de geleia que confecionaram com os marmelos apanhados na horta da escola. Os colegas do Pré-escolar fizeram marmelada e venderam bolos. Mas não podia haver Magusto sem castanhas assadas! E os cartuchos que os alunos da turma fizeram ficaram muito bonitos! Natal com música e amizade. No dia 7 de dezembro, a turma do 1º A foi ao CAEP (Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre), em Portalegre, assistir ao musical “A Bela Adormecida”. Os colegas da educação pré-escolar também foram e todos gostaram muito. O Pinóquio e o Coelho juntaram-se à Bela Adormecida e às fadas para mostrarem, em quadra natalícia, o valor e o poder da verdadeira amizade!

NEWSLETTER

Notícias da horta. Em dezembro, a turma do 1º A e o grupo do Ecoescolas, começaram a trabalhar na horta da escola. Num primeiro dia, espalharam o estrume e misturaram-no com a terra. Noutro, foram plantar alfaces e, com as férias de Natal “à porta”, ainda houve tempo para semear as favas. Agora, é preciso esperar que a natureza faça o resto. No 2º período, haverá, certamente, mais atividades na horta da escola. Estejam atentos às notícias!


DEZEMBRO

2016

|

Nº.009

2ºAno No dia 4 de outubro de 2016, celebrámos o Dia do Animal. Fomos de autocarro ao Monte Barrão. Lá vimos cavalos, cabras ovelhas e outros animais da quinta. Para além de outras coisas, aprendemos que as galinhas põem cerca de cem ovos por ano. Há vacas de carne e vacas de leite. As de leite, dão cerca de vinte litros por dia… Vimos e provámos alguns produtos da quinta, como foi o caso do mel e dos favos. Muitos de nós nunca tinham visto um favo de mel e achamos extraordinário o trabalho das abelhas. A seguir a estas atividades, fomos todos almoçar. Logo depois, voltámos para a escola e assistimos a uma palestra sobre os cuidados a ter com os animais. Já na sala de aula, elaborámos etiquetas para colar em frasquinhos de compota para vender. Com o dinheiro da venda, compraremos ração para animais, que entregaremos à veterinária municipal. Foi um dia muito bem passado!!! Maria Rita Marques

3ºAno No dia 13 de dezembro, as turmas do 1º Ciclo e da Pré foram assistir ao Musical “Bela Adormecida”, a Portalegre. Foi um espetáculo muito bonito, adorámos as personagens, principalmente a Bela Adormecida. Na nossa opinião, esta história ficou mais colorida e mais divertida ao ser cantada e ao ter outras personagens. A Turma do 3º ano. No dia 24 de novembro fomos visitar a Cidade Romana de Ammaia à Portagem e vimos uma exposição com moedas romanas, pratos em vidro, cristais e um moinho. Também assistimos a um filme, onde aprendemos muitas coisas. O que achei mais interessante foi saber que os romanos nas suas casas, não tinham casa de banho, por isso iam todos tomar banho a um edifício público, chamado Termas. Terminámos, a visitar as ruínas da cidade. Matilde Antunes-3º ano.

4ºAno No dia 23 de novembro fomos visitar a cidade romana Ammaia (Marvão). Fomos com os colegas de 2º. e 3º. Ano. A visita começou com uma explicação do que iriamos ver a seguir. Vimos um filme da área ocupada por esta cidade. Só uma pequena parte é que se visita uma vez que a sua maior extensão está soterrada. Saímos então para o exterior e aí pudemos observar as ruínas existentes. Através da explicação do guia apercebemo-nos de como era a vida diária desta civilização. Por fim, visitamos o museu onde observamos variadíssimas peças utilizadas na vida quotidiana dos romanos. Adoramos a visita e ficamos a saber um pouco mais sobre este povo que habitou a Península Ibérica durante muitos anos. 4º. Ano Turma A No último dia de aulas do 1.º período, dia 16 de dezembro, fizemos um “desfile” de Pais Natal pela vila do Crato. Participaram no desfile os alunos do Pré escolar e os alunos do 1.º Ciclo. Durante o percurso cantamos canções de Natal e distribuímos pequenos cartões, também com mensagens de Natal, às pessoas que íamos encontrando. Gostamos de ver a alegria das pessoas quando lhe entregávamos as mensagens.

PÁGINA

5


Histórias da Ajudaris

Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430 - 909 Crato

Tel: 245 990 010

Decorreu no passado dia 13 de dezembro, na nossa escola, o lançamento das Histórias de Encantar (volume V), da AJUDARIS'16, em que os nossos alunos participaram com textos coletivos da autoria das crianças de Jardim de Infância e dos alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade. Esta iniciativa contou com a presença da Presidente da Direção da Ajudaris, Drª Rosa Mendes Vilas Boas, e decorreu no âmbito do projeto NATAL SOLIDÁRIO 2016, numa articulação da Biblioteca Escolar com o Departamento de Línguas, a CPCJ, a Associação de Pais e a Autarquia/ Biblioteca Municipal. Houve também venda de livros e sessão de autógrafos pelos pequenos autores.

Fax: 245 990 019 Email: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

Newsletter

Festival das sopas e magusto Decorreu no dia 11 de novembro a 7ª edição do festival das sopas e o magusto na nossa escola. Cada turma participou com duas sopas diferentes, o que resultou numa grande variedade. As sopas foram servidas pelos alunos que se encontravam acompanhados pelos respetivos diretores de turma. Serviram-se também bifanas, bebidas e doces que puderam ser degustados por todos os presentes. E para terminar, seguiu-se o magusto!

Concurso de presépios Teve lugar no nosso Agrupamento uma exposição de presépios resultante do concurso promovido pelo Departamento de Expressões. É de salientar que se verificou muita diversidade na utilização de materiais e técnicas e, acima de tudo, esteve bem visível a capacidade do “ato de criar”, com imaginação dos nossos alunos e suas famílias. Parabéns a todos pela excelente participação neste concurso.

Profile for EscolaCrato

newsletter_dezembro2016  

newsletter_dezembro2016  

Advertisement